tag:blogger.com,1999:blog-10966841.post116317234708307935..comments2024-03-02T00:33:56.082+00:00Comments on Murcon: Não só. Mas também!Unknownnoreply@blogger.comBlogger68125tag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1163371498727301592006-11-12T22:44:00.000+00:002006-11-12T22:44:00.000+00:00Há alguma dúvida? :))Há alguma dúvida? :))addiragramhttps://www.blogger.com/profile/10038212697981984086noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1163355343907902752006-11-12T18:15:00.000+00:002006-11-12T18:15:00.000+00:00Pah,Os psis também precisam de viver:).Pah,<BR/>Os psis também precisam de viver:).Julio Machado Vazhttps://www.blogger.com/profile/14817363520801578575noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1163355221362175612006-11-12T18:13:00.000+00:002006-11-12T18:13:00.000+00:00addiragram,Eu escrevi "não só, mas também"...addiragram,<BR/>Eu escrevi "não só, mas também"...Julio Machado Vazhttps://www.blogger.com/profile/14817363520801578575noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1163335493582663022006-11-12T12:44:00.000+00:002006-11-12T12:44:00.000+00:00Não lhe parece que aqui está contemplada só uma pa...Não lhe parece que aqui está contemplada só uma parte do problema? A violência está também indissoluvelmente ligada ao desamparo e carência que muitas das nossas crianças vivem nas suas famílias,elas mesmas profundamentamente disfuncionais e só conseguindo comunicar pelo agir.<BR/>Na relação com os professores e com a escola tendem a reviver toda a insatisfação e revolta que experimentam. A ausência de prazer e de curiosidade que os habita não reflectirá a profunda apatia em que vivem mergulhados? A violência é a derradeira forma de sobrevivência. <BR/> A existência de "limites" é essencial mas estes só podem ser integrados quando a par e passo há a atenção, o respeito, o cuidado ,a ternura,etc,etc. O nivelamento das gerações é por vezes a solução fácil(porque imediata) para o sentimento de culpa que os educadores vivem por não "terem tempo"nem capacidade para dar outras coisas. <BR/> Assim a relação professores-alunos transforma-se, com muita frequência, numa relação de ataque-fuga. As relações de aprendizagem e cooperação tornam-se inviáveis porque ambos os lados olham o Outro como inimigo. Não são só os alunos que olham os professores como fonte de todos os incómodos e chatices; são também aqueles que ao sentirem-se mergulhados num "diálogo de surdos" olham os alunos com o seu maior problema.<BR/>Como cortar este ciclo infernal?<BR/>Uma obra ciclópica mas não impossivel, acredito.<BR/>Os diferentes componentes do problema/s deverão ser claramente identificados, sem se caír numa análise parcial e manicaísta. Ninguém deve ficar de fóra. Depois há que pensar das pessoas reais e não nas pessoas ideais e procurar ir ao encontro delas.Realmente. Alunos.Professores. Pais. Todos têm as suas razões. Todos têm os seus problemas.addiragramhttps://www.blogger.com/profile/10038212697981984086noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1163284009479124332006-11-11T22:26:00.000+00:002006-11-11T22:26:00.000+00:00Noise,Tu és mesmo doido!:))))Só posso dizer: abaix...Noise,<BR/>Tu és mesmo doido!:))))<BR/>Só posso dizer: abaixo os castigos, acima a persuasão.Looolandorinhahttps://www.blogger.com/profile/00135299308769574190noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1163282103014862592006-11-11T21:55:00.000+00:002006-11-11T21:55:00.000+00:00Bem!!!Só posso dizer obrigado e tentar retribuir! ...Bem!!!<BR/><BR/>Só posso dizer obrigado e tentar retribuir! Mil e uma influênceias..não conhecia!