quarta-feira, janeiro 17, 2007

Defenda as suas causas numa lógica capitalista:).

Site alemão oferece 'manifestantes de aluguel'

Sergio CorreaDe Berlim


Möller e Kampschulte dizem que um manifestante custa US$ 150
Promotores de causas perdidas ou simplesmente movimentos políticos sem apoio suficiente na Alemanha podem a partir de agora alugar seus próprios manifestantes.
Desde dançarinas de strip-tease até exuberantes Ferraris figuram na relação do erento.com, um site alemão especializado em alugar qualquer coisa imaginável.
Mas a partir deste ano, a empresa começou a oferecer "manifestantes profissionais", homens e mulheres, geralmente estudantes, desocupados e aposentados, que por um pagamento especial se transformam em defensores de qualquer causa que se possa imaginar.
"Abrimos o serviço devido à crescente demanda", dizem os responsáveis pelo Erento, Chris Möller e Uwe Kampschulte. "Em geral, não sabemos o que os manifestantes contratados acabam fazendo, mas naturalmente rechaçamos qualquer forma de agressividade ou extremismo de direita", afirmam.
Honorários
Um manifestante não sai barato. Cada um custa em torno de US$ 150 por dia.
Alguns manifestantes, porém, cobram honorários reduzidos por causas que os interessam.
A empresa fica com 4,9% dos honorários de cada pessoa contratada.
O site da Erento oferece fotos e perfis dos manifestantes
Criar uma manifestação de caráter massivo pode custar uma fortuna. Mesmo assim, a Erento afirma que apenas na primeira semana de janeiro foi consultada por cerca de 50 clientes sobre os serviços desses "mercenários da opinião".
No final do ano, soube-se que uma manifestação em frente ao Parlamento, que reuniu cerca de 200 membros da Associação de Médicos Alemães contra uma nova lei de saúde, havia sido coberta por 150 manifestantes alugados e rapidamente disfarçados com o avental branco.
Alugar manifestantes também pode trazer benefícios de imagem. Se a causa carece de apoio jovem ou de adultos, de imigrantes ou de estudantes, o cliente pode pesquisar as fotos e os perfis de cada "manifestantes" na página da Erento para escolher o que mais lhe favorece.
A empresa também se encarrega de alugar equipamentos como megafones, apitos, caminhões e todo o resto necessário para uma verdadeira manifestação.
A crescente despolitização da população parece fazer com que nem mesmo aqueles afetados diretamente em seus interesses reúnam forças nem ânimo suficientes para sair às ruas.
Os responsáveis pela empresa garantem, no entanto, que é impossível distinguir um manifestante real de um alugado.
Com uma carteira recheada, muitas iniciativas poderiam simular um apoio popular inexistente, um problema que já começa a preocupar juristas e políticos na Alemanha.

20 comentários:

noiseformind disse...

Boss,
Nós estamos muito mais avançados. Há mais de 300 anos que temos essa instituição das carpideiras, pagas pelas pessoas para irem chorar ao funeral delas. Mais uma invenção portugesa que, por falta de registo, é usada abusivamente por uma potência estrangeira, snif, snif...

lobices disse...

...no JN via Sapo:
...
Maria José Morgado defende que aborto ilegal é um "negócio de dinheiro sujo" que potencia a corrupção, comparando algumas clínicas que realizam abortos em Portugal a "slot machines".
"Há clínicas em Portugal que são 'slot machines' de ganhar dinheiro", afirmou a procuradora-geral adjunta, numa conferência na Assembleia da República organizada pelo grupo parlamentar do PS e intitulada "Sim à Despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG)".

Para Maria José Morgado, "o aborto ilegal é um negócio que produz dinheiro sujo, que não é tributado". "Estes fenómenos potenciam a corrupção, a venalidade e crimes de enriquecimento ilícito", acusou.

A magistrada diz que "a lei não é uma varinha mágica" e que os problemas sociais na base do aborto vão subsistir, "mas é desejável que existam regras, maior controlo”, porque “a clandestinidade é o vale-tudo".

A lei actual é "injusta, excessiva e que não corresponde à censurabilidade social" da prática de aborto, entende Maria José Morgado.

"A norma perdeu a força, mantê-la no Código Penal, para lá de ser uma hipocrisia, pode ser uma porta aberta para excessos totalitários", sublinha, manifestando a sua concordância com uma "descriminalização relativa" do aborto até às dez semanas.

Antes de Maria José Morgado, a deputada socialista Maria de Belém defendeu que, em caso de vitória do "sim" no referendo, a regulamentação da lei exija "a intermediação de um profissional de saúde".

"Este profissional de saúde deve dar apoio tanto às pessoas que querem levar a sua gravidez até ao fim como àquelas que não querem", propôs a ex-ministra da Saúde.

noiseformind disse...

E, sendo um cadito, mas só um cadito, irónico, esta empresa já deve ter sido contactada pela Ordem dos Médicos para organizar uma manifestação de médicos anti-legalização do aborto looooooooooooooooooooooooool loooooooooooooooooooooooool looooooooooooooooooooooooooooooool loooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooool

noiseformind disse...

Lobices,
Fui acompanhar várias amigas minhas a fazerem abortos (os respectivos fecundadores declinaram o convite) no Porto e nunca foi em menos do que excelentes e afamadas clínicas de obstétricia :) ou seja: com o dinheiro e os conhecimentos certos o aborto é pouco mais que uma marcação "especial"...

AQUILES disse...

NOISE
"ou seja: com o dinheiro e os conhecimentos certos o aborto é pouco mais que uma marcação "especial"... "

Verdade certeira

AQUILES disse...

