sábado, novembro 11, 2006

Quinta-Feira à noite, cheio de sono.

Quinta-Feira à noite fui ao Clube Literário do Porto ouvir poesia. A dormir em pé... O que foi um erro, com o Carlos Magno a moderar. O maroto obrigou-me a intervir e eu disse uma caterva de asneiras, que felizmente esqueci. Excepto uma promessa suicidária: levar um livro da próxima vez e ler um poema. Há quase vinte anos que leio poesia na rádio e na televisão, há mais para os meus alunos. E no entanto nunca me senti a lê-la "em público". Os alunos são família, as câmaras inocentes, nunca imagino gente de carne e osso para lá delas. Acontece que eu gosto muito do Carlos. Dele e do jovem conviva dos almoços com o meu Pai, de onde o meu velho regressava consolado, "o rapaz é inteligente e culto". Por isso o Magno é sagrado para mim, "um amigo de infância que só conheci na idade adulta". E da próxima vez levo poemas do Eugénio ou da Amalia Bautista e assassino-os em voz alta. De graça! Para alívio do Dr. Rui Rio...

59 comentários:

noiseformind disse...

007 - License to Say Poetry

...With Júlio Machado Vaz as Dr.No ; )))

MJ disse...

Professor:

"Quinta-Feira à noite fui ao Clube Literário do Porto ouvir poesia. A dormir em pé..."

Anda a dormir pouco... Isso foi da noitada passada a ver os resultados das eleições nos EUA :-)))

"e eu disse uma caterva de asneiras, que felizmente esqueci."

Como se, aqui, alguém acreditasse nisso... :-) O Prof é daquelas pessoas que mesmo que só dissesse "asneiras", agradaria sempre. Sabe comunicar como niguém :-)

"levar um livro da próxima vez e ler um poema"

Excelente ideia!
E quando é que lê só para nós?
Podia ir pensando num sarau poético e musical com a prata desta casa. Parece-me que há aqui gente com muito valor. Aí, irei de certeza... se não se importarem, claro.

Vou mergulhar de novo nos testes.

Beijo

AQUILES disse...

Quem não se inibe perante um público é porque tem uma má ideia do seu valor.

noiseformind disse...

Aquiles,
Tás a falar mal do Hitler???? Esse grande pintor aguarelista da primeira parte do Séc XX? loooooooooooooooooooooooooooooooool

FDL,
Em relação à nossa disputa (ou diz outra palavra qualquer) podemos chegar a este compromisso? Wish you were here cantado ao vivo pelos que tu dizes serem os não-Pink Floyd ou Gajos que Andavam com o Waters à Pala do Talento Dele ; ))))))))))

moon disse...

"...e eu disse uma caterva de asneiras..."

Pois isso!...
Eu cá, não compro essa...:)

Bem, da próxima faça o favor de dormir a siesta e avisar aqui a malta para assistir ao crime em directo, ao vivo e a cores:))))

Mariana disse...

"Hoje roubei todas as rosas dos jardins
e cheguei ao pé de ti de mãos vazias." Eugénio de Andrade

dimensaooculta

CêTê disse...

"E da próxima vez levo poemas do Eugénio ou da Amalia Bautista e assassino-os em voz alta."

Vai ser então um duplo assassinato passional. ;]]]]
Eu aposto mais numa ressurreição!;]

"Aquela história" se publicar um CD com o "Amor é..."- [como eu gostava dos cromos com o mesmo nome ainda eu não percebia nada de amor romântico (acho eu!!)] iria ter um outro aproveitamento: nas aulas de Formação Cívica ou noutro contexto serviria para ponto de partida, mediatriz, ou outro qq ponto. Sabe as suas reflexões são pertinentes, não espartilhadas, não moralistas, breves qb e deixam tantas portas abertas que constituem uma excelente matéria-prima. Que acham de fazer-mos um abaixo-"assassinato"?;]]]]
bjt

thorazine disse...

