Leio o Público de hoje e pasmo - PS e CDU entendem que o Porto Feliz, programa municipal de combate à exclusão, deve ser avaliado por uma entidade externa à Câmara do Porto. Sublinho uma frase do Dr. Manuel Pizarro, Deputado e Vereador do PS na Câmara: "O Dr.Rui Rio reconheceu a inexistência dos mecanismos de avaliação. E nem o Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT), que financia o programa, consegue avaliá-lo porque o programa se furta a essa avaliação".
Vamos por partes. Quando o Porto Feliz foi iniciado, em rotura com o defunto Projecto Cidade, escrevi no JN que não percebia a lógica de tal comportamento. O anterior Programa podia perfeitamente ser melhorado nas áreas em que apresentasse deficiências, ainda por cima porque vários dos especialistas do Porto Feliz nele se tinham empenhado. As dúvidas colocadas e a solidariedade expressa ao Dr.José Gonzalez, então Director Regional do IDT e posteriormente vítima de um saneamento político vergonhoso por defender a honra do Ministério da Saúde, valeram-me o epíteto de porta-voz do PS por parte do ideólogo do Porto Feliz. (Aliás, tão seguro das "novas" metodologias a empregar que prometeu demitir-se um ano depois se o êxito não fosse o anunciado de forma estentórea. Não foi. Mas teve de ser o próprio PSD a não o convidar para as listas autárquicas seguintes...).
Tive então o cuidado de recusar todas as solicitações que me fizeram para opinar sobre o Porto Feliz do ponto de vista técnico. Seria um erro e uma deselegância. Uma coisa é afirmar-me convencido das motivações políticas da substituição de uma estratégia e hierarquia dirigente por outras, diverso é debitar opiniões sem os dados científicos na mão. A todos respondi o mesmo - ouvi colegas meus anunciarem a futura publicação de metodologias, resultados e intenções, nessa altura talvez possa pronunciar-me. Se tal aconteceu, escapou-me. O que não seria surpreendente, atendendo ao meu afastamento dos centros de decisão e avaliação.
E agora "isto". O Dr.Rui Rio vai à Assembleia e divulga um punhado de números que nada explicam. Entendamo-nos: a avaliação científica pressupõe o diálogo entre técnicos credenciados e experientes. Surpreende-me que o Dr.Rui Rio não se tenha feito acompanhar por nenhum, capaz de responder às perguntas que aparentemente o deixaram num silêncio talvez não obrigatório, quem sabe?
Mas a frase do Dr. Manuel Pizarro merece-me um comentário frontal e destinado ao IDT, Serviço a abarrotar de velhos amigos meus: se o IDT concorda que o Porto Feliz "se furta" à avaliação, o seu dever é suspender qualquer tipo de apoio até a situação estar clarificada. A desejável variedade das intervenções por parte dos muitos actores nos diferentes cenários locais não significa funcionar à revelia do Serviço responsável pela execução e (!!!!!) avaliação da Estratégia Global para a Toxicodependência.
Esta exigência não traduz centralismo, apenas dever cumprido.
28 comentários:
A passagem "se (...), logo (...)" pareceu-me, também a mim (que nada sei do projecto) a única lógica posível, em se falando da avaliação de um projecto que "a ela se furta" ;-)
* a ela = a essa / à mesma (é mais correctinho)
Boa noite.
Desconhecia toda esta problemática, mas depois de ler o post, fico com a ideia (talvez injusta) que os resultados não devem ser famosos e que portanto não interessará aos responsáveis apresentar relatórios detalhados. Se os números apresentados "nada explicam", parece-me que de facto caberá ao IDT insistir, de modo a poder efectuar uma avaliação do programa em condições. Caso efectivamente os dados necessários continuem a não lhes ser facultados e o referido diálogo entre técnicos seja recusado, então talvez a única coisa a fazer seja mesmo "cortar os cordões à bolsa".
Boa noite.
Também desconhecia toda esta situação.