Neste post nada há de novidade, a não ser o preço. Mercenários de opinião? Não tenho assistido a outra coisa nos últimos 37 anos em Portugal.

CêTê disse...

Pois lá estamos nós à volta dos euros como argumento, não é? Só que desta vez do outro lado da barricada. ;/

Quanto à ideia...
pois é- o que é Nacional nunca é bom! As carpideiras, os velhos do Restelo, os mirones,...
Anda o Emplastro a revelar que se pode estar no sitio errado à hora certa há séulossssssssssssssss e o mais que apostam nele é uma dentadura nova?!
Mas pronto. Não faltará quem com um carimbo Indiano usufrua de umas massas para flexibilizar os potenciais figurantes.
Quando é que é a votação para o "Homem do Ano"? Onde passou Sócrates as férias?

bjnhs

CêTê disse...

Nem registei o riso que a notícia me provocou. Mas é hilariante e de uma manipulação humorística inesgotávvel. LOL;]]]]]]]]

noiseformind disse...

Aquiles,
Suspeito que muitas cruzadas de cronistas da nossa praça não são mais do que justificações do ordenado ao fim do mês. Dos políticos nem falo (aliás, nem falo nem tomates, que eles no los teniem...)

goncalo disse...

Já agora, poderia ser criado um "manifestódramo", um lugar específico para todas as manifestações. Deste modo, ficávamos a salvo da maçada dos cortes de trânsito e do ruído insuportável....)))))))))))

Já imaginaram:

-Boa tarde, gostava de alugar o manifestódramo para a próxima 6.a feira.
-Lamento, mas nesse dia já está destinado à Antral, agora só na próxima semana.
-Que pena!, assim a nossa manifestação perde actualidade, compreende?
-Recordo-lhe que pode recorrer ao nosso manifestódramo no Porto, esse está livre.
-Pois, mas o poder está concentrado em Lisboa...

Marx disse...

Isto ameaça ser uma machadada na estratégia dos nossos habituais produtores de manifestações. Que até aqui reivindicavam a validade dos seus intentos no número de manifestantes que conseguiam agregar. A partir de agora, será de esperar que as futuras filiais portuguesas deste negócio possam passar declarações de comparência. Por exemplo, certificando os 80 mil presentes na manifestação do seu cliente. Um número bem superior aos 10 mil que a polícia afinal registara.

andorinha disse...

Boa tarde.

Ao que isto chegou:(
Não tarda muito vamos ver a ME a dizer que as manifs são todas feitas por fantoches organizados...

Concordo totalmente com a opinião de Maria José Morgado trazida aqui pela mão do Lobices:)

Noise(1.16)
O que tu dizes não contradiz o que diz o Lobices.
Todos sabemos que são duas realidades que coexistem paralelamente.

"Dos políticos nem falo (aliás, nem falo nem tomates, que eles no los teniem...)"
Loooooooooooooooooool
Na mouche!

Gonçalo,
Boa caricatura!:)

CêTê disse...

PS- O site vai ser visitado pelas forças armadas portuguesas e policiais. Sim porque mobilizar os familiares é capaz de sair ainda mais caro ao agregado familiar.

mariaestrela disse...

parece que o único problema dessas clínicas é (cf maria josé morgado)não pagarem impostos...aí reside o problema do aborto...

mariaestrela disse...

Para a próxima manifestação de professores vou recorrer à dita agência - eles mandam um substituto para a manif no meu lugar,já que eu não posso faltar à aula...Já que não tenho prof substituto para a aula tenho p a manif...nada mal!

JFR disse...

A prática é muito comum, por exemplo, em Bruxelas, onde existem centros de poder e muita comunicação social para dar a relevância necessária à manifestação. É realizada por vários partidos (à direita e à esquerda) e movimentos de certo tipo de causas.

Usam a disponibilidade de muitos jovens que desenvolvem lá actividades precárias, junto de organismos diversos.

O sistema funciona por contacto directo, através da rede de telemóveis.

Mas em Portugal, desde sempre, antes e depois do 25 de Abril, o processo existiu. Só que o pagamento residia numa "visita" a local distante, com refeições por conta da entidade organizadora.

A mudança é, "apenas", uma adequação aos novos tempos. Hoje, infelizmente, é mais fácil que a falta de valores éticos permita um maior número de "candidatos" ao "trabalho".

thorazine disse...

Boa tarde!

Quanto ao tema..não me supreende! As opiniões já são compradas e vendidas há muito tempo.. :|

Falando de assuntos mais sérios: ontem vi o scoop! É um bom filme, mas bem mais light do que esperava do woody allen! Contente, mas não satisfeito, resolvi por outro filme a correr, o "Stay"! Um filme um pouco confuso, mas excelente! Um médico que tenta salvar um paciente? Um paciente que tenta salvar um médico? Ou alguém que tenta simplesmente não lidar com a realidade e criar um estória mais bonita para a sua morte? Ontem fiquei a magicar tanto no filme que todoas as personagens entrearam no meu sonho..aconselho vivamento! Não sei se já estreou em portugal, ma acho que o o título em pt será "a passagem"! Muito bom! Como diria o outro "estou marabilhado"!

andorinha disse...

Thora,
Tu não estás em Portugal?????????????????? :)

thorazine disse...

Eu? Estou!! :) Mas estes filmes vieram daquele "programa" chamado internete! :))

andorinha disse...

Thora,
Eu percebi que sacaste da Net.
Mas como dizes "Não sei se já estreou em Portugal..." achei estranho.
Primeiro devias saber e depois estando cá, devias dizer "Cá, em Portugal".:)
Deixa lá...isto sou eu que estou sempre de pé atrás contigo:))) Looooooooooool