quarta-feira, abril 10, 2013
Esperemos que sim...
O acesso a cuidados paliativos não chega a 10% dos 60 mil pacientes que se estima em Portugal precisarem desta assistência, disse à Lusa o presidente da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP).
Segundo Luís Capelas, as unidades de cuidados paliativos existentes não chegam para as necessidades da população e, no que diz respeito aos cuidados domiciliários, existe apenas 7% de cobertura.
No internamento esse número oscilará entre os 20% e os 25%, sendo de 19% ao nível das equipas intra-hospitalares.
“Se olharmos para a distribuição geográfica também temos distritos que nos deixam que pensar: Aveiro, Leiria, Região Autónoma dos Açores e Viana do Castelo não têm um único recurso de cuidados paliativos. Também aqui a distribuição não é equitativa”, apontou.
O presidente da APCP estima que em Portugal haja 60 mil doentes a precisarem de cuidados paliativos, mas arrisca dizer que neste momento só perto de 10% da população tem acesso a esses cuidados.
“Estou a falar de 6 mil pessoas que têm acesso por ano nas equipas de cuidados paliativos, mas tenho algumas dúvidas que cheguemos a esses valores”, afirmou, acrescentando que isso significa que Portugal tem “uma cobertura muito abaixo do expectável, que é cobrir 60% a 70% das necessidades em serviços especializados”.
Os problemas com a actual prestação de cuidados não terminam aqui e Luís Capelas apontou que faltam equipas com formação adequada ou suporte farmacológico adequado, ao mesmo tempo que há equipas que não têm a dotação mínima de pessoas, havendo mesmo algumas que chegam a ter um enfermeiro para 30 camas, quando o ideal seria ter um para cada cama.
O responsável disse ainda que há médicos a trabalharem 20 horas por semana para tratarem 20 doentes e que há equipas de domicílio que funcionam só com um médico.
Luís Capelas acredita que as novas regras para os cuidados paliativos estejam para breve e que nessa altura seja possível fazer mais e melhor com os meios já existentes, dadas as condições económicas do país.
“Trata-se de deslocar e reorganizar camas porque os doentes estão lá. Os doentes estão na medicina, na cirurgia, na ginecologia, em cuidados intensivos, estão noutras áreas onde são tratados inadequadamente, com custos horríveis para todos nós”, denunciou.
Acrescentou que se forem criadas as estruturas de camas onde elas são estritamente necessárias para garantir um tratamento de proximidade, será possível criar a rede adequada às necessidades actuais com pouco investimento.
“O que sabemos pelos estudos que têm sido feitos, principalmente na Catalunha, onde foi feita a comparação do antes e o após do plano regional de cuidados paliativos, foi que se poupou em média 2 a 4 mil euros por ano por doente, por isso é que conseguimos fazer esta estimativa que em Portugal poupava-se cerca de 125 a 250 milhões de euros por ano se olharmos a este universo de 60 mil doentes”, revelou.
As novas regras trarão “exigências muito claras”, como o apoio à família após a morte do doente e critérios de intervenção e de dotação para melhorar os cuidados prestados.
Segunda-feira realiza-se, em Lisboa, o primeiro Encontro Interdisciplinar de Cuidados Paliativos.
Lusa / SOL
P.S. Uma necessidade premente. Para que a dignidade não parta antes dos sinais vitais…
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
154 comentários:
Mais uma realidade chocante deste nosso país.
Não posso estar mais de acordo. As pessoas são, até ao fim, pessoas; até mesmo se elas próprias o não lembram já. Merece-nos profundo respeito quem nos deixa obrigado a lei inflexível que a todos percorre. Certifiquemo-nos de minorar-lhes o sofrimento. Façamos para eles o que quereríamos para nós. Por ser o que nos cabe e compete.
Se eu pudesse, e desde que não desse injecções :) gostava de integrar uma equipa dessas.Tenho algum jeito.Mas pronto, penso que será mais para médicos, enfermeiros, psicólogos...
Quanto se sofre para nada e tanto o custo da má gestão.
Dr. Julio Machado Vaz,
Merci. Molt bon "post"!
Abraço
Pedro
Tendo em conta os efeitos medicinais de certas substâncias. O ciclo de vida é comum a todos e a longevidade do bem comum tem em consideração o conhecimento das inutilidades.
"Mais uma realidade chocante deste nosso país"
http://3.bp.blogspot.com/-TlZUdUW4A_w/UWVDYsyfQxI/AAAAAAAAAD0/gmcrxBSFV3M/s1600/DSC_0726.JPG
O título está muito otimista porque os estudos foram feitos depois do "antes e depois".
Bea,
Para desanuviar o dia que não está muito solarengo.
"Wall Paper"
http://2.bp.blogspot.com/-MZM_A8LNv5c/UWVhFr-HWJI/AAAAAAAAAEs/kFqGjZC4eqI/s1600/DSC_0005.JPG
Carlos Paredes: Movimento Perpétuo
http://www.youtube.com/watch?v=k9cqXIk2B04
Bea,
Para uns há medicina a mais para outros medicina a menos.
Quando tinha que ser em casa, tinha que ser uma agulha "XL" para durar mais e não entupir. Estrelisavasse de casa em casa. Quando tinha que ir ao centro de saude fazer análises era um dia especial, como tinha que ir em jejum era o ùnico dia que me levavam a tomar o pequeno almoço ao café. As enfermeiras simpatizavam muito comigo mas só uma vez consegui uma injecção completa, normalmente tiravam a agulha para não me picar até chegar a casa. Guardava a agulha e poupava dinheiro em bisnagas.
Realmente o que não se entende também existe.
João Pedro
tu tás bem? tens certeza?
que ponte é essa? a do Freixo?
Quanto mais depressa a "peste grisalha " morrer , melhor!
É esse o obejectivo desta gente sem ética que se encontra no Poder e arredores.
Por favor, use uma letra mais grada, sim?
Os meus respeitos.
Ponte Luiz I, 1995 (a montante) Diapositivo Kodak 100 ASA, lente 28mm. Na maré baixa. Impressão C-41 apartir de ficheiro digital numa das lojas de Rua Sá da Bandeira.
A do Freixo já é muito antiga.
http://4.bp.blogspot.com/-GWFUlk6kZBU/UWVW4B9iQlI/AAAAAAAAAEM/C8ZhqAlMEGQ/s1600/3+2++jpg.jpg
Opte!
http://www.ptjornal.com/2013041015258/geral/saude/opte-por-nao-deixar-morrer-os-doentes-pede-o-bastonario-dos-medicos-ao-ministro-vitor-gaspar.html?showall=1
Está contente Bea?
Professor Jùlio Machado Vaz,
Se já lhe apontaram um candieiro à cabeça e manteve a calma sem haver consequências.
Não me diga que se entimida que lhe apontem uma câmera fotográfica:)
Bea,
Parece que os trevos lhe fizeram mal.
Fica aqui um cinzeiro e um caixote de lixo.
http://3.bp.blogspot.com/-aSd9qtP2lE0/UWWupZMfHnI/AAAAAAAAAFM/wZ9v7bfrxr4/s1600/DSC_0734.JPG
Felicito-o, por nos dar a conhecer este excelente artigo publicado no Semanário Sol e pela importante chamada de atenção para este primeiro Encontro relacionado com um tema que afecta milhares de pessoas.
Desengane-se quem pense que os cuidados paliativos dizem respeito apenas a idosos. Eles centram-se na promoção do conforto, da dignidade e da qualidade de vida das pessoas de qualquer faixa etária em que doenças terminais e a falta de condições sociais e económicas não lhes permita um fim de vida digno.
