domingo, julho 29, 2007

Com as minhas desculpas.

É curioso como interiorizei o estatuto de "Diário da República pessoal" do Murcon:). Acabo de verificar que o meu regresso à televisão é já do conhecimento da imprensa escrita. Preferiria que tivesse acontecido apenas no início de Setembro, mas compreendo que noticiazinha é noticiazinha - eu e a Ana sabemos a distância que nos separa de antigos concorrentes do Big Brother... -, eu teria feito o mesmo. Assim, passo a informar:
1 - Em meados de Setembro começaremos a gravar Serralves Fora de Horas para a Sic-Mulher.
2 - O programa será gravado em Serralves à Segunda-Feira, fora dos horários de visita, facto que me sugeriu o título, miseravelmente copiado de um filme famoso:).
3 - Serralves foi o trunfo que tornou impossível a minha recusa, é um espaço que adoro e não visito como merece, proporciona mil pretextos para a associação livre em qualquer área do conhecimento ou fantasia.
4 - O programa abrigará duas partes: na primeira, eu e a Ana entrevistaremos especialistas em Sexologia ou gente que permite chegar a ela por veredas mais ou menos tortuosas; na segunda prolongaremos esses "triálogos" a partir das "dicas" de Serralves, ou seja, vamos vampirizar exposições, jardins, bosques, casa de chá, etc... Num registo bem disposto, mas não semelhante ao O Amor é... diário.
5 - Este programa é uma surpresa para mim. Atendendo a que nos últimos dois anos tenho recusado todos os amáveis convites que me fizeram por não desejar gravar fora do Porto, pensei sinceramente que não voltaria ao pequeno ecrã. Regressar com Serralves como pano de fundo e boca de cena é um prazer e uma enorme responsabilidade. Espero sinceramente estar à altura do desafio, mas não nego que tenho dúvidas.
A bem da Nação murcónica,
Eu.

27 comentários:

andorinha disse...

Boa tarde.

Aliás, é uma óptima tarde em todos os sentidos, complementada agora com esta notícia:)

"Serralves Fora de Horas"!

Não sabia que ia regressar ao pequeno ecrã,( este fim-de-semana ainda não contactei com a imprensa escrita) e ao ler o post só posso dizer: "Que bom! Que bom! Que bom!"
Já tenho saudades dos seus programas televisivos.
E concordo consigo quando diz que não poderia haver melhor cenário; faço minha as sus palavras: "Serralves é um espaço que adoro e não visito como merece..."

Portanto estão reunidas todas as condições para que o programa venha a ser um êxito.

O prazer é nosso e a responsabilidade é sua:))))

Claro que vai estar à altura da responsabilidade e do desafio, ora essa!
Essa sua modéstia às vezes tolhe-lhe o raciocínio:)))))))
Não é nenhum novato nestas coisas e sabe que tem uma enorme capacidade de comunicação...portanto, estão aí os ingredientes necessários e mais do que suficientes:)

Em Setembro seremos comentadores implacáveis!:)))))) Looooool

Só não percebi o título do post.
Esse título era para este post, de certeza?:)

A Menina da Lua disse...

Caro Eu (professor):)

Compartilho desde já o prazer antecipado de mais uma vez podermos ter a agradável oportunidade nesse próximo programa, de auscultar não só os seus bons ensinamentos mas tambem a escurreita e presenteira conversa com que sempre nos brinda nos seus programas...

A Casa de Serralves é de facto um excelente local de referência a valorizar sim... mas tenho toda a convicção que saberá ter a responsabilidade e o saber de lhe estar à altura...por isso nada de dúvidas e de modéstias senhor professor:))

E já agora da parte murcónica que me cabe, muito agradecida pela informação:)

A Menina da Lua disse...

Já agora queria dizer escorreita...I'm sorry:(

thorazine disse...

Boas notícias! ;))

Unknown disse...

Que bom :-)

Bom dia maralhal.

C Valente disse...

Votos de mais um sucesso, tudo de bom
saudações

thorazine disse...

Já vi o artigo do "guru"! lol (O professor também tem o seu guru na India? :))

Ahhh..e pela primeira vez vi a foto da Ana Mesquita!

stiletto disse...

São óptimas notícias! Um comunicador como o Júlio fazia muita falta ao panorama televisivo! Não me esqueço que os seus primeiros programas conseguiram que eu falasse de sexualidade com a minha mãe (devo referir que, actualmente, eu tenho 33 e a minha mãe 56, portanto havia, à época algum pudor nessas conversas)! Muito sucesso para este novo programa!

JFR disse...

Felizes de nós.

