terça-feira, abril 06, 2010

O horror, escreveu Conrad. A cada um o seu...

Os geniais Monty diziam-nos, do alto das cruzes em A Vida de Brian, que era preciso olhar sempre para o lado brilhante da vida. Aos sessenta, e com dois Pais demenciados, não é difícil fazê-lo perante esta notícia:), os meus filhos já não tremerão a cada esquecimento ou repetição. Como eu e alguns de vocês...

Alzheimer terá tratamento eficaz em até 10 anos, diz cientista inglês
Publicidade
da Efe, em Barcelona
O médico inglês David Wilkinson, um dos maiores especialistas no mal de Alzheimer, afirmou que em um prazo de dez anos estará disponível um tratamento combinado de remédios que controlará o avanço da doença.
Como acontece atualmente com o tratamento contra a Aids, Wilkinson que a combinação de diversos remédios e, sobretudo, a prevenção também serão decisivas para a cura do Alzheimer.
"Não acho que nunca teremos um tratamento único contra o Alzheimer, mas quatro ou cinco diferentes. Talvez combinaremos uma vacina com inibidor de colinesterase com uma droga de memantina e antioxidantes ou antiinflamatórios, o que permitirá uma administração correta da doença", afirmou.
Wilkinson, diretor do Centro de Pesquisa e Avaliação da Memória do Hospital Moorgreen, em Southampton, no Reino Unido, afirma que dentro de "uns cinco ou dez anos" estará disponível o primeiro tratamento combinado que cure ou pelo menos detenha o progresso da doença, que afeta entre 6% e 10% da população dos países desenvolvidos.
Disgnóstico
Atualmente não existe nenhum remédio que detenha o mal de Alzheimer, mas há vários que conseguem desacelerar a evolução.
Para o cientista, tão importante quanto achar uma cura é que a doença seja detectada a tempo. A experiência demonstra que "quanto mais rápido se diagnostica e se trata, melhores são os resultados obtidos a longo prazo".
O problema, segundo Wilkinson, é que na Europa como um todo se demora em média mais de um ano desde os primeiros sintomas da doença até os pacientes recorrerem ao médico para conhecer as causas provocadas pela perda grave de memória, pela desorientação e pelos constantes descuidos.
O especialista considera que é positivo comunicar o diagnóstico da doença ao paciente, por sua vez destaca a importância de que pessoas famosas que sofrem da doença assumam em público.

11 comentários:

Jonas disse...

Como alguns de nós, sim.

Obrigada, quer por este, quer pelo texto anterior (que li primeiro na revista e depois no Blog, acasos, costuma ser ao contrário).

Jonas disse...

Este post está em destaque na Homepage do SAPO, tab "Radar".

Cê_Tê ;) disse...

Que excelente notícia!!!!!
Eu temo padecer desse destino ;/
Mas se mal pergunto (e não sei a resposta MESMO) antes era só por autópsia que se sabia se os sintomas era mesmo provocados pelo mal de Al. Decerto haverá testes imunológivos, genéticos,... Porque pode ter haver com quadros mais complexos e problemas de envenhecimento múltiplos...
De toda a forma é uma animadora esperança.
No BIOCANT andavam a fazer também investigações muito importantes (é cá em Portugal, em Cantanhede, com cérebros portugueses- cientistas, entenda-se ;)))

Assim pode ser que me reforme lúcida ainda com 92 anitos;)))

(Já está mais descansado aposto!;P)

Cê_Tê ;) disse...

Volto para deixar uma preocupação... (o assunto dominou-me até agora)


Não tenho dúvidas que enquanto os Estados Unidos dá um passo em frente em matéria de Saúde Pública em Portugal dá-se um passo de Avestruz à rectaguarda. ;((((
Eu começo a programar as consultas ao dentista de forma a não pesar no orçamento familiar... Não me envergonho de o confessar. Desconto desde que comecei a leccionar para tudo e mais alguma coisa. Não vejo as coisas a melhorar... Não tenha dúvidas professor que as políticas actuais (e NÃO! Não me venha com a crise mundial- por que se há para gastos supérfulos, vergonhosos "investimentos",... primeiro a educação e a saúde) a saúde só será para quem pode. Veja a vergonha que é o encerramento de serviços de saúde a contar com as clinicas privadas que se instalam nessas mesmo zonas ou os serviços que podem ser dados pelos espanhóis!
Que é feito dos nossos valores cívicos, criticos e interventivos desviados do nosso umbigo.
Portanto, professor, se calhar a boa notícia não será infelizmente para todos ;(((

andorinha disse...

Bom dia:)

É uma excelente notícia, sem dúvida.
Todos os progressos que se conseguem alcançar neste campo, no sentido de se conseguir tratamento ou cura para esta e outras doenças, são de louvar.
Pode vir a acontecer o que diz a Cêtê, que nem todos possam vir a usufruir destes avanços na medicina.
O tempo o dirá, não sei...
De qualquer forma, é uma notícia que nos deixa a todos mais tranquilos e confiantes.

"O especialista considera que é positivo comunicar o diagnóstico da doença ao paciente, por sua vez destaca a importância de que pessoas famosas que sofrem da doença assumam em público."

Comunicar o diagnóstico, sim; agora pessoas famosas a assumir a doença em público?
Para quê? Para vermos que os famosos padecem dos mesmos males de que padecemos nós, simples mortais?

andorinha disse...

Cêtê,

"Assim pode ser que me reforme lúcida ainda com 92 anitos;)))"

Loooooooooooool

Se calhar vou dizer um enorme disparate, mas cá vai:)
Penso que o que dizes, que só a autópsia permite definir com rigor a causa da morte, se verificava em relação à doença de Kreuzfeld-Jakob, a das vaquinhas loucas.

Se estiver a dizer uma enorme baboseira, tem dó, não me castigues muito:))))

Cê_Tê ;) disse...

@andorinha, :)))))))
Se calhar tens razão.;P Não me recordo já! E para te ser franca nem me apeteceu ir procurar...
Também é uma morte triste essa das vaquinhas ,P
Eu, cá deveria preocupar-me mais com o mercúrio... mas que venham os chocos com tinta e broa assadinhos na brasa...;P
(Já alguma vez viste alguém sorrir a comer chocos com tinta? loool é do outro mundo!;P)

Cê_Tê ;) disse...

Andorinha, ;)))) ó "melher" eu até perdoava (50%) a "nossa" ex-senhora se ela viessa com diagnóstico de umas das doenças que falaste. Ainda que só o fizesse com a autópsia autenticada pelo Dr. Pinto da Costa.

andorinha disse...

Ó "melher", tu estás cada vez mais doidona:)))))

"Já alguma vez viste alguém sorrir a comer chocos com tinta? loool é do outro mundo!;P)

Loooooool. Já vi e já me viram...:)
É um espectáculo deslumbrante.Loooooool

Quanto ao outro post, não digo nada, apenas
Loooooooooooooooooooooool

Cê_Tê ;) disse...

(@andorinha, por favor ;))) diz-me que também leste "Os geniTais Monty".)

Cê_Tê ;) disse...

@andorinha, já agora não gostei de te teres lembrado da Kreuzfeld-Jakob ;P