sexta-feira, maio 14, 2010

Na auto-estrada.

Em viagem ouvi os comentários à visita papal dos Professores Anselmo Borges e Teresa Toldy. Fizeram-me, por vezes, regressar aos padres do meu querido colégio João de Deus. Não lhes poderia render melhor homenagem.

40 comentários:

Fora-de-Lei disse...

Pena que nem todos possam ter dos padres "colegiais" uma tão grata lembrança...

Unknown disse...

Também tenho boas lembranças de pessoas ligadas à religião, não por serem bons religiosos, mas por serem bons como seres humanos.

A Menina da Lua disse...

Em pequena tambem frequentei um colégio de freiras e tenho igualmente boas lembranças apesar de as religiosas terem uma educação muito rigorosa e marcada pelo sentimento de culpa.:(
Ouvi os comentários à visita papal e gostei de alguns testemunhos bem tocantes e emocionais. Quanto ao Papa gostei particularmente da sua frase: "Tornai as vossas vidas em lugares de Beleza":)

Cê_Tê ;) disse...

Não tenho saudades nenhumas da disciplina das freiras que conheci em idade pré-escolar. Apesar de também ter conhecido boas almas.
Quanto à visita do Papa... até parece um dejá vu- Fátima, Futebol e mais qualquer coisa.
Uma vergonha os gastos. Que os políticos não se envergonhem da opulência já nem é de admirar...
Agora o chefe máximo da Igreja?!?!?! Ou Cristo acompanharia as modas.

É só fazer as contas- quantas redes mosquiteiras se poderiam comprar para evitar a morte por malária de crianças? (Já para não falar da questão dos preservativos!!!CULTO? Só se for em TEOLOGIA que é uma espécie de ASTROLOGIA vistas bem as coisas)

Respeito e não minimizo a "fé" das pessoas mas enjoa-me que delas se aproveita para olear máquinas de poder e fazer dinheiro.
Racionalmente Fátima é o produto fantasioso de crianças.

Quantos crimes se comentem em nome da "Fé" dos inocentes?~

Os privilégios que continuam a ter...

Ó Cristo vem cá baixo ver isto!

A Menina da Lua disse...

CÊTÊ

Concordo consigo, os gastos parecem-me absolutamente exagerados! não somente pela situação crítica em que economicamente nos encontramos mas por princípio em si...
As visitas papais devem corresponder em importância à elevada figura que é mas parece-me que fazia sentido mais cuidados de sobriedade e de menor ostentação. Quem sabe se desse modo facilitasse melhor a sensibilização, em cada um, para o caminho da interiorização e duma verdadeira espiritualidade.

Fora-de-Lei disse...

«Nós estamos num estado comparável somente à Grécia: mesma pobreza, mesma indignidade política, mesma trapalhada económica, mesmo abaixamento de caracteres, mesma decadência de espírito. Nos livros estrangeiros, nas revistas quando se fala num país caótico e que pela sua decadência progressiva, poderá... vir a ser riscado do mapa da Europa, citam-se a par, a Grécia e Portugal.»

Eça de Queirós, 1872, in "As Farpas"

andorinha disse...

Cêtê,

Estás a ficar muito radical, moça, nem pareces tu:)))))

Mas olha, tenho que dizer que subscrevo na íntegra as tuas palavras.
E fico-me por aqui, para não começar a "asneirar".

"CULTO? Só se for em TEOLOGIA que é uma espécie de ASTROLOGIA vistas bem as coisas)"

:) Looool
Nunca tinha visto isso por esse prisma, mas se calhar até tens razão.

bea disse...

Felizes os que têm fé. Que Acreditam. Seja no que for. Crer num deus parece tão difícil, e é profundamente mais fácil: o objecto da crença não desilude e inalterável, acompanha o crente até ao fim. Quem seriam objectivamente os padres da nossa infância? não o sabemos. É certo que o nada e a indiferença não criam memórias.
cumprimentos cordiais

Anónimo disse...

Boa Fora-de-lei, embora tenhas usado o clássico "copiar e colar". Pensei: será mesmo que o Eça de Queiroz escreveu isso? E até fui verificar, exactamente escreveu isto:

«Nós estamos num estado comparável, correlativo à Grécia: mesma pobreza, mesma indignidade política, mesmo abaixamento dos caracteres, mesma ladroagem pública, mesma agiotagem, mesma decadência de espírito, mesma administração grotesca de desleixo e de confusão. Nos livros estrangeiros, nas revistas, quando se quer falar de um país católico e que pela sua decadência progressiva poderá vir a ser riscado do mapa - citam-se ao par a Grécia e Portugal.»

