quarta-feira, agosto 02, 2006

Adeus francesinhas e cervejola. Restam os tremoços:(.

Obesidade aumenta risco de cancro da próstata
2006/08/02 | 17:46
Investigadores portugueses apontam os factores de perigo

A obesidade associada a uma vida sedentária poderá estar relacionada com o aparecimento do cancro da próstata, doença que todos os anos apresenta mais dois a três mil novos casos, aponta uma investigação hoje apresentada, citada pela agência Lusa.

O estudo foi desenvolvido por um grupo de especialistas do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e do Instituto português de Oncologia do Porto (IPO) e publicado numa revista norte-americana da especialidade.

Em declarações à agência Lusa, Rui Medeiros, um dos investigadores responsáveis pelo estudo, explicou que a investigação pretendeu demonstrar que «a exposição ao longo da vida a factores ambientais associados a variações do genoma humano predispõe para a obesidade, aumentando o risco do cancro da próstata, sobretudo a forma mais agressiva».

O grupo de investidores demonstrou assim que os indivíduos com maior obesidadee, simultaneamente, portadores da variante genética no gene da leptina (hormona responsável por informar o cérebro sobre o estado das reservas energéticas de gordura), apresentam maior proliferação de células cancerígenas da próstata e facilitação de metastização.

Concluiu-se, desta forma, que os conselhos para uma «boa alimentação, associada a uma vida ao ar livre e a exercício físico» são válidos também para diminuir o risco de aparecimento de cancro na próstata.

O cancro da próstata é uma doença muito frequente nos homens com idades a partir dos 45 anos e responsável por uma elevada taxa de mortalidade. De acordo com Rui Medeiros, surgem todos os anos entre 2.000 e 3.000 novos casos de homens com esta doença.

44 comentários:

Fora-de-Lei disse...

Agora já sei porque é que há tantos homens no desemprego. Afinal não tem anda a ver com a gula desmedida do pessoal do arame. É que, na realidade, ter dinheiro para encher a mula só faz é mal à próstata...

Então quem é amigo, quem é ?!

CêTê disse...

Tremoço é português mas também tem muita caloria!!! Muito sexo, isso sim! ;]]]]]] para compensar outros pecados - "pecado com "pecado" se apaga";]
RESTRIÇÃO CALÓRICA isso é que dá saúde.


Eu, se fosse Ministra da Saúde, mandava colocar em toda a francesinha uma etiqueta a dizer- "Se me comeres rebento-te a próstata". E fazia uma boa campanha publicitária em torno da dita cuja e do exame. Nada como escolher figuras bem másculas ou/e com fama de "galões" a fazerem o dito exame. Nem mais: não que me ocorreram de momento logo 2-3 nomes aqui do café?ihihihihihih

Unknown disse...

Para contrabalançar a má noticia do post temos a de que um estudo desenvolvido por um grupo de especialistas foi publicado fora de portas. Que bom!

Já agora Dr. se puder explicar assim resumido como funciona essa tal leptina, era giro. Mas não somos todos portadores? A tal variante genética é tipo uma leptina marada?

andorinha disse...

Boa tarde.

Nada disto é novidade para si, pois não?
Sem estes "pecadilhos" a vida tinha muito menos piada.
Então continue a banquetear-se com as francesinhas e as cervejolas ; depois é só compensar com a vida ao ar livre e exercício físico. Deixe a preguiça de lado e pronto.
Vá por mim, que só lhe dou bons conselhos:)

Fora-de-Lei disse...

Aqui há uns tempos, passou por aqui um "artista" que - qual José Castelo Branco - dizia não ser homossexual mas que gostava à brava de ser penetrado no orelho. Adicionava ainda a ideia de que esta prática era bastante saudável para a próstata, dada a inerente fricção. Ora, em vez de tremoços, aqui está uma outra opção possível para quem tiver medo do cancro da próstata e estiver afim de...

PS: se o "artista" ainda andar por aí, pode ser que volte à liça para dizer das suas.

lobices disse...

