Na discussão sobre a oferta de um lugar no aparelho de Estado a Joana Amaral Dias alguém mente. Mas o simples convite para integrar uma lista de candidatos à Assembleia da República demonstra, na minha opinião, um erro de julgamento por parte do PS - não basta "pescar" alguns nomes à esquerda para provocar um dilúvio de votos úteis ou dissolver o amuo de quem se refugiou noutros partidos ou na abstenção nas europeias. Mas, then again - como dizem os anglo-saxónicos:) - que percebo eu de política?
22 comentários:
Ao Domingo, tomo o pequeno-almoço consigo. :)
O segundo poema que leu levou-me ao desejo de o presentear com um outro, que considero sublime; aqui vai:
PRAGMÁTICO
As coisas que existiam antes de tu morreres
e as coisas que surgiram depois:
Às primeiras pertencem, antes do mais,
as tuas roupas, as jóias e as fotografias
e o nome da mulher que te deu o nome
e também morreu jovem…
Mas também um par de receitas,
o arranjo de um certo canto na sala,
uma camisa que me passaste a ferro e que guardo cuidadosamente debaixo da minha resma de camisas, algumas peças de música, e o cão sarnento que por aí anda
com um sorriso estúpido, como se ainda aqui estivesses.
Às últimas pertencem a minha caneta,
um perfume conhecido
na pele de uma mulher que mal conheço
e as novas lâmpadas que pus no candeeiro do quarto
que iluminam o que leio acerca de ti
em todos os livros que leio.
As primeiras recordam-me que exististe,
as últimas que já não existes.
Que sejam quase indistinguíveis
é o mais difícil de suportar.
Henrik Nordbrandt (Dinamarca)
Penso que é fácil perceber quem é que mente. Mas ainda alguém acredita naquele mentiroso?!
Isto só vem demonstrar mais uma vez o desespero em que o PS vive. Vale tudo, inclusivé "roubar" pessoas a outros partidos...
Atingiu-se o fundo da falta de vergonha, falta de ética...
É nojento, tudo isto.
Tenho dito:)
P.S. De política ainda vamos percebendo um pouco, de trafulhices é que já é mais complicado, não é?
Felizmente para nós, os não-trafulhas.
Partilho convosco um belo poema que li ontem...e que muito diz.
PERFILADOS DE MEDO
Perfilados de medo, agradecemos
o medo que nos salva da loucura.
Decisão e coragem valem menos
e a vida sem viver é mais segura.
Aventureiros já sem aventura
perfilados de medo combatemos
irónicos fantasmas à procura
do que não fomos, do que não seremos.
Perfilados de medo, sem mais voz,
o coração nos dentes oprimido
os loucos, os fantasmas somos nós.
Rebanho pelo medo perseguido
já vivemos tão juntos e tão sós
que da vida perdemos o sentido.
ALEXANDRE O'NEILL
Poemas com endereço (1962)
alguém mente?
ou muita gente mente?
eu tb nada sei de politica.:).... mas de mentiras ........ entendemos tão bem, que até agonia.........
jocas maradas
ops ia esquecendo a tal " cena da viagem " já havia vencedor antes da jodada? eheheh
pois, tb habituam-nos a isto:)))
+ jocas
Não me parece errado tentar cativar pessoas interessantes de outros partidos. O que me parece estranho é, de facto, o PS pensar que indo buscar alguém ao BE conseguem conter a hemorragia de votos para a esquerda.
Aliás, até acho que se a Joana Amaral Dias tivesse aceitado o convite, isso iria jogar contra e não a favor do PS. A jogada é clara e não é com uma andorinha que se faz a primavera.
T.
P.S . Onde anda a Cab? Caaaab!!! ;-)
...mas haverá algum político que fale verdade?????????
Nos últimos tempos, todos tomámos conhecimento e/ou sofremos as consequências das "socratices". Agora, também me parece interessante saber se esse convite à JAD foi realmente feito, se foi boato generoso dos media fornecido pela própria, ou se não foi nada disto! Por outro lado, a JAD traria mais votos ao PS? De quem?
