quarta-feira, fevereiro 24, 2010

Vão espreitar!

Peter Sellers no TVC2, Bem-vindo Mr. Chance. Uma alegoria genial à sociedade de aparências que já então se desenhava. E o epílogo ideal para o meu dia:).

39 comentários:

A Menina da Lua disse...

Oh o delicioso "Mr Chance"!:)Que pena não o rever:(

Vi o filme há muitos anos e lembro-me que na altura me deixou um duplo sabor amargo. A construção duma personagem falsa apenas a partir da aparência; fatos de corte caros, notas altas para pagar trivialidades e principalmente as frases feitas aprendidas através da televisão.

No final senti uma enorme pena por tudo aquilo que lhe fizeram porque o simpático jardineiro, tinha ele próprio dentro dele um pouco a sobriedade e a distinção que o procuraram "mascarar" apenas lhe faltava na sua imensa ingenuidade a complexa e interesseira sagacidade,para se saber gerir e sobreviver na sociedade de "tubarões" das ditas "classes superiores" endinheiradas.

andorinha disse...

Já não vou a tempo...:)

Andreia Cunha disse...

Bom dia. Nós somos alunos do 12ºC, da Escola Secundária da Boa Nova em Leça da Palmeira, e no âmbito da disciplina de Área de Projecto estamos a tratar o tema "Sexualidade e a Adolescência". Gostaríamos de organizar uma palestra tendo-o como orador, se possível. Deixamos aqui o endereço de e-mail de um dos elementos do grupo: andre.j.fonseca@gmail.com. Esperamos resposta o mais depressa possível.

$hort disse...

Analisa Inês Pedrosa: "As mulheres são muito penalizadas quando escrevem sobre sexo. Há um discurso libertário, mas a verdade é que continua a impor-se aquele estereótipo de que um homem com muitas relações sexuais é um garanhão e uma mulher tem de ser recatada, se se atreve a escrever sobre isso é porque é uma devassa. As mulheres pensam em afectos e não têm corpo..."

Anónimo disse...

paranóia

andorinha disse...

,

"As mulheres pensam em afectos e não têm corpo..."

?????????????????????
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anfitrite disse...

Eu devo ser mesmo saudosista.
Acho que hoje já não se reune um lote de actores, como antigamente, para se fazer um filme, alguns dolorosos, mas que nos punham a pensar. Hoje vê-se um filme e quando saímos da sala já o esquecemos, salvo raras excepções. Peter Sellers tem neste filme e no Dr. Strangelover das suas melhores interpretações. Quantos loucos andarão por aí com as suas bombas por detonar. E outros espezinhando tudo. Até no "2001-Odisseia no Espaço", do mesmo realizador do DR.... toda a ficção, que parecia não ser alcançada, já está a ser ultrapassada. Que saudades dos cine-clubes com filmes de qualidade, em que as pessoas se reuniam depois para falar sobre os filmes acabados de ver, enquanto petiscavam qualquer coisa.
Quem se lembra dos "Cavalos Também se Abatem"(este dos tempos da crise), da "Laranja Mecânica"(onde a violência já andava à solta, "Do Coração Solitário", onde além da deficiência havia a solidão, mas ainda aparecia a amizade.
O Sellers era quando ele estava bem sério que nos fazia sorrir ironicamente.
Até da Pantera Cor-de-Rosa eu tenho saudades.

http://www.youtube.com/watch?v=Wgbxan-EXr4&feature=related

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=oFSRs7iqAv8&feature=fvst

Unknown disse...

Pere lá setôr... agora alevantou-se uma dúvida... tá a dezer co consseito daparênça secial, cumessouce a dezenhar com o Pedro Vendedor, no filme(?!)

Anónimo disse...

a água lava tudo menos as más linguas

Anónimo disse...

boa noite bom dia

Cê_Tê ;) disse...

Boas!
Não vi!;((( Mas tenho pena.

Estão todos nos abrigos? ;P?

