tag:blogger.com,1999:blog-10966841.post111658424295499826..comments2024-03-02T00:33:56.082+00:00Comments on Murcon: Alguém pediu Éluard?Unknownnoreply@blogger.comBlogger59125tag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1116723662743634302005-05-22T02:01:00.000+01:002005-05-22T02:01:00.000+01:00Sebastião Salgado sobre a exposição«Quis provocar ...Sebastião Salgado sobre a exposição<BR/>«Quis provocar um debate sobre o estado do planeta. Esta globalização de que tanto se fala não são apenas cifras. Também são pessoas que estão sendo globalizadas. Deixaram-me fotografá-las, tenho a responsabilidade de mostrar estas imagens da maneira mais ampla possível. É uma exposição global».<BR/><BR/>“Êxodos” está divida em cinco grandes áreas temáticas:<BR/><BR/>- Migrantes e refugiados: o instinto da sobrevivência: onde se mostram os sonhos de mexicanos, marroquinos, vietnamitas, russos e muitos outros, que partem das suas cidades em busca de uma vida melhor;<BR/>- A tragédia africana: um continente à deriva: onde se mostra o sofrimento de quem viveu o genocídio do Ruanda, os dramas do Zaire e toda a política étnica da África Central;<BR/>- América Latina: êxodo rural, desordem urbana: fotografias marcadas pela pobreza das dezenas de milhões de camponeses que migraram para áreas urbanas;<BR/>- Ásia: a nova face urbana do mundo: onde se retrata o perfil urbano que a Ásia ganhou com a fuga à pobreza rural. Do Cairo a Xangai, de Istambul a Jacarta, de Bombaim a Manila, a migração criou mega-cidades;<BR/>- Crianças de hoje, homens e mulheres do novo século: secção composta exclusivamente por retratos fotográficos de crianças com menos de 15 anos, tirados no Afeganistão, Angola, Bósnia, Brasil, Burundi, Croácia, Hong-Kong, Índia, Indonésia, Iraque, Moçambique, Paquistão, Ruanda, Sul do Sudão, Turquia, Vietname e Zaire. É uma verdadeira amostra de homens e mulheres do amanhã; retratos directos e simples, de dignidade e dor.<BR/><BR/>Paralelamente, com a inauguração da exposição, Portugal associou-se também, através da chancela da Editorial Caminho, ao lançamento mundial de dois livros do fotógrafo brasileiro.<BR/><BR/>Trata-se do livro “Êxodus”, de 432 páginas e do livro “Retratos”, de 112 páginas, que contêm imagens de crianças refugiadas. Ambos constituem uma verdadeira memória da exposição patente no Pavilhão de Portugal.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1116695621492878942005-05-21T18:13:00.000+01:002005-05-21T18:13:00.000+01:00AJCMDiscordo exactamente do seu comentário.;) Desc...<B>AJCM</B><BR/><BR/>Discordo <B>exactamente</B> do seu comentário.;) Desculpe que lhe diga mas, você está <B>exactamente</B>, portanto, completamente inexacto.;)))) O que faz falta é renegar as ciências (e tudo o resto) que for inexacto.;)<BR/><BR/>Portanto, <B>exactamente</B> por isso, renego os seus comentários. ;))))))))))))))))))))<BR/><BR/>(isto, transitoriamente e até que, com <B>exatidão</B> nos consiga provar que os seus raciocínios são, completamente, exactos) ;)))))PortoCrofthttps://www.blogger.com/profile/05328174573459609302noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1116694300413460502005-05-21T17:51:00.000+01:002005-05-21T17:51:00.000+01:00Para: ajcm das 5.36 PM:Vamos por partes.Primeiro: ...Para: ajcm das 5.36 PM:<BR/><B>Vamos por partes.<BR/>Primeiro: a matemática é uma ciência exacta e tanto ensina que 2 + 2 são 4 aqui, ali e acolá e para toda a gente.<BR/>Segundo: a Matemática que ensinam às minhas crianças (já não as tenho, já sou muito gera) é uma educação baseada em cânones idènticos para toda a gente.<BR/>-<BR/>Portanto, não podes colocar a minha dúvida nesses parâmetros; aliás, até nem parece teu, fazeres essa alusão!