Como comentário deixo o que escrevi a respeito no meu blogue:
A CHARADA DOS CONVITES POLÍTICOS
Para que servem os convites políticos? Para melhorar a qualidade política dos diversos quadrantes político partidários em que se inserem ou são meros expedientes clássicos para “comprar” eleitores dos vários campos ideológicos, como subterfúgio para se transmitir ao seu eleitorado que ideologicamente se inclinam mais para um lado do que para o outro? Creio que esta é a altura ideal para que os partidos, nomeadamente os da área governativa, se convencerem que o eleitorado não é burro, como, descaradamente, pretendem dar a entender. Não são os convites políticos que escrevem os programas político partidários, destinados a informar a Nação se estão em condições de conduzir o país, segundo as necessidades reais que este exige para se ultrapassar a crise. Como a experiência tem vindo a demonstrar ao longo de todos estes anos, é de que este tipo de convites são apenas meros exemplos de fachada, destinados a promover, publicitariamente, renovações visuais que se confundem com as necessárias renovações programáticas de política em profundidade. Como, exemplarmente, se pode demonstrar o que é a realidade destes convites temos o caso, bastante triste, da Senhora Joana Amaral Dias. Uns dizem que sim, outros apressam-se a desmentir. Aguardo, pacientemente, as declarações da Senhora Joana Amaral Dias, por quem tenho grande apreço, devido ao seu comportamento político independente que é algo que se assemelha a uma marginalidade no nosso país. Gosto desta independência mental, gosto de ouvir os seus comentários na Sic Notícias e de a ler quando escreve as suas opiniões. Espero que da sua verdade, resultem desmentidos que terão que ser feitos, sob pena de estarmos perante mais um caso de baixa política. É o que acontece quando se transformam convites políticos em emblemas de funerais político partidários.
Jorge Brasil Mesquita
Boa noite,
Por falar em política e nesse senhor... venho dizer-vos que na minha região os elementos da Natureza fizeram justiça e os cartazes do PS com a imagem do "nosso" primeiro "deliram-se" ;))))). Para vos ser franca estou quase a converter.me a Deus! ;P
Aqueles Cartazes (que mais pareciam cogumelos) eram um perigo!! em rotundas. entroncamentos e curvas perigosas. EU VI! As pessoas tiravam as mãos dos volantes em gestos pouco dignos e vociferavam coisas impensáveis.
Que Deus aja em todo o nosso Portugalzinho de norte a Sul da mesma forma.
bjcas e boas férias (se for caso disso, claro)
(Quanto ao post: oxalá que o BE tenha a correcta percepção de que PRECISA do PS SIM mas como adversário. É que basta alguns do BE passarem para o PS que lá se vão os seus votos... Muiiiiitos professores votaram BE portanto que ergam muros altos...)
cê_tê
curiosidade: porque fraguementou o seu nick? parece uma coisa tipo bloco central ou aliança ps_be :))); feminino/masculino; norte/sul; benfica/porto.))).dantes
fazia -me lembrar cecrisina, que remonta à infãncia de amigdalites.
fiquei triste mas pronto. deve ter mais a ver consigo;)))
adiante:
entre o enjoo dos cartazes, que pela quantidade estragaram a qualidade ( graças ao senhor, porque ele é bom - o que está no céu, claro) e os exageros das vaidosisses do be, venha o demo ( que se mantenha mais xogadito,anda muito assanhado )e escolha.
o norte vai virar à direita(e ainda bem).
Por aquilo que tenho lido e ouvido, não existe qualquer confirmação de que esse convite alguma vez tenha sido feito mas se o tivesse sido, traria quanto a mim mais desvantagens do que vantagens ao PS, pela simples razão de que as pessoas entendem e conhecem os "truques" da política...
Por outro lado, que sempre lamentei exageros sejam eles de esquerda à direita,tambem considero muito pouco razoável a postura do BE,com a ideia de que as pessoas apenas são boas e honestas quando são e estão no Bloco, aliás únicos estandartes da honestidade política,dando um ar duma certa arrogância, bem a fazer lembrar alguns dos seus antípodas políticos...
Haja paciência para os políticos! que encontram e procuram razões onde a razão muito pouco ou nada existe...:(
Bom dia e uma boa semana para todos.
Cêtê,
Loooooool Deus não é para aqui chamado. Põe tudo na mão dele, põe e depois vês o resultado...:)
Eu continuo a erguer o meu murinho:)
Confesso que há algo que me está a moer o juízo: por que razão a JAD não refere de uma vez por todas quem lhe fez o convite?
Ontem a SIC tentou contactá-la em vão; a menina esteve todo o dia incontactável...
Acho um cadito estranho...mas isso sou eu que tenho uma mente perversa...:)))
Fiury,
"O norte vai virar à direita."
