sábado, agosto 05, 2006

Lamento muito, mas arrepia-me.

UE: Legislação autoriza empresas a recusar contratar fumadores

Uma empresa que se recuse a contratar uma pessoa unicamente por ser fumadora não está a violar a legislação europeia contra a discriminação no trabalho, considerou este sábado a Comissão Europeia (CE).

O executivo comunitário respondia à euro-deputada trabalhista britânica Catherine Stihler, que requereu a sua opinião relativamente a uma oferta de emprego de uma empresa irlandesa que advertia os fumadores a não se apresentarem como candidatos.

O comissário europeu do Trabalho e Assuntos Sociais, Vladimir Spidla, recordou que a legislação europeia proíbe a discriminação com base em raça, etnia, deficiência, idade, orientação sexual, religião ou crença.

Uma oferta de emprego como a que foi alvo de estudo da Comissão, referiu Stihler, não parece ter relação com qualquer dos tipos de discriminação proibidos.

A porta-voz do comissário, Katharina Von Schnurbein, confirmou, em declarações à agência de notícias espanhola EFE, que «a discriminação laboral relativamente a fumadores não está contemplada na legislação europeia».

O facto de a legislação europeia não proibir tal política de contratação, disse a porta-voz, não impede que os Estados membros que assim o desejem possam dotar-se de normas nacionais que a proíba.

Diário Digital / Lusa

74 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Unknown disse...

Bom dia maralhal.

Mais uma restrição?
Na boa. Mente-se!
- Fuma?
- Eu? Claro que não.
- Mas cheira a tabaco.
- Cheiro, sim. Antes desta entrevista resolvi experimentar uma vez mais e mantenho a certeza que detesto aquela porcaria. Nem sei como há pessoas que fumam.

Este comentário é uma palermice mas também nada mais se me oferece dizer, a não ser que um dia destes iremos ler um anúncio de emprego a pedir candidatos com apenas uma pequena excepção: serem pessoas.

vareira disse...

Eu até acho muito bem...Mas que é isto de ter estes vícios todos?Depois não são produtivos.
FUMAR?BEBER?COMER?FODER?(desculpem )
-A sra, desculpe mas não é produtiva com estes vícios todos...
Maravilha das maravilhas...vou ser desempregada para a vida toda!!!Mas quando morrer vou consoladinha!
Que mais nos vão arranjar?

thorazine disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
thorazine disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
thorazine disse...

Agora faltava aparecer o Aldous Huxley e pedir mais uma vez desculpa por ter se enganado ao garantir que o controlo ia ser trabalhdo durante o sono. Não! Ele está mesmo à frente de todos...e porque é que ninguem se pode queixar? Porque todos precisam de dito cujo! (E agora entrava a velhinha músicA: "Money, get away / Get a good job with more pay and you're okay..).

Fanette disse...

Fumar é mau, para si e para os outros (não fumadora). Mas chegar a uma máxima (possível sentença)como a que foi noticiada, é verdadeiramente inquietante.

andorinha disse...

Boa tarde.

Sou uma não-fumadora militante:), mas também não concordo.
Criem-se espaços próprios para os fumadores de forma a não prejudicarem os outros.
Como já aqui uma vez disse, sou totalmente a favor da proibição de se fumar em qualquer recinto fechado. Arranjem-se "jaulas" para os fumadores:)
Fundamentalismos, não!

CêTê disse...

Boa noite!

Bem... e o que me dizem dos fumadores passivos que desenvolvem cancro? Que fumem em circuito fechado. Parece-me a história (ou estória??????) de passear o cão. Ah e tal, o cão gosta de correr na relva à vontade sem estar amordaçado, cag@r á cão, como e onde lhe apetecer. E opessoal é que leva o perfume para casa e vai para casa mais leve sem um bife. Na melhor das hipóteses vai-se com um pedido de desculpas que só aliviam a culpa I(se culpa houvesse) do dono do Cão.
Toda a gente sabe que tem cão, tem medo. Quem tem cão e tem prazer em o ter tem um desvio qualquer. Além do mais perde-se sempre tempo com o cão. Ah pois é? Muito empregado chega atrasado por ter estado a dar banho ao cão. E com o tabaco é a mesma coisa. Bosn tapetes queimados, pivetes no wc, menor rendimento, baixas médicas, tosses de cão (lá está!).
Eu se fosse empresária era logo a segunda pergunta eliminiatória. (a primeira? A primeira tinha a ver com "comida" enlatada. LOOOOL

Bom fim de tarde.;*

thorazine disse...

andorinha,
militante? és do caça-cigarros lá na escola? Eu também fui, um dia.. (confesso, para poder ir à piscina no fim do ano à pala) :)))
Mas não sou fumador compulsivo, fumo as minhas cigarradas quando têm de ser. De 7 a 10 cigarros por dia. Li, não sei se é informação factual ou não, que até 7 cigarros por dia o organismo conseguia metabolizar e destruir facilmente. Mas não fumo em sítios sem ventilação ou com crianças ou idosos (não fumadores) por perto. Descargo de consciência...já que eles levam e levam com desgargas enormes de CO e CO2 diariamente.

