domingo, junho 18, 2006

Tentar ficar bem na fotografia - ou no editorial... - sai caro:).

Assessores de imprensa do Governo ganham entre 2400 e 4500€

Os assessores de imprensa do Governo ganham entre 2400 e 4500 euros, avança o Público este domingo. Entre aqueles com ordenados-base mais altos estão os responsáveis da comunicação dos ministros das Finanças, dos Negócios Estrangeiros, da Administração Interna e da Justiça, que recém mais do que os do primeiro-ministro.
De acordo com o diário, o elevado valor dos ordenados justifica-se com o facto dos salários não serem obrigatoriamente tabelados, podendo ser negociados entre as partes desde que se abdique das despesas de representação. Assim, e de acordo com o despacho de nomeação de responsável pela pasta das finanças, Teixeira dos Santos, a assessora Fernanda Pargana tem um ordenado-base 4500 euros.

O assessor do MNE, Carneiro Jacinto, é o único que transitou entre governos, já que passou dos executivos de Durão Barroso e Santana Lopes. Tem um vencimento-base de 4.432 euros, e além dos subsídios de férias e Natal, tem direito ao abono de despesas de transporte e ajudas de custo, quando em missões oficiais.

Entre os mais bem remunerados encontra-se também, o assessor de imprensa do ministro da Administração Interna. Duarte Moral saiu do Diário de Notícias, com uma remuneração mensal ilíquida de 3450 euros, «a que acresce o montante em vigor de despesas de representação dos adjuntos de gabinete, subsídios de férias, de Natal e de refeição».

Em casos normais, adianta o Público, os assessores de imprensa do Governo recebe um ordenado semelhante, uma vez que a sua remuneração está equiparada à de um adjunto de gabinete. Segundo o jornal, a lei que define o regime e a composição dos gabinetes ministeriais não refere o caso dos assessores. A única referência está na lei relativa aos gabinetes dos primeiro-ministro e do Presidente da República e a maioria dos ministros optou por definir as remunerações dos seus assessores de acordo com esta lei, daí a discrepância.

18-06-2006 12:22:33

26 comentários:

Carminda Pinho disse...

Já agora, será que o Público vai publicar, quanto ganham os assessores do Presidente da República?
A inveja entre a "corporação jornalística" dá nisto.
É claro que será muito, não sei o que ganham por exemplo o sr. José Manuel Fernandes.

Llyrnion disse...

Coitados...

Bem precisam de um reforço no salário, para poderem fazer face a estes tempos de crise. Pensam o quê?? Q a manutenção da pissina é de borla, não? :)

Enfim, nada de novo nesta Terra dos Cunhados.

lobices disse...

... a existência de 2 posts seguidos, desactualiza um pouco a "presença" do anterior
... permito-me, assim, chamar a vossa atenção para a referência que me atrevi a fazer no post anterior sobre o cinema que a rtp2 nos deu este último fds

Vera_Effigies disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Vera_Effigies disse...

Este post é malandrinho nesta ditadura aparentemente democrata.
A ditadura do Sr. de Santa Comba, diferente mas igual. Passo a explicar:
- Nos 40 anos, que apelidamos de escuridão, premiavam-se os grandes centros a todos os níveis, era o macrocefalismo. Tudo o resto era paisagem;
Pai avarento que não ajudou os filhos, legando-lhes após a morte uma fortuna considerável tendo esquecido referir no testamento o legado de fideicomisso;
- Tolhidos com a riqueza os filhos semearam moedas em terrenos impróprios para a cultura. A conduta, cega de especialização, criou uma reserva de ervas daninhas, apelidadas de partidos políticos, deixando de fora aqueles que herdaram a semente de valores e que não se vendem por "tuta e meia".
Fizeram um país onde a cor ofusca o sol que é o criador. Criando o ozono do clientelismo e do filiado, que queima ou tenta, sem dó nem piedade, queimar tudo o que se encontra ainda imune a corrupção e sobre quem não conseguiram meter açaime para poderem abanar, com a trela, a cabeça pela sigla.
Isto não é ditadura?!

Enfim! Haja um terramoto com tendência anti sigla (desde odor a essência).
Haverá de certeza um Marquês de Pombal que lhes faça um enterro apropriado para que não restem indícios de peste.

