domingo, janeiro 17, 2010

Faz-me tanta pena:(.

Dezasseis anos depois de ter sido criada, a Fundação Eugénio de Andrade está em vias de extinção.
Confrontado com uma situação financeira insustentável, o Conselho Directivo da fundação enviou ao Governo, em meados de Dezembro, um pedido de extinção. A questão estará a ser analisada pela Presidência do Conselho de Ministros. De acordo com o jornal Público, a Fundação começou a receber, em 1997, um subsídio do Ministério da Cultura (era ministro Manuel Maria Carrilho) através do Instituto Português do Livro e da Biblioteca, que terá oscilado entre os 12 mil e 19 mil euros anuais. No entanto, em 2005, quando a ministra Isabel Pires de Lima tomou posse, percebeu que não havia qualquer protocolo assinado e que o subsídio seria, então, ilegal. O cancelamento deste apoio veio contribuir para estrangular ainda mais a situação financeira da fundação que já se encontrava debilitada pela falência sucessiva dos distribuidores e do co-editor das obras do escritor falecido em 2005. A verdade é que a instituição tinha apenas direito a uma pequena percentagem dos direitos de autor e, uma vez que não tem qualquer outra fonte de rendimento para além do apoio da Câmara do Porto, a instituição encontra-se na falência.
Tags: Artes DN.

98 comentários:

Teka disse...

Também tenho muita pena!
Conheci e apaixonei-me por Eugénio de Andrade pela sua mão, pelas suas leituras nos seus programas de rádio.
Pode ser que tudo ainda se componha.
Eugénio de Andrade merece e Portugal também.
Um abraço

thorazine disse...

http://ww2.publico.clix.pt/Sociedade/fundacao-eugenio-de-andrade-recebeu-subsidios-ilegais-em-sete-anos_1418129

Mas eu fiquei sem perceber bem. A FEA não estaria a par que o seu financiamento estaria a se feito de forma ilegal? Não teve oportunidade de regularizar a situação?

Fora-de-Lei disse...

Estive agora mesmo a consultar o website da Fundação Eugénio de Andrade (FEA) e não ficou para mim claro qual a sua raison d'être, vulgo "Missão".

Não será esta lacuna responsável por uma possível desorientação da direcção da FEA, ela própria sem "bússola" para - através da rota certa - levar a instituição a bom porto ?

Eu sei que falar é fácil, mas...

fiury disse...

"o que nasce torto, tarde ou nunca se endireita":(
Amigos, afilhado, casa de família, acordos verbais, não regularização formal por parte da tal ministra: muita confusão.
Ia propor que o os amigos fundadores arranjassem mecenas no mundo empresarial portuense, já que o Estado está com está, mas com este quadro não há como:(

noiseformind disse...

Nunca percebi muito bem esta ideia de Fundacoes para Autores a portuguesa. A tradicao anglo-saxonica basei-se normalmente num fundo deixado pelo Autor, fundo esse que depois e gerido pelos curadores. Em Portugal temos outros casos, como a Fundacao Amalia, em que se assume que o Estado se vai chegar a frente sine die para manter viva a imagem do Autor, algo que a mim me deixa confuso porque apesar de ser um apreciador de por exemplo Al Berto nao estou a ver a necessidade para uma Fundacao Al Berto no panorama nacional. Ou uma Fundacao Miguel Torga. Se ha um espolio deve ser integrado na rede museologica portuguesa, normalmente, como no caso de Jose Regio, atraves de trabalho das Camaras Municipais. A Casa-Museu tem sido, desde a sua abertura, efervescente em actividades, muitas delas pagas como cursos de escrita criativa, artes performantes, etc. Uma Fundacao so porque um politico da o seu aval pessoal, n me parece que faca muito sentido. Mas estamos a falar de Carrilho, o tipo que gastou 24 mil contos para remodelar uma casa de banho, podia ter sido mais generoso com a Fundacao, ja que a estava a criar e estava. Tirava uns bidets e tal :)

goncalo disse...

Caro Prof,

Compreendo a sua tristeza.Mas não acha que já é "homossexualidade" a mais...?

Abraço

andorinha disse...

Depois de ler o post faço apenas as mesmas perguntas que o Thora.

Faleiro disse...

Boa noite!
De que forma podemos contactá-lo, sem que fique um comentário visível para toda a gente aqui no blogue?

Atentamente,
Marco Faleiro.

marcofaleiro@gmail.com

Anfitrite disse...

Professor,

Eu não queria dizer nada porque tenho pena por aquilo que sente e o Eugénio de Andrade merecia mais.
Eu não consegui ver os estatutos, mas se a fundação já está numa casa cedida pele Câmara, se não há herdeiros directos, nem testamento, e se há um afilhado que quer morar na casa está tudo muito complicado. Se a situação não estiver regularizada não há possibilidades de estabelecer protocolos. E qualquer subsídio eventual que pudesse ter sido dado não era só por 31 de boca.
Em Portugal há a mania de criar Fundações só para fugir aos impostos, mais valia a lei ser igual para todos e quem tivesse actividades de interesse público que o justificasse, que fosse subsidiado.
Normalmente quando se cria uma fundação ou há carolas que ainda fazem alguma coisa, mas que não se aguenta muito tempo, ou o dinheiro que existe é todo para pagar a gestores.
Lá estou eu a apontar para as árvores, mas temos a fund. Valle-flor, que foi criada pela birrra de uma senhora que não quis deixar a fortuna aos herdeiros directos, e até atingir os objectivos, toda a fortuna tem sido esbanjada com os administadores.Temos outra cuja finalidade era dar uma bolsa de estudo de dois mil escudos, em cada ano, ao melhor aluno nacional em contabilidade. Já não tem sido entregue porque gastavam mais dinheiro com as deslocações. A F.D. Manuel II gasta mais dinheiro com o seu administrador, D. Duart Pio(apesar de não ser muito), do que na acção social que se propunha. E é uma fundação vitalícia(enquanto durar). Também temos o Vara que foi condenado por assuntos ligados a uma Fund., e agora temos a mlFRodrigues q vai para a F. Luso-Americana- que granda tacho!
Até a Àguas de Cascais" tem na sua estrutura accionista a fund. Oriente com 14%. Veja só o preço que não fica a nossa água só para pagar a estes senhores todos, um serviço que antes era prestado pelos serv. Munic. da CMC.

