terça-feira, março 11, 2008

Durmam bem.

O PSD parece empenhado em roubar aos portugueses uma alternativa credível ao PS, o que em Democracia é trágico. Esta caça às bruxas pífia, com Rui Rio e António Capucho na berlinda, desafia a imaginação. Em geral, o Governo perde as eleições e a oposição limita-se a colher os frutos, Menezes arrisca-se a inverter a tendência. Quanto ao PS, já ouvi a palavra "flexibilidade de posições" pronunciada por um responsável do Ministério da Educação. Sei o que tal eufemismo significa:))))))).

35 comentários:

CêTê disse...

Boa noite, realmente professor parecem abutres- uns e outros.
Quem nunca leu a "Zaragata" do Astérix ou já leu há muito tempo talvez consiga ver caricaturada como eu vejo o "estadão" português.
Pobre do povo, pobres de nós ("de nós todos, de todos nós") ;))))

Quanto à "flexibilização" espero que não seja a empresarial!!! ;)))) Sim que eu já fiz esse tipo de serviço- tomar por exemplo conta dos meninos (que nem eram meus alunos) na cantina- entre carcaças voadoras e azeitonas saltadoras. ;P

O melhor que o min.edu fazia era... "flexibilizar" de vez.

abraços

CêTê disse...

"Quem nunca leu a "Zaragata" do Astérix ou já leu há muito tempo talvez consiga ver caricaturada como eu vejo o "estadão" português." SE A LEREM, CLARO! ,))) - Já estou em descompensação!

andorinha disse...

Boa noite.

Mas este PSD alguma vez é alternativa seja a quem for?
Aquilo é a bandalheira total...

"Sei o que tal eufemismo significa:)))"

Não percebi. Significa o quê???
Como posso dormir bem sem o saber?
Não estou a brincar...

andorinha disse...

Cêtê,

"Se a lerem, claro" :)LOOOOOOOOOOL
LOOOOOOOOOOL LOOOOOOOOOOOOOOL

Tás pior, moça:)

Laura disse...

Professor, nem precisa do desafio da imaginação, a mediocridade é igual em todos os quadrantes e percorre os mesmos caminhos (para não dizer que alimenta as mesmas psicoses:)

Aqui dá mais ideia que são as bruxas de verruga no nariz comprido que estão à caça dos "outros" no PSD...
E contrariamente ao que parece isto deve ser uma guerra muito necessária e não um mero carnavalete interno.
Porque se as bruxas levam as suas regras de jogo avante, acabou-se de vez a alternativa consistente...

Espero sinceramente que o espectáculo a bordo seja o que uma análise mais atenta dá a entender: um início de motim no navio.
Talvez os marinheiros de licença prolongada se tenham lembrado de vestir a farda e tenham por fim reparado que estavam todos do mesmo lado da camarata...

Antes isso que esta agitação ser o último estertor do moribundo...:):)

PS- Afinal não disse se correu bem a sua alocução criativa no dia 8, mas pronto!

CêTê disse...

Andorinha, andorinha... ;))))))

Vê lá se te falta alguma cadeira. (lol) ;*

Eu valesse a pena, professor, eu dormia com um olho semi.aberto.

A bem do ensino público- ainda acessível a todas as nossas crianças, adolescentes, jovens e adultos (muito embora tenham ainda muito que custear!!!) - era bom que deixassem de perturbar o funcionamento das escolas com este imbroglio vergonhoso em que se (e nos meteram) meteram. Se o fizerem quem ganha é a Escola com tudo o que ela representa. E sobretudo que novo modelo de gestão possa ser opção para quem a escolher.

Espero que os Pais e Professores também se mobilizem e que protejam as crianças diferentes das intenções deste Governo de as "enfiarem" sem apoios adequados na selva que é por vezes é o meio escolar.

P.S1- Laura gosto muito de a ler.;)
P.S2- Tenho pena que muitos estejam silenciosos do lado de lá do écran. ;((((( gosto de confusão, barulho e discussão.
abraços

CêTê disse...

andorinha, corrige-me lá que não me apetece fazê-lo.;)

A Menina da Lua disse...

CÊTÊ

"P.S1- Laura gosto muito de a ler.;)
P.S2- Tenho pena que muitos estejam silenciosos do lado de lá do écran. ;((((( gosto de confusão, barulho e discussão.
abraços"

Que a Laura escreve e sabe muito bem do que fala tambem concordo...e desde o princípio que sempre concordei, aliás é mesmo do melhorzinho do pouco que aqui se escreve. E isto não desfazendo a simpatia da CêTê que tem uma paciência absolutamente invejável :)

Quanto aos que lêm nos bastidores que é o meu caso, a pachorra e o nível de tolerância tem limites mesmo que por aqui o professor continue a escrever muito bem e os outros a comentar bem, mal ou nem por isso. Tem dias...:)

Até um dia destes.

