quarta-feira, outubro 25, 2006

Eu também autorizaria, mas psicologicamente vai ser duro. E não apenas para os próprios...

Londres: Autorizado o primeiro transplante completo de rosto
Uma equipa de cirurgiões britânicos recebeu hoje autorização para realizar o primeiro transplante completo de rosto no mundo, que poderá ser feito em alguns meses.
O comité de ética do Royal Free Hospital de Londres acedeu ao pedido de uma equipa liderada pelo professor Peter Butler.
Butler, especialista em cirurgia reconstrutiva, trabalha no projecto há quase 14 anos neste mesmo hospital do norte de Londres.
Em Dezembro de 2005, havia obtido autorização para realizar uma pré-selecção de pacientes capazes psicologicamente de suportar semelhante operação.
Até agora, dois pacientes foram submetidos a um transplante parcial de rosto: Isabelle Dinoire, na França, em Novembro de 2005, e Li Guoxing, um chinês de 30 anos, em Abril deste ano.
25-10-2006 11:26:41

79 comentários:

Katerinna disse...

Relativamente à Isabelle Dinoire, só tenho uma palavra para definir a recuperação dela (física e psicólogica): extraordinária!!!

Esta senhora ficou quase sem todo o rosto devido a uma mordedura grave de um cão.. ficou um monstro sem rosto ... sem esperança... sem vida... Depois da cirurgia a recuperação foi absolutamente surpreendente!!!... Ficou muito bem... Muito bem mesmo! Eu não acreditaria se não tivesse visto...

É claro que o medo dela e da equipa médica era muito... mas era o que ela queria... pois o que ela tinha antes da cirurgia não era VIDA... era uma morte em vida.

Ter um rosto... de novo... era o sonho dela... e conseguiu!

CêTê disse...

O asunto faz-me lembrar o choque que foi ver o meu pai com dentes postiços! Fumador desde muito jovem e com os dentes ligeiramente afastados adoptou uma placa "pepsododente" que ao mais leve sorriso punha-nos todos em choque. Era uma coisa estranhamente assustadora!!!Até o seu fiel amigo lhe rosnava assustadíssimo.lol
Aliás (looooooool) desafio quem duvidar do efeito a comprar uma boa dentadura na altura do carnaval (há mais variedade à venda) e a experimentar revelá-la aos mais pequenos (ahahahahah) ou aos amigos encquanto bebem café!
Quanto mais o rosto!!!!
(Quem não se lembra da "Amiga Olga Cardoso"???? e só lhe mexeram nuns músculos!)
Abraços

lobices disse...

..."A outra face" com a dupla John Travolta e Nicholas Cage, feita realidade
...não sei se será "duro" para o próprio e para os outros pois não consigo imaginar o sentimento de ver uma cara diferente da que eu estava habituado mas, pondo o caso por exemplo, num casal habituado a conviver dia a dia durante anos, de repente, quem está ali ao seu lado é outra pessoa...
...não consigo imaginar
...enfim...qualquer dia a imortalidade atinge-se e talvez, nessa altura, se deseje morrer

MJ disse...

Efectivamente deve ser bastante duro, quer para o próprio quer para quem o conhecia antes. :-(
E, apesar de o assunto ser sério e eu não gostar de fazer "piadinhas" nestas situações, vou confessar o que me ocorreu logo que comecei a ler o post: "Rosto novo? Olha a novidade! Conheço tanta gente que muda de "rosto" com tal frequência, que chego a desconhecer qual o realmente genuino..." (Desculpem... mas não me contive. É a outra MJ que há em mim)

Abraço grande

bufólogo disse...

Não serão as "BURKAS" uma situação também ela de pessoas sem rosto?
Relativamente ás plásticas reconstrutivas de um rosto desfigurado por um qualquer acidente, de acordo.Por um motivo meramente estético; -Tudo bem, desde que se mantenham as caracteristicas da própria pessoa. Quanto a outro tipo de reconstrução, modificação de identidade por qualquer motivo, mesmo que seja de segurança, objecto completamente, porque iria abrir precedentes perigosos.

INDIGENTE ANDRAJOSO disse...

não será mais "duro" um rosto desfigurado e o olhar insistente e fugidio dos outros?

Fora-de-Lei disse...

Professor: não consegue uma cunha lá nesse hospital de Londres para que ponham - ao Sócrates - um rosto (e um coração) de verdadeiro socialista ? Quem trabalha ficar-lhe-ia eternamente agradecido...!

thorazine disse...

Lobices,
desse filme só gostei da técnica de espetar a "naifa" (borboleta) na perna. E o pupilo ultrapassou o mestre! :))))))

Noise,
não respondeste!!...que é feito desse link? :)


Em relação ao assunto,
penso que apesar de duro é extremamente necessário. O rosto é um pilar da identidade (,isto quase a roçar na psicologia), logo imagino a deturpação do ego ao não a ter ou tê-la deformada. Psicologicamente, é proporcionalmente aceitável!

Obviamente que tal métodos com o passar dos anos vão ter utilidade meramente estética. Não condeno, cada um, maior e vacinado é capaz de tomar decisões em relação ao futuro do seu corpo (e da sua carteira) assim como as suas consequências. :))

noiseformind disse...

Pele cultivada sobre molde bio-compatível e enervada por vasos clonados e todos poderemos ter a cara que quisermos... FINALMENTE!!!!!!!!!!!!! ; ))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

Em relação às sequelas começam logo pela de auto-imagem, o efeito de a pessoa "reconhecer-se" como ela própria, que é um dos elementos tratados na última adaptação que fizeram ao cinema do Homem Invisível. Depois há as dores e comichões imensas associadas à enervação dos vasos sanguineos. A possibilidade de rejeição não é de diminuir, abrandada por medicamento imuno-supressores que farão o seu dano aos rins e fígado. Não me parece que será a curto prazo algo usado como cultura estética, mas n tenho dúvidas que no longo prazo será a solução para muito boa gente. Finalmente a promessa de ter uma cara de 30 com 50 poderá ser cumprida literalmente pela Medicina ; )))))))))))) sem "esticar" ; )))

noiseformind disse...

