quinta-feira, maio 18, 2006

Sim, porque os Ys são bem diferentes:).

Homens e chimpanzés tiveram sexo depois da evolução

Os antepassados do Homem e do chimpanzé tiveram relações sexuais durante milhares de anos até à separação definitiva das espécies, o que afinal aconteceu há muito menos tempo do que se pensava, revela hoje a revista científica Nature.
Segundo o trabalho, desenvolvido por uma equipa investigadores norte-americanos conduzida por David Reich, da Universidade de Harvard, as duas linhagens separaram-se há 6,3 milhões de anos no máximo, e provavelmente até há menos de 4 milhões de anos o que não os impediu de proceder à troca de genes.

Tal é perceptível em particular ao nível dos cromossomas X (cromossomas sexuais femininos) que, nos chimpanzés e nos humanos, são mais parecidos do que os restantes cromossomas, precisam os cientistas.

O «divórcio» final e definitivo não terá, afinal, acontecido há muito mais do que quatro milhões de anos, o que significa que após terem começado a separar-se, humanos e chimpanzés ter-se-ão ainda cruzado durante mais de um milhão de anos.

Os resultados obtidos neste estudo, segundo os investigadores, põem em causa o estatuto dos hominídeos considerados como os mais antigos ancestrais do Homem, tais como o Saelanthropus Tchadensis (Toumai), que viveu há cerca de sete milhões de anos, o Orrorin Tugenensis, que viveu há seis milhões de anos, ou ainda o Ardipithecus Ramidus, que terá vivido há perto de 5,5 milhões de anos.

O enigma das origens do chimpnazé continua contudo praticamente todo por desvendar, já que contrariamente aos ancestrais do Homem, dos quais há numerosos fósseis, não foi encontrada até hoje qualquer ossada atribuível aos primeiros chimpanzés, à excepção de alguns velhos dentes.

Além disso, a sequenciação completa do genoma do chimpnazé, publicada no ano passado, confirmou que as duas espécies são geneticamente idênticas em 99%.

Diário Digital / Lusa

18-05-2006 15:33:00

40 comentários:

CêTê disse...

Bolas professor!!! Isso não se faz: vá lá a rezar umas Avés que isto de nos provocar com posts destes em horas de aperto é um pecado maior que...;)]]]]
(venho ler mais tarde)-se resistir claro; - o livro tb era para ler nas férias e "marchou";]]]]]


Boa tarde para todos!

CêTê disse...

Muito interessante sim senhor!
Eu até ;]]] , olhando para alguns politicos e politicas (sim andorinha!), fico cá a pensar que pelo menos até à geração anterior devem ter sido desviados (sem que ninguem tenha reparado) chimpazés dos ZOOS. Inté logo


"Consigo resistir a tudo, menos às tentações"- Òscar W. (se o Alz. não me engana ;]]]])

CêTê disse...

E ainda....


Diga lá alguém porque não procuraram semenhanças no cromossoma "Y"... ai, ai: é que no "Y" pouca coisita se encontra ou resta...

Quanto à troca de genes.... bem pode ter acontecido de outra forma que não a cópula! Os "bírus" por exemplo "lixam-nos" bem e nicles de orgasmos...;]


Quanto aos 99%- bemmmmm 99% do Universo que constitui o Genoma é uma Enormidade Gigantesca.


(hei-de ler)

Fora-de-Lei disse...

Pronto... então está explicado aquele (novo) ditado que diz que "a brincar, a brincar, é que o macaco foi à coisa à mãe, que não forçosamente a dele".

Unknown disse...

Está agora explicado porque a maior percentagem de consumo de entre os frutos secos a acompanhar a bejeca recai sobre o amendoim.
A genética não falha.

Fora-de-Lei disse...

yulunga 5:37 PM

Acho que essa tua lógica empírica também associa a mulher e a "banana"... ;-))

Unknown disse...

Fora da Lei
Como se eu não soubesse o que a casa gasta...
Dei-te o prazer dessa facadinha ;-)

Fora-de-Lei disse...

DEDUÇÃO EMPÍRICA


O João estava a aparar a relva do jardim de sua casa quando repara num novo vizinho a mudar-se para a casa do lado. Curioso, acerca-se dele e após as apresentações da praxe, Miguel, o novo vizinho, diz-lhe que é professor de Dedução Empírica.

João – Dedução Empírica?! Que é isso?!

Miguel – Bem, deixe-me dar-lhe um exemplo... estou a ver que tem uma casinha para cães. Deduzo que tenha um cão. Se tem um cão é provável que tenha filhos. Se tem filhos é mais que normal que tenha esposa. Se tem esposa sou forçado a deduzir que é heterossexual.

