tag:blogger.com,1999:blog-10966841.post116351579646197354..comments2024-03-02T00:33:56.082+00:00Comments on Murcon: Aposto que o outro Nuno Grande está de acordo:).Unknownnoreply@blogger.comBlogger32125tag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1163646738373343172006-11-16T03:12:00.000+00:002006-11-16T03:12:00.000+00:00Ameninadalua,Pois é. Mas eu lamento que tanta gent...Ameninadalua,<BR/>Pois é. Mas eu lamento que tanta gente a falar, sendo alguns da cidade, não conseguissem trazer um pouco de debate sério à coisa. De lições de moral cultural estou eu cheio ; )))))))))) gostava que as pessoas pensassem tipo "eu vou dizer uma grande barbaridade, se calhar é melhor pensar um cadito antes de escrever isto" ; ))))))))))))<BR/><BR/>Mas n... raramente acontece. Por isso os meus comentários ás vezes são tardios. Eu bem espero que apareça algo denso e bem informado/justificado que possa servir de ponto de partida para uma boa discussãozita na caixa. Mas n se pode fazer omoletes sem ovos, pois n? loooooooooooolnoiseformindhttps://www.blogger.com/profile/18280572297671101309noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1163619829034181732006-11-15T19:43:00.000+00:002006-11-15T19:43:00.000+00:00NoiseEu percebi, juro...mas há coisas que mais val...Noise<BR/><BR/>Eu percebi, juro...mas há coisas que mais vale não sabermos e continuarmos na santa ingenuidade:)))A Menina da Luahttps://www.blogger.com/profile/03763610594911911057noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1163619116215818472006-11-15T19:31:00.000+00:002006-11-15T19:31:00.000+00:00Olá:)) Angie e BlogicoEstou rendidíssima às vossas...Olá:)) Angie <BR/>e Blogico<BR/><BR/>Estou rendidíssima às vossas opiniões:) mas claro e apesar disso ainda não conseguimos resolver o "poblema da coooooooooltura" em Portugal"...<BR/><BR/>Talvez para o próximo debate:)))<BR/><BR/>A sério, o que disseram parece-me ser uma muito boa reflexão sobre o tema em que nada é linear e de resolução rápida.A Menina da Luahttps://www.blogger.com/profile/03763610594911911057noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1163610756851822522006-11-15T17:12:00.000+00:002006-11-15T17:12:00.000+00:00Boss,Sejemos honestos: cultura n falta no Porto. T...Boss,<BR/>Sejemos honestos: cultura n falta no Porto. Tanta há, que está em muitos casos às moscas. Exemplo disso: a rede de museus da cidade. O Museu romântico está uma vergonha, o do Eléctrico uma desgraça, o da Imprensa se fosse lá uma inspecção fechava-o de uma ponta à outra. As exposições permanentes na Antiga Alfândega, nem falar disso. O problema específico aqui é o Teatro, n é a cultura. <BR/><BR/>No TNSJ as peças raramente passam dos 30% de audiência, no Rivoli as comédias privadas enchem aquilo mas depois as peças no pequeno auditório nem sequer o conseguem deixar a meio, excepção feita quando a Câmara envia convites para elas (e olha que o ciclo de Steinbeck estava a pouco mais de meio, bem como as peças de autores palestinianos). Resumindo e concluindo: vai daí, como praticamente a produção privada é que vale o Rivoli ter as portas abertas, Rui Rio resolveu eliminar a obrigatoriedade de ser a câmara a arcar com salas vazias. Há precedentes, imensos. Olha, o Teatro da Vilarinha por exemplo, abandonado mas a funcionar. Não dá prejuízo nem lucro, mas a companhia que lá opera produz sem parar e divulga as suas obras. O Helena Sá da Costa, como é que há-de funcionar como âncora de teatro pupeteiro melhor sem que o Estado lhe atribua mais dinheiro do que para o Museu das Matrionetas?<BR/><BR/><BR/><BR/>Pois é... pois é... como de costume ouvi nesta caixa de comentários os habituais discursos de cultura/educação/civilização. Pois... esquecem-se é que existe uma coisa chata chamada realidade e normalmente é aí que muito boa gente vive... para o bem ou para o mal ; )))))))))))))))<BR/><BR/>Por exemplo, não li aqui NENHUM COMENTÁRIO referente ao BUUM de companhias durante a Porto - Capital da Cultura 2001!!!!!! Por acaso nenhum dos presentes foi ao teatro nessa altura? N sabem que a maioria dos projectos que agora se degladiam por uma migalha de subsídios são de facto projectos iniciados para a programação dessa cornucópia passada????? Reparem como os próprios programadores culturais se questionavam sobre a possibilidade de todas estas companhias sobreviverem, isto em 2002!!!!!!:<BR/><BR/>"Foi neste contexto de multiplicação da oferta de formação que se constituiram grupos como "As Boas Raparigas vão para o Céu, as Más para Todo o Lado", o "Teatro Plástico", o "Teatro Bruto", o "Teatro Só" ou o "MetaMortemFase", para referir apenas alguns. Um período de euforia corolado pela realização da Capital da Cultura, em 2001, que agora entra num momento decisivo de questionamento face ao futuro próximo: quantas destas estruturas estarão preparadas para se afirmar como projectos autónomos e sólidos, tanto mais quando se sabe que os subsídios estatais atribuídos à produção teatral vão inevitavelmente diminuir ao longo deste ano?