Noise,
eu peço desculpa ao Serginho mas aqui vai: http://www.uploading.com/files/K0C251VY/S__rgio_Godinho___Liga____o_Directa_17.95____FDx____.rar.html

Ah..e o hitler pelo que consta tremia sempre da mão esquerda! :))))))))))9

Fora-de-Lei disse...

Do seu amigo Carlos Magno, relembro - com muita tristeza - um profundo sectarismo portista que o fazia passar a vida a desejar o pior à Selecção Nacional. Isto nos anos idos do Europeu de Futebol que teve lugar no nosso país.

Daí para cá, se calhar mesmo quando até nem estou a desgostar de ouvi-lo, emana de mim um igual sectarismo anti-Carlos Magno. Quando consigo pôr de parte todas estas reservas mentais, chego a uma complacente conclusão: não foi lá muito saudável a passagem de Carlos Magno por Lisboa (DN).

Fora-de-Lei disse...

noiseformind 8:57 PM

"FDL, em relação à nossa disputa (ou diz outra palavra qualquer)..."

Disputa é uma palavra educada / correcta e até tem algum olimpismo subjacente... :-)


"... podemos chegar a este compromisso? Wish you were here cantado ao vivo pelos que tu dizes serem os não-Pink Floyd ou Gajos que Andavam com o Waters à Pala do Talento Dele."

Noise, não foi isso que eu disse. Recordando(-te): Para mim, os Pink Floyd não significavam apenas música. Também tinham a ver com uma certa maneira de estar e/ou pensar. E quem representava mais essa pose era precisamente o Roger Waters. Assim sendo, não é tanto uma questão de arte perdida com a ausência de RW mas mais um certo saudosismo da minha parte por coisas que vão para além dessa dimensão.

noiseformind disse...

FDL,
E é precisamente o que estou a dizer. Wish you were here cantado pelos gajos sem a pose certa uns anos depois ; )))))))) ou estás assim tão divorciado da músicas? As bandas são assim, sabes? Fazem música... ; ) tirando as boy band e bandas criadas por empresários com anúncios no jornal ; )))

noiseformind disse...

Thora,
E agora o Boss vai-te chibar ao Sérgio e vais preso... tsc... tsc... tsc... looooooooooooooooooooooooooool looooooooooooooooooooooooool looooooooooooooooooooooooooooooool looooooooooooooooooooooooooooooool looooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooool loooooooooooooooooooooooooool looooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooool

; )

Fora-de-Lei disse...

noiseformind 11:11 PM

Mas olha que nos espectáculos ao vivo, os Pink Floyd (s/ RW) até costumam ter algo de bom: as três miúdas do coiro... ;-))

Fora-de-Lei disse...

Sorry, mas tinha de ser...

http://www.fifa.com/en/WorldLeagues/index/0,4643,125378,00.html?articleid=125378

Benfica to pip Manchester United for world record


Portuguese giants Benfica have set a new Guinness world record for the football club with the most paid-up members, surpassing the previous record set by Manchester United, Portuguese media reported on Friday.
Benfica president Luis Filipe Vieira and a Guinness World Record official will make the announcement at a press conference later on Friday, sports daily A Bola reported, citing club officials.

The Lisbon-based club, founded in 1904, counts over 160,000 members following a membership drive launched earlier this year, compared to 152,000 members for previous record holders Manchester United.

In July Benfica put a 'membership kit' on sale at 3,800 locations across Portugal that includes two tickets to a club match, a DVD with match highlights, a visit to the club's stadium and the choice of either a team hat or scarf in addition to a membership card.

Advertising campaigns urged fans to buy the kits, which costs 55 euros (70 US dollars) for adults and 25 euros for those under the age of 18, in order to make Benfica "the biggest club in the world".

Last season Benfica recorded 13 million euros in revenues from memberships, an amount that accounted for 14 percent of the club's total revenues.

noiseformind disse...

FDL,
Quando fôr o do Guiness que der mais lucro junto-me a ti em ululante celebração ; )

Julio Machado Vaz disse...

Fdl,



Yeah!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Aspásia disse...

Prof...

