domingo, maio 17, 2009

Aqui entre nós, águias depenadas:).

1) O Benfica ganhou.

2) Jorge Jesus adivinhou a equipa adversária que ia jogar! Competência? Bruxedo? Ou milagre, como o nome parece indicar?:).

3) Quique manteve a elegância nas entrevistas - para não falar dos olhos que derretem todas as minhas amigas:) - e foi expulso. Devo admitir que depois da agressão sofrida por um jogador do Benfica, não sei o que disse, mas eu teria dito pior! Já a sua imagem sobre a época, deixou-me uma vez mais de boca aberta - um carro que avaria a cinco metros da meta????? A equipa nunca esteve perto da meta a nível exibicional e na classificação "durou" a crise outonal do Porto. E "exílios" como os de Cardozo e Urreta não têm explicação plausível.

4) Rui Costa, na minha opinião, cometeu um pecado (pouco) original - teve muita pressa. Quis ser campeão imediatamente e "meteu a cave" nas aquisições. Perdeu. Para satisfazer o treinador, sacrificou Diamantino e Chalana e fez mal, Quique pareceu um ET em muitos jogos do campeonato, sobretudo contra as equipas mais modestas (?). Veja-se os pontos perdidos contra quem agora se debate no fundo da tabela... É tempo de aprender e construir com bases sólidas. Seja quem for o treinador...

55 comentários:

andorinha disse...

Rui Costa teve muita pressa porque no Benfica se exige tudo para ontem:(
Ele é inteligente e de certeza que aprendeu com os erros.

"É tempo de aprender e construir com bases sólidas."Também acho, mas vejo as pessoas muito impacientes...e a impaciência não é boa conselheira.
Por mim e apesar dos erros cometidos, Quique continuava. Também me parece uma pessoa inteligente e capaz de rectificar muitas das asneirolas que fez.
E que se decida de uma vez por todas em relação aos guarda-redes. Moreira deve ser o dono da baliza.
Não sei o que é que o rapaz tem de fazer mais para o convencer...

E não me fale dos olhos!...(suspiro) :)

PAULOS disse...

Professor, esta noite o Povo teve uma pequena consolação. Podíamos estar a rir-nos de quem se ri de nós, mas nem sempre tivemos a melhor atitude em campo. A arbitragem ao longo da época também fez o seu trabalhinho e de que maneira... maldito sistema, agora muito mais refinado. O nosso maestro ainda está numa fase de apredizagem, é novo. Enfim, melhores dias virão.
Força Benfica

Fora-de-Lei disse...

andorinha 11:53 PM

"Rui Costa teve muita pressa porque no Benfica se exige tudo para ontem. Ele é inteligente e de certeza que aprendeu com os erros."

Gostava de ter essa tua certeza... Mas também concordo contigo que Quique deveria continuar.


PAULOS 12:02 AM

"A arbitragem ao longo da época também fez o seu trabalhinho e de que maneira..."

Sem dúvida. O problema é que muitos benfiquistas - para não falar na quase totalidade de sportinguistas - já começam a sofrer do chamado "sindroma de Estocolmo".

GS disse...

... pois já percebi! Hoje é seu dia!

Mas, mudando de tema... não sei se saíu de Cantelães (terras de Minho?) para vir até à Casa da Música ver Patxi Andión!?

Excelente concerto! Acompanhavam-no quatro músicos de jazz (destaco as 'harmónicas') para uma noite diferente, entre cânticos de intervenção, revisitados em ritmo de 'blues', e as palavras dos afectos, ditas com aquela peculariedade que Patxi domina com intimismo!
Gostei profundamente!
(... partindo do princípio que não abandonou o passeio da raposa...)

Continuação de bem estar!

lobices disse...

...um bom início de mais uma semana
...muitos abreijos

goncalo disse...