Isto do alerta, no "contenente"... não deveria ser cor-de-rosa?;P
Para a Madeira até se entende ser "laranja".;P

(Boas sonecas)

Anónimo disse...

acordei agora

Anónimo disse...

já todos tomara café, eu vou tomar agora

$hort disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
$hort disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
$hort disse...

Oi Andorinha,

Realmente foi um abuso e um despropósito, mas é um copy&paste deste artigo...

http://ipsilon.publico.pt/livros/texto.aspx?id=250369

Que se calhar, também não é grande coisa, frases disconexas de vários nomes da nossa praça publica cujo o resultado é inferior à soma das partes... postei s/pensar, sorry...

I'm an wanna be, eager to learn...
:)

Unknown disse...

Pedro Fonseca Barbosa, um dos maiores cromos que o planeta terra conheceu!

andorinha disse...

$hort,

Eu sei que não és o autor da frase.

Mas que enorme artigo me "obrigaste" a ler.:)

A frase lida no contexto dos vários depoimentos assume um cariz diferente, de crítica.

No need to apologize:))))))))

pedro disse...

vida!

Anfitrite disse...

$HORT e a quem possa interessar,

Nós somos todos uns falsos pudicos. Umas verdadeiras virgens ofendidas.
Qual é o problema de dizer um palavrão, em português, desde que esteja bem constextualizado? Mas não, até merda dita num comentário feito num jornal aparece m*****. Aqui quando se quer dizer um bom substantivo, ou adjectivo, diz-se em inglês mas não sei porquê? Somos mesmo hipócritas.
As mulheres, até há ums tempos, nem quase podiam escrever. Tinham de usar pseudónimos masculinos. Depois veio a revolução(?) mas as mentalidades continuam as mesmas.
Realmente aos brasileiros não lhes falta imaginação e graça.
Cá estou eu com a minha costela de Lombroso, a estigmatizar as pessoas.
A Inês Pedrosa fala de relações amorosas e bem, mas se ligarmos a escritora à obra não há tesão que resista. A Lídia Jorge tem belos livros mas é uma matrona provinciana, quase minha vizinha. Indo para essas bandas vejam a Grande escritora rebolando na cama, numa cena erótico-sexual escrevendo a Sibíla. Por outro lado temos o Mega Ferreira a fazer um estudo sobre o Erotismo Sexual na Ficção Portuguesa. Se fosse um Estudo sobre o Jorge Luís Borges, ainda vá lá . Aliás já escreveu sobre ele. Ou então sobre uns filósofos uns séculos aC.. O Pedro Mexia fugiu do Eixo do Mal com medo de ouvir alguma asneira. Só na boca do MSTavares soariam bem uma palavras em português vernáculo. Mas é filho duma mãe muito sensível e pertence a uma família muito erudita.
Devo avisar que não li o artigo todo porque, neste país, já não há jornal nenhum que me interesse. Os dois que me interessavam já desapareceram há largos anos. Infelizmente que hoje já houve outro terramoto no Chile porque já não podia ver a Madeira.


Por outro lado agora andamos muito preocupados com a Sexologia. É reuniões por todo o lado. É preciso explicar às criancinhas do 6º, ano como se deve foder e evitar as doenças sexualmente trasmissíveis. As que têm acesso a essas reuniões, sabem mais do que lhes ensinaram, enquanto as que realmente precisam nem têm acesso a transportes, mas com isso não se preocupam.
Para se falar de Português tem de haver um campeonato da Língua Portuguesa. Para se falar de Matemática tem de haver uma olimpíadas. Pôr os alunos a pensar ensinando-lhes Filosofia, tá quieto!
Esta semana, por exemplo, esteve cá o jardineiro para fazer uma podas e uns arranjos, mas tive de estar presente, porque ele não sabe usar a cabeça.
Era necessário retirar uma casota de fibrocimento enorne e pesadísssima. Eu disse-lhe como se poderia fazê-lo. Tinha o tronco duma árvore que foi abatida por causa do vento. Então disse-lhe que cortando o tronco em 3 partes, uma para servir de alavanca e 2 para pôr baixo para a casota rolar sobre eles. Começou por dizer que o tronco não tinha altura suficiente. Como eu tenho a medida nos olhos disse-lhe que sim. Como ele continuava a embirrar eu fui buscar uma fita métrica, vi o perímetro do tronco, medi a altura dos pés da casota, dividi por dois e apliqui-lhe a fórmula 2πr. Conclusão: ainda sobravam 4 cm na parte mais estreita do tronco. E assim se pode mostrar a um aluno a importância de saber matemática.