<BR/>- a minha dúvida está e baseia-se em que não existe POSSIBILIDADE prática de fazeres do SEXO um Ciência exacta a qual podes ensinar, educando! Ou seja, podes educar uma criança a aprender como escrever mas nunca a podes educar como se deve masturbar!<BR/>- Acho que isto é simples e claro.<BR/>Como vais EDUCAR as crianças a terem comportamentos sexuais e de sexualidade que são tão intrinsecamente do foro íntimo de cada pessoa?<BR/>Como vais EDUCAR uma criança sobre uma coisa que se vai DESENVOLVER com ela e não por aquilo que lhe ensinas?<BR/>Uma coisa é dizer: Yes quer dizer sim; 5 vezes 5 são 25, porque assim será para o resto da sua vida<BR/>Outra coisa é dizer: que se deve fazer desta e daquela maneira em matéria de relações sexuais quando estas nascem primeiro pelo estímulo cerebral do líbido, passando para um desejo que necessita de estimulação que leve finalmente a um orgasmo<BR/>ISTO não se EDUCA<BR/>Isto faz parte do foro íntimo, físico e psicológico de cada um<BR/>- Daí que eu diga que se deve dizer quis os caminhos que não devem ser percorrido mas nunca ninguém terá o direito de EDUCAR a criança a seguir um caminho! (Porque este não existe - existe sim o caminho e o percurso de cada ser humano)</B>Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1116693376625678422005-05-21T17:36:00.000+01:002005-05-21T17:36:00.000+01:00Para o anónimo das 6:03 de ontem e das 12:46 de ho...Para o anónimo das 6:03 de ontem e das 12:46 de hoje, só mais uma pequena achega: também te achas no direito de decidir que tipo de Matemática (p.explo) autorizas que ensinem ao teu filho?<BR/>Como tu não podes intervir nisso, concluis que não deve haver Educação Matemática nas escolas?<BR/>E não me repondas que são coisas muito diferentes pois essa tal Educação Matemática é decisiva para a formação da pessoa!<BR/>E podes chegar a um beco sem saída pois, se calhar, vai ser muito difícil encontrares uma escola que, nas várias áreas de formação corresponda integralmente a todos os teu "cânones educativos".<BR/>Não pensas que pode haver gente que possui uma preparação que tu não tens e em que tenhas de confiar? E não é isso que acontece, quando, por exemplo, vais ao médico?peciscashttps://www.blogger.com/profile/10903858852457699665noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1116680278874621462005-05-21T13:57:00.000+01:002005-05-21T13:57:00.000+01:00Anónimo da 1:37 PM,Creio que as suas preocupações ...Anónimo da 1:37 PM,<BR/><BR/>Creio que as suas preocupações são legítimas. Estão na linha de todos os tabus e absurdos judaico-cristãos que, ainda, minam o mundo ocidental. Mas, vá lá... há quem ainda não deixe um médico observar a mulher senão pelo reflexo dum espelho. Você, comparativamente, até que está bem evoluído/a.;)PortoCrofthttps://www.blogger.com/profile/05328174573459609302noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1116679863067210732005-05-21T13:51:00.000+01:002005-05-21T13:51:00.000+01:00Andorinha,O pior é que não sou mesmo absolutamente...Andorinha,<BR/><BR/>O pior é que não sou mesmo absolutamente nada. Daí que... ;)PortoCrofthttps://www.blogger.com/profile/05328174573459609302noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1116679661882438722005-05-21T13:47:00.000+01:002005-05-21T13:47:00.000+01:00Boa tarde Júlio (wherever you are) e maralhal.Lobi...Boa tarde Júlio (wherever you are) e maralhal.<BR/><BR/>Lobices,<BR/>...e que esse seja o Benfica.:)))<BR/><BR/>Portocroft,<BR/>Não sejas tão convencido, não te fica nada bem.:)))<BR/>E diz-me uma coisa - os anónimos serão todos estúpidos?<BR/>Depois nós é que não percebemos...andorinhahttps://www.blogger.com/profile/00135299308769574190noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1116679130873745942005-05-21T13:38:00.000+01:002005-05-21T13:38:00.000+01:00Rectifico: sou o anónimo das 6.03 e não 8.o3.Rectifico: sou o anónimo das 6.03 e não 8.o3.