segunda-feira, maio 29, 2006

Lá vem a nostalgia de resolver tudo por engenharia genética:).

Estudo revela que genes influenciam desejo sexual

O desejo sexual é influenciado por causas genéticas e não psicológicas, como geralmente se julga, segundo um estudo de investigadores israelitas publicado pelo jornal Maariv.
As primeiras conclusões do estudo sugerem que as perturbações do desejo sexual poderiam no futuro ser tratadas por meios genéticos e não pela tradicional via psicológica.

Neste trabalho, dirigido por Richard Abstein, do departamento de Genética Humana da Universidade de Jerusalém, participaram investigadores da Universidade Hebraica de Jerusalém, do departamento de Psiquiatria da Universidade Ben Gurion de Beersheva e do Hospital Psiquiátrico Herzog.

Segundo os investigadores, o gene que influencia a sexualidade pode ser modificado tanto para reprimir o desejo ou diminuir a actividade sexual, como para aumentar o desejo, mas não especificam as modificações em causa em ambos os casos.

O estudo conclui que apenas 30% das pessoas tem uma mutação genética que intensifica o apetite sexual, carecendo dela as restantes.

Tal mutação seria relativamente nova na história humana, remontando à época do homo sapiens, há cerca de 50.000 anos.

Diário Digital / Lusa

29-05-2006 10:03:26

75 comentários:

ASPÁSIA disse...

Boa Tarde

Ora se tudo está nos genes porque não também o maior ou menor sex-apetite? O que admira é que essa mutação remonte à era do Sapiens... e não do Erectus, tinha calhado melhor!...

Sousa

Podes estar tranquilo, home, esses apetites desbragados não são culpa tua, nem sequer das almôndegas!!! Isso está nos teus génios, home de Deus, que se te há-de fazer...explica isso à Gertrudes e comprem um espanta-espíritos, que também espanta esses génios de certeza...

Porta-te o melhor possível e vê lá não dês origem a outra mudação em cima desta... olha que as mudações dão sempre umas dores de cabeça... Bem viste como foi essa, só de mudar uns trastezitos do Porto para Cantelães a barafunda que se armou... não fosses tu e ainda hoje o teu patrão andava com sacos de plástico a acarretar livros e Cds...

Bem até mais loguinho...Comprimentos à Gertrudes e um abraço para ti, visto que as doenças genéticas não se pegam...;>

andorinha disse...

Boa tarde.
E por que não o desejo sexual ser influenciado por causas genéticas e também psicológicas?

"O estudo conclui que apenas 30% das pessoas tem uma mutação genética que intensifica o apetite sexual, carecendo dela as restantes."

Não percebi...
Quer isto dizer que em 70% dos casos não é possível aumentar ou diminuir o desejo sexual através dos genes?
Então em que ficamos?

Susana de Oliveira disse...

Olá Júlio,
adoro ouvi-lo desde a minha adolescência. Devo dizer-lhe que saí dela há relativamente pouco tempo ou pelo menos gosto de pensar que sim! (risos) Tenho 32 anos e pertenço ao grupo de pessoas que têm uma fertilidade diminuida, mais especificamente o meu marido tem poucos espermatozoides e preguiçosos.Como somos um casal, é tema que toca a ambos.
Começámos a desconfiar que pertenciamos a este grupo de pessoas a partir da altura em que viamos o tempo a passar e nada acontecia, agora vamos tendo certezas à medida que as consultas vão avançando e os exames sendo feitos.
Estou a escrever-lhe porque acho que há um tema que penso ainda não abordou nos seus programas e que julgo ser bastante pertinente, e é o de como a baixa fertilidade de um casal pode afectar a forma como se relacionam sexualmente. E acredite, afecta! Se não se deixarem dominar pelas emoções que surgem em catadupa de todos os lados ainda têm escapatoria, mas caso não o consigam fazer estão fritos, vai-se pelo ralo a vida sexual de um casal.
No meu caso, obviamente passei por essa fase! Graças a Deus foi só uma fase e curta, digamos que uns 3 mesitos(já numa fase em que não utilizavamos nenhum método contraceptivo há mais de 1 ano) até que mandei toda a gente dar uma curva, virei-me para o meu marido e lhe disse que não queria saber se tinhamos filhos ou não e se viessem melhor, se não viessem paciência, que já não aguentava mais ter que contar os dias para ter relações sexuais, que já não aguentava mais ter que ficar sempre na posição de missionário e que estava farta de pressões. Ele concordou em grau, género e número, recomeçámos a tomar a pilula e retomámos uma união sexual que sempre tinha sido isso mesmo...uma união!
Hoje em dia já não utilizamos novamente nenhum método contraceptivo mas entrámos numa fase em que até ver não há stresses e em que não fazemos sexo em determinada posição só porque aumenta as probabilidades do espermatozoide chegar ao óvulo.

Sabe que muitos dos médicos sabe pouco sobre infertilidade, deparei-me neste processo com muita ignorância a nível dos médicos de clinica geral e ginecologistas e devo ser franca, só me espantei com isso no que toca aos ginecologistas. Felizmente considero-me uma pessoa curiosa e faço a minha investigação por conta própria apesar de tomar como base tudo aquilo que os médicos que nos seguem dizem e acho que após muitas mudanças encontrei médicos competentes.
Não há assistência psicológica para quem sofre de infertilidade ou esterilidade ou fertilidade diminuida! Pura e simplesmente não há!
No meio destas consultas e exames e pesquisas todas descobri um forum onde as mulheres ( são a grande maioria para não dizer que é um forum feminino!) discutem e contam casos que se passam com elas, trocam informações e desabafam. E digo-lhe, vê-se ali muito casamento com sexualidade em risco por uma unica causa, ter um filho biológico!
O forum é o da Clix, babies acho eu, não sei bem o endereço, se estiver interessado lhe direi depois.
Este forum é de grande ajuda, ali trocam-se conhecimentos, factos e compreendem-se as pessoas que têm experiências comuns.

