domingo, março 09, 2008

Breves.

Muito satisfeito com a vitória do PSOE. Vi os dois debates entre os líderes e achei que Rajoy destilava ressentimento e intolerância. Mas não foi apenas ele a perder, a Igreja Católica - desnecessariamente... - acompanha-o, de tal forma investiu no "mundo temporal".


Camacho fez o que devia. Quando um treinador diz após um jogo que não sabe o que se passa com a equipa e se declara incapaz de motivar os jogadores, fica-lhe bem assumir tal impotência. Alguns de vocês dirão que deixa o clube numa posição periclitante nas várias frentes. É verdade. Mas não creio que pudesse acrescentar algo aos desempenhos lamentáveis a que vimos assistindo.


A ideia do PS de reunir as hostes no Porto é infeliz, cheira a ridículo desagravo. O artigo de António Barreto no Público coloca bem a questão: não se trata de decretar que nada do que o Ministério fez tem valor, mas de salientar os erros e - diria eu... - sobretudo um estilo. A "febre explicativa" de que vem sofrendo a Ministra nos últimos dias não escamoteia um passado próximo de evidente arrogância.

26 comentários:

andorinha disse...

Boa noite.

Entre o PSOE e o PP, o PSOE, claro!

Simpatizo com Camacho como pessoa. Como treinador achei-o diferente, para pior, em relação à sua outra passagem pelo clube.
Mais amorfo, apático, sem a acutilância de outros tempos.
Não aprovo a atitude que tomou hoje. Não se abandona a equipa em vésperas de um jogo europeu decisivo.
Se assumiu a impotência, assumiu a incompetência e então para isso já devia ter saído há mais tempo.
É a minha opinião.

Contra-manifestação no Porto?
Enfim...deste PS tudo é de esperar:(
Em relação à ministra é de referir ambas as coisas: o estilo e os erros.
Ainda há pouco ouvi o nosso PM afirmar que a alternativa a esta avaliação é manter tudo como está.
Ele sabe bem que não é nada disso, então por que o diz?
Bolas! Já não há pachorra!

E ninguém já nos cala com "febres explicativas".
A luta vai continuar...ontem fomos 100 000, para a próxima podemos ser ainda mais.

Fora-de-Lei disse...

Camacho teve a ombridade que falta a Maria de Lurdes Rodrigues.

Não sei se a diferença está entre ser-se espanhol ou português, homem ou mulher ou honesto ou desonesto...

Laura disse...

- Professor, quanta pena de não o ouvir ontem na sua intervenção!!!
Sendo que os títulos não dizem muito, este deixava qualquer um curioso ("Quando a sexualidade não existia?)
Espero que nos deixe aqui umas pinceladas…
(E em tão extensa e diversificada semana cultural, LOGO tinha de ir parar nesta agenda, com estas coordenadas!?!?)

Bem, quanto à tarde de sábado e àquela massa humana, tudo comprovado. E no que respeita à ministra a desbobinar a toda a hora, só me lembrei da fábula de La Fontaine:
- "Tarde piaste"!...
E agora que o "mal-estar" ficou bastante menos "difuso" e substancialmente mais "denso" (lembrando a SEDES), a ver vamos...

JFR disse...

Surpresa é o PP ter continuado a apresentar Rajoy ao eleitorado. Fosse outro o líder e as dificuldades, já sentidas em Espanha no plano económico, tornariam a disputa eleitoral muito menos previsível. Quanto aos debates, são uma vergonha para os políticos e para os jornalistas. Qual o interesse de assistir a um debate em que o jornalista é, apenas, um cronometrista e as perguntas estão todas, repito todas, previamente combinadas?

Quanto a Camacho... não deveria ter vindo! Foi um erro do presidente do SLB. Infelizmente, o futebol é um retrato do que é normal no país. A ânsia de fazer suplanta a necessidade de reflectir. Mas, a sua saída é óptima e muito oportuna para o SLB, preparar a próxima época.