<BR/><BR/>Esta questão será tanto mais pertinente quando se sabe que a produção audiovisual - outro dos potenciais mercados para os jovens actores saídos destas escolas de formação - é ainda muito incipiente no Porto. A produção de 'spots' publicitários e a dobragem, por exemplo, só agora começa a despontar, havendo apenas duas empresas a dedicar-se exclusivamente a estas actividades. A única alternativa viável parece ser mesmo o mercado da capital, onde se concentra a produção nacional de televisão e de cinema.<BR/><BR/>António Capelo, actor e director artístico da Academia Contemporânea do Espectáculo, foi, juntamente com outros profissionais da Seiva Trupe, dos Comediantes e do Tear, um dos principais impulsionadores desta escola e, se assim se poderá chamar-lhe, da "nova vaga" de teatro no Porto. Apesar de se referir a esta 'movida' com algum entusiasmo, considera indispensável começar a questionar os espaços de criação estéticos e artísticos dos diferentes grupos, já que, na sua opinião, estes começam a trabalhar em "universos muito semelhantes"."<BR/><BR/>Portanto, estas companhias foram obtendo subsídios num mercado cultural que implodia lentamente. O próprio TECA é um survedouro de dinheiro com uma taxa de afluência de 20%!!!!!!!!!!!! E não vamos agora inventar públicos, que nunca existiram e que acorreram aos teatros APENAS em 2001, pq 30 ou 40 pessoas vão ter de se deixar de fazer teatro. As próprias companhias é que deviam, antecipando esta situação sido estruturadas de forma a sair do Porto para a periferia. Reparem no caso do TEP. Foi para Gaia, onde havia um deserto de oferta teatral. Neste momento prospera e a Câmara de Gaia encontra-se receptiva a aceitar mais 1 ou 2 companhias residentes no seu concelho mas FORA da cidade!!!!! Mas estar à espera que lhes cortem os subsídios é algo que considero típico de quem passou pelos tempos guterrianos ; ))))))))))))))))<BR/><BR/>Perceberam, Malta? Posso sempre fazer um desenhito... ; )))))))))))))noiseformindhttps://www.blogger.com/profile/18280572297671101309noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1163607141178328372006-11-15T16:12:00.000+00:002006-11-15T16:12:00.000+00:00angiemais uma vez concordo consigo, palavra por pa...angie<BR/><BR/>mais uma vez concordo consigo, palavra por palavra :)blogicohttps://www.blogger.com/profile/14141420339164350931noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1163606061576590112006-11-15T15:54:00.000+00:002006-11-15T15:54:00.000+00:00BlogicoEstimo muito que concorde, mais ainda por s...Blogico<BR/>Estimo muito que concorde, mais ainda por ser promotor cultural.<BR/>Também eu não disse 1 coisa óbvia: eu sou 150% (!) a favor de iniciativas, hábitos, produtos, consumo cultural.<BR/>Acho que é das poucas valências de cidadania que nos dá autonomia, identidade, auto conhecimento, horizontes, crescimento interior, felicidade.<BR/>Mas penso aquilo tudo que disse, talvez precisamente por observar bem (ou pelo menos com atenção) essa vertente do nosso sistema.<BR/>E digo mais: a maior prova do nosso "défice" cultural é exactamente... a culpabilização do Estado pelo défice orçamental na cultura! E a reivindicação indignada dos subsídios ao paizinho...<BR/><BR/>Assisto, na minha cidade, às coisas mais incríveis.<BR/>Por exemplo: <BR/>- um "lobby" potentíssimo e descarado pelas (não todas, mas muitas) companhias de teatro. <BR/>Eu gosto de teatro, atenção: mas acho indecente verificar o que se passa com a música, por exemplo: não há nada para ninguém! E é ver as orquestras e os corais a morrer de fome e a fechar por fim as portas (algumas sobrevivem, mas sem pagar oas músicos há mais de 1 ano...) Só que estas não têm cartazes espalhados pela cidade, poucos as conhecem, ninguém os convida, como hão-de ter condições de existir?<BR/><BR/>Isto é além de tudo concorrência desleal, na minha óptica.<BR/>Mas concorrência é lá vocábulo que entre no léxico dos subsidiados?!