Ufffff, já falei demais, as minhas desculpas Júlio.
É um tema inesgotável e tão rodeado de ignorância que poderíamos falar e falar...

Adeus e um beijo!

Julio Machado Vaz disse...

Acp,
Be our guest:)))).

andorinha disse...

Júlio,
Já que está em linha, podia-me esclarecer...:)))

thorazine disse...

Andorinha,
acho que o grande impulsionador sexual é a psique, e tendo a constituição da psique muit mais influência no "ambiente" do que na genética, estes números são especulações. Digo eu, que não pesco nada disto! :)

Já agora, beijinhos! :)))

andorinha disse...

Thorazine,
O que eu não percebi foi a história das percentagens...mas obrigada na mesma.:)

Já há uns dias que não falávamos, miúdo e daí, não sei....:)))
Beijinhos.

Vera_Effigies disse...

Boa tarde!
Li o post e não me parece que se possa dissociar físico de psíquico nisto.
Sabemos que o apelo físico parte muitas vezes do psíquico não por reacções internas mas externas que nada têm a ver com genes (ou poderá TAMBÉM TER).
O psíquico:
- É muitas vezes castrado pela educação e achamo-nos perfeitamente normais porque os apelos, apesar de existirem, acontecem aqpenas em alturas para as quais nos foi ensinado poderem existir.
- Noutros casos, completamente alheios quer fisica quer psicologicamente, recebemos apelos externos que activam o libido.
A resposta aos apelos depende também da vida de cada um.
Ñão vou falar de sentimentos porque levo pancada do noise...lol Mas são um dos exemplos do psiquico a criar libido

A prova de que o psiquico tem por demais a ver com este tema é relatado pela ACP. SE fosse com os genes teriamos de pensar que eles tinham ido de férias nessas ocasiões:)))) (perdoe ACP brincadeirinha sem intenção de magoar)

Um abraço
MJ

lobices disse...

...não se apoquente Amigo Profe que os Psis não serão "comidos" pela Genética ainda que eu acredite piamente que o Géne é o princípio de tudo
...mas, segundo o estudo, 70 % ainda pensam com a cabeça no que diz respeito ao desejo (seja ele qual for...)
...não há dúvida que sempre acreditei naquele anúncio do: "Ambrósio: apetecia-me algo"
:)))

lobices disse...

...lusco_fusco: ACP...? O Automóvel Clube de Portugal anda por aqui? :))))))))

lobices disse...

...hoje in diariodigital.sapo.pt:
...
O Parlamento Europeu está a equacionar cobrar um imposto pelo envio de e-mails e mensagens de texto (SMS) como um modo de financiamento no futuro. A proposta foi lançada por Alain Lamassoure, um eurodeputado do grupo popular europeu, e será agora analisada por um grupo de trabalho.
...
...terá sido o raio do géne do desejo do eurodeputado que se lembrou disto?
LOL

Julio Machado Vaz disse...

Maralhal,
Ainda por cima o baixo desejo sexual não cessa de aumentar nas consultas e a sua relação com o stress civilizacional é postulada por muitos.

Andorinha,
Suponho que os 70% teriam de se contentar com a "linha de base":).

O estudo cai na esparrela habitual do ou/ou em relação à dicotomia constitucional/adquirido.

Susa,
Não me diga que é uma veterana de O Sexo dos Anjos!?:).

thorazine disse...

Andorinha,
Tentei! :)
Ainda com desconfianças sobre a minha identidade? É escusado! Noise, pronuncia-te carago! :)

lusco_fusco,
Eu também acho difícil fazer previsões exactas e daí tirar conclusões através da genética da psique. Acho que não se pode comparar à genética dos outros orgãos devido à complexidade dos pensamentos e sentimentos, do que é reprimido (na educação ou por nós mesmos) transformando na sombra (ou shadow de Jung) tornando a predisposição genética inútil. Mas de certeza que há por ai especialistas do assunto! :)

lobices,
O gene é o princípio. Mas o que veio primeiro, o DNA ou a Proteína? hehe
Pelo que eles dizem nem um nem outro, acho que foi mesmo o RNA! hehe

AQUILES disse...

O bom funcionamento dos olhos ajuda muito :):):):)):):)):)

Vera_Effigies disse...

Lol Lobices que cabeça a minha.... estou á gargalhada....
Era Susa que queria dizer. A culpa foi do Professor :p estava a ler as boas vindas e meti o nick errado aqui...lol
O automovel clube de portugal também pode criar libido sim senhor! Lol depende do piloto inscrito...;-)
Um abraço

Vera_Effigies disse...

Este Thorazine deve usar AXE lol
:))))

Rui Diniz Monteiro disse...

Eu tenho esperança que não seja muito genético, senão lá tenho mais uma coisa que escapa à possibilidade de eu fazer alguma coisa por ela! :))

Eu acho que este estudo foi feito mas é para angariar fundos. Já imaginaram a quantidade de velhinhos e velhinhas, podres de ricos, que depois de lerem isto vão tornar-se subitamente apoiantes da investigação genética? Estes investigadores sabem muuuuito!..... (lool)

CêTê disse...

Susa,
se tiver interesse passe em:
http://www.abdelmassih.com.br/pesquisa/p_icsi.html

andorinha disse...

Thorazine (8.35)
"Ainda com desconfianças sobre a minha identidade? É escusado! Noise, pronuncia-te, carago!:)"

Porquê o Noise???
Eu nunca disse com quem te achava parecido.....:)

CêTê disse...

aspásia,
LOOOOL "O que admira é que essa mutação remonte à era do Sapiens... e não do Erectus, tinha calhado melhor!..."

andorinha,
Desde que haja investimento a Engenharia Genética pode ser Deus ou o Diabo - é a verdadeira "caixa de Pandora"- a excelente metáfora não é minha ;[[[[[[[[[[[- Até poderia (livra) fazer mil ministras florescentes para jogarmos Paintball numa destas noites! loooooooool

Muita criminalidade e genialidade terá origem nos genes. Mas estes podem ser reescritos pelo ambiente (que não exclui a aprendizagem)- Digo eu de que ;]]]]]] Portanto professores e psis teremos sempre trabalhito.
tenham um resto de boa noite! ESCALDANTE


Essa coisa de herdarmos determinados genes responsáveis por determinados comportamentos também consegue explicar pk reagimos de forma diferente a "2 objectos sexais"? Pois "inda" bem ;]]]

thorazine disse...

