quarta-feira, outubro 25, 2006

Eu também autorizaria, mas psicologicamente vai ser duro. E não apenas para os próprios...

Londres: Autorizado o primeiro transplante completo de rosto
Uma equipa de cirurgiões britânicos recebeu hoje autorização para realizar o primeiro transplante completo de rosto no mundo, que poderá ser feito em alguns meses.
O comité de ética do Royal Free Hospital de Londres acedeu ao pedido de uma equipa liderada pelo professor Peter Butler.
Butler, especialista em cirurgia reconstrutiva, trabalha no projecto há quase 14 anos neste mesmo hospital do norte de Londres.
Em Dezembro de 2005, havia obtido autorização para realizar uma pré-selecção de pacientes capazes psicologicamente de suportar semelhante operação.
Até agora, dois pacientes foram submetidos a um transplante parcial de rosto: Isabelle Dinoire, na França, em Novembro de 2005, e Li Guoxing, um chinês de 30 anos, em Abril deste ano.
25-10-2006 11:26:41

54 comentários:

CêTê disse...

O asunto faz-me lembrar o choque que foi ver o meu pai com dentes postiços! Fumador desde muito jovem e com os dentes ligeiramente afastados adoptou uma placa "pepsododente" que ao mais leve sorriso punha-nos todos em choque. Era uma coisa estranhamente assustadora!!!Até o seu fiel amigo lhe rosnava assustadíssimo.lol
Aliás (looooooool) desafio quem duvidar do efeito a comprar uma boa dentadura na altura do carnaval (há mais variedade à venda) e a experimentar revelá-la aos mais pequenos (ahahahahah) ou aos amigos encquanto bebem café!
Quanto mais o rosto!!!!
(Quem não se lembra da "Amiga Olga Cardoso"???? e só lhe mexeram nuns músculos!)
Abraços

lobices disse...

..."A outra face" com a dupla John Travolta e Nicholas Cage, feita realidade
...não sei se será "duro" para o próprio e para os outros pois não consigo imaginar o sentimento de ver uma cara diferente da que eu estava habituado mas, pondo o caso por exemplo, num casal habituado a conviver dia a dia durante anos, de repente, quem está ali ao seu lado é outra pessoa...
...não consigo imaginar
...enfim...qualquer dia a imortalidade atinge-se e talvez, nessa altura, se deseje morrer

MJ disse...

Efectivamente deve ser bastante duro, quer para o próprio quer para quem o conhecia antes. :-(
E, apesar de o assunto ser sério e eu não gostar de fazer "piadinhas" nestas situações, vou confessar o que me ocorreu logo que comecei a ler o post: "Rosto novo? Olha a novidade! Conheço tanta gente que muda de "rosto" com tal frequência, que chego a desconhecer qual o realmente genuino..." (Desculpem... mas não me contive. É a outra MJ que há em mim)

Abraço grande

indigente andrajoso disse...

não será mais "duro" um rosto desfigurado e o olhar insistente e fugidio dos outros?

Fora-de-Lei disse...

Professor: não consegue uma cunha lá nesse hospital de Londres para que ponham - ao Sócrates - um rosto (e um coração) de verdadeiro socialista ? Quem trabalha ficar-lhe-ia eternamente agradecido...!

thorazine disse...

Lobices,
desse filme só gostei da técnica de espetar a "naifa" (borboleta) na perna. E o pupilo ultrapassou o mestre! :))))))

Noise,
não respondeste!!...que é feito desse link? :)


Em relação ao assunto,
penso que apesar de duro é extremamente necessário. O rosto é um pilar da identidade (,isto quase a roçar na psicologia), logo imagino a deturpação do ego ao não a ter ou tê-la deformada. Psicologicamente, é proporcionalmente aceitável!

Obviamente que tal métodos com o passar dos anos vão ter utilidade meramente estética. Não condeno, cada um, maior e vacinado é capaz de tomar decisões em relação ao futuro do seu corpo (e da sua carteira) assim como as suas consequências. :))

noiseformind disse...

