tag:blogger.com,1999:blog-10966841.post115619223673761240..comments2024-03-02T00:33:56.082+00:00Comments on Murcon: Da mesma obra.Unknownnoreply@blogger.comBlogger33125tag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1156988033719465142006-08-31T02:33:00.001+01:002006-08-31T02:33:00.001+01:00Chato... nada há para te dizer... não gosto de gen...Chato... nada há para te dizer... não gosto de gente que faz um blog à pressa para vir a correr dizer umas cagadas!Lord of Erewhonhttps://www.blogger.com/profile/02336027004819602515noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1156325389146431912006-08-23T10:29:00.000+01:002006-08-23T10:29:00.000+01:00Viva o dom da palavra!!;-)ah, e viva o SLB!!!Viva o dom da palavra!!<BR/>;-)<BR/><BR/>ah, e viva o SLB!!!NipponLadyhttps://www.blogger.com/profile/09599205815546943420noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1156282190061733222006-08-22T22:29:00.001+01:002006-08-22T22:29:00.001+01:00Cêtê,Mais uma vez tens toda a razão.Também andei b...Cêtê,<BR/>Mais uma vez tens toda a razão.<BR/>Também andei bastante desencantada, sim, mas tal como tu, quando se está no ensino por paixão, esta acaba por se sobrepor a tudo; como bons timoneiros continuaremos a pilotar as nossas barcaças rumo a bom porto.:)andorinhahttps://www.blogger.com/profile/00135299308769574190noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1156282163254821452006-08-22T22:29:00.000+01:002006-08-22T22:29:00.000+01:00É também aquele que estuda, que vai aos livros, qu...É também aquele que estuda, que vai aos livros, que pesquisa e investiga.<BR/>Bem hajaTânia Magalhãeshttps://www.blogger.com/profile/09203335479733415763noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1156281345286769102006-08-22T22:15:00.000+01:002006-08-22T22:15:00.000+01:00ameninadalua, és uma "quida" ;]]]andorinha, bom re...ameninadalua, és uma "quida" ;]]]<BR/><BR/>andorinha, bom regresso. <BR/><BR/>Para quem me ouviu dizer há uns pares de meses desencantada com a minha "paixão" - profissional... estou sim mais sóbria e atenta (muito) a determinados indicadores "oeppp" mas mais confiante! É que ,ás vezes, navegar às escuras em mar alteroso e desconhecido com lendas de monstros maquiavélicos, é mais assustador do que enfrentá-los. Levei a minha tripulação a bom porto e muitos continuarão a viagem por outros desconhecidos. Só espero perder o "estado de alerta" e dirigir como sempre fiz as energias e o tempo em real proveito dos que acompanho. Foi essa a minha opção a meio da viagem, e foi a opção certa.<BR/>Sei que a andorinha, também andou um tanto desancantada... mas quem está no ensino por paixão não ganha juízo por pouco (;P) assim, duvido que os contratempos nos afastem dela...<BR/><BR/><BR/>Boa Noite! <BR/><BR/><BR/>- Por favor, um nescafé de Viena- cacau.CêTêhttps://www.blogger.com/profile/15974649556330558651noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1156278005006733362006-08-22T21:20:00.000+01:002006-08-22T21:20:00.000+01:00Boa noite.Aqui estou regressada ao ninho depois de...Boa noite.<BR/><BR/>Aqui estou regressada ao ninho depois de um voo por outras paragens.<BR/>As saudades já começavam a apertar:)<BR/><BR/>E deparo-me logo com um post destes...<BR/>Já muito foi aqui dito sobre o bom professor. Para mim, também não é aquele que sabe ensinar muito, mas sim aquele que consegue cativar os alunos para as alegrias da descoberta e do conhecimento, o que os leva a sentiram-se artífices da sua própria evolução enquanto aprendentes e que incute nos seus alunos o espírito crítico e uma permanente curiosidade intelectual.<BR/><BR/>Pah (12.39)<BR/>Gostei do teu relato. Um aluno não se deve sentir um número no meio de tantos outros.