Mas continuo a dizer: Não menos grave é a obrigatoriedade de análises sanguíneas exiginas nas multinacionais. :((((

andorinha disse...

Thorazine,
Nunca fumei, foi coisa que nunca me atraiu e cada vez mais detesto estar em ambientes com muito fumo, bares, etc.
Agora, como já disse, discordo totalmente da medida de não admitirem pessoas pelo facto de serem fumadoras.
Eu sou contra TODAS as formas de discrminação e isso é discriminar.
Aqui não me apanhas em qualquer incoerência.:))))))))))))))))
Até já penso duas vezes quando falo contigo.Looooooooooooooool
Claro que quanto às análises sanguíneas partilho da tua opinião.

thorazine disse...

andorinha,
eu também não gosto de sítios fechados. Depois de algumas experiências de quase golpe de calor dentro de discos ganhei uma espécie de agorafobia invertida. Mais uma a juntar ao grupo! hahaha

Mas tens de entrar no espírito rave! Resolves o problema dos fumícios, é sempre ao ar livre!! Tens é de aguentar os 150 bpm!! :))))Por esta altura decorre em portugal o Boom Festival (divulgado por razões menos felizes), ms há dois anos fui e olha...experiência para a vida! Bota os olhinhos --> http://www.chaishop.com/divers/frameset2.lasso?lasso/content.lasso?id=1201 (basta carregar no ISP) :)))
Lembro-me de estar no dance floor "a curtir" com pessoal que ultrapassava a idade dos meus avós! Só escolinha! :)))

Mas não tenhas mesmo. Quem têm medo aqui de falar sou eu e a atenta aqui és tu! hehe ;)))))
Existe algum nome para a fobia de falar com pessoal não-intimo? É que eu congelo, sempre!! (no real, obviamente).

thorazine disse...

Até me arrepiei de falar!

PAra quem "botar" logo o preconceito em cima por ser música electrónica sei que não vê mais que a "juventude perdida"! Mas digo já (e o pessoal daqui chama-me velho do restelo,) que o espírito que correu, pelo menos neste festival, foi uma coisa sobrenatural. Lembro-me de nos meses que se passarem andei mesmo com um disposição fenomenal e um sentimento quase astral(e afirmo mesmo que não consumi droga nenhuma durante o evento)! :))))))

Nem é pela música, nem é pelas drogas. É mesmo pela paisagem e pelas pessoas. 20.000 pessoas durante uma semana têm oportnidade de partilhar as experiências das suas vidas! Brutal! :)))

PAra quem quiser dar uma olhadela nas fotos de 2004, aqui -> http://www.boomfestival.org/boom_microsite/ (e carregam no quadradinho superior que diz "gall")

PS - Afinal hoje em dia também se fazem algumas coisas que valem a pena.. :)))))))))

thorazine disse...

*lembro-me que nos meses que se passaram

thorazine disse...

Ahh..e aparece a minha silhueta numa foto. No "liminal village", na fotografia nº28 (logo a primeira) daqueles três que estão sentados na mesa sou o do meio, sendo a da esquerda a minha namorada! Estavamos numas conferência sobre "space-time continuum" :)))

andorinha disse...

Thora,
Estive a ver e a ler sobre o festival de 2004.
Nunca tinha ouvido falar no Boom Festival (ando sempre a leste das coisas):), mas pelo que li, pareceu-me interessante, muito esotérico.
Está-se a realizar agora onde?
De novo em Idanha ou noutro local?
Não ouvi falar disto em lado nenhum, é assim um evento tão marginal?
E se gostaste tanto, por que não foste este ano? (desculpa a minha curiosidade natural...):)
E não te consegui vislumbrar no meio daquela gente toda:(

A Menina da Lua disse...

Olá a todos

Cê Tê:)))))))))))))))))

"Eu se fosse empresária era logo a segunda pergunta eliminiatória. (a primeira? A primeira tinha a ver com "comida" enlatada. LOOOOL"

Pois! mas uma coisa é existirem facetas eliminatórias absolutamente arbitrárias, outra é serem assumidas posturas "despudoradas" que traduzem descriminação pessoal... e daí para a cor dos olhos e da pele pode ser um pequeno salto...

Agora todos sabemos que nos processos de selecção a decisão final resulta de aspectos muito parciais e que o critério da competência nem sempre é o que prevalece.

ASPÁSIA disse...

Como se sabe, não são os fumadores que fumam os cigarros, mas o inverso.
O remédio é irem fumar para a rua, quer chova quer faça sol, pois o ar exterior sempre lhes arejará um pouco os pulmões...

Fora-de-Lei disse...

Se aparecesse aí um empresário qualquer a dizer "enquanto eu for o dono desta empresa, não quero aqui gajos que peguem de empurrão", ele era o bom e o bonito. Mas como as vítimas de discriminação são os fumadores, a UE até concorda. É só saúde...

SG Filtro sempre !

andorinha disse...

Fora de lei para a rua, já!
Não queremos este cantinho poluído.

A Menina da Lua disse...

