sexta-feira, novembro 26, 2010

Anselmo Braamcamp.

Maria,

O João vive agora a duzentos metros da casa em que nasci. Passei por ela ao deixá-lo. Talvez seja bom haver um Machado Vaz nas redondezas que a pode olhar sem os fantasmas acoitados dentro de mim. E cirandar à sua volta, fazê-la sentir-se admirada; rejuvenescida; importante. "O resto é silêncio...".

32 comentários:

Paula disse...

Prof Vaz, deixa que lhe diga que o silêncio, por vezes é a perfeição máxima. Quanto á nostalgia, também é boa... desde que não seja em demasia.
Um beijo e um abraço enorme-, hoje apenas para si.
Paulinha

Paula disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paula disse...

E porque não consigo dormir, lhe digo- se estamos a falar do mesmo João, também a mim me incomoda o seu silêncio-, mas ele é mesmo assim( todo ele,somos todos os que o amamos e não deixa de ser ... tão maravilhoso),e... se não o compreendermos no seu todo, então não haverá paixão.
Um beijo
Paulinha

bea disse...

The sound of silence quase afasta as palavras. Estamos a dar caminho, senhor professor. O João terá dela outras memórias, é outra a casa dele. Não são só as pedras dos palácios a fazer história. As casas cheiram ao insidioso de quem as viveu e julgou o mundo numa caixinha de fósforos. Casas são abraços sem braços, silêncio em sorriso de porta aberta. Há-de haver uma ternura na rua a receber o João. Ainda que a não sinta. Tão presente como o sol em céu nublado.
Cpts e bom fim de semana

thorazine disse...

Por falar em sound of silence, alguém viu a actuação dos Simon and Gurfunkel no Rock and Roll Hall of Fame?

http://www.youtube.com/watch?v=bYI8HRdO5Zg


50 anos depois, o power continua.. :)))

thorazine disse...

Aliás, para a malta que curte rockalhada, da nova e da antiga, sugiro os concerto do R&R Halla of Fame! Vale mesmo a pena..

Vejam mais este naco de poesia para os ouvidos, Fergie + U2 + Mick Jagger em Gimme Shelter! Fergie muito compostinha.. :))

http://www.youtube.com/watch?v=FzgJ6Mkkd-w

Jorge Manuel Brasil Mesquita disse...

As memórias podem ser prazeres que o silêncio desconhece.
Jorge Manuel Brasil Mesquita
Lisboa, 26/11/2010

Bartolomeu disse...

Curti, Thora!!!

thorazine disse...

Bart,
:)))

pega lá mais uma: http://www.youtube.com/watch?v=meT2eqgDjiM&feature=channel

Não é rockalhada pura, mas é uma casal que se entretem a fazer covers muito originais e bastante engraçados! ;) Dá uma vista de olhos nos outros que eles fazem..

Abraço caloroso, que num dia como o de hoje é bem preciso! ;)

Bartolomeu disse...

Yah Thora, altamente!
O gajo fez-me recordar o Bob Dylan no tema "Mr. Tambourine Man"
http://www.youtube.com/watch?v=fgRzOBzVgBE&feature=related

O tipo atira os foguetes, apanha as canas e bate as palmas, curti tb o pormenor do rolinho de papel higiénico em cima do armário...
;)))

A Menina da Lua disse...

Oh Professor

Que giro!O filho ir morar perto da sua antiga casa! que engraçado! será mero acaso ou meio intencional! ou será as duas coisas! :)

Thora:)

Tambem gostei! muito divertido!

Agora ela tem uma olhar assim meio angelico mas cuidado!:)

bea disse...

gosto mais do B Fachada..."Tu queres tudo eu dou-te tudo...aos teus pais dou-lhes tecto e pão, e dou-te a minha irmã pró teu irmão".

Cê_Tê ;) disse...

A casa não o olhará a ele como o olha a si, sobre si exercerá sempre o poder arrepiante de o fazer viajar no tempo.
;P

Bartolomeu disse...

Mas... CêTê, viajar no tempo, rever mentalmente os rostos daqueles que partilharam a sua vida com a nossa, ouvir as suas frases típicas, relembrar os seus gostos, os gestos, as experiências que nos ofereceram, os saberes que nos transmitiram... o amor que nos dedicaram... não é algo agradável, reconfortante?

Cê_Tê ;) disse...

Bartolomeu, ;)
Arrepios:
... de frio
... de cócegas
... ao ouvir uma música, alguém a cantar
... de prazer
... de medo
... de susto
... por empatia...

reacção.

andorinha disse...

Gostei do post. É tão "seu"!:)

Bart,

Ia-te responder também, mas já não é necessário, a Cêtê já o fez:)

thorazine disse...

Faltou aquele arrepio que damos quando estamos há muito tempo a aguentar para fazer xixi e finalmente compreendemos o significado da palavra liberdade, vulgo arrepio do mijo! :)

:))

andorinha disse...

Thora,

Ai jovem, jovem...haja decência...

:)))

Cê_Tê ;) disse...

Thora, ;P
Esse não conheço!;P
Mas se tu dizes que existe...

- disse...