Em qualquer programa/projecto os mecanismos de avaliação são fundamentais. Se eles não existem ( e aqui penso que se deveria avaliar o porquê da sua não existência) como se pode concluir se esse programa/projecto está a ser eficaz ou não?
Concordo com a Pamina, se o IDT que financia o programa não consegue avaliá-lo, então deveria estabelecer um prazo para que elementos credíveis e fiáveis de avaliação lhe sejam fornecidos; se não forem, a única solução será, realmente, suspenderem o financiamento.
Guerras do alecrim e manjerona entre o PSD e o PS. E quem se lixa, quem é ?! O mexilhão !
Professor
Eu não estou a par dos projectos de que fala , por isso não saberei falar deles ou mesmo criticá-los.
Agora o que eu consigo entender é que a sua surpresa se deve a maneiras e posturas muito diferentes de estar na vida; por um lado temos as "politiquices" e as posturas "interessadas e interesseiras"...e por outro temos a sua, onde os valores e os princípios prevalecem e como muito bem sabe, essas são posições muito difíceis de conciliar...
Mas, como sempre a vida nos ensina e surpreende, quem sabe se proceder de acordo com as nossas próprias convicções não nos possa trazer a justiça e a gratificação para o nosso lado?:)
Um desafio ao Maralhal!
Vejam se conseguem ler este texto. É muito interessante esta nossa capacidade de ler muito para alem das letras e das proprias palavras:))
3M D14 D3 V3R40, 3574V4 N4 PR414, 0853RV4ND0 DU45 CR14NC45 8R1NC4ND0 N4 4R314. 3L45 7R484LH4V4M MU170 C0N57RU1ND0 UM C4573L0 D3 4R314, C0M 70RR35, P4554R3L45 3 P4554G3NS 1N73RN45. QU4ND0 3575V4M QU453 4C484ND0, V310 UM4 0ND4 3 D357RU1U 7UD0, R3DU21ND0 0 C4573L0 4 UM M0N73 D3 4R314 3 35PUM4.
4CH31 QU3, D3P015 D3 74N70 35F0RC0 3 CU1D4D0, 45 CR14NC45 C41R14M N0 CH0R0, C0RR3R4M P3L4 PR414, FUG1ND0 D4 4GU4, R1ND0 D3 M405 D4D45 3 C0M3C4R4M 4 C0N57RU1R 0U7R0 C4573L0. C0MPR33ND1 QU3 H4V14 4PR3ND1D0 UM4 GR4ND3 L1C40; G4574M05 MU170 73MP0 D4 N0554 V1D4 C0N57RU1ND0 4LGUM4 C0154 3 M415 C3D0 0U M415 74RD3, UM4 0ND4 P0D3R4 V1R 3 D357RU1R 7UD0 0 QU3 L3V4M05 74N70 73MP0 P4R4 C0N57RU1R. M45 QU4ND0 1550 4C0N73C3R 50M3N73 4QU3L3 QU3 73M 45 M405 D3 4LGU3M P4R4 53GUR4R, 53R4 C4P42 D3 50RR1R! S0 0 QU3 P3RM4N3C3 3 4 4M124D3, 0 4M0R 3 C4R1NH0.
Menina da Lua
Já conhecia este texto do blog da MT-Teresa. É de facto um exemplo do que o nosso cérebro pode fazer, ao inferir de uma forma aproximada um mesmo conteúdo.
Suponho que ainda não há um programa de computador que consiga "ler" esse texto como nós. Para o computador, o código hexadecimal ASCII (codificação de texto) de um "3" é muito diferente do código para o "E"...
Por enquanto... são os nossos cérebros que batem os computadores no poder de síntese... enquanto eles nos batem na análise, devido à velocidade de processamento (ex. os programas "Jogadores de Xadrez".
804 N0173...
"ao inferir, de uma forma aproximada, um mesmo conteúdo."