Eu como sportinguista tenho de ser honesto: adorava que o Quique continuasse...Para o Benfica também seria bom, já que que pelo menos representava a estabilidade que tem faltado. Estou de acordo com o prof. Julgo que faltou apenas dizer que, pese embora tenha acertado na equipa do Benfica, o Jesus mostrou que ainda não tem estofo emocional para treinar um grande. Justamente na semana em que andou na ribalta...falhou...Tb não em importaria que fosse ele o próximo treinador)...

ana disse...

já agora, viva mas é o Olhanense que passou à primeira divisão com o Jorge Costa, coitadinhos, tanta luta, tantos anos (35)! e viva o Rio Ave(coitadinhos tão pequeninos também), e viva o Leixões que deu tanto que fazer aos «grandes» nas primeiras jornadas da Liga, e Viva Mesmo o Estrela da Amadora que continuam firmes, com os ordenados em atraso, lutando com pernas e espírito fortes.
E vivam todos os «pequeninos» que se entregam de alma e coração.
E já agora, olhos por olhos, antes os do Jorge Costa... o Quique tem mais olhinhos é de carneiro mal morto...

Fora-de-Lei disse...

paula 4:26 PM

E, já agora, viva a mulher do bombeiro!

=====================================

Um bombeiro chega em casa e diz à mulher:

- No quartel temos um sistema excelente. Ao tocar a primeira sirene juntamo-nos em equipas, com a segunda sirene descemos pela coluna e com a terceira e última sirene subimos para o camião-tanque e saí­mos.

- E...?, pergunta a mulher.

- E, a partir de hoje, quando eu disser "primeira sirene" tiras as roupas, "segunda sirene" vais para a cama e "terceira sirene" fazemos amor.

No dia seguinte, ao chegar a casa, o bombeiro grita "primeira sirene" e a mulher tira a roupa; em seguida grita "segunda sirene" e a mulher deita-se na cama; por fim grita "terceira sirene" e começam a fazer amor.

Após uns minutos, a mulher grita "quarta sirene" e o bombeiro exclama:

- Mas que raio é essa "quarta sirene" ?

E a mulher responde:

- Desenrola mais mangueira porque está longe do fogo !!!

ana disse...

FDL, quando menos espero, pimba! faz-me rir.
Também acho, viva a mulher do bombeiro, e que me perdoe tinha-me esquecido dela...

CêTê disse...

Parabéns, (aos sofredores) pelo que consta foi uma vitória merecida.

Percebo muito pouco de futebol mas quanto ao olhar do treinador concordo: é, sim, interessante. Digamos "o todo" é interessante. ;P
(Mas não sei pk lembra-me o olhar do charlie chaplin, talvez o por causa do risco preto... nos olhos ;)

bjcas


Disseram-me que estão a pensar mudar o equipamento de rosa para arco-íris...;P



(Just kidding, just kidding ;))))

cabecinhapensadora disse...

Bommm

não imaginava o Fora de lei a contar anedotas sobre mangueiras...gostei.
Todas as mulheres gostam do Quique, salvo as que são brancas e de sangue azul, daquelas que o fora de lei diz que se vêem as veias. hummm e talvez as que não curtam os ciganos. As portuguesas em geral dão voz ao "cigano adorado". É assim Fora de Lei, foge-nos o pé para a plebe.

cabecinhapensadora disse...

Emendo: não precisa de fugir quem é, como eu. Mas concordo com a Paula,olhos de quem comeu muita cenoura e olhar fatalista. Nem sequer fatal.

Fora-de-Lei disse...

cabecinhapensadora 7:04 PM

"Todas as mulheres gostam do Quique, salvo as que são brancas e de sangue azul, daquelas que o fora de lei diz que se vêem as veias."

Calma aí que eu nunca disse que as mulheres (portuguesas) cuja tez não deixa transparecer a cor (azul) das veias não são etnicamente brancas. O que pode estar implícito naquilo que eu disse é que são todas brancas, com ou sem veias a verem-se, mas que - socialmente - há umas mais brancas que outras. Claro que isto tem tanto "haver" com mulheres como com homens. E tem, acima de tudo, "haver" com a ancestralidade daquele(a)s que há cerca de 900 anos atrás foram geneticamente moldando a classe dominante deste país...

PS: façam um exercício simples: contem o número de vezes que lêem em jornais, revistas, legendas televisivas, etc, etc a palavra "haver" em vez de "a ver" e depois tirem as vossas conclusões.

Julio Machado Vaz disse...

Fdl,
Melhor, muito melhor:))))))))).

Fora-de-Lei disse...

Julio Machado Vaz 8:20 PM

"Fdl, Melhor, muito melhor:)))))))))."