<BR/>Ou nas preocupações do Estado que nós desejamos?!LRhttps://www.blogger.com/profile/08418316999200832934noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1163603009604790602006-11-15T15:03:00.000+00:002006-11-15T15:03:00.000+00:00angieconcordo com tudo que escreveu, apenas acresc...angie<BR/><BR/>concordo com tudo que escreveu, apenas acrescento um pormenor:<BR/>deve ser a sociedade civil a gerar essas movimentos e não o estado. em Portugal temos (em geral) a mania de empurrar tudo para o estado e sentarmo-nos confortavelmente à espera que as coisas apareçam. em nenhum lugar do mundo pode ser assim. temos que nos juntar e criar fundações, associações, organizações e mecenatos que sejam o motor da nossa cultura. O estado só tem que zelar pela nossa liberdade.<BR/><BR/><BR/>ameninadalua<BR/><BR/>eu sei que sabe que temos bons exemplos cá. apenas me lembrei de mencionar aquele que me parece ser um bom caso de sucesso, qualidade e boa-vontadeblogicohttps://www.blogger.com/profile/14141420339164350931noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1163601344160997452006-11-15T14:35:00.000+00:002006-11-15T14:35:00.000+00:00ameninadalua:Olá:):)Eu concordo consigo também, o ...ameninadalua:<BR/>Olá:):)<BR/>Eu concordo consigo também, o que afirmo é apenas o princípio.<BR/>E acho que é disso que carecemos nós, os portugueses: bússolas. Em vez de casuística e decisões erráticas e sentimentais.<BR/><BR/>Também concordo com o blogico quando ele diz que por exemplo as primeiras obras deveriam ser subsidiadas. Claro que sim!<BR/>Mas isso é outra coisa, ou melhor, é MAIS do que o subsídio à cultura: são políticas transversais. <BR/>É a cultura, mas é também o incentivo à iniciativa dos jovens (ou não jovens), o apoio ao empreendorismo, o incremento da marca portuguesa...é o empurrão para depois dar a cana de pesca em vez da sardinha, passe o cliché.<BR/>Muita coerência e sustentabilidade numa só medida. <BR/>Isso e outras coisas em prol da cultura, sim, porque contribuem de facto para o desenvolvimento económico e social, para a maioridade. Porque anda tudo de mão dada: não nos iludamos!<BR/>Isso é é que é visão estratégica.<BR/>Agora o que temos em Portugal na maioria dos casos não é isso: são financiamentos desarticulados, sem capacidade de replicação, sem regras nem contrapartidas, sem avaliação, sem rasto nem mais valia nos hábitos do público (ou dos novos públicos). <BR/>São sempre os mesmos: os que recebem, e os que assistem.<BR/>Em nenhum sítio evoluído o Estado trabalha assim (nem os cidadãos deixam).<BR/>Outra nota que me parece importante: o Estado deve é "criar condições". o que pode passar pelos dinheiritos (que são de todos), mas passa seguramente por muito mais. <BR/>E depois, no caso vertido, o Rio é 1 eleito local. Não é o ministro da cultura. Os municípios não são mini-governos, clones em miniatura do Terreiro do Paço. Há 1 enorme diferença nos papéis e nas prioridades.<BR/>Como não voto nele, tão pouco estou a fazer propaganda eleitoral (sublinhe-se).<BR/>Em Portugal somos todos assim: continuamos a comer-nos vivos por causa da camisola partidária, não é? :):) Grande entretém para deixar passar ao lado o que é importante e nunca mais sair da cepa torta!!<BR/>No fundo, no fundo, adoramos :):)LRhttps://www.blogger.com/profile/08418316999200832934noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1163594129326314252006-11-15T12:35:00.000+00:002006-11-15T12:35:00.000+00:00BlogicoEu acredito que a criatividade anda a passo...Blogico<BR/><BR/>Eu acredito que a criatividade anda a passo com a liberdade sem dúvida... apenas gostei de realçar que o estado tambem deve e pode criar condições para ambas...sob pena de sermos demasiado optimistas relativamente a resultados...<BR/><BR/>Claro que como compreende eu tambem sei que não é necessário ir tão longe para a Rússia, para se ver bons exemplos ou até melhores, apenas me lembrei deste na altura do comentário. Agora lembrar-me-ía de outros:)A Menina da Luahttps://www.blogger.com/profile/03763610594911911057noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1163589358312862802006-11-15T11:15:00.000+00:002006-11-15T11:15:00.000+00:00ameninadaluaeu acredito que o estado não tem o dev...ameninadalua<BR/><BR/>eu acredito que o estado não tem o dever de educar ninguém. (mas isso já nos levaria para posts anteriores sobre educação/enisno) o estado tem a obrigação apenas de defender a liberdade dos cidadãos.