quarta-feira, julho 19, 2006

Haja respeito! Ou respeitinho?

T-shirt não entra
2006/07/19 | 17:35
Nem jeans rotos. Por causa do prestígio do Parlamento da Madeira
A Assembleia Legislativa da Madeira, onde esta semana seis jornalistas foram impedidos de entrar por estarem vestidos de t-shirt, está a preparar um regulamento de indumentária para os profissionais da informação.
Uma fonte parlamentar disse à Agência Lusa que este regulamento vai substituir as regras avulsas que estão a ser transmitidas - por ordem do presidente da Assembleia Legislativa, Miguel Mendonça - aos jornalistas pelos funcionários da segurança do hemiciclo.
Não foram revelados mais pormenores sobre este novo regulamento.
Segundo as regras, não podem entrar na Assembleia Legislativa jornalistas com calças de ganga rotas (na moda há vários anos), pólos, t-shirts ou que usem sapatilhas, alegando Miguel Mendonça com o prestígio da instituição parlamentar.
Estas directivas têm sido seguidas pelos funcionários do parlamento madeirense, ao ponto de seis jornalistas - do Diário de Noticias da Madeira, RTP, RDP e TSF - terem sido impedidos de entrar no hemiciclo.
Face a esta situação, o Sindicato de Jornalistas (SJ) manifestou a sua preocupação pelo facto dos jornalistas destacados para a Assembleia estarem a ser «alvo de excesso de zelo em relação ao seu vestuário por parte do presidente do parlamento madeirense».
A Direcção Regional da Madeira do SJ «vê estas atitudes de humilhação para com os profissionais da comunicação social como uma forma de desviar as atenções de vários atropelos e violações que se verificam na Assembleia Legislativa: violações ao Regimento, linguagem ofensiva e até ameaças físicas entre deputados».
O sindicato adianta ainda que na Assembleia da República - «a alma mater da democracia parlamentar em Portugal» - os jornalistas não são proibidos de entrar por causa do calçado «nem ninguém anda a olhar-lhes para os pés ou a ver se estão de t-shirt ou camisa de marca».

43 comentários:

fiury disse...

heheheh...só na madeira)))

precisam de umas refrescadelas de moda e etiqueta.

mas tem lógica. se caír milho(ou molho) sempre se nota mais se as calças não estivessem já rotas e a gravata estivesse alinhada na camisa passada)))

CêTê disse...

"Alugam-se burcas, a 50 metros"

Eu ficaria irremediavelmente do lado de fora. Ou então só lá entrava 1xpor mês.


Os políticos deveriam ser os primeiros a usar roupa tecnologicaverdade evoluídas: que se iluminasse sempre que adormecem, que accionasse electrochoques quando mentissem, enfim.... ;]]]]


Há muita gente que pensa assim.

fiury disse...

teresa

desculpe mas os americanos são uns parolos e atrasados em questões de moda, etiqueta e mesmo protocolos.

a falta de higiene é um problema de saúde pública e não da assembleia regional.

um homem ( ou uma mulher) pode ficar chiquissimo de calças de ganga rotas e t-shirt,sem ofender ninguém,em parte nenhuma.

uma vez fiquei plantada à porta de um restaurante de um hotel espanhol porque o meu marido exibia a perna numas bermudas muito bem apresentadas, apenas porque o empregado dizia que eram calções. tenhamos paciência!

fiury disse...

ex-marido

Fora-de-Lei disse...

Por acaso a Teresa até é capaz de ter alguma razão. Pena é ter usado determinado tipo de referências pouco edificantes...

CêTê disse...

Não há pessoas porcas, bolas!

Há "MAZÉ" pessoas com dificuldades auto-ofactivas ou com elevada tolerância ao self-pivete.

Manuel Reis disse...

é natural que isto aconteça, não entendo a admiração, desculpem mas não entendo a vossa admiração...
andam distraídos?

thorazine disse...

Os exames nacionais, mais uma vez, são uma pouca vergonha.

Dois exames que normalmente são necessário em conjunto para ingresso em curso de saúde ou ciências (Química e biologia) realizam-se com quase 12 horas de espaçamento (um hoje à tarde, das 15 às 17, e outro amanhã das 9 às 11). Por mais crânio que o aluno seja com o cansaço em cima nenhum pensamento é claro o suficiente! :((

andorinha disse...

Boa noite.