Pele cultivada sobre molde bio-compatível e enervada por vasos clonados e todos poderemos ter a cara que quisermos... FINALMENTE!!!!!!!!!!!!! ; ))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

Em relação às sequelas começam logo pela de auto-imagem, o efeito de a pessoa "reconhecer-se" como ela própria, que é um dos elementos tratados na última adaptação que fizeram ao cinema do Homem Invisível. Depois há as dores e comichões imensas associadas à enervação dos vasos sanguineos. A possibilidade de rejeição não é de diminuir, abrandada por medicamento imuno-supressores que farão o seu dano aos rins e fígado. Não me parece que será a curto prazo algo usado como cultura estética, mas n tenho dúvidas que no longo prazo será a solução para muito boa gente. Finalmente a promessa de ter uma cara de 30 com 50 poderá ser cumprida literalmente pela Medicina ; )))))))))))) sem "esticar" ; )))

noiseformind disse...

Demos-te o link para o manual de química, certo? Mas esta juventude quer sempre mais... tsc, tsc, tsc...

thorazine disse...

LOL
sabes como é!!! O prazer (ou saber) fácil é sempre exponencial! LOL

Hoje lembrei-me de ti!! Vi um "engravatadinho" a tropeçar em frente ao colégio de nossa senhora de Lurdes! LOOOL

PAH, nã sei! disse...

Li algures:

"Quem de nós tem a coragem
de aceitar a sua imagem,
aquela imagem sem graça,sem rasgos, imagem baça que o espelho teima em reflectir?"

Quem, de nós,nunca se imaginou ou quis ser diferente, que atire a primeira pedra....

thorazine disse...

pah,
toda a gente que usa qlq tipo de maquilhagem está a tentar mostrar algo que não é!! :P

Mas acho que o caso que o professor fala não é meramente estético, há um problema grave de identidade quando há grande danos no rosto!!

É verdade que todo o transplante é um risco, que um novo orgão é uma bomba-relógio e a ciclosporina desliga a "firewall" do sistema.
Mas há sempre o outro lado: uma boa vida. E a saúde mental não é menos importante que a física..

A minha concepçao só foi possível devido a um transplante, por isso só posso defender que o risco de "uma boa vida" compensa! ;)))))))

thorazine disse...

Ah...e para não virem dizer que "pimenta no rabo dos outros é refresco" posso afirmar que tal visão é o legado do meu "cota"! ;)

-Isto vem no seguimento do que tenho vindo a pensar, é que ouvi na tv há dias um senhor a dizer que preferia passar 4 horas diárias 4 vezes por semana a fazer diálise do que arriscar o transplante. Obviamente que acho bem as pessoas terem liberdade para o fazer, mas não sei até que ponto não é "insosso"..

PAH, nã sei! disse...

Usando as palavras do "Bufólugo" e desviando a conversa para paragens menos stressantes...

THORA,
"pah,
toda a gente que usa qlq tipo de maquilhagem está a tentar mostrar algo que não é!! :P"

Ora com essa é que me tramaste rapaz.. já imagino toda a indústria que "da ingenuidade" se aproveita, qual "fashion abutres" a mirar os corpos necessitados de umas boas pinceladas de baton, rimel e afins...

Já imagino a tua pobre girl: ó moriii? posso só pôr um bocadinho de baton do cieiro?
Tu: Não!!! não vais deixar de ser o que és, só por teres os lábios a gretarem!! Isso é de mulher!! Aguenta!! :)))

PAH, nã sei! disse...

"Obviamente que acho bem as pessoas terem liberdade para o fazer, mas não sei até que ponto não é "insosso".."

Ora cá está!! Achar bem a opção dos outros... entre o uso de maquilhagem, ou imuno-supressores para minimizarem certos "calos" que nos doem... eu vou nos dois!!
E acrescento: saúde física não é menos importante que a mental......... Mas isto sou eu... que tenho uns calos aqui a doer...

thorazine disse...

pah,
não tenho nada contra a quem vai buscar a auto-estima a umas "pinceladas", aliás, tudo o que faça feliz as pessoas (seja artificial ou não) eu apoio. Mas não deixa de querer de passar uma imagem diferente da que o ser humano é.. :)))

E também nunca disse quem toma medicamentos não é para compensar a saúde que não tem.. :))))))))

PAH, nã sei! disse...

Thora,

" pah,
não tenho nada contra a quem vai buscar a auto-estima a umas "pinceladas", aliás, tudo o que faça feliz as pessoas (seja artificial ou não) eu apoio. Mas não deixa de querer de passar uma imagem diferente da que o ser humano é.. :)))"

Então? Aumenta-se a auto-estima com umas pinceladas, mas perde-se a imagem real do ser humano. Não é?

E não se recupera a auto-estima, ao recorrer a cirurgias reconstrutivas?

