sábado, fevereiro 04, 2006

Menina Maria,

cá estou a dar-lhe notícias dos nossos homens. E olhe que não são famosas! O meu Sousa está aflito da coluna por ter empurrado o portão de Cantelães, que avariou outra vez. O senhor doutor - benza-o Deus... - bem que o podia ter ajudado um bocadinho, mas ficou dentro do carro aos murros ao volante e a berrar aquela frase que adora, "isto só a mim". Sabe como ele é supersticioso - declarou logo que a empresa de desinfestação não ia aparecer e o Benfica apanhava no pêlo à noite em Leiria. (Para já, apenas acertou na empresa, mas o Sousa diz que se o Glorioso perder me vá preparando para o ver de trombas - com licença da Menina... - o Domingo inteiro.) Aquele feitiozinho que todos conhecemos, não é? Ao lado da Menina ainda se acanha, mas assim... E depois, apareceu-lhe a asma, coitado! Mas até nisso é torcido, o patrão!:(. Acho que lhe fere o orgulho ter de usar as bombas e aguenta a ver se passa. Resultado - só faz o que deve já aflitinho, o que ainda lhe piora a disposição. Vou tentar pô-lo mais alegre com um jantar à maneira, faço-lhe aquela carne frita em vinho que ele trouxe da França, dum sítio chamado Fonte de Iú, penso eu. Muito gosta ele de espetar os garfos nos nacos de vitelinha e pô-los no vinho a ferver! (O Sousa acha um desperdício de boa pinga, mas também adora, o pior são os molhos para a gordura no sangue dele:(.) A Menina está bem? Os estudos? Vem no Carnaval? Por favor não volte a brincar acerca do - como se diz?... - cequeçapile do Mourinho, o senhor doutor ficou danado. Não parava de repetir que as mulheres com a verdade enganam e ainda a ia ver a desencaminhar o puto que mostrou o dedo aos benfiquistas e joga aí à bola. Até o Sousa resolveu dar uma de macho enciumado por eu dizer que preferia o Diogo Infante, veja lá bem! Mas com ele posso eu - ameacei-o com pão e água ao deitar e disse que logo que estava só na reinação. Mas ao seu tem de vir a Menina puxar as rédeas um dia destes, olhe que o vejo a cair para o desbaratinado. E eu sozinha não os aguento:( Coitados, não são piores nem melhores do que os homens das outras, mas são os nossos, as outras que aturem os delas. Venha depressa, Menina, que ele está roidinho de saudades, mas com as lambisgóias que por aí andam nunca se sabe. Irra!, que algumas parecem tão esfomeadas como os homens... Cá para mim, nunca deviam ter tornado os liceus mistos, pôem-nos juntos desde muito cedo e é uma pouca vergonha. Veja se come e trate de se agasalhar. As saudades que tenho de lhe fazer um galo na púcara... (O senhor doutor insiste em chamar-lhe cócouvan, mas eu não alinho nessas modernices.) Um beijo muito grande e não se esqueça que não lhe escrevi nada. Os homens precisam que se mande neles, mas sem notarem. Como a Menina diz - para não lhes ferir o égu.
Gertrudes.

25 comentários:

Maite disse...

Ehehehehehehheheeh
Hoje não estou para grandes comentários (como se alguma vez estivesse!!!) ok, ok...prontus, às vezes estou, mas isso é outra história :))))))))
Grande Gertrudes :)
Ela sabe da "poda" :)

P.S. delicioso este texto. Está bemmmm...., estou a repetir-me... mas que quer?! Nós mulheres somos assim, repetimo-nos até à exaustão para sermos ouvidas :)))))

Anónimo disse...

ECOS DO HOMEM PERFEITO


Era filho da manã
O homem da perfeição?
Ou resultou, vejam lá,
De qualquer inseminação?

Era lésbica a mamã
E não conheceu varão.
Das duas, uma será:
Espírito Santo ou injecção.

Não chega a Biologia
Nos costumes a mandar,
Pois aquilo que havia
Muda e torna a mudar.

Houve sempre portugueses
Polígamos sem afronta:
Uma legítima e às vezes
Mais duas ou três "por conta".

Não se enxofrem os Manolos
Sectários da tradição,
Pois em casa levam rolos
Da massa, na presunção.

