quinta-feira, dezembro 22, 2005

E não é gralha...

Governo contra vinho do Porto americano
2005/12/22 | 10:11
Acordo permite a comercialização de vinho americano com as designações vintage, tawny e ruby associadas ao vinho do Porto

O ministro da Agricultura, Jaime Silva pronunciou-se contra o acordo firmado em Setembro pelos Estados Unidos e pela União Europeia que permite a comercialização de vinho americano com as designações vintage, tawny e ruby associadas ao vinho do Porto, avança a edição de quinta-feira do jornal Público.

Para o governante português, o problema reside no facto de este acordo abrir um precedente face a outras regiões do Mundo, o que poderá prejudicar as exportações do produto original.

O acordo sobre vinhos entre os Estados Unidos e os 25 prevê que numa primeira fase, e até que as autoridades de Washington fixem novas designações, os produtos vinícolas americanos possam ser comercializados com as denominações de origem, entre elas Port (e não Porto).


Citação do PortugalDiário.

100 comentários:

Anónimo disse...

Também aqui funcionará a síntese dislexica e os americanos (e não só) lerão port/porto/vintage/tawny/ruby...
c....., balha-nos st ildefonso,
c.....

noiseformind disse...

Mas que palhaçada. Então por acaso vê-se por aí o pessoal de Champagne a atacar toda a zurrapa com o nome da sua região? Não. Como país de enjeitados que somos queremos tudo. A internacionalização e copiar o que vem lá de fora, mas recusámo-nos em aceitar que essa internacionalização aconteça para os nossos produtos. Aliás, a utilização da denominação Champagne não diminuiu o valor do produto original. Mas os Tugas, enjeitaditos, complexados, com medo de que aconteça não sei bem o quê, tremem. Tanto se fala na riqueza do vinho do Porto e afinal a região onde ele é produzido não recebe quase nada dessa qualificação em termos de rendimento (é mesmo a região mais atrasada do país logo a seguir ao Alentejo!!!!!!!!!!!!!). Quem ganham são os INTERMEDIÁRIOS!!!!!!!!!!! Mas pronto, pegam-se nestas bandeiras, faz-se um circozito e o pessoal fica feliz, ainda bem para eles, menos bem para o país.

Quanto à ausência por estes dias, o motivo é simples e comum: I have a life ; )

Manolo Heredia disse...

Noise,
Dou-te uma garrafa de Oporto se fizeres um comentário defendendo precisamento o contrário.
Tens tanto jeito...

andorinha disse...

Sobre este tema remeto-me ao silêncio.
Vinhos não são a minha especialidade.:)

Noise,
Welcome back.:)))

amok_she disse...

...pronto!, de vez em qd em vez da barulhar, o piqueno, lá vai dizendo umas coisas com nexo!... curioso!, nem foi preciso nenhum daqueles 'catrapázios' horrrorosos, credo!!!:->

...e depois...o q'é nacional é q'é bom!:->...(e como dizia pr'ai um outro)...MAI_NA_DA!!!:->

noiseformind disse...

Manolo,
Muitos vinhos Californianos batem aos pontos muitos dos nossos vinhos. Em provas cegas os vinhos Chilenos e da Argentina ganham adeptos (e medalhas!!!!!) todos os anos. Temos é de fazer como fizeram na Herdade do Esporão, ou o trabalho de Luís Pato: FAZER MELHOR!!!!!!!!!!!!!!!! É esta a senda futura. Quem fizer melhor será recompensado com mais mercado. Não adianta ter 3 ou 4 marcas premium vendidas a peso de ouro e depois não ter uma industria consequente por trás delas. Dou o exemplo do Alvarinho (aqui, como membro da PROVAM, sou altamente suspeito, mas pronto), que do lado de Espanha é promovido de forma intensa. Em Portugal o vinho verde é quase sinónimo de cirrose em alguns meios, vinho leve, não consequente, o que é em grande medida falso. Mas espalham-se os beneplácitos médicos, fala-se de oxidações e blá blá blá e o pessoal no Verão bebe é umas cervas e está a andar.
Qualidade, qualidade e qualidade. Dou o exemplo da Quinta do Castelinho. Tem arriscado em fazer um periodo de pré-envelhecimento para os vintage em cuba inox. E tem ganho com isso imenso em termos de materiais suspensos e taninos. E medalhas! E reconhecimento!!! Mas claro, não faltará por aí quem diga "Heresia, heresia, vinho a martelo".
Eu faço um americano que passa uma semanita em cuba inox partilhando o espaço com o mosto de vinho verde que o pessoal até se pela por ele, pelo menos até saberem que é americano misturado com branco. Depois logo mudam a classificação de excelente para "simpático" e logo dizem que o preço de 15 euros por garrafão de "pechincha" para "justo".
Podemos tb falar no Chaminé, um vinho que é a "ponta do icebergue" de uma aposta ganha de no alentejo se fazer um blend entre castas nacionais e estrangeiras (especialmente a Syrah, a Cabernet-S e a Point-Neuf) com sucesso muto assinalável, como os 40 euros a que está o Chaminé de 2000 podem atestar.
Ou o Vinho em Talha que se faz na Herdade da Madeira desde 97 (aliás, há uma dúzia de vinhos alentejanos com os dedos da enóloga Joana Roque Carvalhal que são uma delícia).
Enfim... enfim... podíamos apontar aqui muitos caminhos, mas o fundamental é que uma indústria, e principalmente a industria dos produtos de nicho de mercado (e o vinho é um nicho de mercado, não é per si um consumo essencial) devem evitar confundir valores com trunfos. E no entanto, continuam a fazer essa confusão.

