quarta-feira, março 30, 2005

Para a Maria João

Plutarco escreveu um dia que os médicos não podem abdicar da filosofia e os filósofos devem ocupar-se da saúde do corpo. Esta visão “inteira” do doente – hoje diz-se holística… - não foi a dos herdeiros da revolução científica. Embora a OMS defina saúde como um bem-estar físico, psíquico e social, a medicina privilegiou uma visão linear da doença, tipo causa-efeito: agente etiológico leva a efeito indesejável. Tratamento? Anulação do agente etiológico (modelo das doenças infecciosas). Trata-se do sublinhar da doença como entidade, em detrimento da pessoa doente, única na sua humanidade. Quanto à relação terapêutica, os estudos não deixam dúvidas – o “bom doente” é o que obedece e não faz perguntas. Por isso a discussão bioética é tão pertinente. Quais os objectivos da medicina? Que palavra – e com que peso… - tem o doente a dizer sobre a terapêutica e possíveis efeitos laterais? Quanto tempo levará a relação clássica médico-doente a deixar o registo paternalista para se transformar numa relação sujeito-sujeito, sem prejuízo do saber médico?
Uma referência final às populações que alguns de vocês referiram como discriminadas. É verdade. Basta pensar nos idosos e nos seropositivos. Gente que incorre numa morte social que antecede a biológica. Porque não são jovens e “eficazes” numa sociedade que privilegia a memória computorizada ou simbolizam a “decadência moral” que é apanágio…, dos outros. E contudo, nos inquéritos, todos nos afirmamos incapazes da xenofobia!

13 comentários:

lobices disse...

...nada tenho a comentar sobre estas palavras acabas de ler; mas há uma coisa só que me ficou no canto da orelha: é sobre a relação médico-doente; "ainda me lembro" do "meu" Médico (o médico que tratava de toda a minha família nos anos 50 anos 60, o meu querido e saudoso Manuel Rodrigues também ele columbófilo como meu saudoso pai, também ele maníaco das pombas e dos concursos) que mantinha comigo e com os meus aquela relação quase que familiar do tu cá tu lá...
...prezado Profe Júlio: quando foi que se perdeu essa relação?
...por que razões se perderam?
abraço

lobices disse...

(rectifico: acabas de ler, para acabadas de ler)

Anónimo disse...

Lobices - quando se perdeu essa relação e porquê?
Ora,se os médicos têm 10 ou 20 doentes para verem numa manhã ou numa tarde, que tipo de relação se pode esperar? O que eles querem é "despachar" porque depois têm mais que fazer.
Até em consultórios privados isto se passa. Já me aconteceu estar numa consulta e não estar suficientemente esclarecida e pretender colocar algumas questões e a médica muito subtilmente deu-me a entender que o meu tempo tinha acabado e que tinha mais doentes à espera. Fiquei estupefacta! E como este caso conheço muitos.
Claro que também há o oposto: profissionais competentíssimos e que realmente vêem o doente que têm à frente e não a doença. Esses merecem todo o meu apreço. É pena que sejam poucos.

Anónimo disse...

Infelizmente penso que ainda levará muito tempo até a relação médico-doente deixar o registo paternalista. Alguns médicos tratam os doentes como se estes fossem atrasados mentais incapazes de perceberem seja o que for.
O ano passado a minha mãe esteve uma semana internada e eu ao pretender saber junto da médica que a estava a acompanhar informações mais concretas acerca do seu estado e possível evolução, obtive como resposta duas ou três frases curtas e inespecíficas. Ao tentar que ela concretizasse mais a resposta,retorquiu-me: isso já são aspectos técnicos, não se meta por aí; depois começou a utilizar aquele jargão médico totalmente incomprensível para um leigo no sentido de me "comprovar" que eu nunca poderia perceber a sua explicação!!!
O "bom doente" é o que obedece e não faz perguntas? Isto facilita muito a vida aos médicos, não é?
Parece que eles agem como se o facto de lhes pormos questões lhes retirasse autoridade ou então será que pensam que estamos a questionar a sua competência?
E se for? Nemtodos os médicos são competentes...Um médico competente não se incomoda com isso.
Tenho pena de ter uma visão tão pouco favorável da medicina e gostava muito que as coisas fossem de outra forma, mas enfim...
Quando é que nas faculdades de Medicina os futuros médicos passam a ser alertados para estes aspectos?