http://www.aguasdecascais.pt/empresa_estruturaaccionista.php

Em Inglaterra, ninguém vai a Londres, que não seja metida numa excursão para ir visitar a casa de Shakes em Stratford upon-Avon. Como ninguém vai a Portalegre sem ir à casa museu de José Régio e onde se vê que as pessoas não viviam de esbanjamentos.

Realmente tivemos e temos a grande Fundação C. Gulb. bem administada e onde o dinheiro tem chegado para tudo mas talvez os Admin. não saibam que às vezes quando se empresta um piano de cauda para um concerto, ou uma tapeçaria, acabam por não regressar à base. Conheço quem que viu aflito para informatizar todo o inventário.

Anfitrite disse...

Gonçalo,
o meu maior desejo é que venha a ter um filho/a homo. Talvez nem se apercebesse dada a sua cegueira.

Anfitrite disse...

FDL,
eu não apostava um chavo sobre a autoria do 10+1 em 9. Têm sido capazes de tantas atrocidades e eram tão amigos até à véspera que eu não acredito em mais nada. Só tenho pena dos inocentes e das famílias que tanto têm sofrido.
Ainda hoje não perdoei a quem me fez perder uma tarde. Quem foi capaz de mostrar um tubo de ensaio com pó de talco, para convencer o mundo é capaz de tudo. E o nosso Duro também garantiu que havia e ganhou um rico tacho.

Fora-de-Lei disse...

Anfitrite 8:31 PM

"Gonçalo, o meu maior desejo é que venha a ter um filho/a homo."

Anfitrite, isso não se diz nem a brincar...!

Cê_Tê ;) disse...

FDL a Anfrite também anda a comer letrinhas! :)))
Ela queria dizer "sapiens"!;)))

Que diria o poeta? Alguém se perguntou o que diria ele sobre a Fundação?
Dizem que os poetas não morrem, dizem que continuam a falar com os diz.

continuação de boa noite

Julio Machado Vaz disse...

Anfitrite,
Não conheço um único "pormaior" concreto. Poderia ter falado ao Arnaldo ou ao Miguel, que fazem o favor de ser meus amigos e, aparentemente, defendem posições diversas. Não quis. Porque só me apeteceu dizer que tinha pena, vivi momentos tão bons naquela sala sobre rio e mar:(.

Anfitrite disse...

FDL,
Não é uma praga, é apenas um desejo. E os meus desejos normalmente não se concretizam. Mas o FDL sabe perfeitamente que os maiores defensores da moral e dos "bons" costumes são geralmente os piores. Chegou a ouvir algum comentário de mrs. Robinson?

CT,
eu não ando a comer palavras porque já tenho uns quilos a mais.
Mas a CT, que já que tem um blogue aonde procura falar a sério, deveria ter a sapiência suficiente para não aparecer muitas vezes nos motores de busca, para evitar ser picada pelos parasitas que você aceita.
CT a fundação foi criada ainda no tempo do poeta e onde ele ficou a residir. Pq n se informa melhor?


Já agora aproveito para esclarecer o pessoal que eu vou passar a aplicar o meu acordo ortográfico, porque já depositei todas os protocolos necessários. E com o o acordo poderia ter entrado em vigor em Janeiro deste ano e eu estou com saudades de utilizar o trema, o que me foi vedado desde desde 1945, porque eu acho que torna as palavras muito apelativas, não vai haver vogal que me escape.

Anfitrite disse...

Professor,

eu sei que o Senhor tem muitos conhecimentos e a influência necessária para tentar arranjar uma solução, que fosse legal, para o assunto. Mas se a situação está como a pintam na net, qq solução seria provisória.
E parece que todos os adm., à excepção do presumível herdeiro, optaram por pedir a extinção. Claro que se alguém se julga herdeiro não quererá perder o espólio para a Câmara. (Os herdeiros de Fernando Pessoa até venderam parte dele duas vezes, porque uma parte leiloada já pertencia à Câmara).
Pelos vistos até recusaram um subsídio do DR. Rui Rio, porque ele queria adoptar o mesmo sistema que tem usado para a publicação de anúncios que é impedir que as pessoas o critiquem ou aos serviços da Câmara.
Quanto aos pormenores garanto-lhe que conheço outros ainda maiores, que me passaram pelas mãos, mas agora não tenho saúde nem paciência de andar a remar contra a maré e nada posso contra os poderes instalados, mas que já me tem apetecido, muitas vezes, oferecer-me para trabalhar de borla, só para poder espetar o dedo indicador. Mas para que é que isso servia se já ninguém age nem reage neste País contra certas situações?
Boa Noite.