Eu, suprema das supremas heresias, o meu vinho favorito é australiano! ; ) Chama-se Penfolds ; )E a casta que mais aprecio é a Shiraz (basicamente a Syrah)

E já agora pela animação que cá trouxeste no post de ontem homem. Estavas sozinho a clamar no deserto, afinal análise política não é para todos, é para quem lê
; )))))))))))))

Andorinha,
Eu nunca saí daqui, mas ás vezes dá-me para o voyeurismo ; ) e por falar nisso cá está hoje o João Gil a assinar o livrinho dele na Almedina do Arrábida Shopping ; )))))))))) lá estaremos, lá estaremos ; ) quanto aos ataques que por aqui te fizeram, sê paciente, a pernoca do Júlio voltará a estar em exposição em breve em Lisboa. E a culpa é tua de lhes responderes, eu tenho por hábito não olhar para baixo quando vou à casa de banho e tu não devias ler comentários de onde sabes que não há possibilidade de vir algo que não seja o resto de um qualquer livro de auto-ajuda do tipo "Como ser frutrada gritando ao mundo a nossa alegria pela nossa condição".

Amok_she,
Mas eu quero lá saber o que tu pensas do que eu digo. Eu já sei que de ti não sai nada sobre nada mas só sobre o que alguém pensa sobre algo. É o chamado "síndroma do Piolho": como sofres de uma hemoglobinopatia congénita intelectual tens de a ir buscar a algum lado para colmatar a ausÊncia de motivos diários para insuflares o ego. Aliás, engraçado que Segunda e Terça-Feira, precisamente quando a maior parte dos comentários divergiram dos posts e foram dedicados ao insulto e à poesia tímida à volta da palavra "foder" tu estiveste em grande estilo. Nem poderia ser de outra forma, nem poderia ser de outra forma... quando o arroto se torna forma de comunicação comum é quando te sentes mais compreendida. Mas um arroto só pode expressar um nro de expressões limitadas, assim como tu estás sempre sujeita a alguém escrever algo para com o teu complexo de inferioridade ires lá dizer que até dizias alguma coisa, mas não vale a pena. Ao fim de 3 meses já todos percebemos que não é uma questão de valer a pena, é uma questão de a tua pena não funcionar em stand-alone, tem de estar wired. E tenho dito.

noiseformind disse...

E Manolo,
Quado falo no "mosto de vinho verde" refiro-me, claro, a uvas de... ALVARINHO ; ))))))))))))))))))
Olha que as 3 pipas desa pomada que fiz desde o S.Martinho até agora voaraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaam. ; ))) ; ))))))))) ; )))))))))

Alice disse...

Noise, não tens razão. E não está certo chamar indirectamente palhaço ao meu ministro, que ainda por cima é charmoso e bem parecido (eu hoje em dia já não peço mais que isto a um ministro…). Os nomes são os nomes e cada um tem o seu. Eu também não percebo nada de vinhos, embora há dias tenha sido obrigada a aprender, num programa televisivo, que a polinização cruzada entre a floresta e a vinha dá muito bons resultados (só se for para as abelhas, que alargam os seus horizontes)! De qualquer modo as marcas existem por alguma coisa, há quem defenda que deviam existir e ser defendidas marcas para a resina portuguesa (a chinesa é mais barata, mas não é paga ao mesmo preço, alguma razão terão os compradores), para a cortiça portuguesa… Vamos agora deixar cair o vinho do Porto? Desculpa, aqui estou com o Ministro (com maiúscula).
E a propósito de nomes exclusivos, registei-me e, por engano, criei um blog que não queria criar. Está feito, está feito, de agora em diante alice há só uma (aposto que vão aparecer mais 50).

noiseformind disse...

Digam lá se não é um orgulho ver uma garrafinha do "Produto Nacional" a este preço lá nos camones? ; ))))))))))) para mim é, apesar de o Vintage em ano de Nascimento do Senhor Meu Pai ser problema resolvido nos próximos anos (a falência da adega de uns é a alegria da adega de outros, é o lema). Queres melhor publicidade do que esta Manolo?: "Comprar vinho do Porto é muito mais seguro que comprar acções na Bolsa". E olha que não é grande mentira!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ; ))))) ; )))))))))) ; ))))))))) ; ))))))))))) pq o Douro não se pode expandir, não pode crescer, portanto a produção não pode aumentar exponencialmente e o processo de recolha de amostras e declaração de Vintage é bastante controlado ; )))))

Anónimo disse...

noiseformind 11:16 AM

Estou certo que, quando fores para Barcelona, ainda irás aprender que não se constrói um país de "perna aberta" aos mais fortes.

Há o outro que diz: "Amigos, amigos, negócios à parte...". Em resposta à tua opinião - que é tão legítima e defensável como qualquer outra - eu contraporia: "Neo-liberalismo ? Tudo bem, desde que Portugal esteja primeiro!".

noiseformind disse...

Só para que saibam, este Noval vendeu-se a 60 euros a garrafa ; )))))))))))))) já imaginaram o que é ter 100 garrafas para vender daqui a 50 anos???????????????????????????????????????????????????????????????

amok_she disse...

noiseformind disse...
Amok_she,
Mas eu quero lá saber o que tu pensas do que eu digo. Eu já sei que de ti não sai nada sobre nada mas só sobre o que alguém pensa sobre algo. É o chamado "síndroma do Piolho": como sofres de uma hemoglobinopatia congénita intelectual tens de a ir buscar a algum lado para colmatar a ausÊncia de motivos diários para insuflares o ego. Aliás, engraçado que Segunda e Terça-Feira, precisamente quando a maior parte dos comentários divergiram dos posts e foram dedicados ao insulto e à poesia tímida à volta da palavra "foder" tu estiveste em grande estilo. Nem poderia ser de outra forma, nem poderia ser de outra forma... quando o arroto se torna forma de comunicação comum é quando te sentes mais compreendida. Mas um arroto só pode expressar um nro de expressões limitadas, assim como tu estás sempre sujeita a alguém escrever algo para com o teu complexo de inferioridade ires lá dizer que até dizias alguma coisa, mas não vale a pena. Ao fim de 3 meses já todos percebemos que não é uma questão de valer a pena, é uma questão de a tua pena não funcionar em stand-alone, tem de estar wired. E tenho dito.