Não estou nada contra a opção, à qual foi dada hoje luz verde para avançar... pois, seja para "reconstituir" um nariz que se partiu e que afecta negativamente o meu "eu psicológico" (Professor, não me bata. Inventei esta...)
ou, reconstituir um rosto...consequencia de um dano físico e psiquico também?

A diferença está onde?

Será a primeira fútil e oca, e a segunda um acto heróico?

andorinha disse...

Boa noite.

Hoje estava complicado entrar, a porta estava perra:)

Tema complexo este.
Como cirurgia reconstrutiva em que a pessoa fica totalmente desfigurada em caso de acidente grave, acho positivo.
Mas concordo que deve ser algo muito duro em termos psicológicos.
Quais serão as sequelas mais severas, as físicas ou as psicológicas?
Com que "cara" a pessoa enfrenta o espelho e os outros depois de uma cirurgia destas?
Este é um dos tais casos em que cada caso é um caso:)
E terão que ser muito cuidadosamente avaliadas as pessoas capazes de se submeterem a tal cirurgia ou corre-se o risco de os danos psicológicos serem superiores aos benefícios.
E há toda a parte mais técnico/médica que o Noise menciona e que não pode deixar de ser tida em conta.

Pamina disse...

Boa noite.

Ao ler "E não apenas para os próprios...", pensei não só na família e nos amigos de quem recebe o transplante, mas também nos familiares dos dadores. Se as feições ficarem muito semelhantes às do dador, é capaz de ser difícil de suportar ver o rosto dum familiar morto no corpo doutra pessoa. Para outros, poderá trazer algum consolo, como julgo que me traria a mim, se o transplante de um órgão de uma pessoa querida contribuísse para salvar uma vida. Não sei. Um fígado ou um coração são "anónimos". De qualquer modo, se me pedissem autorização como familiar, se fosse para ajudar alguém vítima de um acidente, acho que autorizaria (como juiz também).
Depois de ler o post, procurei uma foto da senhora que foi mordida pelo cão, para ver do que estamos a falar (não tinha visto ainda). Se o rosto estava antes praticamente destruído, fico muito contente por ela. Com certeza que a partir do transplante a sua vida não se tornou de repente num mar de rosas, mas se este lhe devolveu mesmo que apenas um bocadinho da alegria de viver essa vida (o artigo dizia que ela estava contente com a mudança), terá valido a pena.
Espero que a técnica se desenvolva, de modo a que mais pessoas possam ser ajudadas. Claro que é preciso estar atento a possíveis desvios no futuro e a práticas pouco éticas. Mas já existe um enorme comércio ilegal de outros órgãos, muitas vezes com contornos medonhos. Isso fará parte do mesmo combate.

Vera_Effigies disse...

Boa noite!
Assunto bastante sério, mas a chave para a qualidade de vida de quem sofre acidentes graves ou doenças do foro oncológico.
Viver com uma deficiência grave na face deve ser terrível.
Por mais discretas que sejam, as pessoas não conseguem evitar um olhar mais penetrante e de pena que constrange e inibe quem tem o problema, não bastasse o problema em si e o esforço que fazem para fazer uma vida "normal".
Conheço o caso de alguém que passou por uma fase má de carcinoma basocelular na face. Por azar o dermatologista a quem recorreu, inicialmente, não soube conduzi-la ao lugar certo. Optou por submetê-la a tratamentos pré-históricos na medicina em casos semelhantes. Choques, azoto, e, como resultado, uma valente queimadura exposta (nariz, e parte da maça do rosto) que teria de cicatrizar sem penso. Os olhares compadecidos que a agrediam, os amigos que a evitavam, para não falar nos comentários flechas com que a presenteavam
" uiiiiiii não devia vir trabalhar assim....Nunca mais a vou ver como antes....".(Num país como o nosso quem não trabalha não come. E, se pára de trabalhar, ainda que doente, nem come nem se trata. Os sistemas de saúde e as leis que a assistem são pobres).
A pessoa em causa, graças a Deus, depois de recorrer a outros médicos e tratamentos adequados, superou, apesar da pequena mazela que transporta. Não ficou com sequelas que a inibam de andar na rua.
Mas… e os que ficam?!....
A medicina existe para curar, ou pelo menos, dar qualidade de vida ao doente.
MJ

blogico disse...