Cê_Tê ;) disse...

Anfrite,
antes de mais bom dia.
Confesso a minha ignorância sobre como não aparecer nos motores de busca como diz. Não tenho qualquer interess em ter seguidores mas também não faço questão de bloquear funções normais do programa.
Quanto à fundação, não entendeu o meu comentário: Se voltasse o poeta, qual seria a posição dele sobre a situação actual da sua Fundação? Ele que era um poeta dos afectos como gostaria de ver tratada a sua casa? Vivida? Respirada? Visitada? - foi um comentário despretensioso.
(Mas acredite que percebo a sua intenção. ;))

Cê_Tê ;) disse...

Anfrite,
antes de mais bom dia.
Confesso a minha ignorância sobre como não aparecer nos motores de busca como diz. Não tenho qualquer interess em ter seguidores mas também não faço questão de bloquear funções normais do programa.
Quanto à fundação, não entendeu o meu comentário: Se voltasse o poeta, qual seria a posição dele sobre a situação actual da sua Fundação? Ele que era um poeta dos afectos como gostaria de ver tratada a sua casa? Vivida? Respirada? Visitada? - foi um comentário despretensioso.
(Mas acredite que percebo a sua intenção. ;))

goncalo disse...

FDL,

Obrigado.

Mas, olha que isto este ano está para o Braga...!

thorazine disse...

Eu também estou a torcer para que o Goncalo e o FDL tenham um filho ou neto homo... :)))

Já dizia o Chris Rock: "Whoever you hate will end up in your family."

goncalo disse...

Thora,

Aceito a provocação e agradeço também a solidariedade.

Fora-de-Lei disse...

goncalo 12:54 PM

"Mas, olha que isto este ano está para o Braga...!"

Tu não me digas que já estás a dar de barato que vais lá perder...?!

--------------------------------------------------------------------------------

thorazine 1:49 PM

"Eu também estou a torcer para que o Gonçalo e o FDL tenham um filho ou neto homo... :)))"

Thora, felizmente não serás lá muito bem sucedido nessa tua "torcidela". O Gonçalo poderá responder por ele, como é óbvio. Mas acho que a única diferença estará apenas no facto de ele ser lagartão e muito menos "canhoto" que eu... ;-)

Thora, se seguiste o link apontado pelo Professor JMV, saberás que Ana Maria Moura (AMM) - a mãe de Miguel, afilhado de Eugénio de Andrade - quando entrevistada pelo Diário de Notícias (DN) sobre Eugénio de Andrade, disse a dado passo:

«DN - Falava da mãe?
AMM - Falou várias vezes da mãe, figura importante na sua vida. Mulher muito bonita, dizia. Chegou-me a dizer que eu tinha um feitio parecido com o da mãe.
DN - E do pai?
AMM - Quando falava do pai, falava dele com muita dureza.
»


Num quadro jornalístico semelhante, e ao contrário daqueles que dizem sempre muito bem da mãe e muito mal do pai (tipo Carlos Castro & Cia), o filho do FDL dirá / diria qualquer coisa do género:

- Mãe há só uma e está tudo dito. Quanto ao meu pai, só posso dizer o melhor. Foi ele que me levou à Catedral pela primeira vez (tenho uma fotografia tirada no antigo 3º anel ao colo dele, tinha eu 3 meses de idade) e disse-me sempre que na nossa família não há lugar para mariquices. Para além disso, o meu pai sempre me disse que batatas fritas com ovos estrelados era "comida de putas"... ;-)

Como vês, tendo por linha-mestra a vida que o seu pai sempre perfilhou, o meu filho nunca irá ter que seguir um trilho desgraçado. Trilho esse que alguns - como Eugénio Andrade - souberam ultrapassar com a devida dignidade, como se comprova através deste link por via de certos episódios por ele passados no Café Rialto, no Porto...

goncalo disse...

FDL,

Não sou anti-benfiquista))...

andorinha disse...

FDL(3.32)

"Mas acho que a única diferença estará apenas no facto de ele ser lagartão e muito menos "canhoto" que eu..."

Olha que não, olha que não, o Gonçalo é mais bem educado:))))

E olha, quanto aos teus netos não estejas tão seguro assim.
O teu filho de certeza que vai ter uma mentalidade mais aberta do que a tua:) e não dará aos filhos uma educação preconceituosa...:)

Mas para que não digas que só digo mal de ti:), achei uma ternura essa história da fotografia, o puto com três mesinhos ao teu colo na Catedral...
:)

Anfitrite disse...

Thora,
também sou da tua opinião.

Fdl,
Tal pai tal filho! Eu vi logo que aí havia falta de carinho maternal. Se as putas nessa altura tivessem direito as batatas fritas com ovos estrelados, eram umas felizardas. Isso era para as madames. E você ainde tem dentes de tanto osso roer?
Afinal continua tudo com dantes. Onde há dinheiro tudo é permitido. Mas mesmo com dinheiro D. Afonso VI não se livrou da chacota.
Os machos quando não tem outro assunto, falam de futebol. Só não percebo como é que você se dizendro sestro é tão radical? Ou será por isso mesmo ?

Que saudades eu tenho do João Sabastião Bar na rua D. Pedro V! E como gostaria de ter passado pele corte de Luís da Baviera.