A Menina da Lua disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JFR disse...

A forma de fazer política tem de ser reinventada. Apesar das grandes mudanças ocorridas nos últimos 20 anos, a vários níveis - geopolíticas, modos de vida e, sobretudo tecnológicas -, os políticos continuam a usar os padrões do passado. Aliás, eles próprios são passado. Um passado que não se actualizou no conteúdo. Que , apenas, procurou alterar a forma. Daí a permanente demonstração de incapacidade de que é um caso evidente a actual direcção e organização do PSD.

A organização política, assente em partidos que usam uma doutrina com aplicação transversal a todos os ramos da sociedade – moral, humana, economia, cultura, ambiente, justiça, etc – já não é possível, na actual fase de desenvolvimento do pensamento e da sociedade. Menos, ainda, no futuro. Daí, a sua imperiosa reforma. A cargo de uma futura geração de líderes. Que a escola tem obrigação de criar. Com ou sem avaliação. Com ou sem esta ministra. Com ou sem este Governo. Com ou sem esta oposição. Mas, certamente, com estes e outros professores. E, também, com estes e outros programas. E, sobretudo, com o exemplo de renovação que a adaptação a um futuro, já presente, impõe.

cabecinhapensadora disse...

E sabemos nós o que é a flexibilização? Este governo aposta na subversão de conceitos. O resultado não merece tempo ou palavras. A mudança, a existir, talvez.

Xelb disse...

Essa caça às bruxas dentro do PSD é perfeitamente natural (digo eu).

Fazer desaparecer de vez todo e qualquer nome mínimamente respeitado há alguns anos atrás.

Este novo PSD tem de se afirmar? Claro! É um pouco o PSD dos que estão metidos em alguns julgamentos...

Fora-de-Lei disse...

"O PSD parece empenhado em roubar aos portugueses uma alternativa credível ao PS, o que em Democracia é trágico."

O que me parece trágico em termos de Democracia é tudo se resumir a uma pseudo-alternância entre PS e PSD..


"Em geral, o Governo perde as eleições e a oposição limita-se a colher os frutos, Menezes arrisca-se a inverter a tendência."

Com um governo de direita em exercício, tacitamente apoiado pelo PR, o que é que o PSD pode fazer ? Rien, niente, nichts, nothing, nada !!!

Desde que a direita (Tony Blair) tomou conta do Partido Trabalhista quais foram as hipóteses dos conservadores ingleses ? Rien, niente, nichts, nothing, nada !!!

AQUILES disse...

Eu não durmo nada bem.
Pode ser que agora nas férias, uns dias poe aí no Porto ou perto, eu consiga dormir.
Por ensino, devo dizer que estou à frente da associação de surdos local (julgo que já disse), e o quadro por aqui é negro, no que aos surdos diz respeito. O DL 3/2008 vai ser de muito dificil aplicação por aqui.
Ajudem-me comentando no blog da associação: asism.blogs.sapo.pt
Por aqui até têm medo de comentar (e depois digam lá que o medo não existe). Eu não durmo bem, nada bem. Ando a lutar pelos "meus" surdos, mas escasseiam por aqui os meios. Depois há as mentalidades dos pais, essa barreira de amor e preconceito. Depois só há uma intérprete, talvez duas. Depois só há 4 formadores de LGP. Depois que sucesso é que eles podem ter?
E depois temos que aturar com odas essas parvoíces dos tipos do PS e do PSD e mais quejandos.
Eu não ando mesmo a dormir bem.

andorinha disse...

Boa noite.

Cêtê,

Que tipo de cadeira? Alguma disciplina????
Nem penses, ao contrário do nosso PM não fiz trafulhices dessas:)
Nem meti cunhas...

Corrijo o quê???
Concordo em absoluto com o que dizes no post.

Quanto ao resto, só faz falta quem cá está.

P.S. E agora vou-me preparar para sofrer com o Glorioso.

FDL(6.23)
"O que me parece trágico em termos de Democracia é tudo se resumir a uma pseudo-alternância entre PS e PSD.."

Também eu gostaria que as coisas fossem diferentes a esse nível, mas não me parece...

O PSD pouco poderá fazer, concordo, mas não era necessário "ajudarem" tanto o PS:))))

Aquiles,
Claro que o medo existe, entendo bem as tuas preocupações.
Mas não desistas, apesar das dificuldades. Vale sempre a pena lutar:)

P.S. Boa viagem até ao continente e Boas Férias.

Laura disse...