<BR/><BR/>Cêtê (1.08)<BR/>Esse filme é um marco!<BR/>Totalmente de acordo com o que dizes em relação às reformas.andorinhahttps://www.blogger.com/profile/00135299308769574190noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1156276313055323972006-08-22T20:51:00.000+01:002006-08-22T20:51:00.000+01:00Ai, por que diabo estamos a falar de professores e...Ai, por que diabo estamos a falar de professores especiais?... :-)<BR/>...<BR/>A minha querida Júlia Miguel, ex-docente de Português e Literatura, um dia leu um texto meu para a turma, depois fez uma breve pausa e disse: - "Eu gosto de ler P... C..." (alto lá com as brincadeiras, que a Senhora não dizia asneiras; essas são as iniciais da sua aluna, lol). <BR/>Eu teria o quê? Nem 18 anitos, creio. E aquilo deu-me um sentido, uma perspectiva, uma nova compreensão de mim então e hoje. Desde aí, assumi a responsabilidade de não lhe desmerecer tal elogio. E assim me fiz amante de escritas. Para além disso, ela é uma diva, uma mulher única, um exemplo de ser humano. Permitiu-nos o devir que nos tornássemos amigas, ao cruzar-nos os caminhos anos mais tarde. Depois voltou a colocar-nos o vazio pela frente; cada qual para seu lado, ainda sem telemóveis e com os contactos recíprocos caducados. Mas sei que não falharemos o reencontro.<BR/>Este, o primeiro caso.<BR/>O segundo cria-me um grande nó na garganta, que é extensível à escrita... Que é extensível à vida, que se (me) mantém hoje, que justificou o meu espaço de camuflagens sublimatórias.<BR/>É... É outro caso.<BR/>:-)<BR/><BR/>PS - Há alguns anos perguntavam a um professor de uma escola secundária de alunos "difíceis" (!?!) o porquê do seu sucesso junto desses, por comparação aos colegas. Ele respondeu apenas:<BR/>- "Eu pergunto-lhes o que eles pensam!"<BR/>Assim faço. E não é que resulta?APChttps://www.blogger.com/profile/06711327681221318808noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1156272718874768942006-08-22T19:51:00.000+01:002006-08-22T19:51:00.000+01:00O bom professor é sempre relativo ao(s) aluno(s) (...O bom professor é sempre relativo ao(s) aluno(s) ( e a tudo que isso engloba). Tenho, até então ( pois espero vir a ter mais), a memória de um único bom professor. O que marcou não foi só da maneira de como ensinava (Educação Visual) mas só pela simples maneira de falar com os alunos. Lembro-me de logo no primeiro dia perguntar o que cada um ia ser (não o que queriamos ser). E para mim, ver um sonho meu transformado pelas palavras de "um adulto" em realidade foi uma inspiração. Por um ano "fui" piloto de caças F16. Bastava querer para ser. :)))))))))))))))))<BR/><BR/>Por outro lado, recordo a maneira que tinha de expôr o trabalho. Lembro de um trabalho de tema livre que tinhamos de fazer à base de colagens de revistas. Na altura (no meu 8º ano) estava a decorrer os problemas em Timor e foi sobre isso que fiz. Lembro-me das "aulas" culturais e não das práticas (pois essas cada um fazia como queria e quando queria [logo que entregassemos perto da data marcada]). Explicou-me com vocabulário acessível o que se estava a passar no país com o intuito de eu conseguir passar a minha visão do assunto no trabalho. Lembro-me de me cativar para os "assuntos do mundo", que na altura passavam-me completamente ao lado. <BR/><BR/>Outro trabalho foi escolhermos um artista e um cientista e fazermos um trabalho sobre eles. Escolhi René Magritte e Newton. Sobre MAgritte fiz sobre um obra que é o recorte de uma pomba (o nome não me ocorre), mas para isso tive de ler a história da sua vida e obra para realmente conseguir passar a visão que tinha do artista. Até hoje é o artista com que mais me identifico na arte (obviamente que tb não conheço todos). Sobre