Bug no site do FCPorto redirecciona visitantes para o site do Benfica
http://conversasdabola.tumblr.com/post/1695682604/bug-no-site-do-fcporto-redirecciona-visitantes-para-o


lol

:D


--

thorazine disse...

:))

E para não deixar o espirito morrer...já viram os dotes musicais, sim porque os outros já são bem conhecidos, da Gwyneth Paltrow ? :))

http://www.youtube.com/watch?v=e1_B9FCZJMA&feature=related

Paula disse...

aceito os seus gostos, aliás não julgo ninguém- não vão querer julgar-me, embora tenha caparro para aguentar. Melhor que td isso, a meu ver, será apreciar o que existe de bom neste nosso, tão belo país. e olhe que temos muitas promessas... Beijo grande e muito carinhoso.
Paulinha

Anfitrite disse...

Falando de passado, por favor, oiçam a gravação do programa Plano Inclinado, de hoje, e fiquem a saber porque é que a nossa agricultura, chegou ao estado a que chegou, porque em 1992, se ter trocado a nossa agricultura por 108 milhões de contos, eliminando as barreiras alfandegárias três anos antes do prazo( culpados, mesmo de apontar o dedo: Eng. Álvaro Barreto e PM Cavaco Silva). Maldito seja!

Paula disse...

Boa noite An..., está a ver que ng se mete consigo, se for mais OUT? Um bom fim semana. Um abraço para si, em especial. GOSTEI.
Paulinha

Caidê disse...

De cada vez que regresso às origens, aos lugares, aos cheiros, às cores, às gentes, e saio da bruma do esquecimento, e entro na memória do que já foi a minha história... Como é bom cada reencontro!
Há uma identidade que se construíu no tempo - viémos de algum lugar, estivemos em tanto recanto, que é a rua, a árvore, o jardim, o prédio, o andar que já habitámos que não pode deixar de falar de nós.E canta, e ri e sussurra e chora, porque ainda mora onde já fomos e deixámos os passos que demos até termos andado, andado, parado, andado, parado, andado e chegado e onde ainda não chegámos é certo que não fomos por lá brisa, vento, temporal, nada, nem ninguém.
E sentia-me tão infeliz que caminhei, aventurei, regressei à casa de minha mãe, dos meus bibes, dos lápis de cor, das cartas que chegavam pelo correio, dos singles no gira-discos, da tenda de campismo.
E como gostei...acampei mesmo!

Anfitrite disse...

Paulinha,
Mas eu não gosto de ser uma figura cinzenta que passa desapercebida e que ninguém dê por mim. Desses não reza a história. Às vezes sou mal interpretada dada a maneira incisiva de dizer as coisas. Mas o que conta é a intenção. Gosto de alertar consciências, não quero que as pessoas se preocupem só com o seu umbigo e que andem sempre a pôr água na fervura.
Para si também um bom fim-de-semana e um abraço.

P.S.- Por favor, peça ao seu "amigo"
JoZé para aparecer que eu não me meto mais com ele. Só não gosto é que as pessoas sejam parciais e façam uma análise global da história, apesar de: "na história nada muda e mesmo assim, tudo é completamente diferente".
Aldous Huxley



Caidé,
já estive para lhe perguntar quem é que lhe anda roubando o seu tempo, porque agora só aparece de fugida e só de vez em quando. Espero que tenha voltado para acampar mesmo.

Paula disse...

Anfitrite, já anda a ver tudo á sua maneira... o que não é bom.
O JoZe é, de facto alguém com quem gostei de partilhar algumas(poucas)ideias, no entanto é tão meu amigo, como seu. Conhecemo-nos apenas daqui, fiz-me entender? Curta a vida, que ele deverá estar a fazer o mesmo. Beijinho doce.
Paulinha

Cê_Tê ;) disse...

http://www.youtube.com/watch?v=Xx8pIxr2XaE&feature=player_embedded#!

Caidê disse...

Oh..oh...oh!...Anfi...nem parecem coisas suas.As saudades não ficam bem a quem foi agreste. Então anda agora mais doce? Eu continuo a gostar mais do chocolate branco do que do amargo. Não se esqueça disso neste Natal.
Tome lá um bombom que lhe dou eu. Só pelas suas saudades, vou roubar mais tempo a quem mo tem andado a roubar a mim.
Jocas

Anfitrite disse...

Caidê,
Que eu me lembre nunca fui agreste consigo.
O grande escritor Adolfo Correia Rocha, escolheu o pseudónimo de Torga precisamente por se considerar agreste e que só assim sobreviveria nos montes adversos.(passe a petulância)

Também lhe mando uma trufa branca, mas não se esqueça que os doces engordam, e que estamos em tempo de crise. (não há como me dar a volta mesmo com muita vontade)

Jokas maradas como dizia a ausente Su. (deve ser por ser natal que estou tão nostálgica).


Paulinha,
Eu pus amigo entre aspas.
Abraço

Su disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Su disse...

Anfitrite..... entrei aqui hoje , por acaso,,,,,,,,,
continuo gostando da tua lucidez
reparo que há sempre nicks querendo fazer o jogo das palavras,,,,,, cada vez mais isso cansa-me:)


jocas maradas