quarta-feira, janeiro 24, 2007

Homenagem.

Oliveira Marques foi um grande historiador, um homem bom e um amigo dos Machado Vaz. Espero que esteja algures em amena cavaqueira com meu Pai.

6 comentários:

A Menina da Lua disse...

Boa Tarde

Foi com uma certa consternação que recebi a notícia da morte de Oliveira Marques. Foi sem dúvida um belíssimo e sério historiador.

Durante toda a frequência do meu curso de História e principalmente nun peródo de informação escassa em análise histórica, Oliveira Marques destacava-se e foi sempre leitura obrigatória, constando como referência principal na bibliografia recomendada.

Salientando-se ao nível de investigação bastante aprofundada do periodo da historia medieval portuguesa, Oliveira Marques destacou-se tambem pelo estudo diversificado das várias épocas e períodos da historia portuguesa, tendo inclusive publicado obras muito específicas em determinados temas, denotando tambem por isso ser um homem de elevada cultura ...

ASPÁSIA disse...

A ANTENA2 ATRAVÉS DO "RITORNELLO" ACABA DE TRAZER AOS OUVINTES AS PREFERÊNCIAS MUSICAIS DESSE GRANDE PORTUGUÊS.

ELE ENCONTRAVA-SE PARA IR AO PROGRAMA RITORNELLO, QUANDO DE REPENTE FOI INTERNADO NO HSM.

PELO Q OUVI, ERA APRECIADOR DE WAGNER, PRINCIPALMENTE DO "HOLANDÊS ERRANTE" E ÓPERA FRANCESA, PRINCIPALMENTE A "CARMEN" DE BIZET.

O ÚLTIMO CD QUE TINHA ADQUIRIDO FOI DE JOSÉ CARRERAS.

O PROGRAMA FOI FEITO COM AS ESCOLHAS DE CDS QUE O PROF. OLIVEIRA MARQUES TINHA PREPARADO PARA A IDA AO "RITORNELLO".

A MÚSICA ACOMPANHA SEMPRE OS GRANDES HOMENS E MULHERES DA CULTURA.

FOI UMA BONITA HOMENAGEM DO JORGE RODRIGUES E DA A2 AO FALECIDO HISTORIADOR.

Fora-de-Lei disse...

Embora com todo o respeito, é caso para dizer que lá se foi mais um Grão-Mestre...

Pamina disse...

Que se pode dizer, para além das habituais palavras de circunstância, "ficará a obra" e tudo o mais? Dar os sentimentos à família e aos amigos e que pena...

Texuga disse...

Impressionante. Perde-se um nome como este e ninguém dá por isso. Se fosse um jogador da bola aparecia em todos os jornais das 8h. Fico entristecida com isto. Fica o meu "Obrigada Prof." por tudo o que nos deste.

Migmaia disse...

Boa noite,

Ainda não consegui visualizar a cara do Prof. Oliveira Marques. É estranho que, uma figura de referência no nosso País, apenas seja evocada “ao de leve” pelos media, e num momento tão importante. Provavelmente os semanários irão dar maior atenção. Também têm mais tempo para se preparar.
Tive história até ao 12º e fiquei sempre com o Prof. como uma das maiores referências na disciplina. Por isso, lamento a perda de Um Sábio que tanto nos ajudou a compreender e a valorizar a nossa História!