Demos-te o link para o manual de química, certo? Mas esta juventude quer sempre mais... tsc, tsc, tsc...

thorazine disse...

LOL
sabes como é!!! O prazer (ou saber) fácil é sempre exponencial! LOL

Hoje lembrei-me de ti!! Vi um "engravatadinho" a tropeçar em frente ao colégio de nossa senhora de Lurdes! LOOOL

PAH, nã sei! disse...

Li algures:

"Quem de nós tem a coragem
de aceitar a sua imagem,
aquela imagem sem graça,sem rasgos, imagem baça que o espelho teima em reflectir?"

Quem, de nós,nunca se imaginou ou quis ser diferente, que atire a primeira pedra....

thorazine disse...

pah,
toda a gente que usa qlq tipo de maquilhagem está a tentar mostrar algo que não é!! :P

Mas acho que o caso que o professor fala não é meramente estético, há um problema grave de identidade quando há grande danos no rosto!!

É verdade que todo o transplante é um risco, que um novo orgão é uma bomba-relógio e a ciclosporina desliga a "firewall" do sistema.
Mas há sempre o outro lado: uma boa vida. E a saúde mental não é menos importante que a física..

A minha concepçao só foi possível devido a um transplante, por isso só posso defender que o risco de "uma boa vida" compensa! ;)))))))

thorazine disse...

Ah...e para não virem dizer que "pimenta no rabo dos outros é refresco" posso afirmar que tal visão é o legado do meu "cota"! ;)

-Isto vem no seguimento do que tenho vindo a pensar, é que ouvi na tv há dias um senhor a dizer que preferia passar 4 horas diárias 4 vezes por semana a fazer diálise do que arriscar o transplante. Obviamente que acho bem as pessoas terem liberdade para o fazer, mas não sei até que ponto não é "insosso"..

bufólogo disse...

Nem toda a gente necessita de cirurgia para mudar de rosto.
O NOISE por exemplo, tem 2 caras...
Quem o lê, parece que tem "resmas" "paletes" de experiencia com as mulheres, que é desinibido na conversa, e que as leva na boa. Mas na prática, o Noise faz poucochinho barulho quando está perto delas.NOISE meu rapaz, não leves a mal este reparo, mas essa de soltares o BIBI que há em ti, foi uma desilusão. Eu fazia de ti um rapazinho mais esperto, assim daqueles que a brincar a brincar...
Agora tenho a certeza, que precisas mesmo que eu leve as mortalhas, para soltares o Tarzan que há em ti, porque Janes são aos montes.

bufólogo disse...

Pá... é o soltar do Humorista que há em mim.
Se levares a mal, é porque não tens sentido de humor. Acho que levas na desportiva. A minha opinião sobre o assunto está lá em cima. Agora parece que é preciso pedir autorização a alguns opinistas, para desviar a conversa para outras paragens menos stressantes.

PAH, nã sei! disse...

Usando as palavras do "Bufólugo" e desviando a conversa para paragens menos stressantes...

THORA,
"pah,
toda a gente que usa qlq tipo de maquilhagem está a tentar mostrar algo que não é!! :P"

Ora com essa é que me tramaste rapaz.. já imagino toda a indústria que "da ingenuidade" se aproveita, qual "fashion abutres" a mirar os corpos necessitados de umas boas pinceladas de baton, rimel e afins...

Já imagino a tua pobre girl: ó moriii? posso só pôr um bocadinho de baton do cieiro?
Tu: Não!!! não vais deixar de ser o que és, só por teres os lábios a gretarem!! Isso é de mulher!! Aguenta!! :)))

PAH, nã sei! disse...

"Obviamente que acho bem as pessoas terem liberdade para o fazer, mas não sei até que ponto não é "insosso".."

Ora cá está!! Achar bem a opção dos outros... entre o uso de maquilhagem, ou imuno-supressores para minimizarem certos "calos" que nos doem... eu vou nos dois!!
E acrescento: saúde física não é menos importante que a mental......... Mas isto sou eu... que tenho uns calos aqui a doer...

thorazine disse...

pah,
não tenho nada contra a quem vai buscar a auto-estima a umas "pinceladas", aliás, tudo o que faça feliz as pessoas (seja artificial ou não) eu apoio. Mas não deixa de querer de passar uma imagem diferente da que o ser humano é.. :)))

E também nunca disse quem toma medicamentos não é para compensar a saúde que não tem.. :))))))))

Katerinna disse...

Não acredito que este tipo de cirurgia se possa comparar à fútil maquilhagem... de todo!!.. Estas são pessoas com casos de vida dramáticos... muito muito tristes... Perder um rosto é uma forma de morte, para o proprio e para os outros... de certa forma há algo que morre e que jamais poderá ser recuperado.

Pelo menos neste caso não penso e não sinto que a medicina plástica e reconstrutiva possa ser considerada um mero instrumento de mentes vãs, ocas e fúteis...

PAH, nã sei! disse...

Thora,

" pah,
não tenho nada contra a quem vai buscar a auto-estima a umas "pinceladas", aliás, tudo o que faça feliz as pessoas (seja artificial ou não) eu apoio. Mas não deixa de querer de passar uma imagem diferente da que o ser humano é.. :)))"

Então? Aumenta-se a auto-estima com umas pinceladas, mas perde-se a imagem real do ser humano. Não é?

E não se recupera a auto-estima, ao recorrer a cirurgias reconstrutivas?

Não estou nada contra a opção, à qual foi dada hoje luz verde para avançar... pois, seja para "reconstituir" um nariz que se partiu e que afecta negativamente o meu "eu psicológico" (Professor, não me bata. Inventei esta...)
ou, reconstituir um rosto...consequencia de um dano físico e psiquico também?

A diferença está onde?

