quarta-feira, julho 30, 2008

E ainda não começaram!

Pequim 2008: China vai censurar Internet utilizada pelos media estrangeiros
30.07.2008 - 10h26 Lusa
A China vai censurar a Internet utilizada pelos media estrangeiros durante os Jogos Olímpicos de Pequim, indicou hoje um responsável do comité de organização, recuando numa promessa de garantir liberdade total aos media durante o evento."Durante os Jogos Olímpicos, vamos fornecer um acesso à Internet suficiente para os jornalistas", indicou Sun Weide, porta-voz do comité de organização dos Jogos Olímpicos. A mesma fonte confirmou que os jornalistas não terão acesso a páginas ou sites contendo informações sobre o movimento espiritual Falungong, que é proibido na China. De acordo com a mesma fonte, que não adiantou pormenores, haverá outros sites que não estarão acessíveis à imprensa. Os jornalistas que trabalham no principal centro reservado à imprensa durante os Jogos Olímpicos queixaram-se de não poder aceder aos sites da organização Amnistia Internacional, da BBC, da rádio alemã Deutsche Welle, bem como dos jornais de Hong-Kong "Apple Daily", e de Taiwan, "Liberty Times". "A nossa promessa era que os jornalistas pudessem dispor de Internet para o seu trabalho durante os Jogos Olímpicos. E nós concedemos acesso suficiente para isso", acrescentou Sun. No entanto, o comité de organização dos Jogos Olímpicos, sob pressão do Comité Olímpico Internacional (COI), prometeu um acesso completo à Internet para os milhares de jornalistas na China durante o evento, entre 8 e 24 de Agosto. Proibido desde 1999 por Pequim, o movimento Falungong reivindica 100 milhões de seguidores, 70 milhões dos quais na China.


P.S. Talvez faça pensar os que defendem que o Desporto nada tem a ver com Política. Só se for com a real politik...

9 comentários:

Branca disse...

Dr. Júlio Machado Vaz,

Convido-o a visitar um novo bloguista que tem sempre os posts do "Murcon" actualizados lá em destaque.
Visitei-o agora e já tinha este, por isso me encaminhei para aqui.
É um rapaz com muito humor mas vai ter a casinha fechada por alguns diazitos, pois vai ser operado ao "figueiredo" como ele diz, por problema do foro oncológico e o rapaz que é mais ou menos da nossa idade, mais novito qualquer coisa, foi rádio-amador, daquele tempo dos bons rádio-amadores que nós sabíamos serem uma corrente bem solidária, pois como dizia o rapaz diz que volta breve, porque o trabalho que vai fazer é precário.
Mas, remetendo-me ao que aqui me encaminhou, pois realmente se ainda nem começaram, como será depois? Isto promete, a ver vamos!
Gato escondido, com rabo de fora, quem é que eles pensarão que enganam?
Deixo abracinhos.
Uma murcona do Porto, aqui bem pertinho do sítio onde nasceu ou cresceu, aqui pelas bandas de Anselmo Braancamp, mais coisa menos coisa. Eu nasci na Travessa de Stº Isidoro, mesmo pertinho, trabalho em Latino Coelho, onde estou agora e moro em Gondomar, quase na fronteirinha do Porto, para não ter muitas saudades à noite,eheheh!
Beijos e abraços.

andorinha disse...

É perfeitamente compreensível esta medida. O Comité tem receio que, na peugada dos jornalistas, também o cidadão comum possa aceder a esses sites perigosos e desestabilizadores.
Têm que se precaver antecipadamente...:)))

P.S. Não conheço smileys que simbolizem ironia, fica assim...

P.P.S. Quanto ao desporto e à política todos sabemos que, infelizmente, coabitam mais do que o desejável...

thorazine disse...

Acho que só mostra o terror que se vive sob o comunismo Chinês e só teve este impacto porque está relacionado directamente com o "ocidente"!

lobices disse...

...desporto sem política até parece não ser desporto :)))

cabecinhapensadora disse...

A China-Governo continua a dar as cartas. A pisar, displicente, sobre as sementes de liberdade que ousam germinar. E o Mundo assiste, sob a forma de um Comité Olímpico Internacional que aconselha e aceita a subversão disfarçada do conselho. Mais uma vez, o óbvio é inversamente proporcional ao justo.
A afirmação de que 'desporto não é política' soa a desculpa de mentes não pacificadas pela ausência de atitude; uma espécie de tampa para o problema - ó avestruz, que é isso?!
A política estriba-se na nossa humanidade - para sermos humanos temos que viver entre os homens, como eles e com eles. Os gregos chamavam a quem não se metia em política 'idiotés' e com isso queriam dizer 'pessoa isolada e manipulável'. A política é a aplicação da liberdade individual à dimensão colectiva em que cada um de nós participa e é; e a liberdade não é condição suficiente, é condição necessária. Daí que exija coordenação e organização harmoniosas dos interesses de muitos. Diz Savater,"nós, seres humanos, não somos bonsais".
Não obstante, considera-se que os Jogos Olímpicos são um acontecimento apenas desportivo. Que falta de arte na poda!

Laura disse...

Francamente, mas alguém se espanta?
Completamente previsivel, isn't it?

Anónimo disse...

Professor:
Em Maio, escrevi sobre este assunto no meu Rochedo, pois foi nessa altura que a China anunciou que manteria vedadoo acesso a certos sites.
Consegue explicar-me, porque é que só passados dosi meses a comunicação social pega no assunto?
Abraço

yes! my love! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
yes! my love! disse...

~~