Lusco_Fusco, dizes isso porquê? Presumes que a minha genética é má e por isso tenho de favorecer o ambiente? :))


Andorinha,
O dedo mindinho disse-me e eu acreditei. Falhas da intuição. Mas pronto, assim ainda é melhor. Para além de não conhecer também não sei o nome (ou o nick) de quem tu achas que eu sou! :))


Cête,
A engenharia genética também vai tirar o fenómeno espontâneo que é ser-se humano. Imagina que a engenharia genética poderia curar o Stephen Hawking à nascença da sua doença que o viria a tornar paraplégico, talvez ele ao não desprender-se do corpo poderia não ter tanto tempo para dar à mente, o que o levou a tentar refutar as teoria de Einstein.

goncalo disse...

A engenharia genética é a nova crença transcendente dos tempos modernos.

Pamina disse...

Boa noite.

Acho que é um pouco o mesmo que discutir o que faz um bom pintor, músico, etc., são os genes ou a aprendizagem? Ou ambos?
Mas independentemente de ser possível ou não manipular os genes de modo a aumentar o sex drive em absoluto, será que as pessoas realmente quererão isso? Uma libido artificialmente manipulada, de modo a torná-la muito elevada independentemente da psique, tipo fome, sem o estímulo de um bom cheirinho a vir da panela, um prato bem apresentado, ou essas ideias nas nossas mentes, não me parece que seja muito prático.
O contrário, ou seja a diminuição/anulação do desejo, leva-nos a considerar se, caso viesse a ser possível fazer isso em adultos, se deveria manipular os genes de violadores. Julgo que, às vezes, já se usam castradores químicos nesses casos.

A Menina da Lua disse...

Boa noite a todos!

O tema de hoje é francamente interessante :)

"O estudo conclui que apenas 30% das pessoas tem uma mutação genética que intensifica o apetite sexual, carecendo dela as restantes."

Então isso quer dizer que os restantes desgraçados dos 70%, têm menos apetite sexual?

Mas isso é uma verdadeira fatalidade e uma grande injustiça dos deuses:))))

andorinha disse...

Cêtê,
Looooooooooool
Vamos lá jogar:)))))))))))

Thorazine,
Nem eu te vou dizer, achas???:))))))
Vou ficar à espera de uma escorregadela. Looooooooooooooool
Beijinhos

Gonçalo,
Assino por baixo.

CêTê disse...

thorazine, perfeitamente de acordo! A normalidade e a perfeição (diria até a felicidade ;) são inimigas da evolução.



Estudos recentes (do farmaceutico de serviço) revelam que não são precisos testes genéticos para determinar se temos ou não os genes mutados- Estejam atent@s ao IRS_ despesas em Ben-u-rons (dores de cabeça) preservativos e vaselinas podem ser um indicativo.
Depois há ainda a comparar o músculo braçal direito e esquerdo LOOOOOOOOOOOOOOL

Vera_Effigies disse...

Ora a Cête tocou o ponto:
"(...) consegue explicar pk reagimos de forma diferente a "2 objectos sexais"? Pois "inda" bem ;]]] "
Ia ser lindo! ia, ia!...lol
O sexo masculino é que deve ter origem nos genes (trabalham mais com físico),... lol Reagem a "objectos" diferentes (saias) de igual modo, desculpam-se com assédios (ehehehe). Agora podem atribuir culpas ao "(eu)gén(e)ios"
Nós sexo forte, porque de psiquico forte se reveste :o), reagimos de modo diferente a dois "objectos" iguais :))))(abandeirados).
Parece-me ser este o cerne da questão.
Está explicado! Usaram na pesquisa cobaias masculinas :)))))

andorinha disse...

Cêtê e Lusco_fusco,
Loooooooooooooooool
Estão inspiradas, criaturas:)))

Unknown disse...

70% é pois o target da pastilha azul.
Muito bem. Nesta medição do apetite genético médio, não deixo de registar que o autor do estudo se chama Abstein. No étimo, uma mistura de abstémio com Einstein, o que é de uma relatividade teórica extrema mas merece ser referido.
Mas francamente: alvitar que os 30% mais vorazes são mutantes, sugere-me (para os inclusos) uma excelente e muito mais moderna forma de explicar as facadinhas nos casamentos com um qualquer parceiro da maioria.
Estes israelitas...

Vera_Effigies disse...

Andorinha
Não me digas que não concordas!....lol :)))))

APC disse...

Eheheheh, agora sorri-me :-) Agradeço as boas-vindas, mas o ACP (tipo Automóvel Club de Portugal) deu-me graça. Porque é APC - alpa, pi, cromio(como em "ápice". E pronto, por hoje é apenas isto. É claro que virei assiduamente, e, mesmo quando caladita, acompanharei sempre as novidades.
Bem haja,
Paula

Vera_Effigies disse...

Thorazine,
Nada disso!!!!
AXE são os teus GENES cativantes que pululam aos molhinhos como as cerejas, sadias e brilhantes. Ora!
Sou venenosa, mas nem tanto!
Jito glande e goldo

noiseformind disse...

Peço desculpa mas isto de ser omnisciente tem destas coisas. Estava hoje de manhã em frente ao meu celestial computador e acabei por confundir o futuro com o presente e comentei este post... antes de ele ser escrito, ou seja, no post anterior ; (((((((((((((( Lamento, Boss, Prometo que para te compensar desta ingerência brutal na tua linha temporal próximo fds joga no EuroMilhões que eu dou-te a ganhar 5 nros e 1 estrela, que tal? ; )))))))))))))

O Vosso humilde colega de caixa de comentários...

Noiseformind ; ))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

Cleopatra disse...