Não se excite muito com esses aplausos... olhe que depois náo dorme e amanhã os netos não o conseguem aturar...

;))

PAH, nã sei! disse...

Pronto...
Basta falarem da águia e pimba! "Benhe logo a boáre"!!

Chefinho, Professor (onde estão os meus modos):
"E da próxima vez levo poemas (...)"

Isso é campanha injusta!
Já viu o sinhor Rio a ter que contratar o pelotão da polícia de choque, para impedir as "fanzes"?? Injusto!
O Senhor Pintinho vai ficar com "imbeja"... Porque até agora, só nos jogos do "Fê qê pê" havia corpo de intervenção... (esta do corpo é gira, intervêm em quê? Corpo a corpo, lá está!!)

Aspásia disse...

Quanto ao recital poético... onde e quando? Tem de arranjar é um bom empresário...

MJ

Ó menina, então passam-se modelos enquanto se vêem testes???
Isso é que é ubiquidade...

;9=

Viva disse...

Boa noite pessoal

E VIVA O BENFICA.

Bem quanto ao assasinato anunciado previamente, apenas acrescento que o prof deve saber que vai ser considerado homicidio de 1º grau uma vez que é premeditado. Mas deixe estar que aqui o pessoal do blogg vai o visitar á choldra, leva ums livros de poesia (para ir treinando os próximos assasinatos).

;-))

Aspásia disse...

Õ PAAAAAAAHHHHH!!!

CHEFINHO???? MAS QUE CONFIANÇAS SÃO ESSAS COM O PROF.?
SUBIU-TE à CABEÇA O ESTRELATO NO JANTAR, TÁ BISTU!!!

PARA TI, QUE INDA POR CIMA ÉS NOVATA CÁ NO SÍTIO... É CHEFÃO!!!

;>

Aspásia disse...

PAH

ACONSELHO VIVAMENTE QUE CONHEÇAS O FAGUNDES, O PUXA-SACO E O SEU QUERIDO CHEFINHO DO GRAAAAAAAAAANDE CARTOONISTA BRASILEIRO LAERTE.

LÁ ENCONTRARÁS TAMBÉM OUTROS PERSONAGENS, DE ENTRE OS QUAIS O "GATO E GATA", AO LADO DO FAGUNDES, SÃO OS MEUS PREFERIDOS.

Aspásia disse...

PAH

EM ESPECIAL PARA AS TUAS BICHANAS EIS OS FAMOSOS E IMPAGÁVEIS GATO E GATA DO LAERTE.

ADEVIRTAM-SE... TB EXISTE CÁ UM ÁLBUM DOS GATOS EU TENHO, SE QUISERES DIGO ONDE SE VENDE...

E NADA DE TE PÔRES A MIAR AO "CHEFINHO"... NÃO CONSINTO, ORA ESSA!!!
EU CONHEÇO O CHEFINHO DESDE 1991 !!!

;)*
;)))

Viva disse...

Hum

gatos! Pois essa raça rara. Ao vivo e a cores é uma coisa que não vejo já lá vai uns tempitos, que coisa até já pensei que estou a ficar miope.

Será??? Bem deve ser do PDI. Só pode.

Lol

Aspásia disse...

ALIÁS EU SEMPRE FUI A MAIOR PUXA-SACO DO CHEFINHO!!! ;))

SE VIRES O FAGUNDES, HÁ LÁ UM CASO SEMELHANTE... àS TANTAS APARECE UM NOVO EMPREGADO DO CHEFINHO QUE QUER SER SUPERIOR AO FAGUNDES EM PUXAÇÃO DE SACO (ADULAÇÃO)... É HILARIANTE, ELES TÊM UM DUELO EM QUE RECITAM ALTERNADAMENTE POEMAS DEDICADOS AO CHEFINHO....

- AS TIRAS DO LAERTE FORAM PUBLICADAS DURANTE VÁRIOS ANOS DIARIAMENTE NO DIÁRIO DE NOTÍCIAS...