E usam ceroulas de malha
Como o Dantas do Almada.
Têm na cabeça tralha
Que herdaram enferrujada.




"Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades/Muda-se o ser, muda-se a confiança./Todo o mundo é composto fde mudança,Tomando sempre novas qualidades."
CAMÕES


O que os portugueses precisam é de PERCEBER os seus geniais clássicos. O choque tecnológico não chega. Precisamos de uma EDUCAÇÃO PELA ARTE. Seremos certamente melhores.

Anónima escandalizadíssima...

Anónimo disse...

:)

Moon disse...

LLLLLOOOOOOOLLLLLLLLLLLL

As mulheres, sempre as mulheres no papel de cuidadoras, nem que seja sussurradamente ou à distância!

Gertrudes, faz muito bem em olhar pelos homens! Há lá bicho mais mimalho...
Puxa, não tinha noção de que o professor era ciumento. Quanto ao resto, está na cara.
Gertrudes, se vir que o seu apelo não resulta não se acanhe em pedir ajuda ao maralhal porque estou convencida de que é possível interceder junto da Maria. Nada de subestimar a força do maralhal.
E pelo professor, tudo! (Mas não interprete mal este tudo:)).
E cá para nós, que ninguém nos ouve, o senhor doutor (como diz a Gertrudes) não tem lá muito jeito.
Sinceramente, a última vez que li um apelo (de regresso) à Maria pareceu-me que ele lhe prometia um condomínio para os lados de Gondomar... a lata! Posso ter interpretado mal, mas se me pedissem para voltar e me acenassem com um qualquer condomínio, eu passava-me. E não voltava! Mas enfim, homens...
Bem, Gertrudes, dê as melhoras ao senhor doutor e continue a cuidar dele como sempre. Quanto ao seu Sousa, tenho a dizer-lhe que é muito apreciado pelo maralhal. Tem ali um bom homem mas a Gertrudes já sabe.
Beijinhos

P.S. O Diogo Infante,não. Mas o Mourinho, sim!; está mesmo carregado de cequeçapile...;)
e lambisgóias... também as há...!!:)))

Moon disse...

Professor, esperando que não seja desta que se 'zanga' comigo...
Acabaram de atazanar o homem cá de casa e como ainda estou perdida de riso não resisto:
- Está provado cientificamente que não nevou em Lisboa no fim de semana passado. Aquilo eram mesmo as penas das àguias acabadinhas de depenar....

E pronto! é bom que ganhe o Benfica hoje senão estou tramada!

P.S. A sua Maria tem bom gosto. "Coq au vin", huuummm... também gosto!

Maria São Miguel disse...

Isto está dum requinte... :) Um recadinho cheio de "cequeçapile", cozinhado em lume brando, sem "Fonte de Iú" nem "cócouvan", e no final as ternas recomendações para o bom trato do "égu"... deles! Lindo! Parabéns Gestrudes!!!! ;)


(ainda me doem os músculos da barriga das risadas que dei;)

Vera_Effigies disse...

Temos uma Gertrudes, maternal e casamenteira, a olhar pelo Mahatma. Quem não gosta de ser protegido?
Mahatma essa cumplicidade com a Maria tem de dar em união.É das minhas essa mulher sábia. Gosto dela.
:)))))))
Um abraço com cheirinho a mimosas, eucalipto e pinheiro
MJ

Anónimo disse...

Selecção masculina de símbolos sexuais para todos os gostos! ;]
Falta aí um … tipo Virgílio ou assim… em substituição do mais novo! Bem… e daí não sei. ;]

Gostava de poder brincar à altura da provocação que nos fez... mas tenho o humor "tamponado" ;].

Conhecem o amargo sabor de deixamos de tirar prazer daquilo que gostamos efectivamente de fazer? Do que nos devora o tempo sem que notemos - e bruscamente pensarmos que se calhar ... nao somos tão bons como pensávamos que erámos? Porque alguém o diz, porque alguém o pensa... Ás vezes a "vida doí"... %[

Anónimo disse...

