quinta-feira, março 13, 2014

Primaveril...

Transitórios são os pensionistas, disso não há dúvida. Os cortes, esses, tresandam a definitivos. Mas não a últimos, veremos o que acontece depois das eleições...

Cavaco dá aval a 165 mil novos cortes nas pensões
Mais de meio milhão de reformados vão ver a pensão reduzida em nome da solidariedade.
Hoje, 07h34
Por:Pedro H. Gonçalves
Correio da Manhã.

O Presidente da República deu luz verde ao Orçamento Retificativo de 2014 que inclui mais cortes aos pensionistas. O diploma foi ontem promulgado por Belém e permite que a Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) reduza as pensões do Estado e do privado a partir dos mil euros brutos. Até agora esse limiar começava nos 1350 euros. O Governo quer aplicar a CES a partir de Abril.

São mais de 165 mil novos reformados que vão ter de pagar a CES pela primeira vez. Os cortes começam nos 3,5 por cento e vão até aos 40 por cento, acima dos sete mil euros. No total, são 505 mil pensionistas a suportar esta taxa em nome da solidariedade.

Cavaco Silva tinha pedido a fiscalização preventiva da primeira vez que a CES foi apresentada pelo Governo, mas o Tribunal Constitucional optou por deixá-la passar sob o argumento de que era "transitória". Desta vez, a reformulação da medida, que alarga o universo dos cortes, nem chegou às mãos dos juízes do Palácio Ratton. Só aí vai chegar pelo pedido de fiscalização sucessiva que PS, Bloco de Esquerda e PCP já prometeram.

Em média, cada pensionista da Caixa Geral de Aposentações vai perder 106 euros enquanto que do lado da Segurança Social a CES tira em média 79 euros. A medida deve representar um encaixe adicional para os cofres do Estado de 228 milhões graças aos pensionistas que vão levar um corte pela primeira vez.

A Unidade Técnica de Apoio Orçamental refere ainda que há "uma elevada concentração" no intervalo de rendimentos entre os 1000 e os 1800 euros: neste intervalo, estão 51,3 por cento do total de pensionistas cuja contribuição reverte para a CGA e 70,5 por cento do total de pensionistas cuja contribuição é da Segurança Social.

39 comentários:

bea disse...

Desgraçados! Pobre povo que tem tal PR.
Bolas que só roubam os mais pobres! Sempre.

andorinha disse...


Lê-se isto e fica-se "doente" logo pela manhã...:(

O ar deste país está mesmo irrespirável! pqp esta gente:(((((

Anfitrite disse...

Professor,
Agora que lhe tocou a si já se queixa. Lamento que muitas pessoas não saibam a profundidade do mal que tem sido feito. E, pior ainda, o Gaspar antes de sair, além de ter criado legislação para utilizar quase todo o Fundo da Segurança Social em aplicações de dívida pública, o que quer dizer que podemos ficar sem Fundo dum momento para outro, também fez dos Banco de Portugal um oásis, para não lhe chamar offshore, onde os seus funcionários não sofrem cortes nem em ordenados nem em subsídios e os seus pensionistas também não, nem pagam CES. Por sso, isto é para indignar qualquer pessoa com um pouco de raciocínio. É por isso que eu me revolto. E, mais ainda, quando as pessoas vêm com respostas tolas.
E ontem tive de ouvir um catraio, filho do ladrão Menezes de Gaia, a insultar pessoas com Adriano Moreira, Bagão Félix, todos os senhores que assinaram o manifesto.

Andorinha,
Como pessoa não és má peça, mas é pena que tenhas cabeça de ave e não te dê para aprofundar as coisas. Eu nunca me daria ao trabalho de tentar convencer-te de qualquer coisa, porque tu já és convencida, só que as tuas opiniões variam todos os dias e as minhas só mudam quando me provarem que eu estou errada. E se pensas que eu penso que os socialistas não fizeram erros, estás muito enganada. Um, que toda a gente gosta, que esbanjou todo o dinheiro que lhe caiu em cima, em que foram mais os dias que tivemos tolerância de ponto do que os que trabalhámos e que ainda sobrou dinheiro para fazer alguma coisa de útil na Educação e em dar subsídios a toda a gente sem saber se precisavam, pois esse senhor que teve condições para pôr o país na ordem depois dos desmandos cavaquistas, não o fez. Esse senhor foi o Guterres. E agora continua a fazer de bonzinho a viver à grande e à francesa á custa do ACNUR, onde a milésima parte do dinheiro que lhe é destinado não chega aos que necessitam.
Há um ditado que diz: "Os loucos podem-se curar, os imbecis, nunca!" Outro ainda: "Mais cego é aquele que não quer ver".