Presumo estar a referir-se à anedota da mulher do bombeiro e às implicações que as limitadas dimensões do hipotálamo do pobre marido tenham tido no desenrolamento da respectiva mangueira... ;-)

Tangerina disse...

A Disney tem um filme em que a cinderela é negra e séries para os miúdos em que as loiras são todas más ou burras e as negras ou hispânicas são as inteligentes e boazinhas...

Muito educativo, sim senhor. E, claro, destruidor de estereótipos... ;-)


Decerto ninguém disse que não se podiam destruir à custa da criação de outros... ;-)

T.

Cê_Tê ;) disse...

Ponha-se a pau, FDL, se não ainda acaba a desfilar num canal de Amesterdão vestido de Drag Queen! ;P

Fora-de-Lei disse...

Tangerina 11:23 PM

"A Disney tem um filme em que a cinderela é negra e séries para os miúdos em que as loiras são todas más ou burras e as negras ou hispânicas são as inteligentes e boazinhas..."

Novos tempos (Obama) oblige...

Tangerina disse...

Cê_Tê,

O Thora bem diz... ;-))) e parece que ele gosta de estudar estas coisas da mente. ;-)

:-)))

T.

Fora-de-Lei disse...

Cê_Tê ;) 11:39 PM

Pudesse eu contar incondicionalmente com a "tolerância" com que o Professor brinda outros "malcriadões" e eu responder-lhe-ia à letra. Assim sendo, vou ter que ficar por aqui...

Fora-de-Lei disse...

Tangerina 12:04 AM

Não se arme em loira. Olha que ganha muito mais em ser negra ou hispânica... ;-)

Tangerina disse...

FDL,


E tem alguma dúvida que o facto de o Obama ser negro pesou, e muito, para a sua eleição?

Não lhe tirando qualquer mérito, obviamente, mas que pesou, pesou, e não só na comunidade negra.


T.

cabecinhapensadora disse...

tá bem, fora de Lei, foi pouco rigor meu. 'Brancas', tinha 'haver' com tez clara e não morena; na verdade é um termo plebeu o ser 'tão branquinha'; e não se refere a raça, é mesmo como disse aqui há uns comentários atrás, inveja da cor de cera que as morenas, que são apenas 'trigueiras', não têm. E sei que se referiu ao geral, a referência a mulheres é minha. Foi da anedota, desculpe o mau jeito :)
Boa noite

Tangerina
Pronto. reconciliei-me com os desenhos animados, cinderelas negras é outro asseio. Penso que ficam bem com vestidos cor de rosa e tules e assim :))

Cê_Tê ;) disse...

FDL, desculpe se o ofendi. ;((

Quanto a mim esteja à vontade. (Apesar de o ter advertido quanto à linguagem... ;))) Tenho bem interiorizado o ditado: quem vai à guerra apanha e leva.;P Eu gosto do o espicaçar.;) Acho piada ao seu registo- Diverte-me a forma como "se bate" e como "lhe batem". Nada mais.
Não sou intocável, não gozo de imunidade e sei bem defender-me.

(Mas vou controlar o impulso de o provocar. Até porque temo artilharia pesada ;P)


Continue assim.

thorazine disse...

cêtê,
tens medo da artilharia pesada do FDL? Aquilo deve só mandar uns jatos de água (tipo o cavaco nos idos 90).. :)) E deve ser tubo PVC 3/4 ... :D

lj disse...

Quanto a JJ acertar na equipa do Benfica, nao sei se tera sido bruxedo ou... bufedo.

Um cordial abraco conterraneo e correligionario,

http://thebutterflyislate.blogspot.com/

cabecinhapensadora disse...

CêTê

Aqui não é a guerra; e, mesmo nela, não têm todos a mesma função; vale-nos a diferença, lugar onde todos importam. Ninguém normal é intocável, tem imunidades ou gosta que lhe batam.É verdade que, ao contrário da CêTê, estou sempre impreparada para pelejas.Talvez problemas adaptativos.que não sei se são de erradicar; e nem se são mesmo problemas. Quando Platão falava sobre a reencarnação, Er contava que viu a alma de Ulisses escolher ser cisne na vida seguinte; tinha tido muita luta na anterior, preferia a pacata ave :)

PS: como é que consegue aquele coração no creme do café...? ainda que o meu seja aquático, feito da luz em espelho de água. Ai, como queria uma praia mesmo que não tivesse palmeiras!!!