Esta frase contrasta com a que finalizei um comentário aqui publicado há alguns dias. Onde punha em causa a qualidade dos políticos actuais. No seu caso, a qualidade - e, se outras não me são possível medir - comunicacional, o humor, o respeito pela diversidade de opiniões, permitem-me estar certo da concretização da frase inicial.Só espero que o Prof. tenha "imposto" a exibição do programa a horas decentes. De forma a que o título não ganhe contornos reais.:)))

Espero, ainda, que a Ana Mesquita, seja uma tão boa surpresa na TV como o tem sido na rádio.

Felicidades.

A Menina da Lua disse...

JFR

"Espero, ainda, que a Ana Mesquita, seja uma tão boa surpresa na TV como o tem sido na rádio."

Concordo plenamente; a Ana Mesquita acabou por se revelar uma pessoa muito delicada e inteligente que se assume num tom afirmativo porem sensível que me agrada particularmente...

thorazine disse...

"..a Ana Mesquita acabou por se revelar uma pessoa muito delicada.."

Não concordo! Acho que por vezes não é delicada e é pouco cuidada a transmitir a sua opinião. Por exemplo, frases como "que horror" ou outras do género quando se fala de experiências, condições ou maneiras de estar na vida pode sempre ferir alguém!


Mas como é um programa de autor lá tem a sua liberdade! :)

andorinha disse...

Thora,

Concordo e discordo.
Quando a Ana utiliza frases ou palavras como essa que referes, fá-lo de uma forma espontânea e a espontaneidade é uma característica que aprecio.
Ela não tem que ser neutra, até porque a neutralidade não existe.
E depois tudo isso resulta da enorme cumplicidade e empatia que existe entre os dois e que se nota à légua:)
Muitas vezes ignoram-nos:) e conversam simplesmente como bons amigos com o microfone ligado:)
Mas quando se trata de falar a "sério" o Júlio alerta logo para isso e o registo é totalmente diferente, precisamente para não ferir a susceptibilidade de nenhum ouvinte.

No entanto, há uma certa atitude dela que não aprecio muito.
O facto de ser por vezes um pouco rígida na defesa das suas convicções (pelo menos eu já tenho ficado com essa sensação) e de, por isso, menosprezar de certa forma opiniões e formas diferentes de estar na vida que são descritas por mails de ouvintes.
Juízos de valor seriam dispensáveis...sobretudo por quem tem um microfone à frente.

Mas é uma mulher inteligente, culta, simpática e fazem os dois, por isso mesmo, uma excelente parelha:)

Resumindo e concluindo, dou 17 valores, avisando, no entanto, desde já, que esta nota é para subir e não para se deitarem a dormir à sombra da bananeira:)

Até amanhã, malta.

A Menina da Lua disse...

Bom dia

Thora

Eu entendo o que quer dizer mas penso que se trata apenas duma forma um pouco "enfática" da Ana Mesquita se expressar, pois ela me parece ser uma pessoa cuidada e educada pelo sentir do outro...

Claro que este programa tambem julgo que deve ser visto numa perspectiva de uma certa informalidade de expressão e à vontade que o torna muito autêntico, divertido e por vezes afectuoso e tocante.

Migmaia disse...

Bom dia,

Antes de mais, quero felicitar o Prof. JMV pelo seu regresso à TV, com os requisitos por si impostos. E que melhor companhia e cenário?
Também vi ontem pela 1ª vez a Ana Mesquita, a propósito do seu Guru. Pela sua encantadora imagem, acredito que maior seja o sucesso (e o prazer) do desafio que se vai seguir!
E que privilégio o Nosso…, de receber em casa o Diário da República!

PS. Perdoem-me…mas será que a cor do equipamento pode influir no ânimo de uma equipe?....Confesso que a pré-época está a exceder todas as minhas expectativas, a coisa promete!

lobices disse...

...20 valores pela decisão
...espero dar 20 pelo programa :)
...e só tenho a dizer: força, Profe, prá frente é que é o caminho e bibó o Puarto que também merece um programa seu na nossa cidade... Serralves é, sem dúvida, o local ideal
...uma reserva:
...só espero que o programa não vá para o ar por volta das 2 da matina!!! :)
abraço

andorinha disse...

Bom dia.

Lobices,
Isso não se faz!!!!:)
Dares 20 valores enquanto eu "só" dei 17?
Queres ficar bem visto perante o Executivo, é?:)

Não ligues, isto é a minha deformação profissional a falar....

Abreijos:)

penelope disse...

O Sic Mulher está a ficar muito mais interessante :)

pp disse...

Parabens Prof.,

folgo em poder ve-lo de volta aos ecrans, só por causa disso vou aderir à televisão por cabo.

Abraço

thorazine disse...