...sem querer "armar-me" em doutor, penso que a leptina é uma hormona que existe no estômago e que informa o cérebro sobre a "situação" do mesmo, ou seja, diz ao cérebro se o corpo deve ingerir mais alimento
...essa hormona quanto mais diz ao cérebro que é preciso mais alimento, mais o ser humano sente vontade de comer; daí a obesidade
...logo, as dietas não atrasam nem adiantam já que o "comando" está na hormona
...daí que, a notícia tenha saído com a informação que está em estudo uma vacina contra essa hormona...
...quanto à dita cuja próstata aqui falada no post, no que me diz respeito, já por lá passei e aos 57 fui operado à mesma...
(...e hoje em dia não me fico só pelos tremoços...lol...)
abreijos

andorinha disse...

Fora de lei,
Só tu para vires com uma dessas. És incorrigível, homem!:)

Lobices,
Se é assim, então a chave é manter essa hormona nos níveis adequados.
"...e hoje em dia não me fico só pelos tremoços..."
Nem parece teu, a fazeres inveja ao maralhal macho:)))

thorazine disse...

FDL,
é uma boa continuação da atitude passiva perante o orgasmo. :))))))

E não é preciso ser homossexual para desfrutar de mais um dos prazer que podemos retirar do nosso corpo. Quem perde, SEMPRE, é quem vive à sombra do preconceito..que vive com os seus valores mas numa vida a preto e branco! Venham os cinzentos, caramba!!! ;)))

PAH, nã sei! disse...

É a ler coisas destas, caro Dr., que cada vez mais peço ao Menino Jesus, ao Pai Natal, ao Coelhinho da Páscoa, à abóbora de halloween, etc, que um dia os entendidos (xôres doutores que nos mandam comer "coisas saudáveis") cheguem à conclusão que, afinal ESTAVAM ERRADOS! E, finalmente possamos disfrutar de uma bela feijoada à transmontana, toucinho do céu, ovos moles (deixa-me parar!)!!!!!

noiseformind disse...

Boss,
Isso não é assim, isso não é assim, mais mansinho. Cervejola já estou fora disso há uns bons 13 anos. Francesinhas é que não. Venha o cancaro, como diz o meu avô, sem saber que o tem, depois apresento a factura à Cufra, Galiza, e demais meliantes ; )))))))))))

andorinha disse...

Thora,
Enganaste-te no interlocutor. Queres tipo mais preconceituoso do que o FDL?:)))
E ver tudo a preto e branco não é bom, mas só ver cinzento, pior ainda.
Viva o arco-íris!!!!!!)

pah,
Tu queres-me estragar o dia!:)
Não me fales em toucinho do céu, ovos moles, mousse de chocolate, bavaroise de morango, torta de laranja....
Loooooooooooooool

goncalo disse...

É curioso que estes estudos tentam sempre passar a mesma mensagem: a opção por uma vida saudável que nos oferece vantagens inimagináveis)). É a moral da medicina infelizmente já alargada à investigação.

Desconfio bem que só encontram acolhimento entre os hipocondríacos - dos quais infelizamente não me posso nem devo excluir...-, que têm aqui uma "tábua de salvação" inesperada-a possibilidade de controlar a causa de uma das doenças que padecem ou que seguramente irão contrair)). De resto, sinto que a hipocondria se alimenta muito da informação deste tipo. Por vezes, um estudo vale mais do que 100 medicamentos)). Assim, no meio da angústia melancólica típica do hipocondríaco surge uma luz ao fundo do túnel: um estudo...

goncalo disse...

FDL,


Pelo que nos contas, a prática homossexual masculina pode até ser mais eficaz do que um rastreio...ou mesmo uma campanha de prevenção...

Tânia Magalhães disse...

Faço diariamente o meu serviço público na luta contra a obesidade.
Individualmente ou na comunidade, a sensação é de luta contra um adamastor.
Ensinamos a comer, a cozinhar, a escolher quando se trata de comprar, mas a desinformação é tanta! Piora ainda quando ditos "peritos" no combate à obesidade (eu diria peritos em ganhar dinheiro à custa de quem tem uns quilos a mais) vão dizer para a televisão que "a cenoura cozida é "doce". Na semana seguinte lá estava a consulta cheia de perguntas: - "Então não posso pôr cenoura na sopa, porque engorda!"
Arre! Comam vegetais e fruta e sopa! E mexam-se, pela vossa saúde!
E os Srs que governam cá o sítio que não tenham medo de lançar verdadeira políticas alimentares, que regulem as ofertas alimentares nas escolas, que criem políticas de preços... que passem para o nosso lado!
Obrigada professor!

chato disse...