Continua

Anfitrite disse...

Bea,
Eu não digo nada para ofender o professor e devo ser das pessoas que mais admira e segue o seu trabalho há mais anos. Simplesmente não lhe ando a lamber as botas. Nunca precisei de o fazer a ninguém. Ah, e também já o critiquei algumas vezes, porque ninguém é perfeito. E se tivesse frente a frente com ele e tivesse essa oportunidade, também lhe dizia mais umas coisas, mas de pequena monta. Era só para esclarecer uns certos postais que ele aqui pôs. Não faço com a andorinha que anda a voar daqui para o Fb e do Fb para aqui a recomendar os seus programas e a dizer que já está esparramada, às 20 h, no sofá à espera do programa, que não sabe a que horas chega, a pontos de, no outro dia, alguém lhe responder que tem de dar o jantar à família e que não pode estar à espera dum horário que não é cumprido. Acho que é para bem dela que eu digo estas coisas. Uma senhora professora, num meio pequeno, tem de dar o exemplo. E se digo isto é porque também já me escreveram para o meu email pessoas que eu nem conheço, a fazer certas observações. Por isso podem ficar descansadas. Eu não tenho nada na manga, eu sou o mais sincera possível. Digo o que penso a toda a gente, desde que ache que vale a pena. Caso contrário posso ignorar. Sei que não digo da melhor maneira porque não tenho paciência para escolher as palavras, que depois de escritas, podem ter várias interpretações. Mas como também não gosto de ler o que escrevo, sujeito-me a más interpretações de pessoas que estão de pé atrás. Mas o problema aí já não é meu. Só fico com pena de não ter conseguido ser útil como desejava. É assim a vida!

E se querem saber, agora já nem vale a pena, mas talvez valesse a pena virar-me para a direita, porque esta semana, durante duas partes de dois dias, tive aqui uma pessoa a passar a ferro e a limpar a testa da cozinha, e essa pessoa numas horas ganhou mais limpinho, do que eu nunca ganhei em dois dias. E eu cheguei ao topo da carreira técnica superior, sempre com concursos, E só abriam concursos gerais, quando haviam mesmo vagas. E como passámos e estivemos em regime de Instalação, num período, muito superior a dez anos, logo não havia quadro aprovado, portanto, estive quase vinte anos na mesma categoria. Mas isso não me impede de reconhecer quem tem razão e quem faz o melhor e o pior que soube ou quis. Mas nunca estivemos entregues a vermes tão reles como agora e a culpa foi de quem votou, porque não podiam ser egoístas e deviam pensar no que fizeram.

Passai bem porque hoje já temos outro assunto, e estamos todos na graça de deus
com a protecção do santo que morreu.

Unknown disse...

"Lembrasse"

Quando eu me lembrei
E você se estava a lembrar
Quando os outros se tinham lembrado
E eu me estava lembrando

São disse...

Cavaco está há muitas décadas no Poder por responsabilidade do "melhor povo do mundo" por vários motivos: votaram nele repetidamente e para todos os cargos(apesar de tudo quanto se sabe , das contradições e das estórias mal contadas), abstiveram-se , endeusaram-no mesmo quando a sua mediocridade estava já bem patente...

De Passos, toda a gente sabia que não tinha experiência alguma e muito menos para agarrar o país num momento tão complicado e votaram nele.

Quanto a Portas, nem é necessário falar do Paulinho das feiras, da defesa dos lavradores, da paixão pelos contribuintes, dos submarinos, pois não ?

Sócrates era teimoso , mas Passos é obstinado.

Como é possível clamarem ele e cavaco por um consenso e depois reagirem desta forma contra o Manifesto ?! Só prova que o que pretendem é a subjugação de toda a gente a esta política de suicídio , pois o objectivo é empobrecer o país - sem que o sofrimento das pessoas lhes importe!!

