domingo, fevereiro 24, 2008

E porque não a polícia de choque?

Lojas inglesas instalam repelente para crianças e adolescentes
Dispositivo emite som de alta freqüência que afugenta só menores de 20 anos de idade. Entidades de defesa dos direitos humanos se unem para banir o aparelho do mercado.
Da Associated Press


Um grupo de defesa dos direitos das crianças e outro de defesa dos direitos humanos se uniram na Inglaterra em uma campanha para banir um aparelho de alta freqüência projetado para afastar crianças e adolescentes com mau comportamento de lojas, shoppping e outros estabelecimentos comerciais. O "repelente de crianças" chamado Mosquito emite um som desagradável em alta freqüência que normalmente só é escutado por ouvidos jovens, com menos de 20 anos. "Esse aparelho é uma medida provisória e não ataca a verdadeira causa do problema", disse Al Aynsley-Green, do English Children Commissioner. Em entrevista à rádio BBC, ele disse que as crianças não têm um lugar onde possam se reunir, a não ser as ruas.
"Acho que isso é um sintoma poderoso do que eu chamo de verdadeiro mal no coração de nossa sociedade", disse ele. "Estou muito preocupado. Vejo um imenso buraco entre os jovens e os velhos, o medo, a intolerância, até mesmo o ódio da geração mais velha pelos jovens." Shami Chakrabarti, diretor do grupo de direitos humanos Liberty, apóia a campanha. "Imagine a indignação que seria provocada se fosse introduzido algo que causasse desconforto a pessoas de uma determinada raça ou gênero, em vez de ser algo com as nossas crianças", disse. "O Mosquito não tem espaço em um país que valoriza suas crianças e procura ensinar a elas dignidade e respeito." O inventor do Mosquito, Howard Stapleton, foi chamado para dar informações sobre como usar o aparelho. "Informamos aos proprietários das lojas para usar o aparelho quando tiverem algum problema. Eu ficaria mais que feliz de estabelecer um contrato que estipulasse como ele pode ser usado", disse ele ao jornal "Western Mail".

25 comentários:

andorinha disse...

Boa noite.

Quando leio coisas destas, penso logo que gostava de ter vivido na Pré-História...
O ser humano transformou-se em quê???
Notícias destas representam o quê?
Eu leio e quase que fico sem reacção, tão surreal me parece isto tudo...

Alguém inventa um aparelho idiota e os proprietários instalam-no?
Mas já ninguém usa a cabeça neste mundo?:(
Assistimos cada vez mais a um total desrespeito pelos direitos humanos a vários níveis.
É triste!

Fora-de-Lei disse...

"O Mosquito não tem espaço em um país que valoriza suas crianças e procura ensinar a elas dignidade e respeito."

Pois claro, o "Mosquito" só pode mesmo ter lugar em países como a Inglaterra que - desde o primeiro minuto - se estão cagando, por exemplo, para as crianças do Iraque...

CêTê disse...

Boa noite e boa semana. ;)

Não é por nada mas vamos lá com calma! A medida pode ser reprovável mas há a ter em conta que: nem os velhotes da Inglaterra são iguais ao Sr. Manuel e à SrªD. Alzira nem os putos iguais ao João e à Paula. "CONTEXTUALIZAR" é preciso. Pelos vistos só eu vi há uns meses várias reportagens sobre a violência adolescente sobre velhotes-imigrantes-comerciantes e outros diferentes deles- incluíndo os seus haveres e ganha-pão (. Bem... uns sons repelentes se alta frequência incomodativa comparado com o que tem sido usado contra os agredidos não é NADA!
Há situações defensivas que perante a inoperância de outras que consigo aceita-las sem grande pudor. Eu por exemplo só daquelas que apito e se for preciso mandar uns berros no meio da rua em defesa de outros ou correr de vassoura na mão (agora é que estou perdida!LOOOOL) para salvar um gato (de quem não nutro qualquer simpatia) lá vou eu.

Durmam bem! chuack

Raquel Sousa disse...