<BR/><BR/>a questão da divulgação não é tão importante como se pensa. o que melhor promove os espectáculos é o "passa a palavra" entre o público. quem viu e gostou, recomenda aos conhecidos, que por sua vez preferem ir a um espectáculo recomendado em vez de escolherem um "às cegas" (lá está... porque a qualidade geral é baixa, e as pessoas já estão "escaldadas")<BR/><BR/>Não precisa de ir à rússia para isso. Os concertos da igreja da lapa têm sempre casa cheia (e a transbordar) e o coro não profissional da lapa não fica a dever nada aos seus congéneres europeus. :)blogicohttps://www.blogger.com/profile/14141420339164350931noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1163587653273276252006-11-15T10:47:00.000+00:002006-11-15T10:47:00.000+00:00Blogico"o que é difícil, muito difícil mesmo, e qu...Blogico<BR/><BR/>"o que é difícil, muito difícil mesmo, e que exige verdadeira "arte", é fazer um espectáculo de qualidade, que toda a gente queira pagar para ver. "<BR/><BR/>Isso é sem dúvida verdade... mas tambem para as pessoas saberem e serem capazes de gostar para lá se deslocarem é preciso primeiro serem sensibilizadas e educadas para isso e aí o estado tem imensas responsabilidades...<BR/><BR/>Em alguns países de leste, as pessoas sem terem grandes recursos gastam o pouco dinheiro que têm para assistir a concertos clássicos porque aprenderam musica e foram educadas para gostarem dela...<BR/><BR/>Ainda ontem no programa "Ritornello" da Antena 2 o Jorge Rodrigues falava nos coros russos não profissionais composto por pessoas que se deslocam às igrejas ortodoxas para cantar que são duma qualidade e dum perfecionismo extremos que deriva apenas do facto de saberem e gostarem de musica porque sempre viveram com ela na alma e no dia a dia...A Menina da Luahttps://www.blogger.com/profile/03763610594911911057noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1163584382457386202006-11-15T09:53:00.000+00:002006-11-15T09:53:00.000+00:00JMV 6:48Concordo completamente, cada caso é um cas...JMV 6:48<BR/><BR/>Concordo completamente, cada caso é um caso.<BR/>Num plano puramente teórico, não gostaria de viver num país em que a cultura dependesse exclusivamente do estado. E preocupa-me o facto de em Portugal o financiamento da grande maioria dos espectáculos ser público.<BR/>Basta termos apenas 1 ministro da cultura com uma política semelhante à de Rui Rio, e acaba tudo...<BR/>A cultura tem que se manter a si própria.<BR/><BR/>chato 8:51<BR/><BR/>o Porto anda bem servido. :) A qualidade pode ser duvidosa, mas a variedade existe. (e são quase todos espectáculos de financiamento público)<BR/><BR/>atorres 10:29<BR/><BR/>a qualidade e as audiências não estão necessáriamente em planos opostos.<BR/>é facílimo fazer um espectáculo pseudo-intelectualóide que toda a gente diz que tem muita qualidade, mas só os amigos vão ver. (e com convite) :)<BR/>também é facílimo fazer um espectáculo de qualidade duvidosa apenas com o intuito de encher uma sala. (normalmente a brejeirice funciona sempre muito bem) :)<BR/><BR/>o que é difícil, muito difícil mesmo, e que exige verdadeira "arte", é fazer um espectáculo de qualidade, que toda a gente queira pagar para ver.blogicohttps://www.blogger.com/profile/14141420339164350931noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1163551408068464532006-11-15T00:43:00.000+00:002006-11-15T00:43:00.000+00:00Boa noite!Parece que se divaga parao futebol. E re...Boa noite!<BR/>Parece que se divaga parao futebol. E recebi este conteúdo num e-mail<BR/> " É por não gostar de futebol que sou do* **Benfica* . Tal como compreendo<BR/> como é que há portugueses que conseguem ser de outros clubes.<BR/> O Sporting, o Porto podem jogar bem, e o Belenenses e a Académica podem<BR/> calhar bem em sociedade, mas* **só o Benfica, como o próprio nome indica, é<BR/> o próprio Bem. Que fica. *<BR/> <BR/>*Só o Benfica pode *jogar mal sem que daí lhe advenha algum mal. Basta<BR/> olhar para os jogadores para ver que sabem que são os maiores, que não<BR/> precisam de esforçar-se muito, porque são intrínseca e moralmente a maior<BR/> equipa do mundo inteiro. Ninguém sabe. Mas sente-se. Quando perdem, não se indignam, não desesperam.<BR/><BR/> Eusébio só chorou quando jogou por Portugal. Quem joga no* **Benfica* tem o<BR/> privilégio e o condão de estar sempre a sorrir.<BR/><BR/> Não conseguem resistir.* **O Benfica, a bom ver,nem sequer é uma equipa de<BR/> futebol. É um nome. É como dizem os brasileiros, uma "griffe".<BR/> *Têm uma cor. Antes de entrar em campo, já têm um mito em jogo, já estão<BR/> a ganhar por 3-0, graças só à reputação. Quando o *Benfica* perde, parece<BR/> sempre que quis perder.<BR/><BR/> Essa é* **a força inigualável do Sport Lisboa e Benfica *- faz sempre o que<BR/> lhe apetece. O problema é que lhe apetece frequentemente, perder.<BR/><BR/> Qual é o segredo do ***Benfica* ? São os benfiquistas. São do* **Benfica*como<BR/> são filhos de quem são. Ninguém "escolhe" o* **Benfica *, como ninguém<BR/> escolhe a Mãe ou o Pai. Em geral, aliás, os benfiquistas odeiam o* Benfica* e<BR/> lamentam-no no estádio e em casa, mas pertencem-lhe.