O LAERTE É UM GRANDE FILÓSOFO E ANALISTA DO COMPORTAMENTO HUMANO... NAS SUAS TIRAS REFLECTE-SE, ATRAVÉS DE UM HUMOR A TODOS OS TÍTULOS BRILHANTE, O SEU CONHECIMENTO DA ALMA HUMANA.

TENHO 2 KILOS DE TIRAS DO DN RECORTADAS NUMA CAIXA...

AGORA COMO JÁ ESTÃO NA NET NÃO SEI SE AS GUARDE...

VIVAM OS CHEFINHOS!!!

MAS VIVAM MAIS OS PUXA-SACOS/AS!!!!

MAS AINDA MAIS OS GATOS/AS!!!

VIVA TU, PAH!!!

VIVA EU!!!

TENHO DITO...

;9

PAH, nã sei! disse...

ASPÁSIA,

Ó melheri, então ia-me cá por a miar??
Deixo isso para as "bichanas" que aqui comentam "na loja do chefinho"
(realmente, esta do chefinho...
Professor, acho melhor colocar-me no mê espaço... ainda me "arranham" ;)

"Chefão"? Nã! (não tinha piada)


Ah!
Entre testes há vida... eu sou como o mestre Carl Sagan. acredito que "eles andem aí" :)

Aspásia disse...

AH, VIVA TAMBÉM TU, VIVA!!!

OH DIABO PARECE QUE O LINK DOS GATOS NÃO ESTÁ BOM...

Aspásia disse...

HUM... VEJAMOS AGORA...

GATO E GATA

CREIO QUE ASSIM MIAM MELHOR...

PAH, nã sei! disse...

ASPÁSIA,

Filha, melheri, "puxa-saco" do chefinho, etc... olha se me punha para aqui a recitar poemas ao "patrão", "chefinho", etc...
Tadinho... depois o senhor Magno ainda me preferia a moi... ;))

Beijocas!!


Ah! Já "bi"!!! Os gatos!!

Falaste em Fagundes, e fui a "correr" (naveguei rápido) em busca desse deus do charme: António Fagundes... esse gato!
Mas estou a adorar estes!!

Aquela gata tem que se lhe diga!! Faz lembrar alguém :)))

Ora, como de magustos já me fartei, vou atacar o trabalhito que por aqui anda.

Aspásia disse...

ENTÃO QUANDO ACABAREM ESSES TESTES DELICIEM-SE COM O FAGUNDES E OS GATOS...

BOAS NOITINHAS... OU NOITADAS...

MIAUFFFFF....

Viva disse...

aspásia

claro que o link estraga logo. O pessoal é tento a entrar que a coisa avaria e isso porque. Porque ao vivo e a cores os fulanos pisgaram-se todos.

Já sei os das fotos são todos retocados por PC. Eles são gordos e barrigudos têm umas olheiras de fugir mas os retoques dos mestre da informática fazem deles uns gatos.

Lollll

Ai aspácia a vida tá dificil tá tá até para lavar a vista. É uma injustiça

Lol

andorinha disse...

Boa noite.

O meu computador deve estra marado, só vi este post agora. Loool

Júlio, quantas vezes tenho que lhe dizer que não menospreze as suas capacidades?:)
Da próxima vez pode é avisar aqui o maralhal antecipadamente para o irmos ouvir.

Fora de lei,
Junto-me a ti e ao Júlio nessa celebração, claro.
Somos os maiores!

E agora, testes arrumados, vou para a borga.

Até amanhã e fiquem bem:)

thorazine disse...

"Mas olha que nos espectáculos ao vivo, os Pink Floyd (s/ RW) até costumam ter algo de bom: as três miúdas do coiro... ;-)) "

Por acaso reparei nisso...no último Pulse, na "Great gig in the sky" a única menina caucasiana consegue combinar a voz com os voluptuosos seios.. :))))))))))

thorazine disse...

noise,
o "boss" até vai sacar para ir se deliciando enquanto a Ana Mesquina não lhe enviar o album.. :)))))))

Pamina disse...

