quarta-feira, junho 21, 2006

Bem me parecia! Para quando a justa comparticipação do Estado??????:)))).

Hormona do sono detectada no vinho tinto
19.06.2006 - 13h08 Ana Gerschenfeld



Uma equipa de cientistas de Universidade de Milão afirma ter descoberto que as uvas utilizadas no fabrico de alguns dos mais populares vinhos tintos contêm altos níveis de melatonina, uma hormona naturalmente produzida pelo nosso organismo ao fim do dia e que induz o sono.

Marcello Iriti e os seus colegas, que publicam os seus resultados na revista "Journal of the Science of Food and Agriculture", detectaram a presença da hormona do sono na pele das uvas das castas Nebbiolo, Merlot, Cabernet-Sauvignon, Sangiovese e Croatina.

“O teor de melatonina no vinho poderá ajudar a regular os padrões de sono-vigília, tal como acontece com a própria melatonina produzida pela glândula pineal nos mamíferos”, afirma Iriti num comunicado.

Não é a primeira vez que o vinho tinto – e as uvas que lhe dão origem – são apontados como benéficos para a saúde. Estudos anteriores já tinham indicado que o consumo moderado de vinho tinto poderia diminuir a taxa de “mau colesterol” no organismo e até ajudar a prevenir a doença de Alzheimer.

O mesmo documento cita também um especialista mais céptico – Richard Wurtman, do MIT – que acha que serão precisos mais estudos para confirmar que a substância agora detectada é mesmo melatonina.

50 comentários:

Unknown disse...

Bom dia!

(Obviamente não bebi vinho tinto ontem à noite ou quiçá ainda estivesse sob esse efeito da melatonina)

Ai Baco, Baco!!!
Ai a empírica sabedoria popular!!!
É bom para o "mau colesterol", pode ajudar a prevenir a doença de Alzheimer, é um bom indutor do sono, desinibe os inibidos (dizem os entendidos), e inibe os desinibidos (dizem os desentendidos)...Enfim!...
O Estado? Comparticipação?
Professor, não lhes dê "ideias", por favor...
:))

noiseformind disse...

Boss,
O Richard Wurtman só não aceita a verdade sobre o vinho pq é pago pelo lobbie espúrio da cerveja. É mandar-lhe umas garrafitas de Tapada de Chaves e Bairrada Quinta da Perdiz que se resolve já o problema ; )))))))))))))) e pelo caminho ficou tb explicado o mistério para os meus 22 dias acordado a olhar para o tecto. Trata-se de uma gravíssima deficiÊncia no consumo de vinho tinto (e de caminho, consumo de qq bebida alcoólica). Jã que estámos a falar de vinho e estámos, De Domingo que vem a 8 faço a transladação da tal pastelaria de Viana para a minha adega dos tais cativos Barca Velha, Duas Quintas e Cabeça de Burro. Espero não ser assaltado por algum movimento para a preservação de pinga de qualidade em Viana! ; )))))) loooooooool loooooooooooool looooooooooool looooooooooooooool loooooooooooooool


ammedeiros,
Quanto a inibir os desinibidos, eu ás vezes bem tento, mas nada. Fico na mesma. Deve ser tipo Obélix: caí no caldeirão em criança e agora não faz efeito. ; ))))

noiseformind disse...

E, sejámos francos, os portugueses nestes estudos até são pioneiros, pondo NÃO RARAS VEZES a sua vida em perigo, mormente nas estradas ; ))))))) o que não fazemos em prol do progresso da ciência!

Moon disse...

Então, brindemos à chegada do verão com vinho branco para que fiquemos mais despertos, mais vivos!
Feliz verão, maralhal!

P.S. Estive a pôr a leitura em dia e vejo que o Boss andou/anda em peregrinação pela França. Boas férias então.
Um dia também vou querer enfrentar esses castelos e visitar esse local privilegiado para O encontrar, caso exista.

noiseformind disse...