Andorinha:):)

Não sejas tão radical deixemo-lo lá ir fora fumar de vez enquando:)))


Fora-de-Lei

Acredite que deixar de fumar é muito ...mas muito mais fácil do que pensa...
E como sabe na vida o "nunca" e o "sempre" acabam por ter os dias contados...:)

fiury disse...

mais uma palhaçada a juntar a outras,vindas de empresas que se iludem com falsos critérios de selecçao. podem ser até mais ridículas (dada a omissão da lei).

thorazine disse...

Andorinha,
Desde já obrigadinho por teres prestado atenção.

Este festival vem na sequência de um movimento criado nos anos 60 no instituto Esalen na california no intuito da exploração do potencial humano. Obviamente que hoje em dia já têm a música electrónica acoplado e mais uma série de novas ideias. Mas a base está lá! :)))

Este ano está a realizar-se novamente em Idanha, num cenário brutal. Água da barragem sempre para refrescar ( é que no ano passado o pessoal fora de água esturricava!!), carvalhos assim como espaços amplos para correr, dançar, rebolar ou estar. Bastante agradável.

É "marginal", mas este ano já teve o seu espaço no Jornal da Tarde da RTP1 pois têm uma série de inovações, desde estruturas exploradas com bambu reciclado feito por um arquitecto Indiano, quartos-de-banho económicos (desde a técnicas de conversão de dejectos humanos em estrume sem gasto de água até champôs biodegradáveis) por uma grupo de verdes brasileiros e mais uma série de coisas dificeis de enumerar aqui. Começou por ser um festival da contra-cultura em 97, mas como toda a contra-cultura já passou a ser cultura (até ser hippie é fashion, já se vende fantasias no Lidl :) É marginal também por ser conhecido pelo antro de drogas exóticas, já que os "avecs" vem nesta época para cá apetrechados e é o que dá mau nome ao festival. Aliás, a maioria das referências a este festival vem na secção de "apreensões" dos jornais de grande tiragem. Por mim podem leva-los todos, pessoal que faz vida a vender drogas não presta. Não compactuo com a alimentação do tráfico de drogas, que por sua vez dá o dinheiro a várias redes, desde tráfico de armas, seres humanos...etc. O festival é muito mais do que isso.

Este ano não fui porque o preço de cada bilhete à entrada é 120€ (pelos 7 dias) mais euros necessários para a viagem, comes e bebes e essas coisas. Há dois anos foram 100€ e até me estiquei. Vida de estudante não dá para essas coisas..com muita pena minha. Daqui a dois anos há mais.. :))))))))

thorazine disse...

Masturbação por uma boa causa.

Masturbação. «É uma palavra que raramente aparece nas páginas dos jornais, mas faz bem à saúde e 99 por cento da população mundial já experimentou», afirma Tony Kerridge, porta-voz da Marie Stopes Internacional, umas das organizações de caridade que beneficia financeiramente da maratona de masturbação colectiva. A inciativa mais «picante» do ano decorre este sábado à tarde em Londres.

Isto é uma brincadeira? Sim e não, afirma o porta-voz. «Por um lado, deve ser visto como uma iniciativa lúdica, por outro, estamos a combater um tabu».

O objectivo principal da Masturbate-A-Thon (masturbaratona) é «pôr as pessoas a falar do assunto», adianta Tony Kerridge ao PortugalDiário. A Marie Stopes Internacional, organização que se dedica à saúde e educação sexual, incentiva todas as formas de sexo que não incluam penetração, como forma de evitar doenças sexualmente transmissíveis e gravidezes involuntárias.

«Existem comportamentos sexuais, como a pedofilia e o incesto, que devem ser censurados. Mas a masturbação não é um deles. Ainda por cima não tem de ser uma actividade solitária. Pode ser feita em conjunto pelo casal», argumenta.

Porque se chama uma maratona?

A ideia é juntar o maior número de pessoas numa sessão de masturbação colectiva. A Masturbate-A-Thon (masturbaratona) norte-americana detém o recorde actual com oito horas e trinta minutos. O dinheiro é angariado através de amigos dos participantes, que podem patrocinar o evento de várias formas: por cada orgasmo alcançado, por cada minuto de masturbação ou apenas pela coragem de participar. Mas só o patrocínio por minutos de masturbação é que conta para o recorde colectivo.

Quem é que participa?

Quem tiver mais de 18 anos e for descomplexado pode entrar na brincadeira, mas as regras são rígidas. Droga, álcool, cigarros, telemóveis e máquinas fotográficas e de vídeo não entram nos pavilhões. E, apesar do evento ter uma componente lúdica, a organização frisa que os participantes não podem fingir os orgasmos.

Tudo ao molhe?

Existe uma zona só para mulheres, uma só para homens e outra mista. Dentro do mesmo recinto, os participantes vêem-se uns aos outros, mas não há qualquer interacção sexual. A sessão de masturbação é individual, frisa Tony Kerridge. Quem não quiser ser visto pode masturbar-se em privado em cubículos especiais para o efeito.

Sem roupa

Em relação à indumentária, quanto menos melhor. A organização prefere que as pessoas se masturbem nuas, mas os participantes podem andar de roupa interior se preferirem. Não podem é estar completamente vestidos.

E quem é que fiscaliza o evento?