Fora-de-Lei disse...

andorinha 7:38 PM

"Olha que não, olha que não, o Gonçalo é mais bem educado:))))"

Os benfiquistas são mesmo assim, uns carroceiros do caraças. Em contra-partida, o Gonçalo é sportinguista e tu sabes que gente fina é outra coisa... ;-)


Anfitrite 8:49 PM

"Eu vi logo que aí havia falta de carinho maternal."

Skoro svi stanovi u našim zgradama su osigurani izuzetno lošim ulaznim vratima, koja su najčešće ista kao obična sobna vrata, zar ne ?

"Só não percebo como é que você se dizendro sestro é tão radical?"

Eu me "dizendro sestro" ? Isso é siciliano ou corso ?

"Que saudades eu tenho do João Sabastião Bar na rua D. Pedro V!"

Qual JSB ? O do tempo em que a brasileira (do Fernando Correia) era a dona ?

"E como gostaria de ter passado pele corte de Luís da Baviera."

A propos, wie verrückt war Ludwig...? Und Sie ?

andorinha disse...

FDL (9.47)

Estás-me a chamar carroceira?
Esqueceste-te que também sou benfiquista?
Ou por ser mulher sou automaticamente bem educada?
Em que ficamos?:)))

Looooooooooool para tudo o resto, sobretudo para o Ludwig:)

Unknown disse...

Caro Júlio,

É com muita pena minha que vejo a Fundação desaparecer. Eugénio de Andrade é um dos meus poetas, tenho inclusivamente um blogue dedicado à sua poesia e prosa (www.saldalingua.wordpress.com) com mais de dois anos de existência e nunca tive oportunidade de assistir às raras actividades dinamizadas pela Fundação. Vivo em Aveiro e das vezes que tentei visitar a Casa Fundação encontrei a porta sempre fechada. Falta vida à Fundação. E falta-nos a todos a possibilidade de podermos olhar o rio de lá.
Com admiração,
Raquel

Anfitrite disse...

Fdl,
"Skoro svi stanovi u našim zgradama su osigurani izuzetno lošim ulaznim vratima, koja su najčešće ista kao obična sobna vrata, zar ne ?"

Was ist das?

Não era só o palácio, era o próprio Ludwig, o Wagner e tudo o resto, mesmo as tragédias.

Eu bem me parecia que você não sabia o que era ser de esquerda, apesar do lisandro estar trocado.



Professor,

Não sabia que o senhor tinha tantos admiradores mesmo nos médicos dos animais irracionais. Ontem fui ao meu veterinário, porque é Janeiro e ando toda arranhada pelos gatos, e qual não é o meu espanto quando na vitrina vejo em letras garrafais, numa folha A4, um título com: Júlio Machado Vaz. Cheguei-me mais perto e por baixo tinha "Oração das Mulheres Resolvidas" em subtítulo, seguida da oração.
Como desconheço o autor perguntei ao dr. porque lhe atribuía a autoria a si.
Ele respondeu-me que era seu admirador e que o ouvia todos os dias, enquanto tomava o pequeno-almoço, já que não vê TV. No outro dia também lhe levei o DVD, e obriguei-o a ver, os "Feios, Porcos e Maus". Por amor de Cristo ressuscitado diga-me qual é a sua opinião sobre este filme se não eu não tenho descanso.

Leonor Figueiredo disse...

Engraçado como pegando no tema da cultura se chega rapidamente a comentários homofóbicos e futebolísticos.
Mas não é de admirar, é para isso que, na generalidade, se vive neste país.

Da mesma forma que também não é de admirar que a FEA esteja em riscos de fechar - tal como muitas outras coisas -, já que a percentagem do Orçamento de Estado para a cultura é de menos de 1%. É preciso arranjar novas formas de as sustentar, não podemos deixar que "matem" os nossos pequenos tesouros, e, sinceramente, não tenho esperança que a situação vire nas mãos do Governo!

Fora-de-Lei disse...

andorinha 10:02 PM

"Ou por ser mulher sou automaticamente bem educada? Em que ficamos?:)))"

Nada disso. Aliás, terás sempre a teu favor o facto de seres uma mulher do Norte. Mesmo que digas umas asneirolas valentes, a malta vai sempre achar que isso é cultural. É como o trabalho infantil... ;-)

andorinha disse...

FDL,
Vai-te lixar:))))))))))))))))
Asneirolas digo de vez em quando como toda a gente.
Aqui no Norte abusa-se, eu sei...
Mas eu não sou uma mulher do Norte, apenas me limito a viver nele:)

Fora-de-Lei disse...

andorinha 12:23 PM

"Aqui no Norte abusa-se, eu sei... Mas eu não sou uma mulher do Norte, apenas me limito a viver nele:)"

Mas já estás altamente contaminada, hehehehehe...

Anfitrite disse...

D. Leonor,
Os artistas também têm de trabalhar para viver, e sobretudo os que querem viver à custa deles. O Estado não pode sustentar toda a gente. O Estado não. Nós os que trabalhamos. Quando eu estudei ninguém me dava comida, nem transportes e ainda tinha de pagar bem caro. E se ao fim de 3 anos não passasse era expulsa. Agora têm tudo, não querem fazer nada e ainda reclamam, seus intelectuais!

Cátia Ramos disse...

olá gostaria de poder contactar com o senhor julio pois estou no ultimo ano do meu curso e estou a fazer uma prova que como tema é Gravidez na Adolescencia, visto que o senhor aborda muitas vezes este tema gostaria de ter a sua ajuda para a realizaçao da prova!

o meu mail é bebe_69_16@hotmail.com

e a escola é ETEPA
Telef: 272 326 761
Fax: 272 326 762

Agradecia a sua colaboração

thorazine disse...