João – Isso é muito fixe!

Separam-se e João vai conversar com o outro vizinho, Zé, que também tinha reparado na mudança para a casa ao lado.

Zé – Novo vizinho, hã... Que faz ele?

João – É professor de Dedução Empírica.

Zé – Dedução Empírica?! Que é isso?!

João – Deixa-me dar-te um exemplo. Tens um cão?

Zé – Não.

João – És paneleiro...

Unknown disse...

Fora da Lei
My brother in arms, olha que gosto mesmo muito de ti acredita.
Mas não resisto...
Maninho, tens cão?

Unknown disse...

Bem... o que os nossos antepassados faziam não me incomoda minimamente, mas fui ver imagens de ambos e pessoalmente, entre o Sahelanthropus Tchadensis e o Ardipithecus Ramidus, espero ser descendente do primeiro; tem um ar mais moderno e corpo de quem já frequentava ginásio.
Olhe Dr. Murcon gostei de conhecer a raiz da minha árvore genealógica.

Unknown disse...

Fora da Lei
Estás a demorar muito a responder. Assim não vale. Ir comprar um cão para depois responderes.
Se não tens cão podes sempre caçar com um gato, ou estavas há espera de quê? ;-)

A Menina da Lua disse...

Cê Tê :))

"Muito interessante sim senhor!
Eu até ;]]] , olhando para alguns politicos e politicas (sim andorinha!), fico cá a pensar que pelo menos até à geração anterior devem ter sido desviados (sem que ninguem tenha reparado) chimpazés dos ZOOS."

Que maldade ! isso diz-se? :)))))))))


Yulunda

"Está agora explicado porque a maior percentagem de consumo de entre os frutos secos a acompanhar a bejeca recai sobre o amendoim.
A genética não falha."

Está o máximo:)))

Vocês hoje estão muito divertidos:)

Bom! nós brincamos mas no princípio do século quando foi divulgado através das teorias do Darwin que nós derivavamos do "macaco" e não directamente duma criação divina única e diferenciada, gerou um choque e uma polémica que arrasou jornais e metiers de opinião pública.

Hoje este facto não nos surpreende ,contudo sentímo-nos pouco confortáveis com essas proximidades; os "espelhos" por vezes são demasiados ao mostrar as semelhanças e quanto às diferenças a balança por vezes nem tende para o lado dos humanos...:)

Beijinhos a todos , está tudo muito animado.

CêTê disse...

yulunga,
acho que ele tem um lapin!;X

Desculpem meter-me na vossa conversa- mas quem anda na guerra...;]]]]

(Olá meninadalua_quando tiver tempo coloco uma foto linda para ripares da nossa Lua)

Fiquem bem

CêTê disse...

CORRECÇÃO:
Quanto aos 99%- bemmmmm 1% (UM POR CENTO)do Universo que constitui o Genoma é uma Enormidade Gigantesca.

Unknown disse...

Já estou a ver o filme.
Sala de Audiências do processo Casa Pia – Sessão mil cento e não sei das quantas.
A porta abre-se de repente e uma moça com ar desvairado e ofegante entra de rompante trazendo um envelope amarelo na mão, que entrega ao advogado de defesa dos bandidos.
Diz o advogado de defesa dos bandidos:
- Meretissimo posso acrescentar ao processo novas provas que ilibem o meu cliente?
- Faça favor – diz o Dr. Juiz.
- Tenho provas evidentes que o meu cliente faz parte de um grupo dos que também foram vitimas de abusos sexuais.
- Mentira!!! – diz o advogado de defesas das crianças levantando-se – Consta dos autos e dito pelo próprio que o réu nunca foi abusado sexualmente.
- Ah, ah… engana-se caro colega. Foi sim, há apenas 4 milhões de anos atrás. Tenho aqui análises que comprovam que o meu cliente faz parte de um grupo que apareceu porque já nessa altura humanos mantinham relações sexuais à força com saguis. Vê este cromossoma pequenino? Encontra-o também nesses símios de pequeno porte.
Como vê Meretissimo o meu cliente agiu inconscientemente. A genética não engana.

E pronto acabei a minha história e a lata de Red Bull também.

Unknown disse...

ilibem? ilibam

Pamina disse...

Boa noite.