Não creio que o comício do PS venha a ter como objectivo, unicamente, o desagravo relativo à manifestação dos professores. Julgo que será mais geral. É que, este Governo teve, durante os últimos doze meses, 4 manifestações com mais de 80 mil participantes! É, por isso, a hora de tocar a rebate. Ou a maioria absoluta futura estará em risco. E, José Sócrates, não me parece capaz de governar em parceria.

E, sobre a Ministra da Educação, reforço o que aqui já disse, anteriormente. É uma boa executante da estratégia e política definida pelo 1º Ministro. Logo, este não a poderá demitir. E, aqueles que pedem a sua demissão, parecem estar a branquear a responsabilidade, permanentemente afirmada por Sócrates, em relação aos vários dossiers da educação.

andorinha disse...

Boa tarde.

JFR,
Ninguém está a branquear a responsabilidade de Sócrates nesta matéria. Todos sabemos que a ministra não está a agir por sua conta e risco à revelia do PM.:)
Mas sendo esta a marcha da indignação dos professores faz todo o sentido exigir a demissão da ministra.
Mas havia cartazes e T-shirts em que os dois apareciam juntos, estando, portanto, bem explícito que a responsabilidade de todo este descalabro é dos dois.

Se fosse uma manifestação geral, de vários sectores de actividade, aí sim, seria diferente e faria sentido exigir a demissão de Sócrates.
Sendo uma manif de profes faz muito mais sentido assim, na minha opinião.

Quanto ao Glorioso entristece-me tanto que agora as épocas se resumam a preparar a próxima época...
Daqui a um ano estaremos a dizer o mesmo...

Em relação a Camacho não gostei da forma intempestiva como decidiu abandonar o barco.
Para mim isso revela falta de profissionalismo. Se o mal estar já vinha de trás deveria ter falado com LFV e ter-lhe dado um tempo para encontrar outro treinador.
Pelo que ouvi de LFV este foi totalmente apanhado de surpresa.
Agora lá vai o pobre Chalana para Madrid enfrentar o touro:)
Enfim....

andorinha disse...

Há coisas hilariantes!
Numa primeira leitura; numa segunda, são trágicas...

"É por isso também que agora se espera duas coisas de Sócrates e de Maria de Lurdes Rodrigues: manter a avaliação dos professores e pôr fim ao diálogo com os sindicatos. Custe o que custar. Mesmo a maioria absoluta em 2009."

António Ferreira no Correio da Manhã

Não sei quem é este douto Senhor.
Mas não sabia que a estupidez e o autismo eram contagiosos:)

Diálogo??? LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL
LOOOOOOOOL LOOOOOOOOOOOOOOOL

Qual a preocupação? A maioria absoluta em 2009.
Interesse pela educação e pelos problemas de alunos e professores?
Nenhum, como já se sabia e vai ficando cada vez mais provado.

Unknown disse...

Bom dia maralhal.
Sinceramente nenhum dos assuntos me interessa minimamente.
Como estou numa fase meio patareca estou muito mais centrada em mim.
:)

CêTê disse...

Boa tarde a todos ;)

Quanto à Igreja Católica apetece-me gritar-lhe, por vezes: "Porque não te calas?".

Quanto ao Benfica só lamento o desencanto que há muito afecta os adeptos: dos mais humildes aos mais mediáticos- as alegrias deveriam ser repartidas o melhor possível. Eu deixei de me interessar por desporto de competição de equipas que mudam constantemente e que pouco têm de portuguesas e de gente local. O bairrismo, que saudade! Alías o futebol português na situação em que vive o país tresanda a corrupção e dinheiro sujo- mas pode ser que os ventos venham de outros lados...

O Sr. José Sócrates também deve ter feito Matemática por procuração- ainda não percebeu que é "a sua maioria" que anda de norte a sul em manifestações. Contudo não faço prognósticos: é sabido que um regime ditaturial têm uma excelente máquina de propaganda e ele já mostrou como é eficiente.