Não percebo nada de medicina, e ao pensar neste tema, isto foi o que me ocorreu:

Ao fazerem o transplante de "cara", esta vai ter que "assentar" no crânio do paciente (maxilares, têmporas, etc) aproximando-se assim das suas feições "originais" (nunca completamente, claro) e afastando-se das feições do dador.
Sendo assim penso que não haveria problemas de "um ficar com a cara do outro", ao género do já mencionado filme "Face Off".

Este cenário é provável? Ou possível?

A Menina da Lua disse...

Bom dia!

O rosto é a nossa imagem, é com ele que nos identificamos, é tambem através dele que nos "olhamos na alma", onde toda a nossa expressão tem o peso e o significado que nos leva a nós próprios e tambem à nossa relação com os outros...

Alterar o nosso rosto pode significar arriscar perdermo-nos um pouco de nós próprios...
A Máscara tem um peso fortíssimo sob o próprio (os gregos não a utilizavam na encenação das tragédias apenas por acaso)...
É por esta razão que nunca seria capaz de fazer plásticas, mesmo e apesar de todas as rugas:))

Contudo existem situações, concretamente resultante de acidentes ou problemas graves de saúde que impõem tal solução sob pena de a perda de nós próprios ser ainda maior...

ASPÁSIA disse...

BOM DIA

REPITO QUE A LETRA GRANDE NÃO É PARA DAR NAS VOSSAS VISTAS, MAS PARA ESFORÇAR MENOS AS MINHAS QUE TEN ANDADO MAL. É PENA NÃO SE PODER MODIFICAR O TIPO DE LETRA ENQUANTO SE ESCREVE NA CAIXA DE COMENTS. OU PODERÁ? SE ALGUÉM SOUBER, AGRADEÇO. ESTE É DEMASIADO FINO.

ONTEM PUS AQUI UM COMENT. ALGO GRANDE, MAS, INFELIZMENTE HOUVE UM ERRO INTERNO NO SERVIDOR DO BLOGGER E PERDI TUDO.

QUANTO AOS OLHOS ESPERO NÃO TER DE USAR O LEITOR DE ECRAN TAMBÉM PARA ESCREVER AQUI, AGORA LIMITO-ME A USÁ-LO PARA QUE ME LEIA EM VOZ ALTA.
MAS ISSO É POSSÍVEL POIS QUALQUER INVISUAL O FAZ A TODA A HORA.

HÁ AQUI GENTE QUE PENSA QUE COMENTAR NUMA SIMPLES CAIXA É PERA DOCE PARA QQ UM... PORQUE NÃO ABRANGEM QUE POR TRÁS DE CADA QUAL HÁ ÀS VEZES SITUAÕES INIMAGINÁVEIS E QUE ELES NÃO VÊM AQUI DESBOBINÁ-LAS.

POR ESTA QUE DESBOBINEI AGORA, PEÇO PERDÃO A CERTOS PURISTAS DA OPINIÃO E DO COMENTARISMO CAIXOTESCO.

VOLTAREI QD PUDER.

FIQUEM BEM.

chato disse...

Uma oferta para a PAMINA:
.
http://www.youtube.com/watch?v=J0KwdW_cHYI
.
(às vezes não sou chato)

A Menina da Lua disse...

Chato

A oferta para a Pamina é absolutamente "adorable"...:))

Têm imensa graça estas aparentes brincadeiras em ambientes clássicos.

Piloto Automatico disse...

Olá, no seguimento do recente lançamento do Livro da Marta Crawford surgiu no ar uma questão relativa ao tempo total de orgasmo durante a vida de uma pessoa... Na minha melhor bestialidade procurei converter essa ordem de grandeza em...Litros!
Any comments?

Fora-de-Lei disse...

Piloto Automatico 2:18 PM

E se calhar na tua contabilidade não estão contemplados aqueles gajos que usam máquinas de ordenhar só para não ganhar calos nas mãos...

CêTê disse...

Esperto foi o nosso amigo Nuno Markl que antes que ELE o fizesse... mordeu-O ele! lol


(Eu já os tinha avisado deste meu afro-humor!)

PAH, nã sei! disse...

Universalizado,

" Não teria qualquer problema em mudar de face. Mudar o que sou é que não farei."

Afinal ainda existem milagres? Deve ser chato isso ;)

Nuno Vieira disse...

Mudar de cara? E ia ficar o k? Bonito?!? nahhh... eu fico com a minha - já me habituei a ela...

Claro que fora de brincadeiras, também acho que tudo o que possa contribuir para a qualidade de vida e bem estar de uma pessoa vale a pena - neste caso também.