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1116679058253379962005-05-21T13:37:00.000+01:002005-05-21T13:37:00.000+01:00Eu sou o Anónimo das 8.03 PM de ontem dia 20.- Nin...Eu sou o Anónimo das 8.03 PM de ontem dia 20.<BR/>- <B>Ninguém percebeu o que eu escrevi.<BR/>- É que ninguém (mas mesmo ninguém) tem capacidade para educar sexualmente quem quer que seja, quanto mais uma criança.<BR/>- Se um determinado género de Pais não concebe a hipótese de falar sobre sexo com os seus filhos, como pode aceitar que um estranho, mesmo professor, possa falar de sexo com esses seus filhos? Que lhes está esse Professor a ensinar? <BR/>Mas que "raio" de educação sexual é aquela que vai para além (ou está aquém) do que para mim é o correcto?<BR/>Quem é que tem o "direito" de educar sexualmente o meu "filho" se essa educação estiver "fora" dos meus cânones sexuais?<BR/>Quem tem o "direito" de inventar um Programa de Educação Sexual para as Escolas?<BR/>Que formação sexual têm esses educadores?<BR/>Que "tipo" de programa é esse?<BR/>O que é que vão ensinar que eu, pai ou avô, ou mãe ou tia, não possa eu ensinar à minha criança?<BR/>Que Parlamento vai legislar sobre que Programa de Educação Sexual?<BR/>Quem são "eles"?<BR/>Que "tipo" de formação ou informação têm eles para ditarem o que deve ser dito nas aulas de Educação Sexual?<BR/>Mas quem tem a veleidade de pensar que aquilo que eu aprendi e fiz ao loongo da minha vida é igual ao que tu fizeste?<BR/>E que, portanto, possa ser generalizado num certo Programa de Educação Sexual?<BR/>O que é a Educação Sexual?<BR/>Que vamos "dizer" ou "demosntrar" aos miúdos?<BR/>Que diferenças devem existir no Programa para rapazes e que diferenças devem existir no programa para raparigas?<BR/>Como educar sexualmente um rapaz sobre os problemas específicos de uma rapariga? E vice-versa?<BR/>O problema não está em educar; o problema está em que NÃO existe a possibilidade de constituir um Programa de Educação Sexual.<BR/>Não se pode educar a sexualidade.<BR/>A sexualidade é individual.<BR/>É única de ser para ser.<BR/>É própria para cada um.<BR/>É de cada um.<BR/>Porque a sociedade sexual existe porque a individualidade sexual existe.<BR/>Se<BR/>educarmos sexualmente todos pelo mesmo diapasão<BR/>vamos ter um grupo de jovens a funcionar de igual modo e a interagirem uns com os outros de modo idêntico. Onde restará, pois, a capacidade individual da diferenciação?<BR/>Onde cabe, numa Educação Sexual, o "Amor"?<BR/>A descoberta?<BR/>A individualidade?<BR/>A possibilidade de opção?<BR/>- Como estais todos enganados, aqueles que pensam que é viável uma Educação Sexual Indiferenciada; um Manual Para Todos os Géneros; um Tratado; ou, talvez: A Arte de bem Cavalgar Toda a Sela!<BR/>Não se iludam.<BR/>Educar sexualidade é impossivel.<BR/>Mostrar, repito, os maus caminhos é um dever. Dizer qual o caminho a seguir é um ERRO!<BR/>Pensem bem na opção.</B>Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1116676018987107472005-05-21T12:46:00.000+01:002005-05-21T12:46:00.000+01:00O que é "Educação Sexual"?Como se educa sexualment...O que é "Educação Sexual"?<BR/>Como se educa sexualmente uma criança?"<BR/><BR/>Anónimo,<BR/>Educação sexual tem a ver com o facto de elas aprenderem princípios básicos sobre como se concebe, como funciona o corpo...<BR/>Honestamente n desejaria um filho meu a aprender como se deve ou não masturbar!<BR/>Que aprenda a poder perguntar sobre isso já é muito bom.<BR/><BR/>Saber que no seu crescimento sexual podem existir "bébés" envolvidos ou sida ou outras doenças... aí já me parece muito bem...