Tal como bem refere no seu PS:
"Uma necessidade premente. Para que a dignidade não parta antes dos sinais vitais…"
Plenamente de acordo!
Numa altura em que toda a gente - nomeadamente jornalistas e escrevinhadores de revistas e blogues - se preocupam com a crise económica que o país atravessa, com a troika, com as licenciaturas fajutas e quejandos, relativamente aos políticos, é muito gratificante ver que alguém se preocupa em falar de assuntos de cariz humano.
Obrigada por isso, Júlio Machado Vaz!
Janita
Janita,
Eu também li o mesmo. A caixa de comentários devia estar fechada por 24h. Para todos podermos refletir.
Pedro,
Podemos refletir mesmo com a caixa aberta:)
Bea,
"Se eu pudesse, e desde que não desse injecções :) gostava de integrar uma equipa dessas.Tenho algum jeito."
Nunca eu conseguiria tal. Admiro imenso essas pessoas, algumas em regime de voluntariado que se dão aos outros de uma forma que é de enaltecer.
Concordo com o teu comentário. E por aqui me fico. Incomoda-me um bocado falar destes temas. Mas sei que tem que se falar...
Anfitrite,
Vamos refletir com a caixa fechada!
Caidê,
Algo doce!
http://1.bp.blogspot.com/-Ip5UscKce1w/UWXgtGK3DrI/AAAAAAAAAF8/uqDLBsqhZMU/s1600/DSC_0739.JPG
Andorinha
tenho algum jeito e hábito de sofrimento. Ou talvez seja compassiva.
E no entanto o frio rígido da morte impressiona-me profundamente. Mas é ainda da vida que se trata quando falamos em cuidados paliativos que se estendem a todo o sofrimento sem remédio. Tanto sofrer a mais.
Anphy
Bem sei que Lobo Xavier está a cozinhar o novo Código de IRC - assim fica bem guardada a nova lei - nem duvido. Igualdade e proporcionalidade entre o valor do trabalho e o capital será o lema. E os pequenos proprietários também não vão interessar nada.
......
Quanto à saúde, há indicadores por "inventar" e outros por publicitar. Qual a diferença entre as esperanças médias de vida dos que têm dinheiro e acesso à saúde e a dos que os não têm?
E entre grupos socioprofissionais? E por que razão não vêm a lume quando o debate sobre o ângulo tão obtuso da igualdade versus desigualdade devia estar no cerne dos debates dos projetos de sociedade e dos programas governamentais?
E o conceito de saúde da OMS - não é cada cidadão responsável pelo seu capital saúde? Ou esta ideologia racional só serve para culpabilizar os cidadãos pelos seus estilos de vida ou haveria que continuar a proporcionar Educação para cada cidadão ter certas ferramentas cognoscivas para o cuidado a prazo consigo.
Mas não. Quer-se, agora, também, andar para trás quanto ao investimento na Educação em Portugal.
Mas podem avançar-se medidas contra todos os impactos negativos previsíveis sem contabilizar os estragos a médio e longo prazo? Que também na cegueira dos cortes na Educação os impactos só poderão vir a revelar-se multifatoriais...
Quantos diagnósticos precoces teriam feito baixar as taxas de mortalidade, não só entre séniores, mas em todos os grupos de idade? Já para não trazer também a deficiência ou a limitação funcional à carga discursiva!
Quanta prevenção teria feito declinar o despesismo em saúde? Poupar-se-ia mais com a Medicina Preventiva do que com o fim da ADSE.É minha convicção.
Mas é certo, sim!, que os grisalhos que não representam bom mercado são é mesmo para abater e não tardando na sentença que a não ter lugar ficará cara e será um bloqueio ao enriquecimento desproporcionado da meia dúzia e do seu séquito.
Não gosto de Miguel Sousa Tavares na mesma medida em que ele não gosta dos professores (como o sabemos, porque o tornou público). No entanto, li hoje um comentário dele ao qual só não tirei o chapéu por estar sem ele. O facto é que Gaspar diz serem metas económicas o que não passa de aritmética e nada cheira a economia. Não é só por Santos Pereira que há pouca Economia como projeto - se a há nessa medida é porque o governo não a tem julgado necessária. Tem sido a linha e a agulha dispensável para o fato que talham e estão a coser. Sairá um post-it do qual nos não livraremos nem depois de os termos mandado para casa, inevitavelmente com boa tença anual.
Enfim, talvez tenha sobrevalorizado a frase efeito de MST.
.........
Querem cortar na Saúde?
Pois que o façam com a consciência completa da opção que cavam para os portugueses.
Devem existir médicos ( e etc)a mais - o rácio deve ser uma gordura do nosso Estado. Quiça?
Vejamos.
Fiz uma cintigrafia óssea - células neoplásicas? bactéria? - pois não sei. Mas foi para se saber que um Coordenador de um serviço clínico de uma especialidade ma solicitou.
Tentei marcar consulta para o especialista - pela ADSE um mês de espera. Tentei marcar consulta para a médica de família - ligue em Maio que nessa altura deve ter consulta em Julho, se entretanto não vier o mapa de férias da doutora. E se dissermos que depois de morrermos já deixamos vaga para quem precise mais riem-se descaradamente - esse é o pão nosso de cada dia. É como andar na guerra - pelo chão, mais um ou menos um caído, o drama (se assim for analisado) é exatamente o mesmo.
Antes tivesse eu hoje ficado no silêncio das palavras. Ainda que no vazio da sua ausência.
Às vezes precisamos anestesiarmo-nos antes que nos injetem o desalento.
Tenho praguejado!
Vós: vítimas desta escritura.
:)
Pêzinho
Além do teu recadinho (gostoso) só mesmo, em alternativa, um chocolate. Para veres como vai a cinematografia:))). Rabugenta!...
Bjinho, miúdo.
Janita
todos os assuntos que respeitem a troika podem estar estafados, mas são muito humanos na sua desumanidade. Pode crer.
João Pedro
os trevos, como qualquer ervita, não caem nem bem nem mal.São trevos. nunca entristeceste de tudo e nada? olha, às vezes acontece-me.
Desconheço as pontes do Porto. Falei da do Freixo porque gostei desse palácio e sei que passei a ponte correspondente.
Ponte D. Luís I, muito prazer. Beatriz, ao seu serviço.
Puxa!
Não vos falava em Esperança Média de Vida e de grupos socioprofissionais?
Esta era mesmo muito previsível, Senhor Ministro:
http://www.noticiasaominuto.com/pais/35064/governo-acaba-com-hor%C3%A1rio-reduzido-para-professores?fb_action_ids=4826546872553&fb_action_types=og.likes&fb_source=other_multiline&action_object_map=%7B%224826546872553%22%3A275165395939473%7D&action_type_map=%7B%224826546872553%22%3A%22og.likes%22%7D&action_ref_map=%5B%5D#.UWXd5EnTacE
E o desemprego que isto vai trazer à classe? Todos também pensamos nisso, certo?
Caidê
Miguel Sousa Tavares é um bocadito sectário quanto aos professores; completamente obtuso quanto ao futeol, mas no que respeita a Gaspar diz bem: sabe soomar e subtrair e pensa que isso é economia.
O grande Palerma
Faz-me lembrar a China onde crianças (meninas) morrem abandonadas em berçários, faz-me lembrar países onde os doentes mentais são amarrados com cordas como animais, faz-me lembrar a Rússia onde os corpos são traficados ainda mornos,... somos todos e cada um que permite que este seja o mundo onde vivemos geridos por animais, sem alma e verdadeiramente loucos. Se calhar é essa a verdadeira tristeza que cresce dentro de mim.