12:01 PM


...«faz o q eu digo, ñ faças o q eu faço»...para quem ñ quer saber... perdes muito tempo a dirigir-me 'catrapázios'!:->, já p ñ referir o q precisas perder tb para me ler...já eu, com os 'catrapázios', sigo en frente por isso consigo poupar-me a tanto chorrilho q largas...já qd te 'limitas' a ser inteligente - o q só se nota na razão inversa dos 'catrapázios' e q é pouco, rapaz, mt pouco para o q gostarias...:-> - por isso, pra lá de (por mt q te contrarie!:->) eu ter uma vida(!:->) q ñ passa por ser doméstica ao serviço de nenhum marido - como parece serem todas as cotas q conheces!:-> - nem de andar pr'ai em jantarinhos netianos, a minha participação aqui, face às correntes dominantes das gentes q gostariam tb elas de ser dominantes, mas...oh balham-me todos os deuses, só o são da parvoeira, genéricamente falando e salvando-se raríssimas honrosas excepções e mesmo assim têm dias!:->...mas ia eu dizendo...q tb me dou ao direito de ter os meus catrapázios em geral em momentos de nada fazer e bater no ceguinho - q neste caso és tu! - tb dá gozo nesses casos!:-> ...se chamas "o meu melhor" o facto de aqui vir dizer q o rei vai nú e q, na maior parte das vezes isto é 'poluido' pelas tuas patacoadas; pelos supostos clubes de fãs q tu crias para te animar um ego q ainda ñ encontraste outra forma de afagar sem ser por estas vias; pelas imbecilidades da andorinha passante;pelas baboseiras de suposto apoio ao Prof; pelas patacoadas de putos_supostamente_reguilas q só imcomodam os imbecís (e nem preciso nomear quem são os imbecís, pois ñ?!?:->); enfim, tirando estas 'coisinhas lindas e maravilhosas q são as q fazem as pessoas lindas e maravilhosas fomentar amizades lindas e maravilhosas', resta pouco, mt pouco, e mesmo esse pouco perde-se na voragem das imbecilidades!...logo, quem tem realmente uma vida - fora daqui! - ñ consegue coerente e inteligentemente acompanhar!, pelo q pela parte q me toca...danço conforme o baile!:->...e apontar-vos o dedo à imbecilidade convenhamos q dá mt menos trabalho q acompanhar tiradas inteligentes, isto se as conseguisse pescar no meio das vossas imbecilidades, né!?:->

...por isso, meu caro psi_um_tanto_a_dar_pró_falhado (ou já terias percebido q a tua escrita te denuncia mais q qq coisa neste mundo... e para perceber isso nem precisa ser-se um qq psicanalista_de_vão_de_escada!...só tu ñ entendes! :->

...posto isto -será q já consegui bater os teus records???:-> - se pensas q me tocas com essas patacoadas de psicanalise_de _vão_de_escada - q, pelos vistos, são as únicas q consegues fazer apesar de tanto apregoares as tuas potencialidades!:-> - desilude-te, mais uma vez!, pq a vida - a vida real, vivida e sentida! - ñ é aquilo q tu vês através do óculo das tuas deformações...muito menos o são as pessoas q tu gostarias de "pintar" à tua imagem e semelhança... e olha q isso ñ te fará uma pessoa nem melhor, nem mais feliz...quem te avisa...:->

amok_she disse...

...ah e só mais uma coisa!...eu ñ assinei nenhum contrato com o Prof onde referisse q, para aqui vir, deveria ser tão inteligente, tão culta, tão... tão... tão...como gajos em fase de adolescência regressiva' e gajas de maturidade apodrecida...pois não!???:->

...porra!, mal por mal antes burrinha como sou...:->

noiseformind disse...

fora-de-lei,
São todos muito nacionalistas, depois fazem é uns concursos estranhos e de repente temos 3 submarinos encomendados para pagar em 40 anos e recebem umas medalhas dos EUA por serem "good pals". Ser nacionalista na minha modestíssima opinião é querer que os portugueses tenham boas condições de vida e tanto educação académica como a "outra" educação. Quanto à metáfora de caserna passo em comentá-la ; )))))))))))). Como dizia o pretérito PIPI "palavrões não, caralho" loooooooooool looooooooooool loooooooooooooooool loooooooooooooooool loooooooooooool looooooooooooooool
Quanto aos espanhois acho que fizeste aí um bom momento de humor. Os espanhois venderam a maior empresa (E actualmente única, aliás) de produção automóvel aos alemães, que fizeram dela uma marca moderna e de sucesso. Nós nem isso, conseguimos esmolar que cá viessem produzir os seus carros até arranjarem quem fizesse um preço de mão-de-obra e operacionalidade mais barato.
O Pina Moura era um gajo nacionalistérrimo e agora trabalha na Iberdrola. E o António Borges fartou-se de mandar bitaites no pré-congresso do PSD mas agarrou-se foi ao empregozito na Goldmann & Sachs. E que dizer desses lusitanos que têm o desplante de abandonar a pátria aflita para irem trabalhar lá fora, e lá fora são apreciados como trabalhadores competentes e produtivos? Pois é, pois é... se calhar é da composição geológica emitir muitas radiações, e quem fica cá muito tempo acaba apanhado. O que explicaria sermos o segundo maior comsumidor per capita da união europeia de anti-depressivos (atrás da muito mais deprimida Alemanha, mas essa, imagino, sem tantas razões para os tomar) ; )))))))) ; ))))))))))))))
E a nossa banca nacionalistérrima andou a falar de proteger os que aqui operam para proteger a coutada e afinal para o ano BCP e BPI vão ser vendidos a estrangeiros!!!!!!!!!! Como a Optimus e a Orange!!!!!!!!!!!!! Etc, etc, etc...
Nacionalismo é uma pessoa fazer bem feito o seu trabalho, respeitar os que o rodeiam e fazer alguém à sua volta feliz. O meu nacionalismo não vai além disso, lamento a minha visão estreita pá, é a vida, cada um é pró que nasce ; )))))

Eh pá Amok, e então o "produto nacional", não tem valor? Olha que ao idminuires-me estás a diminuir um produto de exportação de alto valor (cerca de 6000 euros por mês pelo menos) e o fora-de-lei acusa-te já de estares vendida aos... aos... aos... olha, a algum país que te compre ; )))))))))))))))

noiseformind disse...