Desta vez bateu-se o recorde do número de comentários no post até à "descumbersa" :-) Mas enfim... Conversando, desconversando e reconversando... Assim a gente vai andando; e isso é que é preciso!:-)
LOL
(Apeteceu-me! //cora)
* Do menor número, queria eu dizer.
bom dia!!!
apc, não deixa de ser um bom sinal
afinal o maralhal, se não está bem dentro do assunto, não dá palpites ;))))
beijinhos e abraços e bom fim-de-semana para todos
@:)
Para as muitas enjoadinhas que há para aí... visitem:
http://botelhodeoliveira.blogspot.com/
Pa todos Vocês, um grande e aproveitado fim-de-semana.
Para si Prof., Cantelães um weekend do melhor!!!!
Maria(off course... not yours ;))
Aspásia
Essa dos computadores "ainda" não nos terem ultrapassado a determinados níveis de complexidade de compreensão dá-nos algum "descanso" mas não sei por quanto tempo:)
E já que estamos numa de conversa de "bitaites":), os estudos ao nível do futuro da informática mostram-nos possibilidades incríveis, não só na conceptualização mas tambem na sua aplicabilidade e nestas coisas, como todos bem sabemos os interesses marcam e determinam tudo, até a substituição do homem pela máquina...:)
No "2001 Odisseia no Espaço" do Kubric, esta questão já era apresentada e está longe de estar resolvida ou para o "Bem" ou para o "Mal"...:)
...por falar em "bitaites" e já que se falou no 2001, não se esqueçam que em 1986 David Cronenberg dirigiu uma obra prima dõ filme de terror: "A Mosca"
...com Jeff Goldblum no protagonista, o filme (que nos mostra também uma Gena Davies ainda muito nova) dá-nos uma dimensão do horror numa beleza plástica que só a sétima arte nos pode transmitir...
...hoje, para quem nunca viu, um filme de culto, na rtp um lá para depois da meia noite
...abreijos
Na sic notícias está a dar um documentária sobre as crianças selvagens! Brutesco.
APC,
Mas que nada!!!! Tu é que lançaste isto logo para o vazio no teu primievo comentário, mostrando que só de ortografia se fazem muitas mentes ; )))))) depois a malta, revoltada com tamanha decadência, fez-se à vida e aos neurónios e toca a escrever qualquer coisinha de jeito, em nome da dignidade do blog ; )))
Boss,
Escrevi aqui um comentário atroz, mas depois acabei por não o publicar. Afinal, que culpa tens tu de ser uma pessoa honesta e um pouco ingénua? Mas ainda achas que isto tem alguma coisa a ver com algum projecto e que esse projecto por acaso tem alguma coisa a ver nem que seja remotamente com ajudar seja quem fôr que não seja a imagem de uma mão-cheia de políticos? Mas em que país vives tu, homem? É que com tantos aninhos de vida já não se perdoa tamanha inocência. Olha, exemplo. Entro pelo Porto ali pela Faculdade de Letras. Que é que tem lá no passeio dela? um cartaz publicitário ELECTRÓNICO à Câmara, pago pelo erário público!!!!!!!!!! Que é que faz a irmã do RR, até há pouco professora do secundário? Trabalha no S. João!!!!! Mas tu por acaso tens dúvidas que a malta na presença da gamela não se faz logo? Olha, um exemplo recente, de 48 horas. O gabinete do Souto Moura, segundo o relatório encomendado pelo Tribunal de Contas a uma empresa de auditoria externa aos custos de construção do Estádio de Braga (a Deloite, passe a publicidade), recebeu mais de 3 milhões de euros por baixo da mesa, indevidos portanto. Mas achas que eu passei a achar o Souto Moura pessoa menos de bem? Esperto foi ele!!!! Estava ali a manjedoura, há mas é que afinfar-lhe os beiços. Eu próprio lido com muitas coisas do meu dia-a-dia nesta base. No meu primeiro ano em Portugal reparei que no Verão aparecia uma "ave-rara" que metia uns cartazes a dizer AREA CONCESSIONADA e ao lado o sinal de PROIBIDO PASSEAR CÃES. Quer dizer, eu, com tanto bicho, durante 3 meses tinha de os confinar a casa. Mas que culpa tinham os bichos de durante 3 meses a malta querer ir para a praia????????? Que fiz? Protestei? Procurei um regime de excepção? Que nada, homem. Há 4 anos que a concessão da praia aqui em frente é comprada por uma empresa luxemburguesa que manda colocar religiosamente como únicos sinais de que a praia é concessionada a bandeira verde, o nadador salvador e dois sinais: É GRATUITO MONTAR BARRACAS e PERMITIDO O PASSEIO DE CÃES SEM TRELA ; ))))))))))))) com os protestos todos dos banhistas claro ; ))))))))))) mas é assim que a coisa se faz. Com dinheiro e abusando da posição que ele concede. Assim as coisas funcionam, e no meio do lodaçal moral originado por esta forma de "ser português" há mas é que viver a nossa vidinha ; ))))))))
Até que o exemplo mude. Mas sabes tão bem comigo que nestas coisas o exemplo vem de cima. E não de pobres exemplos de classe média remediada como nós os dois...