<BR/><BR/>Porque os garotos no meu tempo, e já lá vai esse tempo, já jogavam ao "bate pé" - beijinho na face, na testa, na boca... É próprio deles explorarem. <BR/><BR/>Explicar que existe estômago, esófago... blá blá blá... não me parece que tenha a ver com credo, cor ou diferenças sociais.<BR/><BR/>E não se ensina ninguém a fazer bolos na aula...Raquel Vasconceloshttps://www.blogger.com/profile/13859433702852997710noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1116674159449928862005-05-21T12:15:00.000+01:002005-05-21T12:15:00.000+01:00Acredito que muitos adultos ainda a mantenham e po...<B>Acredito que muitos adultos ainda a mantenham e por isso são tão sedutores e joviais.</B><BR/><BR/>Maite,<BR/><BR/>Estava a pensar em mim, não é? ;)))))))))))))))))))))))PortoCrofthttps://www.blogger.com/profile/05328174573459609302noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1116673922093143812005-05-21T12:12:00.000+01:002005-05-21T12:12:00.000+01:00Bom tarde Professor e maralhal.Estava agora a rele...Bom tarde Professor e maralhal.<BR/><BR/>Estava agora a reler o seu post sem as "correrias" que nos perseguem durante a semana e dou comigo a pensar que, os olhos das crianças não são toldados pelo que quer que seja e olham-nos nos olhos com uma atenção brincalhona como se perscrutassem aquilo que nos vai na alma. <BR/>Quando é que começámos a perder essa capacidade e esse "encanto"? <BR/>Acredito que muitos adultos ainda a mantenham e por isso são tão sedutores e joviais.<BR/><BR/>Bom fim de semanaMaitehttps://www.blogger.com/profile/00689342615804653133noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1116671942741229562005-05-21T11:39:00.000+01:002005-05-21T11:39:00.000+01:00"As brincadeiras de azul e de nuvens"... Qual será..."As brincadeiras de azul e de nuvens"... Qual será então a linguagem desse tempo que não morre?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1116671350998590292005-05-21T11:29:00.000+01:002005-05-21T11:29:00.000+01:00Bom dia J.Lobices, bem aparecido.Até para a semana...Bom dia J.Lobices, bem aparecido.<BR/>Até para a semana.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1116669425997343102005-05-21T10:57:00.000+01:002005-05-21T10:57:00.000+01:00crazyo poema de pé quebrado não ajuda nada à neces...crazy<BR/>o poema de pé quebrado não ajuda nada à necessidade de protagonismo.<BR/>Exiba-se mais um bocadinho linda menina, mas com jeitinho.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1116669383930078492005-05-21T10:56:00.000+01:002005-05-21T10:56:00.000+01:00...o meu desejo de um BOM FIM DE SEMANA para todos......o meu desejo de um BOM FIM DE SEMANA para todos; mesmo com esta chuvita...<BR/>...e<BR/><BR/>...que, amanhã... ganhe o que mais merecer ganhar!...<BR/>...lobiceshttps://www.blogger.com/profile/05627310536590382975noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1116635939911358942005-05-21T01:38:00.000+01:002005-05-21T01:38:00.000+01:00Pamina,Claro que o caso que relatas é de bradar ao...Pamina,<BR/>Claro que o caso que relatas é de bradar aos céus!<BR/>Pessoalmente não tenho conhecimento de que algo de semelhante se tenha passado com algum colega meu, mas neste país já nada me espanta!<BR/><BR/>Ajcm,<BR/>Totalmente de acordo, colega:)andorinhahttps://www.blogger.com/profile/00135299308769574190noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1116634855426878112005-05-21T01:20:00.000+01:002005-05-21T01:20:00.000+01:00Muito a propósito este poema de Eluard. Gosto de p...Muito a propósito este poema de Eluard. Gosto de pensar que eu, adulta, tenho os olhos dessa criança que são os meus olhos antigos, mas ainda olho e sonho muitas vezes o mundo e a vida com esses olhos (de criança).Pinkhttps://www.blogger.com/profile/00338240887906333592noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1116625355198913642005-05-20T22:42:00.000+01:002005-05-20T22:42:00.000+01:00:):):):):)Bons sonhos!:):):):):)<BR/>Bons sonhos!