Viva !
Ontem à noite, já deitada, lia pacientemente um livro do Prof. Júlio Machado Vaz, quando às páginas tantas ele fala exactamente deste blogue e eu fiquei curiosa... tão curiosa que mal arranjei um tempinho fui à net procura-lo.
Encontrei e pela primeira vez tive vontade de entrar, participar, dizer qualquer coisa, porque não ?
Há muitos anos que observo de longe e pontualmente o Prof.(oiço pouquissimo rádio só no carro, vejo pouca televisão e só tenho os 4 canais básicos, mas gosto muito de ler)Achei bem interessantes aqueles primeiros programas do canal 2, eram uma lufada de ar fresco sobre um tema que é fascinante, que já foi tabu e de que agora se "fala" se "vê" muito mas que verdadeiramente permanece um mistério. Sexo é diferente de afectos. Sexo é muito mais do que o corpo. É como um iceberg , a verdadeira dimensão está escondida na cabeça. E é isso me fascina, essa forma não revelada, o bem e o mal, o que fica por dizer, aquilo que ninguém (?) sabe (?) ...
Há quem diga que o sexo não interessa nada, devemos simplificar como os bichos (quais?)
E se pelo contrário fôr o sexo e os afectos, o amor e a amizade que pode "salvar" a humanidade ? Pode mas não sei se consegue...
A cabeça das pessoas é muito complicada.
Toda a gente diz que isto está mal, económicamente, politicamente, ambientalmente... não há filósofos, não há valores... chocamo-nos com notícias deste género - repelente para crianças e adolescentes, mas não vamos à raíz do problema, ao porquê.
O comodismo geral prefere culpar uns e desculpar outros e enquanto assim fôr ninguém faz verdadeiramente nada e isto vai de mal a pior...
Quem é capaz de dar o primeiro passo ? Quem é que sabe qual o caminho ?
até ... <3

thorazine disse...

cêtê,
o problema não é a existência do alarme é este ser altamente direccionado! O problema fazer grupos! Os adolescentes, os emigrantes, os velhotes, etc..

Porque que é que não se faz alarmes só para os pobres? Os ricos que roubam nas lojas são uma percentagem muito baixa:ou por cleptomania ou divertimento. :)

Ou daqui a uns anos meterem um alarme na Women'secret dirrecionado para as mulheres , no MAXMAT direccionados para homens, na Gant alarme para betos, nas sexshops para o NOISE, etc.. :))))

E mesmo ignorando os problemas éticos há outros tantos: imagina uma mãe com um recém-nascido ao colo, o alarme dispara e a mãe não sabe que o filho está a levar com uma frequência de 17 kilohertz em cima! :|

Mas pelo que ja estive a ler, e como era de esperar de uma geração como a nossa :)), o problema já foi revertido. Já há um toque de telemóvel nessa mesma frequência que é utilizado para sinalizar mensagens e chamadas nas aulas! :))) Se calhar muitos telemóveis já tocaram na tua sala de aula e tu nem sabes... hehehehe

thorazine disse...

"O problema é fazer grupos" - É grupo! :))

CêTê disse...

Thora, o respeitinho é muito lindo!;))))- isto quanto aos telemóveis e à minha faixa de audição- por acaso os alunos queixam-se que eu oiço muiiiiiiito bem. Sabes que os profs (eu acho que é da exposição a tanta ferormonas) permanece mais tempo jovem do que outros profissionais.;P


Quanto ao assunto em questão: julgo que os proprietários dos estabelecimentos só ligarão o alarme quando se sentem ameaçados. Seria uma estupidez deles afastarem cliente, não?


PS- o que aconteceu ao "Noise"? Se "estiveres" com ele diz-lhe que faz falta aqui.

jnhs

andorinha disse...

Thora,

Continuas a dizer umas coisinhas acertadas, chavalo:)
A Cêtê, de quando em vez, descarrila:))))))))

Só o Noise é que frequenta sexshops?!!!!!!!
Sempre a meteres-te com o miúdo, miúdo!:)

Unknown disse...

Bom dia maralhal.
São manias lol
Também o que se pode esperar do "único" país (os outros porque foram colónias) que inventou a conduçâo pela direita quando o resto do mundo conduz pela esquerda?

JFR disse...

Se o 1º Ministro souber disto, vai mandar instalar um aparelho em cada sala de aulas.:))))

Unknown disse...

jfr
devia era instalar um na Assembleia. Dorme-se muita soneca e lê-se muito jornal por lá na hora de expediente.

JFR disse...