<BR/> Quanto mais pertencemos a uma entidade superior, seja a Família, a<BR/> Pátria, Deus - ou o* Benfica* , mais direito, temos de criticá-la e<BR/> blasfesmá-la.<BR/> Não há alternativa.<BR/><BR/> Em contrapartida, os sportinguistas e portistas parecem genuinamente<BR/> convencidos que apoiam as equipas deles porque são as mais dignas ou as<BR/> melhores.<BR/><BR/> Desgraçados!<BR/><BR/> Se fossem coerentes, seriam todos adeptos do REAL MADRID, AC MILAN, etc, etc.<BR/><BR/> No* **Benfica* , não se exige qualquer lealdade. Só se pede, em relação aos<BR/> adeptos de outros clubes, caridade e comiseração. O Sporting, por<BR/> exemplo, tem a mania e a pretensão de ser "rival" do* **Benfica* , um pouco<BR/> como o PSN se julga crítico parlamentar do PSD. Mas, se se tirasse o *Benfica* ao Sporting, o Sporting deixaria de existir.<BR/><BR/> *O Benfica é um grande clube *porque tem história e talento suficientes<BR/> para não dar importância aos resultados. Tem uma tradição de "nonchalance" e<BR/> de pura indiferença que não tem igual nos grandes clubes europeus.<BR/><BR/> O* **Benfica* não joga - digna-se jogar.<BR/> Não joga para vencer - vence por jogar.<BR/><BR/> Odeio futebol. Mas amo o *Benfica* .<BR/><BR/> As opiniões de quem gosta de futebol são suspeitas.<BR/><BR/> Claro que os sábios são do *Benfica* . Mas a força deste grande clube está<BR/> nos milhões que são benfiquistas apesar do* **Benfica* , apesar do futebol,<BR/> e apesar deles próprios. Em contrapartida, aposto que a totalidade de pessoas<BR/> que são do Sporting ou do Porto, por infortúnio pessoal ou deficiência<BR/> psicológica, são sócios.<BR/><BR/> *A força do Benfica, meus amigos, está em quem não paga as quotas, que<BR/> não vai a jogos, quem não sabe o nome dos avançados - isto é, no resto do<BR/> mundo.<BR/><BR/> O Benfica, é o Benfica.<BR/><BR/> E o que tem de ser - e é - tem muita força.<BR/> *<BR/> Miguel Esteves Cardoso<BR/><BR/>UM abraço a todos os benfiquistas ou não :)<BR/>MJVera_Effigieshttps://www.blogger.com/profile/02441833715206730544noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1163551370309927652006-11-15T00:42:00.000+00:002006-11-15T00:42:00.000+00:00Não estou de acordo com a decisão de Rui Rio em el...Não estou de acordo com a decisão de Rui Rio em eliminar os subsídios a fundo perdido, concedidos pela Câmara do Porto, aos organismos culturais e recreativos da sua cidade. Menos, ainda, com a forma como a decisão é tomada. Demasiado abrupta. Demasiado radical.. Pouco reflectida. E, por tudo isso, pouco inteligente.<BR/><BR/>De uma forma geral e em todo o país, a forma como os subsídios têm sido concedidos é pouco escrupulosa. Sabe-se que há subsídios, concedidos a entidades sem actividade comprovada, geradora de bem-estar à colectividade. E, isto tem de ser contido. Se não puder ser eliminado.<BR/><BR/>Daí que, o que se me afigura como razoável, será criar um suporte legal e nacional capaz de controlar a concessão de subsídios, sejam a fundo perdido, ou de outro tipo. Não eliminá-los, pura e simplesmente! No fundo, será colocar à disposição dos agentes investidores em actividades culturais e recreativas, um mecanismo que permita que bons projectos sejam apoiados. Assim, temendo ser “culturalmente incorrecto”, entendo necessário que se use a economia para apoiar a cultura.<BR/><BR/>De facto, complementarmente ao já existente POC - Programa Operacional da Cultura, poder-se-iam criar programas específicos para enquadrarem os projectos, a serem apresentados, aprovados e controlados pelas autarquias. Tais programas poderiam cobrir várias áreas de expressão cultural e recreativa. Como, por exemplo:<BR/><BR/>· Projectos Piloto relativos a Produtos, Processos e Sistemas Culturalmente Inovadores;<BR/>· Dinamização da Fileira da Cultura;<BR/>· Fundo de Apoio ao Investimento Cultural no Interior;<BR/>· Parcerias com Iniciativas Públicas;<BR/>· Programas Integrados com o Desenvolvimento Turístico;<BR/>· Programa de Formação e Desenvolvimento Cultural;<BR/>· Programas Recreativos para a Mobilização de Jovens.<BR/><BR/>Neles, será possível definir um conjunto de indicadores-objectivo a que os promotores se obrigam. Bastará, para tanto, que governo, autarquias e agentes culturais se juntem para os definir. E, para eliminar um dos problemas que se colocam com a atribuição actual dos subsídios - a falta de público -, poderá existir um desses indicadores que torna variável e dependente do número de bilhetes vendidos o respectivo nível de apoio.