sexta-feira, junho 01, 2007

Que saudades! mas a "revolução" já começara em Revolver:).

"Sgt. Pepper`s" dos Beatles faz hoje 40 anos
O disco que mudou o rock
Cristina Pombo

Lennon, McCartney, Starr e Harrison lançaram há quatro décadas "Sgt. Pepper`s lonely hearts club band", um álbum que ditou o rumo do rock.


É por muitos considerado o melhor álbum de todos os tempos e o mais emblemático dos Beatles. Foi lançado há 40 anos no Reino Unido e catapultou o quarteto de Liverpool para os tops do mundo inteiro.

O registo sonoro que mudou a história do rock, impressionou ouvintes nos quatro cantos do planeta quer pela musicalidade arrojada quer pela inovação visual, de tal forma que a capa do álbum se manteve um ícone até hoje. Concebida em conjunto pelos artistas Robert Fraser, Peter Blake e pelo próprio Paul McCartney, é uma das imagens mais associadas à banda.
O disco encabeça os 500 melhores álbuns de sempre, eleitos em 2003 pela revista 'Rolling Stone'. Um trabalho que teve tanto de inovador para a época quanto continua a ter de enigmático. São muitas as teorias da conspiração que rondam as 13 faixas. Entre as mais curiosas, a ideia de que a capa do disco mostra um grupo à beira de um túmulo com a indicação de que o falecido é McCartney e a interpretação do tema “A day in the life” é o relato da morte do baixista, que teria sido substituído por um sósia.

Segundo os dois membros da banda, Lennon e McCartney, a canção que abre e dá nome ao disco “Sgt. Pepper`s lonely hearts club band” resultou de uma tentativa de evocar bandas californianas que assumiam uma identidade paralela. Os momentos iniciais dão a impressão de um espectáculo com um burburinho na plateia e uma orquestra que se prepara para tocar. O som distorcido mostra uma influência de Jimi Hendrix, guitarrista que era uma sensação em Londres naquela época e cujos espectáculos eram habitualmente testemunhados por Paul McCartney.
Fãs assinalam data

Personagens do teledisco dos Beatles "Sgt. Pepper`s lonely hearts club band"
(clique na imagem para ver o vídeo)
Uma série de eventos vão marcar em diferentes pontos do globo o 40.º aniversário de “Sgt. Pepper`s lonely hearts club band”. O mais importante ocorrerá já este sábado, quando grandes nomes da pop britânica como os Oasis, The Killers, Travis e Kaiser Chiefs vão participar num tributo na rádio BBC 2.
Já nos EUA, os fãs vão comemorar os 50 anos do encontro entre John Lennon e Paul McCartney e os 40 anos de transmissão mundial via satélite de “All you need is love” para 400 milhões de pessoas. Serão três dias de festa em Las Vegas, com shows, exposição de fotos e a presença de Pete Best, o primeiro baterista dos Beatles.

27 comentários:

certadaduvida disse...

Os Beatles e as nossas festas de garagem...E o paraíso ali... vinil...tão portatil!

Carlos II disse...

Estou de acordo consigo quando referencia o álbum "Revolver" que, de facto, significou a(r)evolução musical do grupo.

"Quando acordo de manã cedo
Levanto a cabeça, ainda bocejo
Quando estou no meio de um sonho
Na cama, a flutuar
Por favor, não me acordem, não me abanem
Deixem-me onde estou, estou só a dormir.
Toda a gente parece pensar que sou preguiçoso
Não me importo, acho que eles são doidos
A correr por todo o lado em grande velocidade
Até descobrirem que não há necessidade
Por favor, não me estraguem o dia, estou a milhas de distância
E, ao fim e ao cabo, estou só a dormir.
Vou olhando o mundo que passa pela minha janela
Não tenho pressa, ali deitado a olhar para o tecto
À espera de me sentir com sono."

I'm Only Sleeping (Revolver)

Actual, não!!

Flip disse...

é engraçada a forma como bandas marcam gerações.. Eu acabada de fazer trinta recuperei o Nevermind de Nirvana, se calhara a buscar nostalgicamento a inocência da adolescência... Parece-me é à velocidade estonteante a que se sucedem as bandas efémeras, este fenómeno de Banda-Marco Milenar se tem perdido e em breve as gerações mais recentes não poderão fazer o mesmo..