No recinto, que terá uma decoração de estilo marroquino, vão estar monitores, também nus, a contar o número de orgasmos e minutos de masturbação. Os monitores têm experiência na área da educação sexual e não são voyeurs, garante a organização. «Não ficarão embaraçados com nada que testemunharem e nunca olharão directamente para as pessoas», lê-se no site do evento.

Televisão

A estação televisiva britânica Channel 4 vai fazer um documentário sobre o evento, mas só para quem quiser. Ninguém será filmado sem que tenha dado autorização prévia.

Iniciativa vai dar dinheiro?

O objectivo principal não é esse, mas tudo que for angariado será bem-vindo, adianta Tony Kerridge. A Marie Stopes International vai repartir os lucros da iniciativa com outra organização de caridade britânica, a Terrence Higgins Trust.

The Masturbate-A-Thon, ideia de dois sexólogos norte-americanos, decorre nos EUA há seis anos e já conseguiu angariar mais de 25 mil dólares para organizações dedicadas à saúde sexual.

in Portugal Diário

andorinha disse...

ameninadalua,

Não entendo como te estás a dirigir a mim, como se nada se tivesse passado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Não me esqueci do teu último comentário totalmente descabido e grosseiro que me fizeste.
Se estavas mal disposta nesse dia, não tenho culpa, não tenho que andar ao sabor dos humores dos outros.

Portanto, vais-me desculpar, mas desde essa altura não tenho nada a falar contigo.

andorinha disse...

Thorazine,
Então daqui a dois anos voltamos a conversar sobre isso , tá?:)
E tenho duas amigas que vão adorar.

thorazine disse...

Andorinha,
do boom ou da masturbação? :)))))))) :P :P

(kidding)

andorinha disse...

Thora,
Olha o respeitinho...:))))))))

thorazine disse...

"The record currently stands at eight hours and thirty minutes. If the winner of the English event goes beyond this time it will mean a new international record. If they do not then a first British Record shall be established"

http://www.masturbate-a-thon.com/

Difícil de bater! (O recorde, claro!) :)))))))))))))

A Menina da Lua disse...

Andorinha

Porque de facto nada se passou...entendes?

Apenas não gostei duma determinada resposta tua em determinado momento...e isso acontece aqui e tambem contigo milhares de vezes...

Por outro lado não tenho ideia de te ter pedido para falares comigo, apenas o farias se quisesses, como toda a gente aqui no blog.

fiury disse...

thorazine

venham para cá 3 ou 4 festivais anuais de música electrónica!!!!
))))

sem drogas, claro.
com chuveiros portugueses( os deste ano eram rápidos demais)

tenho uma sobrinha que foi e gostou.
a tia gosta mais de uma boa romaria:))))

Vera_Effigies disse...

Boa noite!
"Uma empresa que se recuse a contratar uma pessoa unicamente por ser fumadora não está a violar a legislação europeia contra a discriminação no trabalho, considerou este sábado a Comissão Europeia (CE)."
Esqueceu:
"A emissão de gases tóxicos por veículos são responsáveis por 40% da poluição do ar, porque emite gases como monóxido e o dióxido de carbono, o óxido de nitrogênio, o dióxido de enxofre, derivados de hidrocarbonetos e chumbo.Essas alterações provocam no homem distúrbios respiratórios, alergias, lesões degenerativas no sistema nervoso e em órgãos vitais e o câncer.
Em cidades muito poluídas, esses distúrbios agravam-se no inverno com a inversão térmica quando a camada de ar fria forma uma redoma no alto atmosfera, aprisionando a ar quente e impedindo a dispersão dos poluentes.

O consumismo desenfreado é uma das maiores causas da poluição, o resultado é um grande desenvolvimento de indústrias, uma maior utilização de recursos naturais, poluição e degradação. Pra se ter uma idéia do ritmo de produção, basta dizer que, nos últimos 150 anos, o consumo de energia cresceu oitenta vezes e a produção industrial, cerca de cem vezes. Bilhões de toneladas de gases poluentes são lançados anualmente na atmosfera."
ASSIM SENDO:
A UE devia era punir as empresas que poluem. Mas, elas poluem o globo terrestre que polui todos, enquanto o fumador "polui" uns minutos do lucro, e isso, é gravíssimo!(fume ele ao ar livre ou em recinto fechado). Acho piada quando querem arranjar um bode espiatório para encobrir o criminoso. Sempre se fumou e nunca o cancro foi tão mortífero como começou a ser depois da industrialização e consumismo.
Civilizações há onde compartilhar o cachimbo é sinal de paz :)))
Somos (nós fumadores) uma gota num oceano, nunca se esqueçam os radicais.
Discriminação e camuflagem de verdades, a este ponto, só mesmo a inquisição na caça às bruxas.
Tudo de bom para todos e não se esqueçam de pôr mascara e botija de oxigénio na rua "o assassino" que respiramos anda à solta... ;-)
Um abraço a todos.
MJ

noiseformind disse...

Maralhal,
Não se me veio nenhum arrepio pela espinha acima. Á imensos anos que certas empresas não contratam malta casada, malta de determinada idade, malta obesa, etc. Outras empresas não contratam malta solteira, malta de outra idade, malta anorética. São critérios de estilo de vida que o empregador tem o direito de considerar inseridos no padrão de contratação ou não.