E quanto a seres burra podes estar descansada, ninguém aqui te irá desmentir ; ))))))))))

noiseformind disse...

Quanto a "dar apoio ao Prof" diga-se que ele no Sábado bebeu apenas o suficiente para acusar 0,4 no suprómetro ; ) e assim passar incólume por qualquer brigada que lhe barrasse o caminho. O teste foi realizado com o aparelho competente embora, embora, embora, várias presentes tenham garantido que tinham prática num sistema em que pelo contacto dos lábios delas nos lábios da pessoa analisada sabiam a taxa de alcoolémia até 3 casas decimais ; ))))))))))) fica para o próximo jantar o teste por esse método ;)))))))))

amok_she disse...

fora-de-lei disse...

noiseformind 11:16 AM

Estou certo que, quando fores para Barcelona, ainda irás aprender que não se constrói um país de "perna aberta" aos mais fortes.


...a 'filosofia' do gajo, quer-me parecer q para td na vida, é mesmo essa da "construção de perna aberta", mas...mesmo q sem o querer - tenho de começar a desconfiar q é mesmo assim: sempre q lhe sai qq coisa de jeito foi sem querer!:-> - acabou por tocar num ponto sensível da nossa menoridade: esta nossa mania dos proteccionismos via proibicionismos ñ levam a nada...

...é claro q tem de haver algum controle, mas...sejamos os melhores e as falsificações ñ serão sombra...mas ser os melhores é coisa q parece estar-nos vedada!...com as mentalidades reinantes!?bahhhhhh

...alguém dizia q isto aqui é uma espécie de laboratório do Prof...eu discordei por se pretender atribuir ao Prof intenções q ñ me pareceram críveis, mas lá q pelas amostragens q aqui aportam se pode ver, um pouco, o calíbre deste nosso povinho - mais jovem e pior..o menos jovem!:-> - começo a achar q sim, oh sim...sim...sim....sim....:->

andorinha disse...

Noise

Agora dá-te para o voyeurismo???:) Está bem, eu vou conhecendo as tuas diversas facetas.
Eu paciência vou tendo alguma, embora cada vez menos para a estupidez pura e dura.
Mas eu sou uma corredora de fundo, portanto...
Vou seguir o teu conselho ( os mais novos às vezes também dizem coisas de jeito):) e passar a ser mais selectiva em relação ao que leio.

Tu usas óculos? Nunca tinha reparado, pensava que eram lentes de contacto.:))))))))))))))))))))

Isto hoje por aqui começa a "aquecer" cedo. Deve ser por causa do frio. Loooooooooooool
Looooooooooooooool

noiseformind disse...

E já agora respondi-te ao fim de dois meses de bocas tuas para mim, o que mostra um claro desnível no valor que dou ás tuas bocas e no valor que dás aos meus comentários. Pretendo ir mais longe na próxima e só te vou responder ao fim de 3 meses, ou seja, lá para depois do jantar do Murcon de Lisboa
; ))))))))
Vou fazer tipo o teu marido em relação ás tarefas domésticas que passa para ti, mas em meses em vez de serem anos ; ))))))))))) "Eu hoje lavei os pratos, nos próximos 10 anos lavas tu a loiça".

Anónimo disse...

noiseformind 12:57 PM

"fora-de-lei, são todos muito nacionalistas, depois fazem é uns concursos estranhos e de repente temos 3 submarinos encomendados para pagar em 40 anos ..."

Apesar das nossas claras divergências, apraz-me registar que também és contra esse tipo de "nacionalismo".

Quanto a uma hipotética "venda" da Amok, vais ver que ainda irei conseguir com ela um belo carve-out. Tu és um benenoso... ;-))

PS: deixa a mulher em paz, antes que lhe dê a 'travadinha' (ainda por cima, ela disse-me um dia destes que nunca tomaria um Victan, nem em circunstâncias de SOS).

Anónimo disse...

Funambulismo é o exibicionismo do acrobata que vem aqui dizer que é produto de alta qualidade e até vai ganhar 6000 euros pagos pelos espanhois!
Quem dá mais?

amok_she disse...

...olhe, pedrocas, o menino vai desculpar-me mas por hoje já esgotou o seu tempo de antena cá no meu espaço... arranje lá outra cota q lhe dê a atenção tão necessitada q o menina manifesta eu pra esse peditório já ñ dou mais!:->


...ai,ai...qt mais escreves mais te espalhas:->..."filho", tu ñ vês q qd cá chegaste já eu comia pão com côdea!???:->

(já ag poupo-me e vai um dois em um...)

...se vc.s dois - os imbecís mor cá do burgo e ñ por serem os únicos, mas por serem os mais carraças!:-> - se juntassem e só se lessem mutuamente e só se respondessem mutuamente e mais ao vosso clube de fãs (cadê ele, cadê ele??????:->)...isto era um paraiso!...eu ficava com a matéria prima para xingar a imbecilidade e vc.s ficavam livres da estupidez pura e dura...ficavam só com a vossa mas isso é uma cruz q vão ter de carregar a vida toda; tenham paciência, ou reclamem lá com o deus q tirou férias no dia em q nasceram e se esqueceu de vos dar uma serie de pacotinhos importantíssimos para fazer pessoas inteligentes e/ou interessantes...:->

andorinha disse...

Noise,
Estes dois dias de actividades extra virtuais fizeram-te bem, miúdo.:)
Regressaste em grande forma!!!
As cotas de maturidade apodrecida têm inveja da tua adolescência sadia. Mas que percebem elas disso, né?:)

"Os cães ladram e a caravana passa".
"Vozes de burro não chegam ao céu".
Estes dois chegam, por agora.:)))))

Até mais logo, está um lindo dia lá fora.

amok_she disse...