Andorinha e ameninadalua,
pode-se ser espontâne@ e dar a nossa opinião sem ferir ninguém. Acho que muitas vezes é mesmo falta de cuidado pois acho que basta pensar que está uma pessoa do "outro lado". Niguém se sente bem ao ouvir certos tipos de palavras sobre a sua maneira de estar na vida ou atitudes. Pode-se facilmente dizer que não se concorda, magoando o menos possível.

Aliás, penso que a finalidade das cartas é, para além de dar o mote à conversa, tentar dar uma ajudinha a quem a escreve. Pelo menos alguma clareza de pensamento.

Não estou aqui a crucificar ninguém. Acho que a Ana Mesquita é inteligente, uma pessoa curiosa e bastante sensivel. Só acho que realmente às vezes se esquece que está "no ar", e que há outras pessoas a ouvir - especificamente o tipo de pessoas que ela está a comentar sobre!

PS - Com essa "cena" das notas paracem o professor Martelo! ;)))))

Laura disse...

Por estas e outras é que a SIC Mulher é, a par de mais dois outros casos, a única "deriva" da SIC-Mãe que resiste.
Boaaa!
Welcome, Professor!
Sabe bem que jamais o seu enorme público se recompôs da ausência!

Essa de Serralves foi 1 ideia brilhante...
- Convidaram o Siza para criar o cenário?
Só pode... ali tudo foi escolhido por ele, dizem!
Espero muito que Setembro e Outubro ainda o deixem gravar no terraço do restaurante e SOBRETUDO naqueles jardins únicos, que são "a minha exposição permanente"em Serralves:- sempre mutantes. Um ninho abençoado para cogitações de todos os géneros.
Faça muito nos jardins, please!!! Porque no Inverno não faltarão sítios dentro de casa, como seriam os planos das muitas "janelas indiscretas" de Siza sobre o exterior.

A parelha com a Ana Mesquita é 1 boa jogada, gosto dela. Agora, suspeito bem é que os dois se vão desmanchar a rir muitas vezes em frente às câmaras... ai vão, vão...

Quanto ao Dr. Phil, arranjou 1 concorrente que arrasará as suas audiências (dele, entenda-se!). Vamos ter a nossa versão nacional (não se ofenda, Prof...) , em estilo culto, cabeludo e com menos show-off.

Qur bom presente para a nossa rentrée!

(Espero que tenha um maplezito para a imagem de marca, o tal inconfundível estender de braço...)

Vinyl disse...

Espero-o ansiosamente, caríssimo Júlio. Um abraço.

andorinha disse...

Thora,
Ao fim e ao cabo até estamos de acordo.
A espontaneidade é óptima, uma certa moderação dessa espontaneidade também:), é só uma questão de equilíbrio.
E claro que muitas vezes se esquecem que estão no ar (kéketupensas):) e isso é óptimo, torna o programa ainda mais aliciante, essa é a minha opinião.
E quando falam a sério, falam a sério, aí o Júlio está sempre atento:), por isso acho que não há razões para melindres.

PS: Por acaso ao dar a nota lembrei-me do Prof Martelo:)

PAH, nã sei! disse...

Boas tardes aos "residentes" murcónicos!

Boas tardes chefinho!!!!! :)))
Será um prazer voltar a (re)"ber" o dono cá da loja ;)

Mas.... que tal.... até Setembro, presentear a nação murcónica com uma (ante)visão do chefinho... quem sabe... acompanhada de uma refeição(zita)? ;)

Eh Pah!! Para quem não tem sido muito residente, espero ser perdoada pela "colherada" :)

APC disse...

Enaaaaa! Bem regressado seja! :-)))

As dúvidas fazem parte (né?), mas sendo o privilégio que é, para todos quantos o sabem, tê-lo de volta, elas vão ceder em breve! :-)

Não sabia que se havia recusado, sistematicamente, a gravar fora do Porto. Enfim... Sejam quais forem as razões, importa que possamos fazer valer as nossas vontades (as que não atentem contra os outros, bem entendido), até porque satisfazê-las é o melhor que podemos ter na vida! :-)

"[Serralves] proporciona mil pretextos para a associação livre em qualquer área do conhecimento ou fantasia." - Ah, pois é!... :-)

Estou "no ar" para que chegue Setembro! Até lá, um bom descanso, se puder! E novas descobertas! :-)

Elsa disse...

Uma belíssima notícia, que nem tudo pode ser "silly" nesta "season".
Olhe... eu até nem me importava que o formato fosse parecido com "O Amor é..."
Agora, diga-me: também vai gravar refastelado? :)
Beijinhos, Professor!

Red_Coast disse...

Parabéns pelo regresso!

Abraço,
WWW.SEMGAS.BLOGSPOT.COM

Unknown disse...

Prof.

Que bela noticia....
Saber que volta aos ecrans da Tv para nos deliciar com as suas conversas, é espectacular.....

É sempre com enorme agrado que vejo os seus programas.

Obr. por voltar.