Ò Cátia,
sobre como prevenir a gravidez na adolescência tens aqui o grande Mestre em educação infanto-juvenil Fora-da-Lei. :))

PS - No caso de quereres mesmo contactar o Prof. JMV o mail público dele é drjmv@netcabo.pt

Fora-de-Lei disse...

thorazine 6:12 PM

"Ò Cátia, sobre como prevenir a gravidez na adolescência tens aqui o grande Mestre em educação infanto-juvenil Fora-da-Lei. :))"

Há uns anos valentes, a técnica mais usada era o "tira, tira, que vem aí a polícia" ou o "tira, tira, que eu quero fazer xixi", técnica essa que os sexólogos designavam por "coito interrompido". Como isso não evitava o risco do "bebé" chorar antes de tempo, um gajo andava ansioso dias a fio só por causa duma "lágrima" extemporânea do "bebé". Por fim, quando o "xico" resolvia aparecer, era um alívio do caraças. Logo que possível, "comemorava-se" o acontecimento e lá vinham as ânsias outra vez. Bons velhos tempos em que o Glorioso era campeão ano sim, ano também... ;-)

andorinha disse...

FDL (12.35)

"Mas já estás altamente contaminada, hehehehehe..."

Looooooooooooooooooooooooooool

FDL (6.53)

Coitada da Cátia. Se se fica por essa técnica ainda reprova:))))))

noiseformind disse...

Catia,

Como homossexual a coisa nunca me disse muito mas ca fica

esta...

...e esta...

...e esta ajuda...

...se arranjares 3 nros de gajos bons ai pela ETEPA considero-me pago por este servico.

Caidê disse...

Bom... no meu tempo também se usava "um copo de água em vez de..."! :).

goncalo disse...

Noise,

Tens de começar a levar dinheiro por estas ajudas).

thorazine disse...

Noise,
o último livro, pelo menos, é muito porreiro!

Goncalo,
Acho que o noise, como homo descapitalizado, também te pode dar uma ajuda e de graça. :))

FDL,
Bébé? Realmente a yulli se calhar tinha razão há dias, tu sofres mesmo desse "mal" que povoa o povo macho! Eu não tenho bébé, tenho um homem crescido, grande, gigante!, que é muito instável emocionalmente: está sempre a chorar! :))

goncalo disse...

Thora,

Será bem-vinda))).


Felizes daqueles que não precisam de ajuda).

goncalo disse...

Não sei se é o teu caso...

Fora-de-Lei disse...

goncalo 1:46 PM

"Noise, tens de começar a levar dinheiro por estas ajudas)."

Pelos vistos, ele prefere ser pago em géneros... ;-)


thorazine 5:23 PM

"Eu não tenho bébé, tenho um homem crescido, grande, gigante!"

Como há muitos "ouvidos à escuta", vamos esperar para ver se essa tua campanha publicitária tem o retorno planeado. Depois conta-me como foi. Mas livra-te de eu ter conhecimento que a DECO recebeu alguma reclamação contra publicidade enganosa... ;-)

goncalo disse...

FDL,

Terás de perguntar ao próprio))...

Fora-de-Lei disse...

goncalo 5:43 PM

"FDL, terás de perguntar ao próprio))..."

Como assim ??? Mas então não foi o próprio Noise que disse à Cátia Ramos que «se arranjares 3 nros de gajos bons ai pela ETEPA considero-me pago por este servico». Gonçalo, se tivesses um deslize destes com o Sá Pinto, já estavas a rapar o fundo ao tacho... ;-)

noiseformind disse...

Thora,

O macho luso quando criado no meio de certo ambiente marialva ate aos 20 e pouco pouca ou nenhuma cura tem. No auge do seu dominio sobre a femea faz a vida miseravel a esposa, faz das colegas de trabalho objectos a conquistar, tenta fazer a vida da filha uma bolha protectora para o mundo la fora, cheio de homens como ele, ou pelo menos ele assim pensa. Quando esta por baixo mergulha nos anuncios de relax e por la encontra presa para o seu ego. Mas nunca sai de si proprio por um momento que seja para tirar prazer de se colmatar via proxy. Tem de ser ele a pagar a conta no restaurante, a mandar o ultimo insulto no jogo de futebol, ou a mandar a ultima boca antes de sair da beira da companheira durante discussao domestica ou, supremo triunfo, faze-la sair da sua beira, derrotada.

A semanas apenas cruzei-me com a reportagem da RTP sobre a manifestacao feminista de 75 no Parque Eduardo VII. 15 mulheres para 2500 homens, e elas conseguiram mante-los a margem, apesar de insultadas, apalpadas e despidas. Ora isto mostra a fraqueza indemne do marialva. O marialva no fundo no fundo teme a mulher e nao pretende destruir a sua moral irrefutavelmente, quer apenas que fique claro que ele e superior a ela e que dela nao vira ameaca de monta.


................................

Mas falando de homens validos para a sociedade, tomemos este caso, por exemplo.

goncalo disse...

FDL,

Já deves ter visto isto..


http://www.youtube.com/watch?v=WL8BCAUspp0&feature=related

goncalo disse...

e preserva-me do estado em que está o meu clube...

Fora-de-Lei disse...

goncalo 6:18 PM

"Já deves ter visto isto..."

