terça-feira, dezembro 05, 2006

A sabedoria do velho Eça:).

"Mas queria juntar duas linhas regeladas, impassíveis, que a ferissem mais que o dinheiro: e não encontrava senão frases de grande cólera, revelando um grande amor."

29 comentários:

Fora-de-Lei disse...

Ou seja, por vezes é muito ténue a linha que separa o amor do ódio...

Um pouco como a derrota de hoje do Sporting... no fim, fiquei sem saber se estava triste ou contente. Mas se fosse o Porto, ficava mesmo contente. Isto é, neste último caso nunca há amor... ;-))

alquimista disse...

Boa noite

Se o amor suscita frases coléricas, o que poderá suscitar a paixão ?
E porquê este aparente antagonismo?
Posse, ciúme, "concorrência"...?

Idiossincrasias disse...

(...)
Amemos muito como odiamos já.
A verdade está sempre nos extremos,
Porque é no sentimento que ela está.

Fausto Guedes Teixeira

(será?)
Boa noite

andorinha disse...

Boa noite.

A sabedoria, eu diria imensa, do velho Eça.
Todos nós temos experiências do género ao longo da vida, penso eu.
É complicado: quando se sai de uma relação e ainda se ama, esse amor expressa-se muitas vezes através de palavras ácidas.
Quando a acidez desaparece e se consegue encarar o outro de uma forma "natural", então aí há uma acalmia dos sentimentos.
Muitas vezes só o tempo se encarrega de o fazer.

Idiossincrasias disse...

Professor,
por favor, não leve a mal... Sobre "O Amor É" de hoje:
Então e o porteiro? Gostou dos beijinhos?, ou...
Olhe que a gente começa
às vezes por brincadeira
e depois se se habitua
já não tem vontade sua
e fá-lo queira ou não queira
:)))

Julio Machado Vaz disse...

Aquarela,
O senhor Álvaro nunca me permitiria confianças:)))).

ASPÁSIA disse...

PROF. VAI DESCULPAR-ME... FUI RELER UM POUCO E NÃO RESISTO...UM POUCO MAIS... O EÇA MERECE...

(Carlos) Olhava a folha branca: e a banal expressão Minha senhora dava-lhe uma saudade dilacerante por aquella a quem na vespera ainda dizia «minha adorada», pela mulher que se não chamava ainda Mac-Gren, que era perfeita, e que uma paixão indomavel, superior á razão, entontecera e vencera. E o seu amor por essa Maria Eduarda, nobre e amante, que se transformára na Mac-Gren, amigada e falsa, era agora maior infinitamente, desesperado por ser irrealisavel - como o que se tem por uma morta e que palpita mais ardente junto da frialdade da cova. Oh! se ella pudesse resurgir outra vez, limpa, clara, do lodo em que afundára, outra vez Maria Eduarda, com o seu casto bordado!... De que amor mais delicado a cercaria, para a compensar das affeições domesticas que ella deixasse de merecer! Que veneração maior lhe consagraria - para supprir o respeito que o mundo superficial e affectado lhe retirasse! E ella tinha tudo para reter amor e respeito - tinha a belleza, a graça, a intelligencia, a alegria, a maternidade, a bondade, um incomparavel gosto... E com todas estas qualidades dôces e fortes - era apenas uma intrujona!

"Os Maias"
---------------------

QUANDO SE "ODEIA", COMO DIZ A ANDORINHA, É PORQUE AINDA SE AMA... OU PELO MENOS AINDA NÃO SE ESQUECEU...

NO AMOR COMO NA VIDA... SÓ O ESQUECIMENTO É A MORTE.

ENQUANTO A RECORDAÇÃO DE ALGUÉM NOS IMPREGNA, ESSA PESSOA, FÍSICA OU ESPIRITUALMENTE NÁO MORREU PARA NÓS.

ESPERO MAIS PARÁGRAFOS DO EÇA...

ASPÁSIA disse...

E... Ó PROF...

FAXAVÔR DE SE COMPORTAR E NÃO DEIXAR O SR. PORTEIRO COM OS OLHOS... EM ÁLVARO...

;))

goncalo disse...

É a ambivalência, todo o sentimento traz o seu oposto, alegria e tristeza, amor e ódio, etc...

Quanto ao Sporting, sinto tristeza e, sobretudo, saturação de tudo isto))). Um dia talvez aqui escreva sobre o fenómomeno psicológico colectivo e social à volta do Paulo Bento. O silêncio de hoje no estádio fez-me pensar que há ali algo de reprimido que assenta numa identificação patológica ao treinador que, por um lado, vem da pena pelo homem, mas também por o Paulo ser o treinador que mais se aproxima do adepto em geral, do adepto que pensa que se fosse ele a decidir o seu clube ganharia sempre.

PS. Prof. vi o seu programa ontem. Gostei, mas continuo a achar que é gente a mais.

