domingo, setembro 07, 2014

Bom Domingo.

A mulher de Jesus

por ANSELMO BORGESOntem
DN.

Uma coisa bem natural: querer saber como se relacionou Jesus com a sexualidade. Uma questão que foi por séculos tabu. Até metia medo pensar nisso. Por um lado, afirmava-se que Jesus é verdadeiramente homem, mas, logo a seguir, nem pensar em sexo quando se falava dele. Praticava-se o docetismo, uma heresia que afirmava que Jesus tinha aparência de homem, mas, verdadeiramente, era outra coisa: apenas parecia um homem.
Agora, o tema está sobre a mesa e pergunta-se abertamente: se Jesus era um verdadeiro homem, como viveu a sexualidade, como se relacionou com as mulheres? Numa obra recente, Jesús y las Mujeres, Antonio Piñero, um dos mais respeitados especialistas em cristianismo primitivo, com a vantagem de não ser crente, pergunta inclusivamente se Jesus era homossexual ou bígamo, negando, com fundamento, uma coisa e outra.
Os exegetas mais conceituados reconhecem que, também no que se refere às mulheres, Jesus operou uma revolução. Por princípio, as mulheres não deviam falar com um homem em público, o seu testemunho não tinha força, eram definidas como uma "lua", recebendo o seu brilho do "sol", que era o homem, eram impuras por causa da menstruação. Jesus não atendeu à impureza ritual, falou com a samaritana, uma mulher que tinha tudo contra ela - herética, estrangeira, com vários homens na sua vida -, teve discípulos e discípulas, fazendo-se acompanhar por eles e por elas nas suas tarefas apostólicas. Como escreve o teólogo X. Pikaza, "Jesus rompeu com todas as tradições culturais do seu tempo e trata a mulher como igual"; "homens e mulheres aparecem no seu projecto como iguais, sem prioridade de um sexo sobre o outro"; "não quis sacralizar a sociedade patriarcal da sua época" e "fundou um movimento de homens e mulheres, contra os rabinos da sua época, que não admitiam as mulheres nas suas escolas". E A. Piñero: "Jesus foi um rabino relativamente anómalo no panorama dos doutores da Lei do século I, porque teve um ministério activo no qual as mulheres não só estavam presentes, mas eram discípulas." Inclusivamente constata-se que as mulheres foram as discípulas mais fiéis e destemidas: "De facto, ao chegar a provação da Cruz, os Doze abandonam-no; elas, pelo contrário, permanecem fiéis até ao fim" (Pikaza) e foi Maria Madalena quem primeiro teve a convicção avassaladora de fé de que ele está vivo em Deus.
O Talmude diz: : "Quem não tem mulher é um ser sem alegria, sem bênção, sem felicidade, sem defesas contra a concupiscência, sem paz; um homem sem mulher não é um homem." Mas existe igualmente consenso quanto ao celibato de Jesus, pelo menos durante a vida pública, o tempo da pregação, desde o baptismo até à morte. Escreve o famoso exegeta americano John P. Meier: "Jesus nunca se casou, o que o transforma num ser atípico e, por extensão, marginal na sociedade judaica convencional." Maria Madalena teve um papel especial na sua vida, mas não foi sua mulher. E o famoso papiro, presumivelmente do século IV, em língua copta, de que tanto se fala desde 2012?: "Jesus disse-lhes: a minha mulher.../poderá ser minha discípula..." Conclui A. Piñero: "O cepticismo radical é a posição mais recomendável quanto ao conteúdo deste brevíssimo documento."
Decisivo é que Jesus, infringindo os preceitos patriarcais, deu início a um movimento inclusivo de homens e mulheres, sem discriminação. A Igreja Católica ainda não tirou daí todas as consequências.

25 comentários:

Impio Blasfemo disse...

Para tirar consequências e regressar às origens teria a igreja de se despir de muita coisa, a começar, talvez pelo seu Banco. Para que raio é preciso um Banco do Vaticano? Não há bancos que cheguem?
Depois talvez ajudasse ter um pouco menos de ouro, ou talvez aplicá-lo em obra com o próximo. Menos pompa também ajudava. E o passo do celibato dos padres e da ordenação das mulheres como padres viria como consequência. Mas tudo isto seria uma revolução muito grande dentro da igreja e com os timings dela, admito que não seja para este século.

IMPIO

Anónimo disse...

"Esta linha de exploração, por muito ténue que seja, poderá também lançar alguma luz sobre a frustração ocorridas na Igreja Católica após a Segunda Guerra Mundial"

Anfitrite? Na luta pela escravatura, pela comunicação, pela fronteira é o nome que mais custa manter! Boa noite. gente...

andorinha disse...


Bom diaaaaa:)


A leitura fica para logo, tá bem?:)

Anónimo disse...