Fora-de-Lei disse...

Cê_Tê ;) 1:26 AM

Você apenas me serviu de pretexto para passar o recado que me estava preso nas goelas tipo "PCP-ML, uma espinha cravada na garganta de Cunhal" (alguém se lembra desta ???).

Quanto ao resto, bata à vontade que o seu bater até tem graça. Mas não vá em cantigas. Não se deixe envenenar pelo Thora...;-)

Fora-de-Lei disse...

Tangerina 12:30 AM

"E tem alguma dúvida que o facto de o Obama ser negro pesou, e muito, para a sua eleição?"

Isso é tão válido quanto o receio / desejo que existia da parte de certos sectores que afirmavam que o povo americano ainda não estava preparado para eleger alguém que não fosse quimicamente puro em termos de "brancura".

Obama ganhou a presidência americana tal como António Costa (outro mestiço) ganhou a CML. A seguir a um Bush ou a um Santana Lopes pode vir quem vier que nunca será tão mau como os incumbentes. O pior é depois. O pior é sempre a ressaca...

lobices disse...

...o quanto eu gosto de vos ler!...
...a sério
...abreijos

cabecinhapensadora disse...

Lobices
também é um prazer o seu bom dia :))

Fora de Lei

andava distraída, o que é o ML?
Políticos de cor/cor da política
mesmo assim, não são muito comparáveis - Obama e António Costa. São?

Tangerina disse...

FDL,

Ah... mas eu não estava a retirar mérito ao Obama... queria apenas constatar um facto, por relatos que me foram feitos na primeira pessoa.
É verdade que preferia a Clinton (branquinha e com veias azuis... ;-)), mas pronto, olhe, como diz um grande amigo meu de infância em relação a tudo com que tem de se resignar, "a ser, a ser, que seja menino..." ;-))

Tenho muita esperança nele (como, aliás, meio mundo :-)), apesar de já termos visto que algumas políticas se mantêm, se bem que com mais cosmética e savoir faire. Outras há que têm mudado.

Esperemos.

T.

A Menina da Lua disse...

Já estou como o Lobices; por vezes é muito divertido ler o Murcon:) e mesmo sem cá estar a Ladyant, porque se ela cá estivesse, ainda aumentava mais a probabilidade:)

Mas é curioso notar as diferentes susceptibilidades assim como as diferentes motivações que cada um de nós mais ou menos esconde ou revela.

Sem dúvida que cada um é planetazinho:) tentando girar nesta imensa nebulosa que é a vida...e isto mesmo que o sol apenas apareça só de vez enquando:)

Um BOM DIA para todos

Fora-de-Lei disse...

cabecinhapensadora 9:49 AM

“Fora de Lei, andava distraída, o que é o ML?”

O PCP-ML (Partido Comunista de Portugal - Marxista Leninista) era um partido de extrema-esquerda (?) bastante activo na altura do 25 de Abril / PREC. O seu dirigente máximo era o Eduíno Vilar, um fulano que era casado com uma senhora - tipo mamã queque - que tinha discos com os seus filhos a cantarem músicas para crianças (“O Luís, o Luís, já foi a Paris...”).

Tenho uma memória do caraças. Se entrasse numa loja de loiças, partia aquilo tudo em cacos... ;-)


Tangerina 10:20 AM

“É verdade que preferia a Clinton (branquinha e com veias azuis... ;-)), mas pronto, olhe, como diz um grande amigo meu de infância em relação a tudo com que tem de se resignar, "a ser, a ser, que seja menino..." ;-))”

Pois, mas - ou me engano muito - ou a madame Hiilary não é flor que se cheire. O marido sim, esse é um gajo porreiro.

Mas o essencial ficou por dizer. A capacidade intelectual demonstrada por Obama (e, porque não, por António Costa) deitou definitivamente por terra a tese de muitos arautos do chamado “racismo científico”. Teses essas que ainda hoje levam muitos brancos a não querer ver os seus filhos casados com pessoas de raça negra, não por uma mais que legítima (e quiçá, saudável) vontade de preservar a sua estirpe, mas por estarem convencidos que os negros são realmente seres inferiores.

Claro que esses arautos do “racismo científico” poderão alegar que Obama (e António Costa) até não são totalmente palermóides porque têm mistura com “sangue branco”. Mas isso já são variações em Ré menor... ;-)

thorazine disse...