<BR/><BR/>;)))))))))thorazinehttps://www.blogger.com/profile/17358373040892146511noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1163268118326356302006-11-11T18:01:00.000+00:002006-11-11T18:01:00.000+00:00Thora,Nestas alturas de frustração mp3ística pode-...<A HREF="http://rapidshare.de/files/15615366/Tom_Z__-__2005__Estudando_o_pagode.rar.html" REL="nofollow">Thora,<BR/>Nestas alturas de frustração mp3ística pode-se sempre fazer terapia de substituição. Não há Sérgio Godinho? Venha Tom Zé!!!!</A>noiseformindhttps://www.blogger.com/profile/18280572297671101309noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1163267710359695032006-11-11T17:55:00.000+00:002006-11-11T17:55:00.000+00:00Se bem que, se a malta começasse a aplicar castigo...<A HREF="http://www.cnn.com/2006/WORLD/asiapcf/10/22/china.drink.reut/index.html" REL="nofollow">Se bem que, se a malta começasse a aplicar castigos destes, os putos ainda acabavam a fazer cenas de propósito para serem castigados looooooooooooooooooooooooooooooooooooool</A>noiseformindhttps://www.blogger.com/profile/18280572297671101309noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1163264389697518402006-11-11T16:59:00.000+00:002006-11-11T16:59:00.000+00:00Passo para desejar bom fim de semana a todos e bom...Passo para desejar bom fim de semana a todos e bom S. Martinho para os crentes da boa pinga...<BR/><BR/>Aliás por causa de minha Mãe ter nascido no dia deste Santo um pouco dionísiaco a mais... e pelo facto de meu Avô Carapeta às vezes prestar devoções algo exageradas ao Santo, durante muitos anos, em Estremoz, a versão politicamente correcta de minha Avó Assunção era a de que minha Mãe tinha nascido dia 11 e não dia 10 de Novembro...<BR/><BR/>Enfim, precauções de tempos idos...<BR/><BR/>Votos para vocês de que todos...<BR/>Carpe Finis Settimanem...ASPÁSIAhttps://www.blogger.com/profile/15562627055308650089noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1163262409668929242006-11-11T16:26:00.000+00:002006-11-11T16:26:00.000+00:00Noise (10:27)Subscrevo na integra. Sobretudo a fra...Noise (10:27)<BR/>Subscrevo na integra. <BR/>Sobretudo a frase que a Andorinha destacou. Que complementa aquela já célebre: "Ensinar mal custa tanro como ensinar bem, só que sai mais caro". E os ministros e os deputados são a prova do quanto mais caro nos custa.AQUILEShttps://www.blogger.com/profile/04619164798857690079noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1163256704273960532006-11-11T14:51:00.000+00:002006-11-11T14:51:00.000+00:00Bom dia a todos!! (sei que já é de tarde... mas le...Bom dia a todos!! <BR/>(sei que já é de tarde... mas lembro-me de ver nascer o Sol, quando larguei os testes... já só faltam... é melhor não falar!!)<BR/><BR/>Ena, ena... que andaram para aqui ocupaditos, não? <BR/>É de mim, ou existem por aí uns "traumitas" com reguadas?<BR/>E se fosse com uma cana daquelas fininhas no rabiosque? Ah?!! <BR/>Bem me pareceu que a minha professora da primária era inovadora no método! :)) Ou não... teria uns 70 anos quando acabou, diria connosco, a 4ª classe. O que me leva para o tema: será que aguento mais 30 anos disto?? <BR/>Ó chefinho, não acha que a idade de "fim de carreira docente" é, digamos, EXAGERADA?? <BR/>(depois lá vamos nós para os PSIS!! Já percebi!! Isto é, para nós docentes, a chamada INTERDISCIPLINARIDADE! Que forma tão genial de manter a moeda a circular!! O estado paga-nos e nós pagamos aos psis!! ;))) <BR/><BR/>Pronto, estou a divagar e diria mesmo a alucinar... (é da hora...)<BR/><BR/>Quanto ao assunto, e visto que hoje daqui não sairá comentário de jeito... deixo só uma palavrinha a alguns dos presentes (note-se que a letra maiúscula, no nome de cada um, será apenas para melhor identificação. Podendo, os interessados usar o "scroll" e procurar o seu nick).