- Ó doutor! O sr. acalme-se que ainda tenho de chamar o 112! Respire fundo homem de Deus!-( Onde raio pôs ele a bomba? Claro... debaixo do monte de jornais! Isto há lá Maria que o ature?!)
- Olhe baixe-se a apanhe a bomba o doutor que eu estou todo entrevadinho. (Ora é a caldeira ou o portão...raios o partam! Não sabe arrajar nadinha!). Olhe já aí vem a Gerturdes com o chá. E escusa de estar aí a acenar... vai beber o chá, sim.
Se não fizer o que lhe estamos a dizer...
Já viu se a menina o via assim, com esse ar de gaseado? E NÃO LHE COMPRO O JORNAL AMANHÃ não vá ter outra crise com os frangos!
Fique com os anjos







(que são... assexuados)


PTO- Pau para Toda a Obra
Não já não bastava ser o carrasco da patroa!

Anónimo disse...

Duas palavras: simplesmente delicioso...
Vá, vá lá, só mais umas quantas: esta missiva da ti'xtrudes, por interposta pessoa, fez-me repensar, uma vez mais, a minha opinião sobre o sôtor... vá pondo mais achas nesta fogueira.
Cumprimento-o circuspectamente

A Menina da Lua disse...

Professor

Porque será que quando leio estes seus posts fico incapaz de comentar? e não é por não ter gostado, é que como já disse tudo...falou, brincou, criou cumplicidades, fez subtilezas, recheou-nos com subentendidos e pronto ...já não sei o que dizer...assim não brinco pronto:)))

Tambem gosto dessa Gertrudes; é autentica, afectiva e cheio de sabedoria, pelo menos daquela "prática" fundamental para a vida...

Anónimo disse...

"Os homens precisam que se mande neles, mas sem notarem".

E é por isto que eu venho dizendo que a sociedade portuguesa é matriarcal. E não só a portuguesa. Embora o Prof. não concorde muito comigo. Mas lá que "conduzem o barco", conduzem, com a mestria de insinuarem que "ele" manda. Quem assim não crê, ou é pura ilusão ou fim de casamento ou da relação.

andorinha disse...

Bom dia.

Júlio,
Adorei!!!
Sei que não sou nada original ao dizer isto, mas que quer?
Com estes textos deliciosos "obriga-me" a dizer sempre a mesma coisa.:)
Os ares de Cantelães são mesmo inspiradores...
E a Gertrudes sabe-a toda, a experiência conta muito.
Só não gostei de uma coisa quando ela diz "Irra!, que algumas parecem tão esfomeadas como os homens..."
Qual é o espanto??? A fome quando nasce é para todos, independentemente do género.:)

E adorei a do "cequeçapile" do Mourinho, embora eu vá mais pelo Paulo Pires.:))))))))))

Quanto ao Benfica compreendo que esteja triste, eu ontem também fiquei; mas não vale a pena ficar de trombas:))), há que relativizar as coisas (quem dizia isto?):)
De qualquer modo ainda faltam muitos jogos e não vamos atirar toalha ao chão.

Bom domingo para todos.

Su disse...

"Aquele feitiozinho que todos conhecemos, não é? Ao lado da Menina ainda se acanha, mas assim... "
só mimos...mimosss
gostei de ler
jocas maradas

Anónimo disse...

:)))))))))))

Anónimo disse...

:))))))))))))))))))))

Moon disse...

Gertrudes,
espero que tenha feito almoço do agrado do patrão, para minimizar os danos...:)))))))
Estava aqui a lembrar-me de algo que li (da autoria de um ilustre desconhecido) há tempos:

"Megalómano, rosno «isto só a mim», com a volúpia do ateu a quem o Senhor decidiu punir carinhosamente, tanto azar desafia a lei das probabilidades. Vem do Alto, sem a menor dúvida."

Pois a mim não me parece nada que o "Alto" tenha tido influência no resultado de ontem à noite...:))))
E pensando bem, até me arrepio ao constatar que houve alguém que a meio da tarde, previu (adivinhou?) o resultado do jogo da noite. Premunição?! Estranho, muuuiiiito estranho...

Maria Carvalho disse...

Visito-o hoje pela primeira vez. Gostei, aliás a imagem de inteligência que tenho sua, não me deixa outra alternativa. Um abraço.

Anónimo disse...

um ben fica com balido ou um cócou van em ceque çapile con trolado dão cabo dum égu des baratinado

_Stardust_ disse...