A Madeira é , definitivamente, um lugar à parte neste nosso belo país cada vez mais caótico.
Só daqueles seres "pensantes" é que saía uma destas....

Su, foge daí:)

Cleopatra disse...

Nem jeans rotos...

Eu gosto de jeans rotos.
Eu compro os jeans já rotos.
Eu adoro ver jeans rotos.
Eu uso Jeans rotos.
Viva os jeans rotos e quem os usa!!!

o prestígio da instituição parlamentar.
.............

Mas que tem que ver o prestígio, o tal com os jeans rotos...
Bem podem sê-lo os bolsos e trudo que cada vez temos menos dinheiro para pôr dentro deles.

Rotos...
O problema são alguns rotos..Queria eu dizer jeans.


Mas... caramba.. os deputados...também os usam...aos jeans Claro!

andorinha disse...

Teresa e Fora de lei,

Não concordo nada convosco.
A higiene( ou a falta dela) não tem nada a ver com a forma como uma pessoa se veste. T-shirts, bermudas, ténis, etc não são sinónimos de falta de higiene, são sinónimos de gente prática.
O uso de fato e gravata não pressupõe que se é mais higiénico.
Lá estão vocês a confundir as coisas.:)

Fora-de-Lei disse...

andorinha 10:40 PM

E a tua sorte é eu não ser Ministro da Educação. Podes crer que se acabavam o(a)s professore(a)s com piercings, cabelos às cores, jeans todas rasgadas, etc, etc.

Há hábitos que perduram numa pessoa desde "chavalo". Não há volta a dar. Ainda por cima, na tropa, fui um homem de Cavalaria. Está tudo dito... ;-))

JP disse...

As meninas já repararam bem nos fatos dos meninos depois de um dia de calor como o de hoje?
A higiene e o bom senso não mandam vestir roupa branca no Verão?

JFR disse...

Sendo "Os Casinos da Madeira" a grande instituição da ilha, é "natural" que os procedimentos quanto a vestuário sigam as suas regras. É que, nesses locais, também não são permitidos jeans e T-Shirt's.

No entanto, é também verdade que, independentemente do estilo de vestuário, há bastantes demonstrações de falta de higiene (de tipo variado) na classe de jornalistas.

thorazine disse...

Mas isso também nos deputados. :(

É só mais uma prova que vivemos na era das "aparências"! Os tribunais que trazemos conosco..

Fora-de-Lei disse...

andorinha 10:40 PM

Para além disso, estou-me absolutamente maribando para uma classe (jornalistas) que é genericamente constituída por uma cambada de vendidos ao poder.

Aqui há uns meses largos, iam a correr de cada vez que o Paulinho das Feiras arrotava. Agora, não oiço nenhum deles dizer mal do Socatrás. Deve ser influência do lobby...

O bochechas é que os topava bem... para os ter na mão, metia-os todos dentro de um avião, levava-os a passear e enchia-lhes a mula pelo caminho. Com ou sem T-shirts, com ou sem sapatilhas, o prato de lentilhas é a iguaria certa para esses artistas.

A Menina da Lua disse...

Cleópatra

"Eu gosto de jeans rotos.
Eu compro os jeans já rotos.":)

Curiosamente estou-me a lembrar dum sobrinho, que quando ainda nem se pensava em usar em Portugal, foi a Londres comprou umas jeans rotas todas modernaças mas quando chegou a casa a avó depois de lhe desmanchar a mala cozeu-as todas pensando que o neto as tinha rasgado :)))
Imaginem a decepção do meu sobrinho e a confusão da avó depois de este ter reclamado:)

A roupa é algo de muito pessoal e cada um tem a sua própria forma de vestir mas todos sabemos que a roupa define uma cultura e uma determinada época social.
As jeans transformaram-se, depois dos anos 60, num simbolo e correspondem a uma forma de vestir descontraida que actualmente tem nuances de autentica peça de "luxo", vendem-se jeans de determinadas marcas a preços astronómicos.

Limitar a forma de vestir a esta ou aquela peça de roupa ou mesmo de calçar é dum primeirismo cultural incrível...
Mas penso que o nível de preocupações do senhor Presidente da Assembleia não será com certeza de moda...:)

Contudo deparo por vezes com posturas muito "ostencivas" por parte de determinados jornalistas que assumem duma forma quase despudorada a sua maneira de estar e vestir ao ponto de já ter visto irem de chinelos de borracha de enfiar o dedo fazer reportagens ao salão nobre da Presidência da Republica.