Será a primeira fútil e oca, e a segunda um acto heróico?

andorinha disse...

Boa noite.

Hoje estava complicado entrar, a porta estava perra:)

Tema complexo este.
Como cirurgia reconstrutiva em que a pessoa fica totalmente desfigurada em caso de acidente grave, acho positivo.
Mas concordo que deve ser algo muito duro em termos psicológicos.
Quais serão as sequelas mais severas, as físicas ou as psicológicas?
Com que "cara" a pessoa enfrenta o espelho e os outros depois de uma cirurgia destas?
Este é um dos tais casos em que cada caso é um caso:)
E terão que ser muito cuidadosamente avaliadas as pessoas capazes de se submeterem a tal cirurgia ou corre-se o risco de os danos psicológicos serem superiores aos benefícios.
E há toda a parte mais técnico/médica que o Noise menciona e que não pode deixar de ser tida em conta.

Pamina disse...

Boa noite.

Ao ler "E não apenas para os próprios...", pensei não só na família e nos amigos de quem recebe o transplante, mas também nos familiares dos dadores. Se as feições ficarem muito semelhantes às do dador, é capaz de ser difícil de suportar ver o rosto dum familiar morto no corpo doutra pessoa. Para outros, poderá trazer algum consolo, como julgo que me traria a mim, se o transplante de um órgão de uma pessoa querida contribuísse para salvar uma vida. Não sei. Um fígado ou um coração são "anónimos". De qualquer modo, se me pedissem autorização como familiar, se fosse para ajudar alguém vítima de um acidente, acho que autorizaria (como juiz também).
Depois de ler o post, procurei uma foto da senhora que foi mordida pelo cão, para ver do que estamos a falar (não tinha visto ainda). Se o rosto estava antes praticamente destruído, fico muito contente por ela. Com certeza que a partir do transplante a sua vida não se tornou de repente num mar de rosas, mas se este lhe devolveu mesmo que apenas um bocadinho da alegria de viver essa vida (o artigo dizia que ela estava contente com a mudança), terá valido a pena.
Espero que a técnica se desenvolva, de modo a que mais pessoas possam ser ajudadas. Claro que é preciso estar atento a possíveis desvios no futuro e a práticas pouco éticas. Mas já existe um enorme comércio ilegal de outros órgãos, muitas vezes com contornos medonhos. Isso fará parte do mesmo combate.

Katerinna disse...

De lembrar que a maoria das cirurgias da medicina plastica e reconstrutiva estão orientados para casos graves de pessoas queimadas... desfiguradas em acidentes de viação ou cenários do género...

A verdade é que a futilidade está muito longe do dia a dia deste tipo de medicina... nada do que se vê por lá é bonito de se ver...

Mas é curioso como a imagem que passa com mais facilidade cá para fora é sem dúvida a da futilidade...

Lusco_Fusco disse...

Boa noite!
Assunto bastante sério, mas a chave para a qualidade de vida de quem sofre acidentes graves ou doenças do foro oncológico.
Viver com uma deficiência grave na face deve ser terrível.
Por mais discretas que sejam, as pessoas não conseguem evitar um olhar mais penetrante e de pena que constrange e inibe quem tem o problema, não bastasse o problema em si e o esforço que fazem para fazer uma vida "normal".
Conheço o caso de alguém que passou por uma fase má de carcinoma basocelular na face. Por azar o dermatologista a quem recorreu, inicialmente, não soube conduzi-la ao lugar certo. Optou por submetê-la a tratamentos pré-históricos na medicina em casos semelhantes. Choques, azoto, e, como resultado, uma valente queimadura exposta (nariz, e parte da maça do rosto) que teria de cicatrizar sem penso. Os olhares compadecidos que a agrediam, os amigos que a evitavam, para não falar nos comentários flechas com que a presenteavam
" uiiiiiii não devia vir trabalhar assim....Nunca mais a vou ver como antes....".(Num país como o nosso quem não trabalha não come. E, se pára de trabalhar, ainda que doente, nem come nem se trata. Os sistemas de saúde e as leis que a assistem são pobres).
A pessoa em causa, graças a Deus, depois de recorrer a outros médicos e tratamentos adequados, superou, apesar da pequena mazela que transporta. Não ficou com sequelas que a inibam de andar na rua.
Mas… e os que ficam?!....
A medicina existe para curar, ou pelo menos, dar qualidade de vida ao doente.
MJ

Katerinna disse...

Desculpem a pergunta... mas alguém me sabe dizer como se coloca uma foto do pc no profile??... Eu de NET não percebo muito... a bem dizer... quase nada!! ;;)))

Beijocas ;)

CasadaPonte disse...

Completamente de acordo com o comentário da Lusco-Fusco..e outos!Ainda há 15 dias era entrevistada uma mulher na TV trabalhadora na agricultura e que fêz uma fogueira para queimar as folhas e outros excedentes utilizando gasolina e ficou seriamente desfigurada no rosto e cabeça (ficou práticamente sem cabelo)e a imagem era deveras chocante, ao ponto de ela própria não se aceitar assim, tendo dito que não punha fora de hipótese o suicídio. Esta alteração física tinha tido consequências também a nível familiar, com o abandono do Lar por parte do marido....um rosto que lhe desse Vida, era uma necessidade!
Bom dia para todos....

blogico disse...

Não percebo nada de medicina, e ao pensar neste tema, isto foi o que me ocorreu:

Ao fazerem o transplante de "cara", esta vai ter que "assentar" no crânio do paciente (maxilares, têmporas, etc) aproximando-se assim das suas feições "originais" (nunca completamente, claro) e afastando-se das feições do dador.
Sendo assim penso que não haveria problemas de "um ficar com a cara do outro", ao género do já mencionado filme "Face Off".

Este cenário é provável? Ou possível?

Ameninadalua disse...

Bom dia!

O rosto é a nossa imagem, é com ele que nos identificamos, é tambem através dele que nos "olhamos na alma", onde toda a nossa expressão tem o peso e o significado que nos leva a nós próprios e tambem à nossa relação com os outros...