FDL,
na verdade o que o homem caucasiano não quer é perder logo à partida a comum "competição da ferramenta" com o próprio genro...isso é que é.. :D

Tangerina disse...

Hmmmm... O Obama não é o único não-branco que demonstra inequivocamente tal capacidade intelectual.

Ele é especial, sim. Não só pela capacidade intelectual, mas muito, também, pela capacidade galvanizadora das populações. É um líder nato, parece. E também parece que nisso sai ao pai, "preto retinto", expressão que o FDL usou há uns comments atrás. :-)

Gosto do homem, apesar de preferir a mulher (a Hillary, entenda-se). E penso que não é por ser mulher, mas também não digo que não ajude. :-)

(ai, tenho tanto que fazer! - desta vou de vez)

T.

Fora-de-Lei disse...

thorazine 11:28 AM

Partindo dessa tua opinião, pertubadoramente reveladora de um profundo conhecimento de causa, então é caso para dizer que os bombeiros deveriam ser todos africanos, não ?! ;-)

Fora-de-Lei disse...

Tangerina 11:36 AM

E continuo a afirmar, sem quaisquer complexos rácicos de superioridade, que Barak Obama nunca teria sido eleito pelos americanos se, em vez de mulato, fosse um “preto retinto”...

thorazine disse...

FDL,
não me digas que neste caso o teu complexo de inferioridade mangueiral é altamente específico!! É só "pretos retintos" que te fazem tremer? É isso? :)))

Fora-de-Lei disse...

thorazine 3:03 PM

É isso mesmo... chuta p'ra canto.

Fora-de-Lei disse...

Então não é que, para poderem assinalar o aniversário do famigerado dia em que as dimensões do hipotálamo deixaram de contar para o totobola, algumas esquadras de polícia inglesas se deram à infâmia de retirar a respeitadíssima “Union Jack” por só terem um mastro, para em seguida hastearem a cada vez mais conhecida bandeira multicolor. Por isso há cada vez mais cidadãos britãnicos a dizer que, com polícia desta, se sentem mais seguros se forem viver para Portugal, mais concretamente para o Bairro da Bela Vista, em Setúbal.... ;-)

Cê_Tê ;) disse...

FDL, ufa! ;)))
Thora, as palavras por vezes doem que se fartam e o FDL por vezes usa-as de forma não polida. ;P

Cabecinhapensadora, lamento mas não sei dizer como se faz...;(. Foi uma amiga que ma enviou por achar que tinha tudo a ver comigo. Como acho que até tem e não encontrei outra com a qual me identificasse tanto como esta cá anda.;P - O coração até achei um tanto foleiro (lol) mas pronto. Tive sorte não me ter enviado um pénis tatuado com o meu nome ou qq coisa do género.;P
PS- Sou viciada em café.

bjcas

(Venho espreitar mais logo)

Fora-de-Lei disse...

Cê_Tê ;) 6:03 PM

"Thora, as palavras por vezes doem que se fartam e o FDL por vezes usa-as de forma não polida. ;P"

Thora, não vás em cantigas. Não te deixes envenenar pela Cê_Te... ;-)

andorinha disse...

Só pude vir agora tomar café mas ainda vim a tempo.
O que eu já me ri por aqui:)
Adorei as picardias entre o FDL e o Thorita, dois machos à compita:)

I love you both, you know that...


"Tive sorte não me ter enviado um pénis tatuado com o meu nome ou qq coisa do género.;P
PS- Sou viciada em café"
LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

É por estas e por outras que também gosto de ti, doidona:)

Cê_Tê ;) disse...

FDL, loool
Andorinha (ainda estou um "cadito" sentida contigo ;))))) Só quero sublinhar que o café de que falo é mesmo C-A-F-É. ;P (nunca se sabe as conjecturas que podes fazer ;P e o efeito das contaminações que os mails podem fazer ;))))

Cê_Tê ;) disse...

(Andorinha cuidado com o que dizes se não ainda és saneada. Nem penses em dizer "passarinha". ;P)

cabecinhapensadora disse...