Pamina disse...

Boa noite.

Chato(11.28),
Muito obrigada pelo presente:).
Gostei de rever o Borge. Tinha dois ou três espectáculos integrais dele gravados em cassette, mas infelizmente estas apanharam bolor. Tive imensa pena, pois ele era fantástico.

thorazine disse...

Pah,
eu nunca disse também que "mudar de cara" não é buscar auto-estima a algo que não é dela! Não foi um comentário depreciativo à maquilhagem...mas a realidade não deixa de ser uma pessoa que tenta criar e transmitir uma imagem de algo que não é, tal qual o transplante de cara (mas menos efectivo)! ;)

E sobre o que se falava do impacto do transplante na familia do dador, acho muito improvável o reconhecimento pois a face define-se através das formas cranianas e dos musculos sobrepostos, logo a pele ajusta-se facilmente!

Su disse...

psicologicamente duro é ficar desfigurado.....o que acontece com essas reconstruções faciais é optimo para muitas vidas que ficaram de rastos....

gostei do comentario do polistes, corente.


jocas maradas

Su disse...

coerente..ops erro na tecla:)

CêTê disse...

Professor, não sei se este post será lido por si mas arrisco: Se por acaso lhe passar um livro da Anita pelas mãos ... lol... há-os em qualquer Hiper. Passe-lhe os críticos olhos por cima - só pelas gravuras. E vai perceber o porquê deste post- ou talvez não e preciso de ir ao sofá.
Isto veio a propósito do seu programa que agora sei que posso ouvir qd qiser!lol- muito divertido!
Só não acho piada "à gaja"LOOOOOOOOl ;]]]]] e a música de entrada no programa lembra um programa infantil lol.
Não ligue prof!;P

noiseformind disse...

Malta participante no Jantar,

Como sabem o Jantar do Murcon orça em 21 euros. Sendo assim por favor TRAGAM A MASSA CERTA SE FOREM PAGAR COM DINHEIRO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Uma notinha de 20... uma moedinha de 1... FÁCIL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
; ))))))))))))))))))))

thorazine disse...

bufólogo,
eu sou um exemplo que corrompe o mito urbano que a segóvia estimula o acne! Espinhas nem vê-las.. :))

Mas a malta sabe ler? Eu disse que era contra a maquilhagem? Exprimo-me assim tão mal ou é difícil lidar com a realidade que estamos sempre a tentar passar uma imagem do que não somos?

Eu tenho um eczema nos braços e todos os dias ponho o cremezinho...e não lido mal com isso! LOOL

Fora-de-Lei disse...

bufólogo 12:18 AM

Há que tempos que eu não ouvia falar do chamado baton do cieiro... E, em boa verdade, o baton do cieiro continua a ser um produto com muita saída para as miúdas que usam super-mini-saias, nomeadamene naqueles dias muito frios de Inverno...

ASPÁSIA disse...

O ROSTO – O PRINCIPAL INTERFACE SOCIO-COMUNICACIONAL COM OS OUTROS ( E CONNOSCO MESMOS – O QUE SERIA UM MUNDO SEM ESPELHOS?)

A AUSÊNCIA DE UM ROSTO QUE REVISTA UMA PERSONALIDADE, É PARA MIM, COMO EMBRULHAR O KO-I-NOOR EM PAPEL PARDO...

PREFERÍVEL SERÁ SEMPRE, A NÃO TER ROSTO, USAR O DE OUTRO. ASSIM TANTO A NOSSA ALMA PODERÁ EXPRIMIR-SE ATRAVÉS DE UMA CARA ALHEIA, COMO ESSA CARA ALHEIA CONTINUARÁ VIVA GRAÇAS À NOSSA ALMA.
UM PROCESSO SIMBIÓTICO QUE PERMITE A DUAS ENTIDADES ONTOLÓGICAS PERDIDAS PARA A VIDA, REENCONTRAREM, ASSOCIADAS, ESSA MESMA VIDA. VIDA INDIVIDUAL E COLECTIVA.

E DEPOIS UMA SEGUNDA CARA, COM O HÁBITO, SERÁ UMA SEGUNDA NATUREZA. A PRIMEIRA NATUREZA DO INDIVÍDUO CONTINUARÁ, DENTRO DELE, A COMANDAR O NOVO ROSTO E O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO, INDISPENSÁVEL À SOBREVIVÊNCIA HUMANA, INICIARÁ O SEU CURSO.