Dos genes??
Então e , assim sendo, os genes não devem funcionar sempre?
Então porque é que não funcionam??
E eu que pensava que era das hormonas histéricas!

Assim sendo, uma vez que a culpa não é vossa, qdo for necessário, voltem filhas, que estão perdoadas!

Caramba! estes cientistas!!
Quem terão sido as cobaias???

Dos genes... Ora ora,....Não Vêem que a culpa é feminina?
Só pode ser das hormonas. (Histéricas).

andorinha disse...

Lusco_fusco,
Concordo...com reservas...:)

Noise,
Sempre à frente do tempo, miúdo.
Desacelera.:))))))))))))))))))

Vera_Effigies disse...

Lol Andorinha
Eu também prefiro reserva...:)))

noiseformind disse...

No entanto, porém, a minha argumentação não está completa e queria deixar dois comentários em forma de link como argumentação, a acrescentar à discussão actual e a acrescentar à discussão anterior.

O primeiro é este...

http://www.local6.com/news/9283707/detail.html

Parece que a ginecologista lá da zona não tem mãos a medir (e sendo boa como o milho como é, quase me deu vontade de assentar arraiais na Flórida) com DST. Um gene latente qualquer que intensifica o desejo sexual está a despertar lá na zona fazendo com que avózinhas de 80 e tal anos soltem a franga como se não houvesse amanhã. Eu estou com medo. Imagino que pelo andar da carruagem e no meu caso específico não vou sair da cama com essa idade loooooooooooooooooool loooooooooooooooooooooooooooooooooooool looooooooooooooooooooooool looooooooooooooooooooooooooooooooooooooool looooooooooooooooooooooooooooooooooooooool looooooooooooooooooooooooool loooooooooooooooooooooooooooooooooooool loooooooooooooooooooooooooool loooooooooooooooooooooooooooool loooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooool

O segundo é este e deixo-o à consideração dos pais presentes.

http://www.local6.com/news/9285559/detail.html

Neste caso qual o castigo disciplinar a ser aplicado ao pai em causa? (sim, pq li tanto julgamento de professores lá atrás que me deu vontade de bater nos pais...)

Lusco_Fusco,
Eu???????????????????? Pancada?????????????????? O mais próximo que cheguei disso foi saltar abraçado com uma mulher de um segundo andar de uma varanga de uma casa para a piscina. Ainda há dias (penso eu de que Sábado) comentei aqui um paper que estava a ler (o fantásticamente actual Non-erotic thoughts: Content and relation to sexual functioning and sexual satisfaction e NINGUÉM, (NEM UMA GAJA BLÓGUICA QUE FOSSE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!) lhe pegou!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Portanto penso que falar de prazer em Portugal é como meter crianças a ver um filme porno: fazem muitas perguntas mas não têm nada a ver com aquilo ; ))))))))))))))))))))))))))))))))))

Thorazine e Andorinha,
Vocês faziam um bom casal, faziam. E eu até vos dava a minha benção, mas preciso da Andorinha para me fazer companhia nas idas à Cores de Chá ; )))))))))))))) lamento Thoraman ; ))))))))))))))))))))))))

Tea,
Se quando chegar à tua idade eu disser coisas desse tipo, por fabor dá-me um tiro na cabeça ok? Combinado? Quanto a crescer com a SIDA considero que foi das coisas acidentais mais abençoadas que me podia ter acontecido. Faço parte (não a nível cronológico, que isso é mais malta portuguesa de 20) da geração que começou a tirar prazer do preservativo em vez de o diabolizar ou negligenciar ; ))))))))))) e Graças a Deus. Aguardo pacientemente e com expectativa os anos vindouros e as alucinantes cogitações do Acaso ; ))))))))))))

Malta,
Quem for meu amigo (e eu sei que vocês são) fazfavor depositem 100euros cada um na conta 439540593845093845 da UBS. Eu sei que nem querem saber para que é de tal maneira somos íntimos e de tal maneira confiámos uns nos outros. Mas eu sou assim, pacificamente excelso, e quero dizer-vos que é para uma das mais grandiosas causas humanitárias de que há memória. Mais de 70.000 euros em Barca Velha e similares repousam numa adega de uma pastelaria de Viana do Castelo. É nossa missão darmos um local de repouso digno a essas garrafinhas, ou seja, a minha adega. Com a vossa ajuda aquelas garrafinhas ficarão instaladas em sítio condigno. E o que são 100 euros, agora que a retoma está aí???????????????? Vá lá, não sejam fatelas!!!!!!!!!!!!!!! Contribuam!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! (tu tb, Thoraman, apesar de ainda não teres idade para beber, pelo menos tudo o que não seja Vodka ou não esteja num copo de shot ; )))))))))) ).



P.S. Com respeito aos onanistas da ortografia deixei "fantásticamente" e "fabor" mal escrito, sendo que o último é um regionalismo e não um erro ; )))))))))))

noiseformind disse...

Thoraman,
Não penses que te safas de levar resposta em relação ao que escreveste do Rock in Rio lá atrás ; ))))))))))))) mas só lá para as 4 da manhã. Agora vou-me ao sexo malta, o meu gene está a entrar na reserva, tenho de o ir carregar. Para os restantes só posso desejar que tenham uma noite geneticamente tão saudável como a minha ; )))))))))))

noiseformind disse...

http://www.emailthis.clickability.com/et/emailThis?clickMap=viewThis&etMailToID=1946076184

Cá está o link para @s avózinh@s-Viagra louc@s...

ASPÁSIA disse...

Xá Verde

Acho um piadão ao seu nick. Faz-me lembrar um grão-vizir ambientalista...;>

andorinha disse...

Então Thorazine, não reages?
Foste para o sexo, carregar o gene???
Depois não queres que te confunda com determinada pessoa...Loooooooool

Noise,
Sabes lá tu se eu já fui com o Thorazine à Cores de Chá?:)

Até amanhã, malta:)

noiseformind disse...