No caso do tabaco e da obesidade, empregados com estas características aumentam os seguros necessários. Logo as empresas... procuram acabar com eles. Já acontece isto á vários anos com a droga, por exemplo. Os pilotos fazem testes de despistagem regulares. A lei não diz que só é considerado incompatível com a contratação uma droga ilegal. Pode perfeitamente ser algo que altere o comportamento. E o tabaco altera o comportamento, acalmando o fumador.

Outro factor específico do tabaco são as pausas para fumar. Que dilatam o tempo que o funcionário passa fora do local de trabalho a produzir.

Dou o exemplo dos piercings em determinados empregos institucionais. São proibidos. Lá está: intrusão do empregador na vida pessoal do funcionário, pq não acabar com isso? Mas lá está: em lojas de roupa para a betalhada lá está o piercing como elemento quase obrigatório na funcionária, juntamente com a tattoo ao fundo das costas.

Por exemplo, nos bancos portugueses não há obrigatoriedade de as agências terem sala específica para fumadores no back-office. Ou seja, não-fumadores levam com o fumo de fumadores e calam ou vão para a rua nas pausas, como acontece com algumas pessoas minhas amigas que têm de deixar o conforto do ar-condicionado para respirarem um pouco melhor.

Mas penso, Boss, que a forma como reagiste aqui aconteceu pelo mais antigo mal de todos: leste apenas essa notícia e não cavaste um bocadinho mais fundo. Mas sabes que eu vindo de ti é logo "Sim, senhor!" ; )))) de joelhos, mãos no chão e rabo para o ar (em pose que só não é homossexual pq primeiro é muçulmana) loooooooooooooooool
Mas, atrevidote como sou, lendo um cadito mais, o FT tem uma versão mais esclarecedora da notícia, uma notícia um pouco mais longa do que a que tens aí, mas mesmo assim, fundamentalmente mais esclarecedora ; )))))))))))) a ver vamos se te consigo fazer parar com os arrepios... ou não, que eu para farmacêutico não tenho grande jeito looooool

"Mrs Stihler, a British Labour party MEP, had taken up the case of an Irish call centre company that placed such an advert in May for a constituent. The Irish government had said it did not breach any law.

Philip Tobin, the director of Dotcom Directories, the company concerned, said smokers were anti-social and took too much sick leave.

He told Irish radio in May: “If people are smoking on a coffee break or in their own time, they come back into the office and they stink. We have a very small office here and it would make things unbearable for the other staff.

“If these people can ignore so many warnings and all that evidence then they haven’t got the level of intelligence that I am looking for. Smoking is idiotic.”

Forest, a British pro-smoking pressure group, said it was distressed but not surprised by Mr Spidla’s view.

“We all know employers discriminate on all sorts of grounds, from being too fat to the wrong colour hair. But for it to be so overt is depressing and shows that smokers are fair game,” said Simon Clark, Forest’s director. “If people are asked whether they smoke in a job interview, we advise them to lie. If you are a social smoker who enjoys a cigarette in the pub in the evening it should not be your employers’ business.”

Portanto. Se alguém acha que fumar não faz diferença, que minta. Depois, se o seu comportamento acabar por afectar a sua produtividade e forem despedidas com justa causa... é com elas! A própria associação que defende OS DIREITOS DOS FUMADORES CONCORDA que se a pessoa for apenas um fumador social isso não afectará a sua produtividade.

Se o candidato a funcionário está tão certo, mas tão certo que afinal fumar não vai fazer diferença nenhuma, então fine!!!!!!!!!!! Ao dizer que nao fuma está a dizer que o fumar não estará presente no trabalho. Que diga "eu não fumo"! Depois se as faltas se acumularem, os problemas de saúde se manifestarem, então pronto, são despedidas. É uma questão de as pessoas que fumam acreditarem mesmo que fumar afecta os outros ou não. Depois no dia-a-dia da empresa e naquele emprego específico se vai ver se afecta ou não.

Basta ver o suplício que as mulheres têm de fazer no banco do Opus Dei em Portugal para subirem a cargos de gestão. Ou as humilhações diárias que as mesmas mulheres passam na City de Londres. Ou para as mulheres portuguesas conseguirem ganhar tanto como os homens para trabalho igual (actualmente estão nos 76%)
Lamento mas ainda há demasiado para se conseguir igualdades tão básicas como estas para me preocupar com a malta da passa.

Ironizando um cadito a coisa, seria quase como uma striper meter um processo ao strip-club onde trabalha acusando o empregador de a obrigar a mostrar o corpinho looooooooooooool looooooooooooool looooooooooooooooooooool looooooooooooooooool loooooooooooooooooooooooooooool looooooooooooooooool looooooooooooooooool loooooooooooooooooooool loooooooooooooooooool looooooooooooooooool looooooooooooooool looooooooooooooooooooooool

Ou uma actriz porno processar a produtora dos seus filmes por ter de fazer sexo no seu emprego ; ))))))))))))))))

E estes dois casos, não arrepiam ninguém? Pois é... pois é...