ASPÁSIA disse...

Os Maias - prod. Rede Globo

thorazine disse...

Pergunto eu o que é feito do podcast do "amor é" do fim-de-semana? Será que está gravado? É que a tecla do REC às vezes encrava..lol

thorazine disse...

Eça "bomba" é na área "Genética Vs Ambiente"! Um dos visionários, sem dúvida! ;)))

Gabriela disse...

Professor,
Veja um pouco do filme. Que é que se passa connosco?

andorinha disse...

Thora,
E perguntas bem.
Eu nem o "Amor é..." do fim-de-semana nem o de hoje:(

Até amanhã, gente:)

LA disse...

Ainda a propósito da sabedoria e do humor do velho Eça, não resisto a transcrever, para vosso deleite, a carta que este enviou a Carlos Pinto Coelho, director da Companhia das Águas.

"Il.mo e Ex.mo Senhor Carlos Pinto Coelho, digno director da Companhia das Águas e digno membro do Partido Legitimista:
Dois factos igualmente graves e igualmente importantes, para mim,me levam a dirigir a V. Exª estas humildes regras: o primeiro é a tomada de Cuenca e as últimas vitórias das forças Carlistas sobre as tropas Republicanas em Espanha; o segundo é a falta de água na minha cozinha e no meu quarto de banho.
Abundaram os Carlistas e escassearam as águas, eis uma coincidência histórica que deve comover duplamente uma alma sobre a qual pesa, como na de V. Exª, a responsabilidade da canalização e a do direito divino.
Se eu tiver a fortuna de exarcebar até ás lágrimas a justa comoção de V. Exª, que eu interponha o meu contador, Ex.mo Senhor, que eu o interponha nas relações de sensibilidade de V. Exªcom o Mundo externo; e que essas lágrimas benditas de industrial e de político caiam na minha banheira!
E, pago este tributo aos nossos afectos,falemos um pouco, se V. Exª o permite, dos nossos contratos. Em virtude do meu escrito, devidamente firmado por V. Exªe por mim, temos nós-um para com o outro-um certo número de direitos e encargos. Eu obriguei-me para com V. Exªa pagar o desvio de uma encanação, o aluguer dum contador e o preço de água que consumisse.
V. Exª pela sua parte obrigou-se para comigo a fornecer a água do meu consumo. V. Exª fornecia, eu pagava. Faltamos evidentemente à fé deste contrato: eu se não pagar, V. Exªse não fornecer.
Se eu não pagar, faz isto: corta-me a encanação. Quando V. Exª não fornece o que hei-de eu fazer, Ex.mo Senhor? É evidente que para que o nosso contrato não seja inteiramente leonino, eu preciso, no análogo àquele em que V.Exª me cortaria a mim a canalização, de cortar alguma coisa a V. Exª.
Oh! E hei-de cortar-lha!...
Eu não peço indemnização pela perda que estou sofrendo, eu não peço contas, eu não peço explicações, eu chego a nem sequer pedir água.
Não quero pôr a Companhia em dificuldades, não quero causar-lhe desgostos, nem prejuízos...
Quero apenas esta pequena desafronta, bem simples e bem razoável, perante o direito e a justiça distribuída - quero cortar uma coisa a V. Exª!
Rogo-lhe, Ex.mo Senhor, a especial fineza de me dizer, imediatamente, peremptoriamente, sem evasivas nem tergiversações qual é a coisa que, no mais santo uso do seu pleno direito, eu posso cortar a V. Exª
Tenho a honra de ser
De V. Exª com muita consideração e com umas tesouras
Eça de Queiroz"
:))

noiseformind disse...

Em relação a posta anterior relativa a pequenas revoluções ISTO SIM eu considero algo que faz parte de uma revolução



In other news...
"Pai mais determinante desenvolvimento linguístico até 36 meses
Um estudo norte-americano revelou pela primeira vez que em famílias onde ambos os pais trabalham a figura do pai tem mais impacto na aprendizagem e no desenvolvimento da língua materna em crianças entre os dois e os três anos."
FDL,
Cá está uma boa justificação para a parte masculina de um jovem casal ficar na sala com os miúdos remetendo a mulher à cozinha: "ele ouve-me muito mais a mim, querida. N estamos a ver o Telejornal juntos, estou-lhe sim a ensinar as boas bases do português ; ))))))))))

Fora-de-Lei disse...

noiseformind 9:45 AM

Noise, só agora compreendo porque é que o meu filhote se tornou um puto tão eloquente. Benditas horas que a minha mulher passou na cozinha enquanto eu lhe ensinava - através da televisão - que aquelas camisolas vermelhas eram verdadeiramente especiais... ;-))

ILCO disse...

vermelhas?

ah! as do Manchester... ok

DarkViolet disse...