Não estará longe o dia em que chegados a uma farmácia pediremos os nossos antidepressivos nos seus pacotinhos esterelizados e juntamente com eles melatonina em suspensão oral do Douro ou Alentejo!!!!!!!!!!! Em convenientes e científicas embalagens de 375 e 750ml!!!!!!!!!!

andorinha disse...

Bom dia.

Também acho que são precisos mais estudos. Sono tenho eu q.b. e raramente bebo vinho. Perante este estudo agora é que estou mesmo "proibida" de beber:)))

Noise,
É o que eu digo, miúdo, as madrugadas inspiram-te!:)
E já estás aqui novamente!!!
Vê se passas a beber vinho tinto.Looooooooool

Anónimo disse...

Olá,
ora aqui está uma explicação subtil para o comentário do post anterior. :)
A explicação para a Europa, envelhecida, adormecida e com certo odor a decadência.
Nebbiolo, Merlot, Cabernet-Sauvignon, Sangiovese e Croatina, as grandes malandras andam a evitar a Alzheimer, mas induzem-nos á dormência.
Será por isso que as grandes movimentações conflituosas em França, sejam protagonizadas por grupos de jovens que preferem outras substâncias ao nectar da uva?
Por mim, ergo um copo de Vinhas de Mazouco...á Vida.

lobices disse...

...o Fado induca e o Vinho instrói
...onde é que eu já ouvi isto?
...(penso que há mais de 50 anos)
:)))

Unknown disse...

Noise

"Tapada de Chaves"??? Que vasta cultura!!!
Quanto ao facto de teres caído logo de pequenino no caldeirão, falta-me saber em que caldeirão foi, parece-me que querias dizer, no caldeirão da desinibição...mas também podia ser no caldeirão da substância onde se esconde a melatonina...esclarece-me, por favor. Não quero ficar com esta dúvida. ;)))))))
E tu queres inibir-te???
Há quem beba para esquecer!!!

Acorda Portugal!!!
Mas agora com o futebol e esta nova descoberta...não sei não...Afinal, quem é que anda a dormir? E quem é que quer que continuemos a dormir??? Somos um país de elevado consumo do dito néctar, será que bebemos para esquecer o que vemos quando despertos, ou será que bebemos para nos lembrar de não acordar ou ainda, será que bebemos para nos mantermos sempre nesse sono e não nos confrontarmos com o que está para lá do sono?
(Com)participação do Estado...???

É caso para reformular o velho ditado "In Vinu Veritas" e a partir de agora "In Vinu Sonu"!!! (O meu latim é uma lástima)

Beijos

Pérola disse...

Boa tarde. Procurando por um "deus" chamado dionisio (baco), acabei aqui na videira. Como uva desalmadamente, e sumos feitos mim mesma da mesma. Nunca me fizeram sono, antes, anseio por mais. Não bebo vinho, raramente o faço, mas, quando bebo, e ainda não vai em meio copo já estou tontinha e desperta demais. Será que tem mesmo essa substancia que activa o sono? Se fosse assim, seria ótimo, teria encontrado o Paracelso "medicinal" do sono... e dormiria de futuro que nem lua deitada sobre o céu estrelar!

Um abraço.
NãoSouEuéaOutra
http://osonho.spaces.msn.com/

Manolo Heredia disse...

O pior é que o vinho tinto não tem só essa hormona. Tem outras que fazem chorar o fado à uma da manhã ou fazem desancar um incauto-rufia-com-um-ferro-na-mão à 4 da manhã.

A Menina da Lua disse...

Olá boa tarde!

Os efeitos do vinho desde sempre foram reconhecidos e levados inclusive para a literatura, onde se fala desse "divino" e "perfumado" nectar que nos embriaga os sentidos mas nos aquece a alma e cujos limites, se bem que apetecíveis , bem pouco recomendáveis...:)))

Acho sim que o estudo tem razão; o vinho faz sono mas tambem deve conter outras bem mais interessantes substãncias que a melatonina e cujos efeitos nos deixa revelar toda a nossa espiritualidade,toda a nossa verdade "sensitiva" todo o nosso turpôr,sempre que e em ocasiões especiais o bebemos e apreciamos...

noiseformind disse...