...oh caro, pra circusntâncias de SOS tenho outros vic's bem mais apetecíveis...e saudáveis!:->depois, circunstâncias de SOS é só para quem ñ sabe cuidar-se...eu sei!:->...quem vai pro mar avia-se en terra, sabia, rico????:->

...eh pá, oh andor...vê lá se exemplificas, duma vez por todas, essa tua inteligência fenomenal...aqui ainda ninguém viu nada!...e ñ sendo possível, vê se consegues, ao menos por uma vez, ser coerente e fazeres o q apregoas e aconselhas aos outros...

...por outro lado, desculpa lá mas eu ainda ñ me convenci dessa moda das gajas maduras andarem com putos pra ver se recuperam um bocado do tempo perdido...eu não perdi esse tempo, por isso ñ tenho muita pachorra, confesso, para os filhos dos outros...se quere(m)s ir por aí, pela baixaria, eu tb sei descer tanto como vc.s e com as vossas escritas dão-me pano pra mangas...calha bem, até estou de férias e tudo...:->

...o dia pode estar lindo lá fora, está-o tantas vezes!, mas...tu precisas aqui vir primeiro lançar a tua rede...e quem ñ quer ser lobo, ñ lhe veste a pele...:->

amok_she disse...

[imagine-se q ele até contou o tempo q esteve a obrigar-se a não me responder...ai...ai...:->]

Anónimo disse...

.............
"Quanto à ausência por estes dias, o motivo é simples e comum: I have a life ; )"
.............
"Eu nunca saí daqui, mas ás vezes dá-me para o voyeurismo ; )"
.............

noiseformind disse...

Fora-de-lei,
E repara no caso da suposta "tomada do mercado" por empresas espanholas. Hoje em dia como é que consegues entrar numa frutaria e apenas baseado no aspecto da fruta escolher algo produzido em solo luso? Só se fores propositadamente escolher a fruta mais mirrada e disforme ; ))))))))

Eu só lhe bato de longe a longe, e pelas reacção dela (que deixa panelas e tachos por mim) suspeito que até gosta. E ainda dizem que entre marido e mulher ninguém mete a colher; será, mas um teclado de permeio pode fazer milagres. Mas, meu caro fora-de-lei, e por uma vez tomando o partido do Gang ajfrm ; )))))))))))))), desde quando é que uma mulher se mede mais pelo que escreve do que pelo apuramento dos seus pratos ou pela discrição com que arruma a casa enquanto se vê um jogo do (diferente para cada um de nós, é certo) Glorioso? ; )))))))))))))))))

amok_she disse...

oh gralha, ñ vejo onde esteja a contradição, desculpa lá...o piqueno disse q tinha uma vida...pois disse!, mas ñ afirmou q ñ era aqui!!!:->

MT disse...

Se isso é um acordo, deve ser bilateral, mas o que ganhámos nós com isso? Podemos produzir imitações baratas de vinho da California, Francês ou Italiano?
Muito sinceramente, de vez enquando inventam cada uma!

amok_she disse...

...ai ag é assim?...tipo birra respondendo através de terceiros!?tesssss...os maus hábitos aprendem-se rápido, 'tá-se mesmo a ver!...'tadinhos daqueles alunos...só espero ñ ser na escola do meu puto, porra!...tenho de ir investigar bem a coisa...:->

noiseformind disse...

Atenção que quando refiro o desde quando, e mesmo irmanado com o meu brother ajfrm refiro-me apenas e especificamente a uma mulher sem capacidade crítica, sem interesse por actualidade, sem encantos pela escrita e com um vencimento que é uma fracção avosada do do marido. Que há muita mulher para quem eu estaria disposto a cozinhar e arrumar a casa (ou pelo menos a mandar a empregada fazer isso) por troca de uma boa conversa com ela ; )))))))))))))))) "há amokes e há mulheres que nos deixam com remoques", já dizia o Noiseformind, ou seja, EU

amok_she disse...

...olha ali um sol tão lindo, lá fora...'tá frio, mas nada q um bom casaco e uns braços acolhedores ñ façam esquecer!...rapaz!, o mundo lá fora ferve...deixa as cotas c'a vidinha delas...essa de partilhar coisas entre imcompatíveis é tanga...de cotas!:->

...vá, lá te dei mais um bónus...é do espírito da época...'tou magnânima!, aproveita...:->

Anónimo disse...

ó amok, não chateies

amok_she disse...

...eu sei, percebe-se q buscas com afinco, mas...ele há cêpas q já ñ frutificam mais...vais ter, por certo, de te contentar com imitações e, por vezes, das bem baratas, mas...it's the life...né!?:->

...ag sempre te digo q a buscares dessa forma, junto de cotas!?...bahhhhh, nem nas proximas dez encarnações, a atentar no q se vê...:->

Anónimo disse...

oh pedrocas, tu mandas...vou-me já embora!, loge de mim chaterar-te...:->
|
|
|
|
|
|
|
|
amok

Anónimo disse...

"Pois é, pois é... se calhar é da composição geológica emitir muitas radiações, e quem fica cá muito tempo acaba apanhado. O que explicaria sermos o segundo maior comsumidor per capita da união europeia de anti-depressivos (atrás da muito mais deprimida Alemanha, mas essa, imagino, sem tantas razões para os tomar"

Anónimo disse...

Neste Natal ofereça meias "Baiona".

(Agradeço sugestões publicitárias para escoar o produto)

Anónimo disse...

fé sem Baiona é Natal sem fona

Anónimo disse...

(...)

With all these "men" around, you and me became very close. Coming and going, we formed our private nucleus. And as usual I think of you. In fact, I never stop thinking of you.
Thank you, too.

Anónimo disse...