Caras co-comentaristas
- não, não é gaguez…:) mas não me ocorre outro termo técnico -
cêtê e a menina da lua:

O meu impulso natural seria não responder, dando assim o sinal de que não me revia de todo nas vossas referências simpáticas. Mas chegada ao receptor, a mensagem podia bem não ser essa e então passar antes por malcriada, coisa que também não queria.
Portanto, registo e agradeço a vossa atenção ao que escrevi!:)

(Sobre “dar troco” ou “não dar troco”, já agora, desculpem lá mas acrescento ainda …
Para se sobreviver no Murc. – não estranhem o nome, mas como não estou na mesma geografia, retiro-lhe a carga regionalista e é assim que o chamo -, é preciso conhecer à própria custa as ratoeiras em que se pode cair. Ora, como já cá ando há muuuuito (embora não tanto como outros); e não ando exactamente com o objectivo de criar polémica; passei a cultivar uma espécie de aparente distracção ao que se passa. Especialmente no que toca ao termómetro emocional do Murcon. Senão a febre pega-se, como aliás é humano, e acabamos de padiola e cheios de contusões nas urgências do hospital, ainda que levando a bandeira na mão ou vestindo a camisola amarela :)
Ora isto é o contrário do que se pretende ao intervir num espaço lúdico como são os blogues.
Assim, tenho cá para mim que isso é também uma espécie de preço que há a pagar pelo ‘ecumenismo’ do Murcon. É uma espécie de “empowerment” que vem da vitória do prazer de ler e comentar o Prof. sobre todos os restantes e eventuais incidentes
Talvez a maior prova da vocação universalista das ruminações de JMV seja isso mesmo: - a enorme diversidade de perfis ou lá o que seja que aqui se cruzam. Claro que há uns mais ‘alinhados’ e outros mais ‘desalinhados’ (como eu…) mas a ideia não é de todo “abanar a mesa”, é pelo contrário, sentar-se nela. Sem roubar nada a ninguém… nem mesmo a sua razão.

- Então a democracia há-de ser só 1 conceito abstracto? :):)

CêTê disse...

a_menina_da_lua, Bem aparecida. Não me diga que acha o "café" mal frequentado, valha-me Deus! Há muitas mesinhas- ocupe a quiser e consuma. ;)))



andorinha-;))) estava a falar da cadeira de rodas, da eléctrica e qualquer outra pelos "bicos de pagagaio" abaixo.- dizem que há para aí pessoal que lhe faltam essas. ;P



"flexiblizar" - exigir impor o mesmo, forma demagógica de lubridiar pessoas de boa fé.

(Tenho a impressão que ainda vou este fim de semana ao Porto fazer umas comprinhas.)

CêTê disse...

Quem é que me sabe dizer porque que é que as providências cautelares relacionadas com o Processo de Avaliação dos Professores ( e acho que já lá vão 4) ainda não teve qq consequência efectiva? Ou de facto já tudo é o que parece e não vivemos num estado de direito?

CêTê disse...

laura, deduzo que o professor também goste da sua contribuição apesar de ser um "Ganda Murcõn" ;))))
Continuemos todos então. ;)

andorinha disse...

Cêtê,
Obrigada pelos esclarecimentos, às vezes és mesmo hermética no que escreves, ou eu obtusa, ou fifty-fifty:)

Se vieres ao Porto fazer as tais compritas, avisa, para irmos tomar um café:)

Se vivemos num Estado de Direito?
Boa pergunta...

P.S. Quero rectificar o que disse há bocado a "quente", que só faz falta quem cá está.
Não penso isso. Há pessoas que fazem cá falta e que não estarão tão presentes pelos mais diversos motivos, falta de tempo, ocupações profissionais, sei lá...
Recordo-me da Pamina, do Gonçalo, do Pedrito, mas esses mesmo não estando presentes, estão:)

andorinha disse...

Laura dixit:
" É uma espécie de “empowerment” que vem da vitória do prazer de ler e comentar o Prof. sobre todos os restantes e eventuais incidentes

Talvez a maior prova da vocação universalista das ruminações de JMV seja isso mesmo: - a enorme diversidade de perfis ou lá o que seja que aqui se cruzam. Claro que há uns mais ‘alinhados’ e outros mais ‘desalinhados’ (como eu…) mas a ideia não é de todo “abanar a mesa”, é pelo contrário, sentar-se nela. Sem roubar nada a ninguém… nem mesmo a sua razão."


Assino por baixo.

Quanto ao resto do post entendo perfeitamente a postura e entendo também que isso não é cobardia porque nos momentos em que escreves deixas sempre bem vincada a tua posição, é apenas uma forma de evitar um desnecessário desgaste psicológico.
Coisa que eu não consigo fazer dada a minha proverbial impulsividade.:)

Como bem disseste e a Cêtê também, há aqui várias mesas e cadeiras, quem gostar de "tertuliar" só tem que se sentar.
E eu continuo a adorar esta tertúlia.