JANUS FOI CRIADO PELOS ROMANOS COMO TENDO DUAS FACES. NÃO EXISTE RELIGIÃO QUE NÃO TENTE DAR UMA FACE AO RESPECTIVO DEUS, AINDA QUE SOB FORMA DE MOTIVOS ANIMAIS OU VEGETAIS E NEM SEMPRE UM ROSTO.
O HOMEM NECESSITA DE TER ROSTO E QUE OS OUTROS TENHAM ROSTO.
O ROSTO É UM PARADIGMA DO SER HUMANO E MESMO DO SER ANIMAL. NUM GRUPO DE MACACOS PODE PARECER-NOS QUE TODOS SÃO IGUAIS... MAS PARECE-ME QUE ELES PENSARÃO O MESMO EM RELAÇÃO A NÓS...

JANUS, O DEUS BIFACE, É PROTECTOR E BENÉVOLO; POR ALGUMA COISA NÃO FOI INVENTADO COMO UM DEMÓNIO BICÉFALO!

Janus é o deus Romano das passagens, dos portões e das portas, dos inícios e dos fins, sendo por isso representado por uma cabeça com duas faces, olhando em direcções opostas. Adorado no inicio do periodo das colheitas, em casamentos, nascimentos e diversos outros eventos, de grande importância na vida pessoal e comunitária, encontra-se associado à mudança para estados de maior conhecimento, maturidade e riqueza interior e material. Ainda hoje se mantém esta associação, já que o mês de Janeiro tem a sua origem no seu nome.

BOA NOITE.

ASPÁSIA disse...

POLISTES

IMPRESSIONANTE O SEU TESTEMUNHO. PARABÉNS A ESSE JOVEM. QUE ALGUM DO MUITO DINHEIRO QUE SE ESBANJA NESTE PAÍS FOSSE PARA CASOS COMO ESSE É QUE ERA BPM.

CHATO

MAGNÍFICA ESCOLHA. UMA VISÃO DO VIRTUOSISMO PIANÍSTICO E HUMORÍSTICO!!!

BUFÓLOGO

MAIS DEPRESSA ANGARIARÁS O PECÚLIO NECESSÁRIO PARA O INGRESSO NESSA ORGIA, ARRUMANDO AVIÕES DA TAP NA PORTELA DO QUE CARRITOS À PORTA DO COLOMBO. AS GORGETAS SÃO PROPORCIONAIS À MAGNITUDE DO OBJECTO ARRUMADO.

------------------
E POR HOJE, ESTÃO OS ASSUNTOS ARRUMADOS.

BOAS NOITES E BONS SONHOS, SE FOR CASO DISSO.

ASPÁSIA disse...

POLISTES

"BOM".

Fora-de-Lei disse...

bufólogo 12:33 AM

"Fora-de-Lei... com essa subtileza toda, acho que vais ter de fazer um desenho para muita gente entender, hihihi"

Viva 12:46 AM

"FDL, o que é que a mini saia tem a ver com o baton do ceeiro ??? Devo estar a ficar loura..."

bufólogo 1:07 AM

"Fora-de-Lei, eu não te disse que tens que fazer um desenho ?"


Viva, parece que o bufólogo tinha mesmo razão... Ó sua loira, então o baton para o cieiro não é usado nos lábios ?!

noiseformind disse...

Viva,
Disparates? Nada disso! ; ) Variações Goldberg a tocar neste preciso momento no Som do Murcon. Assunto sério, da pesada mesmo, eu diria ; ))))))))))))

Quanto ao uso de pomada, coisa mais antiquada. Hoje em dia há os dispersores internos de gel, fazem maravilhas pelas jobencitas com lábios vaginais maiores. Nada como chegar ao interior de umas cuecas e encontrar o trabalho humídico já meio-feito. Viva a tecnologia! ; ))))))))

ASPÁSIA disse...

VIVA

UM BOM DIA PARA TI... KEEP THAT GOOD HUMOR UP, SISTER!!!

EU TAMBÉM IGNORAVA QUE O LABELLO DO MINIPREÇO SE PODIA APLICAR NAS BÊÇAS EM SENTIDO LATO....