Mas o melhor é mesmo aumentar o preço do bicho, fazendo com que fumar um cigarro tenha associados os verdadeiros custos para a saúde que acarreta, como aconteceu em Espanha, em que o aumento do preço do bicho conseguiu passar para valores de há 6 anos o consumo do dito:

MADRID.- Las ventas de cigarrillos bajaron en junio un 7,7% en términos de volumen respecto al mismo mes del año anterior, estableciéndose en 399,9 millones de cajetillas, mientras que su valor disminuyó un 6,3%, hasta 916,8 millones de euros, según los últimos datos del Comisionado para el Mercado de Tabaco.

Este descenso de las ventas de cigarrillos se produce seis meses después de la aprobación de la Ley Antitabaco y varias subidas de impuestos al tabaco aplicadas por el Gobierno, y parece confirmar los objetivos disuasorios del hábito de fumar que inspiraron la norma.


Maralhal,
Missão para o que resta no fds: ouvir a OST (ouvir comprando-a, nada de a descarregar ilegalmente, que é uma abominação semelhante aos sodomitas e gonorreicos, como por exemplo aqui e aqui ... gente desprezível...) do filme MIAMI VICE. Mais do que genial é ubíqua, consumível dos 10 aos 100.

PAH, nã sei! disse...

A mim já nada admira. Já imagino, daqui a um tempo, identica celeuma cá no nosso cantinhuzinhozinho!
Não interessa onde, quando, porquê, mas imaginem: professores "obrigados", pelo M.E., a usar uniforme, como medida preventiva e limitativa do cada vez mais precoce "despertar sexual" dos adolescentes.
Que tal para inicio da era da Educação sexual nas escolas? Era, ou não, medida boa?

noiseformind disse...

ESTÁ NA HORA DE NOS COMEÇARMOS A HIDRATAR COM PRAZER. ABAIXO A ÁGUA, VIVAM OS GRANIZADOS E AFINS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Su disse...

eu fumo e muito.....logo irei ser uma nova/velha desempregada:)))

mas se "lavar dinheiro" posso ter emprego?

fumadores passivos....estou farta da treta....

qd vou na rua se abrir a boca qd passa um carro o q sai dum escape com toda a certeza que será mais que um cigarrito....será tres maços....não sei ..noise poderá verificar depois:))))))))))))

jocas maradas de fumos

noiseformind disse...

Su,
Por ti tudo, até pq não te quero na rua com medo de inalar ; )))))))))))))))))))

Abstract
To estimate the relationship between air pollution and lung cancer, a nested case-control study was set up within EPIC (European Prospective Investigation on Cancer and Nutrition). Cases had newly diagnosed lung cancer, accrued after a median follow-up of 7 years among the EPIC exsmokers (since at least 10 years) and never smokers. Three controls per case were matched. Matching criteria were gender, age (±5 years), smoking status, country of recruitment and time elapsed between recruitment and diagnosis. We studied residence in proximity of heavy traffic roads as an indicator of exposure to air pollution. In addition, exposure to air pollutants (NO2, PM10, SO2) was assessed using concentration data from monitoring stations in routine air quality monitoring networks. Cotinine was measured in plasma. We found a nonsignificant association between lung cancer and residence nearby heavy traffic roads (odds ratio = 1.46, 95% confidence interval, CI, 0.89-2.40).


E pq é que gostei deste estudo? Pq tem um financiamento tão diversificado que não deixa margem para grandes manobras ; )))))))))

Funded by:
European Community; Grant Number: QLK4-CT-1999-00927
Compagnia di San Paolo
Europe Against Cancer Program of the European Commission (SANCO)
Deutsche Krebshilfe, Deutsches Krebsforschungszentrum
German Federal Ministry of Education and Research
Danish Cancer Society
Health Research Fund (FIS) of the Spanish Ministry of Health
Spanish Regional Governments of Andalucia, Asturias, Basque Country, Murcia and Navarra
ISCII, Red de Centros RCESP(C09/03), Spain
Cancer Research UK
Medical Research Council, United Kingdom
Stroke Association, United Kingdom
British Heart Foundation
Department of Health, United Kingdom
Food Standards Agency, United Kingdom
Wellcome Trust, United Kingdom
Greek Ministry of Health
Greek Ministry of Education
Italian Association for Research on Cancer (AIRC)
Italian National Research Council
Dutch Ministry of Public Health, Welfare and Sports
World Cancer Research Fund
Swedish Cancer Society
Swedish Scientific Council
Regional Government of Skåne, Sweden
Norwegian Cancer Society
Research Council of Norway

CêTê disse...

Menina-da-Lua e Andorinha,
eu sei que uma gosta da Noite e a outra do Dia, por ironia do destino parece que não é o que os nomes fariam prever ;]

Mas, francamente também escusam de andar de costas voltadas, minhas!
Coisa feia ;[[

Ora a ver se o Noise, o FDL e restente pessoal se se leva a sério? Nop.

Prestigiem o "sécusco" feminino.

Abraços. Fiquem bem.


Se não for possível arranje-se uma piscina insuflável com lama que fará as delícias e anime-se o café com pancadaria e apostas. (estou na brinca)

E, "passarita" nada de vires com a velha "não te metas" ;]]]]

Mário Santos disse...