Desculpai lá mas isto não lembra nem ao diabo! Deixar de comer francesinhas? É o que mais haveria de faltar (e eu nem sou do Norte porque se fosse não falhava uma)!
Quanto ao problema hipocondríaco de muita gente eu tenho um remédio óptimo: a doença que se lixe! Não me adianta nada chatear-me com isso; chato já eu sou para os outros; para quê chatear-me a mim também?
E alto aí! Porque o que dizem as más línguas é que primeiros se "criam" as doenças para depois se arranjarem os remédios.
Por acaso ainda se lembram da famosa gripe das aves? Que é feito dela?
E a coisa da doença das vacas loucas?
Basta aparecer uma guerrazita ou um megaprocesso para se esquecerem dessas coisas terriveis. Nada melhor para um hipocondríaco do que andar a pau com os noticiários: há sempre uma notícia nova para afastar a anterior e se a anterior tiver sido sobre uma doença, aí está a luz ao fundo do túnel.
Agora é sobre a vacina para a hormona da obesidade. Qual quê, qual carapuça.
Todos os noticiários abriam com as notícias da guerra; ontem abriram com a notícia do Fidel.
Amanhã se houver outra coisa qualquer, muda-se.
Tudo se movimenta!
O dinheiro: a mola real do Mundo!
Eu sei, eu sei: é tudo uma grande chatice!

ASPÁSIA disse...

Chato

O dinheiro: a mola real do Mundo!

Essa é a única grande verdade universal...:(

goncalo disse...

A propósito do comentário do Fora-de-Lei, é claro que o sexo anal entre dois homens poder mesmo tornar-se numa campanha de prevenção e combate ao coancro da próstata.

Já estou a imaginar:

"Abandone os preconceitos e fale com o seu amigo. Uma conversa pode salvar vidas.

Cancro da próstata: Mais vale prevenir do que remediar..."

thorazine disse...

andorinha,
Arco-íris não é o símbolo do LGBT? Vai tudo dar ao mesmo... :)))))))

E é preciso ter cuidado pois Homero retrata a visão dos combatentes de troia pior que a dos besouros! Sempre existiu evolução.. :))))))

andorinha disse...

Gonçalo,
Com o sentido de humor em alta.
É o cheirinho das férias?:)

Thorazine,
Não faço a mínima ideia. Os símbolos passam-me um bocado ao lado.
E não foi esse o sentido, sabes muito bem.
És lixado, miúdo, tou feita contigo:)))
E ainda dizes que andas aqui para aprender!!!!!:)

goncalo disse...

Andorinha,


É bem capaz de ser).

Cleopatra disse...

Ainda bem que eu não tenho próstata!!!

Fora-de-Lei disse...

goncalo 10:41 PM

hehehehehehehehe !!!!!!!!!!!!!!!!

Fora-de-Lei disse...

andorinha 9:35 PM

"Thora, enganaste-te no interlocutor. Queres tipo mais preconceituoso do que o FDL ? E ver tudo a preto e branco não é bom, mas só ver cinzento, pior ainda."

Então digamos que eu sou um falso preconceituoso dado que vejo tudo a vermelho e branco... ;-))

andorinha disse...

Fora de lei,
Nisso somos os dois, embora agora já não seja só vermelho e branco.:))

Fora-de-Lei disse...

Tânia 10:03 PM

"E os senhores que governam cá o sítio que não tenham medo de lançar verdadeira políticas alimentares..."

Eu sou daqueles que assumo não gostar do governo de Sócrates, mas há um limite para tudo. Quando se entra na injustiça, ninguém me cala.

Tânia, se vires o meu comentário das 7:03 PM vais concluir que já há, pelo menos, 500 mil portugueses a seguir a dieta imposta pelo actual governo.

Digam mal de Sócrates quando quiserem mas com injustiças eu não posso pactuar ! Disse.

Fora-de-Lei disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Fora-de-Lei disse...