Desculpem o arrazoado mas só lê quem quer e eu hoje não estou muito inspirada.

Isto é para o Thora que anda desaparecido

http://www.triplov.com/luiz_pacheco/2010/Luis_Pacheco%20.pdf

http://www.triplov.com/luiz_pacheco/Morte/Ruy-Ventura.htm

Anónimo disse...

pensamento do dia "mentir é saudável" :)))

Caidê disse...

Pedro
"Mentir" é saudável para quem sabe mentir sem se conspurcar. O inteligente quando mente, pelo menos mente bem e a bom propósito. Omitir também tem vantagens, como por exemplo " Aquilo que ainda não se disse ainda se pode vir a dizer". É uma espécie de capitalização de argumentos ou de guardar trunfos para a melhor jogada. Omitir é deixar buracos para o adversário romper chorrilhos de aldrabices, são pontas do novelo que ficam por enrolar e dão um jeitão aos inteligentes para decifrar onde está o fogo e o fumo, onde estão os factos e as intenções.
Anfi
Tive uma situação semelhante com os operários da instalação da minha nova cabine de hidro...Arrematam, mas não sabem pôr a funcionar, tão pouco dotados de raciocínio prático que são.E não é que para fazer o trabalho nas Caldas os experientes tiveram de vir do Porto ?! Bom...continuo a pensar que me sairam na rifa os da tanga, que no Porto há coisa melhor, enfim...
Quanto ao folclore no ensino é ver para crer: concordo consigo!...E que há professores que não são calhandreiros e saberiam ensinar qualificadamente também os há. A esses dão-lhes para trás e tanto fazem que acabam por os pôr a funcionalizar - chegam ao ponto que têm de se defender de escorpiões ceguetas.
Bom fim de semana a todos os murcónicos, a quem prezo apesar dos meus afastamentos insondáveis.
Beijinhos à moda dos tripeiros. É que "tá" na hora do rancho.

Anónimo disse...

obrigada

Anónimo disse...

isto só vai lá com SG Mentol

Anónimo disse...

e a grande rádio do prof. Júlio "está tudo a ser escutado". Vou fumar o cigarro de mentol a ver se passa.

Anónimo disse...

adoro-te juca

Anónimo disse...

mas não te amo

Anónimo disse...

alguém tem ai um relaxante muscular. a saudade aperta

Anónimo disse...

continuo procurando não me mandem para esse sítio

Anónimo disse...

um especial obrigada ao cete e ao fdl

Anónimo disse...

desculpa

Anónimo disse...

posso não ser cobarde mas sou humano

Anónimo disse...

continuo á tu espera

Anónimo disse...

vou ter que desligar

$hort disse...

Oi Anfitrite,

"A Lídia Jorge tem belos livros mas é uma matrona provinciana"- I resent that...e a respeito de Peter Sellers, só posso dizer que me lembro de lhe virar as costas nas tardes de domingo, porque só os filmes de cowboys, Robin dos Bosques e cia. é que mereciam o sacrificio de uma tarde de domingo passada na rua, LOL
:)

Unknown disse...

Hooláx!

http://img638.imageshack.us/img638/4951/picture2p.jpg

From Leeds to Viana do castelo...

Cê_Tê ;) disse...

Parafraseando o professor ;) espreitem:

http://www.youtube.com/watch?v=iz4l9BuaJys

Boa semana.

Anónimo disse...

melhor cromo que injusto