<BR/><BR/>A exemplo do que acontece na concessão dos apoios às PME os apoios poderão e deverão ser concedidos, de acordo com os documentos de despesa apresentados, podendo existir um adiantamento inicial. A totalidade do apoio, só será concedida após finalização do projecto e, sempre, dependente da análise quanto ao cumprimento dos objectivos.<BR/>Dirão alguns: “Que complicação”. Outros: “Os agentes culturais não têm meios para isso”. Não é verdade e, mesmo que o fosse, valeria a pena. Pela transparência. Pela seriedade. Pela cultura.JFRhttps://www.blogger.com/profile/17899700857556598047noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1163548388224054812006-11-14T23:53:00.000+00:002006-11-14T23:53:00.000+00:00Não há nada como o futebol na sua versão clubistic...Não há nada como o futebol na sua versão clubistica para nos tirar do sério. Mas convenhamos que depois de ouvir esse senhor dizer que “…Portugal não é um país de construção mas sim um país de destrução…” não temos outra hipótese senão dar uma gargalhada!<BR/>Quanto aos outros fait-divers, eu, como profissional do desporto, prefiro chutá-los para canto…A essência da prática desportiva está nos seus praticantes e nos seus técnicos, ao cabo e ao resto os que têm menos protagonismo, porque fogem à polémica e é esta que faz as notícias. E sem notícias não se vende…e sem vendas a economia definha.. e se a economia definha não há empregos… e sem empregos…alquimistahttps://www.blogger.com/profile/13693297584048480331noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1163546833247472082006-11-14T23:27:00.000+00:002006-11-14T23:27:00.000+00:00Bem me parecia que, para terminar "a ronda", me ch...Bem me parecia que, para terminar "a ronda", me cheirava mal... começam em Rui Rio, passam pelo Pinto(inho) sem casca e eu acabo no boss cá da terra, Luís Menezes (desculpe quem do senhor gosta mas, já lhe aturei traumas grandes à custa do "sitiozinho" onde trabalho...)<BR/><BR/>Boa noite a todos!!<BR/><BR/>Tenho cá dentro o "bicho" a uivar... dói...<BR/>(para os que não percebem quem uiva, azar!! Ups!! Lá estou eu a ser má ;))<BR/><BR/><BR/>Beijos e tratem bem da "coltura" da loja do Professor...PAH, nã sei!https://www.blogger.com/profile/09516013090591130881noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1163545581002058062006-11-14T23:06:00.000+00:002006-11-14T23:06:00.000+00:00j.b.mendes 10:56 PM"... o próximo não estará longe...j.b.mendes 10:56 PM<BR/><BR/><I>"... o próximo não estará longe de entrar e de colocar o BENFICA como o clube com mais mafiosos, caloteiros, corruptos, etc do mundo dos records para o Guiness."</I><BR/><BR/>Mas até lá, ainda vais acordar montes de vezes com a almofada espetada na tampa do açucareiro. Se assim for, aproveita bem a faena porque sempre é uma hipótese de também ires parar ao livro do Guiness...Fora-de-Leihttps://www.blogger.com/profile/11291623571493321627noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1163545476416353242006-11-14T23:04:00.000+00:002006-11-14T23:04:00.000+00:00Quem é grande incomoda muita gente.Só é preciso nã...Quem é grande incomoda muita gente.<BR/>Só é preciso não esquecer que os homens passam e as Instituições ficam.<BR/><BR/>j.b.mendes,<BR/>mais um mentecapto, cuja felicidade na vida advém destas notícias.<BR/>Triste figurinha, Santo Deus!andorinhahttps://www.blogger.com/profile/00135299308769574190noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1163544976699669202006-11-14T22:56:00.000+00:002006-11-14T22:56:00.000+00:00Do Porto para Lisboa...O fundador da Casa do FcPor...Do Porto para Lisboa...<BR/><BR/>O fundador da Casa do FcPorto no Luxemburgo, Dragão de Ouro, em outras nupcias, e sócio EXPULSO do Dragão, o penteadinho do slb Don Veiga, colou-se ao clube com mais sócios de pacote e a retalho do mundo, para fazer valer a sua condição de perseguido tal qual o presidiário Vale Azevedo, por ser do clube do Regime dos supostos 6 milhões de atrofiados mentais, (HEIL) todos com o sindrome da mania da perseguição por parte dos duendes da floresta Estrumpfe. A culpa do arresto dos bens do Sr Veiga é do Pinto da Costa, até mencionou que não traficava marfim, mas esteve por um fio, mencionar o nome do seu pior inimigo J.N.P.C. como o mentor de tão diabolico saque. No FCPorto este senhor foi escorraçado, de certeza absoluta ( para prefazear o próximo a bater com o focinho na pildra)que não foi por ser um servidor do clube, mas sim por se querer servir do clube. E como não´há 2 sem 3 o próximo não estará longe de entrar e de colocar o benfica como o clube com mais mafiosos, caloteiros, corruptos, etc. do mundo dos records para o Guiness.jbmendeshttps://www.blogger.com/profile/09905198274302554725noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1163543397704892252006-11-14T22:29:00.000+00:002006-11-14T22:29:00.000+00:00blogico“quem tem tudo pago, não tem motivação para...blogico<BR/><BR/>“quem tem tudo pago, não tem motivação para fazer um espectáculo de qualidade que chame público.”