Indecente a campanha feita contra Sócrates e confessada agora por um dos que alinhou nela sob a batuta do "Dr." Relvas, regressado afrontosa e recentemente à política como traficante de influências , perdão, como facilitador de contactos.

E lamentavelmente , muitas pessoas só agora começam a falar, porque lhes toca na pele!!

Para cúmulo, como em Portugal as pessoas não têm hábito de pensar e um partido é para a maioria como um clube, então votam por partidarite...e, por essa razão, veremos os resultados do ciclo de eleições que se aproxima.

Para já , a lista da coligação para as europeias é uma lástima... veremos o que será a do PS, com outro jotinha à frente!

Peço desculpa pelo tamanho, mas paciência para roubos tem limites e para outro tipo de coisas também
Saudações

bea disse...

Descreio dos políticos que oiço. Nâo acredito na força de Assis. Nem em Sócrates ou nos seus fantasminhas. E menos em Seguro. Concordo com quem afirma que se está a empobrecer o país até não sermos mesmo capazes de honrar os compromissos. E em tudo a imagem e o pais real - as pessoas - está a perder em cada dia. E tudo isto é contrário ao que o governo afirma.

Anphy

tem razão, mas a andorinha não é professora numa terra pequena:)

hummm...então escrevem-lhe a observar isto e aquilo. Será porque confiam em si. Ou não o fariam, julgo. Não perca a verve. Conserve a sua boa cabeça. E vá aparecendo.A Anphy já não me intimida, mas entendi que não é de muita intimidade:)

Um beijinho de obrigada pela atenção no seu reparo. Ainda que eu saiba que só faz o que lhe apetece, e diz tudo na cara das pessoas se acha que elas merecem a sua franqueza. E tal.

Gostei muito deste bocadinho.

à boinga, boinga, boinga

Unknown disse...

"A ultima a rir-se / Ri-se melhor"

http://www.youtube.com/watch?v=4KDnzvGWYCA&feature=kp



Unknown disse...

"PSP Lança Operação De 24 Horas"

P.S... Beijar uma mulher que fuma. Está para lamber um cinzeiro! Como abraçar um poste?

Democaticismos

Unknown disse...

Manifestar é votar: http://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/fmi_austeridade_em_portugal_cortou_aos_ricos_o_dobro_do_que_tirou_aos_pobres.html

Impio Blasfemo disse...

Noite do Roubo

A quem foram roubar os pobres trapos:
A mim, que sou humilde pobrezinho?
Olhem bem que o valor desses farrapos
Está em ter minha avó fiado o linho.

Ó rocas a fiar, contos de fadas!
Eu tinha-lhes amor e a simpatia
Que vem das saudades de algum dia,
Longe, das velhas noites seroadas.

Bragais de minha casa, e as roupas feitas
Por mãos de minha mãe, muito me assusta
Que os tomassem perversas mãos suspeitas.

Ah! mãos do furto, olhai, trazei-me à justa
Os meus linhos — suor dumas colheitas —
E amor dos meus que a mim muito me custa.

Afonso Duarte, in "Episódio das Sombras"

Unknown disse...

Hoje estou com cara de mostro. Março maçagão? Noites de inverno! Dias de verão. Um bom jogo para os outros...

bluegirl disse...

E a definitividade dos cortes e mais cortes e outros cortes mais haverá de continuar até que este Povo ganhe o esclarecimento, a coragem e o civismo necessários para decretar a PROVISORIEDADE DEFINITIVA destes pseudopolíticos da treta. Ou seja, talvez nunca...

Anfitrite disse...

São,

Gostei muito do que escreveu. Costumo lê-la, todos os dias, nas crónicas do....Nunca pensei que
tivesse forças para dizer tanta coisa. Mas ainda bem que há gente que pensa.
Quem assinou o manifesto foi o Escol da nossa sociedade, apesar de haver lá alguns com culpas partidárias. Mas como só ontem ouvi o comentário da T. Cardoso, aproveito agora para responder à observação do Ímpio. Apesar dela saber muito de E. e Finanças, tem a mentalidade dum marrão (como o pr.), não é capaz de ver mais longe, gere as finanças públicas, como um merceeiro ou uma dona de casa. (Eu quando a vejo até me apetece arranjar-lhe o cabelo e oferecer-lhe uns óculos
decentes).
A Drª. Manuela Morgado, que assinou o Manifesto, põe-na debaixo do sovaco. Mas foi afastada do grande trabalho que estava a fazer porque tinha vistas largas e humanas.