Já ouvi tudo (antes que limpem os ficheiros do Youtube). Tu, como jurista, és capaz de me dizer o que é que é preciso mais para condenar aquele gajo...? Mas que Justiça é esta ou que país é este ???

Fora-de-Lei disse...

noiseformind 6:02 PM

"Mas falando de homens validos para a sociedade, tomemos este caso, por exemplo."

Noise, simplesmente espectacular. Transcrevo aqui um dos comentários que estão lá no Youtube, o qual diz tudo em relativamente poucas palavras:

«Notice how the audience is silent? Most live concerts have screaming and clapping, but not with Pink Floyd, the audience is so captivated by the performance. And that is what separates musicians from artists.»

andorinha disse...

FDL e Gonçalo,

Vocês são mesmo tendenciosos!
Aquilo é um imitador a imitar na perfeição as vozes de Pinto da Costa e Valentim Loureiro.
Os próprios eram lá capazes de semelhante conversa!:))))))))


"Tu, como jurista, és capaz de me dizer o que é que é preciso mais para condenar aquele gajo..."

Condenar aquele gajo?????!!!!
Em que mundo vives tu??:)))

thorazine disse...

noise,
muito bom o primeiro vídeo. Gostava de ver a reportagem completa, por acaso.

Quanto ao segundo...tenho esse DVD. Adorava poder ver o gilmour ao vivo, mas até hoje só vi o Waters, que é bom...mas não é a mesma coisa.

Goncalo,
O teu comentário das 6:18PM foi muito bom para fugir à provocação do FDL! LOL

Quanto às descrições, na escuta em que ele está a dar o caminho em gaia passa mesmo em frente à minha porta. Aliás, na altura que eles (o pinto da costa e a carolina salgado) viveram cá cruzei-me várias vezes com eles. É máfia, e da pesada! :S

Obviamente que é uma afronta à liberdade individual estas escutas virem a público, mas é uma afronta à justiça colectiva depois do que é apresentado ele sair impune.. :( Penso tipo Dexter: às vezes é preciso saltar barreiras para se fazer justiça.

goncalo disse...

Meus caros,

Desde cedo que na faculdade me ensinaram que justiça formal e justiça material são conceitos muito diferentes...

goncalo disse...

Tanto quanto sei, os procesos foram todos arquivados, só com factos supervenientes poderia ser aberto novo inqúerito.

goncalo disse...

Ah! e as escutas são deliciosas...

goncalo disse...

Como por exemplo, aquela parte "ainda a dormir...?

Lou disse...

Na minha modesta opinião, os comentários deste, estão um pouco fora do contexto ...ainda não entendi qual a utilidade das fundações, a não ser aquela ( Fund. Mário Soares)que comprou todas as edições dum tal livro que relata as maravilhosas malandrices ...dele .
Em tempos de crise, há sempre inteligente que saibem explorar as situações.

Fora-de-Lei disse...

«The G-spot doesn't appear to exist, say researchers.»

Anfitrite disse...

Lou,
Pretende ser sub-reptícia, mas se não fosse Mário Soares você não estaria a dizer o que disse. Não defendo as fundações, mas essa tem contribuido muito para a nossa História, o que não quer dizer que deva estar isenta de impostos. Não me refiro propriamente ao IRC, porque as fundações não deveriam ter como objectivo actividades lucrativas. E quanto ao livro não há quem não o tenha, já que as pessoas, que pensam como você, se encarregaram de distribui-lo na net, além de estar a fazer uma afirmação bastante duvidosa.
Se quiser uma cópia em pdf também lhe forneço, apesar de já as ter de sobra.
Boa noite.

noiseformind disse...

thora,

O melhor mesmo desse DVD e o documentario que vem nos extras. Que mostra que aquilo e tudo muito pacato, muito familiar, com os putos a passear pelo palco e tal. O encontro com Roger Waters nos estudios privados da banda e particularmente emotivo.

Acho que ja aqui referi que ha uns anos, em peregrinacao a Abbey Road me cruzei com o David Gilmour e Rick Wright poucas horas depois de comprar Broken China, o esforco a solo de Rick em 1996. O segundo ficou positivamente chocado com uma pessoa ter em sua posse tal album e o primeiro ficou como que aliviado por ao menos uma vez as atencoes nao estarem centradas nele. O que eu pensava que seria um incomodo tornou-se numa agradavel discussao sobre o facto de Rick Wright ter sido o unico membro da banda a nao ter nunca evoluido dos tempos do rock psicadelico, marcando assim a originalidade de muitas das composicoes da banda.

E isto e engracado porque quando uma pessoa se cruza com esta malta, de fama mundial, normalmente e muito mais calorosamente recebido do que quando trava conhecimento com os pequenitos cantores ou actores ai do burgo. Ainda me lembro dos ares de vedeta do David Fonseca num voo para Heathrow que me envergonharam muito mais do que me cativaram.

noiseformind disse...

andorinha,

As conversas sao obviamente uma falsificacao dado que se existissem a altura do julgamente teriam certamente contribuido para condenar S. Nuno da Costa.

Fdl,

Essa do ponto G. Meaning?

Fora-de-Lei disse...

noiseformind 6:27 AM

"Essa do ponto G. Meaning?"

Meaning que, em pleno Século XXI, parece estar a ser posto em questão aquilo que parecia ser um dado adquirido. Who's right, who's wrong...?

noiseformind disse...