E já que andámos a falar de estudos e de evolução e de melhorias, que tal deixarmos as CRS para trás e começassemos todos a falar em termos de algoritmo de Basson? Se calhar era uma boa ideia, não?

noiseformind disse...

calhou-me o comentário 39... agora o 49... estou amaldiçoado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

noiseformind disse...

http://homepage.psy.utexas.edu/HomePage/Group/MestonLAB/Publications/fsfi2005.pdf (pra não dizerem que falo das coisas e não sei do que estou a falar e não abro hipótese ao contraditório e tal...)

noiseformind disse...

"This overlap is reflected in both the
pattern of mixed factor loadings and high interdomain correlations observed
in each of the samples. This result can be viewed as evidence for a nonlinear
model of sexual response in women, as proposed by Basson (2000, 2002)
and others. Future models of sexual response in women should consider
development of a new construct that might incorporate elements of both
desire and arousal.
Discriminant validity of the FSFI was confirmed in each of the individual
samples, in addition to the combined data set. Although the measure
differentiated well between the various clinical samples and the nondysfunctional
controls, we noted marked overlap in domain and total scores
among the clinical samples. Among the different diagnostic groups, the orgasmic
dysfunction group showed a significant decrease in total score and
orgasm domain scores compared to controls but showed the least impact
on other domains of sexual function. In contrast, the sexual pain/vaginismus
group showed lower scores on all domains of sexual function compared to
the controls. Not surprisingly, this group also showed the lowest pain scores,
compared to each of the other diagnostic groups. The lubrication scores were
significantly lower in the arousal disorder, sexual pain and multiple sexual
dysfunction groups but not in the desire disorder, anorgasmia or nondysfunctional
groups. A mixed pattern of domain scores was similarly noted for the
other diagnostic groups. Again, these findings can be viewed as evidence for
the overlap among sexual function domains in women and the multifactorial
nature of sexual dysfunction problems in women."

Numa altura em que a Martinha começa a tornar CRS um conceito relativamente conhecido... o mundo teimosamente teima em evoluir. E que tal se os mandássemos parar de fazer estudos e investigação? Para não parecermos tão atrasados malta ; ))))))))))

thorazine disse...

Noise, disseste tu que ias carregar o gene mas "postas" logo 6 minutos depois! Tou a ver que divides isso ai em parcelas bem pequeninas! :)

Ou ja tens daqueles monitores plasma culados mesmo por cima da cama? Admiro essa capacidade de concentração! :)))))

Andorinha,
Neps, antes fosse! Hoje só o carrego mais tarde, quando estiver no vale dos lençis!
Já ouvi falar num chá que "provoca" cores, agora Cores de chá? Sou novato nesse campo das "tias"! :)))

Noise outra vez,
por acaso não chegaste a admitir claramente que no tópico das droguices eu tinha razão. Vá, toca a ajoelhar.. ;))))))

noiseformind disse...

Um bilhete para os flower power armados, e tu aceitaste? Thora, Thora, Thora, tb tu?
Tanto quanto sei a Andorinha não é Tia, mas olha que há Tias e Tias. Já dizia o Profeta de forma cristalina: Quanto mais Tia, melhor o chá me sabia. E são sábias as suas palavras.

Dar-te razão em que as compras são o ópio do povo??? Claro que não!!! A malta compra apenas o necessário!!! Vivemos tempos espartanos, em que o Amor pelo próximo roburesce as faces doces dos que, e são uma grande maioria estes, se entregam ao carinho afectuoso e untuosamente displiciendo para com todos os que o rodeiam...
; )))))))))))))
Manda mas é um saquinho desse chá que faz ver cores e corta essas linhas de coca mais grossas para a malta; que estão a fazer falta... loooooooooooooool

Quanto ao meu gene está saciado, o Profeta estava quase lúcido quando disse ao agente da PSP que o metia no carro-patrulha depois de ter acusado 15g/l alcool no sangue: "Não somos o que fomos, somos o que ainda podemos vir a ser, ou talvez outra coisa qualquer". Quem poderá discordar da subtileza deste argumento?????????????????

Vou esticar o pernil malta, bye

P.S. Em relação aos 70%, Andorinha, quer dizer que SE (repara nas maiúsculas) uma mulher portuguesa emigrar para Ibiza ou Puerto Plata tem 70% de acréscimo na possibilidade de encontrar um homem que lhe meta o gene a dar a dar. E então se a mulher estiver reformada e emigrar para a Flórida, é como diz o ditado: Mulher velha e adolescente ela morre depressa mas contente. Ou na sua versão vernácula e exagética: mulher velha e pila nova ela só sai da cama para ir prá cova.

noiseformind disse...

"O resto das pessoas quer é viver em equilibrio e tudo que se oponha Às suas ideias eles vão negar, julgar e arrumar numa caixa com o título "ideias erradas que não interessam"! :))"