<BR/><BR/>NOISE,<BR/>“Educacionalmente o CLF (…) Usam todos as mesmas camisolas, é proibido usar telemóvel DENTRO DO COLÉGIO (n é só nas aulas, reparem) e os professores estão autorizados a expulsarem qq aluno da aula…”<BR/><BR/>Filhote, não é só aí querido… ai, ai… procure em CNSB e verá.<BR/><BR/>DARKVIOLET,<BR/>“Ninguém nos ensina nada, apenas damos cabo de tudo sem saber que o que fazemos é evolução na forma inversa.”<BR/><BR/>Tsss… se o “xôr” Darwin o ouvisse!! <BR/>Claro que explicaria o fenómeno da camuflagem sob vários “alias” (nick’s, personalidades…)<BR/>Não seja tão anti-tudo… também há coisas positivas no Mundo! <BR/><BR/>CÊTÊ,<BR/>“Quando me dirijo aqui ao professor eu sei que ele 99,9999999% das vezes nem lerá os comentários. Porque não terá pachorra, nem tempo, nem...”<BR/><BR/>Claro que a Andorinha não falava “per te”… ;)<BR/>E, absolutamente claríssimo, que chefinho tem lá tempo… principalmente quando nos pomos (como eu) a divagar, ou a dizer mal só porque apetece… :) (fica já o esclarecimento que este último momento se refere a quem enfiar a carapuça. E não é o seu caso :)<BR/><BR/>ANDORINHA,<BR/>“Este tema é aliciante (lá estou eu a puxar a brasa à minha sardinha):), como se vê pela maioria dos comentários.”<BR/><BR/>Como te percebo… <BR/><BR/>Pronto… não custou muito…<BR/>Malta, bom S. Martinho!! <BR/>Beijos para TODOS!PAH, nã sei!https://www.blogger.com/profile/09516013090591130881noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1163254805831418732006-11-11T14:20:00.000+00:002006-11-11T14:20:00.000+00:00Porque é que a malta anda em campanha anti-downloa...Porque é que a malta anda em campanha anti-downloads e depois lança o cd de sergio godinho a quase 20€? :((thorazinehttps://www.blogger.com/profile/17358373040892146511noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1163252495599148622006-11-11T13:41:00.000+00:002006-11-11T13:41:00.000+00:00Andorinha,Ai são são. São ministros e deputados de...Andorinha,<BR/>Ai são são. São ministros e deputados de Portugal! Queres castigo maior? ; )))))))))noiseformindhttps://www.blogger.com/profile/18280572297671101309noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1163251934810417032006-11-11T13:32:00.000+00:002006-11-11T13:32:00.000+00:00Noise,Como já sabes, discordo em grande parte do q...Noise,<BR/><BR/>Como já sabes, discordo em grande parte do que advogas neste campo, mas como não dá para "desbobinar" tudo aqui, fica para uma próxima conversa.:)<BR/><BR/>Só uma coisinha. Dizes tu que "Se não formos castigados pela ignorância na escola, sê-lo-emos na vida adulta."<BR/>Sabes bem que não é assim, antes fosse.<BR/>Basta olhar para alguns ministros, deputados, etc. Loooool<BR/>Não é o conhecimento que é importante, mas sim, knowing the right people.:(<BR/><BR/>P.S. Só uma nota final: no que te diz respeito, considero que foram poucas as que apanhaste na escola, miúdo.<BR/>Há coisas aí que ficaram por limar:))))))))))))andorinhahttps://www.blogger.com/profile/00135299308769574190noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1163250549198988642006-11-11T13:09:00.000+00:002006-11-11T13:09:00.000+00:00Bom dia.Este tema é aliciante (lá estou eu a puxar...Bom dia.<BR/><BR/>Este tema é aliciante (lá estou eu a puxar a brasa à minha sardinha):), como se vê pela maioria dos comentários.<BR/><BR/>Agora esta é para ti, Cêtê:)))))<BR/><BR/>Tás maluca ou quê??????????!!!!!<BR/>Loooool<BR/>Então tu achas que esse meu comentário era dirigido a ti?<BR/>Eu bem digo que sou sempre mal interpretada....<BR/>Tu diriges-te ao Júlio, mas também aos outros murcónicos, aí já está uma grande diferença.