quinta-feira, março 01, 2007

Pontapé de saída.

O Zé propôs um primeiro tema para o post-it (é assim que se escreve?). Causas do aborto clandestino em geral e na realidade pós-referendo em particular. Concordo com a distinção, é uma ingenuidade pensar que o aborto clandestino, mesmo até às 10 semanas, desaparecerá com a lei a ser aprovada. Que pressupostos culturais? Que causas sociais? Que mecanismos psicológicos?


P.S. O Vik vai providenciar um link directo no Murcon, em princípio ainda hoje.

23 comentários:

fiury disse...

isto remete-nos a alguns de nós (pobres provincianos com poucos recursos) a enveredar pelo jornalismo de investigação,em decadência no nosso país...proponho prevenção de gravidezes indesejadas na faixa dos 12 aos 16. sessões de esclarecimento a pais, contraceptivos, desmestificação de preconceitos, consursos de obras literárias sobre educação sexual para 1º ciclo....

andorinha disse...

Bom dia.

Dado o pontapé de saída, vamos a isso. Espero que seja um bom jogo:)

Ah...e um link directo faz muito jeito:)

Até mais logo, gente.

lobices disse...

...recebido por email:
...
...a Educação Sexual é dizer obrigado, no fim.
...
:)))

Ameninadalua disse...

Olá

É agora ...é agora que finalmente vamos ser escritores!...:)

Meu dito! meu feito...:)

Estou muito emocionada com a dinâmica; um idealiza, o professor divulga, outros realizam "et voila"!

Agora "fogo à Peça" toca a ter inspiração e arte...

O link directo justifica-se pela ligação murcónica e tambem pela facilidade de utilização.

Parabens a todos!

peciscas disse...

Já me registei e começo a aguçar a tecla.
Venha o link.

andorinha disse...

Boa noite.

Espanha aqui tão perto e ao mesmo tempo tão longe...
Na Andaluzia uma mulher de 51 anos que sofre há nove de distrofia muscular, viu reconhecido por uma Comissão de Ética e pelos tribunais o direito a uma morte digna.
Lá as mentalidades evoluem, aqui continuamos a defender acerrimamente valores e princípios que vão deixando de fazer sentido.

Pamina disse...

Boa noite.

JFR,
Gostaria de lhe dar os parabéns pela ideia e desejar muito sucesso ao novo espaço:).
Queria ainda dizer-lhe que, se a minha participação não for muito frequente (certamente menos frequente do que eu desejaria), isto se deverá apenas a uma grande falta de tempo. Neste momento, tenho cerca de 4.000 assinantes que precisam de ser alimentados de 15 em 15 dias com 9 novos artigos, portanto o tempo livre para outras escritas é realmente pouco.
Mais uma vez, felicidades e um abraço.

Peciscas,
A si, queria felicitá-lo pela coragem de ter sido o primeirinho:).

Para todos,
Bora a escrever. Isto tem "piada" é como no jornal da escola do Viktor, com muitos autores na barra lateral. A propósito, nesse jornal escrevem alunos, professores e pais de alunos, numa colaboração colectiva que acho muito interessante.

Marx disse...

Prof. JMV,
Mau dia para a inauguração do Postit, no desaparecimento do ganda Bento...

me disse...

olá!
- fixe! - já vi e já fiz o registo.
- qual a data até à qual se pode enviar artigos para este tema?

bj

me

Migmaia disse...

Boa noite,

Apesar de ausente na participação, tenho estado presente na evolução do espaço. Gostaria antes de mais de expressar o meu reconhecimento pelo Pequeno "ganda" Bento. Das primeiras figuras míticas do (meu) mundo futebolístico. E fica aqui o meu desejo pelo Bento (maior e mais conciliador do que o sugerido pelo Nuno Gomes): que o SLB vença e lhe dedique a Taça Uefa (com o Braga como finalista vencido – a penatis)
Quanto ao "novo espaço", ainda não percebi bem como se chega lá...subscrevo a andorinha: "venha o link".
E por falar em subscrição, que não de Opas da Sonae à Pt, mas das sugestões do Prof. JMV, cête e fiury, respectivamente em relação, à criação de Equipes Multidisciplinares, à obrigatoriedade de consultas de acompanhamento, bem com promover a educação em determinadas escalões etários, incluindo todo o agregado familiar. Os benefícios serão extensíveis a outras áreas, como a prevenção de HIV, na toxicodependência. As boas práticas não terão de ser exclusivamente reportadas a modelos Europeus. Penso que, como aliás foi há dias aqui citado (perdoe-me o autor o lapso), em África e no Brasil são feitas campanhas que se tem revelado bastante eficientes.
Uma opção para ser livre, tem de ser esclarecida e devidamente informada. Por isso, não me parece que o processo político esteja a tomar o rumo mais acertado.
Aspásia (se andar por aí):
Agradeço a explanação e esclarecimento em relação ao meu nick. Em comum com o Mig Soviet,” ter sido desenvolvido no início da década de 70”. No entanto, é de Miguel que deriva. E desengane-se quanto ao apelido, pois na Maia apenas me encontro (normal/). Sou Andrade, na dupla acepção do termo (como já lhe tinha revelado…)!

andorinha disse...