Só por esta já podias ser meu filho. Tens a certeza que não tens 15 anos? Olha que se tivesses ainda valia a pena mandar fazer o teste. Mas nisto tens toda a razão. Mas cuidado, meu rebento, cuidado. Olha que eu passei 1 semana a ouvir no MSN um nick a dizer "não admito" "estou parva" "como é que podes dizer isso" e logo a seguir dizia "eu até te dizia o que penso mas não digo" ou então "esquece" e o ainda mais delisioso "não vale a pena". E olha que poderás dizer que fui ríspido na lestidez (a palavra não existia e eu dei-lhe neste preciso momento nasciturnidade) com que meti "Bloquear" na personagem e eu direi: mas tanta boa gente capaz de ter uma conversinha sem se indignar e até dizem umas coisitas de jeito de quando em vez e eu vou perder tempo com esta croma? Enfim... Mas o teu instanâneo sociológico do Rock in Rio Tejo está bem esgalhado. Mas olha que é um processo em construção. Eu ainda sou do tempo (Meu Deus, Senhor, os palavrões que eu já digo) em que em Lisboa tentavam dar caça aos farnéis para garantir o lucro dos restaurantes e bares da Expo-98. Pois é, pois é. A malta que dá (como eu vi, com estes olhinhos que um dia vão ser incinerados em cinzas) uma queca junto ao palco alternativo do Sudoeste não é capaz de conservar a sua sande ; ))))))))) podíamos meditar longamente sobre isto, mas eu sei que as novas gerações são mais virtuosas e melhores que os velhos de antanho. Olha, a começar pelo facto de terem crescido online. O online dá-nos uma capacidade organizativa de pensamento tremenda, só tenho pena de ter perdido por poucos anos essa possibilidade. E imagino-me, daqui a 50 anos, a dizer a terrível e condenatória barbaridade: eu ainda sou do tempo que deitávamos árvores abaixo para fazer um suporte para ler texto. E imagino os meus netos horroridados a fugirem de mim e de tamanha monstruosidade ; )))))))) espero eu... espero eu... ; )))))))))))) Portanto eu assumo: vocês são melhores!!!! Numa escala de grandeza muito maior do que nós fomos melhores do que os actuais "cotas"!!!! Agora vamos ver o que vão fazer com isso ; ))))))))))))) A minha geração era a geração rasca e nunca como hoje tivemos tanta malta com peso científico e técnico lá fora. O Vicente Jorge Silva devia ter sido deportado para Porto Santo, ou devia ter sido confinado à ilha de lá quando foi lá fazer o filmezito que fez ; ))))))))))





P.S. O erro na palavra delisioso e em horroridados é, como é óbvio, um momento de prazer que dou aos correctores humanos do blog ; )))))))))))

Manolo Heredia disse...

Quis a ironia do destino que um sub-conjunto desses 30% de mutantes se juntasse num blog! Noise, estás perdoado!

A Menina da Lua disse...

Bom dia!

Noise

"P.S. O erro na palavra delisioso e em horroridados é, como é óbvio, um momento de prazer que dou aos correctores humanos do blog ; ))))))))))) "

Pois! eu de vez enquando tambem sou muito generosa e tambem proporciono esses pequenos prazeres aos correctores.:)))

Isto não é verdade; quando dou erros faço-o sem querer...e nem dou por isso.

Unknown disse...

Bem, Aspásia...
Xá Verde tem de facto um grãozito persa totalmente virtual, como Xá que se preza, é de um verde que pretende ser saudável e nada lesivo do bom ambiente. Às vezes ligeiramente ácido, é certo, fecha o seu travo em - peço licença - www.chazadas.blogspot.com - até porque só toma este Xá quem aceita. Basta levar um chávena, para por lá encher ou já a transbordar. E todos são bem vindos.


Acho um piadão ao seu nick. Faz-me lembrar um grão-vizir ambientalista...;>

fiury disse...

boa tarde

Unknown disse...

Com tanta discussão por aqui posso acrescentar mais um tema?? É que este assunto me incomoda a sério:

Hoje, os nossos filhos já não são nossos. Ou melhor, são nossos filhos apenas até ao divórcio. Depois, são filhos da (des)Humanidade dos Tribunais e Comissões de Protecção de Menores. Vêm isto a propósito do homicidio de sábado. Um daqueles pais modernos - daqueles que dizem que não há nada mais importante na vida deles que os filhos - acabou de provar o amor maior pela filha com o melhor presente de aniversário que qualquer pai que se preze pode dar a um filho: matar-lhe a mãe [e a avó materna] no próprio dia de anos. Assim, de facto, o dito pai preocupado e atento ào bem estar e saudável desenvolvimento da filha acima de tudo resolveu o melhor para a filha num instante: como vai preso por homicio qualificado, a criança ficou no dia de aniversário sem pai, nem mãe, nem avó materna e crescerá conforme os designios de uma CPCJ e de um juiz, entregue a quem ELES entenderem que será melhor para a criança. É claro que foi o pai e não o ex-marido que deu o tiro na mãe [e não na ex-mulher!] e, é claro, que o fez no superior interesse da criança. Amores destes pelos filhos enternecem-me. Não é óbvio que qualquer criança de 5 anos está bem é com a mãe, excepto se a própria mãe entender o contrário??

Unknown disse...

E por favor, relevo a excepção que confirma a regra, por ser isso mesmo: uma excepção!

[A ironia incluida no texto do post anterior é uma defesa para a irritação que o dito assunto me suscita].

LR disse...

Professor:
«Segundo os investigadores, o gene que influencia a sexualidade pode ser modificado...»
Uma pergunta:
- Qual a maneira de "modificar" os genes?
Ou isto é apenas coisa de laboratórios e congressos?
Obg

andorinha disse...

Boa tarde.

Noise (4.27)
Ok, quando me reformar (daqui a 25 anos):)))))) emigro para a Florida.
Grata, como sempre, pelos bons conselhos, miúdo.:)

A Menina da Lua disse...

Angie

Seja bem aparecida!:)

Já estive para perguntar por si mas deixei passar um tempinho...

Espero que esteja tudo bem consigo e que possa mais uma vez fazer-nos companhia com a sua inteligente e agradável participação...

CêTê disse...

Atenção, pessoal: 66,67,68 e aí vem o: _________________ LOOOOL Just K.;]]]]]]]]

Noise, é necessário referirmos links ou referências sempre que opinamos? :))))

thorazine disse...

Noise, sinceramente gostei!

Em relação aos chá acho que não é preciso, porque pelos vistos passaste uma semana a "ouvir" os nicks! Há pessoas assim por natureza, acho que se chama sinestesia! PAra pessoas como tu as drogas só te vão fazer voltar ao "normal"! (se é que isso existe!)

E não, não posso ser teu filho, eu sou o resultado de uma experiência ciêntifica! ;))))

andorinha disse...

Olá, Thorazine, tudo bem contigo, miúdo?:)
E não me chames "tia", que horror! Não sou dessas.:)))

Unknown disse...