Quanto à Ministra da Educação eu sei de onde lhe vêm o ânimo- da coação que o ministério faz às escolas com papéis não timbrados nem assinados que se vêm no portal do minedu. Quando ela diz que podemos fazer a avaliação até 2009 é MENTIRA! "Temos" de avaliar colegas AGORA! E que coerência é fazer um rascunho agora e outro para o ano? Não merecem todos os colegtas serem avaliados com o mesmo rigor? Valha-me Deus!- Bem digamos que continua "incontinente" como permanece o PR com "obstipação". Curioso é o minedu estar a "obrigar" professores a receber formação e estes estarem a faltar a aulas de alunos do 12º ano com exame!!! Não faz mal, pois não? SABERÃO os encarregados de educação disto?

Enfim... assim vai a escola e o país

oui! mon amour! disse...

Parabéns pelos Breves

deliciosamente directos e mui críticos

animados de uma veia, digo, pena, violenta e doce
sustentada por uma lucidez e um realismo que transcende e arrasa por antecipação o contraditório !

Não pare :) vai muito bem assim !

Roberto Ivens disse...

Abstraindo-me da alta política, centro-me no que será bem mais elevado. O Glorioso! E para discordar do teor deste poste, trave-mestra da maioria dos comentários. Camacho será o único verdadeiramente benquista daquela equipa. Incluindo a actual águia esfomeada. Porque na hora do adeus não se desculpou de nada nem de ninguém. Nem que não tinha equipa, nem jogadores prometidos, durante a pré-época, a primeira volta, o post-Natal, a segunda volta, o Rui Costa já a ensaiar para director desportivo, etc. Assumiu apenas que perdeu, somente isso. Sem qualquer estardalhaço, o que nem é nada normal, como se sabe, nestes futebóis. E isso é que é verdadeiramente ser benfiquista. O que será algo que muita gente jamais compreenderá. Camacho, hasta la vista! Daqui a mais dois ou três anos...

Anónimo disse...

Eu digo que o Guimarães não é candidato ao 2º lugar. A justificação é simples: marcou 25 e sofreu 23, ou seja, tem 2 golos positivos! Por outras palavras, a sorte tem distribuído bem os golos para o Guimarães. Note-se que a sorte distribui os golos; enquanto que a qualidade da equipa faz a diferença entre os golos marcados e sofridos.

yes! my love! disse...

Roberto,

ninguém me tira a suspeita de que os jogadores têm um papel fundamental no sucesso ou no insucesso dos seus treinadores !

Talvez seja esse o segrego dos treinadores que duram duram duram...

E para bom entendedor ~~

É verdade que há políticos metidos no futebol, mas no relvado quem manda são os jogadores;

ao contrário do que se passa na política, em que os eleitores, em vez de jogarem, votam só para ver jogar e quando muito marchar gritar e calar ~~

Anónimo disse...

O "maisfutebol" fez um cálculo das pontuações finais que pode ver aqui

Anónimo disse...

(Cálculo mal feito pois o Sporting tem o calendário mais fácil!)

CD disse...

O Camacho era treinador do Benfica por causa do pai.
Quando ele morreu o Camacho livrou-se finalmente dessa obrigação, e segundo parece sem olhar para trás.
Finalmente o Rui Costa irá tomar o lugar que sempre esteve designado nos Céus. Levar o Benfica ao primeiro lugar do Campeonato de F1

andorinha disse...

Xelim,

Obrigada pelas boas notícias.
Mas tenho que falar baixinho porque se alguém aqui nas redondezas me ouve, mata-me:) Loool

Ouvi no Jornal da Noite o Rui Santos afirmar que Rui Costa devia terminar imediatamente a sua carreira como jogador, não jogando já na quarta-feira.
Pensei que não estava a ouvir bem:))))) Loooooool

Até os comentadores desportivos já não batem bem da bola:)

Rui Costa tem mais inteligência, mais perspicácia e mais saber futebolístico que esta gente toda junta.

Não queiram desestabilizar mais a equipa. Ou estão todos a soldo do FCP? :) Loooooool

lobices disse...

...o Mourinho está disponível......

maribete disse...