Fora-de-Lei disse...

De cada vez que se fala nos Beatles, penso sempre: mas por que raio limparam o sarampo ao John Lennon ?

thorazine disse...

Psicadelia ao mais alto nível!! :))

Só de imaginar a Lúcia, no céu, com diamentes.. :))


(Sabiam que o homenídeo mais antigo descoberto por arqueologos chama-se Lucy pois eles estavam a ouvir esta música quando festejavam? ;))))

Susana disse...

Os Beatles vao alem da sua musica, tendo iniciado todo um movimento cultural, artistico e social que moldou profundamente uma geracao inglesa e inspirou jovens por todo o mundo. Sem duvida um fenomeno genial que vai resistir a erosao do tempo...

Moon disse...

É isso aí:
"All you(we) need is love"
Love is all we need...
Os rapazes eram uns visionários...

CD disse...

All things must pass - Tony Carreira

Rust never sleeps - André Sarde(t)

Julio Machado Vaz disse...

Carlos,
Ámen!

andorinha disse...

Boa tarde.

Já 40 anos!!! O tempo voa...
Faz-me voltar aos meus tempos de menina e moça e às festas de garagem como referiu certaduvida lá em cima:)

BEATLES FOREVER!

Stranger disse...

Desculpem-me a euforia, mas, neste momento só me apetece gritar "With a little help from my friends"!
Acabei de receber da minha amiga-irmã Cecília um presente de dia da criança: O livro "Retrovisor" sobre o Sérgio Godinho e... autografado pelo... SÉRGIO! Já ganhei o dia, já ganhei vários dias, voltei a ser criança e a acreditar que a vida é afinal tão bela!!!
Obrigada AMIGA! Obrigada SÉRGIO!
E agora vou para a rua cantar o que me der na veneta e se me chamarem "maluquinha" não andarão longe da realidade!

Bom fim de semana a todos!
Fiquem bem!

CêTê disse...

Andorinha, a mim.... à barriguita da minha mãe!LOL

Mas fazem parte dos meus "marcadore
s musicais" de doces memórias.


Mudando de assunto- para me redemir e ser justa: o meu aplauso para a iniciativa anunciada por Sócrates no acesso facilitado a pc portáteis e Net. Esperemos que seja precedida de uma campanha (que tarda e é urgente) sobre a Net e os seus perigos em horário nobre- seguranet)- desculpem o descontexto ;/


bom fds ;]

andorinha disse...

Cêtê,
Não respondo a provocações:)))))
Sou superior a esas coisas:) Loool

Unknown disse...

Quem me dera andar por "Strawberry Fields".....

noiseformind disse...

Boss,
Repito o que disse noutras conversas sobre este tema e que trouxeste para título do post: Sgt. Peppers foi um elaborar de tema começado com Revolver. Até visualmente Revolver está ligado a Sgt. Peppers, com a capa cheia de personagens pintadas e coladas, sendo que aqui estas são os próprios Beatles em diversos momentos/poses.

Revolver foi para os Beatles, à sua maneira, o que Siamese Dream foi para os Smashing Pumpkins: um enorme sucesso sustentado numa harmonia criativa entre os elementos da banda que depois deu origem a uma síntese catalisadora (no caso dos Smashing essa síntese foi o duplo CD Melloncollie and the Infinite Sadness)

E digo mais: se os Beatles não tivessem parado de fervilhar e n tivessem aquela relação simbiótica criativa continuariam certamente por muitos anos mas nunca teriam conseguido atingir o nível de sofisticação (sofisticação na terminologia universal de uma sinfonia ou uma ópera) que viria depois com o White Album. Mas os ingleses têm aquele ditado, como é que é: dare nothing, gain nothing? ; ))))))))))))

E já agora a ironia sobre a música When I'm Sixty Four: mal sabia o Paul McCartney que aos 64 ia estar a ser roubado por uma cabra perneta em vez de ter ao lado cuidadora amante de longa data ; )))))))))))))))))) looooooooooool

noiseformind disse...