<BR/>Claro que há alturas em que o interpelamos directamente, mas isso nem sequer está em causa.<BR/>E nunca eu te iria mandar essa "boca" assim a seco, rapariga.<BR/><BR/>Só disse que acho um PIADÂO às pessoas que chegam aqui e só falam para ele como se mais ninguém existisse.<BR/>Confesso que acho extremamente engraçado.Looool<BR/>Se leres o que está para trás, vês que tiraste uma conclusão precipitada.<BR/><BR/>Exijo pedido de desculpas em público:))))))<BR/><BR/>jocas maradas ( a Su ainda está a dormir):)<BR/><BR/>Quanto a escrever-se primeiro no Word devo confessar que tal coisa nem me passava pela cabeça.<BR/>O prazer é escrever ao correr da pena, duma forma espontânea e natural, quase como se estivéssemos a conversar.<BR/>É o que sempre faço, depois só releio antes de publicar, para ver se ficou algum erro.<BR/><BR/>Bom sábado, gente:)andorinhahttps://www.blogger.com/profile/00135299308769574190noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1163245583601263762006-11-11T11:46:00.000+00:002006-11-11T11:46:00.000+00:00Professor,Estou a rir (a bom rir) com as suas crón...Professor,<BR/>Estou a rir (a bom rir) com as suas crónicas.<BR/>As marteladas...lol... são sina mesmo. São para marcar o ritmo? E se lhe dessem umas cervejolas e o pessoal das marteladas fizesse um intervalo? Bem ... (lol) até poderiam ser o vosso público real!<BR/><BR/>Para além do riso e da voz, do clima intimista que criaM (não foi lapso por em maiúscula), está o conteúdo que me leva a ouvi-lo agora à distância de um clique!)<BR/><BR/>Que tal, um destes dias, venderem em "pastilhas"- vulgo CD- estas crónicas. Cada música dura o mesmao que cada crónica e a vossa letra é muito ou tão interessante como as melhores. Assim o pessoal poderia ouvir no carro, por exemplo às horas que pudesse em vez de ouvir notícias do trânsito no Equador, ou publicidade de champoo para caninos, por exemplo. <BR/>Digo eu.<BR/><BR/><BR/><BR/>Agora esta é para ti andorinha- ;]]]]]]]<BR/><BR/>Quando me dirijo aqui ao professor eu sei que ele 99,9999999% das vezes nem lerá os comentários. Porque não terá pachorra, nem tempo, nem...<BR/>Mas por vezes a mensagem é-lhe mesmo dirigida. Mas assim em "carta aberta" a D. Gerturdes deixará de ter de violar mais uma missiva para manter informada a menina Maria.<BR/>;]]]]]]]]]]<BR/><BR/>A propósito dos testes (que são uma pandemia cognitiva para os putos mas para nós tb) prevejo uma década para grandes mudanças- aquelas experiências dos quadros interactivos com comandos<BR/>personalizados hão-de cá chegar nem que seja com o intuito de avaliar a nossa perfomance...);]<BR/>jocas maradas (onde anda a nossa "amiga"?)CêTêhttps://www.blogger.com/profile/15974649556330558651noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1163244881624075842006-11-11T11:34:00.000+00:002006-11-11T11:34:00.000+00:00Ninguém nos ensina nada, apenas damos cabo de tudo...Ninguém nos ensina nada, apenas damos cabo de tudo sem saber que o que fazemos é evolução na forma inversa. Não são os outros que nos criam padrões em nós, somos nós que andamos camuflados na "educação" dos outros. "Não faças isso!"DarkViolethttps://www.blogger.com/profile/05545171221386980240noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1163244029007217082006-11-11T11:20:00.000+00:002006-11-11T11:20:00.000+00:00Por falar em reguadas...A minha querida professora...Por falar em reguadas...<BR/>A minha querida professora da escola primária diagnosticou bem o meu problema ao nível da língua materna "A _________(CêTê, para vocês lol) onde não existe erro inventa-o !"<BR/>Ela adivinhou (lol)que era acima de tudo um dom criativo uma fuga motivacional. Para quê reguadas?