Ainda mais????????
Tenho de fugir para onde?:)))
firuy, ;))) que imaginação! Por razões de ordem prática. Com "congelei" o 1.º Blog tive de alterar o nome mas como sou a mesma pessoa e não sou dada a usar vários pseudónimos...;) ficou este.
jnhs
Digamos que não há indícios para apurar uma verdade segundo Sherlock Holmes...
Mas pelo cadastro eu aposto que é o nosso primeiro quem mente.
De resto, é 100% plausível que Joana Amaral Dias fosse "convidável". Não porque esteja semi-marginalizada no BE, como parece estar, mas porque já fez uma deserção do partido uma vez, quando apoiou Mário Soares.
Se virmos bem, é até muitíssimo mais plausível do que o convite a Miguel Vale de Almeida... aliás aceite.
Juro que não percebo esta gente!
Isto é, nesta coisa dos convites percebo muito mais o ainda primeiro ministro (para quem a política é uma espécie de bimby)
do que os convidados que aceitam!
Devo ser realmente um animal não político...
Não sei como é possível alinhar por uns num dia (mais, segurar uma bandeira e cantar o hino com estardalhaço) e no outro dia trocar de clube como quem muda de perfume.
Ultrapassa-me.
O que poderá ser isto senão o desejo furioso de protagonismo, influência e deum lugar ao sol do poder?!
Então e onde arrumaram a coerência e os princípios? E sobretudo os sermões moralistas do passado?
Que credibilidade encontra nisto um eleitor?!
Este mundo está perigoso... como diria o outro.
andorinha
queria dizer: partidos de direita.
a susa cidade está de parabéns: a festa dos 900 anos do sonho de afonso henriques foi digno de qualquer criação artística a nivél do que melhor se pode ver pelo mundo fora. muito bom mesmo!
Na tentativa de recuperar uma parte significativa do seu eleitorado de esquerda, o PS de Sócrates recorre a todo género de expedientes.
Para poder piscar o olho à maricagem, começou por convidar / comprar o antropólogo Miguel Vale de Almeida, o qual aceitou / se vendeu de imediato.
Joana Amaral Dias resolveu 'dar de cabra', provando assim que nem todas as mulheres - mesmo as que são giras - têm que ser forçosamente umas "paneleiras"... ;-)
FDL,
Já estava a estranhar a demora, pá!:)
"[Joana Amaral Dias] deveria já ter vindo a público esclarecer tudo o que há para esclarecer (...) Não o ter feito ainda, com o avolumar de suspeitas dos últimos dias, está tornar o seu silêncio ensurdecedor"
Editorial DN, 28.07.09
Também acho, já o disse acima.
Mulher que os tenha no sítio:))), era isso que faria...
Bom dia maralhal.
Continuo a achar, e cada vez mais, que este país está entregue a uma cambada que brinca com a politica. Parecem criancinhas com o diz-que-disse, com enredos, com birras, com teimas, com amuos, com queixinhas e choradinhos.
E ninguém passa uma guia de marcha a estes incompetentes?
Ai, pudesse eu fazer umas quantas leis que estes meninos andavam direitinhos. Até para levarem no focinho tinham que fazer uma filinha organizada.
Este país está a necessitar urgentemente de um novo 25 de Abril, porque o outro já está gasto e ultrapassado.
Cada vez mais me convenço que portugal se transformou na verdadeira republica das bananas! é pena que não se veja luz ao final do tunel, porque eu até acredito na política... mas não na portuguesa!
Caro Professor
O problema é mais grave do que parece, e não está no convite à Joana Amaral. O PS tem o direito de convidar quem quiser. Era o que mais faltava que não tivesse.
O problema é outro: o convite foi acompanhado de uma oferta de um taxo. E isso chama-se corrupção.
O grande problema é este: a corrupção, nas suas várias facetas, está instalada nos partidos do arco do poder: PSD,PS e CDS.
No caso do PSD atinge a pura gatunagem, com a qual o Prof. Cavaco tem pactuado.
No caso do PS é o tráfico de influências.
Tirar essa gente do poder é uma questão de higiene pública.
Ou, parafraseando Eça de Queirós, limpar a nódoa nacional.
ºº
Desculpe Prof...
... o que está a dar é Jesus, não, não é o da religião, o meu amigo compreende-me.
► Jota Ene ๏̯͡๏
Enviar um comentário