Ai Thorazine, meu rico menino (estou a partir do princípio que você tem mesmo 19 anos), benza-o Deus!:)
Já estou a ouvir "Às vezes o amor". Gosto tanto desta canção. Nem queria acreditar, vim dar uma espreitadela e encontrei o link. Muito obrigada.

Quanto ao recital de poesia, sugiro a inclusão obrigatória daquele poema da Amalia Bautista que dá uns conselhos muito sensatos às senhoras casadas e que acaba com a frase "...mas não o faças com o teu marido." (É da A. Bautista, não é?)
O Dr. Rui Rio é capaz de passar de aliviado a lívido, mas o público feminino com certeza que apreciará:).

Boa noite e bom domingo.

Su disse...

passei para deixar jocas maradas..
já agora leve da amalia bautista:))))
mas nada de assassinar seja o q for:))))))))
jocas maradas

fiury disse...

é melhor treinar, é melhor treinar:)
O dr. rui rio agradeçe e a cultura também.

Henrique Doria disse...

Prof.Avise aqui quando for ao Clube Literário. Espero vê-lo lá mesnos murcon do que no janatr do Murcon. Um abraço.

Aspásia disse...

BOM DIA

NÃO ACORDEI A HORAS DE OUVIR O AMOR É...

MAS AGORA ESTOU A GOASTAR MUITO DE OUVIR

HELENA SACADURA CABRAL - A1 AGORA

ESTOU A GOSTAR MESMO MUITO...

SE PUDEREM... FICA ADICA

BOM DOMINGO

Aspásia disse...

ESTÁ A FALAR DOS FILHOS...O MIGUEL E O PAULO ... É TERNURENTO...

Aspásia disse...

ESTA MULHER ESTÁ A DAR UMA GRANDE LIÇÃO DE VIDA...

Aspásia disse...

ESTA MULHER ESTÁ A DAR UMA GRANDE LIÇÃO DE VIDA...

Aspásia disse...

ESTOU À VONTADE PARA A ELOGIAR... NEM SIGO AS SUAS CRENÇAS RELIGIOSAS NEM A SUA CONVICÇÃO POLÍTICA... SEM RECONHECER O VALOR EM QQ CAMPO...

Tânia disse...

Ora aí estará uma excelente soirré! Precisamos de saber quando será.
Acima de tudo gostei da forma aberta, clara, exposta até... como relatou este acontecimento de quinta à noite. Fez-me lembrar um qualquer (no sentido aleatório do termo e não no de vulgar) indivíduo a expôr um acontecimento particular ao seu psicólogo.
Abraço a estes murcons

Fora-de-Lei disse...

Aspásia 11:28 AM

"ESTÁ A FALAR DOS FILHOS... O MIGUEL E O PAULO... É TERNURENTO..."

Um é de esquerda, benfiquista e "normal". O outro é de direita, lagarto e - segundo dizem por aí - pega de empurrão. Mas que irmãos mais estranhos...

alquimista disse...

E que tal uma contagem ao número de assistentes, in loco, aos jogos no Dragão, em Alvalade e na Luz?
Sabemos todos que muitos dos sócios são-no para poderem praticar outras modalidades dentro do próprio clube...
De qualquer modo, este entusiasmo é reflexo do tempo presente. Longe vão os tempos em que a contabilidade era feita aos títulos conquistados...

Julio Machado Vaz disse...

atorres,
Não leve isto tão a peito, ninguém nega que o FCP tem mais títulos conquistados no passado recente:).

Fora-de-Lei disse...

ATorres 3:03 PM

Não fique aborrecido pelo facto do seu fcporto não ter ainda entrado para o Guiness. Aliás, já não deve faltar tempo muito para lá chegar. Isto porque um amigo meu que trabalha na sede do Guiness me disse que - muito brevemente - vai ser criada a categoria do "clube mais beneficiado pelas arbitragens"...

thorazine disse...

Upsss..era Ana Mesquita que queria escrever!! Erro fatal! :)))

pamina,
não há nada a obrigadar. Estamos juntos no crime! :)))))

Entretanto já fiz anos, mas continuo a ser um menino! ;))

andorinha disse...