Alterar o nosso rosto pode significar arriscar perdermo-nos um pouco de nós próprios...
A Máscara tem um peso fortíssimo sob o próprio (os gregos não a utilizavam na encenação das tragédias apenas por acaso)...
É por esta razão que nunca seria capaz de fazer plásticas, mesmo e apesar de todas as rugas:))

Contudo existem situações, concretamente resultante de acidentes ou problemas graves de saúde que impõem tal solução sob pena de a perda de nós próprios ser ainda maior...

Aspásia disse...

BOM DIA

REPITO QUE A LETRA GRANDE NÃO É PARA DAR NAS VOSSAS VISTAS, MAS PARA ESFORÇAR MENOS AS MINHAS QUE TEN ANDADO MAL. É PENA NÃO SE PODER MODIFICAR O TIPO DE LETRA ENQUANTO SE ESCREVE NA CAIXA DE COMENTS. OU PODERÁ? SE ALGUÉM SOUBER, AGRADEÇO. ESTE É DEMASIADO FINO.

ONTEM PUS AQUI UM COMENT. ALGO GRANDE, MAS, INFELIZMENTE HOUVE UM ERRO INTERNO NO SERVIDOR DO BLOGGER E PERDI TUDO.

QUANTO AOS OLHOS ESPERO NÃO TER DE USAR O LEITOR DE ECRAN TAMBÉM PARA ESCREVER AQUI, AGORA LIMITO-ME A USÁ-LO PARA QUE ME LEIA EM VOZ ALTA.
MAS ISSO É POSSÍVEL POIS QUALQUER INVISUAL O FAZ A TODA A HORA.

HÁ AQUI GENTE QUE PENSA QUE COMENTAR NUMA SIMPLES CAIXA É PERA DOCE PARA QQ UM... PORQUE NÃO ABRANGEM QUE POR TRÁS DE CADA QUAL HÁ ÀS VEZES SITUAÕES INIMAGINÁVEIS E QUE ELES NÃO VÊM AQUI DESBOBINÁ-LAS.

POR ESTA QUE DESBOBINEI AGORA, PEÇO PERDÃO A CERTOS PURISTAS DA OPINIÃO E DO COMENTARISMO CAIXOTESCO.

VOLTAREI QD PUDER.

FIQUEM BEM.

chato disse...

Uma oferta para a PAMINA:
.
http://www.youtube.com/watch?v=J0KwdW_cHYI
.
(às vezes não sou chato)

Ameninadalua disse...

Chato

A oferta para a Pamina é absolutamente "adorable"...:))

Têm imensa graça estas aparentes brincadeiras em ambientes clássicos.

Piloto Automatico disse...

Olá, no seguimento do recente lançamento do Livro da Marta Crawford surgiu no ar uma questão relativa ao tempo total de orgasmo durante a vida de uma pessoa... Na minha melhor bestialidade procurei converter essa ordem de grandeza em...Litros!
Any comments?

universalizado disse...

Não teria qualquer problema em mudar de face. Mudar o que sou é que não farei.

Fora-de-Lei disse...

Piloto Automatico 2:18 PM

E se calhar na tua contabilidade não estão contemplados aqueles gajos que usam máquinas de ordenhar só para não ganhar calos nas mãos...

CêTê disse...

Esperto foi o nosso amigo Nuno Markl que antes que ELE o fizesse... mordeu-O ele! lol


(Eu já os tinha avisado deste meu afro-humor!)

PAH, nã sei! disse...

Universalizado,

" Não teria qualquer problema em mudar de face. Mudar o que sou é que não farei."

Afinal ainda existem milagres? Deve ser chato isso ;)

Polistes disse...

EU AUTORIZARIA SEM PESTANEJAR, a quem por uma infelicidade, de nascença ou acidente, ficasse com o rosto completamente desfigurado. Mais, o Estado deveria subsidiar completamente a operação, mais não seja depois da aprovação de uma junta médica.
Há casos de desfiguração perfeitamente atroz e pessoas como estas, que se expõem e andam na rua são possuidoras de uma coragem tremenda.
Isto vem a propósito de um rapaz negro que se inscreveu este ano e pela primeira vez num clube de atletismo de Lisboa para, naturalmente, praticar a modalidade e participar em competições. A face dele é completamente desfigurada, exigindo (da minha parte e, para além de certamente mais outros, nomeadamente da minha filha, que é também lá atleta e me contou a experiência que ela própria teve), um esforço enorme para o olhar directamente e fixar o olhar. Tenho que me habituar, pois sou dirigente da secção de atletismo. Contudo, a coragem daquele rapaz de se expor perante os seus colegas de clube e futuramente em competições, são já merecedoras de uma medalha num pódio nacional. Não sei as causas de tal grau de desfiguração, mas acreditem que é “monstruosa”.

Grande rapaz, grande homem aquele! É merecedor não só de quinhentas medalhas e pódios, mas, muito mais que isso, de todo o apoio que a sociedade e o Estado lhe deve dar para que, tal como a esmagadora maioria de nós, tenha uma face normal e, pelo menos, as mesmas possibilidades de ser feliz como a maioria.

E ele há gente que gasta rios de dinheiros em plásticas, na minha perspectiva na sua maioria supérfluas, em aumento desmesurado de seios, atenuamento de rugas, correcção de narizes, etc., etc., etc.

Estamos num mundo de claras injustiças, seja por causa dos acidentes da Natureza ou das vicissitudes do quotidiano. A Natureza e o azar são contudo factores que não podemos controlar. O que é chocante no entanto, é o facto de nas sociedades modernas a possibilidade do direito à igualdade não existir, quando esta, em muitos casos, tem a possibilidade de o pôr em prática. Foda-se!

É bem possível que, no caso dele, possa ser bem mais duro estar como está do que um transplante. No meu caso seria certamente.

Nuno Vieira disse...