<BR/>Apanhei com a régua na tola 2 vezes por estar a "blogar" na aula.<BR/>Eu sei que não é nesse contexto que aqui se fala de "castigos" físicos. Mas isso também nos levaria muito longe e por caminhos muito lamacentos.<BR/>Imaginem o nosso primeiro a opinar... (lol) <BR/>bjnhs<BR/><BR/><BR/>(não é que começo a "tolerar" música clássica!? )CêTêhttps://www.blogger.com/profile/15974649556330558651noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1163241114926138452006-11-11T10:31:00.000+00:002006-11-11T10:31:00.000+00:00CÊ TÊ"desculpem omissões, erros, etc,Como sabem nã...CÊ TÊ<BR/><BR/>"desculpem omissões, erros, etc,Como sabem não escrevo antes no word:)"<BR/><BR/>Aproveito tambem para igualmente lamentar e dizer que tambem dou alguns erros que apenas os leio depois de já estarem comentados mas tambem prefiro escrever "ao sabor da pena" e manter um certo ar de autenticidade:)A Menina da Luahttps://www.blogger.com/profile/03763610594911911057noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1163240875829291512006-11-11T10:27:00.000+00:002006-11-11T10:27:00.000+00:00jfr e catarina,Engraçado como duas pessoas a inter...jfr e catarina,<BR/><BR/>Engraçado como duas pessoas a interpretar uma frase tão curta tenham falhado tão redondamente a interpretação das minhas palavras. Do que eu discordei (no espírito do artigo, aliás) foi da "internacionalização" e absolutismo de que os conponentes da sociedade sejam entendidos todos no mesmo patamar de responsabilização.<BR/><BR/>Como já aqui disse nas diversas vezes que se falou de educação achei importantíssimo na minha educação de escola primária as reguadas que apanhei na escola. Pq elas estavam associadas ao conhecimento. Até 3 erros tínhamos de repetir 3 vezes a palavra certa ou fazer as tabuadas respectivas. A partir daí caía a régua na mão. Quem não queria levar com a régua estudava a lição. Havia um móbil estruturante para estudar e para evitar o castigo. O castigo só existia na medida em que castigava a ignorância. E acho que o conceito deveria ter permanecido, alheio a qualquer reforma educativa, na medida em que não significa nenhum prazer específico da professora em relação à violência. Se não formos castigados pela ignorância na escola, sê-lo-emos na vida adulta.<BR/><BR/>Hoje em dia tal n é permitido, o bater. Mas o professor é incluído cada vez mais no roteiro da educação do infante ao mesmo tempo que vai sendo desdentado das suas ferramentas autoritárias. E ter autoridade é o passo fundamental para desenvolver um bom trabalho educativo. Analisemos as consequências que um colega meu teve, no 7º anos, de mandar a professora à merda. Foi levado ao Conselho Directivo e imediatamente enviado para casa e foi suspenso durante uma semana, sem qualquer possibilidade de apelo. Ou seja, a turma ficou sem um elemento desafiante no exacto momento em que ele se manifestou, podendo eu e todos os meus colegas disfrutar da aprendizagem que a dita professora nos transmitia, neste caso Técnicas Admnistrativas. A mesma situação hoje em dia dificilmente seria motivo de algum tipo de acção numa escola de classe média. A professora iria fazer de conta que n ouviu, ou q n viu, o aluno iria gozar com a professora, pegar no telemóvel e começaria a mandar sms etc, etc. Até que a professora se decidisse a chamar um funcionário para o expulsar, medida que teria de ser justificada ao Conselho Directivo com resmas de relatórios. E mais, a professora seria obrigada a compensar a aula perdida do aluno, que ele próprio tratou de n ouvir.