Um abraço

Vera_Effigies disse...

Obrigada lobices, eu registei :)))
Um abraço.

Unknown disse...

Lobices

Estás sempre actualizado.
Partilho do sentimento de solidadriedade de llyrnion, coitados! E a pissina cheia de folhas ainda do Outono...
:))
Bjs

AQUILES disse...

O problema dos ordenados, nestes casos não é de quem ganha, mas de quem paga. Um empresário paga o que entende, ou pode, ou deve pagar, conforme as capacidades da sua empresa. Paga com o seu.
Já no Estado, pagar bem, seja a quem for, é sempre com o dinheiro dos outros. Assim é fácil, e não reflecte a relação custo/valor. Por isso é que há uma crise orçamental. Pela disparidade entre o que sepague e o que vale o trabalho, no contexto nacional.

fiury disse...

boa tarde

andorinha disse...

Boa tarde.

Tem piada que ainda ontem a Lusco_Fusco e eu falámos sobre isto.
Concordo em parte com o post dela, mas não sou tão radical.
Não considero que vivamos em ditadura (pelo menos ainda não); podemos sempre optar por fazer parte da carneirada e colher as respectivas benessses ou não alinharmos e sofrermos as respectivas consequências.
Isso fica com a consciência de cada um. Penso que estar na política duma forma íntegra e genuína se torna cada vez mais difícil; esses acabam por ser escorraçados pelos donos dos partidos, pelos lambe-botas e quejandos...

Resta-nos a (pequena) consolação de podermos dizer estas coisas sem que a PIDE nos venha buscar. É pouco para trinta e tal anos de "democracia":(

CêTê disse...

Boa Tarducha

Confesso que nutro pelos políticos (pela sua grande maioria) a mesma simpatia que a Srª Ministra da Educação nutre pela classe à qual pertenço.

Rui Miguel Ferreira disse...

...já sei para onde vai o meu quinhão de imposto...

Abraço..

Su disse...

..eu quero ser assessora....
jocas maradas

tsiwari disse...

que pena que não sejam professores.

estava explicada a razão da #erd# que é a nossa política...

ou será que os profs não são minimamente capazes por não terem tais vencimentos, com o tempo de serviço que estes srs têm?

noiseformind disse...

Acho muito bem que um assessor ganhe valores compensatórios. Por exemplo uma assessora que tenha de fazer sexo anal com o ministro não o fazendo na sua vida privada: seria uma injustiça receber o mesmo que uma assessora que o faz tb em privado. Além disso reparem nos assessores heterossexuais do ministro da Agricultura, que é homossexual. É uma injustiça andarem ali pelos corredores com o ministro a babar-se para eles e receberem o mesmo que um assessor de um qualquer ministro heterossexual, que galará com os olhos as assessoras, já habituadas aos olhares salivantes de homens no seu dia a dia. O mesmo se aplicaria ao rendimento das assessoras hterossexuais de uma eventual ministra lésbica, não sei se há alguma, o meu conhecimento não vai tão fundo looooooooooool looooooooooooool

Mas há mais exemplos:

COmpensação por ter de usar gravata azul sendo sócio do SLB: 400E
Compensação por ter de usar gravata azul sendo sócio do SLB com quotas em dia: 2400E
Compensação por ter de chegar a horas:500E
Compensação por ter de chegar a horas e não poder abrir logo logo a caixa do AdulFriendFinder:1200E
Compensação por ter de ouvir as boçalidades do Ministro e transformá-las em algo que faça pelo menos sentido para os portugueses médios (os tais analfabetos funcionais): 3000E
Compensação por ter de usar decotes grandes tendo mamas acima da copa D: 4000E
Compensação por ter de aplicar implantes de silicone para ter mamas acima da copa D:50.000E
Compensação por ter de engolir esperma de Ministro heterossexual: 5000E
Compensação por ter de engolir esperma de Ministro homossexual (não esquecer os preconceitos em relação às DST nos homossexuais):40.000E e saúde gratís até morrer

etc, etc, etc... ; ))))

Manuel Reis disse...

Caro Julio, é oportuna a referencia aos salarios da classe politica na sua abrangencia.
Sou de opinião que quanto menos essa classe politica ganhar mais "justificação" têm para se eseconder, nomeadamente a fazer outros "ganhos".
os nossos politicos e respectivos assessores ganham mal sim, está tudo subvertido

AQUILES disse...