Ora aqui está um bom tema. Eu que sou um apreciador de vinho (só a partir do quarto copo), acho muito aliciante este novo acordo. Passo a explicar:
- Vamos finalmente deixarmo-nos de mariquices e escolher livremente as nossas origens.
Finalmente os produtores de vinho verde vão poder exportá-lo sob a denominação de vinho da califórnia, ou mesmo vendê-lo no Kremlin. O licor Beirão vai passar a chamar-se Armagnac. O vinho feito no Texas chamar-se-á vinho do porto. O da madeira será fabricado na Tchechénia (não sei se sabem mas um dos grandes produtores de vinho do porto é chinês). O João Jardim vai passar a fazer ao mesmo tempo vinho da madeira e do porto. O Saramago vai passar a chamar-se Çaramago.
O Vinho do Porto que foi proibido de ser exportado a granel para evitar a sua deturpação vai ser liberalizado para exportação em jerry cans.
E, eu, vou finalmente alterar a minha ascendência para o John Wayne.
That´s all folks

Manolo Heredia disse...

Noise,
Boa dica - vinho do Porto - para quem tem um pé-de-meia e está desiludido com os juros dos depósitos a prazo ou com a aldrabice dos mercados de capitais.
Mas para investir em Arte ou em Vinhos é preciso ter duas coisas que quase ninguém tem: Conhecimentos e Espaço.
O meu caso ainda é pior: falta-me também o pé-de-meia! Loooool.

Para uma pessoa tão sabedora de vinhos (e de tudo o mais que se tem visto) sugeria que abrisses o Banco do Vinho, que seria uma organização com instalações apropriadas, aonde se guardavam garrafas de vinho de quem quisesse investir nesse produto. Quem depositasse as suas garrafas nesse Banco só pagava 5 garrafas por ano e por 100 garrafas armazenadas (5% ao ano). È ou não é inovador? Conta comigo para montar essa Sociedade. O teu trabalho seria decidir sobre a qualidade do vinho. Não se aceitam zurrapas (5% de zurrapa vale zero)!

Anónimo disse...

Ainda continuo convencido que quem começou esta confusão foi a utilização indiscriminada de água benta.
Penso que esta época em que se dá a grande exportação desse precioso líquido, foi a causadora desta perturbação nos mercados.
Lanço daqui um apelo que as nossas maiores produtoras de água engarrafada lancem a denominação "Água Benta de Fátima", antes que ela seja distribuida pela Coca-Loca ou mesmo pela Coca tout-court.

Directamente de Washington

Anónimo disse...

Já provaram um Chateau Laffite da Vercoope? É muito agradável à segunda garrafa

Anónimo disse...

Já agora, estou a lembrar-me de há uns anos atrás que a Austria teve um pequeno problema por estar a exportar vinho com anti-congelante de automóveis, quando Portugal exportou espumante pretensamente da Crimeia.
Novos horizontes abrem-se.

Ivone Medeiros disse...

Pena, mas sinceramente não sou grande adepta do vinho do Porto, confesso.
este País vai bem... vai...

Manolo Heredia disse...

concerto,
E a bronca com vinho de Bordeus no ano de 1985, que envolveu um senador Norte Americano. Os francius andavam a pôr açucar no vintage!

Anónimo disse...

I never stop thinking of you too ;)

Anónimo disse...

Manolo porque ele era exportado a granel e não em garrafas.
O que eu sei só de ler o Record!!

Manolo Heredia disse...

in my watch is two to two, too!

Anónimo disse...

Noise disse...

"tanto educação académica..."

ts, ts, ts!
Efectivamente é preciso mais educação...
... mais educação!
... ou nunca aprendeu...
... ou desaprendeu a falar com a "Pássara"!

Manolo Heredia disse...

Ler demais entoxica a mente.
Manolo Heredia

Anónimo disse...

Can somebody exclaim to me who is thinking about who?

Anónimo disse...

Love is in the air
In the rising of the sun
Love is in the air
When the day is nearly done

And I don't know if you're an illusion
Don't know if I see is true
But you're something that I must believe in
And you're there when I reach out for you

Anónimo disse...

In fact my dear, I don't give a damn. (fade)

Anónimo disse...

entoxica???!!!
ENtoxica?

Você é um EMbecil!

Anónimo disse...

O número de erros é proporcional à imbecil à deficiente e superficial análise política que faz...
Se calhar foi por isso que o pseudo-Psi que não o é se reviu em si!
É preciso um idiota para reconhecer outro!

Manolo Heredia disse...

errata,
sorte a minha, ter quem me corrija!

voçê odeia-me porque sabe que me não pode possuir.
Manolo Heredia

Anónimo disse...

Leiam esta cretinice do “Expresso On-line” de hoje

É Português, estúpido!

«És Portuguesa?», perguntava o meu colega alemão.

«Sim. Porquê?» respondi.

«Porque a minha mulher-a-dias também é portuguesa.», retorquiu.

«Coincidência porque o meu cão também é alemão. É um pastor.»

Este diálogo verídico, passou-se quando estudava em Brugges no «College d'Europe». Estávamos nos anos 80 e Portugal ainda não tinha aderido às então Comunidades. Ser português, confundia-se com os operários da construção civil, com as porteiras que tinham imigrado por essa Europa fora à procura de uma vida melhor.

Naquela altura ser um português, ou portuguesa que falava línguas com fluência, conhecia o mundo e a vida e até sabia comer à mesa, era alvo de algum espanto. Tinha de se provar muito para se ser aceite com consideração.

Um pouco à semelhança dos cidadãos dos novos Estados aderentes que começam agora a chegar aos areópagos europeus.

Desde então Portugal valorizou-se extraordinariamente e deixou de ser conotado com as empregadas domésticas.

É confundido com o melhor treinador, como Mourinho e identificado com os melhores futebolistas do mundo. Mas não é só a nível desportivo. Veja-se António Guterres ou Durão Barroso, este o terceiro homem mais poderoso do mundo.

Contudo, mesmo assim, não são poupados a críticas e todos os dias são vilipendiados pelas mais diversas razões. Quase todas mesquinhas e alicerçadas numa inveja pequena e tão lusitana, qual cancro que corrói a nossa sociedade.

Não se ouve, genericamente, nenhum espanhol dizer mal de Javier Solana, porque isso significaria criticar o orgulho nacional do mais alto representante da Política Externa e da Segurança Comum. E sobretudo não os ignoram.