Migmaia,
Andas um bocado perdido, companheiro de infortúnio:)
Mas já podes ir ao novo espaço.
Vais ao post anterior e tens lá o link disponibilizado pelo Vik.
Entras, registas-te, recebes uma password e a partir daí é seguir em frente.
Espero ter ajudado, Miguel:)
Alguém que manifesta esses desejos em relação ao Benfica, merece tudo:)

Quanto ao Bento que dizer?
As palavras gastas que se dizem nestas horas?
Ficaremos todos com a memória do excelente guarda-redes que foi.
E uma vida abruptamente ceifada aos 58 anos...

Até amanhã, malta.

Migmaia disse...

Já consegui aceder e aguardo senha para confirmar registo. Gostaria por isso, de Felicitar o jfr pelo magnífico (1º)texto e pelos recursos técnicos que permitiram a "materialização" da Ideia.

Migmaia disse...

Obrigada andorinha!

Aspásia disse...

BOA NOITE

TEMO NÃO TER GRANDE TEMPO PARA PARTICIPAR NO POST-IT, MAS O FUTURO AO DEUS CRONOS PERTENCE...
VEREMOS. CONFORME TAMBÉM OS ISCOS APRESENTADOS, TALVEZ O APETITE SUPLANTE A FALTA DE CRONOS...

PAMINA

CONFORME TE DISSE PELO TEU ANIVERSÁRIO PODERIAS CHEGAR A PRESIDENTE DA REPÚBLICA. COMO JÁ TENS 4000 ASSINANTES... JÁ SÓ FALTAM OUTROS 4000...

OUTRO ASSUNTO: DE VEZ EM QUANDO VEJO ESSE JORNAL DA ESCOLA DO VIKTOR, O TORDESILHAS, DE QUE ALIÁS ELE ME FALOU UMA VEZ.
DE FACTO É MUITO INTERESSANTE.

NO ENTANTO NOTEI A PRIMEIRA VEZ QUE LÁ FUI QUE O 1º POST DE APRESENTAÇÃO DO TORDESILHAS, PRECISAMENTE QDO O VIK PEDIA AOS ALUNOS QUE NÃO DESSEM ERROS ORTOGRÁFICOS, SOB PENA DE OS POSTS DELES NÃO SEREM PUBLICADOS, DEIXOU PASSAR UMA GRALHA E ESCREVEU "INDENTIFICAÇÃO" NESSE MESMO POST, EM QUE APELAVA, E MUITO BEM, À CORRECÇÃO ORTOGRÁFICA. É O QUE SE CHAMA "NO MELHOR PANO CAI A NÓDOA"... ;))
NÃO SEI SE CHEGOU A CORRIGIR, OU SE VALERÁ A PENA AINDA FAZÊ-LO.
DE QQ. MODO FICA O REPARO.

ESSE JORNAL ESTÁ MUITO GIRO DE FACTO. VÊ-SE QUE MOTIVA ENORMEMENTE OS JOVENS.

BEIJINHOS PARA AMBOS (OS JOVENS) :)

Aspásia disse...

MIGMAIA

PENSO QUE ALÉM DA DÉCADA DE FABRICO, TAMBÉM TENS DE COMUM COM O MIG O FACTO DE A TRIPULAÇÃO SER 1 E TERES 1 TECTO PARA TE ABRIGAR.

SE ME DISSESTE QUE ERAS ANDRADE NÃO VI... MAS TB. SE FOSSES ANDRÓIDE, ISSO É QUE ERA PIOR... ;))

A DUPLA ACEPÇÃO DE ANDRADE É QUE ME ESCAPA... TALVEZ VENDO A ETIMOLOGIA DESSE APELIDO EU APRENDA ALGUMA COISA.

BOA NOITE SEJA ELA MAIA, ÍNDIA OU AZTECA.
:)

JFR disse...

A noite de ontem não me permitiu grande disponibilidade para estar "por aqui". Por isso, não agradeci as referências que me foram feitas em alguns comentários. Aqui vão:

Andorinha:

Obrigado pelas elucidações a quem estava com alguma dificuldade de aceder ao Post-It.

Ameninadalua:

É bom saber que coisas destas emocionam.

peciscas:

Parabéns pelo dinamismo. O primeiro ou primeira nunca se esquece :))))

Pamina:

Nunca a quantidade foi sinónimo de qualidade. De quem fazia a "Bona Musica" (um exemplo de altruísmo e dedicação, na blogosfera)chegarão sempre coisas boas ao novo espaço.
Tudo isto se aplica ao Viktor, também.

me:

Não está definido o tempo para aceitação de artigos para este tema. Seguramente, ainda estamos longe do fim. Penso que será uma decisão resultante da chegada de artigos sobre o tema.

migmaia:

O 1º texto é do "peciscas"! Quanto à materialização eu apoio os parabéns, junto a minha à sua voz e envio-os para o Viktor, grande responsável pelo milagre.