Leiam o artigo do António Borges, hoje no Público. Uma análise lúcida. Feita com cabeça tronco e membros.

AQUILES disse...

Eu vejo por aqui muita gente a queixar-se dos vencimentos dos professores. Será que têm a noção de quanto é que ganham as pessoas que não são professores?
De quanto ganham as pessoas que trabalham na privada, trabalham sempre com horários de 8 horas e mais, se reformam sempre aos 65 anos, e na reforma só levam 80% da média dos melhores 10 dos ultimos 15 anos?
Será que têm a noção?
Nem sequer vou aqui apontar as diferenças gritantes entre as benesses da função pública e a privada.

andorinha disse...

Aquiles,


Mas há alguém neste país que ache que os professores ganham mundos e fundos?!!!
Que eu saiba, ninguém escolhe ser professor pela questão do vencimento!
Eu considero-me mal paga por todo o trabalho que tenho, que abrange, por vezes, feriados e fins-de-semana.

Quanto ganham as pessoas que não são professores???
Depende da profissão, como é evidente.
E chegam ao fim-de-semana e não fazem mais nada.

Não queiras comparar o trabalho de um professor com um trabalho rotineiro das 9 às 5, em que as pessoas conversam, tomam café, lêem o jornal, sei lá eu que mais.
Falo com conhecimento de causa porque exerci outras profissões antes de optar pelo ensino.

Anónimo disse...

Olá,
ganha-se muito bem, quando se tem como missão defender a idiologia/politica de um determinado governo.
Andamos todos a pagar a uns profissionais da comunicação, para que nos enganem o melhor que sabem.
Continuamos a servir de culpados para justificar a despesa pública.
É curioso, (para não dizer obsceno) existir o discurso de que existem funcionários públicos a mais, quando essa realidade (a existir, foi criada pela partidarização do Estado.

noiseformind disse...

Aquiles,
Nesse particular não embarco contigo (haverá muito barco onde a gente irá junto) ; )))))))


Andorinha,
Táindes tramados, miúda ; ))))) quailqueri dia tenais de vús precaver para pagardeis impostagem já depois de mortos ; )))))))

Esta questão aqui já voi amiudemente debatida e a minha opinião mantêm-se. Procura-se fazer de uns bode expiatório para outros.


Miguel,
Esse ponto de vista de que o nosso dinheiro é usado para pagarem a tipos para nos enganarem melhor num país civilizado deixar-me-ia indignado. Mas como estámos em Portugal sou obrigado pelas circunstâncias a concordar contigo, homem...

andorinha disse...

Noise,

Depois de morta alguém os pagará por mim.
Como meu amigo, ficas desde já com essa incumbência.:))))))))))))))))))))))

thorazine disse...

"Depois de morta alguém os pagará por mim."

Ninguém pagará por ti, mas o estado ainda vêm buscar algum daquele que não pudeste receber! Da suposta reforma que o meu pai iria receber só recebo 20% e a minha mãe 40%, ficando o resto do trabalho de uma vida para os "meninos" brincarem ás casinhas e às "piscinas"!

E ainda fizemos "falcatrua" senão eles ainda iam buscar quase 50% das contas que ele tinha sozinho! Não percebo estas contas deles..

noiseformind disse...

Andorinha,
Olha que não, olha que naum ; )))))
Uma amiga minha mostrou-me um estudo realizado pela UNAIDS ontem que os seres humanos que mais sexo fazem no mundo, as crianças-prostitutas da região de Maesai, têm uma esperança de vida de 38 anos. looooooooooool loooooooooooooooooooooooool loooooooooooooooooooooooool portanto não contes que fique por aqui a pagar as tuas dívidas por muito tempo ; ))))))))))))))))))

http://www.ishipress.com/burmese.htm

andorinha disse...

Noise,
Só vais viver mais dez anos???
Então tenho que me despachar.Loooooooooooooooooooool

thorazine disse...

Oh Noise, e será que tens "andamento" para aquelas meninas? Quem faz por dinheiro não têm Domingos! Não é que eu esteja a duvidar das tuas capacidades sedutoras, mas..

E nem tens aquele musicol no teu bolg.. :)))