Aspásia,
Não querendo chamar-te ignorante, que nisto de computadores ignorantes somos todos, o que disseste não faz nenhum sentido. Um computador com um simples algoritmo de subsituição e um dicionário em arquivo conseguiria descodificar o texto em pouquíssimos segundos ; )))))
E se nesse programa inserirmos que para uma letra, depois de encontrada uma palavra válida após sustituição, essa letra é sempre o mesmo nro, o tempo de busca ficaria, num computador de vários GHZ, reduzido a... quase nada!!! ; )))))))))))) O problema nunca é do computador... é sempre do progamador ; ))))))))))))
Boss,
Descobri o pq de tantas miúdas sexies (sendo aqui sexy com o duplo sentido de sensual e de quase 60 anos) se colocarem de decote em riste para ti ; )))))))) Não, não é o feromónio, nada disso. Descobri que um dos anagramas possíveis para o teu nome de família MACHADO VAZ é CHAMA DA VOZ ; )))))))))) e esta hein????????????????????
"algoritmo "??????? Kekeisso, Noise?????
Estes putos inventam cada uma!!!
Lá vou ter de ir ao dicionário...
Um algoritmo é uma coisa importante, acreditem ;-) "Bejam" numa enciclopédia em vez de num dicionário e depois digam-me lá se não foi bom! :-)
Bjinhos***
Bem, encontrei este site: http://www.feralchildren.com/en/index.php
Têm bastante informação sobre crianças selvagens. Para mim é um tema bastante interessante porque através do estudo destas crianças é possível ir diferenciando o que é inato ao ser humano e o que é cultura. Alguem sabe de algum livro publicado na nossa lingua sobre o tema?
Boa tarde.
Noise (2.28)
Adaptaste-te muito facilmente aos maus hábitos portugueses...Loooooool
Olha, até eu não me importava de ser irmã do Rui Rio.:)))
Até mais logo, gente:)
Na encíclopedia, não dá! Ela fica muito bem na estante!
Boa tarde
Noise
De facto com um programa adequado, incluindo uma tabela de equivalências, qualquer computador dos nossos dias decifraria o texto. Quando disse isso estava a pensar num computador sem SW adequado a esse caso, enfim, como estes onde estamos a teclar... também não sei se tal programa já existe, é uma situação muito particular; seria um bom trabalho para um estudante de Informática... passar com D3Z4N0V3...;)
Por exemplo, o meu leitor de ecran, coitado, com esse texto parece que está a apregoar os a lotaria... aí tenho mesmo de ser eu a ler... e hoje vou ter que descansar algo os olhos, estou a atingir a dose crítica de esforço ocular...
Até breve...
"apregoar os números da lotaria"
Ah, e esse anagrama da Chama da Voz foi bom!
E cai bem ao Prof. porque ele de facto tem chama na voz... e não só... (sorry, Maria)...
[Tsc-tsc-tsc... Habia nexexidade de menxionar a berdade?...]
.
.
.
Hum...?
Enviar um comentário