quarta-feira, maio 12, 2010

O Jorge.

O Carlos Magno é um amigo com privilégios firmes, o meu Velho gostava muito dele e isso chega e sobra. Mais um convite amável, os quatro dedos de conversa habituais e a surpresa dolorosa - o Jorge morreu. Ele, que com a sua Luísa foi meu aluno em Biomédicas e depois me acompanhou na magnífica loucura da Consulta de Sexologia do Magalhães Lemos. Um dia, mais tarde, bateu-me ao ferrolho e desabafou longamente. Recordo ter-lhe dito que ou diminuía o stress em que vivia ou estava em risco de passar da angústia à doença física. Não sei se o não pôde fazer ou se não fui convincente, o resultado está aí. Como a velha fotografia no jardim à frente do Instituto, os três sorridentes, eles à porta da vida profissional, eu grato pela ternura do pedido - "quer ser o nosso padrinho?". Ao longo de 36 anos tive muitos alunos, mas poucos discípulos. É compreensível, a esmagadora maioria da malta considerava o que eu expunha absolutamente inútil para o exercício de uma Medicina ingénua e arrogante, baseada nas super-especialidades. Alguns concordaram comigo - pensar a Medicina e os seus "pecados" não é traí-la. Gente como o Jorge e a Luísa, que me convidavam para jantar em sua casa e me faziam sentir um amigo e não o chefe. É um privilégio raro, que guardo no coração. Ensinei durante trinta e três anos numa instituição. Quando saí, excepção feita à minha Directora de Departamento, apenas recebi um abraço e o desejo de felicidades de um órgão - a Associação de Estudantes. E quando isso aconteceu, a gratidão expulsou a amargura. Porque foi com eles e para eles que fiz o melhor possível. Alguns ainda me contam alegrias e desventuras, numa demonstração tocante de fidelidade ao velho prof. Ver partir os mais jovens é anti-natural, como escreveu Bautista acerca da morte dos filhos, sinto um remorso hipócrita. Espero que a Luísa e os cachopos aguentem o melhor possível. E saibam que porta e braços estão abertos, mesmo sem o sorriso da fotografia:(.

11 comentários:

thorazine disse...

;(

andorinha disse...

"E saibam que porta e braços estão abertos, mesmo sem o sorriso da fotografia:(."

Pelo que diz no post, de certeza que sabem.

"Alguns ainda me contam alegrias e desventuras, numa demonstração tocante de fidelidade ao velho prof."

É porque o velho prof. merece. Acaso pensa que se contam alegrias e desventuras a qualquer um?:)

Claro que o reconhecimento por parte das instituições a quem se devotou grande parte de uma vida é importante e merecido, mas, na minha opinião, são estas atitudes espontâneas e genuinamente sentidas que mais marcam e que guardamos dentro de nós para sempre com ternura.

mariam [Maria Martins] disse...

Júlio
Grande Prof.

. comovente, a homenagem .
deixo-lhe uma flor.

http://mariam-sentidos.blogspot.com/2009/04/roseira-brava.html

e um sorriso :)
mariam

bea disse...

Senhor Professor
A morte é a evidente certeza sempre estranha. Porque a esperamos e quando, porque a sabemos sem a esperar, porque nos morrem sem aviso e com ele.
Na despedida, o cartão da Associação de Estudantes era o tudo que faltava. Logo, nada faltou.E o senhor, acredito que como tantos outros, não deixa de ser professor porque se reformou.
Cumprimentos cordiais

Ponto de Interrogação disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ponto de Interrogação disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ponto de Interrogação disse...

Também acho que ver partir os mais novos é contra-natura.
Quanto ao resto, concordo com a Andorinha: eles saberão certamente que está lá para eles e quanto aos que o acompanharam e que acompanhou na sua jornada educativa recíproca, essa foi, de facto e quanto a mim, a forma que encontraram de lhe dizer 'obrigado, estamos e somos hoje mais ricos porque partilhámos esta experiência. Até já'

Creio que um dos desafios mais difíceis na tão nobre arte de ensinar, é permanecer-se eterno no coração de um aluno. Neste caso, essa presença está bem patente. Dou-lhe, por isso, os parabéns e acredito ser mérito de ambas as partes: seu porque felizmente é como é, e dos que consigo aprenderam e, eventualmente ensinaram, porque tiveram capacidade, humildade e genuinidade para o reconhecerem assim.

Beijinhos e abraços!

Unknown disse...

E porque não com o sorriso da foto?
Tem um sorriso cativante. Dê-o, sim?

disse...

Temos o dever de nos comprometer com todos os que cativamos, dizia Exupery...

Com o sorriso, sim senhor! E quando ele é bonito por maioria de razão.

Muito mais gente terá cativado sem que o saiba, Professor. Quantos abraços tem, cada um de nós, em dívida...?

Aí vai um!

Anónimo disse...



agora cativaste-me.
como fazemos?

:)))

GS disse...

Infelizmente, cruzei-me com essa perda, alguns bem mais jovens, e é com grande mágoa que nos deparamos com tanta tristeza, reconheço :(

'... E quando isso aconteceu, a gratidão expulsou a amargura. Porque foi com eles e para eles que fiz o melhor possível...' - esta é sem dúvida a mais linda mensagem!

Quando um(a) professor(a) é reconhecido(a) não pelos seus pares (que importa?!) mas pelos seus discípulos '...pela maneira aberta, descomplexada e universalista de olhar o estudo da literatura e de a ensinar pelo coração, que é a maneira mais certa, ligando-a à vida, à nossa interioridade, com aquele rasgo de rebeldia que é necessário para se sair da norma-padrão, da vulgar e fria perspectiva de dar a matéria, sem alma!
Para ensinar, é preciso estar lá com o coração e pelo coração! Sempre estive na docência pelo coração...' - escrevi também!
Vejo que nos cruzámos no ser e no estar!
:)