Isaac Newton fiz um trabalho (escrito) sobre a luz, o que com o empurrão do prof me levou a pertencer ao Clube de Fotografia da escola (que era dirigido por ele) onde tiramos fotografias, fizemos revelação a preto e branco, e acima de tudo conversavamos sobre variadíssimos temas. E tudo isto sem grandes imposições. Não "obrigava" a trabalhar, tinhamos liberdade suficiente para pedir para ir ao Buffet, para sairmos mais cedo, para levarmos (com autorização prévia) amigos ou namoradas para estarem a fazer-nos companhia enquanto trabalhavamos. E toda a gente trabalhava, toda agente tinha boas notas...toda a gente estava interessada nas suas aulas. <BR/><BR/>O ano passado tive a oportunidade de o rever, de beber um fino com ele, por a conversa em dia e de lhe agradecer a sua grande influência que teve na pessoa que sou hoje. Espero que aparecam mais destes durante a minha vida..de espírito aberto para o ser humano..thorazinehttps://www.blogger.com/profile/17358373040892146511noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1156272631206658992006-08-22T19:50:00.000+01:002006-08-22T19:50:00.000+01:00Professor... Curiosamente, estas minhas férias for...Professor... Curiosamente, estas minhas férias foram parar a uma história que se cruza com a sua. Isso porque tive o privilégio de partilhar agradabilíssimos momentos com uma senhora extremamente amorosa, que foi quem, com carinho nos olhos, dela me falou.<BR/>Um dia conto:-)<BR/>Mas para que mistério se não confunda com deselegância, adianto que esta senhora é uma fadista da velha guarda (assim talvez...!?).<BR/><BR/>PS - Estive ausente numa soma de férias com o que demais julgo se compreenda, mas cá tou, desejando um excelente recomeço a todos quantos também são regressados.APChttps://www.blogger.com/profile/06711327681221318808noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1156271979605252442006-08-22T19:39:00.000+01:002006-08-22T19:39:00.000+01:00Áquiles, não se pode ensinar muito e mal; quem ens...Áquiles, não se pode ensinar muito e mal; quem ensina mal ensina pouco.<BR/>;-)APChttps://www.blogger.com/profile/06711327681221318808noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1156271861560706862006-08-22T19:37:00.000+01:002006-08-22T19:37:00.000+01:00E "retribui-se mal a um mestre, quando se permanec...E "retribui-se mal a um mestre, quando se permanece sempre um discípulo" (Assim falou Zaratustra – Nietzsche).APChttps://www.blogger.com/profile/06711327681221318808noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1156269419956623062006-08-22T18:56:00.000+01:002006-08-22T18:56:00.000+01:00CÊTÊ :)Francamente que mázinha:) então eu chama-lh...CÊTÊ :)<BR/><BR/>Francamente que mázinha:) então eu chama-lhe CTT? :)))<BR/><BR/>Mentira...eu chamava-lhe era MCTC (Menina Com Tanta Criatividade) e já agora graça...:)A Menina da Luahttps://www.blogger.com/profile/03763610594911911057noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1156265269823446142006-08-22T17:47:00.000+01:002006-08-22T17:47:00.000+01:00«Para isto existem as escolas: não para ensinar as...«Para isto existem as escolas: não para ensinar as respostas, mas para ensinar as perguntas» , Rubem Alvesarmandahttps://www.blogger.com/profile/17836242958009097575noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1156264224715005032006-08-22T17:30:00.000+01:002006-08-22T17:30:00.000+01:00Lord of erewhon:anagrama de Nowhere - em lugar alg...Lord of erewhon:<BR/>anagrama de Nowhere - em lugar algum - em lado nenhum - Lord do Nada - Orgulho em ser Português, perguntas tu e bem, talvez. Porém, porque não dás o exemplo e em vez desse nick estrangeiro não usas um aportuguesado? Poderia ser, deixa cá ver, Senhor do Nada.