<BR/><BR/>Ora isto cria situações intoleráveis a nível do desempenho da escola. Se na escola a transmissão de conhecimento n é feita de forma continuada e assertiva não esperem que o ensino melhore. Todos os anos somos ultrapassados por países de Leste no Índice de Ensino da OCDE e isto quer dizer apenas uma coisa: que andámos estes anos todos a copiar a Finlândia e a Suécia sem termos a matéria-prima desses países. Pq no fundo no fundo somos uma sociedade de marialvas e preguiçosos trabalhadores primários, que apostam na emigração e n na educação, a cunha espreita em todo o lado como forma de captação empresarial, etc, etc, etc. E era por isso que deveríamos ter conservado a reguada e uma postura implacável contra a má-educação. Pq era através dessa postura que a escola se assumia como filtro em relação a situações de falta de educação e violência gratuita que aconteciam em casa. No tem em que andei na escola o castigo tinha uma origem e acontecia com uma motivação, n era gratuito nem aplicado à discrição do professor. E sei , pelo que ouço, que já era um modelo muiiiiiiiiiiiiito cândido em relação ao que a malta mais velha enfrentou, com situações frequentes de espancamento, especialmente em instituições de ensino ligadas à Igreja.<BR/><BR/>Na secretaria do CLF, na semana das inscrições de miúdos na lista de espera para entrada no colégio, pode ler-se todos os anos "não aceitamos ecografias". Pq as pobres das freirinhas tinham pessoas que iam lá entregar os miúdos ainda no útero das mães. Educacionalmente o CLF é precisamente o oposto do CLIP em termos educacionais. Usam todos as mesmas camisolas, é proibido usar telemóvel DENTRO DO COLÉGIO (n é só nas aulas, reparem) e os professores estão autorizados a expulsarem qq aluno da aula ou tirarem-lhe qualquer objecto e raramente essa expulsão n dá origem a uma suspensão. E, horror dos horrores, as freiras vigiam os intervalos tirando cigarros aos alunos, e mesmo dando-lhes as tão terríveis palmadas. E os mais ricos do Porto e arredores correm para lá para que os seus filhos recebam esta educação opressiva. Por um lado imagino que seja para que os filhos tenham práticas de convivência em sociedade. Mas n tenho dúvidas que muito boa gente usa o CLF para dar aos putos a educação que eles próprios não se estão para chatear em dar. <BR/><BR/><BR/>E acontece o mesmo na classe média, com a agravante de que depois o remorso os faz vir para blogs dizerem anormalidades de La Palisse do tipo:<BR/><BR/>"Por isso afirmo que há pais incompetentes, professores incompetentes, administrativos incompetentes, ministros incompetentes, etc.."<BR/><BR/>Só falta dizer: e há vacas com 4 tetas, e há pretos que são albinos, e há cães que ladram...noiseformindhttps://www.blogger.com/profile/18280572297671101309noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1163240329521264202006-11-11T10:18:00.000+00:002006-11-11T10:18:00.000+00:00Bom diaAquilesSeja bem aparecido:) às tantas pense...Bom dia<BR/><BR/>Aquiles<BR/><BR/>Seja bem aparecido:) às tantas pensei que se tivesse cansado de algumas nossas conversas:) <BR/><BR/><BR/>Quanto ao tema de hoje tambem concordo que o equilíbrio e o bom senso é importante e necessário: cada criança é um caso e o que adoptamos como um filho pode não ser o mais correcto com o outro.<BR/><BR/>Não me parece que a autoridade deva causar sofrimento, seja ele físico ou psicológico; os traumas e medos de infância que muitas vezes se prolongam pela vida fora , referem-se quase sempre a situações de violência exercida nas crianças.<BR/><BR/>A autoridade deve sim ser sentida e entendida pela criança e aplicada de formas diferentes e adequadas conforme as suas idades de crescimento mas sempre com a ideia subjacente que existe ele (a criança) mas tambem os outros...