sábado, fevereiro 10, 2007

Já sei, sou lamechas:).

Eterno abraço
Desenterrado casal abraçado há mais de 6000 anos
Lembra um poema: arqueólogos italianos desenterraram um casal abraçado na cidade de Mantova, a norte do país. A descoberta é considerada «um caso extraordinário»


©Reuters
«Porém mais tarde, quando foi volvido/ Das sepulturas o gelado pó, / Dois esqueletos, um ao outro unido, /Foram achados num sepulcro só» são os últimos versos de«Noivado do Sepulcro», elegia ultra-romântica do poeta português Soares dos Passos.
Contudo, esta fantasia oitocentista tornou-se realidade: na cidade de Mantova, os arqueólogos desenterraram dois esqueletos neolíticos, à primeira vista jovens, ternamente abraçados.
Elena Menotti, líder das escavações, considerou que a descoberta é um «caso fantástico». A arqueóloga afirmou ainda que as duas ossadas pertencem quase certamente um homem e uma mulher jovens devido à arcada dentária bem conservada.
«Devo dizer que quando nós os descobrimos ficamos muito entusiasmados. Tenho este emprego há 25 anos. Fiz escavações em Pompeia, todos os sítios famosos», declarou Menotti à Reuters. «Mas eu nunca fiquei tão comovida assim, porque esta é a descoberta de algo especial».
Um laboratório tentará determinar a idade do casal à época da morte e há quanto tempo estão enterrados.

27 comentários:

ELA disse...

Bem haja pelo blog, pelos textos, pelos livros. Acabei de tomar a liberdade de o "linkar".

fiury disse...

em época de medos de compromissos, receios de entregas, dúvidas de interesses.... é bonito constatar que nem a morte os separou:)

Pamina disse...

Boa noite.

Um género de Romeu e Julieta pré-históricos? Dois irmãos mortos de doença e assim enterrados pelos pais? Recém-casados em busca doutra localidade onde se fixar, como os esquimós dos livros do Grichka que eu li em miúda, e que pereceram numa noite demasiado fria? Vítimas de um crime passional?
Um escritor com imaginação tem aqui a base para um belo conto:).

thorazine disse...

Poderia ser a continuação do filme que referi há dias, o "Jeux d'enfant". Puxa mesmo à lamechice.. ;)))

andorinha disse...

Boa noite.

Um casal abraçado há mais de 6000 anos????
Espantoso, de facto.
E puxa à lamechice, concordo:)))

so_she_says disse...

E a lamechice sabe e faz tão bem...

Isabel Victor disse...

Também me impressionou tanto, tanto ! É uma descoberta fantástica ...

mas, ao mesmo tempo, é como profanar um sono de amor eterno. Arrepia !

Imagino ... a emoção dos arqueólogos e a imensa responsabilidade que sentiram perante este quadro ! É de chorar ... sorrindo.


http://bp0.blogger.com/_2R3MJ0Y9LVY/Rcn99hXrYII/AAAAAAAAAHA/hnZbyHrP858/s1600-h/AmorEterno.jpg

Fora-de-Lei disse...

Quanto ao casal agora descoberto, até me admira não ter ainda aparecido alguém a dizer que se tratava de um casal gay... ;-)

Agora mais a sério: soube há pouco que descobriram um esqueleto do tipo científico normalmente denominado por F.S. enterrado num relvado qualquer lá para as bandas da Póvoa do Varzim.

Andre Esteves disse...

Porque há-de incomodar? Não somos todos iguais no momento intímo da nossa morte? Ao menos eles tiveram a oportunidade de morrerem abraçados...

Quantos víuvos e víuvas vê-mos definhar por não conseguirem sair do luto. :(

É curioso ver que as mulheres se desenrascam melhor que os homens, a lidar com a morte do parceiro. Creio que se deve ao facto de se sentirem ligadas à família remanescente. Quantos aos homens... Atrás de cada grande homem se esconde uma grande mulher. Nem que seja aos seus olhos e aos seus corações.