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1116624326311259602005-05-20T22:25:00.000+01:002005-05-20T22:25:00.000+01:00CinderelaEles são duas crianças a viver esperanças...Cinderela<BR/><BR/>Eles são duas crianças <BR/>a viver esperanças, a saber sorrir. <BR/>Ela tem cabelos louros,<BR/>ele tem tesouros para repartir. <BR/><BR/>Numa outra brincadeira <BR/>passam mesmo à beira sempre sem falar. <BR/>Uns olhares envergonhados <BR/>e são namorados sem ninguém pensar. <BR/><BR/>Foram juntos outro dia,<BR/>como por magia, no autocarro, em pé.<BR/>Ele lá lhe disse, a medo:<BR/>'O meu nome é Pedro e o teu qual é?' <BR/><BR/>Ela corou um pouquinho<BR/>e respondeu baixinho: 'Sou a cinderela'.<BR/>Quando a noite o envolveu<BR/>ele adormeceu e sonhou com ela... <BR/><BR/>Então <BR/>Bate, bate coração <BR/>Louco, louco de ilusão <BR/>A idade assim não tem valor. <BR/>Crescer<BR/>vai dar tempo p'ra aprender,<BR/>Vai dar jeito p'ra viver<BR/>O teu primeiro amor. <BR/><BR/>Cinderela das histórias<BR/>a avivar memórias, a deixar mistério<BR/>Já o fez andar na lua,<BR/>no meio da rua e a chover a sério. <BR/><BR/>Ela, quando lá o viu,<BR/>encharcado e frio, quase o abraçou.<BR/>Com a cara assim molhada<BR/>ninguém deu por nada, ele até chorou... <BR/><BR/>Então ... <BR/><BR/>E agora, nos recreios,<BR/>dão os seus passeios, fazem muitos planos.<BR/>E dividem a merenda,<BR/>tal como uma prenda que se dá nos anos. <BR/><BR/>E, num desses momentos,<BR/>houve sentimentos a falar por si.<BR/>Ele pegou na mão dela:<BR/>'Sabes Cinderela, eu gosto de ti...'<BR/><BR/>Carlos PaiãoAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1116621699624313012005-05-20T21:41:00.000+01:002005-05-20T21:41:00.000+01:00- Eu não fui, mas posso assumir a responsabilidade...- Eu não fui, mas posso assumir a responsabilidade!:)Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1116614245602006322005-05-20T19:37:00.000+01:002005-05-20T19:37:00.000+01:00Anónimo, calma.Eu também não gosto da palavra "edu...Anónimo, calma.<BR/><BR/>Eu também não gosto da palavra "educação". Prefiro a de "informação", associada ao debate. <BR/><BR/>Lembro-me de, na tenra juventude, ter uma ideia errada sobre muita coisa, mesmo muita.Tão só, um Paihttps://www.blogger.com/profile/15222939521687520444noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1116612790828417112005-05-20T19:13:00.000+01:002005-05-20T19:13:00.000+01:00Bom...Após alguma pesquisa, consegui encontrar o q...Bom...Após alguma pesquisa, consegui encontrar o que procurava. Para todos os docentes que visitam o blogue, que tenham bom comando da língua Inglesa e que tenham interesse em saber quais são linhas com que se cozem os vossos colegas no Reino Unido, baixem o <A HREF="http://www.dfes.gov.uk/sreguidance/sexeducation.pdf" REL="nofollow">Sex and Relationship<BR/>Education Guidance</A>, em formato pdf.<BR/><BR/>Para o anónimo/a das 6:03 PM, é capaz de responder a muitas das dúvidas expressas.PortoCrofthttps://www.blogger.com/profile/05328174573459609302noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1116612145220332952005-05-20T19:02:00.000+01:002005-05-20T19:02:00.000+01:00Já depois de ter deixado o meu cometário anterior,...Já depois de ter deixado o meu cometário anterior, estive a ler o que por áí se dizia sobre a Educação Sexual nas escolas.<BR/>Condordo com algumas das coisas que são ditas e não concordo nada com outras.<BR/>Então com o extenso comentário anónimo que acabo de ler mesmo acima...<BR/>A descoberta que se faz do sexo com experiências,do tipo tentativa e erro é cada vez menos o caminho a apontar. É que, neste caso, o erro é, muitas vezes irremediável. E não se aprendem comportamentos sexuais propriamente do mesmo modo como se aprende Matemática ou a andar de bicicleta.