Yulunga:

Estou de acordo mas ... teriam de alterar o aparelho. Ele só funciona para menores de 20 anos!

daniela disse...

os jovens atacam os velhinhos e estes defendem-se.Algo parece não bater certo num país de primeiro mundo.A mim parece-me que ambos os "grupos",tal como neste nosso desalinhado país, estão largados a sorte,à sua própria sorte. Inevitavelmente a indignação nasce fervorosa e cresce zangada e raiventa.Não é dificil antever o conflito, o problema real esta quanto a mim embrenhado no impulso desses "ataques e defesas"

Anónimo disse...

Mosquitos, baratas, ratos, e crianças...

1. Software para repelir mosquitos usando frequências de som que os mosquitos não gostam (não experimentei, acho que tb funciona no XP)

2. Anti-rat and cockroach software released - Product Announcement

vacamalhada disse...

Eu quero um dispositivo contra idiotas, chatos, pedantes, cínicos, incompetentes, mentirosos,... e o mais forte, por favor, contra coitadinhos! Não aguento coitadinhos.

CêTê disse...

Andorinha,
Ai ai ai! Com que então eu "descarrilo"? Mas agora sou o quê? Uma automotora?;P


Tu não tarda nada estás a comprar o dispositivo para te livrares dos alunos. LOOOOL (dos alunos, do Srº Director- primo do Presidente da Junta da tua comarca- e te todos os teus colegas- familiares do primeiro)


(Este puto dá ares do Noise, sim senhora)

Quanto às sexshops... (LOOOOL) ainda não me atrevi a entrar em nenhuma. Alias aquilo cheira-me tudo a publicidade enganosa e para publicidade enganosa as lojas dos chinocas têm tudinho- eu alías nunca mais entrei nas lojas dos chineses.
Aposto que a maluca da Sirk se lá fosse ia achar utilidade para tudo mas essa também se lá põe as patinhas há-de entrar de costas que ela é só de "crocodaí-los" para cima. UPA, UPA! ;))))

CêTê disse...

Vinha eu aki para ler o que se percebeu do Jogo do apito Dourado de Segunda â noite... e nicles.;(

andorinha disse...

Cêtê,

Tu és maluca mesmo, moça:)
Mas és uma maluca fixe e é por isso que gosto de ti, maluca:)

"Tu não tarda nada estás a comprar o dispositivo para te livrares dos alunos. LOOOOL (dos alunos, do Srº Director- primo do Presidente da Junta da tua comarca- e te todos os teus colegas- familiares do primeiro)"

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL
Conheces-me melhor do que o que eu pensava...Looooool

Não sabia que também te interessavas pelo Apito Dourado:) Looooooool

Quanto ao jogo, que vi na íntegra, para já não digo nada...fico à espera das próximas eliminatórias:)))))

Azul Diamante azul disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Azul Diamante azul disse...

Não sei nada sobre o assunto mas deduzo que os comerciantes devem usar esse tipo de coisa quando grupos de jovens se formam para roubar. Lembra-se do caso dos assaltos ás prateleiras das estações de serviço pelas claques dos clubes de futebol? Eu tive a oportunidade de ver um salvo e garanto que aquilo foi assustador. Não estou a ver os comerciantes a usar essa coisa para afugentar os clientes mais jovens tanto mais que por norma eles são bons consumidores.É ruim, é contra os direitos humanos mas é o mundo que temos.Salve-se quem puder.
Tudo de Bom

Simplesmente Bel
PS não gostei da "música" do Pedro Lamy

Su disse...

o problema está na educação .... q parece não existir...........

regras, normas, valores.....
tb ninguem se lembra disso

qd as tais crianças -feras----chegam em bandos........na melhor das hipoteses até eu disparava...opssss
ok
estou enervada e tenho mau feitio

jocas maradas

Klatuu o embuçado disse...

Coitados dos putos - mas isto pode ser-nos útil! Será que os bifes não nos poderiam fazer um que afugente - para bem longe do País - ministros idiotas?

Anfitrite disse...

"Aos professores compete ensinar os alunos a ser cidadãos numa Democracia"

Professor Lobo Antunes no programa "Prós e Contras" no dia 3/03/2008

Oriana Tavares da Rocha disse...

POR FAVOR VISITEM CUIDADINHO.BLOGSPOT.COM

Cleopatra disse...

Professor acho arrisacdo fazer aqui referência a esse aparelho. Acho mesmo que está a fazer-lhe publicidade.
Com o PS que temos não tarda isso está instalado por todo o lado. Não vê que agora nem piercing nem tatuagem ...."OH balha-me Deus!" Coitado do meu filho. Mal comportado como é um dia destes nem o consigo levar ao super mercado.