<BR/>Bom, não é líquido que ausência de dificuldades financeiras e qualidade artística sejam incompatíveis. Há inúmeras grandes produções cinematográficas, teatrais e outras de qualidade.<BR/>Por outro lado, nunca as audiências foram o único e decisivo aferidor de qualidade. Ou será que a TVI e o 24 HORAS, por exemplo, são paradigmas de qualidade?<BR/>Abraço murcónicoalquimistahttps://www.blogger.com/profile/13693297584048480331noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1163540453843657252006-11-14T21:40:00.000+00:002006-11-14T21:40:00.000+00:00Angie :)))))Eu já conhecia os "diários" mas de fac...Angie :)))))<BR/><BR/>Eu já conhecia os "diários" mas de facto são uma boa caricatura dos desfazamentos possíveis entre os géneros, desfazamentos e "desfaçatezes" :)) <BR/><BR/>Quanto aos subsídios tambem me parece que existem outras prioridades a ter na gestão do país mas o problema não é esse.<BR/><BR/>A questão é que muitas das instituições culturais estão inteiramente suportadas e comprometidas com os subsídios e se eles desaparecerem de repente entram numa situação incomportável relativamente aos compromissos já assumidos e ficam em falência absoluta.A Menina da Luahttps://www.blogger.com/profile/03763610594911911057noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1163537677908771322006-11-14T20:54:00.000+00:002006-11-14T20:54:00.000+00:00Desculpem: o texto saiu em duplicado. Chatice.Desculpem: o texto saiu em duplicado. Chatice.chatohttps://www.blogger.com/profile/09076113619525644676noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1163537498353054452006-11-14T20:51:00.000+00:002006-11-14T20:51:00.000+00:00Tirado do blog ablasfémia.blogspot com a devida vé...Tirado do blog ablasfémia.blogspot com a devida vénia:<BR/>--------------------------<BR/>A ser assim, parece que afinal aí no Porto há cultura!<BR/>--------------------------<BR/>«Porto, um deserto cultural» <BR/>Hoje, terça-feira:<BR/>###<BR/>Ópera:<BR/>- «O Trovador», de Giuseppe Verdi, pelo Círculo Portuense de Ópera, Orquestra Nacional do Porto, Teatro Comunale di Bologna e Teatro Delle Muse de Ancona, no Coliseu;<BR/><BR/>Teatro:<BR/>- «O Saque», de Joe Orton, Teatro Nacional de São João;<BR/>- «A máquina de escrever», pela Companhia As Boas Raparigas, no Estúdio Zero;<BR/>- «Começa a acabar», de Samuel Beckett, pelo ACE, Teatro do Bolhão;<BR/>- «Debaixo da cidade» de Gonçalo M. Tavares, Balletteatro Auditório;<BR/>- «Um sorriso na sala Bébé», de António Pedro e Miguel Ribeiro, no Cinema Batalha;<BR/>- «Estórias do dia e da Noite», de Jorge Constante Pereira, no Teatro Rivoli;<BR/>- «Problema? Qual problema?», de Margarida Fonseca, Teatro do Campo Alegre;<BR/><BR/>Música:<BR/>- «Steve Reich and Musicinas synergie Vocals», na Casa da Música;<BR/>- «Harmos Festival», no Teatro Helena Sá e Costa<BR/>- «Rent», de Francisco Santos - Famous Produções, no Teatro Sá da Bandeira;<BR/><BR/>Poesia:<BR/>- «Tudo gira», recital de poesia com textos de Jorge de Sousa Braga e interpretação de Margarida Mestre, no Teatro Campo Alegre;<BR/><BR/>Exposições recomendadas:<BR/>- «As pequenas coisas: recordações de mulheres - 1910-1950», Bibliotca Pública Municipal;<BR/>- «O Douro sentido de Emilio Biel», fotografia, na Casa do Infante;<BR/>- «Suggia, o violoncelo», na Casa-Museu Guerra Junqueiro;<BR/>- «Pacífio inédito - 1862-1866», fotografia, relativa à última expedição científica espanhola à América, no Centro Português de Fotografia;<BR/>Hoje, terça-feira:<BR/><BR/><BR/><BR/>Ópera:<BR/>- «O Trovador», de Giuseppe Verdi, pelo Círculo Portuense de Ópera, Orquestra Nacional do Porto, Teatro Comunale di Bologna e Teatro Delle Muse de Ancona, no Coliseu;<BR/><BR/>Teatro:<BR/>- «O Saque», de Joe Orton, Teatro Nacional de São João;<BR/>- «A máquina de escrever», pela Companhia As Boas Raparigas, no Estúdio Zero;<BR/>- «Começa a acabar», de Samuel Beckett, pelo ACE, Teatro do Bolhão;<BR/>- «Debaixo da cidade» de Gonçalo M. Tavares, Balletteatro Auditório;<BR/>- «Um sorriso na sala Bébé», de António Pedro e Miguel Ribeiro, no Cinema Batalha;<BR/>- «Estórias do dia e da Noite», de Jorge Constante Pereira, no Teatro Rivoli;<BR/>- «Problema? Qual problema?», de Margarida Fonseca, Teatro do Campo