Mudar de cara? E ia ficar o k? Bonito?!? nahhh... eu fico com a minha - já me habituei a ela...

Claro que fora de brincadeiras, também acho que tudo o que possa contribuir para a qualidade de vida e bem estar de uma pessoa vale a pena - neste caso também.

Pamina disse...

Boa noite.

Chato(11.28),
Muito obrigada pelo presente:).
Gostei de rever o Borge. Tinha dois ou três espectáculos integrais dele gravados em cassette, mas infelizmente estas apanharam bolor. Tive imensa pena, pois ele era fantástico.

thorazine disse...

Pah,
eu nunca disse também que "mudar de cara" não é buscar auto-estima a algo que não é dela! Não foi um comentário depreciativo à maquilhagem...mas a realidade não deixa de ser uma pessoa que tenta criar e transmitir uma imagem de algo que não é, tal qual o transplante de cara (mas menos efectivo)! ;)

E sobre o que se falava do impacto do transplante na familia do dador, acho muito improvável o reconhecimento pois a face define-se através das formas cranianas e dos musculos sobrepostos, logo a pele ajusta-se facilmente!

Su disse...

psicologicamente duro é ficar desfigurado.....o que acontece com essas reconstruções faciais é optimo para muitas vidas que ficaram de rastos....

gostei do comentario do polistes, corente.


jocas maradas

Su disse...

coerente..ops erro na tecla:)

CêTê disse...

Professor, não sei se este post será lido por si mas arrisco: Se por acaso lhe passar um livro da Anita pelas mãos ... lol... há-os em qualquer Hiper. Passe-lhe os críticos olhos por cima - só pelas gravuras. E vai perceber o porquê deste post- ou talvez não e preciso de ir ao sofá.
Isto veio a propósito do seu programa que agora sei que posso ouvir qd qiser!lol- muito divertido!
Só não acho piada "à gaja"LOOOOOOOOl ;]]]]] e a música de entrada no programa lembra um programa infantil lol.
Não ligue prof!;P

bufólogo disse...

Thora... Se é insosso deita-lhe sal.
Ó meu, as tuas garinas au naturel é que devem ser insossas? - Ou não?
Acorda ó Thora...Estamos em pleno seculo 21. Até a fruta que comes vai ao cosmético. E tu como ainda és novito, deves ter algumas borbulhas e espinhas "au naturel" que exibes com orgulho. Heim...
Sem ofensa.

bufólogo disse...

Cêtê... 9H35, parece que já está na tua hora da caminha, LOOOL

bufólogo disse...

Polistes... deu-te prazer escrever "Foda-se" Então força meu, mas era escusado.Isto foi só um pretexto para também escrever, LOOOOL.

bufólogo disse...

Acho que posso encerrar aqui esta serie de comentários. Ó Sr. Prof. engatilhe outra POSTA. FAXAVÔR.

noiseformind disse...

Malta participante no Jantar,

Como sabem o Jantar do Murcon orça em 21 euros. Sendo assim por favor TRAGAM A MASSA CERTA SE FOREM PAGAR COM DINHEIRO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Uma notinha de 20... uma moedinha de 1... FÁCIL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
; ))))))))))))))))))))

Viva disse...

Boa noite pessoal

Bem tal como muitos eu penso que deve ser preferivel, ter uma face que seja "normal" mesmo que não seja a dela a ter uma face desfigurada.

Além disso eu sou uma muito provável candidata á diálese logo a uma lista de espera para transplante, e se tal acontecer eu vou ficar feliz por um dia aparecer um rim compativel, como poderia eu achar ou criticar alguém por fazer um transplante de face.

Quanto aos fins meremante estéticos, penso que se alguém alguma vez tiver essa pretensão penso que o problema não será só da sua face mas algo mais complicado. Mas tal como tantas operações estéticas que agora se fazem, desde que seja em adultos e por sua livre vontade, aceito perfeitamente. Se isso ajudar essa pessoa a sentir-se melhor dentro do seu corpo, então óptimo. O que acontece muitas vezes é que alguns procuram a perfeição das imagens retocadas das modelos nas revistas e isso não tem nada de real, nunca é atingido, e o problema nunca se resolve agravando a frustração da pessoa.

Mas o que eu penso é que quem tem dinheiro para fazer operações (e digo propositadamente no plural) também tem dinheiro para pagar a um psiquiatra ou a um psicólogo, conforme o caso, para fazer uma terapia, se não o faz é por opção mais nada.

bufólogo disse...

-O NOISE será de confiança?
É que para juntar 21 Aereos ainda preciso arrumar uns carritos.O jantar são 20€, mais 1€ trocadinho (faxavôr) é para eu fazer o estacionancio das viaturas.
-NOISE, pago-te no fim...
-tábeinhe?
Desde já, o meu obrigadinho.

bufólogo disse...

VIVA... A Chér já fez as plásticas todas e mais uma, e olha lá, com aquela idade faz inveja a muitas jovens de 20, e candidatas a modelo.

thorazine disse...

bufólogo,
eu sou um exemplo que corrompe o mito urbano que a segóvia estimula o acne! Espinhas nem vê-las.. :))

Mas a malta sabe ler? Eu disse que era contra a maquilhagem? Exprimo-me assim tão mal ou é difícil lidar com a realidade que estamos sempre a tentar passar uma imagem do que não somos?

Eu tenho um eczema nos braços e todos os dias ponho o cremezinho...e não lido mal com isso! LOOL

bufólogo disse...

VIVA A PLÁSTICA.
VIVA O SILICONE.
E VIVA O BATON DO CIEIRO.

bufólogo disse...

THORA... Deve ser das segóvias, ai deve deve. Antigamente, diziam os padres que cegava. Olha do que te safaste, agora só faz umas borbulhazitas, nada que não passe quando deres umas marteladazitas.
(Acho que os púdicos e as púdicas, não me vão queimar na fogueira da inquisição por escrever esta palavrita?)