<BR/>Enfim, não ligues, foi só para chatear (é essa a minha missão).<BR/>Já agora (depois de ter dado uma vista de olhos no teu blog - com uma estética bastante interessante e abordando temas góticos, de que também gosto - ) diz-me o que é ser um vampiro monárquico?<BR/>Porém, vamos ao Post do Professor. Achas que o Professor Júlio Machado Vaz é um funcionário? Achas que os Professores são funcionários? Claro que sim, todos nós somos funcionários pois funcionamos em algo ou em algum lado. Ao efectuar ou cumprir uma função, estamos a funcionar, logo somos simples e básicos funcionários!<BR/>O problema está em funcionar bem ou funcionar mal.<BR/>E aí é que a porca torce o rabo.<BR/>Porém, ensinar bem é menos bom do que ensinar muito como também pode ser que ensinar muito seja mau; depende do que o aprendiz apreende e aprende.<BR/>Na verdade ensinamos "coisas" mas não conseguimos transmitir a sabedoria. Esta é alcançada, ou não, pelo aprendiz. Este é que se pode tornar sábio e nunca um professor pode ensinar a sabedoria. Esta adquire-se e usa-se depois de assimilados os conhecimentos.<BR/>Nada pode ser sabiamente induzido ao outro; este é que pode assimilar.<BR/>O saber está no que se gere dentro de cada um e não no que se ensina.<BR/>O saber não se ensina<BR/>Ensina-se a aprender como saber!chatohttps://www.blogger.com/profile/09076113619525644676noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1156251993484526402006-08-22T14:06:00.000+01:002006-08-22T14:06:00.000+01:00P. S. Este país está cheio de lamechas, de queixin...P. S. Este país está cheio de lamechas, de queixinhas, de pseudo-desgraçadinhos, de pedintes afectivos, de intelectualóides da concórdia!!<BR/>Para onde foi o vosso orgulho de serem seres humanos e portugueses???Lord of Erewhonhttps://www.blogger.com/profile/02336027004819602515noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1156251771120495182006-08-22T14:02:00.000+01:002006-08-22T14:02:00.000+01:00Pois... sim... e não. Isso está um bocado para o l...Pois... sim... e não. Isso está um bocado para o lugar comum.<BR/>Penso que o erro está logo no conceito: «professor»? O que é isso? Um funcionário?<BR/>Desde os primórdios da civilização que alguns homens e mulheres chegam por si à sabedoria... destes alguns apenas conseguem ensiná-la... E ensinam o quê?<BR/>A questão é velha: basta retornar ao «Protágoras» de Platão para entender que o essencial dela está por resolver...<BR/>Mas, é evidente, as sociedades contemporâneas não têm tempo para a metafísica... estamos demasiado ocupados a devorar comida de merda e a ver merda na TV... e a classificarmo-nos mutuamente pelos indíces bolsistas da merda... Cabe, então, ao Estado a responsabilidade de determinar o caminho de sabedoria de uma sociedade!<BR/>Para onde caminha Portugal hoje???<BR/>Alguém sabe responder???<BR/><BR/>Esta é a mais fundamental das questões nacionais, colectivas e sociais!<BR/>O resto são gajos que já não levantam o pau, gajas que querem retocar os lábios do pito e etc!Lord of Erewhonhttps://www.blogger.com/profile/02336027004819602515noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1156248493756459142006-08-22T13:08:00.000+01:002006-08-22T13:08:00.000+01:00(Clube dos Poetas Mortos, lembram-se? Três cenas q...(Clube dos Poetas Mortos, lembram-se? Três cenas que mais recordo - o rasgar do manual, o subir às mesas para conhecer outras prespectivas e o professor que tenta adoptar as mesmas estratégias inovadoras de forma bem intencionadas mas ridiculamente: porque nada tinham a ver consigo, com a sua forma de ver o mundo e de aprender!