Fora de Lei
Obrigada pela dica, nunca imaginei que do PCP-ML, conhecia a interposta pessoa, senhora que cantava com as crianças. Snob. Marx e Engels, gosto, uma boa e grande amizade. Marx e Lenine não fazem pandam.
Os cidadãos britânicos desconhecem a Bela Vista de Setúbal.Como a CêTê, digo que o Fora de Lei é contundente, mas ninguém tem o seu jeito rive-gauche;
confesso que tenho aprendido consigo uns vocábulos novos, se bem que não encontre o sentido de uns tantos. Parecem-me expressões idiomáticas, mas portuguesas.Devia ter apontado as coisas esquisitas que dantes me diziam, tenho quase a certeza que o Fora de Lei descodificava aquilo.

CêTê

Obrigada. Só ontem reparei no coração. E até fui olhar num outro dia a ver se tb lá estava. E sim. Se fosse viciada em café e uma amiga me fizesse um coração no creme...era bem bonito. As minhas amigas dão-me coisas de comer porque dizem que perco tudo o resto, mentira delas :)
boa noite

andorinha disse...

Cê_Tê;)

Loooooooooooooool
Já nem digo mainada:)

Boa nôte:)

Fora-de-Lei disse...

andorinha 7:29 PM

"Adorei as picardias entre o FDL e o Thorita, dois machos à compita:)"

Enganas-te redondamente. Do meu lado não existe esse espírito e, estou certo, de que do lado dele também não. Não faço "compitas" com pessoas de bem, mesmo que desfraldem - demasiadas vezes para o meu gosto - a tal famigerada bandeira multicolor... ;-)

Fora-de-Lei disse...

cabecinhapensadora 10:33 PM

"Devia ter apontado as coisas esquisitas que dantes me diziam, tenho quase a certeza que o Fora de Lei descodificava aquilo."

Modéstia à parte (como se isto constituisse motivo de orgulho...), ainda há relativamente pouco tempo tive que emendar / corrigir um senhor jornalista do Expresso, hehehehehe...

andorinha disse...

FDL,

Engano-me como?!
Adorei, não me podes desmentir:)
"Compitas" ou sem elas, só brinco com aqueles de quem gosto, portanto...:)

E "mixos" andam muitos de nós:)

Também já sei a quem recorrer quando tiver dúvidas sobre calão e palavrões da pesada:)))))

ana disse...

fdl, quando tiver um bocadinho, explique-me por favor, como faz para adiccionar links aos seus comentários, é que eu queria pôr um para o olhanense... (estou a brincar...prometo...)

Diogo disse...

Em suma: o Benfica gripou!

Jon Stewart – A gripe suína e a pandemia do medoCNN: Notícia de última hora. Há uma nova estirpe altamente contagiosa da gripe e, neste momento, o número de mortos está a aumentar. Vamos a caminho de uma pandemia?

Jon Stewart: Me… para isto! Uma pandemia? A sério? Uma pandemia também. [Jon vira-se para Deus] É obra Sua? Uma pandemia? Não acha que já é demais? Elegemos Obama, o muçulmano cristão. Que mais quer Ele de nós? Agora, devia tirar o pé do acelerador! Mas há cerca de duas horas que não vejo as notícias, portanto, vamos ver em que ponto estamos.

CNN: A gripe suína pode matar dezenas de milhões de pessoas, se não for travada.

Jon Stewart: É a me… mais assustadora que ouvi em toda a semana. Conseguiram. Estou em pânico. Mais alguma coisa que queiram acrescentar?

Flashes noticiosos: Não quero entrar em pânico… Não queremos causar pânico… Não queremos causar o pânico com esta notícia, mas é uma notícia importante.

Jon Stewart: Nem sequer vêem as vossas próprias estações de televisão? Vocês são a única razão para estarmos em pânico! Já que vamos morrer todos, acho que é justo perguntar: O que é a gripe suína?

Especialista: Tem componentes genéticos de uma série de fontes, incluindo humanas, suínas e aviarias.

Jon Stewart: É uma mistura de fontes humanas, suínas e aviarias. Só há duas formas de isso acontecer: uma mutação genética que atravessa as três espécies ou um idiota que f… uma sanduíche de peru e bacon.

Vídeo legendado em português

Su disse...

não comento:))))))))))))

jocas maradas:))))))))))))

Kruzes Kanhoto disse...

A coisa começou logo mal quando o Rui Costa não soube impor os adjuntos portugueses.