Olá, malta! Estou de volta de férias e finalmente consegui organizar-me para dar uma visitinha!

Em relação ao tema, apesar de ser um acérrimo defensor das leis anti-tabaco, parece-me grave a notícia. E lá por não estar na lei não quer dizer que não seja discriminação, acho que é. Acho que isto já entra na categoria da perseguição.

Quando os fumadores se queixam de agressão em relação às leis anti-tabaco acho que não têm razão. Os não-fumadores é que são agredidos há décadas pelos fumadores e só agora vão ver os seus direitos defendidos em pleno. Agora recusar um trabalho por ser fumador... só se for um trabalho relacionado com deixar de fumar. É capaz de ser difícil ser vendedor de soluções para deixar de fumar, sendo fumador.

noiseformind disse...

Mario Santos,
Bem-vindo. Na esteira do teu comentário: proibição de todos os pneumologistas fumarem JÁ!!!!!!!!!!!!! : )))))))))

ASPÁSIA disse...

Thora

Creio que nessa MasturBaratona (ou carona?) tamb. haverá gabinetes para fumadores e não-fumadores... se não, poderás ser tu a sugeri-lo, talvez te pagassem pela ideia e assim amealhavas no teu porquinho para ir ao Boom....;)))))))))

ASPÁSIA disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ASPÁSIA disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
noiseformind disse...

Aspásia,
Tira o br\> do meio do endereço ou as miúdas não podem fumar o cachimbo, por estar broken (o link, claro ; )))) )

ASPÁSIA disse...

AMeninadaLua e Andorinha (ordem alfabética!;)

Como a CêTê, não gosto de as ver zangadas...

Sinceramente não sei o motivo do desaguisado, mas vá lá, tentem conversar e fumar uma boa Cachimbada da Paz! Vejam bem! Até tem penas de andorinha!

Vocês são boas raparigas e as zangas só fazem mal fígado... às vezes não é nada fácil, mas tentem, pelo menos por nós e pelo Professor, que ficamos tristes com a vossa, direi, arrufadela(s)!!!

Se eu amuo com alguém também não me sinto bem até a coisa se recompôr...

Beijinhos para ambas :)))

ASPÁSIA disse...

Noise

Gracias, já estava a emendar,... deu-me um trabalhão, espero que elas o fumem!!!

Isso é que foi uma tese sobre o tema do post... confesso que não li tudo mas grande parte... terás de começar a publicar esses estudos em PDF!

Bjs para ti também e não apanhes muito sol nessa moleirinha barulhenta...;)))

Mariazinha disse...

Vai ser lindo quando proíbirem fumar nos bares e restaurantes cá na terrinha.Vai ser triste ver aquelas alminhas às portas dos bares.
Por outro lado acho que vai causar mais confusão,imaginem o pessoal a entrar e a sair só para fumar o tal cigarrito.
A mim choca-me mais de não haver dentistas nem ginecologistas nos centros de saúde...

thorazine disse...

Aspásia, quem é que consegue fumar durante aquele estado alterado de consciência que é a excitação? Só se for para os batoteiros que até tempo para fumar uma cigarrada têm! Não conta para o recorde! Mas essa do porco eu já tentei várias vezes, mas ou ele parte-se "se querer" ou já têm buraco! Taqrefa muito difícil! :))))

A transmissão em directo das conferências do Boom todos os dias ao fim da tarde --> http://live1.radiovague.com:8000/boom.mp3.m3u (Basta ter o winamp)

PS- Hoje definitivamente um dia bonito, e que rica praia! ;)))))))))

thorazine disse...

Algumas das fotos já da edição deste ano: http://www.flickr.com/photos/retinafunk/

:)))))

A Menina da Lua disse...

Meninas Cê Tê e Aspásia

Eu agradeço muito o vosso cuidado e tambem gostava que a Andorinha não "esvoaçasse" tanto mas ela é assim...o que hei-de fazer.:))

Acreditem que não estou zangada com ninguem...nem podia mesmo que quisesse porque não houve razões e para alem disso, eu sou lá rapariga de zangas:)))



beijinhos

CêTê disse...

AMeninaDaLua,
;]

(Andorinha, escusas de disfarçar: sabemos que estás aí;9)

Bem pessoal,vou dar um mergulho!

Unknown disse...

Bom dia maralhal.
Ainda não me apercebi de zanga nenhuma.
Tenho-me apercebido é que o nosso
antipsicótico thorazine tem andado a catrapiscar a nossa passarinha da primavera, ó larlilólé ;)))))

thorazine disse...

yulunga,
PASH! Também apareces-te bem disposta hoje! :)))

Só se fosse mesmo uma variante do complexo de Édipo! Bahhh :))

Unknown disse...

thorazine
Tirando os momentos em que durmo (em que falo muito e em que ando pela casa a refilar com meio mundo)estou sempre bem disposta.
Complexo de Édipo? LOL
Conta-me uma história (de não fumadores) que já é noite e eu estou com dificuldade em adormecer.

andorinha disse...