EU ENTÃO QUE JÁ FAÇO GRANDE USO DESSE PRODUTO NAS BEÇAS ORALMENTE FALANDO... QUE NÃO SEI SE É POR CAUSA DO OLHO (VISUAL!!!!) SECO SE ME SECA TAMBÉM A PELE DOS BEÇOS (SUPERIORES!!!)
VOU TOMAR NOTA DESSA EXTENSÃO DA POSOLOGIA DO LABELLO, NÃO VÁ O DIABO TECÊ-LAS...

ORA COMO SE VÊ, COMO POR HOJE JÁ FIZ A SOBRESSELÊNCIA DO CARO NOISE... IUHHHUUUUU, NOISE NÁO TE DESQUEÇAS D´LEVAR 10 BOIÕES DE LABELLO PARA DEPOIS DA PETISQUEIRA!!!!

MAS OLHA... FAZ PRIMEIRO A DIGESTÃO, PELO MENOS QU´É PRO MÔR DE TE NÃO DAR ALGUMA CONGESTÃO!!! OLHA QU´EU NÃO ESTAREI AÍ PARA TEN FAZER RESSUSCITAÇÃO... MAS DESDE JÁ DELEGO NO BUFÓLOGO AS FUNÇÕES DE TEU ANJO-DA-GUARDA E ENFERMEIRO PARTICULAR....

HASTA LUEGO, SE ADVIERTAN... QUE YO, POBRE PERCANTA QUE SOY, YO ME VOY AL ARRABAL EN ESTE TANGO SIN FÍN... QUE ES LA VIDA!!!
ESTE CHINFRÍN!!!!

ASPÁSIA disse...

OH NOISE!!!!

PERO QUE CHOQUE EN DIRECTO... HOLA MAJO QUE TAL TE VA???

TE ESTAS ECHANDO O ARRIBANDO?

SI YO NO TUVIERA TANTO QUER HACER, TE DEDICABA HOY MISMO UN DIA DE NAMORICO AQUI EN LA CAJA, HOMBRE!!!
PUES VAYA, QUE YO SE RECONOCER A UN ESPIRITU NOBLE AUNQUE ESCONDIDO POR UMA CARNE PECAMINOOOOOOOOSA!!!!

QUEDATE BIEN Y CUIDATE MUCHO GUAPOOOOOOOOO.....

LLEVATE LAS SALES DE FRUTAS PARA LA CENA CON EL COMENDADOR....
Y EL LABELLO POR SUPUESTOOOOOOOO.....

HERMANAS PONEDVOS A PALO CON ESTE RUIDOSO HERMANO ....

RESISTID HEROICAMENTE A SUS ENCANTOS, QUE SON INUMERABLES!!! NO PEQUEIS, AUNQUE YO ESTÉ AUSENTE...

ME QUEDARÉ DE OJO (SECO, CLARO...) EN VOSOTRAS.....

;)))))

ASPÁSIA disse...

PROF.

ASSINALAR, POR FAVOR A SUA PREFERÊNCIA CAIXOTESCA AQUI...

a) UMA DESCRIÇÃO AUTOPROMOCIONAL DO NOISE, EM MATÉRIA DE SEXO PURO E DURO...

B)OS POEMAS DO ANTÓNIO GEDEÃO QUE A ROSALINA TROUXE OUTRO DIA...

C)NAMOROS ENTRE UMA JANELA CONVENTUAL E UMA MESA DE CIBERCAFÉ... COM TODOS OS CONDIMENTOS DA CENA DE CYRANO EM QUE CHRISTIAN FAZ BORDADO À JANELA DA ROXANNE... ENQUANTO O CYRANO FAZ DE (GRANDE) PONTO!!!

noiseformind disse...

Aspásia,
Snif, snif, snif. Eu que contava com o teu Labello aplicado oralmente para manter o meu madeiro longe dos precipícios da secura... enfim. N se pode ter tudo... fiquemo-nos então pela tua oferta de disponibilidade, que muito te agradeço e que, te digo já, muito me comoveu ; )

Mas o jantar n entrará nesses rigores do incongratulável rigor dos frémitos fétidos do sexo pelo sexo. Todos diremos logo À partida o que queremos fazer e que nos façam e haverão depois negociações em relação a quanto seria preciso pagar para colmatar eventuais discrepâncias. Eu por exemplo procurarei quem ofereça o habitual CCM e ofereço o igualmente popular e típico MEOG. Para sair do regime MEOG será preciso pagarem-me muito bem ; )))))))))

ASPÁSIA disse...

D) 3 OU 4 VIDEOCLIPZITOS DO SEXUPLOAD DO NOISE,
PARA MASTURBAÇÕES... MENTAIS, CLARO!!!!