Pérola negra,
Olha, o sítio onde conheci o Mourinho, no final de um FCP - Barcelona. Só lamento não lhe ter pedido um autógrafo como pedi aos jogadores que estavam com ele, teria sido um belo aforro para a reforma ; (((((

manolo heredia,
Já dizia o Freddy Mercury ao amante negro dele: "desanca-me, desanca-me mucho... Como se fuera esta la ultima vez... Desanca-meeeeeeeee, desanca-me muchooooooooo". E tu pareces sofrer da mesma carência de ferro, olha que o uso de metais na medicina tem valências ortopédicas, hombre. Eu naquele dia só não me sujeitei pq já tinha tido a minha sessão anteriormente e queria evitar sobre-dosagem ; )))))

ammedeiros,
Tapada de Chaves é, felizmente, um vinho muito conhecido, e com todo o mérito, como poderão atestar muitos dos habituées da caixa de comentários. O meu interesse enológico é, em grande medida, economicista pois estou a montar a minha adega de forma puramente especulativa, baseada no potencial de preços no consumidor daqui a 10, 15 anos em termos de vinhos de mesa e daqui a 30, 40 anos em termos de vintage.

Em termos de inibição acho que é doença que pega no povo luso, mas que tb tem muito a ver com o ambiente em volta. Vi castíssimas jovens lusas em chegadas a paraísos tropicais das Américas (mormente latina e central, que tb é latina mas quem já lá esteve sabe bem qual é a diferença) acharem-se em aventuras em que se encontravam de permeio com 2 e 3 heróis sexuais locais. Vi tb pessoas que passabem em Portugal o tempo caladas e ledas acharem-se por terras de Sua Majestade em situações de convidarem para sair na mesma noite 4 e 5 jovens e depois escolher o que mais lhe interessava conforme as respostas afirmativas. Ou seja, tenho para mim que não são as portuguesas que são desinteressantes, o país é que lhes anula o potencial diletante e autonómico ; )))))))))))

Quanto à questão: "quem é que nos quer a dormir" tenho uma resposta conspirativa na ponta da língua: duas organizações criminosas que estão muitas vezes sob o nosso nariz (e corpo em geral): a Pikolin e a Colunex. E vejo a mão destas nesta tentativa de fazer aprovar a lei da sesta. Um lobbie pior do que o zoófilo (e não estou a falar de preservação dos animais) e quase tão mau como o lobbie gay (sempre se pode atacar um bichinho de acordo com a ordem divina de feminino/masculino) ; )))))))

Boss,
Chegam-me ecos de que estrearam esta semana na Tuga uma série na 2 a falar de lésbicas californianas. Eu se não tivesse já gravada a priméria época toda roía-me de inveja. Mas isto só mostra que eles só elevam o nível da televisão pública quando os "grandes" estão para fora loooooooooooool loooooooooooool looooooooooooooooooooooooool looooooooooooooooool loooooooool looooooooooooooooooooooooooooool loooooooooooooooooooooooooooooooool

noiseformind disse...

ameninadalua,
Se combinássemos não conseguíamos postar tão "em cima" um do outro. Sua invejosaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa. Sempre a roubar-me protagonismo looooooooool looooooooooooool ; )))))))))))))))) (ou, como será mais natural em relação à tua simpatia e beleza naturais, eu a roubar a ti. Mas tu tens tanto para dar e és uma miúda generosa que nem notas, não é?)

Eu tou ali com o Manolo,
Há malta que só fica sensível mesmo depois de desancada ; ))))))) com ou sem administração de suplementos de ferro, cálcio, magnésio ou outro mineral qualquer ; ))))))

noiseformind disse...