Bea? Certo que não foi o pai que deu a luz! Seguiu o mesmo caminhos. E Adoptou outra...

Anónimo disse...

Quem Quiz O Contrário Estou Melhor Das Cruzes

Anónimo disse...

Boa Noite, gente.

Rosário disse...

Tema interessante...muito...
Mas a ficção mais bonita que li sobre o assunto foi o encontro de Jesus com Maria Madalena no romance de Saramago...

andorinha disse...


Li agora com atenção.
Não sei se Jesus era homossexual, hetero, bígamo ou assexuado.
Pouco me importa, não me diz respeito, cada um vive a sexualidade da forma que entende.
Estendo isto a Jesus, ponto.

Reconheço que foi um revolucionário para o seu tempo no que toca à aceitação e dignidade que atribuía às mulheres.

Quanto à Igreja Católica todos sabemos que é lenta a tirar consequências...:(((



Impio,

O Vaticano, sendo um Estado, precisa de um Banco, penso eu.
Quanto ao resto, em sintonia, Blasfemo:)

Abraço


andorinha disse...


João Pedro,

A tomares tantos cafés vais ficar doente...:))))))))))

Anónimo disse...

Amigo
Eu
Sou Amigo
Amigo
Não Empata
Amigo
Estou
Consigo
Você
Está Comigo
E A Amizade
Onde Fica
Quando
Você
Não
Está
Doutor Chame A Polícia
Que Não Passa Nada

Anónimo disse...

Andorinha. Tenho horário de de professor! Só quando toca a campainha? Vou tomar café...

Anónimo disse...

Só fui tomar café... Quando toca a campainha? Não tenho horário de professor! Andorinha.

Anónimo disse...

O Jorge... Continua. A pregar! Na Mesma freguesia?

Anónimo disse...

Cê_Tê;) Melhor seria um esfragalhado? Da andorinha! Foi um dia histórico. Poupem na colher...

Anónimo disse...

Como Uma Imagem Estática Evolui Em Tão Pouco Tempo

"http://www.youtube.com/watch?v=R8hh_l3l9Ao&feature=youtu.be"

bea disse...

Bom Dia:)

O senho Padre escreveu muito bem. Mas, se lerem com atenção, sobre a sexualidade de Cristo Jesus, não há nada. Nada: Como ele diz, o que existe é pura especulação não verídica. Interesse ou não às igrejas.

Mas sim. Foi o primeiro a votar a favor da igualdade das mulheres. Isto é, não votou, portou-se apenas como o democrata que sempre foi. Como convém a um deus.

Hummm...posso ter-me desligado de muita coisa do texto. Paciência:).

Anphy

se a senhora não aparecer por aqui, juro que vou à sua procura não sei onde, ponho um anúncio no correio da manhã ou coisa assim; procuro um programa de televisão para encontros imediatos, dou os seus dados e há-de haver notícia sua. É que da tangerina eu mato saudade na autoestrada, vejo-lhe o nome em letras grandes, imagino-a a 100 à hora, muito pacata; revejo-a nos versos do Eugénio que por acaso têm autógrafo e tudo, ou nas aulas de yoga que ela dizia que tinha, toda concentração a abstrair.

E para começar é já muito, não vos maço mais.

Vou ali ver se o Outono está servido que chegou cedo e não sei porquê não me apetece que vá embora.

Sejam servidos da minha boa disposição

Anónimo disse...

Se No Natal Está No Berço E Na Páscoa A Carregar A Cruz Fica Melhor O Culto Que A Imagem

Anónimo disse...

Como Não É O Papa Que Dá A Missa Deve Ter Sido Publicado No Diário De Notícias Num Momento De Menor Devoção

Anónimo disse...

Tanta Conta De Rosário Como Tanta Cruz Sem Cristo

Anónimo disse...

E Tudo Ficou Na Mesma

"http://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/estado_contrata_mais_63_guarda_costas_para_proteger_ministros_e_juizes.html"

Anónimo disse...

TODOS OS DIAS SÃO DOMINGO

andorinha disse...


Bea,


"É que da tangerina eu mato saudades na autoestrada..."


Já tinha saudades de me rir contigo, "maluca":))))))

Queres o Outono?
Eu por mim passava já por cima dele e do Inverno:) looool


Beijinho.

P.S. Tive saudades tuas. Tu sabes....
Vinha tomar café, procurava-te no cantinho habitual e nada...:(


:)



Anónimo disse...

Sampaio
discurso
António
diálogo
Sócrates
memória
Seguro
paciência
Costa
peixe
João
palavra
Pedro
presente

Anónimo disse...

Muita Gente Tem Doze Apóstolos Para Cultivar E Uma Madalena Para Alimentar

bea disse...

Sou assim andorinha, meia fatídica:)).