Anónimo disse...

Se é verdade que muitos médicos são paternalistas com os seus doentes (tanto quanto a volatilidade da relação médico-doente permite usar este possessivo), não é menos verdade que alguns doentes se põem a jeito para esse papel. O caso da diabetes, em que a terapêutica adoptada passa bastante pela iniciativa e auto-análise do doente, é bastante ilustrativa: os doentes habituados a esperar que o médico lhe comunique um guião a ser cumprido ortodoxamente, são precisamente os que pior conseguem controlar a sua doença.
Em todo o caso, julgo que os médicos não são formados para ver todas as dimensões do doente. A humana, em particular, é preterida pela biológica.

nikita disse...

Absolutamente de acordo consigo - a desumanidade com que os médicos (e não só) olham para os doentes é arrepiante... Acrescente os doentes mentais à lista dos que são marginalizados...

Tão só, um Pai disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Tão só, um Pai disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Tão só, um Pai disse...

Este comentário foi-o no texto anterior. Como, aqui, também se aborda o assunto que, em particular me toca, o dos idosos, reproduzo-o.
Espero que ninguém se sinta "insultado", nem melindrado por esta revolta interior. Nem se assustem com o "desejo de violência justiceira". Mas algo tem de ser feito, e já.

Os idosos.

Aos idosos, deveria ser-lhes autorizado, concedido, o direito de se munirem de uma caçadeira caregada, durante as consultas nos Centros de Saúde e Hospitais. Pelos vistos, esta será a única forma de obterem o respeito que lhes é devido, o respeito pela sua vida que, eles e quem os ama, querem prolongada. A um idoso muito especial, das minhas relações, que já contraíu um cancro da próstata, foi negado um exame por "ser muito caro e, ele, já não ser novo". Que é como quem diz, porque poucos mais anos de vida teria. Só a tiro, ou à bomba. Quando mais precisam de carinho, paciência e mais tempo para se fazerem entender, no turbilhão das suas mentes atormentadas com o futuro e a doença, é-lhes cruelmente destruída a esperança, ondenando-se-lhes que se confinem à espera do fim. Só a tiro, ou à bomba. É difícil ser-se racional e mero espectador destes actos.

Anna^ disse...

taosoumpai É a hipocrisia...do sistema...da politica...da má educação...é no minimo vergonhoso!

Anónimo disse...

Só duas linhas:
Tenho duas primas gémeas lindas de morrer com 3 aninhos cujos olhos brilham quando se lhes diz "Vamos à Bibó?" (entenda-se bisavó), quero com isto dizer que há muito amor a dar por parte de quem já tem a vida toda para trás e alguma mais pela frente. Lutar para que esses anos que lhes restam sejam um bocadinho, um bocadinho só que seja, felizes e dignos não pode ser uma batalha perdida.
("Bó" não sabes ler e nada percebes de Internet, mas... Adoro-te... Sei que sentirás um sopro na orelha...)

Katz

La fille disse...

Obrigada pela resposta!
Não poderia concordar mais... Sinceramente, creio que um dos factores que fragiliza a relação médico-doente é a formação. Parece-me que as bases sobre a comunicação com o doente são mto teóricas e pco exemplificadas...

APC disse...

Ageism, ou etarismo (o nome é nada)... O veneno social que faz com que se morra de velho ainda novo. É às voltas do que ando e andarei; quem sabe até ser velhinha!?