Bea,
Ainda não li nas entrelinhas, mas não precisa de defender a Andorinha. Uma professora em Faro ou em Guimarães é-o numa terra pequena. Muita gente a conhece.
Eu não implico com ela por prazer é apenas para a pôr um pouco na ordem. Lembra-se de aqui Há tempo eu ter-lhe chamado a atenção para a fotografia, pouco apropriada, que ela tinha no FB? Não foi com medo da concorrência, pois não? No entanto um senhor que ela diz ser muito seu amigo e que ela conhece (J.Rocha)comentou logo que era uma grande produção-uma pessoa pública estar estendida num banco de jardim- na página do professor.
Você sabe e ela também deve saber que há muita "senhora" que se expõe no FB só para ganhar a vida.
Quanto à minha maneira rude de me expressar (se me conhecesse saberia que é bem querida), deve-se apenas ao facto de eu ter nascido debaixo dum calhau, e ter sido criada numa cama de tojos.
Reajo à vida como ela me tratou, mas nunca tratei mal, nem fiz mal a ninguém. Toda esta forma rude é só fogo de vista. E não admito cinismo nem falsidades de ninguém porque eu não me calo. E como sei de tanta podridão que eu não pude evitar (não estava nas minhas mãos), apetecia-me despejar baldes de merda por cima dessas pessoas.
Por isso também implico consigo quando se faz de ingénua. VOcê vive neste mundo e tem obrigação de saber o que se passa à sua volta. E se não souber pergunta. Ou então é uma lesma e não quer saber. Acha que já chega?

Biépi tuguédar!


Anfitrite disse...

Estive à espera de acabar o jogo, para ver o resultado(desliguei a tv) e parabenizar os doentes mentais.

Parabéns ao FORA DE LEI. Gostava tanto de o ver por aqui. Pode até vir falar mal do Sócrates. Mas eu digo-lhe uma coisa que talvez ele não tenha ouvido, mas até a MFLeite, no seu comentário do outro dia disse que, se Octávio Teixeira estivesse na AR, não tinha deixado passar um OE, com um saco azul de milhar de milhões, sem estar afecto a nada. Mas agora já nem temos deputados de jeito, foi tudo fabricado em formol.

andorinha disse...


Ainda não li nada...


Venho só dizer que ouvir entoar em Londres, SLB, SLB, GLORIOSO SLB é de arrepiar.

Estão de Parabéns o treinador e os jogadores por um excelente jogo.
Dá gosto ver este Benfica jogar:)


Sem agoirar nada...:)))))))))))

Julio Machado Vaz disse...

Anfitrite,

Você sabe que eu sei - como se diz no CDS - quão minha amiga você é. E por isso lhe digo que o seu comentário é infeliz: em primeiro lugar porque no Portugal de hoje sou um homem rico, a situação não me toca como à esmagadora maioria dos portugueses, seria obsceno fingi-lo; em segundo porque não me queixo, tomo posições como sempre tomei, faço política há trinta anos à minha moda e não tenciono parar. O abraço amigo de sempre, Júlio.

andorinha disse...


Anfy,

Os Parabéns são só para o FDL?
O Júlio e eu não temos direito a nada? Somos benfiquistas de segunda?:)))))


Ai, mulher, quando tiras o dia para me moer o juízo, estou feita:) lol


Tenho cabeça de ave? Sou convencida? As minhas opiniões variam todos os dias?

Haja pachorra, Anfy.
Essa de "cabeça de ave" magoa, vê se medes as palavras...
Eu penso e reflicto nas coisas, elas não me passam ao lado. O facto de precisar de me abstrair e me desligar da política de vez em quando tem a ver com o facto, como já disse mil vezes, de preservar a minha saúde mental.

Politicamente situamo-nos em quadrantes diferentes, respeita isso.

"Uma senhora professora, num meio pequeno, tem de dar o exemplo."

??????????????????????????