Cleopatra 11:11 PM

"Ainda bem que eu não tenho próstata!!!"

Tens a certeza ? Nunca fiando...

AQUILES disse...

Estou safo. Só como uma francesinha quando vou ao Porto. Fora do Porto num prestam. Nem há ambiente.
Concordo com a CeTe. O fazer sexo é muito bom para a prevenção. Exercita; desgasta; atenua; lima arestas; incrementa a aproximação entre partes desavindas; excita o optimismo; melhora a visão; treina a degustação; desenvolve a comunicação social e faz bem à pele.

fiury disse...

tento reter 3 "ensinamentos" quando se fala de saúde e de "linha". o 3º é uma anedota( que podem conhecer)

1º" nada faz mal e tudo faz mal, depende das quantidades"

2º"nos campos de concentração não havia gordos"

"estava um jornalista a entrevistar um homem de 90 anos no sentido de divulgar os segredos de tanta saúde, beleza e integridade fisica e mental:
- nunca bebi, nunca fumei, tenho uma dieta alimentar cuidada, faço imenso exercício físico dáriamente...
de repente ouve-se um estrondo e o jornalista pergunta o que se passa.
_ não ligue , é o meu pai que vem bêbado:)))

thorazine disse...

Para quem tiver disponibilidade a RTP1 está a transmitir o excelente documentário "BOWLING FOR COLUMBINE" do Michael Moore!

AQUILES disse...

Thora

Como eu venho sempre dizendo, matar é muito simples. E a linha que separa o bem do mal é muito ténue.

AQUILES disse...

Para os adoradores de passaros grandes bos digo, em berdade, que não bos preocupeis. O engenheiro disse que ia mudar para 4x3x3. Oubi agorinha mesmo. Que genialidade! Só o amor pelo pássaro vos redime das expectativas.

vareira disse...

Hoje não estou mesmo nos meus dias mais luminosos...por isso:fora as francesinhas e as cervejolas!Comam legumes, sopa, comidinha caseira, façam longas caminhadas...assim vivem até aos 100...e ficam cá para sememte!!!

vareira disse...

Vim agora de um jantar!!!Mulheres à beira de um ataque de nervos!!!Até comi um esparguete preto!O Sr. Professor podia fazer reflexão sobre isto,hein?4 mulheres a comer comida italiana?

thorazine disse...

aquiles,
viver também é fácil. Sempre que vejo este documentário levo um "abanão"! Por estar tão distante dessa "batalha campal" vou tornando-me inocente com o tempo..

Para mim é o medo. Não são os criminosos que originam o número tão grande de mortes por ano, são as próprias pessoas que se tentam "defender" na mesma moeda. Esse conceito está bem mostrado no filme "crash", no momento em que o rapaz negro saca uma santinha e uma personagem até com uma atitude "compreensiva" e "tolerante" lhe dá um tiro antes de ver sequer o que é ele está a tirar do bolso. Se não viste recomendo vivamente.

Nos states há a cultura do medo acoplada a uma liberalização das armas. Por isso o número mortes com armas de fogo na França é 255 e nos USA 11.000! Depois a culpa é do Marilyn Mason, (gajo que por sinal acho que diz algumas coisas bastante acertadas no doc). Ele não vende discos em todo o mundo??

PAH, nã sei! disse...

claro que a culpa é do Marilyn Manson! Não tem que existir sempre um "bode espiatório"?
Porque não escolher um "feio" (que até tira costelas)? AH? Querem melhor?
Ah... pois... se calhar o Sr Bush não gostou das lentes do rapaz! (que, na minha opinião... não é nenhum anjo... mas, daí a ser O CULPADO?
Viva a "democracia", o direito à opinião!!

(desculpem o termo nortenho... chiça pós gajos!!)

thorazine disse...

pah,
não é nehuma anjo talvez por usufruir da liberdade de expressão para explorar o seu "Tanatos". Mas que eu saiba nunca matou ninguém, e é corente consigo próprio (, não é por exemplo como o Mel Gibson que escreve a "paixão de cristo", fala orgulhoso da capela que têm em casa e depois têm comportamentos anti-semitas -Z http://www.tmz.com/2006/07/28/gibsons-anti-semitic-tirade-alleged-cover-up/ )! Não que eu simpatize com a pesso ou a música do MM. Mas ele não é nada em comparação ao ditadores democráticos.