Fora-de-Lei disse...

bufólogo 12:18 AM

Há que tempos que eu não ouvia falar do chamado baton do cieiro... E, em boa verdade, o baton do cieiro continua a ser um produto com muita saída para as miúdas que usam super-mini-saias, nomeadamene naqueles dias muito frios de Inverno...

bufólogo disse...

Fora-de-lei...Porque será?
Mas repara...com essa subtileza toda, acho que vais têr de fazer um desenho para muita gente entender, hihihi

bufólogo disse...

O Professor escangalha-se a rir lá em cima, hihihi (vão lá vêr)hihihi

Viva disse...

Bufologo

Já viste a Cher ao vivo e nua? Pois se calhar lá terias uma decepção. Mas tal como te disse cada um já é crecidinho e faz o que bem lhe apetece.

Eu estou nos quarenta e nunca precisei de cirugia estética e tenho um corpo que muita menina de 20 anos gostava de ter. E nem ao ginásio vou. Loll

Alguma coisa também tinha que sair bem.

Fdl
O que é que a mini saia tem a ver com o baton do ceeiro???? Devo estar a ficar loura. Ops loura postiça.

E já agora parém de me empurarem para fora do blog, mas afinal que mal é que eu vos fiz???

Lolll

bufólogo disse...

VIVA... Por acaso nem me importava nada de a vêr em leitão ao vivo e a cores, mas de certeza que aquilo está tudo bem passadinho a ferro.
Viva...com essa descrição fiquei cheio de curiosidade, (Humm)
-Olha se vais ao ginásio! Era só torcicolos nos pescoçitos lá da rapaziada da tua rua.
fora-de-lei...Eu não te disse que tens que fazer um desenho? A nossa bem conservada quarentona (viva) não percebeu (o baton do cieiro)hihihi Já são quase 1 hora!

Viva disse...

bufologo

Gostavas de ver a Cher em leitão??? e sería com ou sem maça na boca? Lolll

Quanto á curiosidade, não tenhas porque não tenho nada a ver com a Cher. Apenas bem feita de corpo e magra, mas com manchas na cara, e uma cicatriz fininha mas que vai da parte superior das costelas até quase ao umbigo, e outra também a da cesariana, também finhinha pois o meu obstetra não queria que eu deixa-se de usar biquini. Lolll

Quanto ao baton essa passou-me ao lado, mas provávelmente já não é do meu tempo. Loooollll. Nessa altura devia ter outra definição.

Bem vamos dormir que já são horas

:-))

Aspásia disse...

O ROSTO – O PRINCIPAL INTERFACE SOCIO-COMUNICACIONAL COM OS OUTROS ( E CONNOSCO MESMOS – O QUE SERIA UM MUNDO SEM ESPELHOS?)

A AUSÊNCIA DE UM ROSTO QUE REVISTA UMA PERSONALIDADE, É PARA MIM, COMO EMBRULHAR O KO-I-NOOR EM PAPEL PARDO...

PREFERÍVEL SERÁ SEMPRE, A NÃO TER ROSTO, USAR O DE OUTRO. ASSIM TANTO A NOSSA ALMA PODERÁ EXPRIMIR-SE ATRAVÉS DE UMA CARA ALHEIA, COMO ESSA CARA ALHEIA CONTINUARÁ VIVA GRAÇAS À NOSSA ALMA.
UM PROCESSO SIMBIÓTICO QUE PERMITE A DUAS ENTIDADES ONTOLÓGICAS PERDIDAS PARA A VIDA, REENCONTRAREM, ASSOCIADAS, ESSA MESMA VIDA. VIDA INDIVIDUAL E COLECTIVA.

E DEPOIS UMA SEGUNDA CARA, COM O HÁBITO, SERÁ UMA SEGUNDA NATUREZA. A PRIMEIRA NATUREZA DO INDIVÍDUO CONTINUARÁ, DENTRO DELE, A COMANDAR O NOVO ROSTO E O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO, INDISPENSÁVEL À SOBREVIVÊNCIA HUMANA, INICIARÁ O SEU CURSO.

JANUS FOI CRIADO PELOS ROMANOS COMO TENDO DUAS FACES. NÃO EXISTE RELIGIÃO QUE NÃO TENTE DAR UMA FACE AO RESPECTIVO DEUS, AINDA QUE SOB FORMA DE MOTIVOS ANIMAIS OU VEGETAIS E NEM SEMPRE UM ROSTO.
O HOMEM NECESSITA DE TER ROSTO E QUE OS OUTROS TENHAM ROSTO.
O ROSTO É UM PARADIGMA DO SER HUMANO E MESMO DO SER ANIMAL. NUM GRUPO DE MACACOS PODE PARECER-NOS QUE TODOS SÃO IGUAIS... MAS PARECE-ME QUE ELES PENSARÃO O MESMO EM RELAÇÃO A NÓS...

JANUS, O DEUS BIFACE, É PROTECTOR E BENÉVOLO; POR ALGUMA COISA NÃO FOI INVENTADO COMO UM DEMÓNIO BICÉFALO!

Janus é o deus Romano das passagens, dos portões e das portas, dos inícios e dos fins, sendo por isso representado por uma cabeça com duas faces, olhando em direcções opostas. Adorado no inicio do periodo das colheitas, em casamentos, nascimentos e diversos outros eventos, de grande importância na vida pessoal e comunitária, encontra-se associado à mudança para estados de maior conhecimento, maturidade e riqueza interior e material. Ainda hoje se mantém esta associação, já que o mês de Janeiro tem a sua origem no seu nome.

BOA NOITE.

Aspásia disse...

POLISTES

IMPRESSIONANTE O SEU TESTEMUNHO. PARABÉNS A ESSE JOVEM. QUE ALGUM DO MUITO DINHEIRO QUE SE ESBANJA NESTE PAÍS FOSSE PARA CASOS COMO ESSE É QUE ERA BPM.

CHATO

MAGNÍFICA ESCOLHA. UMA VISÃO DO VIRTUOSISMO PIANÍSTICO E HUMORÍSTICO!!!