As Farpas
Eça de Queiroz e Ramalho Ortigão
© PRINCIPIA
Página 312

É parecido, mas "católico" foi trocado por "caótico", etc.

Canseiroso disse...

Padres,colégios,bibes e soquetes até aos joelhos.Retiros e oração, missa e terço, antes do lanche.
Meninos pobres e doutrina social da igreja.Meninos ricos e social doutrina quase inquisidora.
Padres e colégios sempre os houve,muitos, para uma só PALAVRA,partida, oca,dita em surdina...

lobices disse...

(Pe. ANSELMO BORGES)
"...Às vezes, perguntam-me o que é que eu penso sobre o gesto daquela gente que, em Fátima, se arrasta de joelhos ou até só se arrasta pura e simplesmente...
A resposta é simples: evidentemente, tenho compreensão sincera e compassiva (no sentido etimológico da palavra compaixão) para com aqueles e aquelas que, no abismo da sua dor ou tragédia, se convenceram de que, arrastando-se diante da divindade, a comoveriam e forçariam a libertá-los... Mas também é evidente para qualquer ser pensante que um Deus que, para ser favorável ao ser humano, precisasse de toda aquela humilhação e tortura era um Deus sádico, que, por isso mesmo, não poderia merecer consideração nem respeito. Perante um Deus sádico, só há uma atitude humanamente digna: que passe bem sem nós... No entanto, foi pregado tonitruantemente ao longo de demasiado tempo que Deus precisou do sangue do próprio Filho para aplacar a sua ira divina... Pergunta-se: como é que foi possível pregar e acreditar num Deus vingativo e sádico, um Deus pior que qualquer pai humano sadio, decente?...
É evidente que Jesus não morreu na cruz para aplacar a ira de Deus. Jesus foi vitima da maldade dos homens e mulheres, e não da ira de Deus... A cruz de Cristo é a expressão máxima do amor incondicional de Deus para com todos os homens e mulheres. Jesus, o excluído, é aquele que não exclui ninguém. Pelo contrário, inclui a todos no amor sem condições... É isso: o sacrifício pelo sacrifício é detestável. Mas, por outro lado, nada vale realmente sem sacrifício. Por causa do império de uma banalidade mole hoje triunfante, é recusado a muitos o sabor daquela alegria que resulta da superação dos obstáculos... De facto, na de grande, belo e valioso e digno se faz e constrói no mundo sem sacrifício. Os valores merecem que nos batamos por eles, e é esse sacrifício enquanto luta por aquilo que vale que nos engrandece como seres humanos... Quem diz que ama e não está disposto a sacrificar-se por aquele que ama anda enganado e mente a si próprio. Quem ama verdadeiramente está disposto a sacrificar-se por aquele, por aquele, por aqueles que realmente ama. É esse amor que salva o mundo e faz novas todas as coisas. Mas aí, quando se ama, a cruz é leve... Àqueles que o criticavam por participar em banquetes oferecidos por pecadores públicos Jesus respondeu: “Ide aprender o que significa: O que eu quero é misericórdia e não sacrifício”. Jesus também disse: “Quem quiser seguir-me tome a sua cruz todos os dias”. Referia-se àquela cruz que dá testemunho da verdade e que acompanha o combate pela liberdade, pela dignidade, pela justiça, pela criação, pelo amor...”

In JANELA DO (IN)VISÍVEL
Por
Pe. ANSELMO BORGES

(porque o subscrevo)

A Menina da Lua disse...

Lobices:)

Gostei de ler!:) e igualmente o subscrevo em muitos dos aspectos.

Beijinhos para si e um bom domingo para todos.


(Professor! então ontem estava todo divertido no programa do Herman:).

GONÇALO disse...

Caro JMV,

Inesperadamente, vi-o no Herman 2010. Senti que enquanto o homem não assumir publicamente a sua orientação sexual, não volta a ser o que era.

No resto, diverti-me.

Cê_Tê ;) disse...

Andorinha, ;)))
Há certas coisas que me tiram do sério. É por isso que admiro profundamente a Madre Teresa de Calcutá. Independentemente das fragilidades que tivesse como ser humano foi extremamente coerente com os principios mais nobres da vocação que abraçou. NINGUÉM iria julgar mal (muito pelo contrátio)se o Papa não usasse a corda de ouro cravada de pedras preciosas que usou.
Mas... parece que estamos no mundo das arrogantes hipocrisias- como a do nosso PR que a ser verdade o conteúdo dos mails que muitos de nós recebemos tem não sei quantas reformas mais o vencimento de PR.
Pois de papa cheio é fácil mandar os outros apertar o cinto.
Somos uns tansos.

Cê_Tê ;) disse...

Também vi o professor no "ermano";))) mas não achei que estivessem os dois muito confortáveis ;P
Mas eu também se calhar ando do contra. E nem vi o programa todo...