É a primeira vez que vou deixar aqui um comentário. Não conhecia este blogue e descobri-o no livro "o tempo dos Espelhos" que li e me sensibilizou muito. Somos do mesmo ano, sou do Porto e aqui estudei. Compreendo algumas coisas muito bem. Depois sou professora e o actual momento entristece-me muito. Acho que o governo, nomeadamente a Ministra é autista e nao respeita minimamente os professores e tudo o que se fez pela educaçao. Ou será que todas as pessoas que passaram pelas maos dos actuais professores são assim tão mal formados? Os actuais ministros não foram alunos de professores da m inha geração? Se calhar foram. Como sairam a saber tanto!... Ou será que realmente nao sabem e as nossas melhores cabeças estao todas a sair do país? Lá fora os nossos alunos são muito pretendidos e conceituados. Com formação feita em Portugal!

Anfitrite disse...

E não se esqueçam dos quatro novos pecados decretados pelo Vaticano.

non! mon amour! disse...

:)

Nuno Guimas disse...

Professor... o problema do Benfica é evidente: já deixou há muito tempo de ser desejado em termos de directivos por "amor" ao clube, é, isso sim, desejado como a marca e o poder que representa. Quem está e tem estado à frente do Benfica tem-no feito não para servir o Benfica, mas claramente para se servir do Benfica. Como portista, e analisando as coisas com a distância devida, acho incrivel um clube que tem tudo a seu favor - número de adeptos, influência politica (pela representatividade em termos de adeptos eleitores), influência nas vendas da imprensa (o target é enorme em Portugal), capacidade de crédito - não consiga ganhar num campeonato tão pouco competitivo como o nosso. O Benfica é uma espécie de Manchester falhado, atolado nas circunstâncias que constituem muitas das especifidades do nosso país, da nossa "cultura empresarial". O que o Benfica precisa? Mas já têm tudo... só falta uma direcção que consiga ter paixão com inteligência e objectividade com garra (não, não podem ficar com a direcção do FC Porto, essa já tem dono :) ).

thorazine disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
thorazine disse...

Pá, não acredito! Acabei de ver no "Quem quer ser milionário" um finalista do curso de Medicina que não soube responder de rajada quem foi o autor da "Origem das Espécies"! Foi só por eliminação das outras!! Quem medo!!

Ainda vem o Dr. João Lobo Antunes dizer que os estudantes de Medicina têm de ser vistos numa categoria À parte dos "estudantes"!! Bahh

PS - Eu sei que fazer generalizações é feio, mas é grave!!!

thorazine disse...

*Que!!

Há uns tempos li em algum lado que foi feito um estudo nas universidades e a maior parte dos académicos (excluindo os das ciências) não sabiam muito bem explicar o evolucionismo e maior parte deles do ponto de vista de Lamarck!

Não deviam estas teorias ser importantes para percebermos mais ou menos quem somos? :) Talvez trouxesse um bocadinho de mais de humildade a muita gente.. :))))

Anónimo disse...

...o problema do Benfica é ter um presidente que é – em termos de gestão desportiva -, um visionário!

Eu explico como é que funciona um visionário. Por exemplo, aparece o Carlos Brito, o Bobinho, e diz que o Miguelito é o melhor defesa esquerdo português! E então o LFV vê o Miguelito num Benfica campeão e contrata-o. Depois, por exemplo, no site Maisfutebol, aparece o Luís Filipe como candidato a defesa direito do ano (isto foi na época passada). Além do mais num jogo Braga-Benfica o Luís Filipe faz uma finta ao Leo – que tem dificuldades no “um contra um”, pois é um anão -, e depois, um cruzamento que dá golo. E o LFV vê o Luís Filipe num Benfica campeão. O Scolari chama o Makukula. E o Camacho vê no Makukula o goleador que vai por o Cardozo no banco!!!!!!!!!!!! E o LFV vai atrás da visão! E aquele francês Laurent Robert que apareceu como o substituto de Simão, mais uma visão, toda a imprensa estrangeira já estava à espera do falhanço...

O Camacho a treinador foi mais uma visão do LFV. Pensou no grande amigo Camacho num Benfica campeão. E agora apresenta Chalana como um homem que dispensa apresentações! Um “homem”?!! Pensei que pretendesse um treinador!

CêTê disse...

Thora, ;)))))))

Inspira, expira, inspira, expira!

bjnhs

(Como achas que ele "encara" o apêndice?;P)