Nem sei que te responda...
Dar o exemplo de quê? Que eu saiba não tenho nenhum comportamento censurável. Sou aqui o que sou lá fora. Pouco me importa se a terra é grande ou pequena. Não tenho nada a esconder, vivo de cabeça erguida, não precisas de andar a seguir-me pelo FB...:)))))
Qualquer coisa sei-me defender, já sou crescidinha:)
Nunca ninguém me abordou na rua (lol) a propósito de algo que eu tenha escrito aqui ou no face. Não sou uma figura pública:))))))))))))))


"...uma pessoa pública estar estendida num banco de jardim- na página do professor."

Reconheço que a foto poderia não ser a mais apropriada, por isso a retirei. Por haver mentes perversas como a tua lol
Colocá-la foi talvez ingenuidade minha, ponto. Assunto encerrado.


Sabes uma coisa? Gosto muito mais da pessoa por trás do nick. Aqui pões uma carapaça de durona e estás-me sempre a "cascar". E acho que sabes que nem sempre mereço...ou que exageras...

andorinha disse...


Anfy,

Os Parabéns são só para o FDL?
O Júlio e eu não temos direito a nada? Somos benfiquistas de segunda?:)))))


Ai, mulher, quando tiras o dia para me moer o juízo, estou feita:) lol


Tenho cabeça de ave? Sou convencida? As minhas opiniões variam todos os dias?

Haja pachorra, Anfy.
Essa de "cabeça de ave" magoa, vê se medes as palavras...
Eu penso e reflicto nas coisas, elas não me passam ao lado. O facto de precisar de me abstrair e me desligar da política de vez em quando tem a ver com o facto, como já disse mil vezes, de preservar a minha saúde mental.

Politicamente situamo-nos em quadrantes diferentes, respeita isso.

"Uma senhora professora, num meio pequeno, tem de dar o exemplo."

??????????????????????????

Nem sei que te responda...
Dar o exemplo de quê? Que eu saiba não tenho nenhum comportamento censurável. Sou aqui o que sou lá fora. Pouco me importa se a terra é grande ou pequena. Não tenho nada a esconder, vivo de cabeça erguida, não precisas de andar a seguir-me pelo FB...:)))))
Qualquer coisa sei-me defender, já sou crescidinha:)
Nunca ninguém me abordou na rua (lol) a propósito de algo que eu tenha escrito aqui ou no face. Não sou uma figura pública:))))))))))))))


"...uma pessoa pública estar estendida num banco de jardim- na página do professor."

Reconheço que a foto poderia não ser a mais apropriada, por isso a retirei. Por haver mentes perversas como a tua lol
Colocá-la foi talvez ingenuidade minha, ponto. Assunto encerrado.


Sabes uma coisa? Gosto muito mais da pessoa por trás do nick. Aqui pões uma carapaça de durona e estás-me sempre a "cascar". E acho que sabes que nem sempre mereço...ou que exageras...

andorinha disse...


Faltava-me responder-te em relação ao que disseste sobre o Júlio, mas como ele já falou, calo-me.
Só por essa razão. Porque já ia "espingardar":))))



"Para cúmulo, como em Portugal as pessoas não têm hábito de pensar e um partido é para a maioria como um clube, então votam por partidarite...e, por essa razão, veremos os resultados do ciclo de eleições que se aproxima."

Concordo e também tenho esse receio, São.

Impio Blasfemo disse...

Subscrevo a maioria dos comentários e acrescento, conforme o poema que transcrevi que há muito, este governo "Anda a roubar os pobres trapos dos humildes pobrezinhos" e o que faz aos ricos (entenda-se verdadeiramente ricos) é enriquecê-los cada vez mais. E não é demagogia pois todos sabemos que as assimetrias entre classes, em Portugal, aumentaram. Será isto um fenómeno da democracia? Igualdade entre os pobres, igualdade entre os ricos e no meio o vazio? Tenho sinceras dúvidas sobre este modelo social.
Também não tenho muitas ilusões sobre "a genuidade da adesão" de alguns subscritores deste documento dos 70; alguns deles aderiram por também terem as suas reformas diminuídas drasticamente. Diria que agora também lhes bateu à porta a austeridade, e de que maneira......
Contudo gosto de ouvir o Bagão Felix e o Adriano Moreira embora na esfera política esteja no polo oposto deles. Reconheço muita lucidez nas palavras do Prof. Adriano Moreira e uma certa dificuldade por parte do Bagão Felix em conter-se nos seus comentários, sobretudo quando dirigidos à pessoa do nosso PM. Tudo isto deve estar-lhe a doer-lhe bastante na sua alma cristã e na sua carteira, no fim do mês. E em relação ao PM gostaria de deixar aqui as minhas farpas mas com a austeridade já há pouco dinheiro para bandarilhas pelo que fui à arrecadação e encontrei lá a bota Botilde. Ando entretido a dar-lhe lustro para quando chegarem as eleições a aplicar, metaforicamente falando, na parte de trás que o nosso PM usa para se sentar