Bea
Achei tão fôfo "O grande Palerma". Esse teu rasgo de alma fez-me sorrir. Mesmo :)
Agora que o governo está a ganhar fibra. Falasse em remodelação.
Já não há brindes para tantas surpresas.
http://4.bp.blogspot.com/-FHbVJ5ByQsw/UWXuG_oAguI/AAAAAAAAAGM/XiNukZk0eAg/s1600/DSC_0742.JPG
Professor,
Mas onde está a dignidade neste país?
Os que ainda têm alguma já pouco podem fazer.
Cada vez há mais burocracia, cada vez as pessoas se interessam menos. Ninguém quer saber.
Até um deputado do PSD, como disse a São, apelidou os "velhos" de "peste grisalha". Deve ter nascido de gestação espontânea. Ou então não sabe quem é a mãe.
Conheço algumas histórias horríveis, mas resolvi reduzir o comentário.
Bea e Janita,
Têm resposta no andar de baixo.
Bea,
A 15 de Agosto é a Festa da Nossa Senhora dos Milagres na Ilha do Corvo. Depois de passar pelas tasquinhas há um Leilão no Adro da Igreja com Bolos Caseiros, Ovelhas e Abóboras. E entre a Prainha e o Porto o Mar é muito bonito. Podemos-nos encontrar de Manhã na Caldeira que depois é sempre a descer.
http://1.bp.blogspot.com/-IfCXPUv1Fbw/UWYNyKElr4I/AAAAAAAAAGc/1IlOeUkS3nk/s1600/DSC_0745.JPG
Bea,
Não te esqueças de levar água que quando as nuvens passam, faz muito calor!
http://1.bp.blogspot.com/-5agmP5fTcdg/UWYwdZjagFI/AAAAAAAAAG0/nbZko9a23ws/s1600/DSC_0751.JPG
Nem é pelos almoços e jantares. Mas estou como a bea. Estou com saudade de vocês.
Bom Dia :)
É outro dia. Com as mesmas coisas, a mesma m...Mas outro dia. Ainda bem que há dias e noites; sempre é uma mudança.
Concordo com a CêTê, começo a ter vergonha por mim, por todos nós que permitimos estes desavergonhados sem princípios, porque não os pomos no olho da rua, por sofrermos tudo. Por tão assim sonegarmos futuro aos nossos filhos e talvez a netos.
E parece-me criminoso o nosso não fazer.
Mas a verdade é que não vejo o que possa...O que é que cada um de nós pode. Que mostrar o descontentamento e revolta me parece nada para tais desmandos.
João Pedro
tá bem. quando eu lá for a gente encontra-se. Descansa, ando sempre com uma garrafa de água. Por causa das coisas. Não é atmosférico :)
Caidê
Os professores com mais de 50 anos, neste momento, se quiserem representar bem os seus papéis, trabalham o tempo das reduções que ainda têm e muito mais. Caem-lhes em cima, nas tais horas, todos os cargos possíveis e imaginários. Que os governos burocratizam as instituições na razão directa da sua própria incompetência. Mudam o estar quando deviam mudar o ser. E, nesse aspecto, talvez alguns agradeçam ter turmas.
Porém, apesar de todo o chinfrim de outras classes profissionais, penso que seja uma profissão de grande desgaste, que necessite a redução.
Não é apenas a questão do desemprego. É a qualidade da educação. Estes senhores estão a acabar o trabalho que começou no governo Sócrates: vão transformar a escola pública em veículo que corre para o nada. Carro descomandado.
Vamos assistir ao florescer do ensino particular. Há muita maneira de matar a escola pública.E regredir. Resiste-se a esta morte. Mas, como alguém disse, o cansaço, às tantas, baixa-nos os braços. Até por o volume daquilo contra que se luta se tornar descomunal.
Tantos sonhos mortos. Custa a crer. Mas não há dúvida, a falta de discernimento torna mais maleáveis as massas. É tudo um jogo. Sempre com os mesmos peões.
e estamos nas mãos de um gaspar, temos um primeiro ministro que está nas mesmas mãos. ele é o senhor presidente do conselho. vamos deixá-lo conseguir o que quer?
Bea,
Estou a ver que está cheia de saudinha, como este...
http://1.bp.blogspot.com/-PE_NPLwUhAo/UWaWgMaj6nI/AAAAAAAAAHU/wltSGlA-hgo/s1600/DSC_0766.JPG
pois é, estou melhor, sim :))
não sei se com a saúde desse limão. mas a água da chuva limpa. podia parar, já limpou de mais. culturas e vidas humanas andam a boiar. E outras nem ainda foram semeadas/plantadas. Os agricultores. sobretudo os mais pequenos sofrem na carteira as agruras atmosféricas. Temo também pelos empregos de verão dos jovens. Não sei se as fábricas sazonais chegam a abrir.
Tenham um bom dia de chuva
Li a correr porque tenho que ir lá fora apanhar uma chuvinha...:)
"Nem é pelos almoços e jantares. Mas estou como a bea. Estou com saudade de vocês."
Tão lindo o que escreveste, miúdo!
Fiquei comovida, sabes?
Também tenho, muitas...
Não de ti, que estás aqui à beirinha:)))) looool
De gente que está mais longe geograficamente.
Mas as saudades matam-se e é isso que havemos de fazer, combinado?:)
Fiquem bem.
(12:26)bea,
Isso é discurso de padreco em ínicio de carreira, a aterrorizar as almas!
Andorinha,
Eu preferia regar saudades. Como as amizades têm que ser regadas. Não os amigos.
Tás-me a ofender, poças :)
Toma tento ou alguém te dá uma mordidela na ponta do nariz. e remelgar assim os olhos faz mal à vista.
Se as matas, regas.
Bea,
Há momentos que são à prova de àgua!
Waterproof
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=9lzC2R9BCy4
..."somos todos e cada um que permite que este seja o mundo onde vivemos geridos por animais, sem alma e verdadeiramente loucos. Se calhar é essa a verdadeira tristeza que cresce dentro de mim."
Também em mim, se calhar, Têzinha:)
Pedro,
"Se as matas, regas"
A Bea já respondeu, Vês?:)
"É a qualidade da educação. Estes senhores estão a acabar o trabalho que começou no governo Sócrates: vão transformar a escola pública em veículo que corre para o nada. Carro descomandado."
É...:((((
Andorinha,
Já foram algumas vezes que fiquei à espera do combinado mas como chovia. As saudades arrefeceram.
http://3.bp.blogspot.com/-L3fTV-FCUK8/UWbqYBTmxmI/AAAAAAAAAHk/M9fDXTTUFJg/s1600/DSC_0771.JPG
Viva o BENFICA!
Sofri, mas valeu a pena. Os rapazes mereciam um post, Júlio:)))
Pedro,
Combinamos as coisas fora daqui. Não acho que um blogue seja o sítio apropriado para tal. Já te falo...:)
estava a ver que o JJ não sacava da sua criatividade técnica :)
e parabéns
Pofessor Jùlio Machado Vaz,
Veja só o ar consternado da tanta gente boa...
http://2.bp.blogspot.com/-72ZhYbcM-h4/UWdDN4M4fqI/AAAAAAAAAH8/BnAwPT9b6CA/s1600/Sem+t%C3%ADtulo.jpg
"Comentários à parte"
Bea,
Este link fica para a história.