O Bush já matou muita gente. Aliás, acho que em número os USA são a entidade que até então mais gente matou. Coincidência ou não, como diz no doc, no dia do acidente de Columbine foi o dia em que mais bombas cairam no Kosovo. A culpa será do M. Manson? Não terá influência os pais dos putos de Columbine trabalharem na empresa local, uma das maiores produtores de mísseis dos USA?

PAH, nã sei! disse...

thorazine, estava a ser cínica, ou não pareceu? provavelmente deveria ser mais directa.
É claro que não é o "rapaz que até é feioso" que tem culpa. Mas não é totalmente santo... (mas aí entravamos numa discussão sobre letras de músicas. Basta ler certos "diálogos" de Rap e analisar. Não é preciso acusar góticos e afins)
Na brincadeira, posso apresentar-me como anti-americana* (quase fundamentalista... apesar de, nos tempos que correm, o fundamentalismo seja ele qual for, é de criticar. por isso, disse: na brincadeira.

Estes documentários, por muito "hard" que sejam, não deixam de ser de certa forma fundamentalistas... mas verdadeiros!



*e anti-portista - ups, vou ganhar uma série de inimigos!

thorazine disse...

Pah,
percebi sim senhor. O "discurso" éra na tentativa de continuar o raciocínio, ou não pareceu? :)) Escrever ajuda a sintetizar ideias.

Sim, obviamente que não se deve aceitar passivamente tudo o que a telivisão diz, e já é conhecido o fundamentalismo e o show off que o Michael Moore gosta de oferecer. Toda a gente que têm um objectivo tem mais probabilidade de "completar" qualquer barreira que lhe surja à frente(,a ciência é perita nisso!!). Mas é o que diz, no meio "daquilo tudo" muitas verdades há com certeza! :(

thorazine disse...

*senhora
*era

PAH, nã sei! disse...

"WHAT A WONDERFULL WORLD"

Cleopatra disse...

Ai não tenho não!!
Posso beber umas bjecas no Verão.
Bem feito!:: ; P

ASPÁSIA disse...

Meu Pai com 92 anos e boa saúde, excepto 2 cirurgias - ressecção da próstata aos 76 anos (benigno) e gastrotomia parcial aos 87 anos (tumor maligno estadio 1 - ele percebeu que algo não estava bem e fez check ups gerais), goza actualmente de boa saúde e energia física e mental.
Atribui principalmente esta saúde à sua constante actividade mental - composição de problemas de xadrez, fazer poesia, tocar violino, leitura, etc. - agora andamos a escrever as suas memórias de quase um século...

Também anda meia hora todos os dias. Come moderadamente de tudo, excepto carne, isto devido à BSE e à gripe aviária.

Além disso tem a faculdade de por meio da vontade se adaptar fisicamente a qualquer situação - calor, frio, ruído, fome, sede - e conseguir dominar tudo isso, até certo limite claro. É capaz de estar um dia sem comer ou fazer xixi, se fosse necessário. Enfim, reconheço que é um caso bastante raro. O que faz é ter horas para tudo - comer, dormir e trabalhar.

Até logo

thorazine disse...

aspásia,
o meu bisavô, que partiu com 101 anos também tinha essas façanhas de controlar muito bem o seu próprio corpo. A medicina que ele usava era ficar um dia por semana se comer (só a água ou limonada todo o dia) e todos os dias quando acordava bebia um copo de água com umas gotas de água oxigenada. O porquê não sei nem se a sua vitalidade foi o reflexo disso, mas curioso é! Esse controlo talvez se deve da enorme quantidade de anos a lidar com o seu próprio corpo. Ele nunca teve problemas de saúde (a não ser cataratas, a sua única operação) e gozava de uma lucidez fantástica. Até aos 98 anos vinha ao Porto de camioneta desde Paços de Ferreira visitar-nos. Admiro tais façanhas da velhice.

Mas sinceramente não sei se estou disposto, se lá chegar, a viver na dependência de outros. Não sei. Mas como alguem disse, custa mais aos velhos partir que aos novos, eles apegam-se à vida.. :)))