Já agora,
Alguém me sabe explicar se o alcool é considerado doping? É que se não fosse dava um bom patrocínio. Imagino os comentários a um Porto-Benfica em que um dos pontos quentes de discussão do jogo é o vinho consumido pelas equipas:

-Pois é, César Prátes, o Porto tem subido de rendimento desde que mudou para o Alvarinho, mas o Benfica vai pela primeira vez jogar com o recém-engarrafado Palmela DOC deste ano e pensámos que isso fará toda a diferença na velocidade a que se darão os contra-ataques.

E o árbito aqui passaria a fazer os jogadores soprarem ao balão? E haveria alteração de regras dado que seriam 22 contra 22? E um jogador que caísse redondo no relvado em coma alcoólico, a quem seria marcada falta?

Unknown disse...

Noise

Tu................ não existes!!
;))))))))))
Bjs

thorazine disse...

E há sempre quem não precise de doping para "desancar" um chico esperto ali para os lados da antiga cadeia da relação! :))))

deeper disse...

Júlio,
Já agora que está em França vá experimentando os vinhos daí que também têm boa reputação e têm melatonina, o que o faz descansar das suas andanças pelos castelos.
Fique bem.

andorinha disse...

Boa tarde.

Noise,
"Mas isto só mostra que eles só elevam o nível da televisão pública quando os "grandes" estão para fora."
Que grandes? A selecção nacional?Loooooooooooooool

E claro que as portuguesas não são desinteressantes, tens andado distraído ou quê?:)))))))))))))

A Menina da Lua disse...

Noise!

Noto noto....mas quando gosto,até deixo passar:)

Apesar de lhe ficarem bem, deixe-se de piropos e guarde-os para as menininhas da sua idade que com certeza vão adorar... :))

beijinhos

andorinha disse...

ameninadalua,

Agora tratas o miúdo por você????!!!:)

E não sejas púdica, qualquer mulher gosta de piropos independentemente da idade, não concordas?:)

A Menina da Lua disse...

Andorinha

Será que posso tratar as pessoas com quem falo da maneira que eu achar conveniente ou tenho de te pedir autorização?

Quanto à questão de eu ser ou não púdica, não achas que isso é assunto privado meu? pois não me parece que isso possa interessar aqui a alguem...

Quanto a gostar de piropos até te posso dizer que gosto de alguns... mas cada um recebe-os e devolve-os à sua maneira...

E para acabar gostava que esta conversa por desinteressante, terminasse por aqui...

andorinha disse...

ameninadalua,

Que bicho te mordeu??????!!!!!
Disse alguma coisa que te ofendesse?

Não percebo essa reacção, mas pronto, deve haver certas coisas que não são para perceber.....ou então só com o tempo é que se percebem...

Está descansada:), por mim a conversa termina aqui.

maria disse...

Deve ser por isso que gosto tanto de vinho...tinto!

thorazine disse...

Abre-se já uma de Pileu para acalmar os ânimos! :)))))

fiury disse...

http://www.gastronomias.com/vinhos-medicinais/receitas.htm

:)))) para quem tem problemas de sono e outros

thorazine disse...

mentecalma,
esse tema actualmente é defendido pelos "new age"! Para mim só acho que têm valor cultural, não acredito em profecias. :))))

Mas, há também a teoria "time wave zero" ou "novelty theory", que é uma conjugação das profecias Maias, o I Ching e a geometria fractal. É interessante sacar o software ja existente, chamado time wave zero, assim como ler as teorias relacionadas pois existêm algumas coincidências "fabulásticas", para para mim não passa disso, coincidências, o acaso... A dinâmica fractal mesmo assim têm uma margem de erro muito elevada.. :))

CêTê disse...

Boa noite a todos!

Professor, melhor que a vinhaça é apagar as luzes e viver ao do Sol. Passear ao entardecer para que o corpo entenda que são horas de abrandar e dormir com as persianas abertas para acordar com o Astro-Rei. Claro que eu não o faço- sou arraçada de morcega, mas isso agora não interessa nada.
Mas não faça publicidade ao vinho, porfavor- mesmo que todos saibamos que é melhor que muito fármaco...;]

E quanto ao Alzeimer, professor, esteja descansado- dada a sua intensa actividade intelectual está decerto imune. Mantenha-se hetero e distante da cervejola que o alemão não quererá nada consigo.