"Credo!"...
"Que horror!"...

noiseformind disse...

FDL,
Até pq quando são as mulheres a educa-los sozinhas chega-se a extremos do tipo "Kid arrested for playing with Christmas present" e um tipo fica a pensar de si para si: mas aquela malta n tem mãos? (uma pessoa lê cada coisa, parece que é 1 de Abril todo o ano...)


Catati,
Há mesmo pessoas que chegam a esfaquear o parceiro mas é "com carinho..." ; )))))))))))

Em relação a Eça, sempre o achei demasiado colado e tardio (no sentido de movimento e n no sentido cronológico estrito, obviamente) em relação a Zola em termos realistas. E demasiado upstairs nos seus romances para ser visto como um realista central ou um produto realista verdadeiro. Eu diria que Eça criou um sub-tipo literário per se pois, como li à uns anitos na Folhaonline "O realismo de Eça, porém, precisa ser bem caracterizado, pois é mais complexo do que sugerem as definições habituais desse estilo". Dirão que o Crime do Padre Amaro é uma obra fundadora do realismo em Portugal. Será, mas entendo-a (e tenho a edição crítica que apõe a primeira e segundas edições) como um exercício de estilo, um Germinal de Zola muito mais socialmente integrado, como por exemplo a constante e repetida apresentação das doenças dos intervenientes de muitas das suas novelas (forma de as humanizar e dessacralizar, unindo pelo corpo o que é separado pela condição social) muito mais próximo do realismo burguês de Dom Casmurro do que da retratação humana dos desfavorecidos de Germinal. Mas isto sou eu a falar... obviamente ; ))))))))))

ASPÁSIA disse...

QUEM ESTA NA ZONA DE COIMBRA...

ANTENA1 DENTRO DE MOMENTOS VAI OFERECER BILHETES PARA ESPECTÁCULO DE WIM MERTENS NO TEATRO GIL VICENTE.

QUEM PUDER NÃO PERCA ESTE FENOMENAL MÚSICO!!!

ASPÁSIA disse...

TEL_ 213820123 ANTENA 1

ASPÁSIA disse...

AH... BOM DIA!

COM A PRESSA DO ANÚNCIO NEM TIVE TEMPO...
HAVERA DE SER EU Q ESTIVESSE EM COIMBRA...
MAS MERTENS VAI ESTAR TB LX E PORTO PELO MENOS...

thorazine disse...

"Escolas e liceus do Sul da Alemanha em alerta
Polícia procura jovem de 18 anos que divulgou na Internet um plano de tiroteio



As escolas e liceus de Bade-Wurtemberg, no Sul da Alemanha, estão hoje em alerta. A polícia procura um estudante de 18 anos, depois da divulgação, na Internet, de um plano de tiroteio num estabelecimento escolar.
O jovem procurado foi visto segunda-feira à tarde pela última vez, de acordo com fonte da polícia local. O jovem é considerado "introvertido e solitário" pelos investigadores da polícia.

O liceu onde actualmente estuda, em Offenburg, bem como a sua antiga escola, em Neuried-Ichenheim, foram alvo de buscas.

As aulas estão a decorrer normalmente, mas na presença de forças de segurança, que vão revistando os alunos à medida que entram.

Dois helicópteros e forças especiais foram mobilizados para encontrar o jovem e foi aberta uma linha telefónica de emergência para prestar informações às famílias.

Tudo começou durante um jogo de guerra da Internet, "Counterstrike", quando um jogador anunciou que iria desencadear um tiroteio no seu estabelecimento de ensino no dia de São Nicolau, que se celebra hoje. Os outros jogadores deram o alerta às autoridades."

E depois dizem que é dos jogos! A malta já não pode brincar a jogar CS que les mandam logo força policial! O medo já venceu! Já estou a ver um miudo, como "aparentemente" 18 anos, que até tem cara de jogar counterstrike a levar um tiro no meio da testa quando estava a tirar a senha cantina do bolso! LOL

É um pouco tipo "crash"! Ou tipo o PERIGO em Faro depois de descobrirem a milhares de kilometros duas garrafas de litro que juntas era explosivas. :))

O medo venceu!

andorinha disse...

Noise (9.45)
Em desacordo total e absoluto.
"Mulheres polacas criam partido totalmente feminino".
Isso não é nenhuma revolução, é um tremendo disparate.:)

FDL (10.07)
Machista empedernido...o que te vale é seres benfiquista:))))))

Thora (12.38)
Claro que venceu, mas já era de esperar:(

CêTê disse...

Muito bem escrito.
Muito bem escolhido.
;]

Cleopatra disse...

E tantas vezes que eu sinto isso mesmo.
E quanto mais me enfureço...mais amo!!

Lord of Erewhon disse...

Precisamos de 1.000 eças!

Su disse...

excelente escolha-----adorei ler
jocas maradas