domingo, agosto 28, 2005

A pedra na chuteira:).

Admito que:
1) Houve quem se esquecesse do campeonato miserável do Porto e do Sporting e acreditasse que ganhámos o ano passado "contra tudo e contra todos".
2) Os famosos reforços que nos iam deixar de boca aberta não chegaram e o dinheiro da transferência do Miguel ainda vem a caminho.
3) O Simão não está em forma desde 2004.
4) O guarda-redes do Gil voa como os anjos do Senhor.
5) O árbitro marcou um penalti duvidoso e esqueceu-se de dois evidentes.
6) O Nuno Gomes tentou.
7) O sistema era tão inovador que baralhou o adversário e o Benfica.
8) Um auto-golo é um galo - ups!, raio de palavra:) - do caraças.

MAS..., O BETO A MÉDIO ALA?

E por que não o Moreira a ponta de lança?

43 comentários:

noiseformind disse...

Tsc, tsc, tsc...
Que mau perder...
que mau perder...

Sergio Figueiredo disse...

Oh!Oh!Não era suposto rondarmos os temas psi? Tanta perturbação!

Anónimo disse...

Prof. JMV,

Compreendo a sua indignação - disfarçada de perplexidade...-, em relação às inovações do Koeman. Parece que experimentou um 3-5-2...

De qualquer modo, ainda estamos no início.

Como Sportinguista, posso dizer que a jornada correu bem, com esta vitória importante com o Marítimo, onde não ganhávamos há dois anos. Mas, foi um enorme sofrimento!, esta coisa do Peseiro acreditar no espectáculo, de dizer aos jogadores que antes de ganhar é preciso jogar bem, Meu Deus!!!

Enfim, eu que sempre entendi o futebol como um jogo, em que - como acontece nos jogos em geral-, o mais importante é o resultado, e não como uma apresentação ou arte do tipo das touradas, estou resignado a acompanhar o "romantismo" do treinador do Sporting:).

andorinha disse...

Júlio,
Já hoje disse ao Lobices que "o primeiro milho é dos pardais".
De qualquer forma, se não fosse o guarda-redes do Gil tínhamos ganho e não se falava mais nisso.
Mas um ponto em seis possíveis não está ao alcance de qualquer um!:)))

Gonçalo,
Essa do Peseiro ainda não tinha ouvido.
Em que mundo é que o homem vive?!

Anónimo disse...

Sou do Benfica
E isso me envaidece
Tenho a genica
Que a qualquer um engrandece
Sou de um clube lutador
Que na luta com fervor
Nunca encontrou rival
Neste nosso Portugal

Ser Benfiquista
É ter na alma a chama imensa
Que nos conquista
E leva à alma a luz intensa
Do sol que lá no céu
Risonho vem beijar
Com orgulho muito seu
As camisolas berrantes
Que nos campos a vibrar
São papoilas saltitantes

Su disse...

ops é mm Prof..
passa tão bem da fuga dum comentário sobre médicos para um jogo de futebol....
a diferença está nos euros?!...
é q não entendo nada de medicina nem de fut;)))))
não gostei...mas não tenho de gostar, não é? ! .....
psssttt ... tou aqui com a música : "não há ninguem como tu, diferente....deitando contas à vida, e se alguem notar a tua indiferênça......não há ninguém como havia antigamente.."
jocas Prof tão indignado com o fut:)

Anónimo disse...

Andorinha,

Bela pergunta:).

Ele diz que o futuro de futebol é o espectáculo:)))))...

Deve ser porque o futebol é hoje considerado uma indústria...

Anónimo disse...

Ó Fora-da-Lei, você lembrou-se logo de ir buscar o hino:). É a outra forma de dizer algo muito habitual entre os benfiquistas:

"O Benfica é o Benfica:)." E assim costumam encerrar as conversas, como se o SLB fosse algo próximo de Deus, não se discute:))))))))))

Agora mais a sério, se há coisa que invejo (sem aspas) nos benfiquistas é precisamente o orgulho, mas sobretudo a vaidade que sentem. Quem me dera encontrar esses sentimentos entre os sportinguistas:).

Anónimo disse...

A equipa sabia que estava a jogar perante 25.000 espectadores que - desde 5ª feira e conjuntamente com os outros 5.975.000 adeptos - andam a pôr em dúvida, de uma forma mais ou menos velada, a capacidade do Glorioso fazer alguma coisa de jeito na Liga dos Campeões.

Como, ao nível do balneário, não houve quem conseguisse filtrar esses "fluidos negativos", isso acabou por se transmitir à equipa, num todo, de uma forma que a inibiu de explanar o seu futebol.

Como é que os psicólogos chamam a isto ? Será crise de confiança ? Ou será outro termo técnico qualquer...?! Eu, que não sou psicólogo, chamo-lhe simplesmente falta de classe.