- As reformas pecam muito por isso: impoem-se e revelam-se óptimas mas não operam mudanças dentro dos profissionais...;[)- Se não mudar a postagem para o futebol... não paro de comentar...LOLCêTêhttps://www.blogger.com/profile/15974649556330558651noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1156248064607106662006-08-22T13:01:00.000+01:002006-08-22T13:01:00.000+01:00Bom dia!Aqui voltei e depois de ler o comentário d...Bom dia!<BR/>Aqui voltei e depois de ler o comentário d´ameninadalua (tenho de a chamar pelo seu nome se não começa-me a a chamar CTT ou outra coisa qq ;P) sublinho do comentário que seu irmão fazia de ilustres professores o facto de nem sempre cumprirem os programas e de serem desorganizados. Pois bem, a excessiva organização e o cumprimento rigoroso dos programas, são para mim, claros indicadores de um professor que quer passar por bom sem o ser (na maioria das vezes, haverá excepções). Primeiro porque há programas péssimos- que até dá para duvidar da competência (se não científica/ pedagógica)do grupo que os fez, depois a organização...como se pode sê-lo se atendermos à diversidade de alunos, seus interesses, ritmos, se não ignorarmos o quotiniano e a curiosidade que resulta dela. <BR/><BR/>Mas eu tenho um pouco de anarca e muito de eterna aluna...<BR/><BR/>tenham todos um bom dia- a praia chama...CêTêhttps://www.blogger.com/profile/15974649556330558651noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1156239748018099892006-08-22T10:42:00.000+01:002006-08-22T10:42:00.000+01:00Concordo com a "pah, nã sei!" quando diz que todo ...Concordo com a "pah, nã sei!" quando diz que todo o aluno, para ser participante, tem que se sentir especial. Fui o que tentei ser, com o acordo de bons professores, que souberam como diz o Professor "seduzir-lhes (me) a inteligência)Fanettehttps://www.blogger.com/profile/02597155764656355004noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1156239081003697362006-08-22T10:31:00.000+01:002006-08-22T10:31:00.000+01:00Bom dia!Pensando em professor veio-me à memória A...Bom dia!<BR/><BR/>Pensando em professor veio-me à memória António Gedeão que conseguia dar aulas de matérias muito pragmáticas com a alma não só de poeta que era mas tambem com a abrangência que atravessava muito para alem do próprio programa.<BR/><BR/>O meu irmão mais velho teve como professores na Faculdade de Letras o Vitorino Demésio e o David Mourão Ferreira. Como admiradora de ambos, apressei-me a interrogá-lo como é que ele os considerava como professores. A resposta foi que apesar de ambos não cumpriam rigorosamente o programa e serem completamente "desorganizados" deixaram nele marcas muito positivas e únicas para o resto da vida, tendo ele próprio se tornado num excelentíssimo professor (e acreditem que isto não é só curujisse de irmã).<BR/> <BR/>Saber levar o aluno à descoberta, ajudá-lo na conquista do Saber mas e ao mesmo tempo movê-lo para o saber sentir e até sonhar é algo que um bom professor consegue e que nós duma maneira derradeira nunca esquecemos.A Menina da Luahttps://www.blogger.com/profile/03763610594911911057noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1156205321516781252006-08-22T01:08:00.000+01:002006-08-22T01:08:00.000+01:00E eu não estava preparada para que me respondesse....E eu não estava preparada para que me respondesse. Gostei.<BR/>O segredo reside, por conseguinte, em “seduzir-lhes a inteligência” por oposição à imposição. Plenamente de acordo. Não é costume :) Ainda diria mais, o bom professor não é aquele que sabe ensinar muito. É aquele que sabe ensinar.<BR/>Boa noite,Idiossincrasiashttps://www.blogger.com/profile/18015166629854818066noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1156204811084629252006-08-22T01:00:00.000+01:002006-08-22T01:00:00.000+01:00Ao Illustrissimo, e Excelentissimo Senhor Marquez ...