Não que não existam alguns que só se apercebem do vazio que elas ocupavam depois de elas desaparecerem...

ASPÁSIA disse...

IMPRESSIONANTE.
PODERIAM TER SIDO APANHADOS POR UM TERRAMOTO, QUEM SABE...

QUEM SABE SE NAS TORRES DO 11 DE SETEMBRO NÃO SE TERÁ ENCONTRADO ALGUM CASO SEMELHANTE...

TB. VI ALGO SOBRE ESTE ASSUNTO AQUI - O NOIVADO DO SEPULCRO

BOM DOMINGO REFERENDÁRIO.

thorazine disse...

http://jn.sapo.pt/2007/02/10/televisao/antena1_acusada_censurar_o_amor_e.html

Mesmo existindo censura o programa vai continuar como nada se tivesse passado? Eu adoro o programa mas não compactuo com a censura...;(((

thorazine disse...

"Face às posições publica e notoriamente assumidas por algumas confissões religiosas portuguesas – e, designadamente, pela Igreja Católica – perante a questão que será objecto do próximo referendo sobre a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, a associação cívica República e Laicidade (R&L) levantou, oportunamente, junto da Comissão nacional de Eleições (CNE), a questão da eventual existência de símbolos religiosos em instalações (escolas, autarquias, salões paroquiais, etc.) onde serão instaladas assembleias de voto para aquela consulta popular. Essa questão afigura-se bastante relevante – como alguns estudos realizados nos EUA expressivamente comprovam – e, assim sendo, em estrito respeito pela Lei Orgânica do Regime de Referendo, a CNE deliberou recomendar às câmaras municipais e juntas de freguesia que não coloquem mesas de voto em locais onde existam outros símbolos para além daqueles ligados à República.

Conhecedores deste país em que vivemos, não imaginamos que tal recomendação da CNE seja cabal e integralmente seguida em toda a parte e que, em conformidade com a Lei, todas as assembleias de voto do próximo referendo venham a estar isentas de símbolos religiosos.

Para reagir a essa eventualidade, aqui se deixa à disposição dos interessados um modelo de documento de participação dos factos considerados irregulares, documento esse que, devidamente preenchido e assinado, deverá ser apresentado aos presidentes das mesas de voto que se considere estarem em situação irregular, durante o período em que esteja a decorrer o próprio acto do sufrágio."


http://www.laicidade.org/2007/02/05/e-se-houver-simbolos-religiosos-na-assembleia-de-voto/

Sorry pelo longo texto...mas penso ser importante para o dia de amanhã! ;)

De Amor e de Terra disse...

Também sou lamechas e não me importo!!!
Se só existissem dos outros e outras, que seria da vida e desse nevoeirinho diáfano que vem aos olhos?! essa pequena bruma que nos diz que em nós bate um coração Luso de criança, apesar da idade, seja ela qual for?!
Sou lamechas, apesar da dureza da vida que passa e sou-o convictamente.
A si Prof. bem haja por isso!
Um abraço Amigo da
Maria Mamede

Jorge disse...

Interessante!

Marx disse...

Long life to lamechice... after all, that's what really matters!

andorinha disse...

Bom dia, malta:)

Thora (3.49)
Extremismos e verduras da juventude, miúdo:)))))
O Júlio e a Ana tomaram a atitude que deviam tomar de repúdio pelo acto de censura.
A partir daí não continuarem com o programa seria apenas fazer o jogo das forças retrógradas deste país, que gostariam de calar uma voz muita vezes incómoda.
E continuam a fazer muita falta neste país programas como "O amor é...

Isto digo eu que acordei agora e ainda não tomei café:)

Até mais logo:)

Moon disse...

Bom dia!

É isso aí. Um abraço, professor!
É melhor aproveitar em vida pois não consigo imaginar as nossas cinzas a encontrarem-se depois ao sabor do vento...!:))))))
Bom domingo!