Anyway... viva o Glorioso !

Anónimo disse...

O queijo limiano tem um aspecto fosco porque é embalado à mão...

Anónimo disse...

Farto de dissecar afectos e de penar com o Dom que aumentou e viu replicar-se descontroladamente eis que respira fundo... e olha para o futebol como um matraquilheiro!

Anónimo disse...

gonçalo 11:21 PM

"... como se o SLB fosse algo próximo de Deus, não se discute."

Para mim que, no mínimo, até sou agnóstico, o SLB não está próximo de Deus, o SLB é Deus... ;-))

"Quem me dera encontrar esses sentimentos entre os sportinguistas".

Hoje em dia, com as fronteiras sociais já muito esbatidas, tudo se torna muito difícil de explicar. Mas mesmo assim, se calhar a explicação para esse orgulho benfiquista - que não é acompanhado por igual sentimento nos sportinguistas - está nas origens destes dois grandes clubes, sociologicamente falando.

Saudações benfiquistas.

Anónimo disse...

Fora-de-Lei,

Concordo que perdeu cabimento a tradicional distinção entre o Benfica como o clube do povo -incluindo a classe opepária:)...-, e o Sporting como o clube dos aristocratas.

Penso que o orgulho de que falamos tem a ver com o facto de, por um lado, o Benfica ser ainda o clube com mais adeptos em Portugal, e também pelo passado, nas vitórias europeias dos anos 60, no Eusébio (a quem tratam por Rei). Ora, esse pode ser precisamente o grande equívoco dos benfiquistas, não entenderem que o nome é o mesmo, mas a equipa é muito diferente daquela que ganhou a Taça dos Campeões Europeus.

Anónimo disse...

gonçalo 11:43 PM

"Concordo que perdeu cabimento a tradicional distinção entre o Benfica como o clube do povo e o Sporting como o clube dos aristocratas."

Claro. No entanto, ainda hoje é giro verificar certos "fenómenos". Vejamos, por exemplo, o distrito de Leiria - o distrito mais "lagarto" de Portugal. Porque será que neste distrito existem "ilhas", como sejam o caso de Peniche e Marinha Grande, onde é o Benfica o clube com maior número de adeptos ? Se calhar tem mesmo a ver com esse enraizamento do Benfica nos meios operários, o qual se traduz numa vantagem numérica de adeptos que depois - mesmo face a um certo esbatimento social - se vai mantendo por "transmissão oral" de pais para filhos e de filhos para netos.

"Penso que o orgulho de que falamos tem a ver com o facto de, por um lado, o Benfica ser ainda o clube com mais adeptos em Portugal..."

Por muitos e longos anos, o Glorioso será - de longe - o clube com mais adeptos em Portugal. Mesmo que o SLB fosse parar à III Divisão e não ganhasse mais nada...!

Aliás, há até estudos estatísticos que revelam que as insofismáveis vitórias desportivas que o F.C. Porto obteve nestes últimos 20 anos, não se traduziram numa quebra da "base social de apoio" do SLB, mas sim do Sporting.

Ou seja, há algo que está a falhar na família leonina em termos de "transmissão oral" entre gerações...

Saudações benfiquistas.

Anónimo disse...

Ponham mas é "Os filhos do Dragon" na banda sonora, caralhças! Portocroft mouro? Em que "grelha" psicanalizável se põe esta dissonância?

Anónimo disse...

Ai Julio, não se enerve com tão pouco. Pense que eu durante anos bastava pesar 100gr mais que cortava logo os pulsos lol lol lol portanto... uma coisa que nem nos afecta o corpo não há-de ser coisa muito má. Na pior das hipóteses tome qq coisa para a tensão;)

Anónimo disse...

Já para não falar do ricardo Rocha a defesa esquerdo, e simão ao meio... enfim, este ano vamos ter que sofrer muito. Volta Trappa, estás perdoado!

PortoCroft disse...

1. - No Princípio, criou "Deus" a relva e a bola.
2. - E a bola era redonda e cheia; e havia trevas às portas de Lisboa; E o Espiríto Santo controlava as contas bancárias.
3. - E disse "Deus" haja Luz. E houve Luz.
4. - E viu "Deus" que era boa a Luz; e fez "Deus" separação entre a Luz e as trevas.
5. - E "Deus" chamou à Luz Benfica; e às trevas Sporting. E foi o Benfica sempre o primeiro.
6. - E disse "Deus" haja uma expansão do ninho das águias. E haja separação entre Águias e águas salobras. E assim nasceu o fêcêpê.

in A Bíblia dos Lampiões

Caro Prof. m8,

Tudo táctica para despistar os olheiros do Manchester. ;))))) Este ano chegamos a campeões com uma corrida de trás para a frente, como os verdadeiros campeões. ;))))

PortoCroft disse...