"Coreia do Norte dispara míssil no Twitter"
http://expresso.sapo.pt/coreia-do-norte-dispara-missil-no-twitter=f799562
Bea,
Morra à vontade que vai encontrar muitos amigos da velha guarda.
P.S. Mas tanta pressa para quê?
Bom Dia!
É sexta!
http://1.bp.blogspot.com/-7vyl75J1Awc/UWVW5XUXsfI/AAAAAAAAAEU/y-DyycTgkoE/s1600/2+DSC_0127.JPG
Agasalhem-se que ainda é Abril!
Fui ao arquivo e encontrei esta fotografia.
Trovante - 125 Azul
http://www.youtube.com/watch?v=B2rd85d49GA&feature=youtu.be
Bea,
Esqueci-me da legenda.
http://4.bp.blogspot.com/-49Z6KIfLB78/UFDWEamfxVI/AAAAAAAAAF4/FVjVgZqROiI/s1600/0001.jpg
Anfitrite,
Sabias que o sexo oral pode provocar cancro, tipo aquelas pessoas que falam a mais.
http://1.bp.blogspot.com/-eoLcQgst3jA/UWfJ2ExyCaI/AAAAAAAAAJo/qUfAkTuunXk/s1600/DSC_0772.JPG
A despeito das parvidades do Pedro, hoje vai ser um Bom Dia. Por ser sexta. Toca a mexer. Que não chove. Oh, céus, não me digam que hoje nem umas pinguitas de água...não pode :))
Desapetece-me morrer hoje, pronto. Estou bem dispostinha, não me calha.
Fiquem bem que tenho de ir ali, aqui e acolá.
Viva a Primavera.
Andorinha,
Um dia cruzei-me com um senhor. Comprimentamos-nos e eu disse - Como se chama? - e ele respondeu-me - Sou psicopata e Pedro como tu. És bom rapaz!
Aproveitem, todos os segundos desta primavera.
http://4.bp.blogspot.com/-ZGsZw817wsY/UWfrqM7APbI/AAAAAAAAAKE/8xDnYiNL75s/s1600/DSC_0776.JPG
Pensando bem....sou necrófila, ando sempre com os mortos atrás; alimentam-me; e tal.
que flores bonitas...os meus olhos agradeceram. sim sim, que não são mal educados :))
Bea,
Menos presunção. Ser um "Eondoic (5D solitarycraft)", já é excelente!
Durante muito tempo tive um lema. "É nos piores dias que conseguinos os melores resultados"
No Youtube...
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=TwTyyUXYLRI
andorinha 10:56 PM
"Sofri, mas valeu a pena. Os rapazes mereciam um post, Júlio"
Vai lá, vai. Espero que o Prof. nunca escreva esse post ou então que só o escreva no fim disto tudo passar. Porque se escrever um post antes disso, é muito mau sinal... é sinal que o Glorioso morreu na praia.
FDL,
Pois...pensando melhor, és capaz de ter razão. No fim:)
O Júlio é um pessimista, eu posso ser uma otimista inconsciente:), mas acho que podemos ir à final. Uma vez lá, tudo pode acontecer...
Em relação ao campeonato estamos bem lançados.
Acho a equipa com estaleca, portanto...
Don't you agree, buddy?:)
Bea e Pedro,
Onde viram vocês a primavera?
Não choveeeeeeeeee?
Bolas! Então choveu tudo aqui:) lol
Vou...
Andorinha,
Afinal, não estamos assim tão perto. Aí choveu e aqui não. A Primavera fica a 5 minutos do Mercado.
Bons refrescos...
http://4.bp.blogspot.com/-76gfo62mLOI/UWg_XVqgFDI/AAAAAAAAAKU/EgUh970YLRo/s1600/DSC_0783.JPG
Se desde 4ªa Feira até agora, alguém morreu. Vamos todos levar duas peças de roupa branca...
Smoking: http://3.bp.blogspot.com/-zE1Moy8VBeE/UWVWxeUTSKI/AAAAAAAAAEE/8BheFu5eRo4/s1600/1+Cobra+de+Escadas+DSC_0033.JPG
E laçinho branco: http://3.bp.blogspot.com/-JVDD2ZJX-dM/UWVXY4cETJI/AAAAAAAAAEc/UvFjOkHEQdk/s1600/4+DSC_0028+-+C%C3%B3pia.tif
Fora de Lei,
Até fico triste por ver ao que o professor deixou chegar o murcon. Até os postais à Maria agora são colocados no FB. Talvez pense que dos 5000 amigos(?) no face, alguns possam ser seus clientes. Está à espera que as pessoas desistam por cansaço.
O que ainda nos vale é a intimidade que se criou entre os participantes.
Fora-de-Lei,
Sempre houve pessoas de primeira e pessoas de segunda. Como noa carros, tanto faz ser de 1ª como de segunda, o motor faz as rodas girar. Mas sem bateria a 1ª de nada vale.
Depois do Glorioso também gostava de fazer uma homenagem.
Kings Of Convenience - Misread
http://www.youtube.com/watch?v=WOxE7IRizjI
Bem vinda, Benedita!
BEEEEEAAA,
Espero que esteja a ver o ZÉ VIRIATO, como V: diz, que est´no programa "Hora de Fecho" da RTP_inf.
Pedro,
Diz lá que não gostavas de ser polícia no DUBAI
Em Dublin, VG fez a apresentação de slides num inglês correcto e com uma rapidez e ritmo tal, que me levou a questionar o porquê dele ter um discurso tão lento na sua língua materna.
De tanto venderem, destruirem e trairem Portugal, até eu às vezes me sinto estrangeira, com uma imagem surrealista dum país e dum mundo completamente distorcidos.
Para quem prefere este café acolhedor ao centro comercial de Mark Zuckerberg, um abraço e uma música:
http://www.youtube.com/watch?v=_bNf4cmGSkw
Pedro.
Por favor, entregue ao Dr. Júlio, este vídeo, da minha parte. Como recordação de tempos idos da minha adolescência, em que fui feliz!
Obrigada.
http://www.youtube.com/watch?v=rpdRgqcZh8A
upppssss...boa noite
Não não Anphy. Estive só a descansar do dia :) a mexer os dedos devagar e a tentar no resto a maior quietude. Peço desculpa ao Zé Viriato que muito prezo. Voto nele para "Filósofo Português".
Rain :)
Centro comercial ...:)
Obrigada pela dança dos pássaros
Rainbow,
Há muito tempo que tinha reparado nisso. É que Vg para nós não sabe o que dizer, porque não tem justificação, para tanto mal que tem feito, nem para as medidas que toma. É só perguntou ao outro: Qual das três palavras é que não percebeu?
É por isso que antes embirrava, aqui, quando usavam normalmente, palavras em subserviente inglês.
Mas cheguei conclusão que não vale a pena lutar contra moinhos de vento. Por isso a jornalista, Virgínia Lopez, afirmou no programa, que referi: Não podemos ser todos tão burros!
Bea,
Ele não foi só Filosofo. Deu-nos uma lição de História, Economia e política, porque como bom Folósofo, tem de saber de tudo.
pode pôr o programa a gravar, porque vai repetir às 2.00 horas e também repete amanhã 14 ABR 2013 13:47 na RTP2.
De qualquer modo também vai ser posto o vídeo. Vale a pena ser visto.
O "Expresso da meia noite" também teve algum interesse.
Isso dos dedos passa com o tempo.
Bom fim-de-semana!