Quantos de nós sabem que é o juiz português no Tribunal de Justiça da União Europeia, o seu Advogado-Geral ou ainda, o Juiz do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem?

Quantos de nós sabem, que, já tivemos um presidente numa instituição comunitária, no caso o Tribunal de Primeira Instância.

Perguntas, provavelmente, para o concurso «Quem quer ser milionário?».

Tal como as pessoas, também os países carecem de auto-estima e de amor-próprio. Até porque não se pode dar aos outros algo que se não tem.

Se fosse possível recuperar o respeito próprio, em suma, a confiança, outro galo de Barcelos cantaria e tudo seria mais fácil.

Porque ao contrário do que se pensa, estupidamente, nem tudo é economia...


Isabel Meirelles (com dois eles)

Manolo Heredia disse...

errata,
mas que biliosa. Foi das castanhas, fizeram-lhe azia.

Anónimo disse...

Odeio-o?
Meu caro, sobrestima-se!
Não lhe dou valor nenhum.
Possui-lo?
De modo nenhum! Sexualmente não me agradam homens; intelectualmente não tem nada para oferecer.
Constatei, tão somente, um facto!
Infelizmente o fiz, porque me agrada a inteligência!

Manolo Heredia disse...

nem 8,
pois eu tenho um amigo que é filho de um Pastor Alemão. Chama-se Franz.

Manolo Heredia disse...

errata da errata.
você queria dizer subestima-me, não queria?
Não diga que não gosta do que nunca provou.

Ideiafixe disse...

Um Santo Natal e os Votos de um Ano de 2006 Muito Muito Muito Feliz!!!!

Anónimo disse...

Não, errei não, Heredia! Errou você!
Eu queria mesmo dizer que você se sobrestima!
Tem-se em elevada conta, quando não passa de um mero lugar comum...
Um clichézinho!

Manolo Heredia disse...

Noise,
a "errata"4:09 anda a jogar às 3 tabelas. Esperemos que seja bilhar de bolso.

Anónimo disse...

Keixinhas

Anónimo disse...

Errou novamente!
Deixo o bilhar de bolso para aqueles que se contentam padecem de compexos de édipos inultrapassados e para ejaculadores mentais precoces como você!

Anónimo disse...

Anónimo das 4:41,

Há pessoas que quando não se safam sozinhas vou logo chamar os amigalhaços...
... é o complexo do "falhado-do-liceu"!!!!
Triste! Triste!

Manolo Heredia disse...

errata,
atrevo-me a dar-lhe um conselho:
Tome um chá de flor-de-laranjeira bem quente, ponha o seu robe mais macio e depois, sente-se na penumbera da sua sala a ouvir o adagio da 5ª sinfonia de Maller, e chore, chore profundamente durante 15 minutos. Vai ver que renasce das cinzas!
Até amanhã.

Anónimo disse...

Não quer avisar também a "Pássara" deprimida?!

Anónimo disse...

azulcereja disse...
Depois de ter lido tantos comentários "aos comentários" por alguns deixados a respeito desta ultima "ruminação" do Prof. JMV, só me ocorre o seguinte:
Será que para o veneno que parecem nutrir ou "distilar" entre vós também existe as denominações de vintage, tawny e ruby?
É que, se há, bem podemos recorrer dessas designações e nomear-vos como tais e engarrafarmo-vos até que o momemto seja oportuno para serem bebidos desde que nos indiquem o antídoto.



Azulcereja:

Loooooooool.....
Esse veneno é o nosso melhor produto! Quando recomeçarmos a exportá-lo à séria, como se fazia no tempo da expansão marítima, aí Portugal vai renascer das cinzas, qual fénix, e tornar-se-há uma potência mundial! Está aí o germe do "Quinto Império" :):):):)

Lena b

Anónimo disse...

penumbera?!

O homem é imparável!

PENUMBERA?
Será uma palavra composta por aglutinação: PENA + .....????
Fantástico!
O que é que vocês faz? Não é professor pois não?!

Manolo Heredia disse...

desculpe soutôra!

Manolo Heredia disse...

vai vestir o robe e cala-te! irra!

Anónimo disse...

Caro papeldeparede,

O futuro de Portugal está nos palhaços!
Indivíduos que fazem tudo, de tudo, e tudo mal ou tudo assim-a-assim!
Veja: anda por aqui um tipo-que-se-diz-psi-sem-o-ser-vitivinicultor-garanhão-com-a-própria-mão-especialista-em-armas-comentador-politico-critico-musical-e-de-arte-com-vida-pessoal-e-profissional-mas-que-fazes-comentários-todos-os dias-várias-vezes-ao-dia-e-ainda-diz-mal-dos-funcionários-públicos-"socialite"-etc-etc

É o País que temos!
É o País que merecemos!

Anónimo disse...

Soutôra??!!!

O homem é uma ostra! É só pérolas hoje!

Anónimo disse...

Adenda:

Quanto à sinfonia, para chorar - a rir - basta lê-lo a si!

Manolo Heredia disse...

errata,
Então é aí que te doi?!
Vai lá ao chazinho que isso passa.

Anónimo disse...

errata disse...
Caro papeldeparede,

Errata:

é Cara "papeldeparede"

Não tenho nada contra os travestis, mas não me apetece agora mascarar-me.... ;););)

Lena b

Anónimo disse...

Papeldeparede,

Queira aceitar as minhas mais sinceras desculpas.
Não foi com intenção; foi um lapso - lamentável -, pelo qual, desde já, me penitencio.
Quanto às máscaras, ainda bem que as dispensa!

Anónimo disse...

Manolo,

Mas será que ainda não percebeu?!
Não me dói nada!
Estou de perfeita saúde e feliz!
Pura e simplesmente me irritam o comentário intelectualmente inconsequente e as pessoas socialmente improdutivas!

Manolo Heredia disse...

errata,
concordo (finalmente!). A nossa conversa de hoje contribuiu para baixar o PIB pelo menos em 0,0001%.
É lamentável!