BUFÓLOGO

MAIS DEPRESSA ANGARIARÁS O PECÚLIO NECESSÁRIO PARA O INGRESSO NESSA ORGIA, ARRUMANDO AVIÕES DA TAP NA PORTELA DO QUE CARRITOS À PORTA DO COLOMBO. AS GORGETAS SÃO PROPORCIONAIS À MAGNITUDE DO OBJECTO ARRUMADO.

------------------
E POR HOJE, ESTÃO OS ASSUNTOS ARRUMADOS.

BOAS NOITES E BONS SONHOS, SE FOR CASO DISSO.

Aspásia disse...

POLISTES

"BOM".

Fora-de-Lei disse...

bufólogo 12:33 AM

"Fora-de-Lei... com essa subtileza toda, acho que vais ter de fazer um desenho para muita gente entender, hihihi"

Viva 12:46 AM

"FDL, o que é que a mini saia tem a ver com o baton do ceeiro ??? Devo estar a ficar loura..."

bufólogo 1:07 AM

"Fora-de-Lei, eu não te disse que tens que fazer um desenho ?"


Viva, parece que o bufólogo tinha mesmo razão... Ó sua loira, então o baton para o cieiro não é usado nos lábios ?!

Viva disse...

Bom dia pessoal

fdl conheço alguns cremes para quando os lábios (esses a que te referes) estão com "cieiro" mas que o batom para o mesmo também resultava é novidade para mim, e para muitas mulheres. De certeza que elas vão agradecer a dica, pois sai muito mais barato um batonzinho que qualquer tubo de pomada. Looooooooooooooooolllllllllllllll.
Já estou a ver os namorados a dizerem "Oh querida sabes a morango, ontem era a pêcego, gosto deste variar de sabores" Loooooooooooooooooooollllllllllllllllll
E claro que elas aproveitam logo para dizer, que eles já não podem dizer que é sempre a mesma coisa.
Lllllooooooolllllll

Bem vamos trabalhar que o patrão não paga para estarmos na net a dizer disparates.

Até logo

noiseformind disse...

Viva,
Disparates? Nada disso! ; ) Variações Goldberg a tocar neste preciso momento no Som do Murcon. Assunto sério, da pesada mesmo, eu diria ; ))))))))))))

Quanto ao uso de pomada, coisa mais antiquada. Hoje em dia há os dispersores internos de gel, fazem maravilhas pelas jobencitas com lábios vaginais maiores. Nada como chegar ao interior de umas cuecas e encontrar o trabalho humídico já meio-feito. Viva a tecnologia! ; ))))))))

Aspásia disse...

VIVA

UM BOM DIA PARA TI... KEEP THAT GOOD HUMOR UP, SISTER!!!

EU TAMBÉM IGNORAVA QUE O LABELLO DO MINIPREÇO SE PODIA APLICAR NAS BÊÇAS EM SENTIDO LATO....

EU ENTÃO QUE JÁ FAÇO GRANDE USO DESSE PRODUTO NAS BEÇAS ORALMENTE FALANDO... QUE NÃO SEI SE É POR CAUSA DO OLHO (VISUAL!!!!) SECO SE ME SECA TAMBÉM A PELE DOS BEÇOS (SUPERIORES!!!)
VOU TOMAR NOTA DESSA EXTENSÃO DA POSOLOGIA DO LABELLO, NÃO VÁ O DIABO TECÊ-LAS...

ORA COMO SE VÊ, COMO POR HOJE JÁ FIZ A SOBRESSELÊNCIA DO CARO NOISE... IUHHHUUUUU, NOISE NÁO TE DESQUEÇAS D´LEVAR 10 BOIÕES DE LABELLO PARA DEPOIS DA PETISQUEIRA!!!!

MAS OLHA... FAZ PRIMEIRO A DIGESTÃO, PELO MENOS QU´É PRO MÔR DE TE NÃO DAR ALGUMA CONGESTÃO!!! OLHA QU´EU NÃO ESTAREI AÍ PARA TEN FAZER RESSUSCITAÇÃO... MAS DESDE JÁ DELEGO NO BUFÓLOGO AS FUNÇÕES DE TEU ANJO-DA-GUARDA E ENFERMEIRO PARTICULAR....

HASTA LUEGO, SE ADVIERTAN... QUE YO, POBRE PERCANTA QUE SOY, YO ME VOY AL ARRABAL EN ESTE TANGO SIN FÍN... QUE ES LA VIDA!!!
ESTE CHINFRÍN!!!!

Aspásia disse...

OH NOISE!!!!

PERO QUE CHOQUE EN DIRECTO... HOLA MAJO QUE TAL TE VA???

TE ESTAS ECHANDO O ARRIBANDO?

SI YO NO TUVIERA TANTO QUER HACER, TE DEDICABA HOY MISMO UN DIA DE NAMORICO AQUI EN LA CAJA, HOMBRE!!!
PUES VAYA, QUE YO SE RECONOCER A UN ESPIRITU NOBLE AUNQUE ESCONDIDO POR UMA CARNE PECAMINOOOOOOOOSA!!!!

QUEDATE BIEN Y CUIDATE MUCHO GUAPOOOOOOOOO.....

LLEVATE LAS SALES DE FRUTAS PARA LA CENA CON EL COMENDADOR....
Y EL LABELLO POR SUPUESTOOOOOOOO.....

HERMANAS PONEDVOS A PALO CON ESTE RUIDOSO HERMANO ....

RESISTID HEROICAMENTE A SUS ENCANTOS, QUE SON INUMERABLES!!! NO PEQUEIS, AUNQUE YO ESTÉ AUSENTE...

ME QUEDARÉ DE OJO (SECO, CLARO...) EN VOSOTRAS.....

;)))))

Aspásia disse...

PROF.

ASSINALAR, POR FAVOR A SUA PREFERÊNCIA CAIXOTESCA AQUI...

a) UMA DESCRIÇÃO AUTOPROMOCIONAL DO NOISE, EM MATÉRIA DE SEXO PURO E DURO...