Bom dia maralhal.
E dizer o quê?
Se os cientistas o dizem é porque é.
Nestes estudos acredito sempre neles, que remédio… também não tenho forma de os desdizer.
Só não acredito no que dizem em duas situações:
- Sida e algumas febres hemorrágicas, nomeadamente Marbur, febre de Lhasa e Ébola – Estas situações, quanto a mim, por encobrimento.
- Alzheimer – Esta ainda por falta de conhecimentos a nível do funcionamento cerebral a 100%.
Cá defendo as minhas teorias e já não as vou ver como verdadeiras nesta vida.
Mas lá no Céu, ou muito mais provavelmente no Inferno, estarei de olho a acompanhar o desenrolar da coisa.

thorazine disse...

Andorinha,
tudo bem por estes lados! Muita melancolia e pouca vontade de estudar. Não chamei "tia", os encontros para beber chá é que me remete sempre para conversar cor-de-rosa! :)

Yulunga,
hoje em dia o carimbo de "ciêntificamente provado" têm uma certa imunidade. Qualquer coisa que se diga anteriormente a isso é mais que uma verdade, é a certeza! Parece que nem Tomé se questiona! :)))

thorazine disse...

Andorinha,
Desculpa a falta de educação. Este calor deve fazer evaporar algumas substâncias importante para o bom funcionamento do cérebro! E por ai? Tudo bem? Espero que sim..
Beijinhos

Cleopatra disse...

ISTo é um Chat????

thorazine disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
thorazine disse...

Noise,
era para só escrever isto como tu, pela calada, perto das 4 da matina no meio de um texto mais ou menos elaborado. Mas não. Não sei porquê..

Falas dos teus estímulos masturbatórios do sudoeste mas isso não é nada. É o amor que brota depois de umas cervejas. E deves saber o quanto custa aguentar para "bira o barco" num sítio mais refundido, quando mais procurar um sítio para fazer “o” amor enquanto a maquinaria arrefece. Já me deparei com alguma situações caricatas também, sobretudo naquelas festas "dos jovens", como tu dizes! Mas é difícil distinguir os sentimentos de quando estamos a achar caricatos ou a simples e pura inveja! :)

Mas ainda ontem, ao fim da tarde, fui à praia com a "cara metade", ver o por do sol enquanto estimulava a produção de endorfinas (aquelas que nós sabemos)! Como nos sentamos atrás de umas rochas para tapar do vento, pseudo-último casal na praia iniciou-se no rito. Quando nós saímos d'"a toca" deparamo-nos com o amor. É bonito saber que ainda há gente que espera até os idosos e as crianças sairem (para não ficaram augadas, claro), naquela concentração "harmónica" toda, para poder dar largas à paixão.

Já ouviste falar em sociedades de parceria? Civilização minóica. O sexo em público era incentivado, assim como sexo entre os membros da família entre todas as faixas etárias. Os preconceitos são d'agora, pelo que se vê. É pensa se ver mais vezes as pessoas a urinar do que a fazer amor! :)))

CêTê disse...

Este café está para trespasse ou o dono está no bem bom com um par de canadianas à sombrinha?

lobices disse...

...desculpem, mas
...permitam-me este poema:
...
Basta ficar em pé, deitada,
Desperta, adormecida, de qualquer jeito,
Para recebe-lo.
Ele chega de qualquer parte, do horizonte,
Da noite, da semente das estrelas.
Vestido de vento,
Suas brisas esvoaçam...
Dos lábios emanam chamas perfumadas
E me beija na testa e me marca
Com gravação de candura
Se está na Grécia, ao redor de Safo,
Ao ouvir meu chamado, dali ausenta-se
Suas mãos desabam sobre o meu corpo
Orquídea de carícias em espiral.
E me afaga por dentro.
Alcança cada princípio da raiz dos meus cabelos,
Desliza até a guia dos meus pelos,
Imanta-me e o sangue arrepiado vai e vem.
Tudo gira mas o tino não se desvia.
Nada se obstrui.
A fronte desvela sua aurora.
Ele está na órbita da minha cabeça,
Sua sombra pousa luz nos meus ouvidos,
No nariz, nos olhos; amadurece minhas faces;
Passa pelos dentes esmaltando o sorriso;
Esquenta a língua;
Fere o diapasão da voz;
Faz esticar a pele dos tambores;
Até o limite da atmosfera, confere a afinação dos pássaros;
A acústica das águas;
Repassa o som das conchas;
O silêncio das folhas orvalhadas,
As notas baixas do altivo bambu;
O soprano da haste do capim;
Os sons da chuva caindo por sobre a madeira verde.
Influi na intensidade das vagas na minha aura,
Na rebentação das praias,
Nas pororocas, na piracema;
No tempo propício ao acasalamento dos insetos;
E no cio das gatas no telhado,
Das cadelas cortejadas por matilha rabugenta;
Ajuda na distribuição do pólen para a fecundação das flores;
Despeja seu hálito na masturbação das virgens
E gradua a paixão das noviças, futuras esposas de Cristo.
Suave envolvimento ele permite ocorrer em minha nuca,
Por trás dos lóbulos das orelhas
Massageia meus tímpanos com seus beijos;
Suas aragens incendiadas roçam meu queixo;
Esticam-se até os lábios e esquece ali um beijo;
E desaba pesando como espuma,
Demolindo átomo por átomo...os ombros;
O torso; ateia fogo nos elétrons dos meus mamilos;
Golpeia as costas com a marreta de suas pétalas;
Jasmins, lírios, cravos, rosas e musgos rebentam pelos flancos.
Anticólica desenfernizo a barriga;
Põe lenha na cadeira do meu plexo solar;
Meu coração arfa, contrações da rede pulmonar;
Implosão nas costelas;
A espinha de cobra da coluna vertebral reveste-se de peçonha;
Insinuo sob a pele o rastro de um silvo;
Arremesso a bifurcação da língua como tênue fita de linfa;
Apoia a cabeça da esfinge na maciez pinicante da púbis
Quais cisnes enamorados, entrelaçam-se tesão e pênis
Dentro, cascata e vulcão, iceberg e vapor;
Humores do pântano, galvanização do prepúcio;
Por trás da aurora, súbito mal de parkinson
Concentra-se em minha nádega;
Glândulas fora dos eixos, planetas desalinhados,
Estou completamente a espera;
Adjetivos nas coxas, conectivos dispersos pela vulva;
Uma aliteração apressa o desabrochar do clitóris.
Encavala-se nos meus ombros;
E mexe, e suspira e mexe;
A fenda quente, punhal em mim...
Abre-se mais descendo pelas costas;
Num impulso deixo-me penetrar.
Desde minha coroa;
Como regresso ao útero.
A membrana circular avança pela testa;
Toldo os olhos, cedo um pouco devido ao plano
Inclinado do nariz;
Retorno da onda para ganhar impulso;
O avanço atinge a manhã envolvendo o pescoço.
A partir desse ponto serpente engolindo a presa;
O ato é mais doloroso, inspiração em histeria;
Dificuldade para se encaixar nas omoplatas;
E de graça me rendo pela santa experiência;
Porque já me reveste como casca e luz;
Fonte profunda, termas de súlfur, gás, pureza:
Adianta-se casulo retardando a borboleta.
Já está quase no umbigo.
Mastigação impossível da ausência de gengivas;
Só tecido e húmus;
Ruminação vagarosa da flor carnívora;
Efervescência da pélvis;
E o silêncio amplifica um concerto;
Engole a parte glútea.
Tritura as coxas; desloca as rótulas;
Eteriza fêmur e raízes venais, poros;
Macera canelas, amacia calos e calcanhares...
Para vencer o limite dos pés;
Inteiro me comprime e me espreme;
E jardins escapam pelo hiato das respirações;
O sol enlouquece desejando enforcar a noite;
Ele mexe o tempo, embaralha as estrelas;
Realizamo-nos selo mútuo;
Jamais me libertarei, e ele, por sua vez;
Está fadado a me possuir até que eu morra;
Quando enfim este meu amante me fará imortal;
A que ora engendro e adoro, servo fiel
De quem também sou cativa, senhora sua;
Com quem eu gozo e depois me abraço
Até brotarem glebas de fungos e lodo entre nós;
A luz envelhecida pousa em cada conjunção;
Abandonando a sombra de diamante em cada imagem;
E contas de cristal nos termos de comparação;
Este homem que para falar seu nome;
Preciso perfumar a boca e lustrar as botas da garganta;
Este homem para quem me guardo...
Este homem para quem me entrego...
Este homem, por quem sempre esperei...