AQUILES disse...

Fora-da-lei
Bem apontado

AQUILES disse...

Mas este tema da Madeira é um pouco estéril. Há anos que aquilo por lá rola da forma que se conhece, porquê agora a admiração?
Sujeitaram-se às chantagens durante anos por manobras politicas e deixaram o monstro instalar-se até ao ponto actual. Qual o espanto. O que me admira é não ser bem pior. Ninguém fala de ameaças a familiares de jornalistas?
Ele há lá tanta coisa....
O medo e o terror imperam. Tudo sob a capa de dolce vita.

andorinha disse...

Fora de lei(10.53)
Sendo assim, prefiro a Maria de Lurdes Rodrigues. Nunca pensei alguma vez, vir a dizer isto.:)))))))))))))))))))

O que te vale é que nem sempre és da tua opinião. Looooooooooool
Diz-me lá: a forma de uma pessoa se vestir significa alguma coisa em relação àquilo que a pessoa é.
Claro que há situações e situações e desde que o bom senso prevaleça, não vejo que não se deva usar o que nos dá na gana.

Já tive estagiárias com piercings, cabelos às cores, rastas e por aí fora e foram excelentes profissionais.
E são hoje em dia, grandes amigas.

(11.13)
Isso é outra história. Bons e maus profissionais há em todos os sectores.
Mas valha-te Deus, homem! Com este calor querias que eles andassem de fato e gravata?!

fiury disse...

ameninadalua

imagina-te na assembleia da repubica a ter uma visão:

preferias o zé zé camarinha com uns prada ou o robert redford ( há uns aninhos atrás) com uns chinelos de dedo de borracha?))))))

fiury disse...

não fora imposto pela lei ou protocolo pontual, é tudo uma questão de gosto e preconceito. é a tolerância ou a falta dela com aquilo que é menos "normal".

A Menina da Lua disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
fiury disse...

ameninadalua


acho eu que sou esquisita!!))))

tens que me dizer onde fica o teu caixote do lixo:))))

A Menina da Lua disse...

Fiury

Devo confessar que acho o Robert Redford bonitinho mas sem grande expressão... mas sempre preferível ao Zé Zé camarinha, sem dúvida:)))

A Menina da Lua disse...

Fiury

Prefero dizer "sem grande expressão"...a outra palavra era de facto um exagero :)

Como sabe isto dos gostos....não se discutem....mas sempre achei o Robert Redford muito pouco expressivo e isso é muito notório no filme "África Minha" onde o contraste de interpretação entre ele e a Meryl Streep é francamente abismal...

fiury disse...

ameninadalua

"gostos não se discutem":)))

apenas quis dizer que há pessoas a quem um colar de pérolas verdadeiras não adiciona nada e outras a quem um colar de pérolas falsas dignifica.

A Menina da Lua disse...

Fiury

"apenas quis dizer que há pessoas a quem um colar de pérolas verdadeiras não adiciona nada e outras a quem um colar de pérolas falsas dignifica."

Isso eu entendi e tambem concordo...
Quanto ao não discutir gostos, apenas me referia ao R. Redford :)

fiury disse...

ameninadalua

quanto à interpretação dele no áfrica minha achei brilhante. na minha opinião as personagens que ele interpreta de homem "selavagem","difícil", independente,solitário, poderoso....é que são pouco expressivas. (ex: "encantador de cavalos" e "proposta indecente")

fiury disse...

"selvagem"

Al Cardoso disse...

O senhores PSD's da Madeira, preocupam-se mais com o vestuario, do que com os improperios que proferem, mas como eles e que mandam...

thorazine disse...

Como diri o Seinfield, esta convergência na procura indumentária comum aproxima-nos do futuro. Aqueles fatos "lilazes" brilhantes com um X no peito e botas de cavaleiro do espaço a condizer vão ser o próximo passo..

(Ao menos que não vizitemos planetas só povoados por "Josés Cids"! :)))))))))))))))))))

thorazine disse...