B)OS POEMAS DO ANTÓNIO GEDEÃO QUE A ROSALINA TROUXE OUTRO DIA...

C)NAMOROS ENTRE UMA JANELA CONVENTUAL E UMA MESA DE CIBERCAFÉ... COM TODOS OS CONDIMENTOS DA CENA DE CYRANO EM QUE CHRISTIAN FAZ BORDADO À JANELA DA ROXANNE... ENQUANTO O CYRANO FAZ DE (GRANDE) PONTO!!!

noiseformind disse...

Aspásia,
Snif, snif, snif. Eu que contava com o teu Labello aplicado oralmente para manter o meu madeiro longe dos precipícios da secura... enfim. N se pode ter tudo... fiquemo-nos então pela tua oferta de disponibilidade, que muito te agradeço e que, te digo já, muito me comoveu ; )

Mas o jantar n entrará nesses rigores do incongratulável rigor dos frémitos fétidos do sexo pelo sexo. Todos diremos logo À partida o que queremos fazer e que nos façam e haverão depois negociações em relação a quanto seria preciso pagar para colmatar eventuais discrepâncias. Eu por exemplo procurarei quem ofereça o habitual CCM e ofereço o igualmente popular e típico MEOG. Para sair do regime MEOG será preciso pagarem-me muito bem ; )))))))))

Aspásia disse...

D) 3 OU 4 VIDEOCLIPZITOS DO SEXUPLOAD DO NOISE,
PARA MASTURBAÇÕES... MENTAIS, CLARO!!!!

E)UM TEXTO EM BOLD DO LOBICES. (OLÁ LOBICES! TUDO OK?)

F)UM LINK DO CHATO PARA UM TUBE DA RAPSÓDIA HÚNGARA TOCADA A 4 MÃOS... E A MUITAS REVIRAVOLTAS... POR DOIS PIANISTAS VERYYYY CRAZYYYYY (OLÁ, CHATO!!! KEEP THE GOOD CHATICE, BROTHER!)

G) UMA LETRA DE CANÇÃO COMO AS QUE A PAMINA COSTUMA RECORDAR (HI PAM DARLING... KEEP ON WITH THAT DANCING, SISTER!!!)

AS RESPOSTAS DEVEM SER ENVIADAS PARA

INQUERITO_CAIXOTESCO_MURCON@SALAMANDRA.PT

OBRIGADINHA PROF., PELA ATENÇÃO.

A PÓSTESTE AGRADECE O TEMPO DISPENSADO!!!

:)))

noiseformind disse...

SEMI-ERRATA

O regime MEOG em alguma zonas do Globo é conhecido como Aberração Total das Instrução Divinas Indicadas para o Coito (ATIDIC)

Fora-de-Lei disse...

noiseformind 11:47 AM

"Quanto ao uso de pomada, coisa mais antiquada. Hoje em dia há os dispersores internos de gel..."

Noise: apenas por uma questão de rigor publicitário, deixa-me acrescentar que existem dispersores internos de gel em forma e tamanho de extintor. Vais ver que - assim - esse tipo de dispersores passa a ter uma muito maior saída comercial, constituindo um autêntico case study...

Aspásia disse...

OH NOISE COMOVESTE-ME...
ESTÁS PERDOADO!!!
AFINAL PARA QUE SERVEM AS BOAS IRMÃS DA CARIDADE???

(NE CHERCHEZ PAS SUR LE PIANO CE QU´IL N´Y A PAS!!! - MAGNIFIQUE, COTONETE!!!)

POI HAVERÁ MAIS ALEGRIA NO REINO PELA ENTRADA DE UM SÓ PECADOR ARREPENDIDO DO QUE POR 99 JUSTOS, COMO SABEIS!!!

NOISE... JÁ PENSASTE DEDICAR-TE A UM INSTRUMENTO... MUSICAL??? TU ERAS ÓPTIMO PARA TOCAR TUBA OU SOUSAFONE NUMA BANDA!!! JÁ TE VISTE FARDADO À SARGENTO AJUDANTE SOPRANDO FURIOSAMENTE A EMBOCADURA DO SOPROFÓNICO INSTRUMENTO????

AÍ É QUE ERA UMA BICHA... DELAS, HOMEM! A PEDIR-TE MARCAÇÕES PARA AULAS DE SOUSAFONE!!!

TENHO MESMO DE IR SCUSA, MAS VAI PENSANDO É NOS TEUS TALENTOS OCULTOS E INEXPLORADOS... NÃO EXIBAS SEMPRE OS MESMOS QUE A MALTA DESSES JÁ ESTÁ CAREQUITA DE SABER!!!

BESITOOOOOOO....

;))))

Aspásia disse...

OH FORA DE LEI

AI AI EU TENHO DE IR PARA O CONSERVATÓRIO, JÁ ESTOU ATRASADA!!!...
MAS ESSE EXTINTOR NECESSITA DE LICENÇA? VIREI MAIS LOGO VER A RESPOSTA...DE QQ MODO AGORA TENHO UM AMIGO BÓFIA, NO PROBLEMO...FICA BEM FORA DO BRAÇO DA JUSTIÇA ENTÃO...
;))

Aspásia disse...

OH PROF...

QUE SUSTO!!! FUI LÁ ABAIXO E VI QUE TINHA O TEMPLATE ESTRAGADO... MAS JÁ O CONSERTOU!!! PARABÉNS, ESTÁ UM MESTRE DE CERIMÓNIAS TEMPLÁRIAS!!!

;))

lobices disse...

...ASPÁSIA:
...grato:
E)UM TEXTO EM BOLD DO LOBICES. (OLÁ LOBICES! TUDO OK?)
...mas...qual deles?
...escrevi atntos em bold...LOL
:)))

Aspásia disse...

LOBICES

QUALQUER UM !!! ERA EM SENTIDO LATO...

Bjs :)