...
(from: M. V. Virgino)

andorinha disse...

Thorazine,
Por aqui tudo bem, apesar de ser professora.:(
À volta duma chávena de chá pode haver conversas interessantíssimas.
Deixa os estereotipos, miúdo.:)

andorinha disse...

Apenas para dizer que:
As crianças educam-se de dentro de casa para dentro da escola.

NOVOS PAIS, PRECISAM-SE COM URGÊNCIA!

thorazine disse...

Andorinha,
Apesar de..? Não gostas? Acho que é uma profissão até bem interessante (para quem tiver jeitooara ensinar, que por acaso não é o meu caso, hehe) e de grande responsabilidade. Tens sempre ali um "público" a absorver o que a senhora professora diz (antes fosse assim). Eu sou aluno (este ano por acaso não) e não me queixo! :))

Já agora, és prof de quê? Isto é, se eu não tiver a ser curioso demais! :)

Estava a brincar, aliás, sou grande apreciador de chá, especialmente o vermelho! :))

CêTê disse...

Lobices,
quase que tinha um org@smo! ;]]]]]]]
Muito bonito- Vê como cá faz falta?
Vocês já imaginaram se "isto" fosse mesmo um café? Cada um a debitar....

A propósito LOOOL se um dia tiver um restaurante à beira mar LOOOOL será "A caraça" a inimiga do melhor amigo do Homem!

andorinha disse...

Thorazine,
Gostava bastante, mas a política seguida pelo ME deixa-me profundamente desiludida. O nosso trabalho não é valorizado. Ainda hoje li uma frase lapidar desse génio que é a ministra da educação: "Os professores são os responsáveis pelo insucesso escolar dos alunos!"
Mas fiquemos por aqui, podemos falar disto quando formos tomar chá.:)

Sou prof de quê?????
Estás com amnésia, miúdo?:)))))))))))))))))))))))))))

andorinha disse...

Repito, agora correctamente.

NOVOS PAIS PRECISAM-SE COM URGÊNCIA!

noiseformind disse...

Por exemplo, repara nessa barra ao lado no texto. É apresentada com um erro típico da apresentação do sexo como vantagem. Repara que aí diz queo sexo

• Leads to longer life
• Protects against heart attack and possibly against stroke
• May decrease risk of breast cancer and prostate cancer
• Appears to bolster the immune system
• Helps people go to sleep and maintain a youthful appearance
• Burns calories and fat
• Relieves chronic pain and migraine
• Is closely correlated with overall quality of life
• Protects against depression
• Reduces stress and increases self-esteem
• Stimulates feelings of affection, intimacy, and closeness
• Improves social health

Pois é, mas esquecem-se de algo muito importante. O sexo que faz isto é, tanto nas mulheres como nos homens, aquele que está associado a situações de êxtase funcional, que para ela em 80% dos casos não é um orgasmo mas 12 a 20. E não dizem que nesta situação o homen tem MUITO MENOS beneficíos estatísticos cumulativos com a pratica de sexo que a mulher. Hã pois... hã pois... pq senão tínhamos de pegar no meu linkezinho para o Boston Medical aqui à coisa de 4 meses a dizer que em média o coito humano dura 3 minutos com honrosas excepções de 7 minutos ; ))))))))))))) e obviamente em 3 minutos as mulheres em condições de saturação de estímulo bastante para atingirem um orgasmo que seja serão q? 12%? Ou seja, o próprio debate profissional ainda gira não raras vezes à volta de uma igualdade quer de processos quer de interesses em resultados ; ))))))))) Achei engraçado pegar nisto pq é uma discussão muito actual para os sex-psis.