Ferreirinha,

No dia em que os implicados no "Apito Dourado" forem de cana, prometo que - sujeito à aprovação prévia do Prof. - coloco a Maria Amélia Camossa, por 5 minutos. ;)))))))))))

Anónimo disse...

spoooooooooooooorting!
(claro!)

Anónimo disse...

Eu sou benfiquista, e no coração com um imenso carinho está o Belém, porque será que todos têm tanta dificuldade em aceitar que se possa ter orgulho, vaidade, e gostar, mesmo nas derrotas e nos momentos menos bons? Talvez porque quando saiu tudo bem, se comenta 1 ou 2 vezes, e quando algo corre mal, se fala durante uma semana, é abertura de telejornal e 1ªpágina de jornais. Em comparação, quando algo de bom acontece no Mundo não é noticiado, só a desgraça é relatada vezes sem conta, até esgotar a ultima migalha da noticia. Será que a humanidade se sente bem com a desgraça, e é indiferente ao bem estar e ao sucesso????????????????

Anónimo disse...

Cêtê,
Não é fosco,é tosco (não é você, é o queijo, evidentemente)!
Um bom dia a todos,desta sportinguista plebeia.

Tão só, um Pai disse...

Até quando sobreviverá a mística do benfica? É que muitos garotos, hoje, só conheceram como grande campeão o FCP.

Seja como for, apenas espero que façam o melhor, ou seja, muito mais, tendo em conta as condicionantes.

É verdade quee o futebol, porque já não é o que era, em vez de materializar e projectar os legítimos anseios colectivos, cada vez mais serve os propósito da fuga à pequena realidadezinha do dia a dia. Tivessemos sido campeões europeus e não passaríamos disso, de campeões europeus da bola, e de mais nada.

Só não percebo porque fiquei tão chateado com esta derrota, nem de onde me vem tamanha frustração. É que não estava á espera.

lobices disse...

...GOOD DAYYYYYYYYYYYYYYYY
...per tutti
...
...PROFESSOR: diga-me só o que é que eu tenho a ver com o facto do Benfica ter perdido? Hemm???
:)))
eheheheheh
...coitado do treinador; agora a culpa é dele por ter colocado o beto a (quê?) médio ala? (o que é isto?...)
...a culpa da derrota do benfica foi do guarda redes do gil!...
...ganda man!...
:))

Anónimo disse...

Tão só, um pai,

Concordo consigo. O futebol é hoje cada vez mais uma oportunidade para se "descarregar" frustrações pessoais, geradoras de enorme irritabilidade. Junto vem também a maledicência, essa instituição nacional, própria dos adeptos em geral. Sempre foi difícil para mim aceitar esta tendência de falar apenas quando as coisas correm mal. Não digo que seja exclusivo de Portugal, mas custa-me que as pessoas não consigam fazer o elogio, o reconhecimento, o agradecimento, numa palavra aceitar que as coisas estão a correr bem. Miguel Sousa Tavares justificou há tempos esta atitude, com a necessidade de denunciar apenas o que está mal para melhorar. Tretas!!! No futebol e no país em geral, há uma espécie de neurose que faz com que quase todos sintam enorme culpabilidade em aceitar a ideia de que as coisas estão realmente bem, como se isso não fosse merecido ou significasse quase ofender o outro. Como diria alguém que conheço, se tudo isto não fosse profundamente triste, seria seguramente ridículo:).

Anónimo disse...

já viram que de uma forma ligeira, abarcando todas as tendências clubisticas, no futebol (sim porque em portugal desporto parece = futebol, tudo o resto é brincadeira)temos uma "capa" para poder dizer concordo discordo, eu fazia, eu acontecia, eu seria o melhor, andam todos de olhos tapados, enfim todos jogadores e treinadores de bancada, com pretenções a "Mourinhos"..........

PortoCroft disse...

Caro Prof. m8,

Futebóis aparte, permita-me que deixe aqui esta pérola do Arnaldo Jabor:

Deus disse: "Que cresça a erva, que a erva dê semente, que da semente cresçam árvores e dêem frutos".
E Deus povoou a Terra com brócolis,couve-flor, espinafre, milho e vegetais de todas as espécies, para que Homem e a Mulher pudessem viver longas e saudáveis vidas.
E Satanás criou o McDonald's e a promoção de dois Big Macs a cinco reais.
E Satanás disse ao Homem: "Queres as batatas fritas com que?"
E o homem disse: "Na promoção com Coca-cola, catchup e mostarda".
E o Homem engordou cinco quilos.
E Deus criou o iogurte saudável para que a Mulher pudesse manter a forma esbelta de que o Homem tanto gostava.
E Satanás criou o chocolate.
E a Mulher engordou cinco quilos.
E Deus disse: "Experimentem a minha salada".
E Satanás criou os pratos de bacalhau com creme e marisco.
E a Mulher engordou 10kg.
E Deus disse:
"Enviei-vos bons e saudáveis vegetais e o azeite para que possam
cozinhar
E Satanás inventou a gordura hidrogenada, a galinha frita e o peixe frito.
E o Homem ganhou dez quilos e os níveis de colesterol bateram no teto.
E Deus criou os sapatos de corrida e o Homem perdeu aqueles quilos extras.
E Satanás criou a televisão a cabo com controle remoto para que o homem não tivesse de se levantar para mudar de canal.
E o Homem ganhou mais vinte quilos.
E Deus disse: "Estás passando dos limites".
E Satanás criou o ataque cardíaco.
E Deus criou a intervenção cirúrgica cardíaca.
E Satanás criou o sistema de saúde brasileiro.
Mas Deus deu ao homem os convênios... e a aposentadoria para que ele pudesse descansar, dando-lhe nova chance.
Aí Satanás criou o PT...
Então Deus desistiu.

Anónimo disse...

Muito obrigada pela correcção "lucília".

Tosca-se! Nem de queijos...

Eu por acaso (ou não) prefiro Terra Nostra.

Unknown disse...

Bom dia, bom dia maralhal.

Unknown disse...

Pontos 1, 2, 3, 4, 5, 6, e 7, se o Dr. diz...
Ponto 8, do pouco que sei sobre esse assunto isso não é um "frango"?

Anónimo disse...

Cêtê,
Também eu,e não,não é por acaso;o outro é mesmo tosco (e o queijo também).
Cumprimentos

eubozeno disse...

Se o Benfica ganhasse com o Moreira a ponta de lança, até podiam experimentar o Simão a guarda-redes!

andorinha disse...

Boa tarde Júlio e companheiros de tertúlia!

Gonçalo (11.09)
Bela resposta.:)

TsuP (11.27)
A mística do Benfica é eterna!:)

Lobices (12.03)
"...a culpa da derrota do Benfica foi do guarda-redes do Gil!"
Não só, mas também...:)

Gonçalo (12.05)
Concordo com o teu comentário. Acrescento apenas, que só o Mourinho não sofre dessa neurose.

Anónimo disse...

Porty
Mas que inspiração!...
A sua descrição sobre o nascimento dos clubes e não só, merece um aplauso pela graça e pela pertinência....

Unknown disse...

Até amanhã maralhal.
Boas blogadas.

Anónimo disse...

Porty

A propósito de "apitos", por que seria que o "místico" benfica ganhava ininterruptamente em tempos "salazarentos"? Até se dizia, contaram-me, "Quem não é do Benfica não é bom chefe de família", clara implicação dessa mentalidade e seus métodos. Não estou com isto a desculpar os "apitos" do norte e do futebol todo das ligas "mafio-maçónicas", que neste pobre país (e noutros - onde, porém, os demais desportos profissionais não são empurrados para a penúria-) só fornecem péssimos modelos de ascensão e poderio social. Ao menos o FCP, ou a sus simbólica, fornecem uma sensação de pertença e de valor a um Nortugal, que apesar de todas as mais -valias (desde o Siza, à Agustina,a Rosa Mota, dos filetes de polvo ao vinho do Porto e muitos mais edecetras), "nunca contou para o ampeonato.

E vá um Porto »a saúde de todos e todas!

PortoCroft disse...

Ferreirinha,

Não me referi a nenhum clube. O problema, ainda que alegadamente beneficiando alguns, tem que ver com os dirigentes e não com as instituições.

Sempre! Quem não é do Benfica, não é bom chefe de família. ;))))))))))))))

E nem mistures alhos e bugalhos. As bandeiras e discurso do regionalismo já deram o que tinham a dar. Sobretudo porque foram usadas para fins inconfessáveis.

Anónimo disse...

Sempre houve más instituições, ou finalidades delas que foram desviadas e corrompidas.
Alhos é bom para temperar os filetes de polvo.
Portyzinho, mal perguntando:Benfica não é um sítio da capital,como a Boavista no Porto? Regionalismo por regionalismo....?

Myu disse...

comentario: sem comentarios
SLB 4EVER...

PortoCroft disse...

Petit Ferreirinha,

A diferença é só uma: Os clubes do sul, se almejam alguma coisa, é o de serem a bandeira do país. Não, apenas, da sua própria região.

Anónimo disse...

Eles bem almijam, mas andam sempre no urologista!

Anónimo disse...

Então o FCP não tem representado bem, o país? Tomaram as papoilas saltitantes. Aliás um clube tem sempre matriz regionalista, se não era uma sleçon.E se vocês não se calam levam já aqui com o "Cântico Negro".

PortoCroft disse...

pintinho deu à costa,

E muito bem. Mais um motivo para saírem do registo regionalista. ;)