"Extorsão, sequestro e posse ilegal de arma. Por todos estes crimes, o Tribunal da Boa- -Hora, em Lisboa, condenou Mário Machado, líder do movimento de extrema-direita Frente Nacional (FN), a um cúmulo de três anos de prisão, em pena suspensa por quatro anos. Outro co-arguido, Rui Pereira, foi sentenciado a uma pena de dois anos de prisão, suspensa por três."

http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=208814&idselect=10&idCanal=10&p=200


e mais uma, sobre o rico sistema:

"Relatório do júri de exames de 2005 errado na Internet desde Novembro

O relatório final do júri nacional de exames (JNE) sobre as provas do secundário realizadas em 2005 disponível na Internet desde Novembro do ano passado contém médias erradas e colunas com títulos trocados. O problema nunca tinha sido detectado e só ontem, confrontado o júri pelo PÚBLICO a partir de dúvidas suscitadas por dois professores, a situação foi percebida."



Lindo!!! Tudo a funcionar!

thorazine disse...

Bem, alguns erros são puros, outros gralhas...mas este é mesmo cansaço. Ando há umas semanas a dormir mal...ontem nem sequer pus os pés na cama e entretanto já fiz dois exames. Mas tens razão..não domino a língua portuguesa, muita coisa tenho para aprender outras tantas para corrigir! :))

Entrei ao bocadinho de férias..nem vontade de ir dormir tenho! :)))))))))))

thorazine disse...

Em relação à idade não comento! Não dá para tirar conclusões através da idade...

Há quem tenha cultura ou pseudo-cultura novo como velho, toda a gente dá erros independentemente da idade! Aliás, pelo que diz o próprio Gabriel Garcia Marquez se não fosse o seu corrector pessoal ele nunca seria ninguém porque farta-se de confundir ortografias! ;)))

thorazine disse...

Relendo...realmente é o melhor mesmo é descançar..LOL :))))))))))))))

thorazine disse...

Só mais uma! :)

Há dias postei por aqui um "print screen" de uma notícia insólita sobre a morte um bombeiro.

Desta vez não há PrtScn mas aqui fica para quem for a tampo. Cara do ministro ao lado da notícia : http://diariodigital.sapo.pt/

andorinha disse...

Thorazine

Um dia o enigma da tua idade vai ser desvendado!:)))))))

E estás mesmo aprecisar de descanso, miúdo.
Descançar? Onde é que já se viu? Loooooooooooooooool

thorazine disse...

Loooooooooooooooooool

Bem. Talvez eu até seja um bom objecto de estudo sobre efeito do "cansaço" na gramática! LOL

Cansaço. Cansaço e não só! Ás vezes é difícil superar as falhas que tive no âmbito da leitura. Só se supera isso a ler...e a escrever, não é senhores professores? Eu vou tentando. Aliás, eu sempre gostei da participação da APC! :))))

(Desta vez reli como forma de precaução! :)))


PS: Cansado também estou de ouvir a ministra a dizer que não há alunos lesados com as suas decisões! :(((

Cleopatra disse...

Há quem tenha cultura ou pseudo-cultura novo como velho, toda a gente dá erros independentemente da idade! Aliás, pelo que diz o próprio Gabriel Garcia Marquez se não fosse o seu corrector pessoal ele nunca seria ninguém porque farta-se de confundir ortografias! ;)))


ADOREI
ADOREI

ADOREI

ADOREI

APC disse...

Cleópatra,

Alguém que muito prezo um dia disse-me que só há um tipo de pessoa que se pode dar ao luxo de escrever com erros: os escritores!... Porque esses têm quem lhes reveja os textos; já os outros não.

:-))

Su disse...

andorinha...eu sou uma das q usa jeans rotos mas m.m além qd abre a boca só lhe sai vento, mas para q ninguem duvide a ilha é tão pequena, não que tenhamos de fugir qd a maré sobe, mas....nem os que usam chinelos prada entram em todo o sitio os outros chinelos , deste lado do mar não entram em lado nehum.... devido ao aumento da temperatura ...é mais facil olhar para quem veste o quê do que pensar em fazer alguma coisa......tenham dó m.m. já caducou como muitos, mas deste lado alzeimer não falta, tal como a secreta ...q é uma nova marca de jeans:))))

jocas maradas deste lado do mar

psstt fico a imaginar se haverá ou não um kit a ser entergue aos jornalistas..eheheheh
jocas maradas da mad

Mariazinha disse...

É típico cá da terrinha, as aparências...
Se calhar é por isso que o Caniçal não conta nos roteiros turísticos da Madeira. Aí de certeza que os meninos que brincam descalços não têm roupa de marca.