Fora d elei(6.04)

És mesmo lixado, homem (com EFE maiúsculo) :))))))))))))))))))))

APC disse...

Lolol Mas quem dúvida que o verdadeiro poeta tem um quê de para-suicidário? Ele vive a agonia do que na vida que vive falta, decanta sonhos em cuja presença é só e ausenta-se de si, às tantas, para os outros a quem dá voz.
Caro Prof... O poeta que há em si voou mais longe do que o homem pôde agarrar, mas nunca o abismo se avizinha, e sim uma massa acolhedora de gente que quer ouvir o poeta a voar. Bem-haja! :-)

Angie disse...

Vê como o Rio afinal tinha razão?
Os subsídios adormecem...
E a cultura é justamente o contrário: é afronta e inconformismo, liberdade e revolta.
Acho bem que se pague para fazer e para ver cultura. Ela é nossa, não é "dos outros", e a coisa só funciona mesmo assim.
Tal como acho bem que se paguem 5 euros por dia de internamento de curta duração nos hospitais públicos.
Os portugueses gastam isso ou muito mais em cada semana no boletim do euromilhões!

thorazine disse...

"E a cultura é justamente o contrário: é afronta e inconformismo, liberdade e revolta."
Humm, isso é mais contra-cultura!

"Acho bem que se pague para fazer e para ver cultura. Ela é nossa, não é "dos outros", e a coisa só funciona mesmo assim."
Penso que foi Agostinha da Silva que falou nos três "esses" essenciais: Saúde, sustento e sabedoria. Sem o primeiro é impossível adquirir os seguintes. Você defende então que quem não tem sustento não deverá ter acesso À sabedoria, quem não tem praticamente dinheiro para sustentar o seu corpo vivo nunca deverá sentir o cheiro da cultura. Um sistema feito para os ricos, portanto.

É verdade que os artistas precisam de sustento, mas os pobres também precisam de sabedoria. :(

Cimbalina disse...

Caro Professor,

Espero que, mesmo meio adormecido, a noite lhe tenha sido cara e que os poemas ouvidos lhe possam ter melhorado os sonhos dessa noite.
Muito obrigada por ter comparecido e a acreditar, como espero, que estas sessões se tornarão um ciclo, será sempre bem-vindo, venha ou não com a Amalia Bautista ou o "meu" tão-querido Eugénio.

Saudações poéticas,

Alexandra

andorinha disse...

Claro que se deve pagar e bem para se fazer e ver cultura; haveria de ser de borla, não?
Toda a gente ter acesso a ela, até os mais desfavorecidos?!!!
Depois ainda ficavam tão cultos como nós.Loooooooooooool

E também acho que em vez de 5 Euros por dia de internamento se devia pagar 10 ou 15. As pessoas não gastam muito mais do que isso para irem ao futebol?
Pensem nisso.

thorazine disse...

"E também acho que em vez de 5 Euros por dia de internamento se devia pagar 10 ou 15."

Vidas fáceis, as vossas..

thorazine disse...

Andorinha,
muita gente não tem dinheiro sequer para comer. Perto de minha casa vivem algumas...e não são daqueles tugas que investem num telemóvel 3G em vez de arroz. É mesmo um ordenado mínimo para sustentar uma casa com 5 filhos! ;((

"Depois ainda ficavam tão cultos como nós.Loooooooooooool"
Pelo "lol" admito que estás a brincar. Mas mesmo assim digo que só com a cultura se combate a barbárie.. ;))

andorinha disse...

Thora (8.56)
E eu não sei disso, miúdo...que muita gente não tem sequer dinheiro para comer.
É por isso que me irritam os snobismos de alguma gente que aqui comenta e daí o meu post.
Não percebeste que tudo o que escrevi foi duma forma irónica?
Ai essa perspicácia, miúdo!

Vês como a escrita pode ser perigosa?
Pensei que já me conhecias o suficiente para não fazeres esse juízo de mim:(

thorazine disse...

Sorry!!!!

Se houvesse aqui um buraco, eu enfiava-me....

Salvo seja! :)))