:)))

Nota-se um ataque agudo de mimalhismo por parte do senhor doutor, Gertrudes!Se a menina Maria não vier no Carnaval, não lhe gabo a difícil tarefa de controlar a dupla nos próximos tempos. Mas a Gertrudes está à altura!
Entretanto, pode ser que a resposta da menina Maria chegue em breve e lhe seja favorável! Não falta assim tanto tempo para o Carnaval... e sem o Maralhal a ocupar o senhor doutor esse fim de semana... chega a menina Maria e... abençoado rali! ;)))

Anónimo disse...

Sabe como ele é supersticioso - declarou logo que a empresa de desinfestação não ia aparecer e o Benfica apanhava no pêlo à noite em Leiria.

Professor, veja lá mas é se se deixa de bruxedos... ;-)) Esta manhã estive a falar com o Moretto. O rapaz estava mesmo em baixo (6 golos sofridos em 2 jogos, é obra).

Maite disse...

Ó Sousa...homem!...eu sei que o Professor lhe dá imenso trabalho e nem sequer tem tempo para pensar em mais nada...mas olhe que, estava eu aqui a pensar com os meus botões, há tempos tinha-lhe feito um pedido para me arranjar assim "a modos que" um mordomo como o Sousa...e nada. Está bem, pronto, eu compreendo....mordomos assim não estão ali "ao virar da esquina". Mas pronto, é só para não se esquecer :))))))))))

Cumprimentos à sua Gertrudes :)

Anónimo disse...

andorinha 12:51 PM

"Quanto ao Benfica compreendo que esteja triste, eu ontem também fiquei; mas não vale a pena ficar de trombas."

Só para ti, Andorinha, um silogismo delicado: Leiria... trombas... Tromba Rija ! Gostaste da minha delicadeza ?! ;-))

Pamina disse...

Boa noite.

Isto há cada coincidência! Como dizem os ingleses:"it’s (mesmo) a small world." Imaginem que, ao ler este post, descobri o seguinte: eu conheço a Gertrudes. Pois é verdade, não estou a brincar.
Há um mini-mercado perto da minha casa, dum casal do Norte (exactamente!) que se veio estabelecer aqui, a D. Olinda e o Sr. Alcino, pessoas muito simpáticas, às vezes falo com ela sobre culinária, pois faz uns fritos de sonho para vender no mini-mercado, e já temos falado também dos filhos, o deles deve ter uns 20 anos, é um tipo todo atlético que joga futebol no "Dagordense" (aqui ao pé de Óbidos), pois, retomando o fio à meada, por volta do fim do ano, uma vez que lá fui fazer umas compras, a D.Olinda apresentou-me uma irmã, Gertrudes, e disse-me que ela e o marido tinham vindo passar o ano com eles, mas que trabalhavam para um "Sr. Dr. do Porto", etc., etc., já devem estar a perceber.
Na altura, não fiz a relação, só hoje é que percebi, devido a umas coisas que a Gertrudes diz. Devo dizer que a achei muito simpática, mas um bocado "estranha". Já passo a explicar porquê. Ela pareceu-me uma mulher muito positiva e com essa sabedoria popular que demonstra possuir nesta carta, mas fez umas referências, completamente "fora de carácter", que me deixaram muito admirada. A mim perguntou-me se tinha feito uma "bôchei denuel" e se já tinha comprado uma garrafa de "muetechandu" (foi assim que me soou, só quando cheguei a casa é que percebi o que ela queria dizer e até pensei que se calhar tinha sido emigrante em França).
Depois, quando eu lá estava no mini-mercado, entrou outra cliente com um menino pela mão e ela fez-lhe uma festinha na cabeça (vê-se que, debaixo de alguma rudeza, é uma mulher muito afectuosa) e perguntou à mãe se ele já estava na fase "fáquila" (esta, na altura, não percebi mesmo). Só hoje é que se fez luz completa no meu espírito! Agora já percebo donde lhe vêm estas influências.:)

Aproveito para enviar os meus cumprimentos à Gertrudes e ao Sousa e desejar-lhes e a todos bom início de semana.

andorinha disse...

a sul,
Looooooooooool

Fora de lei(7.47)
Eu aí falei para o Júlio, não falei para ti.:)))))))))))
Quanto à delicadeza ou não, não comento, não percebi a associação.:)

Contigo nunca sei se estás a brincar ou se estás a dizer alguma barbaridade.:))))))))))))