Professor JMV:

É para si que, por via indirecta deverão ir todos as manifestações de satisfação que aqui vão surgindo pela criação do Post-It. Por melhor que sejam as ideias, se não existir quem as aconchegue, quem lhes dê continuidade e apoio, não sobrevivem. É isso que tem feito. Tem sido muito. Por isso obrigado.

peciscas disse...

Antes de mais, junto-me às manifestações de pesar pelo desaparecimento desse grande homem do futebol que foi o Manuel Bento. Apesar de pertencer a uma equipa rival da minha, era um jogador de uma coragem fora do comum e, dessa forma, superava a desvantagem de não ter uma elevada estatura, Marcou uma época na baliza do Benfica e da Selecção.

Agradeço, entretanto, as referências ao facto de ter "inaugurado" o post-it.Como diz um amigo do meu filho "alguém teria de o fazer" e calhou-me a mim essa honra, e, já agora, pesada responsabilidade. É que, "candeia que vai à frente...expõe-se duas vezes".
E, por falar em gralhas, o meu texto tem (pelo menos ) uma, que creio me relevarão.
Neste momento, já lá estamos dois.
Bora a fazer crescer o monte!

Aspásia disse...

MIGMAIA

"Sou Andrade, na dupla acepção do termo (como já lhe tinha revelado…)! "

PEÇO MTA DESCULPA, MAS NÃO DESCUBRO ONDE ME DISSE O SEU APELIDO ANDRADE. FOI NALGUM DOS MEUS BLOGS OU AQUI NO MURCON? É POSSÍVEL Q EU NÃU TENHA VISTO. GOSTAVA DE SABER, APENAS PARA TESTE DA MINHA MEMÓRIA.

QTO À DUPLA ACEPÇÃO DE ANDRADE, APENAS ME OCORRE E NÃO POSSO CONFIRMAR, QUE O SOBRINHO DE EUGÉNIO DE ANDRADE ERA MIGUEL (?) MAS PENSO Q NÃO SEJA ESSE RAPAZ!
ENTÃO SE PUDER, EXPLIQUE-ME O QUE É PARA SI "A DUPLA ACEPÇÃO DE ANDRADE".

EU TENHO ESTA DEFORMAÇÃO, NÃO DIREI PROFISSIONAL, MAS DE CARÁCTER - PARA MIM NÃO HÁ PEUQENOS PORMENORES, EXPRESSÃO PLEONÁSTICA MUITO USADA.

FOI AO REPARAR NOS PORMENORES - A MAÇÃ - QUE NEWTON DEDUZIU A LEI DA QUEDA DPS GRAVES E QUE AO Q PENSO RECORDAR, FOUCAULT DEDUZIU AS LEIS DO PÊNDULO AO OLHAR PARA O MOVIMENTO DOS CANDELABROS DE UMA IGREJA. NÃO TENHO TEMPO MAGORA DE CONFIRMAR ESTE ÚLTIMO CASO. SE VIR Q ESTOU ENGANADA, RECTIFICAREI MAIS TARDE.

TENTO SEMPRE NÃO AFIRMAR NADA SEM FUNDAMENTO OU COMPROVAÇÃO, SEMPRE QUE POSSÍVEL.

POR ISSO EU TB. ESCLARECI O SEU NOME. É QUE ESCLARECENDO AS "NINHARIAS" E GANHANDO PRÁTICA NISSO, UM DIA SE PODE VIR A ESCLARECER COISAS MAIORES. PENSO EU DE QUE... ;))

MUITO OBRIGADA
UM ABRAÇO E SORTE PARA O FCP :))

Aspásia disse...

PEÇO DESCULPA POR ALGUMAS GRALHAS NO QUE ESCREVI, E QUE SE COMPREENDE SEREM TROCAS DE TECLAS. ESTOU MUITO À PRESSA.

Aspásia disse...

O PÊNDULO DE FOUCAULT

AINDA DEIXO ISTO MAS NÃO SEI SE VEM AQUI ESSA HITÓRIA DO CANDELABRO...

DE QQ MODO, O SABER NÃO OCUPA LUGAR...

BOA TARDE A TODOS.

Pamina disse...

Aspasia (2.04),

Tens boa memória! Durante um momento fiquei um bocado puzzled, pois, sinceramente, não pensei logo no famoso "Happy birthday" da Marilyn que enviaste. Se ter um Marilyno fosse inerente ao cargo, talvez não me importasse de ser presidente:)))... mas com um destino mais feliz, que o daqueles dois foi muito trágico.

lobices disse...

...saia um link directo para esta mesa, se faz favor... :)))

Su disse...

opsssssss farta desse jogo

dou um pontapé à trave


jocas maradas