Nada em questao, tanto quanto sei. A atribuicao alfabetica aos diversos pontos de contacto entre o corpo caloso cocciano (vulgo clitoris) e a derme sempre foi uma questao subjectiva ao gosto das diversas escolas de sexologia. O Ponto G e tao somente a posicao do ponto estimulavel alcancado por um dedo indicador em forma de gancho orientado para cima numa mulher de barriga para cima. A sua existencia pode facilmente ser comprovada por um conjunto de vibradores construidos para estimular essa zona especificamente. Sao vibradores da classe S-AFE (Short AFE)por se distinguirem dos vibradores orientados para a zona cervico-uretrica.

As mulheres mais susceptiveis de ejaculacao e com mais resistencia ao horizonte doloroso (que susteem orgasmos por mais tempo ate deles sobrevir a estimulacao de centros de dor) sao as que obtem mais prazer do Ponto G. Associado a estas mulheres estao elevadas taxas de divorcio e baixas taxas de depressao, como pude constatar nos meus 7 anos de experiencia nos EUA, Portugal e Catalunha.

Supondo eu que nao es genericamente contra a cultura e aprendizagem uma boa leitura seria The Naked Woman, de Desmond Morris. Infelizmente n o tenho em formato digital mas uma boa e suculenta passagem pode ser encontrada aqui


E falando de seculo XXI foi pouco antes deste seculo comecar que se descobriu a verdadeira dimensao do clitoris, que afinal era muito mais enervado e aumentado do que o que seria de esperar. Portanto em pleno sec XXI o que sabemos e que e comprovadamente por incuria masculina e eventual ignorancia femea que o prazer destas n e servido a mesa. Mas isto era outro comment...

Júlia Coutinho disse...

eu quero acreditar que haja o bom senso de não deixar cair a «casa» do Eugénio...
ainda bem que colocou aqui a voz da Maria Clara! linda...

andorinha disse...

Noisito,


"As conversas sao obviamente uma falsificacao dado que se existissem a altura do julgamente teriam certamente contribuido para condenar S. Nuno da Costa."

Tu tás a brincar comigo, só podes...:)))

As conversas não foram consideradas como prova, penso eu, por terem sido alegadamente obtidas de forma ilegal.
Isso não significa que sejam falsificações.
Aliás, se fossem, já JNPC teria reagido de outra forma.
Não queiras defender o indefensável:)))))))))))


"Associado a estas mulheres estao elevadas taxas de divorcio e baixas taxas de depressao, como pude constatar nos meus 7 anos de experiencia nos EUA, Portugal e Catalunha."

Elevadas taxas de divórco porquê?
Inabilidade dos parceiros?:)))

Jinhos.

fiury disse...

http://www.unicef.pt/18/10_01_19_pr_declaracao_av_haiti.pdf

Anfitrite disse...

Depois de f de fundação, f de futebol, virou f de f...

goncalo disse...

FDL,

Longe de mim querer agoirar, mas cheira-me que o Benfica perde hoje a segunda prova)))...

goncalo disse...

A carreira do SLB este ano lembra-me, por vezes, a máxima Napoleónica "De vitória em vitória até...à derrota final..."
E o nosso amigo JMV tem plena consciência disso)).

andorinha disse...

Bom dia.

Tu não estejas a agoirar, Gonçalo:)))
E não interessa que o nosso amigo JMV tenha plena consciência disso; eu não tenho...
:)

Fora-de-Lei disse...

goncalo 11:17 AM

"E o nosso amigo JMV tem plena consciência disso))."

Não tem nada, ele tem é medo de dar azar. Há pessoas que se tornam supersticiosas a partir de uma certa idade... ;-)

goncalo disse...

FDL,


Também é verdade.

goncalo disse...

Cara Andorinha,

))))))))....

Unknown disse...

Dr. Murcon
Fui dar com um álbum fantástico e o som lembrou-me Cantalães pela forma acolhedora com que nos fala do seu refúgio. Por isso vou invadir o seu mail de uma forma escandalosa e vou enviar-lhe o álbum por mail. São 14 faixas, logo envio 14 mails. Coisa pouca
:-P

goncalo disse...

O ponto aqui é que eu e JMV sombos ambos pobres neuróticos, ele mais estereónico e pacificado, eu mais obsessivo...e megalómano).

Mas é tudo boa gente!

Caidê disse...

Und warum nicht
Eugénio de Andrade und Luís Cília
http://www.youtube.com/watch?v=CnucVytXvCE

A.S. disse...

Meu caro... apenas digo:


------HAJA VERGONHA!!!----------

Fica o meu aplauso pela denúncia deste inaceitável ataque à cultura e ao PORTO!

Um abraço
Albino Santos

Fora-de-Lei disse...

Estou certo que na Noruega sempre se arranjariam uns tostões para a Fundação Eugénio de Andrade...

«Governo norueguês resume contas públicas do país em vinte linhas

O governo norueguês criou uma versão simplificada do seu Orçamento do Estado, para que o cidadão comum consiga compreender as contas públicas do país.

O governo da Noruega resumiu as contas públicas do país numa folha de vinte linhas, de forma a que o cidadão comum possa estar a par da economia norueguesa. Sete linhas do documento são dedicadas aos rendimentos do Estado, doze falam das despesas e uma última linha refere-se ao excedente das contas públicas.

A nova estrutura de apresentação do orçamento reflecte o conceito nórdico de que «o essencial é para toda a gente, e os detalhes são só para quem quer». Os cidadãos noruegueses mais interessados podem consultar a versão integral, em papel, com quase oito mil folhas e 14 quilos, ou preferir o resumo que traduz as contas públicas numa linguagem menos técnica.