E)UM TEXTO EM BOLD DO LOBICES. (OLÁ LOBICES! TUDO OK?)

F)UM LINK DO CHATO PARA UM TUBE DA RAPSÓDIA HÚNGARA TOCADA A 4 MÃOS... E A MUITAS REVIRAVOLTAS... POR DOIS PIANISTAS VERYYYY CRAZYYYYY (OLÁ, CHATO!!! KEEP THE GOOD CHATICE, BROTHER!)

G) UMA LETRA DE CANÇÃO COMO AS QUE A PAMINA COSTUMA RECORDAR (HI PAM DARLING... KEEP ON WITH THAT DANCING, SISTER!!!)

AS RESPOSTAS DEVEM SER ENVIADAS PARA

INQUERITO_CAIXOTESCO_MURCON@SALAMANDRA.PT

OBRIGADINHA PROF., PELA ATENÇÃO.

A PÓSTESTE AGRADECE O TEMPO DISPENSADO!!!

:)))

noiseformind disse...

SEMI-ERRATA

O regime MEOG em alguma zonas do Globo é conhecido como Aberração Total das Instrução Divinas Indicadas para o Coito (ATIDIC)

Fora-de-Lei disse...

noiseformind 11:47 AM

"Quanto ao uso de pomada, coisa mais antiquada. Hoje em dia há os dispersores internos de gel..."

Noise: apenas por uma questão de rigor publicitário, deixa-me acrescentar que existem dispersores internos de gel em forma e tamanho de extintor. Vais ver que - assim - esse tipo de dispersores passa a ter uma muito maior saída comercial, constituindo um autêntico case study...

ASPÁSIA disse...

OH NOISE COMOVESTE-ME...
ESTÁS PERDOADO!!!
AFINAL PARA QUE SERVEM AS BOAS IRMÃS DA CARIDADE???

(NE CHERCHEZ PAS SUR LE PIANO CE QU´IL N´Y A PAS!!! - MAGNIFIQUE, COTONETE!!!)

POI HAVERÁ MAIS ALEGRIA NO REINO PELA ENTRADA DE UM SÓ PECADOR ARREPENDIDO DO QUE POR 99 JUSTOS, COMO SABEIS!!!

NOISE... JÁ PENSASTE DEDICAR-TE A UM INSTRUMENTO... MUSICAL??? TU ERAS ÓPTIMO PARA TOCAR TUBA OU SOUSAFONE NUMA BANDA!!! JÁ TE VISTE FARDADO À SARGENTO AJUDANTE SOPRANDO FURIOSAMENTE A EMBOCADURA DO SOPROFÓNICO INSTRUMENTO????

AÍ É QUE ERA UMA BICHA... DELAS, HOMEM! A PEDIR-TE MARCAÇÕES PARA AULAS DE SOUSAFONE!!!

TENHO MESMO DE IR SCUSA, MAS VAI PENSANDO É NOS TEUS TALENTOS OCULTOS E INEXPLORADOS... NÃO EXIBAS SEMPRE OS MESMOS QUE A MALTA DESSES JÁ ESTÁ CAREQUITA DE SABER!!!

BESITOOOOOOO....

;))))

ASPÁSIA disse...

OH FORA DE LEI

AI AI EU TENHO DE IR PARA O CONSERVATÓRIO, JÁ ESTOU ATRASADA!!!...
MAS ESSE EXTINTOR NECESSITA DE LICENÇA? VIREI MAIS LOGO VER A RESPOSTA...DE QQ MODO AGORA TENHO UM AMIGO BÓFIA, NO PROBLEMO...FICA BEM FORA DO BRAÇO DA JUSTIÇA ENTÃO...
;))

ASPÁSIA disse...

OH PROF...

QUE SUSTO!!! FUI LÁ ABAIXO E VI QUE TINHA O TEMPLATE ESTRAGADO... MAS JÁ O CONSERTOU!!! PARABÉNS, ESTÁ UM MESTRE DE CERIMÓNIAS TEMPLÁRIAS!!!

;))

lobices disse...

...ASPÁSIA:
...grato:
E)UM TEXTO EM BOLD DO LOBICES. (OLÁ LOBICES! TUDO OK?)
...mas...qual deles?
...escrevi atntos em bold...LOL
:)))

ASPÁSIA disse...

LOBICES

QUALQUER UM !!! ERA EM SENTIDO LATO...

Bjs :)