Anfitrite,
Tive um instrutor de mergulho que fez parte de uma equipa em que um francês ia tentar bater o recorde de mergulho com garrafa. Ainda me lembro da primeira aula na pescina do pequeninos. Eu ainda não tinha o Grau 1 e ele convidou-me para uma semana fazer mergulhos em alto mar que só se podiam increver credenciados com Grau 3.
Anfitrite,
Em 98 a única Policia que havia era maritima. E o pedido de licença era sem registo, só mencionavam as espécies que estavam em época de fertelização. O Ruy Belo quando ia de inverno ou verão para o mar. Os pescadores diziam - Ali vai o Senhor ver os jardins!
No Notícias ao Minuto:
Carlos Vargas
Gaspar é "um psicopata social"
por Artur Cssiano
Ex-assessor do ministro da Economia acusa: "Trata-se de um psicopata social e não de um ministro das Finanças".
Carlos Vargas, ex-assessor do ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, acusa o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, de ser "um psicopata social e não um ministros das Finanças". Na sua conta no twitter, o ex-assessor do Governo afirma que "cada dia que passa mostra que Vítor Gaspar é o ministro das Finanças mais arrogante e mais incompetente desde o reinado de D.Maria II".
Em post anteriores, o antigo jornalista da RTP deixava esta pergunta: "Se trabalhassem numa empresa privada, Gaspar e Borges ainda teriam emprego?". E sobre sobre António Borges, conselheiro de Passos Coelho para as privatizações e renegociações das PPP, que chegou a defender que "o ideal era que os salários descessem", Carlos vargas escreveu o seguinte. "O ideal é que o salário de Borges (25 mil euro/mês) descesse, digo eu".
Há ainda outro comentário que gerou polémica nas redes
sociais. "A propósito de concorrência entre bancos, quantos responsáveis do regulador - o Banco de Portugal - não provém da própria banca? Ah, pois é", escreveu o ex-assessor do governo que deixou o ministério da Economia há dias.
Benedita,
Há três sinais vitais que precisam de cuidados paleativos.
O Vermelho: http://2.bp.blogspot.com/-LjIQDMtzMUI/UWjPsxAumQI/AAAAAAAAAKk/fsu-Pg8QYl8/s1600/DSC_0787.JPG
O Amarelo: http://3.bp.blogspot.com/-kzL_cYZXVBw/UWjP1enwABI/AAAAAAAAAKs/4tS7JFuxKaM/s1600/DSC_0788.JPG
O Verde: http://3.bp.blogspot.com/-chrld6CE4eY/UWjP6HsE4hI/AAAAAAAAAK0/-ys1tOjcH0o/s1600/DSC_0789.JPG
Pedro
isso é um cancro pequenino; se te pertence, remove; trata, ouviste? não se brinca com coisas sérias. Ou que possam sê-lo.
mas fotografá-lo...não é doentio?!
Anphy
Gravo hoje :)), muito obrigada. Desde que o Zé Viriato me deu uma lição com um tinteiro de tinta permanente que lhe tenho admiração cativa.
É como diz, um verdadeiro filósofo move-se "à larga" nos territórios da nossa humanidade. Cabe-lhe isso. E mais :) Digo que preenche todo o papel que lhe cabe. Pode crer. Profissional e humanamente.
Beijitos a todos que venham por cá
bea sua palhaça,
Foi um clinico geral que me disse que tinham que ser fotografadas primeiro!
Prison Photography
http://prisonphotography.org/2010/06/20/avedon-photographed-his-dying-father/
Não precisava ser "o dia de...", para vos deixar um beijo para o dia. Um beijo nos dá o sol hoje e esse quando nasce e beija parece que continua a nascer para todos.Quero voltar depois ao regaço deste beijo que vos deixo pela manhã.
Acho que tenho de ir buscar a música para me dar e vos deixar também.
Azedos os limões da árvore da semana. Com tanta água, os limoeiros ameaçam invadir-nos as semanas até junho, até à conclusão da retificação orçamental. Cortar a reto e de olhos semivendados. A salvo só o séquito mais próximo.
Preciso rodopiar a vida, quebrar esta monotonia de bemol, construir o tal primeiro dia para o resto da minha vida. Não quero acabar daqui a 20 anos endividada de 69 milhões, a não ter tido dia para acabar até os cinquentas que faltavam.
Preciso de mais um ou dois anos e zarpo daqui - quero dar o salto. Maputo talvez. E um Adeus a tanto mau padrasto que nos maltrata nesta orla a que eu queria chamar país.
Bom dia:)
"Para quem prefere este café acolhedor ao centro comercial de Mark Zuckerberg..."
Rainbow, sua marota! Isso diz-se?:))))
Não só se diz como se repete:)
Aqui é um cafezinho de bairro onde os clientes se cumprimentam e cumprimentam também o dono quando ele está:)))
Não há "comparança" possível com qq centro comercial.
Hoje está SOL! Finalmente!
Vou mergulhar de cabeça nele...:)
E na família, nos amigos, na natureza, nos livros, nos filmes...
É fds e só quero saber de coisas boas.
The Beatles - Here comes the sun. Enjoy it.
www.youtube.com/watch?v=n6j4TGqVl5g
Fiquem bem.
Caidê,
Vi-te agora. Deixo-te também um beijo para o dia. E para os outros, também. Dias e amigos:)
Vou...
Se alguma coisa justificasse o P.S...
http://3.bp.blogspot.com/-oXyq-GxP4g0/UWlph_iQoYI/AAAAAAAAALM/WlphyCU2mO0/s1600/DSC_0791.JPG
Bea,
Tens que crescer mais um bocado para chegar à campainha...
http://eondoicstructures.blogspot.pt/
This Mortal Coil - Song to the Siren "Cocteau Twins"
http://www.youtube.com/watch?v=4mUmdR69nbM
Andorinha,
Está uma chuva. Que não consigo sair à rua.
Faltam 14 dias para 25 de Abril e comemorarmos o Estado Vegetativo.
Anfitrite,
Tu e o senhor das fotografias, são um bocado palermas. Estilo "nouvelle cuisine", dá um bom ar!
Esperamos que o Pedro Barbosa esteja do lado dos azuis. Eu até dava o rugido do Leão.
Estive a ouvir as palavras de João Semedo, gostando de ver as equipas a atacar e a defender em bloco como nas terras de August Sander.
"Fazer tudo pelos Portugueses"
Identificada atividade de proteína que destrói neurónios
http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=3164185
Bea,
Já tinha ouvido,lido bastantes artigos, e visto algumas intervenções do PROFESSOR VSM, mas ontem, porque repeti a dose e esteve mais tempo e eu mais atenta, fiquei extasiada, na só pela Cultura, mas sobretudo, pela gentileza, simplicidade, humildade e facilidade de expor as suas ideias.
V. tem realmente bom gosto.
Eu também gosto do tom mordaz do Prof Adelino Maltez, do PPereira, às xs, do PRof. Adriano Moreira, dada a sua sapiência, e mais alguns, poucos.
Hoje fiquei preocupada com a tomada de posse. O Maduro Também é pequenino, e eu não sei se ele sabe dançar. Tinha um professor, que era uma peste, e que dizia "homem pequenino, velhaco ou dançarino, e olhem que eu não sei dançar".
Espero que ele apodreça rapidamente, como o governo já está, e que desapareçam, quando já ninguém aguentar o mau cheiro, e já não haja restos nos caixotes de lixo. Quando chegarmos ao estado de privação, pior do que o de miséria, como disse a MFLeite.