Na sequência do comentário d'Ameninadalua (6.47), lembrei-me daquele filme com o Spencer Tracy no qual ele interpreta um advogado que defende um professor acusado de ensinar as teorias de Darwin. Fui ao São Google e na Wikipedia há um artigo sobre a história do julgamento verdadeiro:
http://en.wikipedia.org/wiki/Scopes_Trial

Ainda há cristãos fundamentalistas norte-americanos que não as aceitam. Imagine-se como é que vão reagir a este estudo! Dá vontade de rir, mas na realidade é muito triste, pois as crianças que andam nas escolas onde esta orientação é seguida recebem um ensino que nega factos cientificamente estabelecidos.

Para acabar, o meu cromossoma X activo está aqui aos pulos e acho que não sossega se eu não disser uma coisa, portanto, lamento muito, mas, COM TODO O RESPEITO, tenho que dizer que não concordo nada com o título de certos posts recentes, a saber: "Solidariedade masculina", "Já a Yoko moeu a cabeça do Lennon!" e agora "Sim, porque os Ys são bem diferentes". Ai, isto é influência do Sousa...:)

fiury disse...

(atolle)
Tenho finalmente argumentação cientifica para um gosto!... vamos buscar cada coisa!

Lá terei que dar razão à minha esteticista que diz que algumas são piores doque alguns.

Julio Machado Vaz disse...

Pamina,
Se os homens do not stand together... they are history:)))).

ASPÁSIA disse...

Boa noite dos tempos

...não foi encontrada até hoje qualquer ossada atribuível aos primeiros chimpanzés, à excepção de alguns velhos dentes.

Donde o ditado:
"A chimpanzé antepassado não se olha o dente".;)

ASPÁSIA disse...

Estou side by side com a Pamina... ó Prof., esse, COM TODO O RESPEITO, endeusamento subliminar do Y que lhe impregna as pontes do DNA... ai ai ai... Pamina, ainda somos ambas expulsas do Blog... é melhor encomendarmos umas novenas à Gertrudes em indulgência às nossas diatribes...;>>

ASPÁSIA disse...

Ahá!!!! E que dizer daquele 3º link: ...Ela leva-te para o Inferno!!! Digno de um Torquemada!!! A fêmea impregnada (versão erudita de emprenhada) de pecado, arrastando o pobre e puro varão para as infernais caloraças!!!
(ó Prof. isto é a brincar, não se ofenda...);>>>

Vou então fazer ó-ó, mas previamente me auto-vergastarei em purgação da minha iniquidade!

Boas noites para todos se for caso disso...

ASPÁSIA disse...

Afinal, ainda ressalvo o ditado:

"A chimpanzé antepassado, só se olha o dente".

Assim fica mais lógico.

See you tomorrow in this jungle...

fiury disse...

(atolle)

prof
por falar em pré - história (e se é que o assunto lhe interessa)já tem alguma opinião sobre a nova lei do arrendamento que será aprovada em julho? (os dec-lei estão on-line em discussão no site da ordem dos advogadaos
obrigada

fiury disse...

( atolle)

boa noite

noiseformind disse...

Boss, Boss, Boss,
Para macacadas tinhas umas páginas atrás do Daniel Sampaio ; ))))))) que fala da Lei da Educação Sexual como se ele não tivesse tido nada a ver com a coisa. Aprendeu depressa a ser político, o homem.

noiseformind disse...

P - E se não houver ninguém? [para leccionar a disciplina]
DS- nesse caso, as escolas têm de solicitar formação nessa área. Os professores dizem que é preciso formação, mas no local, ou seja, alguém com quem possam falar quando têm dúvidas. Enquanto o GTES estiver em funções, podemos dar esse apoio via telefone ou e-amil?

OK... VIVA O DESENRASCANÇO!!!!!!! SEM DÚVIDA!!!!!!! TUDO PREPARADO PARA NO PRÓXIMO (??????????????) ANO A EDUCAÇÃO SEXUAL ENTRAR NOS PROGRAMAS DAS ESCOLAS!!!!!!!

P- Que financiamento está previsto?
DS- O financiamento é variável e de acordo com as necessidades das escolas. Há estabelecimentos de ensino que precisam de dinheiro para fazer conferências com especialistas, outras para equipar os gabinetes de apoio aos aluinos, outras para a compra de materiais... É preciso um mínimo de financiamento para poder arrancar
P-Que apoios estão previstos?
DS-Nos próximos dias, a GTES vai reunir com as escolas. Além disso, estará sempre disponível via telefone ou email, para esclarecer dúvidas.

SERÁ QUE O DINHEIRO PARA PAGAR A EFECTIVA APLICAÇÃO DA MEDIDA VAI SER ENVIADO VIA MAIL OU TELEFONE???????