CêTê disse...

É assim mesmo, menina. ;) E agora que ando toda "comunista" e ainda não são horas para virar uma hooligan ;))) só me apetece cantar: "Venham mais cinco..."

andorinha disse...

Cêtê,

Não me interpretes mal. Não alterei em nada o que penso em relação à meninadalua, até porque não tomo posições à toa.
Isto que fique bem claro!
Não tenho a tua tolerância, como sabes:)

"Venham mais cinco..." sim, claro, desde que valham a pena e não sejam daqueles que amuam e desamuam, voltam a amuar...enfim...

E claro que ela acha o "café" mal frequentado.
Basta eu estar aqui:)Loooool

Mas pronto, pá, temos coisas mais importantes em que pensar e pelas quais lutar, camarada)))))))))

CêTê disse...

Está bem camarada e companheira! ;))))) cabemos todos.

(e olha que eu não sou a Santa que pensas/pensam- eu também não tolero algumas coisas, ah pois não. Como a de me roubarem as farpelitas de casa e irem para lá trabalhar com elas, por exemplo! Pois então! Tive uma empregada que me levou umas roupinhas e sapatinhos aqui de casa. Ainda por cima alguma era preta que me dava agora para o luto!);P

(também estás a trabalhar, aposto, andorinha-morcega)

andorinha disse...

És demais, moça:)
Eu sei que Santa não és e ainda bem.
És a doidona mais sã que conheço, já te disse e isso é óptimo:)

A trabalhar?
Como adivinhaste?:)

Essa empregada...Loooooool

lobices disse...

...o Benfica perdeu?

lobices disse...

...o meu FCP também :(

blogico disse...

Tantos partidos no boletim de voto e a malta só consegue ver dois...

Será da impressão? Ou do tipo de papel?...

Fora-de-Lei disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fora-de-Lei disse...

andorinha 7:57 PM

"O PSD pouco poderá fazer, concordo, mas não era necessário "ajudarem" tanto o PS."

Tens razão, mas tudo isto é fruto de uma (re)arrumação político-partidária que - não digo que esteja prestes a acontecer - mas para a qual já faltou mais.

Os primeiros a estrebuchar foram, para já, os chamados barões do PSD, os quais - a breve trecho - se verão a eles próprios sem espaço e protagonismo dignos desse nome. Daí já estarem todos a espernear...

A manter-se esta política neo-liberal por parte do PS, o que - à excepção do PSOE - está a acontecer por toda a Europa com os chamados partidos socialistas / sociais - democratas (é a tal 3ª via blairiana), a direita pura e dura irá ter uma expressão única que não corresponde ao somatório PSD + CDS, o PS ganhará uma parte importante do chamado centro e perderá uma parte menor do seu eleitorado para o Bloco de Esquerda. O amigo Manuel Alegre já viu o filme todo, mas é muito tarde para ele. Quanto ao PC, continuará a bater-se estoicamente contra uma certa erosão causada pelas naturais alterações demográficas e sociológicas que se vão desenvolvendo.

Quando chegarmos a este quadro, já o LFV e o RC se foram embora do Benfica... ;-)

Paula Crespo disse...

Neste momento (só neste??...)a alternativa governativa é puramente virtual, o que preocupa. É confrangedor vê-los pendurarem-se na carruagem dos últimos "escândalos" nacionais - como é o mais recente caso das preocupações dos professores ou, há algumas semanas, a animosidade pública pela ASAE. Para se tornarem populares vale tudo, até armarem-se em defensores dos "oprimidos". Triste...

andorinha disse...

Boa tarde.

FDL (12.06)
Davas um excelente analista político, amigo e companheiro:)
Sem ironia...

PILAR disse...

Cada vez mais acho que somos um eleitorado pouco exigente...o que permite haver no PSD aquela Direcção Nacional!Pacheco Pereira na última "Quadratura do Círculo" explicou o que move estes dirigentes!...
Desde os dezoito anos que voto sempre, mesmo que seja em branco. Entendo ser o mínimo que devemos fazer para respeitar e honrar quem no passado se entregou à causa da Democracia.
Só me resta concluir que um eleitorado que tanto se abstém...não pode esperar muita qualidade política.

CêTê disse...

Não sabia que o António Costa tinha tanto sentido de humor ao ponto de dar ao Sr. Sócrates um livro com o título "Free World"!? ;)))))

E já lho ofereceu em 2005- convenhamos anda a lê.lo aos parágrafos.


Acha ainda, professor, que podemos dormir descansados?! ;(((((

CêTê disse...

Valha.me Deus! (estou a perder capacidade de raciocínio) Pois claro! Deve ter sido a esposa do António Costa (minha colega de profissão) que lho deve ter comprado. Por norma somos nós que fazemos essas coisas.;/