Anónimo disse...

"ser cristão sem acreditar em deus" é um bom caminho...tb vi o herman

andorinha disse...

Cêtê,

Tiram-te a ti do sério e tiram-me a mim.
Também estou farta de tanto fausto e tanta ostentação por parte de quem deveria ser um exemplo de muito maior contenção a esse nível.

Quanto ao PR (e a mais uns quantos) penso que estás a ser muito injusta.
Se recebe isso tudo é porque o merece, não achas?
E claro que é mais do que justo que apertemos o cinto, pois não devemos todos não sei quantos Euros ao Estado?

Olha, estou farta, já nem consigo ouvir/ver essa gente.
E somos uns tansos, sim, concordo:(

Cê_Tê ;) disse...

É claro que NÃO SOMOS como os gregos. Se o fossemos... tinhamos envenenado Sócrates.


;)))) a genialidade da frase não é minha!

Mas tenho pena! ;P

Boa semana

Fora-de-Lei disse...

ACORDA, PORTUGAL!

«O que mais preocupa não é o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem-carácter, dos sem-ética... O que mais preocupa é o silêncio dos bons!

Martin Luther King

Cê_Tê ;) disse...

FDL- Quem cala consente, é cúmplice. Tanto é ladrão quem rouba como quem fica à porta....

Sabe, acho que vivemos o preço da castração da liberdade de pensar e actuar que uma geração- duas se calhar- foram vítimas. Sim, se calhar, pertenço a uma geração da... como os que a mim se seguiram. Mas acredito que andamos a construir uma geração de gente pensante e actuante- sinceramente acredito na geração que agora entra na fase adulta. E lamento que a geração que agora tem 60-70 se tenha acomodado às regalias que conquistou.

Julio Machado Vaz disse...

Gente,
O Herman foi sempre de uma gentileza insuperável para mim e para minha Mãe, estou-lhe grato por isso. Em pessoa e não só - não esquecerei que se divertiu a imitar o Sexualidades sem me ofender, enquanto noutro programa até a Ela a metiam ao barulho num sketch de terrível mau gosto:(. E depois foi bom reencontrar o Luís - a Renata não conhecia - e a malta das Produções Fictícias. Para não falar de alguns resistentes que ali trabalham e ainda se lembravam de gravar o Sexualidades comigo! Há 17 anos...

GONÇALO disse...

A Renata Medina que, com 30 anos e com aquela cara, disse ao país que não tem namorado, nem companheiro. Há coisas muito estranhas...

Fora-de-Lei disse...

Revelada a verdadeira razão da vinda de Bento XVI a Portugal...

LadyAnt disse...

:) boa tarde. é sempre um gosto renovado visitar este "jardim de letras no cyberespaço plantado".

[tinha escrito uma exposição sobre a fé, mas apaguei...]

gosto de absorver a diversidade de "construções" de pessoas, pois é nas recordações das partilhas e toques de vidas que nos vamos edificando, que nos vamos construindo. é dessas partilhas, desses "cruzares" de caminhos na vida que construimos os nossos pilares, aquilo que faz de nós o que somos hoje :)

li a bea e, na sua simplicidade, disse tudo o que eu não saberia dizer.

saudades de Vos ler (a sério!)

deixo um beijo por aí, ao sabor das ondas do mar.

Gonçalo!!!! a vida, no séc XXI não se resume a companheiros ou namorados, Gonçalo.

a vida, é muito mais que isso, muito mais!!! :) uma mulher, hoje em dia, não tem como objectivo primário ter um companheiro ou um namorado.

um homem é que eu já não sei se terá evoluído ou continua a querer uma mãe mas com o suplemento "sexo" (riiiiiiiiisssssssooooosssssssssss)

thorazine disse...

"Numerous studies over the last three decades consistently demonstrate that children raised by gay or lesbian parents exhibit the same level of emotional, cognitive, social, and sexual functioning as children raised by heterosexual parents."

American Academy of Pediatrics & American Psychiatric Association

http://archive.psych.org/edu/other_res/lib_archives/archives/200214.pdf

17 de Maio, Dia Mundial contra a Homofobia

Cê_Tê ;) disse...

FDL, loooooool
Realmente!!!;P
Mas olhe que há um provérbio que não me lembro agora bem que diz que vamos sempre para pior.;P
O sr. Pinto da Costa foi a Roma e levou uma imagem de Virgem Maria- não deu grande despesa ao país e ainda lhe sobrava dinheiro.;P
Já o Benfica...
Falando mais a sério:
Achei a oferta da camisola de muito mal gosto (igualmente). Já mais graça achei à publicação do livro com o título "Os mandamentos de Jesus" (se é que existe de facto).

thorazine disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LadyAnt disse...