Cmpts

bea disse...

puxa, Anphy! assim também não.

parabéns aos benfiquistas!!!
aos jogadores!!!
e a Jorge Jesus de quem desgosto este ano que é ganhador (ando sempre no avesso)

Anphy

desculpe, mas tenho o direito de ser uma lesma. de ser mesmo qualquer animal que me apeteça.que às vezes também me apetecem coisas.

a andorinha não precisa ninguém a defendê-la; ainda assim, digo-lhe que não vi nada de mais nessa foto (acho que já lhe fiz notar isto, estou a repetir-me, ora esta).

não me faço de ingénua, Anphy. sou assim mesmo. desaparafusada, com dificuldades de entendimento e bom coração. mas também é verdade que tem dias em que não me apetece entender o mundo e cerro portas. nem vejo muito bem que esse entendimento me melhore. dias destemperados em que me sinto impotente e inútil face ao mal. a desesperança passa por todos, julgo. Quanto aos baldes cheios de porcaria revolta-me o estômago pensá-los, acho que afogava essa escória em água limpinha, de preferência alto mar. Mas morriam. a Anphy só os suja.

Oh! o seu inglês é que é deveras. melhor, só as traduções literais de um amigo cheio de humor.

bea disse...

Ímpio

a bota Botilde para o PM. Sim.

João Pedro

risos finais soam-me a pequenas perversidades. Deixa-te disso. A gente desusa.

andorinha disse...


Anfy,

"Não faço com a andorinha que anda a voar daqui para o Fb e do Fb para aqui a recomendar os seus programas e a dizer que já está esparramada, às 20 h, no sofá à espera do programa..."

Só reparei agora, ao reler.

Eu não ando a lamber as botas a ninguém, não ando a bajular ninguém...

Porra! Oiço estas merdas há anos!

Vou onde estão os amigos. Faço isso não só com o Júlio, mas com todos os meus amigos. Vou às páginas e divulgo artigos e partilho.
Pronto, não estou para me chatear mais. Quem entende,entende; quem não entende...


Bea,

Porque não gostas de Jesus este ano?
Eu não gostava muito dele, era crítica de muitas decisões e atitudes, mas este ano considero que melhorou.
Está mais pragmático e menos arrogante...e isso vê-se em campo:)



"mas também é verdade que tem dias em que não me apetece entender o mundo e cerro portas. nem vejo muito bem que esse entendimento me melhore. dias destemperados em que me sinto impotente e inútil face ao mal. a desesperança passa por todos, julgo."

Mais palavras que me roubaste:)))))

Continua a ser como és...não vai ser a Anfy que nos vai vergar lol

E agora vou...por hoje já tenho a minha dose:)))

Fiquem bem.


Anfitrite disse...

Professor,

Não precisa colocar a almofada para depois me dar um murro. Como diz o sábio e minúsculo pr que temos eu também sou masoquista:). Nem imagina a felicidade que me deu merecer a sua atenção. Eu fiz de propósito e prometi a mim mesma que algum dia lhe arrancaria uma resposta. É que até um santo, mesmo psiquiatra, tem limites.
Eu sei e o senhor também deve saber que eu sei que o senhor não se ia lamentar em casa própria.
Mas quando fiz o comentário, estava também a pensar na sua reforma da CGA. E diga lá se não é uma injustiça um médico, especialista e catedrático, receber uma pensão inferior a uma auxiliar de educação ou de enfermagem? Não é que elas não façam um trabalho meritório. Mas para que andou o professor tanto tempo a estudar e a trabalhar e receber o que recebe, só porque não teve um sindicato que o defendesse? Eu sei que foi penalizado, na reforma antecipada, mas os outros também o têm sido e agora mais do que nunca.