As várias versões do orçamento foram publicadas em formato electrónico e estão disponíveis na Internet ou em CD-ROM.»

lobices disse...

...abreijos...

Lou disse...

Bom dia!
SR. Anfitrite,
Sem querer magoá-lo , por acaso o Sr. Dr. Mário Soares será seu "padrinho" !? Quanto ao livro, não obrigada,já tenho outros,nunca são de sobra !
Fique bem !

Su disse...

só passei aqui,,,,,pq sim,,,,
hiberno.....e detesto faze-lo, but..........entro em falencia.....
jocas maradas

Lou disse...

Su
penso que o melhor a fazer é mesmo isso hibernar e de preferência num saco cama bem fofinho.
jinhos

Cê_Tê ;) disse...

Boa noite, a todos.;)
A música está óptima mas... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... faz falta um novo post.;( Ainda que lhe assista obviamente 101% o direito de não postar coisa nenhuma.;/
;*

Anfitrite disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anfitrite disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anfitrite disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anfitrite disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
A Menina da Lua disse...

Bom dia!

Nem sei que dizer-lhe Professor quando diz que sente tanta pena perante a impossibilidade que sente de evitar o fim previsível da Fundação do seu (e nosso) admirado poeta:( .
Para não cair em afirmações de mera circunstância, acreditemos então e apenas que haverá outras formas de o fazer lembrar; e a leitura dos seus livros será sempre uma das melhores...

À laia de animar as hostes:) aqui vão duas belíssimas sugestões cinéfilas; "Nas Nuvens" e "NINE".
Quanto ao novo filme do António Pedro Vasconcelos "A Bela e o Paparazo", assisti à sessão de ante estreia e como não tinha grandes expectativas, acabei por o achar muitíssimo divertido, sem pretensões, escorreito e a mostrar bem a nossa lindíssima cidade de Lisboa.

Fora-de-Lei disse...

A Menina da Lua 9:59 AM

"Quanto ao novo filme do António Pedro Vasconcelos "A Bela e o Paparazo", assisti à sessão de ante estreia e como não tinha grandes expectativas, acabei por o achar muitíssimo divertido, sem pretensões, escorreito e a mostrar bem a nossa lindíssima cidade de Lisboa."

E eu, palerma de todo, para aqui a pensar que a grande virtude do filme tinha muito mais a ver com a "atributos" de Soraia Chaves do que com os atributos da nossa Lisboa... Tal como o gajo da anedota d"Os Canhões de Navarone", resolvi que também já não vou ver o filme... ;-)

A Menina da Lua disse...

Fora-de-Lei:)

Seu malandreco:)

Pode ir na mesma, a Soraia Chaves continua linda sim! como aliás tive oportunidade de a ver ao vivo na tal ante estreia.:)
O "Paparazo" tambem não está nada mal:)) e ainda por cima tem um jeitão como actor.

thorazine disse...

ameninadalua,
eu fui ver o Nine à ante estreia e, para mim, deixou muito a desejar. A estória tem grande potencial, as elenco idem, e sai um filme completamente sem ritmo e que, espremidinho, tem muito pouco sumo. Ia na espectativa de ver outro "Chicago" e saí de lá desiludidíssimo..

O "Nas nuvens" espero ir ver em breve. Tenho lido muito boas críticas do filme.. :)

Um filme que vi recentemente foi o "Time Traveler's Wife", não sei quando estreia em portugal ou sequer se vem para os nossos cinemas, mas se tiveram oportunidade de ver acho que vale muito a pena.. :)

http://www.youtube.com/watch?v=gu8lYr0kf7g

A Menina da Lua disse...

Thora:)

Eu acredito e compreendo que não tenha gostado do "Nine":). Já várias pessoas da sua geração me têm dito que não gostaram do filme. Penso talvez que é preciso ter visto os filmes do Felini e de certo modo ter vivido um pouco a época de alguns deles. Eu considero-o um exercício de estética cinematográfica interessante.

"Nas Nuvens" é um caso mais sério!:). Trata-se dum filme arrasador e lúcido, onde ninguem sai imune. Claro que se enquadra muito na mentalidade da sociedade americana mas isso é outra conversa.

Espreitei o seu link e achei a apresentação do filme estimulante! com uma ambiência intimista, romântica porem com um toque de estranheza à mistura:).

thorazine disse...

ameninadalua,
já vi o Amarcord, mas já foi há algum tempo e não reti nada. Talvez seja tempo de revisitar Felini.. :)

Anónimo disse...

hojax!

Lou disse...

Anfitrite
já percebi que fala do que não conhece!
Certamente está a confundir-me com outra/o .
Felizmente que não enfio a "carapuça" e ainda mais, tenho em casa espelhos de 2m quadrados, o que lhe falta a si !
Ponto final!

PS:Desculpe Sr. Professor estes inconvenientes

Anfitrite disse...

Lou,

só agora desci à cave, porque o ponto final sou eu que ponho, quando e onde quiser.
Eu não estou a confundi-la com ninguém.
Apenas vi o tipo de pessoa que é, com a mania das grandezas, que tem espelhos de 2 m quadrados para lhe aumentarem o tamanho da divisão. O pé-direito das minhas é muito maior. Mire-se e remire-se e veja se encontra alguma qualidade extrínseca porque por dentro...