Noise, Andorinha e Menina da Lua- vocês são impagáveis ;]]]]]]]]

(afinal que idade cronologicamente falando - da verdadeira figura por detrás do pseudónimo- tem o Noise? LOL)

noiseformind disse...

Cetê,
Não digas isso senão o Boss não nos paga mesmo!!!!!!!!! ; )))))))))))))))))) é isso que ele quer ouvir, que somos impagáveis e que não existimos para não nos ter de pagar a animação que trazemos a este recanto ; )))))))))))

noiseformind disse...

Cetê,
Em relação a idades isso não se pergunta. Um pobre octogenário moribundo dado a alguns (pequenos... pequenos...) delírios de juventude ; ))))))

andorinha disse...

Cêtê,
Obrigada pela parte que me toca:)))))

Noise,
Então já estamos com vencimentos em atraso.Loooooooooooooool

noiseformind disse...

Andorinha,
Condições péssimas de trabalho, sem direito a sindicalização. Nem sequer umas garrafitas do tal suplemento de melatonina tão publicitado. Acho que temos de oferecer os nossos serviços tertulianos a outros blogs ; )))))))))) mas vamos esperar pelo retorno do Boss. E como tu e ameninadalua votam sempre em sentido contrário eu, como mais velho da associação, servirei sempre de fio-de-prumo ; )))))


Boss,
Umas caixinhas de um simplório Chateux Petrus já nos deixavam exultantes, passas ali por Bordéus quando vieres no comboio a caminho do pátrio solo e perguntas, não tem que enganar. Olha, para teres uma ideia do pouco que te peço e do frugal que nós somos (que isto é tudo por amor à camisola, não somos desses assessores comilões) uma garrafita de Petrus Vintage 1975 Pomerol é coisa para 8600 cêntimos, 86 euros ; )))))))))))) o que é isso para um autor conhecido nos quatro cantos da terra?????

noiseformind disse...

Perdão... afinal era mesmo 8600 euros. Mas pronto!!!! ; )))))))) não estraguemos a conversa com poucos amistosos detalhes ; )))))

andorinha disse...

Noise,
Não sejas tão interesseiro, eu não ofereço os meus serviços a outros blogs, não sou vira-casacas:))))))))))

Quanto ao fio de prumo não tenho nada a opor:))))))))))

Vera_Effigies disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Vera_Effigies disse...

Boa noite!
Os efeitos terapêuticos do álcool são conhecidos em remédios caseiros (vinho ou outras bebidas alcoólicas). Tinha um médico amigo que dizia " Tão burro é o que bebe muito, como o que não bebe nenhum!".
Por hábito, não bebo. Quando bebo verde, o pouco que bebo, não faz efeito algum quanto a sono. O mesmo não posso dizer do maduro, meio copo e levito :)))) É CÁ UMA SONEIRA!!!!!!

Professor, continuação de boa viagem e esqueça o Nietzsche. Aproveite essa lufada transcendente sem aditivos )))) Transcendências aditivas fazem sono, não poderia usufruir desse paraíso.
MJ

andorinha disse...

Lusco_fusco,
"Transcendências aditivas fazem sono, não poderia usufruir desse paraíso."

Excelente conselho, espero que seja seguido pelo nosso anfitrião:)

Até amanhã, gente:)

ASPÁSIA disse...

Caríssimas Andorinha e Lusco

Mas falais de adições... ou adicções? Ou quiçá da adicção por um aditivo, voilá...

Bjs ;)

ASPÁSIA disse...

