quinta-feira, janeiro 03, 2008

Isto pode sair-lhe caro...

Teve um sobressalto. O “inho” final dispensava apresentações, BI, juras ou confissão arrancada a ferros – era galega. De novo a recordação do Avô lhe surgiu, amante das touradas em Badajoz, de onde regressava com a alma lavada pela hombría de la faena e os sentidos exasperados por espanholas de saia bailadora, sinal na cara e um leve cheiro a suor que jurava não suportar em mais nenhuma mulher no mundo, incluindo a sua! E ali estava ele, tantos anos depois, por sua vez com uma espanhola na lapela. É verdade que galega… Fazia a sua diferença, irmãos que vivem na outra margem do rio e se divertem a falar com os portugueses enquanto os madrilenos não entendem peva, mas não interpretara as palavras dela num registo fraternal. Como agir? E a pergunta regressava – antes ou depois de?
Decidiu-se pelo antes de. E estendeu o ramo de oliveira sob a forma de cinquenta euros, dos quais bem lhe custava separar-se, mas decidira sair daquela enrascada o mais depressa possível e o dinheiro faz milagres em sociedade capitalista de consumo.
- Aqui tem. Foi o álcool. Não precisa, perdão!, precisamos de fazer nada, mas compreendo perfeitamente que o seu tempo é precioso, espero que considere o preço justo…
(leve sonoridade televisiva…)
- … se não, fará o favor de mo dizer sem embaraço de qualquer espécie…
(agora inventara uma puta envergonhada…)
- e eu…
(a carteira escancarada.)

28 comentários:

Olhar disse...

Ela vai-se zangar, vai...
mas que mente perversa de homem mal agradecido!!!!!
Mas despois acaba desculpando-lhe a amnésia...:))))))))

Olhar disse...

depois:)

Fora-de-Lei disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fora-de-Lei disse...

Não sei porquê, mas essa dos 50 Euros não encaixou. Por que carga d'água estaria eu à espera de ouvir falar em Escudos ou em Pesetas...?!

CêTê disse...

Agora percebo o seu dilema sobre o que deveria fazer este ano, abrandar... escrever...
Apesar de ser só uma das vinte pessoas "entusiasma" com os seus últimos post - segundo empírica sondagem - lhe garanto que está inspiradíssimo!

Aquela (em post anteriores) do "vespeiro assassino de putas e chulos" está fantástica, também. Estou a temer usar essa linguagem, ainda outros personagens ministeriais no meu dia a dia! ;)-
A rudeza da linguagem está 5*!

A figura masculina espelha traços seus (lol- 1/2 "just kidding") e a "miúda" (ranhosa!;))) de certo alguém que já todos vimos refractada nos seus livros;)


Continuação, de boa noite, para todos.

andorinha disse...

Boa noite.

Que inbeja! Quando for grande quero escrever assim!:)

O preço justo? O preço certo?
Quem sabe o que isso é?:)
Mas cinquenta euros parece-me pouco, embora tudo dependa dos serviços prestados e da qualidade destes. Digo eu, que sou virgem nestas coisas......:)

FDL(8.29)
Porquê o espanto? Não vivemos na era do euro?

Fora-de-Lei disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fora-de-Lei disse...

andorinha 9:30 PM

"Porquê o espanto? Não vivemos na era do euro?"

Pois é, mas eu julguei que pardieiros daqueles já não existiriam na Galiza dos dias de hoje e talvez também porque a moda das calças de ganga (propositadamente) rasgadas já não é propriamente actual.

Aliás, lembro-me agora de ter sido a imagem de marca da Samantha Fox (ou melhor, da Samantha Foxy - pois era assim que os seus conterrâneos a chamavam numa clara alusão à vertente dimensional dos seus biberons) uma das responsáveis pela implantação dessa moda cá no nosso burgo. Ainda se lembram ?!

http://www.youtube.com/watch?v=MiuimDNlyuQ

A Menina da Lua disse...

Concordo com a CÊTÊ; a figura masculina espelha traços seus sim:)

E concordo ainda mais quando diz que está inspiradíssimo...porque penso que não são diálogos ou circunstâncias fáceis de imaginar ou ficcionar e de transformar em palavras.Eu teria imensa dificuldade:)

Mas gosta-se desse seu tom intimista e profundo que dá ao texto, onde o jogo da escolha das palavras lhe dá um despojado colorido de sentido e muita graça.:)

Mas o facto de nos escolher aqui no Murcon para apresentar esse seu texto, tambem o carrega de maior motivação e intensidade da parte do Maralhal murcónico para a sua leitura e digamos que se torna fácil gostar:)

Sunshine disse...

Seguir o desenrolar dos acontecimentos é muito empolgante , ainda por cima descritos como estão.
E agora???
Ela vai ficar ofendidíssima, diria mesmo indignada!

AQUILES disse...

Não sei porquê, mas parece-me que a cena seguinte não vai correr bem. Ela não vai gostar mesmo nada daquele oferta de vil metal. No fundo ela é uma "mater", e isso vai ofendê-la. Aguardemos.

E Andorinha e Menina da Lua, reconheço que tenho um calcanhar de Aquiles :):):):):):)

oui! mon amour! disse...

Hmn depois de se deixar despir dessa maneira e de lhe ter oferecido :) tanto carinho e cuidado num sorrir trocista ~~ e na preocupação da pergunta ~~

com ou sem pagamento - uma puta, antes de ser puta, é uma mulher - serão bem doidos :) :) se ambos prescindem da prestação do serviço ~~

Cleopatra disse...