Alegre;<BR/><BR/>Música:<BR/>- «Steve Reich and Musicinas synergie Vocals», na Casa da Música;<BR/>- «Harmos Festival», no Teatro Helena Sá e Costa<BR/>- «Rent», de Francisco Santos - Famous Produções, no Teatro Sá da Bandeira;<BR/><BR/>Poesia:<BR/>- «Tudo gira», recital de poesia com textos de Jorge de Sousa Braga e interpretação de Margarida Mestre, no Teatro Campo Alegre;<BR/><BR/>Exposições recomendadas:<BR/>- «As pequenas coisas: recordações de mulheres - 1910-1950», Bibliotca Pública Municipal;<BR/>- «O Douro sentido de Emilio Biel», fotografia, na Casa do Infante;<BR/>- «Suggia, o violoncelo», na Casa-Museu Guerra Junqueiro;<BR/>- «Pacífio inédito - 1862-1866», fotografia, relativa à última expedição científica espanhola à América, no Centro Português de Fotografia;chatohttps://www.blogger.com/profile/09076113619525644676noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1163535545323073922006-11-14T20:19:00.000+00:002006-11-14T20:19:00.000+00:00Professor: Para não ficar com a impressão errada (...Professor: <BR/><BR/>Para não ficar com a impressão errada (de que discordo só para chatear) e de qualquer maneira para me redimir da dita discórdia...deixo-lhe aqui um seriíssimo e interessante "case study"sobre os pequenos dramas ( e também discórdias) da vida de casal.<BR/>Na forma de Diário (que não da Bridget Jones...)<BR/><BR/>DIÁRIO D' ELA:<BR/>Ele ficou esquisito a partir de sábado à noite. Tínhamos<BR/>combinado encontrarmo-nos num bar para beber um copo<BR/>antes de jantar. Andei às compras a tarde toda com as amigas e <BR/>pensei que o seu comportamento se devesse ao meu atraso de<BR/>vinte minutos. Mas não. Nem sequer fez qualquer comentário,<BR/>como lhe é habitual. A conversa e o sítio não estavam muito<BR/>animados, por isso propus irmos a um lugar mais íntimo para podermos conversar mais tranquilamente.<BR/>Fomos a um restaurante caro e elegante. A comida estava<BR/> excelente e o vinho era de reserva. Quando veio a conta, ele nem refilou e continuava a portar-se de forma bastante <BR/>estranha. Como se estivesse ausente. Tentei rodar os assuntos<BR/>para fazer com que se animasse mas em vão. Comecei a pensar<BR/>se seria culpa minha ou outra coisa qualquer. Quando lhe perguntei, disse apenas que não tinha nada a ver comigo. Mas <BR/>não me deixou convencida.<BR/>No caminho para casa, já no carro, disse-lhe que o amava. Ele limitou-se a passar o braço por cima dos meus ombros, de<BR/>forma paternal e sem me contestar. Não sei como explicar a <BR/>sua atitude, porque não disse que me queria como faz<BR/>habitualmente. Simplesmente não disse nada. Começo a ficar cada vez mais preocupada. Chegámos por fim a casa e, nesse<BR/>preciso momento, pensei que ele me queria deixar. Tentei fazer <BR/>com que falasse sobre o assunto mas ele ligou a televisão e<BR/>ficou a olhá-la com um ar distante, como que a fazer-me ver<BR/>que tudo tinha terminado entre nós. O silêncio cortado pelo<BR/>filme era sufocante. Por fim, desisti e disse-lhe que ia para a <BR/>cama. Mais ou menos dez minutos depois, ele entra no quarto<BR/>e deita-se a meu lado. Para enorme surpresa minha,<BR/>correspondeu aos meus beijos e carícias e acabámos por fazer<BR/>amor. Não foi tão intenso como normal mas ele pareceu <BR/>gostar. Apesar de continuar com aquele ar distraído que tanto<BR/>me aflige.<BR/>Depois, ainda deitada na cama, resolvi que queria enfrentar a<BR/>situação e falar com ele o quanto antes. Mas ele já tinha <BR/>adormecido. Comecei a chorar e continuei a fazê-lo pela noite<BR/>dentro, até adormecer quase de manhã.<BR/>Estou desesperada, já não sei o que fazer. Estou praticamente<BR/>convencida que os seus pensamentos estão com outra. A <BR/>minha vida é um autêntico desastre!<BR/>DIÁRIO D'ELE:<BR/>O Benfica perdeu. Pelo menos dei uma queca...<BR/> <BR/><BR/>Para se rir se não conhecer ainda!!!LRhttps://www.blogger.com/profile/08418316999200832934noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10966841.post-1163535314477685712006-11-14T20:15:00.000+00:002006-11-14T20:15:00.000+00:00Boa noite.Incentivar a criação artística para quê?...Boa noite.<BR/><BR/>Incentivar a criação artística para quê?<BR/>Já somos um país em que existe tanta oferta a nível cultural que não são precisos mais subsídios. Quem quiser que puxe os cordões à bolsa.:)))) Loool<BR/><BR/>Concordo que não se deve subsidiar tudo sem excepção, terá naturalmente que haver critérios.<BR/><BR/>Lobices,<BR/>É só o Porto que se está a tornar uma cidade insípida?<BR/>Eu acho que é o país:(andorinhahttps://www.blogger.com/profile/00135299308769574190noreply@blogger.com