Essa de dizer que é um homem rico, além de ser um rico Homem também é uma ofensa:). Tenha cuidado!

Escuso de lhe desejar boa noite e bons sonhos, depois de resultado do Benfica.

P. S.- Só reparei no comentário depois da andorinha ter falado nele.

Anfitrite disse...

Bea,

Eu também não acredito no Assis e do Seguro nem quero ouvir falar. Mas não duvido que ao menos estes são honestos. E essa é a razão do meu desespero. O estado a que chegamos por haver gente que vota por capricho, como diz a São, porque parece que estão a escolher um clube e não sabem analisar, pelo menos aquilo que a gente consegue saber. E racicionar sobre as hipóteses alternativas.
E, o meu medo maior é que estas eleições europeias vão escolher deputados que vão tomar decisões muito importantes. E com a abstenção e a subida da extrema direita estamos tramados.

Sabe que eu detesto lesmas porque são viscosas? Ainda por cima dão-me cabo das plantas no quintal. Mas uma amiga minha disse-me para lhe pôr sal em cima que elas morrem logo. O pior é que eu nem as quero ver morrer. espremo o saleiro e fujo logo.

Espero que esteja com bons sonhos.

Julio Machado Vaz disse...

Anfitrite,

Não precisa de usar esse método, já perdi a conta das vezes que você zurziu o meu Bisavô:))))). (Que não era santo, como eu não sou). Mas nunca me diga que só levanto a voz porque me sai do bolso, isso entristece-me. Não sou um revolucionário, apenas um burguês do Porto conservador de esquerda, mas em geral digo o que penso, certo ou errado. Repare que disse "em geral" - porque ocasiões houve em que, infelizmente, abrir a boca podia prejudicar quem trabalhava sob as minhas ordens:(. Mas para que servem os anti-ácidos...? Um dia bom para si.

Unknown disse...

Bom-Fim-de-Semana,

Segue a musica? Pára o baile! Paz. (...)

"https://www.google.pt/search?q=foste+foste+eu+bem+sei+que+foste&oq=foste+foste+&aqs=chrome.1.69i57j0l3.20100j0j1&sourceid=chrome&ie=UTF-8"

Anfitrite disse...

Professor,

Não sou capaz de lhe dar uma resposta sobre o que sinto ao ter falado nas suas origens. Ninguém consegue imaginar o inferno que foi a minha vida e a da minha mãe por causa disso. Não é coincidência nem é imaginação. Fomos mesmo vítimas das circunstâncias, a que se juntaram tantas outras coisas.
Eu não zurzo em ninguém por prazer. O problema é que eu nem consigo falar nisso a sério tal é a minha dor. Por isso mando bocas.
Apesar de todos nós errarmos, não se compare. O professor até tem medo de prejudicar um subordinado, só por abrir a boca. Imagine se tivesse sido responsável, directa ou indirectamente, pela morte de milhares de pessoas e pela destruição de muitas famílias, quando já nem queriam os nossos préstimos, dada a miséria em que vivíamos.
Mas havia muitos interesses em jogo. No entanto isso não tira a inteligência, a sabedoria, as boas maneiras e o fino trato a ninguém.
Desculpe eu falar assim, mas eu até acho que o facto de o professor ser um pouco ensimesmado, talvez tenha sido pela idolatrização que
fizeram das suas origens.
Perdoe se o magoei, mas eu não volto a falar mais nisso. Ninguém gosta de ouvir falar mal dos seus antepassados mesmo que tenham sido grandes homens, mas que cometeram grandes erros, por jogar em muitas frentes. E, também ninguém merece sofrer por ter tido os avoengos que teve. Mas também ninguém tem culpa de ser como é.

Obrigada por me ter desejado um bom dia, mas só agora é que consegui forças para lhe responder. Eu continuo a admirá-lo como sempre e por aquilo que é e nada mais.

Tenha um muito boa noite.

G.V.

andorinha disse...


G.V.


Gostei de ler, sabias?:)

E agora vou ver o Júlio sentada direitinha no sofá porque sei lá eu se há aqui uma câmara oculta e depois lá se vai a minha imagem de professora exemplar....:))))))))))))))))

Abraço

São disse...

ANFITRITE e ANDORINHA, grato abraço pelas vossas palavras: fico contente por estarmos em sintonia e nos preocuparmos com o futuro do país.