MANDAMENTOS DA BÁQUICA BELEZA
QUE RESUMEM O BEBER À PORTUGUESA


O 1º BEBE-SE INTEIRO
O 2º ATÉ AO FUNDO
O 3º COMO O PRIMEIRO
O 4º COMO O SEGUNDO
O 5º NÃO FICA MEIO
O 6º É PARA PROVAR
O 7º PARA COMEÇAR
O 8º PARA NÃO TOMBAR
O 9º PARA CONTINUAR
O 10º PARA ACABAR

Rev.º Abade de Travanca

Muitas vezes inscritos em azulejos, estes “10 Mandamentos da Báquica Beleza”, atribuídos ao Abade de Travanca (distrito de Viseu), foram incluídos por Francisco Manuel Alves, Abade de Baçal, na sua obra em 11 grossos volumes “Memórias Arqueológico-Históricas do Distrito de Bragança”, cujo 1º volume se publicou em 1910. Os “Mandamentos” foram ditados ao Abade de Baçal pelo brasileiro Afrânio Peixoto, em 1937. As voltas que o vinho dá… e faz dar…

Claro que a estes se pode agora acrescentar:

O 11º PARA RESSONAR

...o qual vou de imediato e devotamente cumprir…

Frates, in Vino Hipnos.

ASPÁSIA disse...

Faltou desejar Bom Solstício para todos...

noiseformind disse...

Aspásia,
Inebriado pela tua digna presença, compus-te uma gazel prenhe de agradecimento pelo justíssimo correctivo que me fizeste no post precedente:

Lá está ela, a minha amada, na janela,
Brinca comigo: jura mandar-se abaixo dela
Se não der mais 50 camelos de dote ao pai,
E onde vou eu buscar tanta camelagem, Ai!

Como podes ver trata-se de um tema típico. O Poeta é confrontado com o suicídio da amada no preciso momento em que se preparava para ligar para a Cofidis para pedir 50 camelos a crédito ; ((((((((((((((

A Menina da Lua disse...

CêTê:)

Sua mente imaginativa!!:)

Nada de pensamentos de ver coisas onde não existem...:)

Apenas não gosto que me "invadem" só e apenas isso....:)

firmina12 disse...

não quero ter alzheimer

ASPÁSIA disse...

Caros Amigos

No preciso momento em que aqui vinha, acabei de receber a notícia do falecimento da minha querida médica Dr.ª Lídia Gonçalves, aos 56 anos. Como já aqui tinha dito, uma grande Médica e Senhora, já gravemente doente continuou ao serviço das mulheres até mais não poder.
Muitas vidas ela ajudou a trazer ao mundo. A Drª Lídia trabalhou no serviço de Obstetrícia do Hospital de Santa Maria e na Clínica Feminis.

Caso alguma de vós, amigas, a tenha conhecido ou conheça alguma amiga sua paciente, informo que a Dr.ª Lídia se encontrará desde as 17 horas de hoje na Igreja de Santa Joana Princesa em Alvalade, realizando-se o seu funeral amanhã às 11 H no Cemitério dos Olivais.

Professor, peço desculpa por utilizar este espaço para este fim, mas creia que é bem justificado. Perde-se uma sua Colega de raro valor profissional e superior qualidade humana.

Um beijinho para todos.

ASPÁSIA disse...

Amigo Noise

apreciei a tua quadra, e gostaria de a comentar à altura, mas como compreendes, não o faço nesta circunstância.

Fica bem.
Bjinhos

thorazine disse...

Têm um final quase a Graciano Saga! :)))

Lia Ferreira disse...

:)

Cleopatra disse...

Claro que é melatonina! Pois se eu vejo logo o efeito!!!

Su disse...

afinal isso significa que só preciso de beber vinho tinto antes de me deitar?????

jocas maradas de tinto

Tristão disse...

Eu não tenho pachorra nenhuma para ler blogues e coisas assim. Contudo, ao procurar os Dez mandamentos do Abade de Travanca,,,que por alguma razão continuo a esquecer-me deles,,,dei por isto (isto é um bloque?) acho que vou voltar aqui algumas vezes.
Serei um bloguer também?
Espero que isto não signifique que tenha de passar muito tempo sem beber.