Bem, como qualquer altura é tão boa como qualquer outra cá fica o repto para a malta:

Algures esta semana o tasco contará com 500.000 entradas.

Sábado, dia 9, 21h quem quiser aparecer no Rodízio da Pizza (Boss incluído) em frente ao edifício do Jornal de Notícias no Porto pra tascar entre as 170 variedades de pizza e as 110 de massas, apareça.

Lembrei-me disto agora e sendo aqui 11 da noite e por aí quase 6 da manhã tb n vou pedir autorização a ninguém ; ))))))) Ida ao Charles fica em perspectiva, pelo sim pelo não vou dizer-lhe para comprar nova garrafa de chachaça ; ))))))))))

Quem não estiver por perto do Porto no Sábado comemore as 500.000 visitas com o Maralhal que estiver por perto na sua geografia terrestre e emocional!!!!!!!

A Menina da Lua disse...

Bom dia!

"Quem não estiver por perto do Porto no Sábado comemore as 500.000 visitas com o Maralhal que estiver por perto na sua geografia terrestre e emocional!!!!!!! "

Isso mesmo!

Maralhal de Lisboa e arredores:)

Sábado dia 9 podíamo-nos encontrar algures num sitío simpático...

Alguem quer dar sugestões?

Jorge disse...

Já foi há bastante tempo!
Grande banda!

A Menina da Lua disse...

"Já nos EUA, os fãs vão comemorar os 50 anos do encontro entre John Lennon e Paul McCartney e os 40 anos de transmissão mundial via satélite de “All you need is love” para 400 milhões de pessoas."

Agrada-me particularmente que o refrão escolhido para as comemorações seja "All you need is love":) nada mais verdadeiro!...mesmo para os mais cépticos:)

andorinha disse...

Bom dia.

Noise,

Eu bem digo que a noite é sempre uma fonte de inspiração para ti.:)
Quanto ao Rodízio da Pizza e à ida ao Charles já sabes que alinho.
Trata lá de falar com o Charles e encomendar a cachaça.

Excelente ideia, miúdo:)

Bora lá, pessoal nortenho, toca a alinhar!
Para uma patuscada, boa conversa e sabe-se lá que mais (fica à imaginação ou vontade de cada um) :) está-se sempre disponível:)))

Flip disse...

eu por mim,alinho..

Su disse...

All you need is love




jocas maradas

noiseformind disse...

Filomena e Andorinha,
Exactamente. Até pq para a tertúlia nem tem de haver propriamente motivo ou efeméride: basta boa disposição e malta com ideias para partilhar. Nem boas nem más ideias, apenas ideias.

Imagino no dia 9 de Junho uma rede de jantares por todo o país em comemoração solene e desbragada ;))))

Portanto quem quiser aparecer apareça, não há lista negra nem numerus clausus loooooooooooool e de 10 euros ainda levam troco. Pouco, mas ainda levam...

Rodízio das pizzas, 21h30, em frente ao edifício do Jornal de Notícias na Gonçalo Cristovão, Porto.

Sirk disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
andorinha disse...

Boa tarde.

Miúdo, claro que a tertúlia é sempre que um/a homem/mulher quiser.
Mas decide-te: 21h ou 21.30h?
A essa hora já estou cheia de fome:)))))))

Maralhal nortenho: Lobices, Marx, Thora, JFR, desculpem se me esqueço de alguém e há outros que não sei de onde são...apareçam, vai ser divertido.
Isto garanto eu que já sou veterana nestas andanças:)

Como vêem, só me referi a maralhal masculino porque não quero concorrência:))))) Looooool

Sirk disse...

A tua sorte é eu já ter um compromisso nesse dia, Andorinha, senão...

"Máiiiis, mi aguardi pêçuau"!

Ando danadinha para vos ver ao vivo e a cores...eheheheheh

andorinha disse...

Sirk,

Ti aguardo, sim. Ando danadinha pelo mesmo:)))))
A ti e a mais uma ou duas "peças" que por aqui andam...mas isso, para já, fica só entre mim e os deuses:)))))))