<I>Ao Illustrissimo, e Excelentissimo Senhor Marquez de Marialva, com quem se tinha encontrado o Autor na Caza em que estava o Embaixador de Marrocos.</I><BR/><BR/><BR/>Na Quinta da Praia clama,<BR/>Que lhe tireis a Cadeira<BR/>Hum triste, que quarta feira<BR/>Comvosco esteve em Moirama:<BR/><BR/>Se a Estrella, que a Vós o chama,<BR/>Não lhe abranda os seus destinos,<BR/>Torna para os Marroquinos;<BR/><BR/>Porque, agoiros por agoiros,<BR/>Antes cativo de Moiros,<BR/>Do que Mestre de Meninos.<BR/><BR/><BR/><B>Nicolau Tolentino </B><BR/><BR/>O Mestre Nicolau lá devia saber porquê...ASPÁSIAhttps://www.blogger.com/profile/15562627055308650089noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1156204633471459872006-08-22T00:57:00.000+01:002006-08-22T00:57:00.000+01:00Este comentário foi removido por um gestor do blogue.ASPÁSIAhttps://www.blogger.com/profile/15562627055308650089noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1156203566341590192006-08-22T00:39:00.000+01:002006-08-22T00:39:00.000+01:00ACTUALMENTE NO ENSINO HÁ 11 ANOS, DOU POR MIM A RE...ACTUALMENTE NO ENSINO HÁ 11 ANOS, DOU POR MIM A RECORDAR O TEMPO EM QUE DECIDI ENVEREDAR POR TAL "MUNDO".<BR/>DE VOLTA AO MEU 10º ANO DE ESCOLARIDADE, NUMA ESCOLA "DESFAVORECIDA" DA CIDADE DO PORTO (ACTUALMENTE A ENCERRADA "E.S. CARLOS CAL BRANDÃO"), DEPAREI-ME COM "AQUELA" QUE ME FEZ PENSAR QUE O ENSINO NÃO SERIA TÃO "CHATO" COMO PENSAVA NA ALTURA.<BR/><BR/>Dividida entre a escolha de uma profissão no mundo da veterinária ou do ensino - como costumo brincar com os meus alunos: criaturas, entre os bichinhos e vocês, escolhi-vos! Claro que, invariavelmente recebo um: oh, professora!! não somos assim tão maus :) - deparei-me com uma professora de biologia (disciplina que actualmente lecciono) que me fez PENSAR!! Sim!! Pensar! <BR/>Parece incrível mas, até aí, nunca a minha "cabecita" de adolescente tinha sido posta à prova como por aquela professora. Pensar! Que coisa inovadora!! :)<BR/>Até aí, a escola era apenas um local onde ia (a muito custo, apesar do bom rendimento) mas que não despertava a mínima curiosidade em saber mais para além do que os manuais da altura nos "ensinavam". E olhem que não tinham tantas "figurinhas" (termo carinhoso como trato as ilustrações) como os actuais.<BR/>Pah!! Pensar! Relacionar! Pesquisar!!<BR/>Num tempo em que os recursos eram escassos, dei por mim na fantástica biblioteca municipal do Porto a procurar saber mais sobre Francis Bacon, , sobre Darwin e afins. e, milagre!! Existia outra informação para além da que constava nos manuais!! :)<BR/>Dei por mim desejosa de assistir aquelas aulas. Por apresentar os MEUS trabalhos de "investigação". Sentia-me participante nas aulas. Era, tal como os meus colegas, essencial nas aulas!! Sentia-me especial!!<BR/>E, não será isso que os nossos alunos necessitarão? De se sentirem especiais? ESSENCIAIS?<BR/><BR/>Tento que se sintam...PAH, nã sei!https://www.blogger.com/profile/09516013090591130881noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1156201505361946472006-08-22T00:05:00.000+01:002006-08-22T00:05:00.000+01:00Despertar os alunos para outros voos,e ajudá-los n...Despertar os alunos para outros voos,e ajudá-los nas planagens...o bom professor também é aquele que se deixa ensinar por quem ama dentro da sala de aula.<BR/>Porque o verdadeiro Professor é aquele que ama os que ensina.<BR/>Desculpem a baralhação...fui colocada em Castelo de Paiva.<BR/>Professor JMV, precisa de ir lá para ver até onde a ignorância pela sexualidade vai...e até é perto do Porto...é sempre um sufoco conversar com os miúdos que entram na adolescência...vareirahttps://www.blogger.com/profile/00858398177408015729noreply@blogger.com