P-Quando é que todas as escolas estarão a trabalhar a Educação para a Saúde?
DS-[em 2007] umas estarão mais avançadas, outras devem ter, pelo menos, alguma ideia sobre o assunto

P-Não se corre o risco de as escolas ficarem só pela "ideia"?
DS- Nada indica que assim seja.(...) Gostava que, quando chegássemos a Junho de 2007, ouvesse um sinal evidente do que é que a escola pensa da educação para a saúde.

OU SEJA. PRIMEIRO DIZ QUE É PRECISO APLICAR O PROGRAMA, DEPOIS JÁ SÃO SÓ ALGUMAS ESCOLHAS A PÔR EM PRÁTICA E NO FIM JÁ ADMITE QUE LHE BASTA QUE EM JULHO DE 2007 AS ESCOLAS TENHAM UMA IDEIA SOBRE O ASSUNTO.

Sem mais comentários, que não se deve destilar bílis em noite de prática de actos lúbricos... já sei em que jaula da política se deve fechar este bicho: na dos que falam, falam, falam mas quando lhes metem uma Comissão nas mãos não dizem nada. E tenho dito...

noiseformind disse...

E já que estou aqui a ser mauzinho cá fica a deixa. Portugal é o único país da União Europeia em que NINGUÉM se deu ainda ao trabalho de criar uma página a falar de Educação Sexual na WIKI ; (((((((((((((((((( que é que preciso dizer mais?

noiseformind disse...

Cá fica um esboço do que seria um artigo da wiki sobre educação sexual em Portugal e no Brasil (Está cheio de erros ortográficos e falta de links mas tb, foi feito em 5 minutos, que é que estavam à espera?)


Educação sexual
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Trata-se de uma questão extremamente complexa num país com os radicais conservadores como são os países PALOP. Apesar de a Igreja Católica continuar a ser o grande bode expiatório que vai servindo para a maior parte dos discuros inanimistas nesta área em países como Portugal ou Moçambique é realmente devido à baixíssima educação superior que se deve a total ausência de informação nesta área. Um exempo dessa situação foram os resultados do GTES, presidido pelo Dr. Daniel Sampaio, que visava introduzir a Educação Sexual como uma disciplina curricular. Logo o assunto da sexualidade foi dissipado por 8 temas também considerados estruturantes para a personalidade do adolescente e de disciplina a entrar já em vigor em 2006/2007 actualmente (em entrevista ao Jornal Público de 18/05/2006) pensa-se que o processo está com um atraso de, pelo menos, 2 anos. Não existe ainda uma Lei Orgânica que estabeleça os financiamentos para esta nova disciplina. No Brasil a Educação Sexual está muito ligada à epidemia da SIDA, que tem afectado de forma crescente o país. Como se pode ler na tese de mestrado de Nailda Marinho da Costa Bonato EDUCAÇÃO [SEXUAL] E SEXUALIDADE: O VELADO E O APARENTE, de 1996:


"Ainda em 1991, em nível estadual, a lei nº 1.892, de 20 de novembro de 1991, dispõe sobre a inclusão, no programa da disciplina Ciências Físicas e Biológicas, de informações e orientações científicas sobre a Síndrome de Insuficiência Imunológica Adquirida-AIDS (sic), nas Escolas de 1º e 2º graus situadas no Estado do Rio de Janeiro. Em seu artigo 1º, inciso 1º, estabelece que constarão obrigatoriamente as informações do programa de "Ciências" da 8ª série do 1º grau, da 1ª série do 2º grau, e no inciso 2º - Serão veiculadas as citadas informações e orientações através de palestras e conferências mensais proferidas por professores de Ciências ou médicos especialistas na matéria. E em seu artigo 2º - Caberão às Secretarias de Estado de Educação e de Saúde, em conjunto ou isoladamente, a divulgação das palestras e conferências através de cartazes ilustrativos em todas as escolas localizadas no território do Estado do Rio de Janeiro. (92)"

Ora é precisamente a partir desta altura que as diferenças entre o Brasil e todos os outros países dos PALOP se começa a acentuar. Actualmente, apesar de o Brasil ser um país com um PIB per capita bastante inferior ao português apresenta taxas de progressão da SIDA e melhorias em termos de gravidezes adolescentes que estão acima dos resultados no país aderente à União Europeia. Portugal apresenta mesmo alguns lugares despristigiantes dentro da União Europeia em termos de sexualidade:


País da União Europeia com a idade média mais baixa de inacção sexual feminina (57 anos) País da União Europeia com a mais elevada taxa de prevalência de disfunções sexuais feminas (57%, segundo um estudo recentemente apresentado no Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica. País da União Europeia com o maior crescimento na percentagem de novas infecções pelo HIV entre heterosesxuais. País da União Europeia com menor gasto público em Educação Sexual per capita. Um dos dois únicos países da União Europeia em que a mulher tem de levar por lei a gravidez até ao seu termo salvo violação ou mal-formação grave do feto. País da União Europeia com o maior índice de maus tratos sexuais infligidos ás mulheres dentro de relação reconhecida legalmente (segundo relatório da Amnistia Internacional). Um dos 3 países da União Europeia em que a mulher, depois de dar o consentimento para o acto sexual, não está protegida legalmente caso o queira interromper e seja obrigada a mantê-lo pelo parceiro. Juntamente com Espanha, e ainda segundo o último relatório da Amnistia Internacional, Portugal é o país da União Europeia com o maior índice de violações de mulheres.

No entanto não são conhecidas medidas concretas das Autoridades para propiciarem informação aos cidadãos portugueses tendo em vista formação nesta área, notoriamente deficitária em Portugal em relação à Europa.

noiseformind disse...

mariajoao,
Nós somos totalmente anti-praxe. Na pior das hipóteses serás obrigada a flashar os peitos dentro de uma carrugagem de Metro mas de resto, nada demais. Não obrigámos ninguém a ver telenovelas da TVI e raramente discutimos decoração de interiores e aparição de fulano ou sicrana na Caras ou Flash. Tudo muito light... os murcunitas são gente de bem, até fugimos aos impostos para ter mais dinheiro para entregar à Santa Madre Igreja ; )))))))

Fora-de-Lei disse...

Julio Machado Vaz 12:06 AM

"If men do not stand together... they are history."

Stand together, men, as brothers
While the last long battle rages
Solder far our fight than others
Than the selfish strife of ages
Now no soldier’s tower defending
Now about no cruel throne
Not with brother slaves contending
Purposeless, oppressed alone.

noiseformind disse...

Ou não fosse o nosso tesoureiro-mor um verdadeiro... fora-de-lei ; )))))))

FDL,
Hoje vou participar no fórum TSF, o tema é "qual será o próximo treinador do Benfica?". Vou defender que fizeram mal em não deixar o senhor Koeman acabar o seu contrato, estava a fazer um trabalho tão bom...

noiseformind disse...

Olha ele... apareceu ; ))))))))))

Fora-de-Lei disse...

noiseformind 10:21 AM

Noisy, a mim também não me chateia muito que o Adriaanse continue lá pelas bandas do Dragão...

noiseformind disse...

O Adriaanse só tem aquele defeito de ser invejoso. Mal viu a nova máquina do Baía meteu-o logo no banco de suplentes ; ))))))

Aliás, deve ser engraçado ter um carro único num país. Assim sabe-se sempre quando o Vitor Baía passa por nós aqui no Porto ; )))

A Menina da Lua disse...

Bom dia!

Só agora é que eu entendi o título.."Os Ys são bens diferentes"

É muito divertida essa subtileza; dar-se importância a saber quem é quem entre os dois sexos, num espaço de evolução de 5 milhões de anos, mostra bem que afinal nós individualmente temos susceptibilidades emocionais que ultrapassam em muito a racionalidade da questão...

A mulher pode melindrar-se ao sentir que ao contrário do homem tem na sua génese nas shimpazes e levado mais longe o "drama", tudo isto pode até ferir o que se pretende colocar culturalmente a favor da desigualdade entre o homem e a mulher...

Parece que já estou a ouvir os mais radicais a dizer:-"claro que esta é a prova para a inferioridade da mulher":)))

Brincamos mas estas coisas por vezes têm impactos inesperados em nós individualmente e no colectivo quando bem aproveitadas mesmo que racionalmente seja um perfeito absurdo.

viktor disse...

Bom dia maralhal!
Jantar do Murcon dia 5 de Junho.
Informações e inscrições aqui.

Marco Oliveira disse...

A mim esta notícia não me surpreende. Aliás o João Baião e o macaco Adriano nunca me enganaram!
:-)

S Guadalupe disse...

Oh Prof (ex!, no meu caso - e não sou da área médica), e tais correspondêncas genéticas não são assim também com as moscas? Neste caso não vejo é o potencial de troca sexual que explique tais divergências X/Y. Eheheh

S Guadalupe disse...

E será que estes investigadores ainda não perceberam que o Homem contemporâneo mantém relações sexuais com outras espécies?! Podem sempre fazer pesquisas no clube de vídeo mais próximo. O que resultará daí em termos genéticos, não sei. Nem quero pensar no que as conclusões trarão, uma vez mais para o Y, que é bem diferente!!!