Cêtê e Aspásia,

Não estava aqui, não; só cheguei agora.
Sou lá mulher de ficar escondida?:)))))))

Já vos disse que sou não-fumadora militante, querem-me obrigar a fumar?
Ai, ai, ai.....vamo-nos zangar. Loooool

andorinha disse...

Yulunga (9.47)

Apanhaste muito sol hoje?????

O Thorazine anda-me a catrapiscar?
O miúdo tem 19 anos!!!!!!!!!!!!!!!!
Gosto deles um bocadinho mais velhos.Loooooooooooooooool

Unknown disse...

Andorinha
Não apanhei sol nenhum.
Pois eu gosto deles!

andorinha disse...

Thora,

Andas-me a catrapiscar?!

thorazine disse...

andorinha,
ó môre, há dúbidas?
Não andas há procura de um affair de verão? :)

Idade? pensava que bastava ter mais de 30 kg e saber abanar-se! :))))))

Yulunga,
isso é tudo ciumeira? :)))

thorazine disse...

andorinha disse...

Thora,
Não sei concretamente porquê, mas estou a estranhar o tom.
Gosto de brincar, mas há limites. Quando as pessoas não os compreendem, eu corto.

thorazine disse...

andorinha,
estou na tanga! Estive mesmo para pôr o "kidding" no fim, mas achei que iria ser bem entendida a intenção. Já me arrependi. Desculpa qualquer coisinha! :)

andorinha disse...

Thora,

Dizes sempre que "estás na tanga", mas só depois. Achas que eu vou adivinhar, é?
A escrita tem este contra, não dá para saber a intenção, daí surgem os equívocos, os desaguizados, etc, muitas vezes escusados.
Por esta desculpo-te, mas tem mais cuidado para a próxima. And I mean it!

thorazine disse...

andorinha,
normalmente os smilies à frente indicam brincadeira. Pelo menos para mim! O erro foi meu em aadmitir que todos entendiam o mesmo. É, como dizes, o problema da escrita. Terei mais atenção no que escrevo e a maneira como escrevo. ;)

andorinha disse...

Thora,

Ok, miúdo, no hard feelings!:)
Posso também ser eu que esteja hoje mais susceptível, não sei.
Mas como já passei aqui por algumas situações aborrecidas...."gato escaldado de água fria tem medo."
Hoje estás tu a apanhar por tabela:)

thorazine disse...

No hard feelings! ;)

thorazine disse...

PS - Mas para ser coerente é preciso também saber desculpar quem "deposita" para aqui as suas emoções! (Desculpa, esta tive de dizer!! :))))))) :P :P

andorinha disse...

Thora,
Estás desculpado mais uma vez.
E como me parece que és um miúdo inteligente e esperto, sei que me percebeste lá no outro canto.:)

Fica bem, miúdo.
3 bjs:)

ASPÁSIA disse...

Andorinha e Thora

Olhem não é pôr lume na fervura, nem tenho jeito para alcoviteira, mas há para aí casais "em inversão de sentido" (idade Homem >>> idade Mulher) com diferenças de 30 e mais anos...
Além disso houve a Marguerite Duras e aquilo era sério...

Bem em todo o caso não se ralem muito com certas graças, a gente está aqui para se distrair, galhofar, pensar (de vez em quando)...;)))

andorinha disse...

Aspásia,

Já não basta a Yulunga, também tu?!:)))
Mas que é isto? Estou a ser alvo de um complot!!!!
O miúdo tem 19 anos, mulher.
Já imaginaste o que era eu sair com ele e toda a gente pensar que eramos mãe e filho??????

Mas com tantos "empurrões", eu vou pensar melhor.:)))))))))))))))

Até mais logo:)

noiseformind disse...

Andorinha,
Faço coro ali com a Aspásia. Sabes que a minha política em relação ao homem português é a mesma que em relação aos pandas quando se quer que eles se aguentem no cativeiro: é apanhá-los novinhos e dar-lhes o treino devido ; )))))))))

Até pq burro velho não aprende línguas, muito menos a usar a língua loooooooooooooooool loooooooooooooooooooooooool loooooooooooooooool looooooooooooooooooooooool loooooooooooooooooooooooooool looooooooooooooooooool loooooooooooooool loooooooooooooooooooooooooool loooooooooooooooooooooooooooool loooooooooooooooooooooooooool looooooooooooooooooooooool

andorinha disse...

Noise,

Também tu, miúdo?!
Já falámos sobre isso, não tens nada que me vir "picar" aqui.:)
Tento na língua..., poupa-a. Looooooooooooooooooooool

cdgabinete disse...

A Organizaçao Mundial da Saude não contrata fumadores desde Novembro/Dezembro (??) do ano passado....
É triste mas verdade!

antidote disse...

no japao ha empresas que recrutam baseadas no criterio do tipo de sangue '(do mesmo modo que no ocidente estao na moda em certos circulos as dietas equivalentes baseadas no tipo de sangue)... parece que certos tipos de sangue sao dos "vencedores natos" e dos "aguerridos"... o meu chefe nao gosta de recrutar mulheres porque acha que, novo preconceito, sao demasiado dispostas a compromissos e a negociar (brada os ceus, sim)...

arrepiante!