Pedro,
Eu sei que sou palerma, mas não sei quem é o senhor das fotogrfias. E sobretudo detesto cozinha e ainda mais quando eles estão a perder tempo, a acrescentar uma folhinha de hortelã, para ingles ver. Mas adoro comer! Dito de outra maneira, preciso de comer e muito, porque esta cabeça, fica a doer quando lhe faltam os hidratos de carbono.
Gente,
hoje também foi extinta a Fundação Paula Rego. Ela já pediu a devolução das obras. Será que o edifício, saído das mãos de Souto Moura, irá servir para economato, ou arquivo da CMCascais? Está mesmo tudo louco. E as Fundações dos ricos comerciantes e produtores de vinhos, azeites, etc, que continuam isentas de impostos, merecem continuar? Esta gente mereciam que lhe fizesse o que supostamente Putin, faz aos opositores.
Uma música ontem recomendada, no tal programa. Espero que gostem, porque eu já não percebo de nada.
http://www.youtube.com/watch?v=RmRnr82khkY
"august sander"
https://www.google.pt/#hl=pt-PT&gs_rn=9&gs_ri=psy-ab&tok=03B9vKdMZV0Yoe9-tqWj_g&cp=13&gs_id=1m&xhr=t&q=august+sander&es_nrs=true&pf=p&output=search&sclient=psy-ab&oq=august+sander&gs_l=&pbx=1&bav=on.2,or.r_cp.r_qf.&bvm=bv.45175338,d.d2k&fp=f9c6f536635ee7c1&biw=1366&bih=712
Um link mais curto:
https://www.youtube.com/watch?v=Mn8QYoNyUrg&feature=player_embedded&noredirect=1
Por falar em capicuas!
http://www.huffingtonpost.es/2013/04/13/twitter-tira-de-hemerotec_n_3074798.html?utm_hp_ref=spain
Paz para todos...
http://2.bp.blogspot.com/-7oKw_J9TpqU/UWnDUiVKDMI/AAAAAAAAADo/PIHnyeUyAgM/s1600/167006_10150126685436942_6065181_n.jpg
Bea,
UM BOM DESCANSO
http://www.youtube.com/watch?v=OOMnjlIGZ3g
Viva Ó Braga!
Adorei ouvir Inâs Pedrosa, no "Bairro Alto", na RTP2.
Agora vêm aí uma impertinente, a quem eu não ofendo porque nunca mais deixou o negro após a morte inesperada de um filho com vinte e pouco anos, e dum divórcio complicado, de um senhor que ficou milionário de repente e que quis fazer uma nova Constitição, para nós, a pedido de PPCoelho, mas também a grande rita blanco.
Os doentes serão os primeiros a pagar. Foi retirado o despacho do Gaspar, mas passou para a mão do ministro da Saúde. Só será criada mais uma cama, num hospital, para cuidados paliativos, após despacho do ministro, caso a caso.
http://www.ptjornal.com/2013041315354/geral/economia/desempregados-e-doentes-vao-ser-os-primeiros-a-pagar-os-1300-milhoes-que-o-governo-tem-de-cortar.html
Andorinha,
"A prática contínua da observação irá ensiná-lo a visualizar as possiblidades fotográficas de qualquer objeto de forma bastante rápida."
Pag. 119
Ansel Adams
A Câmera
Editora Senac
São Paulo
Boa noite a todos :)
Anphy
concordo consigo quanto a comentadores. Mas confesso que estou para o esquisito. Vou ter que me retirar e mal cheguei.
Pedro
que mania de me chamares nomes. Não impliques comigo sff.
E que um véu de esquecimento nos adormeça gratamente. Mas acordemos a saber quem somos
Logo vi que isto de cuidados paliativos era mais tanga que outra coisa...bem me admirava a fartura.
Bea,
Só posso dizer que sou fotógrafo para mal dos meus pecados.
Porque hoje também se falou disto no "Eixo do Mal", envio um texto recebido por correio elect.
Até onde aguentaremos? pergunto eu.
Decididamente, tenho cada vez mais dificuldade em publicar textos meus nos jornais, e não será certamente pelo facto de estar a escrever pior do que já escrevi - nem certamente pior do que os artigos escritos com os pés publicados quase todos os dias nos jornais. Poucas horas depois de saber que Margaret Thatcher tinha morrido, escrevi, ontem, dia 8, o artigo que a seguir reproduzo («NA MORTE DA AMIGA DE PINOCHET») e enviei-o, ainda ontem à tarde à direcção do PÚBLICO solicitando a publicação. Recebi hoje a resposta (não interessa de quem) do seguinte teor:
«Caro Alfredo Barroso: neste momento, excepcionalmente, tenho compromissos para publicação de artigos extra praticamente todos os dias até terça-feira. Fica tarde de mais…».
Só me resta, assim, enviá-lo aos amigos e conhecidos do costume, (…) Aqui vai, então, o meu artigo:
NA MORTE DA AMIGA DE PINOCHET
por ALFREDO BARROSO
Morreu Margaret Thatcher, uma das principais responsáveis pela contra-revolução neoliberal que há mais de 30 anos vem devastando os regimes democráticos ocidentais, deformando a economia, tornando as sociedades democráticas cada vez mais desiguais, destruindo a coesão social, impondo o «casino da especulação monetária» e a ditadura dos mercados financeiros globais que hoje mandam em nós.
Morreu, além disso, a amiga de Pinochet, um dos ditadores mais sanguinários e corruptos da América Latina, que permitiu que o Chile se tornasse banco de ensaio das políticas ultraliberais preconizadas pela famigerada «escola de Chicago» e levadas a cabo pelos «Chicago boys», apadrinhados por Milton Friedman e Friederich von Hayek, figuras tutelares do pensamento de Margaret Thatcher, além da mercearia do pai.
Não faço esta acusação de ânimo leve. São factos conhecidos, designadamente a sua acendrada admiração por Augusto Pinochet, como se projectasse nele aquilo que ela desejaria impor, mas nunca conseguiria, na velha democracia inglesa. Há muitas fotos em que aparecem ambos sorridentes, lado a lado, quer quando o ditador estava no poder, quer quando o detiveram em Londres na sequência do pedido de extradição efectuado pelo juiz espanhol Baltazar Garzon, que o acusou de ser responsável, durante a ditadura, pelo assassínio e desaparecimento de vários cidadãos espanhóis.
Esta mulher a quem chamaram «dama de ferro», como poderiam ter chamado «de zinco» ou «de chumbo», nutria um profundo desprezo pelos grandes intelectuais ingleses do seu tempo, designadamente Aldous Huxley, John Maynard Keynes, Bertrand Russell, Virgínia Woolf e T. S. Eliot, conhecidos como o «círculo de Bloomsbury» (do nome do famoso bairro londrino de editores e livreiros e de boémia intelectual). A frustração dela perante o talento e a inteligência que irradiavam deles, e que ela não conseguia captar, levaram-na a considerá-los «intelectuais estouvados, que conduziram o Reino (Unido) pelos caminhos nada recomendáveis da segunda metade do século XX». Ao diabo as «literatices» da «clique de Bloomsbury», dizia ela. «O meu Bloomsbury foi Grantham» (onde o pai tinha a famosa mercearia) (…) Para compreender a economia de mercado, não há melhor escola do que a mercearia da esquina». Deve ser por isso que as mercearias estão a falir… CONTINUA
Continuação...