:-)) eu cá sei porque tenho um cuidado especial em relação ao thorazine... eu cá sei :-)

eu cá sei também porque mantenho uma certa fé... [e porque não??: um deus eros, de jeans ... assim... um ar misterioso (ou será mistico??) hei!! já nem sei!!!...] dando asas à imaginação ... será um anjoooooooooo??? tenho visões... mas sim!! sim !!! é um Anjo (esvoaça em meu redor e tem um ar intocável... belo...) tem que ser uma criação divina (risos)

convenhamos: há que manter uma certa dose de fé. ou então, tudo se resume a uma triste e eterna escuridão:-)

andorinha disse...

Gonçalo,

A Renata disse que é muito exigente no que diz respeito a namorados. Assim sendo, sou levada a concluir que os homens portugueses não estão à altura:)))))


FDL(5.05)

Looooooooooooooooooooooooool

Ana Filipa Oliveira disse...

Eu passei por aqui apenas para dizer que numa casa de Haan, na Alemanha, existe uma telespectadora que o gosto muito de ver. Ora na Praca da Alegria ora no Herman, ora em qualquer sítio que vá e que a RTP Internacional transmita. Há anos li o seu livro "Muros", que muito me perturbou. Li-o com os meus 18 anos e quis seguir a "loucura" da protagonista viajante... e perdi-me. Mas nada de grave, pois ainda aqui estou... e bem. Um abraco, aqui de longe.

Julio Machado Vaz disse...

Ana,

Perdermo-nos no Norte de Espanha é um prazer:)))))).

GONÇALO disse...

Andorinha,

Muito provavelmente:-))

Ainda assim, quero destacar a compostura e a elegância do nosso JMV...Até parecia que nem reparou nela:)))

Eu teria sido mais incisivo:)))

Julio Machado Vaz disse...

Gonçalo,

Do alto da sua juventude, eu sou um pobre sexagenário:).

GONÇALO disse...

Caro Prof,

Grato por me considerar ainda um jovem.

Ponto de Interrogação disse...

Caro Professor:

'pobre sexagenário'?

Quem dera a muitos jovens de 20 anos serem tão pobres e sexagenários como o Professor. A maior parte tem os 20 e não passa do 'sexogenário'... :-)

Abraço!

thorazine disse...

World's Oldest Sex Toy Uncovered in German Cave

"A recent discovery has shown prehistoric peoples had a tendency to mix business and pleasure.

The oldest sex toy in the world—a siltstone phallus—was discovered in Germany and is said to have also been used as a tool to start fires, the New York Daily News reported.

The approximately 30,000-year-old artifact was found in more than a dozen pieces inside a cave and was later put back together by scientists at Germany’s University of Tubingen.

The prehistoric object features carved rings around one polished end, in addition to indented areas on the tool where it was struck against flints to ignite fires.

Scientists said artifacts displaying masculinity weren’t common during this time, making the sex toy discovery an unusual find."


http://www.foxnews.com/story/0,2933,593072,00.html

No link encontram a foto do dildo old school.. :))

Ponto de interrogação,
eu sei que fica muito bonito dizer isso, mas olhe que também há por ai muito puto de 20 anos que bate aos pontos a de 60. Nem sempre com a idade as coisas melhoram.. :)

thorazine disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ponto de Interrogação disse...

Thora

Não o disse por ser bonito. Pura e simplesmente não estava a generalizar.

Em tudo há dois lados. Estava a referir-me ao professor. Tenho 32 anos e, até hoje, não conheci nenhum 'puto' de 20 anos que batesse aos pontos DETERMINADOS homens de 60. Uma vez mais, não estou a generalizar. Estou a referir-me a personalidades, formas de estar e posturas perante a vida e as pessoas, muito concretas.

No fundo, há homens de 60 que nunca deixaram nem deixarão de ser 'putos' de 20 anos. Mas também sei que há 'putos' de 20 que já têm uma maturidade comparativamente superior a esses homens de 60.

Mantenho, por isso, o que disse em relação ao Professor. Era ao que estava a referir-me.

Abraço!

andorinha disse...

Gonçalo,

"Ainda assim, quero destacar a compostura e a elegância do nosso JMV...Até parecia que nem reparou nela:)))"

Não sabemos o que se terá passado nos bastidores...:)

Thora,

Com a idade há coisas que melhoram e outras nem tanto:)))
Concordo com a ?, não é tanto uma questão de idades, mas sim de pessoas e do que elas valem por si independentemente da idade no BI.

thorazine disse...

?,
sim, falhou-me a parte do DETERMINADOS. Nesse caso..pode ter razão.. :)