<BR/><BR/>Estabelecer limites é de facto muito importante porque permitem à criança por um lado entender que ao ultrapassá-los lhe é inconveniente e por vezes perigoso mas tambem para eles próprios se sentirem seguros e confortáveis dentro dos seus limites... <BR/><BR/>Os pais tem imensa responsabilidade mas concordo tambem que o estado, dito "civilizado" não pode deixar completamente ao arbítrio dos pais a integração educacional pelo que os programas e os professores devem ter espaço e responsabilidade para esse papel na sociedade.<BR/><BR/>Contudo e como em todas as relações humanas o respeito e amor pelo próximo, neste caso pelas crianças, continua a ser o valor que melhor nos deve nortear porque utilizando uma frase muito gasta "o futuro é das crianças"A Menina da Luahttps://www.blogger.com/profile/03763610594911911057noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1163237907312841942006-11-11T09:38:00.000+00:002006-11-11T09:38:00.000+00:00JFR (1:00)Concordo. O acesso a comportamentos alhe...JFR (1:00)<BR/>Concordo. <BR/>O acesso a comportamentos alheios à cultura de cada povo, também veio baralhar, e muito, a apreensão das juventudes. A globalização no acesso a meios de comunicação introduziu novos factores no exercício bi-direccional (educadores/educandos)<BR/>que é a educação.AQUILEShttps://www.blogger.com/profile/04619164798857690079noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1163206833550113832006-11-11T01:00:00.000+00:002006-11-11T01:00:00.000+00:00Julgo que o maior desafio que se coloca à sociedad...Julgo que o maior desafio que se coloca à sociedade em geral, é conseguir contornar os obstáculos que o mundo actual coloca aos vários responsáveis pelo acompanhamento do crescimento das crianças. <BR/><BR/>A vida actual determina uma falta <BR/>de unidade educacional. <BR/><BR/>Desde muito cedo, são muitos os participantes na formação das crianças. Participantes esses, que podem ter vivências muito diferentes. E, daí, resultar uma miscelânia de informações, de conceitos e de valores que a criança ainda não é capaz de descodificar.<BR/><BR/>Longe vai o tempo em que a família e o professor primário (muitas vezes o mesmo durante 4 anos) eram os responsáveis por essa fase tão importante da formação que vai do berço até ao início da adolescência. Nem sempre isenta de erros, mas muito menos confusa.<BR/><BR/>Por isso, creio que algo poderá melhorar se forem criados meios que possibilitem, dentro da diversidade, encontrar princípios unificadores que os agentes educacionais usem.JFRhttps://www.blogger.com/profile/17899700857556598047noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1163205542859722392006-11-11T00:39:00.000+00:002006-11-11T00:39:00.000+00:00noise (3,57PM):Num mundo globalizado com as crianç...noise (3,57PM):<BR/><BR/>Num mundo globalizado com as crianças e os jovens usando e abusando da net e da TV,é impossível que a educação, anteriormente exclusivo(ou quase) dos pais, não se torne uma obrigação da sociedade em geral.JFRhttps://www.blogger.com/profile/17899700857556598047noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1163204489482563672006-11-11T00:21:00.000+00:002006-11-11T00:21:00.000+00:00A concordância com o artigo é muito grande. Estamo...A concordância com o artigo é muito grande. Estamos no domínio do diagnóstico. E, apesar da sua importância, não chega. Daí, ficar à espera das conclusões dessa reunião. Ficarei muito satisfeito se os remédios apontados para melhorar a situação forem, pelo menos, tantos quanto as várias formas de se fazer arroz em Valência.<BR/><BR/>É que, só o diagnóstico, nunca curou ninguém.JFRhttps://www.blogger.com/profile/17899700857556598047noreply@blogger.com