Thatcher considerava «a distância entre ricos e pobres perfeitamente legítima» e proclamava «as virtudes da desigualdade social» como motor da economia. A verdade dos números é, no entanto, bastante diferente. Como salienta John Gray, um dos mais importantes pensadores contemporâneos, na Grã-Bretanha da chamada «dama de ferro» os níveis dos impostos e das despesas públicas eram tão ou mais altos, ao fim de 18 anos de governos conservadores, do que quando os trabalhistas deixaram o poder, em 1979. Ao mesmo tempo, nos EUA de Ronald Reagan, co-autor da «contra-revolução neoliberal», o mercado livre e desregulado destruiu a civilização de capitalismo liberal baseada no New Deal de Roosevelt, em que assentou a prosperidade do pós-guerra.
Convém dizer que John Gray, autor de vários livros editados em português, entre os quais Falso Amanhecer (False Dawn), chegou a ser uma das figuras dominantes do pensamento da chamada «Nova Direita», que teve uma grande influência nas políticas que Thatcher pôs em prática. Mas ficou desiludido e alarmado com as terríveis consequências dessas políticas e tornou-se um dos críticos mais lúcidos e implacáveis dos «mercados livres globais», cuja desregulação tem causado os efeitos mais perversos nas sociedades contemporâneas, provocando a desintegração social e o colapso de muitas economias. O capitalismo global parece funcionar, segundo Gray, de acordo com as regras da selecção natural, destruindo e eliminando os que não conseguem adaptar-se e recompensando, quase sempre de maneira desproporcionada, os que se adaptam com sucesso. Estas são, logicamente, as inevitáveis consequências do pensamento de Thatcher, ao pôr em prática «as virtudes da desigualdade social» como motor da economia.
A pesada herança de Margaret Thatcher, tal como a de Ronald Reagan - adoptadas não apenas pela direita ultraliberal, mas também por uma certa esquerda neoliberal (Tony Blair, Gerhard Schröder e alguns discípulos da Europa do Sul, designadamente lusitanos) - é esta crise brutal em que a UE e os EUA estão mergulhados há já cinco anos. E o mais terrível é que é o pensamento dos principais responsáveis por esta crise que continua e prevalecer na maioria dos governos que prometem acabar com ela à custa da austeridade, do empobrecimento dos cidadãos e do confisco dos seus direitos sociais.
Lisboa, 8 de Abril de 2013
A notícia esperada:
O ministro delegou no Secretário de Estado.
http://www.publico.pt/sociedade/noticia/congelada-abertura-de-novas-camas-de-cuidados-continuados-1591144
Anfitrite,
Fiquei com uma dúvia.
O Walt Disney, ainda está congelado! Não está?
Não se entende para que avançam com notícias que a seguir desmentem. Logo pela manhã um balde de água fria. Política com o pior serviço de despertar que existe. Diriam umas pessoas que conheço: Chiça!
Não tinha óptima impressão da dona MT. Mas des-pensava-a tão mazinha. Bolas! Que repouse em paz. Politicamente estava morta. Em Portugal temos de esperar que as leis da vida se cumpram e isso se altere a política. O que devia ser causa é consequência.
Palermas que somos
Andorinha...
O comentário que deixei é ajustado aos cinco sentidos...
http://2.bp.blogspot.com/-W7t5x_9Kf0I/UWqPRmqSOgI/AAAAAAAAAFQ/ubnI4Aj3UB4/s1600/DSC_0081.JPG
Bea,
Não poderia estar mais de acordo consigo e olhe que não sou o ùnico...
http://4.bp.blogspot.com/-8psneiwHmD0/UWny1-h7DqI/AAAAAAAAAD4/aLIbiVY_iRY/s1600/DSC_0080.JPG
Janita,
Não precisa de clicar no nome que sinto umas picadas que não são nada doces...
http://1.bp.blogspot.com/-i12pkYSyBUc/UWrqC38Zd8I/AAAAAAAAAFg/q7qBkByjQzo/s1600/DSC_0792.png
II Liga: Leixões vence (à porta aberta) e reforça terceiro lugar...
Quanto aos cuidados continuados não me quero expressar. Nunca aprendi Latim.
Janita,
Envia ao Dr. Júlio sff...
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=bEwmQSFEUfY
SÃO.
Vamos lá aproveitar amanhã para descansar.
Visualizações de páginas de hoje
61
Visualizações de página de ontem
55
Visualizações de páginas no último mês
116
Histórico total de visualizações de páginas
116
Será que alguma vez tivemos direito a ser FELIZES?
Marcelo dixit:
"É desprestigiante para Salazar compará-lo com Gaspar. Salazar era um ditador, mas era um político com "P maiúsculo."
Tenham uma boa noite :)
Descanso só quando morra Pedro. Tenho a eternidade para.
por enquanto destruimo-nos o mais lentamente que conseguirmos. e com alguma arte.
Direito a ser felizes...parece-me quase obscena a pergunta. Tem a certeza que não paga imposto, Anphy?
vou lá fora ver o astro. portem-se no sossego.
Cê_Tê ;)
Razões para sorrir! 3 hours ago.
Visualizações de páginas de hoje
44
Visualizações de página de ontem
55
Visualizações de páginas no último mês
99
Histórico total de visualizações de páginas
99
Esperemos que sim bea.
www.youtube.com/watch?v=Tm06g67Y6Ww&feature=youtu.be
Fiquem bem:)
Bea,
Não interpretou a minha pergunta no sentido restrito do termo. Estava apenas a referir-me aos chamados funcionários do Estado, que são os únicos culpados da crise e por isso terão de ser todos imolados/amolados.
Se pago imposto?!E de que maneira! Impostos e coimas. Amanhã tenho de ir às finanças( mais um dia estragado) porque recebi uma coima, por só ter pago o imposto de circulação do carro, no dia 2009-02-09, quando devia ter pago até ao dia 2009-02-02, isto referente ao ano de 2009, é claro. Uma semana de atraso em que nem andei com o carro por certos morivos. Como me dava 15 dias para pagar, fiquei descansada porque sei que os avisos, que eles dizem ser registados, são deixados na caixa do correio, muitos dias após a data que consta do aviso. Quando, esta semana que passou, tentei pagar, o multibanco não aceitou, dizendo que já estava fora de prazo. Conclusão: agora já vou pagar a dobrar, além de ainda estar sujeita a juros de mora. Isto se me aceitarem e não tiver que esperar pelo organização do processo de execução. E olhem que eu paguei o chamado selo, no valor de 51.30, apenas com uma semana de atraso. É o que faz ter a cadastro actualizado. Faço votos para que em 2008 tenha pago na data devida. Sei que um ano me esqueci de pagar porque como os OE saíam atrasados, ou não havia selos, porque estavam até à última hora para ser impressos, sei que fui e vim à Zambujeira do Mar, sem ter comprado o dito. Só quando cheguei é que reparei. Mas agora o Gaspar tem de aproveitar tudo o que possa arrebanhar. Verdade seja dita, que no outro dia também recebi uma carta a dizer que não tinha levantado o cheque de 30 CêNTIMOS, que me tinha sido enviado, há anos, com devolução de IMI, que tinha pago a mais. Então a carta dizia que eu tinha um período, salvo erro, de 30 dias para pedir que me fosse passado um novo cheque. Imaginem quanto tudo isto não custou ao Estado! E ainda vocês dizem que não há gorduras! Sei que a bea vai pensar que eu estou a inventar, mas eu juro que tenho a carta e o cheque antigo guardados. Até pensei pô-los no meu blogue, mas como dava muito trabalho estar a ocultar dados pessoais, desisti. Eu sou do tempo em que se escreviam cartas aos contribuintes, a pedir importâncias inferiores ao valor do selo(o q tb é o caso), mas eu tomava a responsabilidade de não emviá-las, porque ficava mais barato prescreverem. Mas pelos vistos já ninguém quer usar a cabeça. Lembrei-me agora que também sou do tempo em que um director de serviços, que tive, e que chegou a ocupar cargos importantes, pelo PSD, um dia, que mudou um governo, e que mudou toda a orgânica e nomes de todos os Organismos, como eles todos gostam de fazer, para se sentirem importantes, que mais não seja para mandarem colocar novas placas metálicas, ou não, com os novos nomes, este senhor, destacou uns funcionários para saber quanto é que se tinha gasto, com toda a batelada de impressos que tínhamos no economato e que não íam servir para nada. Juro que é verdade. Este senhor tinha estudado para padre, depois desistiu, e só andou de carro e motorista depois de ter sido nomeado, porque como vivia em Lx, sempre foi a pé para o emprego.