Desejo-vos excelente fim de semana

Anfitrite disse...

São,

Bom fim de semana também para si.
Talvez não acredite mas nesta altura da vida preocupo-me mais com o país do que comigo. Faria tudo que fosse preciso se soubesse que nisso estava a salvação. E o meu desespero é não ver ninguém, neste momento, onde me possa agarrar. Sei que não há salvadores de Pátrias, mas estes já destruiram tudo o que havia.
Fique bem.

Julio Machado Vaz disse...

Anfi, Abraço solidário. Quanto a meu bisavô, meu Pai era o neto favorito e contou-me muita coisa. Sobre angústia, dúvidas, medos... E aconteceu algo de estranho, sabe? Quando assumi a voz dele num vídeo para o Museu, pareceu-me senti-los. De qualquer modo, o comportamento inqualificável da Câmara de Famalicão para comigo resolveu o problema - o museu vive hoje no meu coração e não no espaço físico que ocupa. Abraço, Júlio.

Anfitrite disse...

Obrigada professor. Eu sei disso através do Tempo dos Espelhos. Sempre que o Senhor seu Pai lhe lembrava da memória do avô. E também sei das palavras que não foram ditas mas sentidas, entre vós. Por isso lhe falei do seu "ensimesmento". Do meu avô eu até fiquei, sem a única fotografia, que havia lá em casa com ele fardado, com umas dragonas, não sei porquê, porque ele era apenas um primeiro cabo. Também fiquei sem as cartas, que a minha me lia, porque fiquei sem a casa, que me pertencia, porque o meu pai faleceu antes da mãe. E depois da morte dela tiraram-me tudo e eu nunca mais lá entrei, porque não estava para meter familiares em Tribunal.

Já não estou a ver nada...

Bom fim de semana e um abraço amigo.

andorinha disse...

São,

Bom fim de semana, também:)


Júlio e Anfy,

Sei que não estão a falar comigo, mas eu ouvi-os:)))))

Nunca vi os dois conversarem assim aqui e fico sem palavras...
Comovida com a vossa conversa.

Um abraço aos dois.

P.S. Desculpem qualquer coisinha, mas com a idade estou a ficar mais lamechas, já disse...

São disse...

ANFITRITE, acredito piamente, porque estou numa posição igual à sua.

Estou a ser altamente prejudicada , mas o que me dói e indigna é que isso não serve nem para salvar o país nem para minorar a tragédia de milhões de pessoas , cujas vidas estão destroçadas...e algumas para sempre.

Ainda, se me lesse sem ser só nas crónicas do...não se surpreenderia, porque se geralmente faço comentários breves, tenho posts bem duros e longos nos meus próprios espaços, rrss

Bons sonhos e feliz domingo!


São disse...

ANDORINHA, que tenha bom domingo e que o país se encaminhe no sentido que desejamos, isto é, dar uma vida digna a todas as pessoas, rrss

andorinha disse...

São,

Navego nas mesmas águas.
Estou a ser também altamente prejudicada, roubada todos os meses...
Há gente em pior situação, sei-o bem, vejo coisas incríveis à minha volta, coisas que não pensei ver depois do 25 de Abril.
E esta gente ainda tem a lata de dizer que "as pessoas não estão melhor, mas o país está."

Nem são se são gente...:(

Bom domingo, também.

São disse...

ANDORINHA

Só posso assinar por baixo o seu comentário.

Quanto a serem humanos, pois também começo a ter dúvidas.

Aqui há dias recebi um e-mail a falar de Reptilianos infiltrados entre nós (no planeta)sob a forma humana e , a nível mais sério alguém afirmou na televisão que poderiam , eventualmente, existirem extra-terrestres tão semelhantes que nãos descobriríamos.

Não concebo que a única forma de vida inteligente num Universo imenso seja a nossa.

Francamente, já me basta que a Humanidade esteja tão desumanizada como está, mas talvez seja razoável começar a encarar todas as hipóteses.

O texto de José Gomes Ferreira " Geração Falhada"é de uma má fé e de um arrogância obscenas: os idosos são um empecilho a desaparecer urgentemente para dar lugar a criaturas moralmente irreprensíveis com o "dr" Miguel Relvas e semelhantes.

Fique bem e peço desculpa pelo desabafo