Anónimo disse...

errata disse...
Caro papeldeparede,

[...]
Veja: anda por aqui um tipo-que-se-diz-psi-sem-o-ser-vitivinicultor-garanhão-com-a-própria-mão-especialista-em-armas-comentador-politico-critico-musical-e-de-arte-com-vida-pessoal-e-profissional-mas-que-fazes-comentários-todos-os dias-várias-vezes-ao-dia-e-ainda-diz-mal-dos-funcionários-públicos-"socialite"-etc-etc


Errata:

O rapaz até parece perceber de vinhos...
Quanto aos exibicionismos, também só os vê quem faz questão de olhar, não é? Ou quem tapa os olhos com os dedos afastados....
A mim passam-me ao lado, como as gralhas...

Lena b

Anónimo disse...

Papeldeparede,

Concordo consigo em abstracto, mas há coisas que é difícil não reparar, por muito que queiramos virar a cara para o lado!
Há limites!
Mas não se preocupe... amanhã já cá não estou!

José Pires F. disse...

“Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar
irritado algumas vezes, mas não
esqueço de que minha vida é a maior
empresa do mundo. E que posso evitar que
ela vá à falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver,
apesar de todos os desafios, incompreensões
e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos
problemas e se tornar autor da própria
história. É atravessar desertos fora de si, mas ser
capaz de encontrar um oásis no
recôndito da sua alma. É agradecer a Deus
a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo. É ter coragem
para ouvir um “não”. É ter
segurança para receber uma crítica,
mesmo que injusta.

Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo...”

Fernando Pessoa.


Feliz Natal.

Anónimo disse...

Ó errata per favor, não vá, não vá!

Anónimo disse...

feliz natal para tu também, ó Pires

Anónimo disse...

ERRATA À PRESIDÊNCIAAAAA!

no meio dos outros não destoava nada

Anónimo disse...

PARDAL Á PRESIDÊNCIAAAAAA!

E os outros todos com que ele se traveste...

Era a cereja em cima do bolo!!!!
Pelo meio de um ex PR decadente, que está feito um cavaco, e de outro com nome de mosteiro, mais uma menina bem louçã e um alegre poeta... faltava-nos 1 águia, mas como não merecemos essa sorte,
por castigo ficávamos com um pardal!!!
Era o expoente máximo da portugalidade: roído pelo mal que Camões guardou para escrever a última palavra dos Lusíadas...

PARDAL Á PRESIDÊNCIAAAAAA!

peciscas disse...

Não sei se, no meio deste maralhal todo me consegue ouvir.
Mas, para si e para todos os que ama
e para todo o pessoal que por aqui passa
PAZ
SAÚDE
ALEGRIA

e uns trocos para os gastos essenciais

são os votos do
peciscas
e do
soportas

Anónimo disse...

Noise
Felicito os seus dois primeiros comentários.
Também eu acho que andamos a dormir à sombra da bananeira. Fizemos algo bom e depois nem sequer tratamos de manter a qualidade quanto mais melhorar. E continuamos a viver à sombra do passado. O vinho da Ilha do Pico também é sempre anunciado como tendo ido à mesa dos czares, como se eles tivessem algum bom gosto para atestar algo. As coisas não valem por elas em si, mas pelo que de fora dizem delas."país de engeitados", não é Noise?

Anónimo disse...

Gostaria de aqui deixar a todos os meus votos de BOAS FESTAS e de um FELIZ NATAL, nostálgico ou não. É como cada um quer e pode, e os outros deixam.
Mas gostaria de acrescentar aos meus votos um poema para se meditar a partir da terceira leitura:

LADAINHA DOS PÓSTUMOS NATAIS

Há-de vir um Natal e será o primeiro
em que se veja à mesa o meu lugar vazio

Há-de vir um Natal e será o primeiro
em que hão-de me lembrar de modo menos nítido

Há-de vir um Natal e será o primeiro
em que só uma voz me evoque a sós consigo

Há-de vir um Natal e será o primeiro
em que não viva já ninguém meu conhecido

Há-de vir um Natal e será o primeiro
em que nem vivo esteja um verso deste livro

Há-de vir um Natal e será o primeiro
em que terei de novo o Nada a sós comigo

Há-de vir um Natal e será o primeiro
em que nem o Natal terá qualquer sentido

Há-de vir um Natal e será o primeiro
em que o Nada retome a cor do Infinito

In “OBRA POÉTICA” de David Mourão-Ferreir

O Sousa da Ponte - João Melo de Sousa disse...

O Sousita deseja um bom Natal e um óptimo 2006.

Anónimo disse...

Só se copia o que é bom, certo?
E o produto que é bom, por muito boa que seja a réplica, é sempre genuíno. Quem compra sabe-o muito bem logo o problema não existe em si mesmo! O problema existe ao nível das "sanguessugas" essas sim parasitam o produto original até o tornarem tão raro e tão caro que poucos lhe chegam. Se assim é porque vendem as réplicas mais do que o original?- e não estou só a falar de vinhos claro!

Anónimo disse...

Como não tenho corrector ortográfico nem gosto de vinhos "deletem" o meu comentário.
Vou beber uma cocacola.

River disse...

PASSEI SÓ PRA DESEJAR UM FELIZ NATAL AO PROFESSOR E À COMUNIDADE MURCÓNICA! E UM GRANDE 2006!!!

BEIJINHOS

lobices disse...

...o 100º. comentário é meu!... e para quê?...Para desejar a TODOS OS MURCÓNICOS um FELIZ NATAL!...

Anónimo disse...

Neste Natal ofereça meias "Baiona".

(Agradeço sugestões publicitárias para escoar o produto)

2:33 PM


sugestão sem gralha disse...
fé sem Baiona é Natal sem fona

2:37 PM

PS- Escoei o produto mas estou a recebi tratamento hospitalar- há "f"anhosos sem sentido de @mor nenhum! Coda-se!- Obrigada na mesma amigo

Anónimo disse...

Agora só tenho em stock o Vinho engarrafado "Vilariço" que também não genuíno...

Anónimo disse...

Filariço fõe o finto roliço