Andava sempre com um fatinho azul desbotado e com caspa. Um dia voltou lá para ir comer no refeitório, e eu vi-o na fila com um fatinho novo, e não resisti a procurar se já tinha ganhado para um fato de alpaca. Este senhor quase que proibia as pessoas de entrarem no gabinete, se fossem vestidas de vermelho. Mas eu respondia-lhe: então o senhor tem aí, na secretária, a fotografia do papa toda de cor carmim e não gosta de vermelho? Um vez viu-me com um terno(conjunto) azul claro e disse-me: hoje está um espanto, mas ontem, apesar de estar bem, estava com pintas encarnadas. O gozo que estes imbecis me davam! Hoje sinto-me revoltada por aquilo a que o país chegou, e ouvir o que oiço.
Uma semana de paz para todos, se for possível.
Bom Dia de 2ª :)
Anphy!!! :))
Pedro
por que razão te interessam tanto as visualizações de página...que neste mês são tantas quantas as do blogue.e ontem foi dia de visita?
que tenhamos uma semana melhor. se possível.talvez deva deixar de ver telejornais.
Não disse nada de novo...
Uma Boa Semana Para Todos.
Aqui
Ninguém
Fuma
Ninguém
Bebe
Ninguém
Diz
Asneiras
Bea,
Achei importantes os telejornais do ùltimo fim-de-semana. Como na acunpuntura.
Pedro
trata-te.
Vamos dar um passeiozito, desanuviar...está bom.
Anfitrite,
Policia, só mesmo no Murcon. Letrinhas azuis, só antes do disse.
"Vamos dar um passeiozito, desanuviar...está bom."
Alinho. Bamos...:)
Também vou deixar de ver telejornais ou ler jornais. Pelo menos, reduzir a dose ao mínimo. Tem menos efeitos secundários:)
Andorinha,
Queres vir à Nossa Senhora do Minho. Era pela terceira vez. Subi sem pôr os pés no chão. A descer só me doiam as mãos de tanto travar!
Apetece-me dar um berro:
:)
https://www.youtube.com/watch?v=LZk_HnE-cdU
Adeus
Adeus aos filhos que partem,
Perante a corrosiva sentença dos abutres que teimam em nos dilacerar.
Perante as sentinelas que, por má fé ou subserviência, nos vigiam para nos destroçar.
Perante as castas que invadem o nosso quotidiano, como roedores,
para nos sequestrar.
Adeus aos pais que ficam,
numa postura de prece
e numa saudade difícil de igualar.
Boa noite e abraços a todos
http://www.youtube.com/watch?v=gcw0HyD2UC0
Rainbow!
Thank you.
De nada Pedrinho
beijinhos
Pedro,
Se eu quero ir? Foste?
Nem sei o que é a Nossa Senhora do Minho:)
Mas só vou se forem desportos radicais:) lol
Rainbow,
Thank you 2:)))
Andorinha,
Cresceram-me asas de frango. E foram tantas as que comi. Que fiquei enjoado de boas.
Agora. Não tomes café, que vais dormir.
Boa noite a todos
que andam fazendo os veraneantes?
Manuel e Ímpio
desistiram? ou intervalam...talvez.
Caidê
grita por interposta pessoa, através dos the Clash.
Melhorinhas.
apetecia-me contar uma história, mas há qualquer coisa à espera na esquina da mesinha de cabeceira. Portanto, portem-se. Reanimem. Adormeçam. Para reanimar.
Um abracinho noctívago
Não tomo não, Pedrinho:)
Era noite de insónia pela certa...
www.youtube.com/watch?v=54rBjC8fcQw
Assisti ao espetáculo aqui no berço no dia 6. Absolutamente deslumbrante!
Fica/fiquem bem.
Bea,
Também fui aos Biscoitos de bicicleta, depois do P3 ter dado a volta a S. Miguel. Acordei e quando voltei, já o P3 tinha acordado. E ainda vim com uma sargueta. E porque nã0! Ficar com o 4º, do Faial para o Pico. Se o lanche foi oferecido.
É sem vinheta mas prontos...
http://4.bp.blogspot.com/-HqV-b1-Ve3A/UWv1cIFAheI/AAAAAAAAAJw/Rm9F8d0q4BQ/s1600/Sem+t%C3%ADtulo.png
Bea,
Em Outeiro há boas sandes de garrano. Mas só em Agosto. Depois de atravesar Sta. Luzia. As Bandeiras ficam a caminho.
O Chico
Não
O Fininho
E não o Outro
Quando me via, abraçava-me assim:
"Vem aí o terrorista:)"
A imprensa de saia ou casaco já está a fazer as "Manchetes".
Ms. Nelson
"Tem outra opinião"
http://online.wsj.com/article/SB10001424127887324345804578425212645226822.html?KEYWORDS=colleen+mccain+nelson
Andorinha...
Se estiver a chover. Vamos ter que pedir boleia á bea!
Bom Dia:)
Andorinha e Pedro
se o vosso passeio for hoje, não precisam boleia :) está solinho. Mas, se vos encontre e reconheça, porque não? ainda que duvide que os vossos caminhos cruzem com os meus. Porém. Todavia. Contudo. Quem sabe.
Pedro
tomaste-me por decifradora dos teus delírios? não tirei o curso.
e dormiste?
Rain
ontem não disse nada, a noite não é um bom lugar, torna mais triste o que não é alegre. Estás a dizer um olá, ou até logo aos pais e aos filhos? Ou mesmo a despedir-te deles? Adeus é uma palavra tão pesarosa que nem entendo por que razão a usamos como até logo, ou olá. Tem dentro a quebra funda de ferida aberta, bordos bem separados.
Espero que seja um olá. Mesmo que sentido. É bonito o que escreveste.
bea,
Nem dos meus sonhos
Nem dos meus destinos
Esteja descansada
Os Portos são os mesmos
estou des cansada :)
fica bem
Andorinha,
E fui da Praia do Porto à Praia do Forte e sem guelras, só vi uma pinta.
Andorinha,
A pinta foi só um dia. No mês seguinte depois de um exame em Setembro. Sai bastante tarde do Porto, 19H e ás 24h e depois de chegar ao Mosteiro de S. João D´Arga às 05:00 desci até Caminha e depois do almoço só parei num moinho com paragem obrigatória na Parça Maior de Santiago de Compostela. Já tinham passado dois dias.
Quem Não Dá Volta À Vida Também Não Dá A Volta À Morte
""Papa denúncia a tentativa de criar "reservas" para pessoas com defeciência""
https://www.publico.pt/sociedade/noticia/as-freiras-e-o-papa-1734827
Enviar um comentário