JFR disse...

Quando vi a imagem, há uns dias, no Público online, chamei minha mulher e disse-lhe:

Nós, há 6000 atrás!

Um dia feliz. Para todos.

A Menina da Lua disse...

JFR:))

"Nós! há 6000 atras"

Bonito!...espero que a sua mulher tenha gostado...:)

Pois! tambem acho muito tocante e comovente a ideia de se ver o afecto assim imortalizado durante 6000 anos...

O ideal ultra-romântico tem aqui sem dúvida a sua maior expressão.:))

Devo confessar que tambem ao encarar a hipótese de morte súbita devido a cataclismo ou coisa parecida salva-me a ideia da possibilidade de isso acontecer muito perto de alguem que ame...tirando os filhos que esses nem sou capaz de pôr sequer essa hipotese:)

Mário Santos disse...

Ainda os agradecimentos...

Prof, eu é que agradeço este espaço plural onde podemos expressar as nossas opiniões e, talvez mais importante, o que sentimos e tocarmo-nos uns aos outros.

Em relação ao casal abraçado...

Acho que é um achado extraordinário. Só saberemos a carga emocional associada quando soubermos em que circunstâncias morreram.

Se tivesse de morrer ao lado da minha mulher acho que gostava que fosse assim...

lobices disse...

...apenas o amor para além da morte

thorazine disse...

andorinha,
pode até ser verde mas é o que penso..obviamente que posso estar errado.

Isto não foi um caso isolado, se vieres no blog do gato fedorento eles tb sofreram pressões..mas neste caso a RTP/RDP não cedeu.

"E essa gente, quando se sente atingida, ou quando sente que os amigos foram atingidos (mesmo que seja por uma rábula humorística), pressiona, corta relações com a estação de televisão em que a rábula foi emitida, manda recados com ameaças, faz saber que ficará à espera de uma oportunidade para nos fazer, digamos, coisas bonitas (sempre que posso, uso expressões de Artur Jorge). É isso que tem acontecido desde que o Diz Que É Uma Espécie de Magazine começou – e foi o que aconteceu agora, de forma bastante mais intensa, na sequência do sketch sobre Marcelo Rebelo de Sousa. Em tempos, o Herman disse-me que o pequeno poder (e, às vezes, não tão pequeno como isso) sabe encontrar maneiras de pressionar no sentido de fazer censura sem sujar as mãos, de ameaçar sem poder ser denunciado, de intimidar sem aparecer. Na semana passada percebi isso melhor do que gostaria, e dei-lhe razão."

RAP, no blog do gato fedorento..

Acho que não é extremismo, é mesmo ser contra a censura e tentar não compactuar com ela! ;(

JFR disse...

Desculpem o pleonasmo. Apesar de o ter dito, não o devia ter escrito, por isso, retirem o "atrás" no meu comentário anterior.

thorazine disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
thorazine disse...

Tou no MSN a falar com um amigo que está nas mesas de voto...até ao meio dia só votaram 11%, até às 16.00 só 30% a nível nacional! Não sei sequer se chegaremos aos 50% ;(((((((((((((((((((((((((((((((((

É obvio que estatísticas não funcionam sempre..mas é triste na mesma!

andorinha disse...

Thora (5.13)
E não quero interferir na tua liberdade de pensamento e expressão:)
Também sei dessas pressões que têm existido em relação aos Gato Fedorento, mas a situação não tem os mesmos contornos.

Ouvi na rádio que até às 16h só votaram 30%, portanto confirmo o que disse esse teu amigo.
Não se deve chegar lá:(((((((((((

Cleopatra disse...

«um caso extraordinário»

Abraçados há seis mil anos...
Há qtos anos algumas almas andarão abraçadas... e nunca deram por isso.
Olhe não ligue, hoje deu-me para ser lamechas.