<BR/>Para o erro, em Matemática (com o qual se pode aprender e muito), há a borracha para apagar; para o sexo, a borracha,quando muito, pode ser para prevenir o erro...<BR/>Para o erro na bicicleta, há o betadine.<BR/>Mas, para a gravidez indesejada? E para as DST?<BR/>E, já agora, comentando... alguns comentários anteriores sempre quero dizer que, apesar do sistema educativo monolítico e rígido que é o nosso, ainda há alguns corredores de liberdade que nós, professores ainda podemos explorar (e muitas vezes não queremos ou não sabemos percorrer...),<BR/>Nessa coisa que existe no Ensino Básico chamada Área de Projecto, podem fazer-se coisas. Modestamente, se calhar com alguns erros de percurso, eu e uma colega , estamos a trabalhar num projecto, envolvendo crianças entre os 11 e os 13 anos, em que estas são levadas a investigar, discutir, reunir informação, sobre questões relacionadas com a sexualidade.<BR/>É claro que não vão, para já, abordar problemáticas que o(a) comentador(a) anónimo(a) disse serem essenciais, tais como técnicas de masturbação... Porque, nesta área, também existem etapas e degraus de aprendizagem que têm a ver com os níveis etários diferenciados.<BR/>Portanto, concluindo, e como diz um provérbio chinês, também aqui "mais vale acender uma vela pequenina do que lamentar a escuridão!"peciscashttps://www.blogger.com/profile/10903858852457699665noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1116612110541369982005-05-20T19:01:00.000+01:002005-05-20T19:01:00.000+01:00Para JMV:Também notei o comentário da 250 graus oe...Para JMV:<BR/>Também notei o comentário da 250 graus oeste. O meu filho frequentou uma escola onde em 1991/92 uma colaboradora sua efectuou uma sessão com os alunos. Claro que fui 100% a favor e apreciei o vosso esforço.<BR/><BR/>Gostaria agora de fazer um desabafo que não tem propriamente a ver com o post de hoje, mas que se insere no assunto "crianças", neste caso crianças antes de o serem.<BR/>Como deve saber, os professores não podem justificar uma falta a um exame ou reunião de avaliação com um atestado de doença de um familiar. Acabei de saber o seguinte caso que sucedeu com um professor duma escola da minha zona:<BR/>A mulher deu entrada na maternidade de madrugada e ele tinha reuniões de avaliação desde as 8/9 da manhã. O médico não quis passar um atestado no nome dele, o que é correcto, pois ele não estava doente. Teve, assim, que deixar a mulher sozinha. Passou a manhã toda a telefonar para a maternidade e só quando a criança nasceu é que se pôde ir embora, pois agora já tinha direito a pedir a licença de paternidade. Está a ver isto? Imagine o que sentirá um casal nesta situação, especialmente se optou por um parto psico-profilático. Depois de andar 2 meses a fazer exercícios, de repente, o pai não pode estar presente.<BR/>Felizmente, hoje em dia, cada vez mais homens querem viver este momento. Depois vem o legislador e desincentiva.<BR/>Parece que o senhor anda mesmo "a pregar no deserto".<BR/><BR/>Para a Andorinha:<BR/>Não achas esta de bradar aos céus? Já sucedeu com algum colega teu?<BR/>Depois da criança nascer já pode pôr os 2 diazinhos da praxe, mas durante o parto não, porque ainda não é pai. Se faltar e a criança só nascer no dia seguinte, ou lhe passam um atestado falso ou fica com uma falta injustificada e, como sabes, só se podem dar 2 faltas injustificadas durante a carreira.<BR/><BR/>Nota para quem não é professor: está-se APENAS a falar de faltas a exames e reuniões de avaliação. Claro que nos outros dias as regras são diferentes.Paminahttps://www.blogger.com/profile/15016038122822395526noreply@blogger.com