Estou a gostar de ler este personagem
Será um personagem novo?

cabecinhapensadora disse...

Li mal. Não foi sonho. Ou é?...
fora-de-lei tem razão, a cena não prima pela actualidade. É assim a memória, diverte-se parando em espaços e tempos que a vontade não comanda. Abençoada memória!
No início pensei em cenário à Lobo Antunes. Mas não. Há a mesma pobreza descarnada, mas não tem aquela forma de falar do humano como quem nada sabe doendo-lhe a procura. é outra maneira, talvez um traço mais soft,ligeiramente trocista, de quem vê de fora estando dentro. Bué.
Ficamos assim: carteira aberta. Sempre quero ver o que podem dizer unhas ruivas e arrapazadas em brilho verde de lantejoulas...(parece uma boneca de vídeojogos)
Bom Dia*

"Oui, mon amour" - o francês é outro charme; repara só no valor dos sons i e u - são vogais doces. Bonjour

A Menina da Lua disse...

Cabecinhapensadora:)

"Oui, mon amour" - o francês é outro charme; repara só no valor dos sons i e u - são vogais doces. Bonjour"

Je suis completement d'accord:))

Devo confessar que já comprovei algumas vezes e em determinados momentos a mudança de linguagem para o francês e o efeito é " adorable"...:)))

Fora-de-Lei disse...

A Menina da Lua 11:15 AM

Sinceramente, não sei se essa sua intimista confissão me deve trazer à memória o texto da canção "Je t'aime mois non plus" de Serge Gainsbourg & Jane Birkin ou os “avecs” (ou portadores do síndroma de “vien ici” - vien ici senão levas nos cornos) que se passeiam pelas praias portuguesas, com as suas “mangas de tractorista” ou “golas de camionista”, falando bem alto para todos ouvirem o seu famoso francês de Alcochete... ;-)

A Menina da Lua disse...

FDL

Não sabe?:)

Pois! lamento mas devo-o manter na dúvida que apesar de não ser metódica é pelo menos defensiva relativamente ao seu péssimo mau génio:)

E depois! a memória de cada um ...é a memória de cada um... e "chaq'un pense à sa place":)

Você! é mesmo!...:)

andorinha disse...

Boa tarde.

FDL (12.18)

Loooooooooooooool Looooooooooooool
Tiveste piada, amigo e companheiro:)

Mais, moi aussi, je parle Français!:)
Então que é isso? Sou menos que os outros, ou quê?:))))))))))))))

P.S. Nada contra o Francês, tudo contra a basófia balofa.

Hasta luego:)

Fora-de-Lei disse...

A Menina da Lua 12:41 PM

"E depois a memória de cada um é a memória de cada um..."

Mas olhe que o meu imaginário nem sempre é assim tão falhado. Veja (lá atrás) se eu não fui "desenterrar" a Samantha Fox, de tão boa memória (visual) para tanta e tão boa gente... ;-)


Você é mesmo!..."

Eu sei, eu sei... tenho um génio horrível... mais feio que a parte de trás de um desastre... ;-)

Fora-de-Lei disse...

andorinha 1:13 PM

En allemand, je dirais: du bist echte Gift! ;-)

A Menina da Lua disse...

FDL:)

Bom! ainda bem que estamos de acordo relativamente ao seu péssimo mau génio:) mas o mesmo não direi relativamente à Samantha Fox porque como eu penso já ter aqui dado a conhecer, o meu imaginário está bem longe desse paradigma...

Agora e como sou muito compreensiva:) entendo bem o interesse do seu olhar e o de tão boa gente para com a pequena que entretanto já deve estar transformada numa garbosa avó:))

Et voilá!:)

non! mon amour! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
non! mon amour! disse...

Et voilà, la vie est belle !

Logo

não estrague a fantasia à rapariga :)

gastem os euros em Moët & Chandon

dias não são dias :)

( até porque ao acordar desse sonho ;) de pouco se lembrará :) :)

cabecinhapensadora disse...

Há outras canções francesas. Não sei se melhores. Brel parece-me bem. "La chanson des vieux amants" é linda. Talvez porque o intérprete não diz, interpreta. Não é sexy como a do Serge Gainsbourg.Não tem barbas por fazer. Mas tem 'quid'(designação aristotélica de substância).
BOM FIM DE $EMANA!!! VIVA!!!

AQUILES disse...

E pergunto eu porque é que se há-de olhar para Ela como uma possível prostituta (que julgo não ser) e não somente como uma mulher?

Laura disse...

Bem... isto afinal "pegou" mesmo, a ver pelos últimos posts!
Prof, digo-lhe que é preciso resistir muito para não ter a veleidade de nos "metermos" na sua história e "roubá-la" para fazer jogo de ping pong...
O que seria 1 viol (-ência) (-ação).

Espero ansiosamente para ver crescer o enredo!
E com ele a personagem a expandir-se por diferentes contemplações.

' Tamos agarrados!!

fiiury disse...

olá.bom ano a todos!
não acompanhei a história do inicio mas como me parece profunda:)nem me atrevo a descodificá-la

andorinha disse...

FDL (1.22)

Eu? Venenosa?!!!!!!
Conheces-me assim tão mal, amigo e companheiro?:)))))))))

Digo apenas o que penso e sinto, não vejo onde esteja o veneno.
E que achei um piadão, achei.
Vou-me coibir de o dizer porquê?
Não faltava mais nada....:)